Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

O que é esta tal de ioga? Tudo o que você necessita saber para começar a praticar
O que é esta tal de ioga? Tudo o que você necessita saber para começar a praticar
O que é esta tal de ioga? Tudo o que você necessita saber para começar a praticar
Ebook132 pages1 hour

O que é esta tal de ioga? Tudo o que você necessita saber para começar a praticar

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Professor e divulgador de ioga há mais de 15 anos por meio de aulas, livros e de seu blog Yoga em Casa, Gopal traz para o leitor em “O que é essa tal de ioga?” os principais conceitos que envolvem esta prática e os benefícios que a ioga proporciona para pessoas de qualquer idade.

No livro, o autor destaca a importância da atividade no combate às doenças modernas, como estresse e depressão, para uma melhor qualidade de vida. Gopal desmitifica antigos conceitos sobre a ioga e mostra as diferenças em relação aos esportes, sempre utilizando uma linguagem leve e bem-humorada.

O livro é de fácil leitura, agradável e indicado para os leitores que querem dar os primeiros passos no conhecimento desta atividade milenar, que vem ganhando cada vez mais espaço no ocidente.

LanguagePortuguês
PublisherBadPress
Release dateDec 1, 2019
ISBN9781507186701
O que é esta tal de ioga? Tudo o que você necessita saber para começar a praticar

Related to O que é esta tal de ioga? Tudo o que você necessita saber para começar a praticar

Related ebooks

Body, Mind, & Spirit For You

View More

Related articles

Reviews for O que é esta tal de ioga? Tudo o que você necessita saber para começar a praticar

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    O que é esta tal de ioga? Tudo o que você necessita saber para começar a praticar - Gopal A.

    Há quem busque a ioga no estrangeiro, na Índia, no Himalaia ou em lugares fascinantes. A verdade é que não é preciso ir tão longe. Fique onde está, pois a viagem começa em você e a busca termina em si mesmo. Você não encontrará nada no exterior, que não esteja dentro de si.

    Mais vale uma onça* de prática, que toneladas de teoria.

    Swami Sivananda

    Este livro teórico está composto somente de palavras, de noções gerais sobre ioga; aqui você não encontrará descrições técnicas. Concordo com a frase de Sivananda, mas também considero importante a teoria e o conhecimento. É claro que a prática é o que nos transforma, ao passo que o conhecimento nos orienta.

    Em relação à prática da ioga, recomendo que visite meu blog e canal do YouTube, onde ensino técnicas para praticar em casa.

    Junto com a publicação deste livro estão disponíveis online dois cursos gratuitos, um de Ioga para principiantes e outro A arte de relaxamento.  Além destes, você poderá encontrar muitos outros vídeos e artigos em que ensino a parte prática de várias técnicas de ioga.

    Qualquer dúvida sobre determinada técnica ou aspecto relacionado à ioga, entre em contato por meio de comentários no blog ou no canal de YouTube, que responderei assim que puder.

    Enquanto isso, feliz prática... e espero que aprenda e desfrute com a parte teórica deste livro.

    Gopal

    *Nota do tradutor: Onça é uma antiga unidade de peso de diversos países, com valores que equivalem a 24g e 33 g. (Fonte: Dicionário  Houaiss da língua portuguesa.)

    ÍNDICE

    1. O que é a ioga?

    2. O que a ioga pode fazer por você?

    3. Benefícios da ioga

    4. Para que serve a ioga?

    5. Como é a aula de ioga?

    6. Condições para a prática

    7. É possível aprender ioga sem um professor?

    8. Origens e história da ioga

    9. A ioga é uma religião?

    10. A ciência dá seu aval à ioga

    11. Por que praticar ioga e não outra atividade?

    12. A saúde

    13. Estresse: inimigo público nº 1

    14. A ioga serve para emagrecer?

    15. Yoga e envelhecimento

    16. Vida sedentária, estética, esporte, saúde... e ioga

    17. O Homem Autômata

    18. As qualidades físicas básicas

    19. A resistência

    20. A força

    21. A velocidade

    22. A flexibilidade

    23. O exercício físico ideal

    24. Os asanas

    25. Diferença entre alongamento e asanas

    26. Como realizar corretamente os asanas

    27. Ioga dinâmica e ioga estática

    28: Pranayama: a respiração

    29. Respirar pelo nariz

    30. As 4 fases da respiração

    31. A respiração abdominal

    32. O relaxamento

    33. A meditação

    34. O om

    35. A força do hábito

    36. A lição de atingir o ponto certo da nata

    37. Pedir ajuda

    38. E agora, o que faço?

    Gopal

    1. O que é a ioga?

    É possível definir a ioga de muitas maneiras, mas para mim, a mais acertada é :

    A ioga é a união consciente com da pessoa com sua própria essência.

    Esta definição responde a três questões:

    O quê? União.

    Como? Consciente.

    Com quê? Com a própria essência.

    A palavra ioga deriva da raiz sânscrita de yuj, que significa união. A palavra jugo ou conjugal, por exemplo, tem origem provavelmente no sânscrito, e também possui o sentido de união. A ioga é, portanto - e antes de tudo - a união. A palavra religião, originada do latim religio, também possui um significado similar de  re ligare, tornar a unir.

    Como nos unimos? Estar consciente é um requisito imprescindível. Ou seja, podemos atingir a ioga de mil maneiras, mas é fundamental que seja de modo consciente, para que atinja seus objetivos. Afirmo isto, porque determinadas substâncias psicotrópicas que promovem estados induzidos de consciência podem obter a união semelhante à da ioga, mas estes não são estados conscientes.

    Uma vez esclarecido este aspecto, resta a pergunta: união com o quê? Com a própria essência. E qual é a esta essência? Esta poderia ser a nossa alma, nosso espírito, a divindade que habita em nós ou até mesmo, o que chamamos de Deus. Mais adiante vamos especificar esta questão, mas no momento diremos que a nossa essência é o que denominamos eu. Isso que permanece em nós e nunca se altera, independente do que ocorra com o passar dos anos. A nossa própria essência, atua como esse observador silencioso, essa testemunha interna, que nos faz ser autoconsciente.

    Mas, por acaso já não estamos unidos a nós mesmos? Sim e não. Sim, no sentido de que realmente não há separação, e não no sentido de que falta muito para obter esta unidade. Isto pode parecer confuso a princípio, pode ser um desafio mental conseguir compreendê-lo, entretanto não é preciso dar muita importância isto, uma vez que estamos estabelecendo uma meta e ainda não iniciamos a longa jornada da ioga. Diremos também que ioga busca alcançar a realização (outra palavra importante).

    Resumindo, é importante deixar claro que a ioga é a união consciente da pessoa com a sua essência e que sua finalidade é a realização. E o que é a realização? É a união consciente com da própria essência. Parece que estou complicando o conceito, mas o faço intencionalmente.

    Portanto, se isto é ioga, a partir daí podemos definir o que não é ioga. Ioga não é um esporte, nem uma disciplina de tratamento de psicofísica, stretching, contorcionismo, ginástica oriental ou moda passageira. 

    Meu trabalho neste livro é explicar e adaptar esta definição ao lugar e à época em que vivemos, e aproveitar para torná-la prática, ou melhor dizer, não somente explicar teoricamente o que é ioga, mas também indicar um método para realizá-la.

    2. O que a ioga pode fazer por você?

    A filosofia desta ioga é; "acrescentar o que falta à sua vida". Não lhe tira nada, não o leva a nenhum lugar, não busca pelo fantástico; simplesmente acrescenta o que lhe faz falta.

    O que lhe falta? Um pouco de paz? Ela acrescenta.

    O que lhe falta? Um pouco de vitalidade? Ela  acrescenta.

    O que lhe falta? Um pouco de exercício? Ela  acrescenta.

    O que lhe falta? Um pouco de concentração? Ela  acrescenta.

    O que lhe falta? Um pouco de sentido? Ela acrescenta.

    Esta é uma ioga para as pessoas normais; não precisa fazer contorcionismo, nem posturas estranhas; nem dobrar como um faquir ou um ginasta olímpico; nem fazer cara de iluminado, ou de místico. Simplesmente é adicionar este pequeno toque para que em sua vida haja um pouco mais de paz, vitalidade, flexibilidade, concentração, otimismo, bom humor e sentido.

    O que pode fazer a ioga por você? Muitas coisas em pequenas quantidades, na medida certa.

    Quantas horas você dedica ao trabalho, para atender aos outros e às coisas sem sentido? E quantas horas do dia dedica para si? Perdão, queria dizer minutos... Sim, o dia tem 24 horas, mas encontramos pouco tempo para nós mesmos. A ioga convida a dedicar um tempo, a investir um tempo em você, em busca de uma melhor qualidade de vida. 

    Estou estressado, não tenho tempo, não tenho dinheiro? Querer é poder; e quem se gosta, dedica alguns minutos do dia a si mesmo.

    3. Benefícios da ioga

    Cada vez que me ofereço para ensinar ioga seja em escolas, poliesportivos, academias, centro cívicos, associações, empresas, colégios etc., tenho que argumentar sobre os benefícios desta prática milenar.

    Talvez o que mais atraia às pessoas sejam os benefícios físicos, com enfoque na saúde e na melhora da forma física. É inegável que as técnicas psicofísicas da ioga contribuem para a melhor da mobilidade articular, elasticidade muscular e dos tendões, flexibilidade da coluna, tonificação dos músculos e do coração, e a estimulação das glândulas endócrinas, entre outros. Todos estes fatos estão comprovados há décadas por especialistas de saúde; inclusive, muitos médicos recomendam a seus pacientes a prática da ioga pelas razões mencionadas acima.

    Além disso, há ainda seus benefícios na hora de controlar e administrar o estresse e seus derivados: ansiedade, depressão, insônia... A ioga possui entre suas técnicas as ferramentas para diminuir estes males que atingem a tantas pessoas em nossa sociedade. Técnicas de respiração, concentração e relaxamento são muito úteis para reequilibrar o sistema nervoso (central e autônomo). Aprender a relaxar é uma das máximas da ioga.

    E por último, ainda que menos solicitada mas não menos importante, está o motivo espiritual ou transcendental. Muitas pessoas sentem em sua vida um vazio existencial ou crise espiritual que não sabem

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1