Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

O Primeiro Passo Para Mudar A Tua Vida "volta A Estudar" Nunca É Demasiado Tarde.
O Primeiro Passo Para Mudar A Tua Vida "volta A Estudar" Nunca É Demasiado Tarde.
O Primeiro Passo Para Mudar A Tua Vida "volta A Estudar" Nunca É Demasiado Tarde.
Ebook99 pages1 hour

O Primeiro Passo Para Mudar A Tua Vida "volta A Estudar" Nunca É Demasiado Tarde.

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Guia essencial para melhorar a relação com os livros e superar os exames da vida.
Nunca é demasiado tarde para aprender a estudar de uma forma correcta. Mesmo se abandonaste os estudos há bastante tempo. Mas este não é um simples manual sobre como aprender. É um tratado sobre os motivos de fundo que levam a deixar e retomar com sucesso os estudos. É um tratado sobre a importância ou não do conhecimento. É a minha história, a história de quem cai e levanta-se. É também outra coisa... Não consegues mais estudar? Abandonaste os estudos há muito tempo? Quererias deixar ou retomar os estudos? Procuras uma motivação? Clarifica as tuas dúvidas? Benvindo!
LanguagePortuguês
Release dateNov 14, 2018
ISBN9781547527755
O Primeiro Passo Para Mudar A Tua Vida "volta A Estudar" Nunca É Demasiado Tarde.

Related to O Primeiro Passo Para Mudar A Tua Vida "volta A Estudar" Nunca É Demasiado Tarde.

Related ebooks

Teaching Methods & Materials For You

View More

Related articles

Reviews for O Primeiro Passo Para Mudar A Tua Vida "volta A Estudar" Nunca É Demasiado Tarde.

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    O Primeiro Passo Para Mudar A Tua Vida "volta A Estudar" Nunca É Demasiado Tarde. - Al Flender

    leituras?

    O primeiro passo para mudar a tua vida

    VOLTA A ESTUDAR

    Nunca é demasiado tarde

    V.2.1

    Al Flender

    Quero agradecer ao mítico professor Ennio D’Addario pelas suas perolas palavras de sabedoria e a gentilíssima e paciente Paula Gabor que me ajudou na redação e correção desta segunda edição.

    O conhecimento é a tua melhor arma.

    anonimo

    À minha filha, te será útil.

    Prefacio

    Quando Alessandro (Alexandre) me pediu para ajudá-lo na redação e correção desta segunda edição, fiquei surpresa. Simplesmente não percebia de como podia encontrar sempre tempo para tudo: naquele preciso momento estávamos a lançar um projeto social ambicioso, Gerações Unidas ONLUS, Alessandro (Alexandre) estava a estudar para os seus primeiros exames como estudante de um curso magistral e ao mesmo tempo, estava ocupando-se da sua família. Será que vai conseguir? Varinha magica? Não. Mais tarde percebera que estava a fazer muitos sacrifícios para realizar o seu sonho: festividades passadas a estudar, horas de sono perdidas para estar até pela noite dentro com os livros, entrega e muita dedicação. Estava a pensar "mas para quê? Não bastam mais ou menos três anos de estudo de loucos e desesperadíssimo e uma licenciatura em engenharia trienal? Poderia encontrar um bom trabalho com a licenciatura em engenharia industrial. Porquê o faz?

    Muitas vezes ouve-se histórias de quem renunciou os estudos para fazer a carreira e para ter sucesso mas não se ouve falar quase nunca de gente que aos 37 anos larga uma carreira como engenheiro mecânico e por conseguinte, um salario fixo, para inscrever-se na universidade.

    Eis porque li este livro, próprio para descobrir a resposta e, dizendo a verdade, também porque para alem da minha paixão pela leitura e escrita, tinha a necessidade de uma guia, visto que estava a viver um momento difícil na minha carreira universitária.

    O meu erro foi aquele de estar convencida de que o estudo servisse necessariamente para encontrar um trabalho. Eis pois porque tentei escolher o meu percurso estudantil na base do mercado do emprego mais ou menos satisfatório que poderiam oferecer-me. Quando descobri que ninguém deles poderia garantir-me, fiquei desiludida e perdi a vontade de estudar.

    Então comecei a refletir sobre o que tinha lido neste livro. Porquê estudamos? Porque devemos fazê-lo, porque todos o fazem, porque os pais o querem, porque pensamos em tornarmo-nos ricos, porque queremos garantir um futuro a nível do trabalho certo. Ok, estas são algumas respostas superficiais que muitos de nós damos a nós mesmos.

    Agora reflitamos seriamente: porquê estudamos?

    Porque nos torna livres. Livres de compreender o mundo, livres de ser criativos, mas sobretudo, como dizia Kant, livres de sair do nosso estado de menoridade.

    Quando compreendermos isto, livramo-nos de todos os prejuízos ligados ao estudo e começamos a estudar para nós mesmos e, portanto, para crescer.

    Um percurso que nos levanta e nos deixa perceber que nunca é demasiado tarde para investir em algo que nunca murcha, quer dizer nós mesmos. Mesmo por isso, nunca é tarde para começar a estudar!

    Concluo dizendo que este livro não quer ser uma mera retorica, mas se prefigura como guia para todos aqueles que não estão ainda convencidos da necessidade de investir em si mesmo e, pois, de iniciar ou continuar a estudar, não obstante os compromissos ou a idade. Um livro inspirado num autêntico percurso de vida e de crescimento que espero que possa guiar-vos, queridos leitores, assim como me guiou.

    Boa leitura

    Paula

    Esta página é somente para ti.

    Perdoa-me pela insistência.

    Estudas, estudas, estudas, estudas. Mais ainda estudas, estudas, estudas, estudas.

    Certo, insisto ainda escrevendo volta a estudar. Mas sabes quantas oportunidades existem no mundo? Milhares ou melhor milhões. E tu estás ai, sentado, pensando não consigo, não tenho jeito, não sirvo para nada, custa muito, nem pensar nisso eu voltar a estudar, queimei os livros, sofria de ansiedade nos exames até que me provocava a úlcera, contudo era muito bom, ah, se tivesse tempo. Ou então mudando do assunto (mas é mesma coisa) não se encontra trabalho, os salários são baixos, não te concedem empréstimos, não se redigem contratos decentes, "não sei como terminar o mês e assim em diante. Estás horas e horas no telefone móvel ou no computador e fazes tudo menos que aprender. Permanecendo aquilo que és, ou que eras, há um segundo. Quais foram as tuas últimas pesquisas no Google? Sabes que se encontra 90% do saber humano nas redes? Talvez um pouco mais? E não pensas que seja o caso de sair um instante do rebanho e perceber algo a mais? É possível que percas horas assistindo a partida e deixas que o conhecimento permaneça reparando-te ao de longe? Sabes que toda a vez que aprendes algo novo, isso direciona e condiciona as tuas escolhas, enfim tornas uma pessoa nova toda vez?

    Existem muitas possibilidades de viver melhor a própria vida, pretendendo sempre uma melhor, ou simplesmente contentando-se daquilo que se tem mas alcançando finalmente serenidade, com um novo conhecimento. Com a possibilidade de escolher, liberdade que te é concedida apenas se começas a aprender. Vai alem, empurra os teus horizontes. Tudo depende apenas de ti. Traça as tuas necessidades, escolha o rumo e verás que o teu magnífico cérebro saberá imediatamente orientar-te para o melhor.

    Queres mudar a tua vida? Começa daqui. E começa a aprender imediatamente novas línguas, assim vais poder pairar na mais vasta praia.

    Ponha-me a par da situação, te sintas livre de escrever e enviar para mim todas as críticas possíveis. Eu erro, e devem deixar a possibilidade de errar vocês também. Aprende-se muito dos erros!

    O meu correio eletrónico pessoal: alflender@gmail.com

    Existe também um grupo no FB "volta

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1