Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

O TABERNÁCULO: Um Retrato detalhado de Jesus Cristo (I)
O TABERNÁCULO: Um Retrato detalhado de Jesus Cristo (I)
O TABERNÁCULO: Um Retrato detalhado de Jesus Cristo (I)
Ebook381 pages6 hours

O TABERNÁCULO: Um Retrato detalhado de Jesus Cristo (I)

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Como podemos descobrir a verdade escondida no Tabernáculo? Apenas conhecendo o evangelho da água e do Espírito, o real significado do Tabernáculo, podemos corretamente entender e saber a resposta para esta pergunta.
Na realidade, os fios azul, roxo, e escarlate e o tecido de linho retorcido exposto à entrada do pátio do Tabernáculo nos mostram as obras de Jesus Cristo no período do Novo Testamento que salvou a humanidade. Deste modo, a palavra no Velho Testamento e Novo Testamento do Tabernáculo estão rigorosamente e definitivamente relacionados uma à outra, como o tecido de linho retorcido. Mas, infelizmente, esta verdade foi escondida para um longo tempo de todos que buscam a verdade no Cristianismo.
Vindo a esta terra, Jesus Cristo foi batizado por João e derramou Seu sangue na Cruz. Sem compreender e crer no evangelho da água e do Espírito, nenhum de nós jamais poderá descobrir a verdade revelada no Tabernáculo. Temos que aprender imediatamente esta verdade com relação ao Tabernáculo e precisamos crer nisto. Todos nós precisamos compreender e crer na verdade expressa nos fios azul, roxo, e escarlate e o tecido de linho retorcido na porta do pátio do Tabernáculo.

LanguagePortuguês
PublisherPaul C. Jong
Release dateSep 15, 2018
ISBN9788928211098
O TABERNÁCULO: Um Retrato detalhado de Jesus Cristo (I)

Read more from Paul C. Jong

Related to O TABERNÁCULO

Related ebooks

Christianity For You

View More

Related articles

Reviews for O TABERNÁCULO

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    O TABERNÁCULO - Paul C. Jong

    Prefácio

    O sistema de Tabernáculo do qual falou Deus no Antigo Testamento tem sido por muito tempo objeto de grande interesse para todos os que têm buscado estudar a Palavra das Escrituras. Mas os investigadores da verdade no Cristianismo não têm sido capazes de descobrir às suas lições espirituais exatas, porque a revelação de Deus manifestada através do Tabernáculo tem sido escondida deles, é como o pico do Monte Sinai que estava escondido nas nuvens para os Israelitas comuns, enquanto Deus o mostrou claramente para Moisés.

    Isto era o desejo de Deus. Como Ele disse, Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais. (Isaías 6:9). Toda a Palavra de Deus é a Palavra de revelação que, sem escutá-la com um coração reverente a Deus, um coração humilde que verdadeiramente reconheça à sua própria pecaminosidade, e um coração que creia por dentro e seja grato pela maneira que Ele salvou um ser destinado ao inferno, nunca poderá entender, nem dar conta - isto é, a Palavra de revelação que só pode ser vista quando o próprio Deus desvendar e mostrar para nós.

    Assim, só quando se está iluminado pelo evangelho da Água e do Espírito é que toda a Palavra das Escrituras poderá ser compreendida corretamente, e só então esta Palavra poderá dar vida e operar em nós. Como para mim, foi só depois que eu nasci de novo através do evangelho da Água e do Espírito, que também pude entender e conhecer o verdadeiro significado e a significação do esquema do Tabernáculo revelado na Palavra de Deus.

    Antes disto, o Tabernáculo tinha sido para mim como uma relíquia fossilizada que tinha aparecido uma vez e, depois, desapareceu da história do povo de Israel, mas agora tem sido plantado firmemente no centro de minha vida de fé como o lugar de graça onde o Deus vivo me encontra pessoalmente. Isso tem sido uma experiência maravilhosa e surpreendente como de um homem cego cujos olhos foram abertos quando ele conheceu o Senhor Jesus. Quão exata e cuidadosa é a palavra do Tabernáculo ao nos mostrar Jesus Cristo, o nosso Salvador, e, também, as Suas obras de salvação! Quão vivo e atual o nosso Senhor Jesus fala conosco através do esquema do Tabernáculo!

    Escrevi este livro com um coração sincero que ardentemente deseja que cada um de vocês entre pela porta do pátio do Tabernáculo com a verdadeira fé, e, assim, possam entrar na Casa de Ouro que Deus tem lhe dado. Estou convencido de que este Tabernáculo, um retrato detalhado de Jesus Cristo, também estará gravado no coração de todos os que lerem este livro. Eu também tenho certeza, além de qualquer dúvida, que com essa gravura, e pelo evangelho da Água e do Espírito, você encontrará também à obra perfeita de salvação que Jesus cumpriu enquanto esteve nesta terra.

    Na ciência, as bases verdadeiras são mais importantes que qualquer outra coisa. Assim como dominar os fundamentos de ciência é essencial para atingir o conhecimento científico avançado, o mesmo princípio se aplica quando nós estivermos tentando compreender o evangelho da Água e do Espírito e crer devidamente nisto. No Tabernáculo, também, está à realidade dos cristãos de hoje que, muitos deles, em geral, não possuem a compreensão básica da verdade fundamental dos fios, azul, roxo, escarlate e do linho fino retorcido, mostrados no Tabernáculo. Como resultado, nós vemos às suas almas profundamente atribuladas por muitos problemas de pecados. Sendo assim, o verdadeiro conhecimento da remissão dos pecados só pode ser atingido quando nós entendermos o evangelho de salvação revelado pelos fios, azul, roxo e escarlate do Tabernáculo e do linho fino retorcido.

    Entristece-me profundamente ver que a maioria dos cristãos de hoje não possuem nenhum conhecimento apropriado do evangelho da Água e do Espírito. Então, meu objetivo aqui é explicar, baseado na Palavra do Antigo e do Novo Testamento, esse evangelho dos fios, azul, roxo, e escarlate do Tabernáculo e do linho fino retorcido, testemunha sobre a verdade do que realmente é a remissão dos pecados.

    O que, hoje em dia, dizem esses que não nasceram de novo sobre o significado do fio azul usado no Tabernáculo? Alguns deles limitam o significado do fio azul dizendo, Como o céu é azul, o fio azul significa que Jesus é Deus. Mas a adequada interpretação do fio azul é que Jesus se tornou o nosso perfeito Salvador tomando todos os pecados do mundo sobre Si Mesmo através de Seu batismo recebido de João Batista. Devido ao seu ministério do fio azul, foi possível para Ele expiar todos os nossos pecados com o Seu derramamento de sangue na Cruz, que é o ministério do fio escarlate.

    Agora é o tempo por nós darmos conta e crermos na verdade do evangelho revelado neste fio azul. Conhecendo a verdade do fio azul, o qual está intimamente relacionado ao conhecimento de nossa salvação dos pecados. O evangelho da remissão dos pecados completado pelos fios, azul, roxo e escarlate do Tabernáculo e pelo linho fino retorcido, nos dá uma grande convicção de fé em nosso Deus como o nosso Salvador, e nos permite perceber, claramente, o que é a verdade de redenção.

    Qual É o Mistério do Fio Azul da Entrada do Pátio do Tabernáculo?

    O mistério do fio azul usado na entrada do pátio do Tabernáculo é a verdade revelada no Novo Testamento de que Jesus levou todos os pecados do mundo pelo Seu batismo recebido de João. Em primeiro lugar, nós temos que prestar atenção nas seguintes passagens abaixo: À porta do átrio, haverá um reposteiro de vinte côvados, de estofo azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino retorcido, obra de bordador; as suas colunas serão quatro, e as suas bases, quatro. (Êxodo 27:16), e, Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu. (Mateus 3:15).

    Em outras palavras, a verdade manifestada pelo fio azul é que o batismo que Jesus recebeu de João era o processo inevitável pelo qual Ele levou todos os pecados do mundo de acordo com a vontade de Deus Pai. Também é revelada esta verdade do fio azul em 1 Pedro 3:21 que nos diz, A qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo;. Assim, a verdade do fio azul usada para o Tabernáculo no Antigo Testamento se refere ao batismo que Jesus recebeu de João (Mateus 3:15-16).

    Quando você entender esta Palavra de verdade manifestada nos fios, azul, roxo, escarlate e no linho fino retorcido, usados na porta do átrio do Tabernáculo, será de grande ajuda para você compreender a verdade da salvação. Você sabe que o batismo de Jesus por João é a verdade absoluta para lavar todos os seus pecados? Até mesmo se você crer em Jesus como o seu Salvador, você ainda precisa perceber a razão correta por que Jesus foi batizado por João, e acreditar nisto. Se você não souber esta verdade, Jesus não trará nenhum benefício à sua alma. Através dos quatro ministérios manifestados pelos fios, azul, roxo, escarlate e pelo linho fino retorcido, nosso Deus nos salvou completamente de todos os nossos pecados. Devemos compreender acerca da remissão dos pecados realizada através desses fios, azul, roxo, escarlate e do linho fino retorcido, e verdadeiramente crer nisto.

    Mas O que tem acerca de Sua Fé?

    Se você pensa que a sua própria fé é a única correta, você não terá nenhum desejo de descobrir à verdade dos fios, azul, roxo e escarlate. Mas se sente que a sua fé não está totalmente firme, você tem que ir diante de Deus com a sua fé no evangelho da remissão de pecados cumprido pelos fios, azul, roxo e escarlate. As obras de nosso Deus manifestadas pelos fios, azul, roxo e escarlate usados na porta do átrio do Tabernáculo endireitarão à sua fé e conhecimento equivocados, e o conduzirá à fé plena que crê no perfeito evangelho.

    Acaso, de alguma maneira, não tem a sua própria convicção de salvação que você mesmo tenha estabelecido? Sua fé realmente habita no evangelho da Água e do Espírito? Se não, então só pode significar que você esta preso nos limites de seus próprios pensamentos, crendo em Jesus por você mesmo e O amando com o afeto não correspondido. Isto é por que há tantos, entre os cristãos de hoje, que, limitados pelos seus próprios pensamentos, considerando-se íntegros, até mesmo quando eles ainda permanecem pecadores. O que eu estou dizendo aqui é que muitas pessoas agora estão convictas de que Jesus é o Salvador delas, mas suas convicções são apenas baseadas nos seus próprios pensamentos.

    Nos limites dos pensamentos da carne, podem considerar que Jesus é o Salvador delas e podem ainda estar convencidas disso, mas eles têm que perceber que se o pecado ainda estiver presente nos seus corações, eles ainda permanecem como pecadores que serão finalmente castigados por seus pecados. Ao se crer em Jesus como o Salvador do homem, se a pessoa pensa que é um bom cristão sem reconhecer à verdade do evangelho dos fios, azul, roxo e escarlate, então, a fé desta pessoa está perigosamente equivocada. Para que tenhamos a verdadeira fé, nós temos que buscar a salvação verdadeira crendo no evangelho da Água e do Espírito manifestado pelos fios, azul, roxo e escarlate. Se enganarmos a nós mesmos insistindo que nós somos cristãos bons, mas sem perceber esta verdade do real evangelho, então, nenhum de nós será capaz de escapar da temida ira de Deus.

    Estas São as Pessoas com a Fé Errada

    Nesses dias, entre aqueles que acreditam em Jesus como o seu Salvador, há muitos que têm entendido e crido equivocadamente em Jesus. Sua fé é algo que não crê na verdade de que Jesus levou todos os pecados do mundo com o Seu batismo recebido de João. Eles acreditam que a salvação vem crendo somente no sangue de Jesus, certamente eles não acreditam na verdade de que Jesus Cristo levou todos os seus pecados quando Ele foi batizado por João Batista. Tal fé é fundamentalmente diferente do evangelho da Água e do Espírito revelado na Bíblia.

    Há muitos neste mundo que têm essa fé errada. Mesmo que entendam e creiam equivocadamente que estão livres de seus pecados acreditando somente no sangue que Jesus derramou na Cruz como a sua salvação, na realidade, seus corações ainda permanecem em pecado. Na sua teimosia, eles continuam insistindo que podem ser salvos de todos os seus pecados mesmo se Jesus não tivesse levado os pecados do mundo ao ser batizado por João. Sendo assim, estão convencidos de que só o sangue de Jesus na Cruz pode salvar a todos deste mundo, mas a realidade é que eles não estão libertos dos seus próprios pecados com tal fé. Não obstante, Deus nos fala que nós devemos ser salvos compreendendo a verdade do evangelho manifestado na porta do pátio exterior do Tabernáculo, através dos fios tecidos em azul, roxo e escarlate, e do linho fino retorcido, e crendo nesta verdade.

    Algumas pessoas enganam aos seus próprios corações, pensando que estão sem pecados, quando, na realidade, os seus corações ainda permanecem pecaminosos. Mas eles não podem enganar a Deus, já que os pecados ainda se encontram em seus corações. E porque os seus corações permanecem pecadores, Deus, verdadeiramente, não pode morar nessas pessoas. Temos que rejeitar essa fé errada e crer no verdadeiro evangelho, temos que crer na Palavra de Deus revelada a nós pelos fios, azul, roxo, escarlate e pelo linho fino retorcido do portão do pátio exterior do Tabernáculo, e, assim, ser salvos de todos os nossos pecados.

    Por que a Fé de Abraão é Correta?

    Em Gênesis 17, Deus fez o Seu pacto de bênçãos com Abraão através da circuncisão. Por outro lado, com o Seu sistema de holocausto, Deus fez os descendentes de Abraão, os Israelitas, passarem os seus pecados para a oferta de sacrifício impondo às mãos em sua cabeça, e, então, derramando o seu sangue (Levítico 1:1-4). Por essa oferta de holocausto, Deus queria dar à remissão de pecados ao Seu povo, e sempre estar com eles. Isso é por que Ele lhes deu o esquema de sacrifício.

    A promessa de Deus que Abraão creu foi a seguinte: Far-te-ei fecundo extraordinariamente, de ti farei nações, e reis procederão de ti. (Gênesis 17:6). O pacto que Deus fez com Abraão e seus descendentes era a bênção prometida de salvação alcançada pelo sinal de circuncisão (Gênesis 17:5-10).

    Sendo circuncidado, com o sinal do pacto entre Deus e Abraão, e seus descendentes, o povo de Israel, foi abençoado para se tornar o povo de Deus. Esta circuncisão do Antigo Testamento foi cumprida nos tempos do Novo Testamento pelo batismo que Jesus recebeu de João. Esta é a circuncisão espiritual (Romanos 2:29), na qual, todos os pecados de nossos corações foram removidos e passados para Jesus através de nossa fé em Seu batismo. Nessa circuncisão espiritual é achada a salvação que não é manifesta pela justiça do homem, mas pela justiça de Deus.

    Para nós, que estamos vivendo agora o tempo do Novo Testamento, o pacto que Deus fez com Abraão se cumpre somente pela nossa verdadeira fé que crê na circuncisão espiritual alcançada pelo batismo de Jesus. Para serem perdoados de seus pecados, os Israelitas passavam os seus pecados através da oferta de sacrifícios impondo às mãos em sua cabeça e, assim, eram lavados os seus pecados. Devido a essa oferta de sacrifício carregar os pecados dos israelitas pela imposição de mãos, tinha que ter o seu sangue de sacrifício derramado. Então, os Israelitas poderiam lavar todos os seus pecados crendo na imposição de mãos e no sangue da oferta de holocausto. Em outras palavras, no Antigo Testamento, todos os pecados eram transferidos para o animal sacrificado com a imposição de mãos, e no Novo Testamento, eles são lavados crendo no batismo de Jesus e no Seu sangue derramado sobre a Cruz.

    A verdade da remissão de pecados dada por Deus está correlacionada com a circuncisão. Portanto, para crer no amor de Deus, é absolutamente necessário compreender a verdade de salvação que vem pelo evangelho da Água e do Espírito, que é essencial à circuncisão. Deus falou do Tabernáculo em Êxodo 25; Seu propósito ao dar esse Tabernáculo ao povo de Israel era limpar os seus pecados com a fé na circuncisão. A circuncisão é uma verdade eterna e imutável que trouxe o perdão de pecados, e isso foi planejado até mesmo antes da criação do mundo.

    Deus aprovou a fé de Abraão que creu em Sua Palavra. Noé, também deu ofertas de holocausto a Deus, até mesmo ainda antes do sistema de holocausto do Tabernáculo ter sido dado. Mas no Novo Testamento Deus deu para o ser humano o evangelho da água e do Espírito, a essência fundamental de Seu pacto com Abraão. Assim, nós temos que compreender que a fé de Abraão e o sistema de holocausto do Tabernáculo estão intimamente relacionados e estão unidos com o evangelho da água e do Espírito que Jesus nos deu pelo Novo Testamento.

    Neste livro, então, olharemos exatamente como os detalhes do Tabernáculo estão relacionados com a fé de Abraão e com o evangelho da água e do Espírito, e de nossa descoberta, todos nós deveremos aceitar em nossos corações à verdade da salvação manifestada pelo Tabernáculo e crer nisto.

    O Tabernáculo

    O Tabernáculo era um lugar onde Deus habitava. Também, era à sombra de Jesus Cristo, o Senhor Deus, que veio em semelhança de homem.

    O próprio Tabernáculo era uma estrutura pequena construída com 48 tábuas de madeira de acácia, e a parte interna do Tabernáculo tinha 60 pilares. A cerca da parte externa do Tabernáculo era rodeada por cortinas de linho branco, apoiadas por estes 60 pilares, com uma porta que foi tecida com fios, azul, roxo e escarlate e com o tecido de linho retorcido, medindo 2.5m. de altura e 10m. de largura. Esta porta estava localizada ao leste do pátio.

    Entrando do pátio do Tabernáculo que foi tecido com os fios, azul, roxo, escarlate e com o tecido de linho retorcido, e dependurado ao lado deste, nós veríamos primeiro o altar de ofertas queimadas. Passando o altar de holocausto, e antes de entrar no Santo Lugar, nós veríamos, então, a pia de bronze. Além da pia de bronze no Santo Lugar, à esquerda estava o candelabro, à direita a mesa de pão, com o altar de incenso ao centro. Passando o altar de incenso e atrás do véu que esconde o Santo dos Santos estava o propiciatório cobrindo a Arca do Testemunho.

    O Tabernáculo era a sombra de Jesus Cristo que perdoou os pecados dos Israelitas e de todo o mundo que crer nEle. Nosso Senhor Jesus era mesmo o dono do Tabernáculo. E Ele é o Salvador que apagou os pecados de todo o mundo de uma só vez, e, ao mesmo tempo, é a mesma oferta de holocausto para toda à humanidade.

    Contudo, se o povo de Israel pecasse todos os dias, impondo às suas mãos na cabeça do animal puro sacrificado no pátio do Tabernáculo, e de acordo com o sistema de holocausto, eles poderiam transferir, assim, os seus pecados para a oferta. Era assim como qualquer um que acreditasse no ministério dos sacerdotes e na oferta de holocausto dada de acordo com o sistema de holocausto podia receber o perdão de seus pecados, lavando os seus pecados e ficando tão branco como a neve. Igualmente, crendo no batismo e sacrifício de Jesus, a verdadeira essência do Tabernáculo, o povo de Israel e nós, que somos os Gentios, temos sido vestidos com a bênção da remissão de todos os nossos pecados e de sempre viver com Deus.

    Não só os Israelitas, mas todos os Gentios também podem ser livres de todos os seus pecados acreditando e crendo em Jesus, o Senhor do Tabernáculo. O Tabernáculo nos ensina o que é o presente da remissão de pecados que Deus deu a todo o mundo. Como tal, o próprio Tabernáculo era a mesma essência de Jesus Cristo.

    Jesus se tornou o Salvador dos pecadores. Todo pecador, quem quer que seja este, só pode ficar sem pecados crendo no batismo de Jesus, no Seu sangue na Cruz, e na verdade de que Ele é o próprio Deus. Podemos ser livres do julgamento de Deus por nossa fé através dos fios, azul, roxo e escarlate - em outras palavras, crendo no batismo de Jesus, no Seu sangue, e na Sua divindade. Jesus é a porta para o Reino do Céu.

    Atos 4:12 diz, E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. Ninguém mais senão Jesus pode salvar a todas as pessoas de seus pecados. Não há nenhum Salvador a parte de Jesus. João 10:9 diz, Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. 1 Timóteo 2:5 diz, Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, e Mateus 3:15 diz, Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu. Todos estes versos testificam esta verdade.

    Jesus veio a esta terra em semelhança de homem, e para receber o Seu batismo (fio azul) e derramar o Seu sangue (fio escarlate), e Ele, deste modo, salvou a todos os pecadores. Assim, Jesus se tornou a porta de salvação para todos os pecadores. Da mesma maneira que a porta do átrio do Tabernáculo foi tecida de fios, azul, roxo e escarlate, Jesus, vindo a esta terra, em primeiro lugar, tomou os pecados do mundo sobre Si mesmo com o batismo recebido de João Batista. Então, ele se tornou a oferta de holocausto, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. (João 1:29).

    Segundo, depois de ter tomado às iniquidades de todos os pecadores com o Seu batismo, Ele morreu em seus lugares e deu vida nova a esses que creem. Terceiro este Jesus era o próprio Deus. Gênesis 1:1 diz, No princípio, criou Deus os céus e a terra., e Gênesis 1:3 diz, Disse Deus: ‘Haja luz’; e houve luz. Jesus não era nenhum outro, era o próprio Deus logos, que criou o universo inteiro e tudo o que nele há pela Sua Palavra.

    Deus disse para Moisés que fizesse a porta do átrio do Tabernáculo com fios, azul, roxo e escarlate e com o tecido de linho retorcido. Jesus que é o próprio Deus completou à Sua obra de fazer os pecadores íntegros, vindo a esta terra na semelhança de homem e salvando o Seu povo de todos os seus pecados pelo Seu batismo e morte na Cruz. Esses três ministérios são o caminho pelo qual Jesus Cristo salvou os pecadores, e eles são a evidência desta verdade.

    O Apóstolo Paulo disse em Efésios 4:4-6, há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos. Esta Palavra se refere à salvação do pecado feita pelos fios, azul, roxo e escarlate e pelo tecido de linho retorcido.

    Através de nossa exploração do Tabernáculo, temos que nos dar conta de sua correta verdade, e, assim, sermos abençoados depois de termos sido perdoados de todos os nossos pecados. Que a santidade de Deus esteja com vocês.

    SERMÕES 1

    A Salvação dos Pecadores

    Revelada no Tabernáculo

    < Êxodo 27:9-21 >

    Farás também o átrio do tabernáculo; ao lado meridional (que dá para o sul), o átrio terá cortinas de linho fino retorcido; o comprimento de cada lado será de cem côvados. Também as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de bronze; os ganchos das colunas e as suas vergas serão de prata. De igual modo, para o lado norte ao comprido, haverá cortinas de cem côvados de comprimento; e as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de bronze; os ganchos das colunas e as suas vergas serão de prata. Na largura do átrio para o lado do ocidente, haverá cortinas de cinquenta côvados; as colunas serão dez, e as suas bases, dez. A largura do átrio do lado oriental (para o levante) será de cinquenta côvados. As cortinas para um lado da entrada serão de quinze côvados; as suas colunas serão três, e as suas bases, três. Para o outro lado da entrada, haverá cortinas de quinze côvados; as suas colunas serão três, e as suas bases, três. À porta do átrio, haverá um reposteiro de vinte côvados, de estofo azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino retorcido, obra de bordador; as suas colunas serão quatro, e as suas bases, quatro. Todas as colunas ao redor do átrio serão cingidas de vergas de prata; os seus ganchos serão de prata, mas as suas bases, de bronze. O átrio terá cem côvados de comprimento, e cinquenta de largura por todo o lado, e cinco de altura; as suas cortinas serão de linho fino retorcido, e as suas bases, de bronze. Todos os utensílios do tabernáculo em todo o seu serviço, e todas as suas estacas, e todas as estacas do átrio serão de bronze. Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveira, batido, para o candelabro, para que haja lâmpada acesa continuamente. Na tenda da congregação fora do véu, que está diante do Testemunho, Arão e seus filhos a conservarão em ordem, desde a tarde até pela manhã, perante o SENHOR; estatuto perpétuo será este a favor dos filhos de Israel pelas suas gerações.

    A cerca retangular do pátio do Tabernáculo media 100 cúbitos de comprimento. Na Bíblia, um cúbito se estabelecia como o comprimento que se estende do cotovelo da pessoa à ponta do dedo dela, aproximadamente 45cm., na medida de hoje. Desta maneira, a cerca do pátio do Tabernáculo era de 100 cúbitos de comprimento, que se aproximava aos 45m., e sua largura era de 50 cúbitos, que se aproximava aos 22.5m., de extensão. Assim, este era o tamanho da Casa em que Deus habitava entre o povo de Israel no tempo do Antigo Testamento.

    O Pátio Exterior do Tabernáculo Era Rodeado por uma Cerca

    Você viu um modelo do Tabernáculo em um quadro ou pintura alguma vez? Falando em termos gerais, o Tabernáculo foi dividido entre o pátio e o próprio Tabernáculo, a Casa de Deus. Nesta Casa de Deus, o Tabernáculo, havia uma estrutura pequena chamada Santuário. O Santuário estava coberto por quatro coberturas diferentes: uma cobertura de tecido de linho retorcido e fios, azul, roxo e escarlate; outra de peles de cabras; outra de peles de cordeiro tingidas de vermelho; e outra cobertura de peles.

    Ao lado do pátio do Tabernáculo se encontrava a porta, tecida de fios de cor azul, roxo, escarlate e do tecido de linho retorcido. Entrando nesta porta, nós teríamos visto o altar de holocausto e a pia. Passando a pia, nós teríamos visto o próprio Tabernáculo, então. O Tabernáculo foi dividido no Santo Lugar e no Santo dos Santos, onde a Arca do Testemunho de Deus estava. A cerca do pátio do Tabernáculo foi construída com 60 pilares com reposteiros de linho fino branco. Por outro lado, o próprio Tabernáculo foi construído com 48 tábuas e 9 pilares. Nós precisamos ter uma ideia geral das características externas do Tabernáculo, pelo menos para podermos entender o que Deus está falando conosco através deste formato.

    Deus habita dentro do Tabernáculo construído com 48 tábuas. Deus manifestou à Sua presença durante dia, às pessoas de Israel, com uma coluna de nuvem, e, de fogo, à noite, sobre o Tabernáculo. E dentro do Santuário onde o próprio Deus habita, a Glória de Deus encheu o lugar. Dentro do Santo Lugar, havia a mesa de pão, o candelabro e o altar de incenso, e dentro do Santo dos Santos, havia a Arca do Concerto e o Propiciatório. Estas eram áreas proibidas para o povo de Israel em geral; só o sacerdote e o Sumo Sacerdote poderiam entrar nestes lugares de acordo com o sistema do Tabernáculo. Está escrito, Ora, depois de tudo isto assim preparado, continuamente entram no primeiro tabernáculo os sacerdotes, para realizar os serviços sagrados; mas, no segundo, o sumo sacerdote, ele sozinho, uma vez por ano, não sem sangue, que oferece por si e pelos pecados de ignorância do povo (Hebreus 9:6-7). Isto nos fala que na era atual, só aqueles que têm a fé de ouro que crê no evangelho da água e do Espírito podem viver às suas vidas com Deus enquanto servem a Ele.

    Qual é o significado do pão sobre a mesa de pães? Significa a Palavra de Deus. O que significa o altar de incenso do altar? Nos fala das orações. Dentro do Santo dos Santos, havia a Arca do Concerto, e o Propiciatório, feito de ouro puro, que era colocado por cima da Arca. Em cima, os Querubins, que, com suas asas abertas, cobriam o Propiciatório, e eles estavam um de frente para o outro sobre o Propiciatório. Este era o Propiciatório, o lugar onde a Graça de Deus era concedida. E, dentro da Arca do Concerto, as duas tábuas de pedras nas quais os Dez Mandamentos foram gravados, a vara de Aaron, e um jarro cheio de maná. A Arca estava coberta de ouro (o Propiciatório), e sobre este, os Querubins olhando para o Propiciatório abaixo.

    Onde Vivem Esses que Recebem a Remissão de Pecados?

    O lugar onde vivem esses que recebem a remissão de pecados está dentro do Santuário. O Santuário foi construído com 48 tábuas, todas elas estavam revestidas com ouro. Pense nisto. Quando você está olhando para a parede dourada, não de poucas, mas de 48 tábuas douradas, que tanto brilharia? Como o interior do Santuário e todos seus utensílios foram feitos de puro ouro por dentro, eles brilhavam intensamente.

    O altar de holocausto e a pia no pátio exterior do Tabernáculo eram todos feitos de bronze, e a cerca do pátio foi feita de pilares revestidos com prata e linho fino branco. Em contraste, foram feitos todos os utensílios de dentro do Santuário de ouro; o candelabro era dourado, e, assim, também, era a mesa de pão. Deste modo, como todos os artigos do Santuário e as três paredes foram feitos de puro ouro, o interior do Santuário sempre brilhava intensamente com um dourado radiante.

    Como o interior do Santuário brilhava intensamente com um dourado resplandecente, isto nos fala que os santos salvos vivem suas preciosas vidas de fé dentro da Igreja de Deus. Os santos que vivem à sua fé no evangelho da água e do Espírito são como o puro ouro achado no Santuário. As vidas que tais santos vivem dentro do Santuário é a vida santificada que habita na Igreja, se alimenta da Palavra de Deus, ora e O adora, e vai diante do Trono de Deus, são revestidas, todos os dias, de Sua Graça, tudo através da Igreja. Esta é a vida de fé dentro do Santuário. Você tem que considerar em seu coração que só os justos, que foram salvos pelo evangelho da água e do Espírito, podem viver estas vidas preciosas de fé dentro do Santuário.

    Deus Claramente Dividiu o Interior e o Exterior do Santuário

    Assim como a maioria das casas têm cercas, o pátio do Tabernáculo também tinha uma cerca feita de 60 pilares rodeada pelas cortinas de linho fino branco. No leste do pátio, uma porta feita de fios, azul, roxo, escarlate, e do tecido de linho retorcido estava colocada para que todas as pessoas a vissem, medindo 9m. de largura.

    Estudando o Tabernáculo, nós temos que perceber, claramente, qual é a fé brilhante que Deus quer de nós, que tipo de fé é a fé dos salvos, e, através dos materiais utilizados para o Tabernáculo, ver como nosso Deus nos salvou. Para aprender qual é a fé dourada e brilhante dentro do Santuário, nós temos que olhar primeiro, e cuidadosamente, para a pia, o altar de holocausto, e a cerca que foi colocada no pátio exterior do Tabernáculo, e para todos os materiais utilizados. Fazendo assim, nós podemos descobrir com que tipo de fé nós podemos entrar no Santuário de ouro brilhante e resplandecente.

    O que estava no pátio exterior do Tabernáculo? Estava a pia e o altar de holocausto. E estava rodeada por 60 pilares de madeira, e sobre esses pilares foram colocadas às cortinas de linho fino na cerca do pátio. Os pilares desta cerca eram feitos de madeira de acácia que, apesar de sua robustez, era muito leve. Os pilares feitos desta madeira tinham aproximadamente 2.25m. de altura, tornando impossível para a maioria das pessoas, com altura normal, espiar dentro do interior do Tabernáculo de fora da cerca do pátio exterior. Se algo fosse colocado para pisar em cima, uma pessoa poderia, possivelmente, ver dentro do pátio, mas sem tal ajuda, era impossível espiar dentro. Isto nos fala que por nossos próprios esforços artificiais, nós não poderemos jamais entrar no Reino de Deus.

    Nas bases dos pilares de madeira do pátio exterior, foram colocadas bases de bronze, e as partes de cima tinham capas prateadas. Como os pilares não podiam se sustentar por si mesmos, fitas de prata firmavam os pilares adjacentes uns aos outros. E para apoiar os pilares firmemente em direção cruzada, os ganchos colocados na cobertura

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1