Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

A Imortalidade
A Imortalidade
A Imortalidade
Ebook71 pages56 minutes

A Imortalidade

Rating: 1 out of 5 stars

1/5

()

Read preview

About this ebook

Um dia ela descobre no seu Bairro uma casa que nunca vira antes. Presa da curiosidade entra e acaba por descobrir uma belíssima mulher, que foi feita cativa.

Quem é esta jovem mulher? Porque está ela ali? Quem a prendeu?

LanguagePortuguês
Release dateSep 12, 2011
ISBN9781466178342
A Imortalidade
Author

Ágata Ramos Simões

Colaborou na tradução japonesa das obras “Todos os Nomes” e “A Caverna” de José Saramago.Representada com três poemas na colectânea de poesia contemporânea portuguesa, “Ventana A La Nueva Poesía Portuguesa”, editada no México pela Ediciones Desierto.Escreveu “Lisboa singular”, livro infanto-juvenil, publicado em português por uma editora francesa (Éditions 00h00).Teve uma participação no Salão do Livro em Paris, entre os dias 16 e 21 de Março de 2001, convidada pela editora Éditions 00h00.Ganhou o 1o prémio no concurso literário “António Mendes Moreira” da Câmara Municipal de Paredes com o manuscrito “À Procura de um Livro” e ganhou igualmente o 1o prémio ex-aequo no concurso literário Orlando Gonçalves da Câmara Municipal da Amadora com o mesmo manuscrito.No princípio de 2006 foi publicada a obra "Sr. Bentley, o Enraba-Passarinhos" pela editora Saída de Emergência.Participou no DN Jovem durante alguns anos.

Read more from ágata Ramos Simões

Related to A Imortalidade

Related ebooks

Horror Fiction For You

View More

Related articles

Related categories

Reviews for A Imortalidade

Rating: 1 out of 5 stars
1/5

1 rating0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    A Imortalidade - Ágata Ramos Simões

    A IMORTALIDADE

    Ágata Ramos Simões

    Smashwords Edition

    Copyright 2011 Ágata Ramos Simões

    Capa: Estátua de anjo por Linda Allardice

    Link

    Smashwords Edition, License Notes

    This ebook is licensed for your personal enjoyment only. This ebook may not be re-sold

    or given away to other people. If you would like to share this book with another person,

    please purchase an additional copy for each recipient. If you’re reading this book and did

    not purchase it, or it was not purchased for your use only, then please return to

    the site and purchase your own copy. Thank you for respecting the hard work

    of this author.

    Blog da Autora: http://www.escrita.blogspot.com

    Index

    1

    2

    3

    4

    5

    6

    7

    8

    9

    10

    11

    12

    13

    CAPÍTULO 1

    Paro em frente da casa. Casa? Mansão. É estranho, vivo aqui no bairro há tantos anos e só agora reparo nesta mansarda? Conheço os caminhos como a palma da minha mão, percorri os atalhos n vezes para ir às compras, visitar amigos, ir ao café, ao cabeleireiro, ir para o trabalho, e só hoje reparo neste mastodonte urbanístico? Tem um ar semi-abandonado, a fachada cinzenta é como a cara fechada de uma pessoa austera, rígida e sóbria. Alguém racional, céptico, lógico a todas as ocasiões, mesmo as mais fantásticas. Em vez de ver o edifício vejo um ser. A fachada apresenta um tom murcho de cinzento, heterogéneo, e um ar desmazelado - pequeninas plantas vão nascendo aqui e ali. Estranhamente, as janelas parecem limpas. Porque o estariam se todo o resto padece de incúria? Entro? Bato à porta? Com que desculpa? Direi que me perdi. Peta, mas... a curiosidade sobrepõe-se ao medo subtil que vem crescendo, como uma dor de dentes ligeira que ainda se aguenta.

    A porta está tentadoramente aberta.

    - Err... - entro, pé ante pé, projecto a cabeça para o interior. Limpo a garganta. - Olá? Está alguém?

    Entrei. Dois passos separam-me da rua. Isto é errado. Uma vez transpus a zona proibida de um museu arqueológico francês e o alarme soou. Retrocedi e terminei a visita calmamente. Eu sei que é errado, mas não é a decência que me fará partir - só o medo. As emoções, digamos, morais, são inferiores às físicas?, questão sobre a qual reflectir.

    (Decência, ética - emoções?)

    Gosto do cheiro. Entre o antigo e o arejado. É enorme. Três apartamentos cabem aqui. Mais. Cheira a antigo, não a mofo. Tem o odor de séculos. Determinou não permanecer nos tempos provectos, mas suavemente modernizar-se. Não sei explicar. E tem o odor dos livros - e o odor simultâneo das bibliotecas e livrarias. Das lojas de antiquários. E de outros elementos inidentificáveis, provavelmente porque nunca os experimentei. Olho para cima: uma galeria enorme em forma de U repleta de estantes abastecidas de volumes até ao tecto. Entre cada estante uma janela. Vejo as escadas que lhe dão acesso. Observo o salão à minha frente. Tem dois sofás longos, a encararem-se um ao outro. Ressumam ar anacrónico, mas distinto. Da porta intuo-lhes a fragrância: a distinção que repele o mofo. Não é preciso envelhecer para possuir classe.

    As cores são mais apagadas. Melhor - concentradas. Cores sem necessidade de vida, apenas de concentração. Cores como o castanho, todos os tons, e o azul, são densas - sólidas quase. Cruas. A casa parece repelir o vermelho, o amarelo. Há um quadro no salão, acima da lareira fria. Terei de me aproximar para vê-lo. Só distingo uma imensa mancha azul. De momento o que me atrai são os livros. Devo chamar outra vez? E se me ouvem? Terei de me ir embora. Vou - depois de investigar os livros.

    Subo devagarinho as escadas que se situam à direita, na penumbra, após encostar a porta.

    A meio das escadas paro. Sinto que há algo estranho e arrepio-me. Algo que não estou a ver. De súbito entendo: a falta de pó, a limpeza invisível. É uma casa, ou pelo menos divisão, habitada. Mas por fora... grita: deserta. A ruir. Parte, viajante. Estou a cair aos bocados.

    Continuo, insegura dos meus passos. Tremo. Mal alcanço as estantes em poucos segundos o medo dissipa-se e embrenho-me a ler, folhear, cheirar e sentir os tomos na ponta dos dedos. Vou percorrendo a galeria em U sem me dar conta que pelas janelas a luz diminui, que tenho de chegar o livro muito a mim para decifrar as letras. Atinjo a última estante e espanto-me por me ver iluminada pela lua e não haver ali escadas. Do cimo espreito a porta ainda encostada e escuto o barulho ténue do vento no exterior. Tenho de fazer a volta toda, mas

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1