Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

A Arte de Apascentar
A Arte de Apascentar
A Arte de Apascentar
Ebook298 pages4 hours

A Arte de Apascentar

Rating: 4 out of 5 stars

4/5

()

Read preview

About this ebook

Se você é um pastor do rebanho de Deus , você será muito ajudado por este trabalho bem ponderada . Estas páginas contêm instruções detalhadas e cuidadosamente selecionados , vital para o sucesso.

LanguagePortuguês
Release dateJul 26, 2016
ISBN9781613952351
A Arte de Apascentar
Author

Dag Heward-Mills

Bishop Dag Heward-Mills is a medical doctor by profession and the founder of the United Denominations Originating from the Lighthouse Group of Churches (UD-OLGC). The UD-OLGC comprises over three thousand churches pastored by seasoned ministers, groomed and trained in-house. Bishop Dag Heward-Mills oversees this charismatic group of denominations, which operates in over 90 different countries in Africa, Asia, Europe, the Caribbean, Australia, and North and South America. With a ministry spanning over thirty years, Dag Heward-Mills has authored several books with bestsellers including ‘The Art of Leadership’, ‘Loyalty and Disloyalty’, and ‘The Mega Church’. He is considered to be the largest publishing author in Africa, having had his books translated into over 52 languages with more than 40 million copies in print.

Read more from Dag Heward Mills

Related to A Arte de Apascentar

Related ebooks

Christianity For You

View More

Related articles

Reviews for A Arte de Apascentar

Rating: 4 out of 5 stars
4/5

4 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    A Arte de Apascentar - Dag Heward-Mills

    SEÇÃO 1

    A OVELHA

    CAPÍTULO 1

    O Que Faz a Ovelha Repousar

    Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou. Porque ele é o nosso Deus, E NÓS POVO DO SEU PASTO E OVELHAS DA SUA MÃO...

    Salmo 95.6,7

    Na Palavra de Deus, Seu povo é chamado de ovelha. Jesus nos descreveu como ovelha sem pastor. É importante entender a vida e o comportamento da ovelha a fim de conduzi-la de modo eficaz. Você deve se ver como uma ovelha em relação a Deus e em relação ao seu pastor. Você também deve ver os membros de sua igreja como ovelhas a fim de entendê-los bem. No salmo 23, nós percebemos como Davi descreve a vida de uma ovelha a partir de sua experiência como pastor. Esta descrição nítida da vida de ovelha provém da boca de um pastor israelita experiente, que retrata a si mesmo como própria ovelha de Deus.

    O SENHOR É O meu pastor. Ele me dá tudo de que eu preciso!

    Ele me leva aos pastos de grama bem verde e macia para descansar. Quando sinto sede, Ele me leva para os riachos de águas mansas. Ele me devolve a paz de espírito quando me sinto aflito. Ele me faz andar pelo caminho certo para mostrar a todos quão grande Ele é.

    Eu posso andar pelo vale escuro, onde a morte está bem perto; mas continuo tranquilo e não sinto medo. Tu, Senhor, me guias e proteges constantemente!

    Preparas uma refeição deliciosa para mim, na presença dos meus inimigos. Tu me recebes como um convidado de honra; e a minha vida fica cheia das tuas bênçãos!

    Eu tenho absoluta certeza de que a tua bondade e o teu amor cuidadoso me acompanharão todos os dias da minha vida, sim; eu viverei na presença do Senhor para sempre!

    Salmo 23.1-6 (A Bíblia Viva)

    Empolguei-me em descobrir muitos paralelos semelhantes na vida de uma ovelha, segundo a revelação de um pastor de nossos dias, W. Phillip Keller, que trabalhou por oito anos como proprietário e criador de ovelhas na British Columbia. Ele teve a experiência de pastorear em um contexto moderno e faz confirmações incríveis às revelações do salmo 23.

    O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. ELE ME FAZ REPOUSAR em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso.

    Salmo 23.1,2

    A ovelha repousa somente em certas circunstâncias. Você deve ser capaz de fazer as ovelhas de sua igreja repousarem e permanecerem com você. Você deve estabilizar a ovelha assustada e manter as pessoas em família à sua volta. Phillip Keller, a partir de sua experiência como pastor, compartilha algumas coisas que farão a ovelha repousar. Cada um dos quatro pontos a seguir revela por que algumas pessoas não conseguem permanecer em uma igreja. Tensão com outros membros, conflito com outros membros, medo, ataques demoníacos e falta de bom alimento vindo do púlpito são razões por que a ovelha não se firma nas igrejas. Phillip Keller diz:

    1. A ovelha repousará quando estiver livre do medo: Por causa da timidez, ela se recusa a repousar, a menos que esteja livre de todo o medo. A ovelha é muito tímida, e entra em pânico tão facilmente, que até mesmo uma lebre perdida, saltando de repente de trás de um arbusto, pode debandar um rebanho inteiro. Quando uma ovelha assustada corre em pânico, outro tanto de ovelhas sai em disparada com ela, num temor cego, sem esperar para ver o que a assustou.

    2. A ovelha repousará quando não houver conflito com outras de sua espécie: Por causa do comportamento social dentro de um rebanho, a ovelha não repousará, a menos que esteja livre de atrito com outras de sua espécie.

    3. A ovelha repousará quando não for atormentada por moscas ou parasitas: Se estiver atormentada por moscas ou parasitas, a ovelha não repousará. Somente quando está livre dessas pestes é que ela consegue relaxar.

    4. A ovelha repousará quando estiver livre da fome: A ovelha não repousará enquanto sentir necessidade de encontrar comida. Ela deve estar livre da fome. Para ela descansar, é preciso que haja um sentimento claro de liberdade do medo, conflito, contratempos e fome.¹

    CAPÍTULO 2

    Por que a Ovelha Precisa de Água

    O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. LEVA-ME PARA JUNTO DAS ÁGUAS DE DESCANSO.

    Salmo 23.1,2

    Nosso pastor moderno, Phillip Keller, descreve suas experiências com ovelhas e compartilha como elas precisam de muita água para viver normalmente. Ele percebeu que quando as ovelhas não obtêm as águas do Espírito que necessitam, elas as buscam em todos os lugares errados. Isto nos ensina que todo apascentador deve ministrar e fornecer a água do Espírito Santo à ovelha. Os pastores devem ser espirituais e ministrar poderosamente a partir da unção do Espírito Santo. A falta de um ministério ungido do púlpito é a razão por que se encontram membros da igreja buscando soluções em fontes ocultas e na bruxaria.

    O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. ELE ME FAZ REPOUSAR em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso...

    Salmo 23.1,2

    Phillip Keller diz:

    Do mesmo modo que o corpo físico tem capacidade e necessidade de água, as Escrituras nos apontam claramente que a alma humana tem capacidade e necessidade da água do Espírito do Deus eterno. Quando a ovelha está sedenta, ela se agita e sai em busca de água. Se não for levada à água boa, ela acabará quase sempre bebendo de caldeirões poluídos, onde adquire parasitas internos como nematoides, fascíola hepática e outros germes.

    Elas me fazem lembrar muito de um bando de ovelhas que eu vi certo dia, o qual estava sendo conduzido a um magnífico córrego da montanha. As águas alimentadas pela neve fluíam puras, claras e cristalinas por entre adoráveis fileiras de árvores. Porém, no caminho, diversas ovelhas teimosas e seus cabritos paravam para beber de poças pequenas, sujas e lamacentas ao longo da trilha. A água estava suja e poluída, não apenas com a lama remexida das ovelhas que passavam, mas também com o excremento e urina de rebanhos anteriores que passaram por aquele caminho. Ainda assim, essas ovelhas teimosas estavam bem certas de que era a melhor água que podiam conseguir.

    A água estava suja e inadequada para elas e, além disso, estava certamente contaminada com nematoides e ovos de fascíola hepática, que as acabariam enchendo de parasitas internos e doenças de impacto destrutivo.

    Há três fontes principais de água para a ovelha: as fontes e riachos, orvalho sobre a grama e poços fundos. O corpo de um animal como a ovelha é composto de aproximadamente 70% de água em média. A água é usada para manter o metabolismo normal do corpo; é uma porção de cada célula, contribuindo para a sua turgescência e funções vitais normais.

    A água, portanto, determina a vitalidade, força e vigor da ovelha.²

    CAPÍTULO 3

    O Que Significa para a Ovelha Estar Abatida

    Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus...

    Salmo 42.11

    Nosso pastor moderno descreve também suas experiências com ovelhas e compartilha o que significa para uma ovelha estar abatida. É interessante descobrir como qualquer ovelha pode se tornar indefesa e incapaz de se manter em pé sem ajuda. O paralelo entre ovelhas reais e pessoas reais é impressionante, para dizer o mínimo.

    Phillip Keller compartilha suas experiências como um proprietário de ovelhas que trabalha com ovelhas reais. Ele diz:

    Virada ou de barriga para cima [abatida] é um antigo termo usado pelo pastor para uma ovelha que virava de barriga para cima e não podia se levantar novamente por si mesma. A ovelha virada que não consegue se levantar é uma visão patética. De barriga para cima, os pés ao ar, ela se bate freneticamente lutando para se levantar, sem sucesso. Às vezes, ela bale um pouco pedindo ajuda, mas quase sempre fica ali se debatendo numa frustração assustadora.

    Se o proprietário não chegar até a ovelha num período razoavelmente curto, ela morrerá. Trata-se, então, de outra razão por que é tão essencial a um pastor cuidadoso supervisionar seu rebanho todo dia, contando-o para verificar se todas estão aptas a se levantar e permanecer em pé. Se uma ou duas estiverem faltando, geralmente o primeiro pensamento a vir-lhe à mente é: Uma de minhas ovelhas está virada em algum lugar. Eu devo ir buscá-la e colocá-la em pé novamente.

    Não é apenas o pastor que mantém olhos de águia nas ovelhas viradas, mas os predadores também. Falcões, abutres, cachorros, coiotes e pumas sabem que uma ovelha virada é presa fácil, e a morte não está distante.

    Esse conhecimento de que qualquer ovelha virada está indefesa, próxima da morte e vulnerável a sofrer ataque, torna sério para o gerente todo problema desse tipo. Nada parece estimular mais esse cuidado constante e atenção diligente ao rebanho do que o fato de que até mesmo a ovelha maior, mais gorda, mais rápida, mais forte e, às vezes, mais saudável, pode virar-se e se tornar uma vítima. Na realidade, é a ovelha gorda que geralmente vira de quatro com mais facilidade.

    É assim que acontece: Uma ovelha pesada, gorda e com uma lã comprida repousa confortavelmente em algum buraquinho ou depressão no chão. Ela pode rolar levemente para o lado para esticar-se ou relaxar. De repente, o centro de gravidade do corpo muda, de modo que ela vira de barriga para cima num ponto em que os pés não tocam mais o chão. Ela pode apresentar um sentimento de pânico e começar a dar patadas freneticamente. No geral, isso apenas piora as coisas. Ela se vira ainda mais. É quase impossível que ela se coloque em pé novamente.

    E ela permanece ali lutando, os gases começam a se formar no rúmen. À medida que expandem, esses gases tendem a retardar e cortar a circulação do sangue para as extremidades do corpo, especialmente para as pernas. Se o clima estiver muito quente e ensolarado, uma ovelha virada pode morrer em poucas horas. Se estiver frio, nublado e chuvoso, ela pode sobreviver nessa posição por diversos dias.

    Um pastor passa horas procurando uma única ovelha perdida. No geral, ele a vê a distância, de barriga para cima e esparramada ao chão, indefesa. Ele começa a correr na direção dela – correndo o máximo que pode – pois cada minuto é crucial. Dentro do pastor há um sentimento misto de medo e regozijo: medo de que possa ser tarde demais; regozijo por ela ter sido finalmente encontrada.

    Tão logo o pastor encontra a ovelha virada, seu primeiro impulso é apanhá-la. Ele rola a ovelha delicadamente para o lado. Isto alivia a pressão dos gases no rúmen. Se a ovelha permaneceu de barriga para cima por muito tempo, o pastor tem de colocá-la em pé. Então, sustentando a ovelha com suas pernas, o pastor a mantém ereta, esfregando seus membros para restaurar a circulação em suas pernas. Isso normalmente leva bem pouco tempo. Quando a ovelha começa a andar novamente, ela tropeça, vacila e cai de novo num monte.

    Pouco a pouco, a ovelha recobra o equilíbrio. Ela começa a andar com firmeza e segurança. Aos poucos, ela sai correndo para se juntar às outras, livre de seus medos e frustrações, e com outra chance de viver um pouco mais. As ovelhas ficam viradas por razões distintas.

    1. As ovelhas que escolhem as depressões confortáveis, macias e arredondadas onde repousar no solo geralmente acabam viradas. Nessa situação, é muito fácil rolar sobre as costas.

    Na vida cristã, há um grande perigo em sempre procurar o lugar fácil, o cantinho aconchegante, a posição confortável, onde não há adversidade, nenhuma necessidade de perseverança, nenhuma demanda de autodisciplina.

    2. Ter muita lã pode fazer a ovelha virar. Geralmente, quando a lã fica muito comprida e muito emaranhada com lama, estrume, carrapichos e outros resíduos, é muito mais fácil a ovelha virar, estando literalmente sobrecarregada com a própria lã.

    nas Escrituras retratam a antiga ‘vida para si’ do cristão. É a expressão externa de uma atitude interior, a afirmação do desejo, esperanças e aspirações próprios que temos. É a área de nossas vidas em que estamos continuamente em contato com o mundo a nossa volta. É aqui onde encontramos o acúmulo pegajoso de coisas, de posses, de ideias mundanas que pesam, que nos arrastam e nos subjugam.

    É expressivo o fato de que a nenhum sumo sacerdote fora permitido vestir lã ao entrar no Santo dos Santos. Isto dizia respeito ao eu, ao orgulho e à preferência pessoal – e Deus não toleraria isso.

    Quando a ovelha fica virada porque está com a lã comprida e pesada demais, o pastor dá passos ligeiros para remediar a situação. Ele a tosquia completamente e evita o perigo de ela perder a vida. Este não é um processo agradável. As ovelhas não gostam mesmo de ser tosquiadas. Também representa trabalho duro para o pastor, mas deve ser feito.

    3. Estar gorda demais pode fazer a ovelha virar. É fato bem conhecido que as ovelhas acima do peso não são as mais saudáveis nem as mais produtivas. E é certo que são as mais gordas que viram com mais frequência. Seu peso simplesmente lhes dificulta serem ágeis e ligeiras sobre os pés. A partir do momento que o pastor suspeita que suas ovelhas viram porque estão gordas demais, ele toma atitudes para corrigir o problema. Ele coloca as ovelhas em uma ração mais rigorosa: elas recebem menos grãos e sua condição geral é observada mais de perto. O objetivo do pastor é cuidar que as ovelhas estejam fortes, resistentes e cheias de energia, e não gordas, flácidas e fracas.³

    CAPÍTULO 4

    Por que a Ovelha Precisa de Orientação

    O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;

    Refrigera-me a alma. GUIA-ME pelas veredas da justiça por amor de seu nome.

    Salmo 23.1-3

    Sem orientação, os membros de nossa igreja se desviariam e suas vidas seriam destruídas. Muitas pessoas têm padrões autodestrutivos cultivados em suas vidas. O pastor moderno revela como as ovelhas precisam de orientação. Ele nos diz que quando as ovelhas são deixadas por conta própria, elas se perdem e se destroem com padrões autodestrutivos negativos.

    Ele compartilha:

    Um conceito que se tem comumente, mas que está seriamente equivocado em relação às ovelhas, é que elas simplesmente podem se dar bem em qualquer lugar. A verdade é bem o oposto. Nenhum outro tipo de animal doméstico requer um tratamento mais cuidadoso, uma direção mais detalhada do que as ovelhas. Do mesmo modo que as ovelhas seguirão de maneira cega, usual e estúpida umas às outras ao longo das mesmas trilhazinhas até se tornarem sulcos que se desgastam formando valetas gigantes, assim nós, humanos, nos agarramos aos mesmos hábitos que vimos arruinar outras vidas.

    Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.

    Isaías 53.6

    As ovelhas devem ser dirigidas e tratadas com um cuidado inteligente. Quando são deixadas por conta, as ovelhas fazem o próprio caminho e de acordo com os caprichos dos próprios hábitos destrutivos.

    1. Sem orientação, as ovelhas seguiriam as mesmas trilhas até que se tornassem sulcos. As ovelhas roeriam a grama até o chão, até as raízes serem danificadas. Nesses lugares, as raízes das gramas são arrancadas do solo pelas patas das ovelhas, deixando para trás uma aridez total. Tal abuso significa perda de fertilidade e a exposição da terra a todos os estragos da erosão.

    2. Sem orientação, as ovelhas pastariam nas mesmas colinas até elas virarem desertos. Tanto a terra quanto o dono são arruinados enquanto as ovelhas se tornam magras, desgastadas e doentes. A única salvaguarda mais importante que um pastor tem no tratamento de seu rebanho é manter as ovelhas em movimento. Elas devem ter os pastos trocados periodicamente.

    3. Sem orientação, as ovelhas poluiriam o próprio solo até serem corrompidas com doenças e parasitas. Por causa do comportamento das ovelhas e sua preferência por certos pontos favorecidos, essas áreas bem quentinhas tornam-se rapidamente infestadas com parasitas de todos os tipos. Em pouco tempo, todo o rebanho pode ser infestado com vermes, nematoides e sarna.⁴

    Sete Sinais de Que Você Está Seguindo um Apascentador

    1. Prosperidade. O primeiro sinal de que você está sendo liderado por um apascentador é a prosperidade. A prosperidade sempre vem para alguém que obedece à voz do Senhor.

    O SENHOR é o meu pastor; NADA ME FALTARÁ.

    Salmo 23.1

    2. Tranquilidade. O segundo sinal de que você está sendo liderado por um apascentador é a tranquilidade, descanso e segurança.

    Leva-me

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1