Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

2020
2020
2020
Ebook445 pages6 hours

2020

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Chandler Scott, um jornalista de TV em ascensão, tenta ligar os pontos em um país atolado em outra crise financeira. Cyber terroristas aumentam as chamas do medo. O público anseia por ajuda de seus líderes que respondem de maneiras antes inimagináveis. Política e economia vão colidir durante a eleição presidencial de 2020. Chandler descobre as sementes da próxima crise, uma crise que moldaria o futuro dos Estados Unidos da América e do mundo.

2020, o primeiro livro da série Chandler Scott, é uma fusão de eventos históricos com um olhar de curto prazo para o futuro. É um thriller tão convincente em sua precisão que os leitores serão deixados para refletir se esses eventos podem realmente se concretizar.

LanguagePortuguês
PublisherThe Sentinel
Release dateApr 7, 2019
ISBN9781547579495
2020

Related to 2020

Related ebooks

Thrillers For You

View More

Related articles

Related categories

Reviews for 2020

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    2020 - Jim Mosquera

    DEDICATÓRIA

    Para Jaime Mosquera Sr., que me ensinou a valiosa lição do trabalho duro.

    ––––––––

    A crise financeira de 2008 precipitou uma intervenção de governos e bancos centrais como o mundo nunca viu antes.  As economias e mercados de ações do mundo se recuperaram, mas a definição de recuperação era diferente para pessoas diferentes.  A desigualdade de renda disparou enquanto a lacuna entre os trabalhadores comuns e Wall Street aumentou.  A recuperação durou até 2016.

    ›  ÍNDICE DOW JONES DESPENCA 4.000 PONTOS!!!

    ›  SHANGHAI COMPOSITE CAI 10.000 PONTOS

    ›  FUNCIONÁRIOS DO ESTADO DE ILLINOIS SE REVOLTAM APÓS REDUÇÕES PROFUNDAS NOS SALÁRIOS, GUARDA NACIONAL ENVIADA

    ›  AS TRÊS MAIORES MONTADORAS AUTOMOTIVAS DEMITEM MILHARES

    ›  FUNDOS MÚTUOS LUTANDO CONTRA RETIRADAS

    ›  FUNDOS DE PENSÃO ESTATAIS EM PERIGO

    ›  AUMENTO DOS MEMBROS DE GRUPOS MILICIANOS

    Os mercados e a economia se recuperaram ligeiramente, embora não tenha sido o bastante para aplacar os medos de todos.  Uma nação já polarizada os Estados Unidos descobriram novos competidores na arena política conforme novos partidos eram gerados pela falta de confiança.  Os novos partidos conquistaram assentos nas eleições estaduais e nacionais na eleição de 2018.  Uma série de ataques terroristas, tanto cibernéticos quanto reais, exacerbaram o caos político e econômico.

    ›  REDE ELÉTRICA DA CIDADE DE NOVA YORK DESATIVADA POR HACKERS

    ›  BOMBA DETONADA NO MAIOR NAVIO DE CRUZEIRO DO MUNDO

    ›  GRANDE BANCO AMERICANO SOFRE VAZAMENTO DE DADOS

    ›  REDES SOCIAIS POPULARES DESABILITADAS POR CIBERTERRORISTAS

    O público exigiu e recebeu mais segurança.  Isso levou a um maior autoritarismo por parte do governo.  A vigilância aleatória de emails e telefonemas tornou-se comum.  As sementes da próxima crise foram plantadas, uma crise que moldaria o futuro dos Estados Unidos e do mundo.

    Parte I

    Chandler Scott

    CAPÍTULO UM

    El Mundo

    ––––––––

    "Bom dias senhoras e senhores, aqui é seu capitão. Aterrissaremos em Buenos Aires em duas horas. Nosso serviço de café da manhã começará em breve. Buenos días damas y caballeros..." O voo 953 da American Airlines do aeroporto JFK para Buenos Aires transcorreu sem problemas a noite toda, mas mesmo viajar na classe executiva não tornou a experiência mais relaxante.  Os fones de ouvido com cancelamento de ruídos eram ótimos, desde que você não inclinasse demais a cabeça para o lado.  Não importava, já que ele estava com fome, e ansioso pelos ovos e bacon que pedira antecipadamente, quando comprou a passagem.  Talvez fosse porque era raro ele viajar de avião, mas ele não se importava com comida de avião.  Ele aproximou o nariz do ombro, cheirando a camisa.  Ela estava boa.  A comissária de bordo chegou com uma toalha quente fresca.  Ele havia ficado confuso com sua primeira experiência com toalhas quentes, alguns anos antes.  Ele a desembrulhara achando que havia algo dentro.  Então, esperou receber um barbeador e creme de barbear.  A mulher ao seu lado também recebera uma toalha, então a ideia do barbeador foi descartada.  Ele entendera depois de espionar outro passageiro. 

    Ele limpou o rosto e as mãos, limpando o sono do canto dos olhos.  - Sr. Scott, seu café da manhã.  - Ele gostou de a comissária saber seu nome.  Seu estômago roncou, vazio.  Em vez de jantar antes de embarcar, ele optou por um lanche rápido. 

    Sua primeira viagem a Buenos Aires fora 14 anos antes, em 2005, quando foi acompanhado por seu pai, Gustavo Sáenz, um argentino nativo.  Essa foi sua viagem de graduação, após se formar no ensino médio no Texas.  Chandler Scott não cresceu com o pai, que tivera um rápido caso de amor com sua mãe, Renée, quando ela estudava na Universidade do Missouri em Columbia.  Gustavo se encaixava bem na imagem do amante latino clássico - alto, moreno e bonito.  Seu sotaque fazia as mulheres suspirarem.  Como professor assistente de comércio bancário e finanças, ele era um menino na loja de doces.  Havia muitas alunas, mas ele sempre fora alertado para manter o zíper fechado. 

    Renée chamou sua atenção.  Alta, com cabelo castanho claro, ela tinha uma bela figura.  Embora nunca fosse aparecer na capa de uma revista de moda, ela era, sob todos os aspectos, uma mulher bonita.  Renée trabalhava em um escritório de suporte acadêmico, a maior parte do tempo dando aulas particulares para os membros dos times atléticos.  Sempre se desviando dos avanços dos atletas, ela ficou grata quando Gustavo apareceu em um momento particularmente tenso com um jogador de futebol americano.  Gustavo certamente não era igual ao resto dos seus pretendentes, sendo culto e falando duas línguas.  Sua aparência também não era nada má.  Gustavo indicou Renée a muitos alunos do primeiro ano, e se formou em administração de negócios no ultimo ano.  Tudo começou bem inocentemente, com um almoço, e progrediu para um breve, porém intenso caso de amor - intenso para ela.  Renée crescera em uma sólida família de classe média em Columbia, Missouri.  Ela conquistara todas as realizações do ensino médio - A em todas as matérias, líder de torcida principal, presidente de classe e rainha do baile.  Ela definitivamente era a que tinha mais chances de sucesso.  Quando surgiu a oportunidade de estudar na Universidade do Missouri, ela aproveitou a chance de ficar perto de casa.  A vida nas fraternidades chamava por ela, e eventualmente ela estabeleceu residência na casa da irmandade Kappa Kappa Gamma. 

    A gravidez, descoberta três meses depois do começo do relacionamento com Gustavo, foi um choque.  Ela nunca fora tão sexualmente ativa, e sempre usara precauções.  Esconder a gravidez das colegas da irmandade funcionou por dois meses, mas a barriga eventualmente ficou grande demais para esconder. Que desapontamento ela seria para tantas que a admiravam.  Ela voltou para a casa dos pais, e lidou com a vergonha de estar grávida e solteira.  A vergonha a fez sair da faculdade perto da formatura.  Gustavo nunca saberia, já que eles haviam parado de se ver pouco antes de ela descobrir que estava grávida.  Em 19 de outubro de 1987, dia conhecido como Segunda-Feira Negra nos mercados financeiros americanos, ela deu à luz Chandler Michael Scott, com três quilos e meio.  Ela não entendeu a gravidade do que estava acontecendo aquele dia no mercado de ações.  Seu pai ganhou um pacotinho de alegria, mas perdeu muito dinheiro.

    A vergonha de ser uma mãe solteira esmagou Renée.  Ela não podia criar Chandler sozinha em Columbia, onde viviam tantas pessoas conhecidas.  Uma colega de fraternidade de quem ela era próxima conseguiu um emprego para ela em Dallas, na Lone Star Semiconductor (LSS).  O curso da sua vida, e da de Chandler, seria moldado para sempre quando ela se despediu às lagrimas da família.

    Quando Chandler fez cinco anos, sua curiosidade não podia mais ser contida.  Ela enviou uma carta para Gustavo com uma foto do seu filho, e desde então pai e filho se falaram por telefone por alguns anos.  Quando Chandler tinha oito anos, Gustavo finalmente conheceu o filho durante uma viagem de negócios a Dallas.  Depois disso, eles podiam se ver nos feriados em que Renée voltava para Columbia.  O começo da adolescência marcou um momento de maior ligação entre pai e filho.  Então, Gustavo estava casado e tinha filhos.  Chandler herdou a boa aparência do pai, e as garotas adoravam seu cabelo escuro e espesso. 

    Chandler Scott cresceu para se tornar um bonito homem de 1,85 m e corpo atlético, ombros largos e quadris estreitos.  Como ele não praticava esportes, seu corpo nunca atingiu todo o seu potencial.  Ele tinha uma aparência impressionante, que caía bem em uma personalidade jornalística trabalhando para a incrivelmente bem sucedida rede de notícias argentina El Mundo.  Seu programa, Centinela, se concentrava em assuntos econômicos, financeiros e políticos.  O El Mundo tinha escritórios internacionais em Buenos Aires, Cidade do Panamá, Madri, Moscou, Doha, Joanesburgo, Mumbai e Pequim.  Nos Estados Unidos, ela tinha escritórios em São Francisco, Denver, Dallas, Miami, Nova York, e Washington D.C. O Centinela era aclamado pela crítica por suas reportagens bem pesquisadas e altamente provocativas.  O programa não se importava em jogar um balde de água fria nos convidados do banquete.  Recentemente, o programa havia recebido um prêmio por sua cobertura da crise dos fundos de pensão americanos e seu foco no estado de Illinois.  Depois de o programa ir ao ar, o estado passou por uma massiva reforma da previdência, cujos resultados deram origem a outra matéria quando os funcionários do estado se revoltaram na capital, Springfield. 

    O verão estava terminando no hemisfério sul, embora a temperatura fosse ainda fosse chegar a 26 graus naquele dia, muito diferente da temperatura de 4 graus do começo de primavera em Nova York.  Ele cheirou a camisa mais uma vez para garantir.  Ainda boa.  Foi bom ter ido ao lavatório antes de desembarcar.  A temperatura em Buenos Aires não era ameaça para alguém acostumado ao calor do Texas.  Chandler era uma interessante combinação de texano e habitante do Meio-Oeste, a segunda devida ao seu tempo como aluno na Universidade do Missouri, onde ele aprofundou sua relação com Gustavo.  Hoje em dia um polido viajante internacional, ele revertia a metáforas que ouvira crescendo no Texas.  Sua mãe teve mais de um namorado que usava liberalmente o dialeto texano, e este vinha à tona em momentos de emoção ou estresse.  Seus colegas acham isso uma característica encantadora.

    O El Mundo enviou Mauricio para pegá-lo em Ezeiza.  - Buenos días Chandler.

    - Buenos días, Mauricio.  O sotaque de Chandler havia melhorado.  - Não está quente demais aqui hoje.  Melhor do que ano passado, estava quente e úmido.

    Mauricio parou um momento para ponderar sobre a umidade. - Sim, está melhor esse ano.

    A viagem os levou cerca de 32 km até o escritório principal do El Mundo no bairro de Puerto Madero.  Ele havia feito essa viagem antes, mas a largura da Avenida 9 de Julio continuava a impressioná-lo.  E com razão, pois a avenida mais larga do mundo havia sido batizada em honra ao dia da independência do país, em 1816.  Olhando para o norte enquanto viajava pela Avenida 25 de Mayo, ele viu o Obelisco de Buenos Aires, o ícone da cidade.  Gustavo certa vez tirara uma foto de Chandler com o Obelisco ao fundo. 

    Puerto Madero era uma região brilhantemente renovada às margens do Rio de la Plata, cujas ruas prestavam homenagem às mulheres.  Um marco arquitetônico impressionante era a Puente de la Mujer, projetada por Santiago Calatrava, uma ponte para pedestres que conectava os dois lados do bairro.  A ponte tinha um único mastro com cabos de aço que suportavam uma parte da ponte que se levantava para permitir o tráfego fluvial. 

    O El Mundo se esforçava para conectar profundamente seus espectadores às histórias que cobria, embora se afastasse, só um pouco, para permitir que eles tirassem suas próprias conclusões. O chefe de Chandler, Rafael Rafa Mendoza, requisitara sua presença em Buenos Aires para discutir eventos econômicos atuais que estavam afetando o mundo e montar estratégias para segmentos do seu programa, e ele queria vê-lo.  As economias mundiais estavam oscilando desde a queda do mercado de ações de 2016.  A Argentina emergira melhor do que outros países depois de rejeitar a liderança peronista, de pendor esquerdista, em 2015 e implementará uma série de reformas.  As reformas causaram dificuldades significativas por alguns anos, mas investimentos privados foram feitos no país graças ao clima de negócios mais favorável.  Tornou-se mais fácil para estrangeiros serem donos de empresas no país, os impostos foram reduzidos, e o sistema bancário foi recuperado.  A América Latina como um todo evitou os incidentes terroristas que afligiam outras partes do mundo desenvolvido, o que também ajudou. 

    Rafa cumprimentou Chandler com um grande abraço na sala de conferências do primeiro andar do escritório principal do El Mundo, o lar de Chandler quando visitava o QG.  Rafa, um homem de 50 anos baixo e um pouco pesado, com cabelos negros, não sofria de falta de energia.  Chandler se perguntou quando ele dormia.  O mais escultural que Chandler fosse sempre sentia que estava abraçando o irmão menor que nunca teve.  Aquele irmão menor tinha muita responsabilidade por tornar o El Mundo o sucesso que era.  Chandler devia muito a ele.

    - Como foi o voo, Chan? - Os amigos próximos, família e ocasionais interesses amorosos de Chandler usavam esse apelido.

    - Levando tudo em conta, nada mal. Você sabe que eu nunca consigo dormir nesses voos noturnos. - O rosto de Chandler parecia sonolento.

    - Você só precisa de uma boa taça de Malbec no jantar.  Vai dormir como um bebê.  - Rafael juntou as mãos junto ao rosto.

    - Acho que meu chefe se esqueceu de me mandar uma garrafa - Chandler disse com um sorriso.

    Rafael riu. - OK, temos muito para conversar, Chan, vamos sentar e começar a trabalhar.  Você pode dormir à noite.

    Era quase meio-dia e Chandler sabia que eles trabalhariam sem parar até as 5 ou 6 horas.  Rafael o manteria bem alimentado e hidratado.  Não faltavam histórias a desenvolver.

    Ao contrário de Chandler, Rafa não gostava de tecnologia.  Ele puxou um bloco de papel amarelo e começou a discutir a China.  A China começara a se contrair economicamente em 2016, quando seu mercado de ações quebrou e a bolha imobiliária finalmente estourou.  O governo teve que intervir e resgatar os maiores bancos do país.  Era triste ver investidores em corretoras assistindo o mercado cair dia após dia.  Chandler passara dois dias lá no final de 2016, evitando as manifestações violentas. 

    - Você sabe o que acontece, Chan, quando tem um monte de homens jovens, desempregados e solteiros juntos em um só lugar?  - Rafa perguntou, retoricamente.  A lei do filho único da China saíra espetacularmente pela culatra, e, demograficamente, havia muito mais homens do que mulheres, desequilibrando o yin e o yang.  - Aqueles garotos precisam trepar mais para sossegar.  - Rafa jogou os quadris de forma vulgar.  - Vamos precisar trabalhar um pouco antes que você possa voltar para a China.  - Chandler não tinha nenhuma pressa em voltar.  O El Mundo tivera problemas no ano anterior com o governo chinês por divulgar uma história sobre um dissidente sem revisão do governo, e isso foi com seu correspondente local cobrindo a história.  Desde então, eles tiveram problemas para conseguir vistos. 

    Rafa virou rapidamente uma página do bloco e passou para o continente europeu.  - Quero que você vá para a Espanha cobrir o movimento separatista catalão.  Não consigo imaginar isso acabando bem. - Rafa disse com raiva.

    - Essa conversa de secessão está acontecendo há anos. As pessoas estão divididas.  - Chandler lembrou-se de sua visita a Barcelona anos antes.

    - Aquele país precisa só de alguém que o unifique.  Uma secessão trará mais caos e desordem.  O mundo não precisa mais disso com as economias ruins como estão agora.  - Rafa não era fã do caos. 

    Crescer na favela de Villa La Cava, perto de Buenos Aires, fez Rafa desejar ordem e estrutura.  La Cava, uma pequena cidade de cerca de 20 hectares, ficava perto do bairro mais elegante de Beccar, na histórica San Isidro.  Telhados de latão, paredes dilapidadas, encanamentos ruins e lixo espalhado caracterizavam a favela.  As passagens entre as casas das pessoas eram tão estreitas que você podia tocar duas casas simplesmente esticando os braços.  As passagens não eram lugar para pedestres, já que motociclistas as usavam como atalhos.  Todas as refeições eram acompanhadas por fumaça de escapamento.  As mil famílias de La Cava raramente viam um policial.  O lugar tinha suas próprias leis.  As pessoas tendiam a ser muito itinerantes.  Rafa nunca teve amizades duradoras, já que as crianças da sua idade não ficavam por perto muito tempo.  Caos e desordem eram temas comuns.  O ambicioso Rafa fez disso sua missão na vida, e jurou conseguir ordem e estrutura em sua vida. 

    - Haverá grandes eleições no seu país ano que vem, 2020.  E se passássemos algum tempo entrevistando alguns dos candidatos para saber quais serão seus planos econômicos? - A mente de Rafa mudava de assunto rapidamente.

    - Tirou as palavras da minha boca.  Eu ia sugerir isso.  As pesquisas mostram que o presidente Jefferson vai derrotar qualquer oponente, mas espero que o Partido Republicado (GOP) seja um desafio, e os novos partidos independentes serão ouvidos, tenho certeza.

    - Sei que seu país está empolgado com os partidos independentes. Mas o que eles fazem, de verdade?  Apenas tiram votos dos outros dois, mas não o bastante para fazer diferença.

    - É bom ter outras ideias, Rafa, não acha?

    - Os americanos acham que têm problemas com os políticos em Washington.  Espere até ouvir mais dessas outras ideias de que está falando.

    - Ora vamos, cadê o otimismo?

    - Esses partidos independentes vão bagunçar sua eleição.  Você verá.  E aqueles locos do Partido Teocrático.  Aquela gente é assustadora.  Sério, eu quero que você entreviste quem quer que vá concorrer do Partido Americano Independente e do Partido Teocrático.  Eles merecem ser ouvidos, embora eu acho que eles não vão fazer diferença.

    O Partido Teocrático (PT) e o Partido Americano Independente (PAI) haviam emergido durante as eleições de 2016 e 2018.  O PT nasceu no sul.  Muitos televangelistas se juntaram para dar suporte aos candidatos saídos dos partidos Republicano e Democrático que tinham votos principalmente dos evangélicos.  Seu objetivo era trazer Deus de volta à América, por assim dizer.  Para eles, os Estados Unidos eram uma latrina moral, que criava insegurança econômica, desigualdade e ódio externo.  O PAI nasceu de elementos de eleitores independentes que muitas vezes oscilavam entre os candidatos republicanos e democratas.  Sua política era uma mistura de políticas libertárias e jeffersonianas que advogava um governo federal limitado e a vontade do povo, expressa pelas eleições.

    - Acho que Matt Geringer será o candidato do PAI.  Não tenho certeza de quem concorrerá pelo PT - sugeriu Chandler.

    Geringer montara uma campanha fracassada para presidente em 2016, quando não conseguiu a nomeação do GOP.  Nenhum candidato chegou à convenção do GOP com delegados suficientes, o que levou a uma decisão negociada.  Eleitores insatisfeitos no partido o encorajaram a montar uma campanha independente.  Embora tenha perdido a eleição geral, o PAI cresceu em força e números, conquistando assentos na eleição de 2018 e conseguindo outras posições eleitas nos estados.

    - O candidato do PT será alguém que vai prever a Segunda Vinda de Jesus.  - Rafael riu com gosto depois de dizer isso. - OK, outra história que eu acho que você deveria cobrir é o que aconteceu quando o mercado de ações em Nova York foi fechado mês passado.  Há muita conversa sobre sabotagem.  Pode entrevistar Will Duncan?

    - Sim, acho que sim. - Chandler já havia encontrado Will Duncan, o influente e respeitado chefe da Bolsa de Valores de Nova York.

    - Sua Reserva Federal foi muito criticada por toda a flexibilização quantitativa sei lá o quê.  Não consigo entender tudo isso.  Mas cara, aqueles caras foram de... qual é a palavra que eu quero, carajo?  - Rafael coçou a cabeça e xingou.

    - Feiticeiros?

    - Sí, magos. - Rafael podia começar a falar espanhol a qualquer momento de uma conversa.  Ele fazia aquilo mais com Chandler do que com outros, principalmente por causa da familiaridade e conforto que sentia com ele. - Não sei se você vai sequer conseguir uma audiência com eles. - Rafael disse com ceticismo.

    - Deixe-me ver o que consigo.  Posso ter que ser criativo. - Chandler disse com confiança. 

    Os dois trabalharam o resto da tarde, desenvolvendo perguntas e a estrutura das histórias que haviam discutido.  Chandler sabia que as entrevistas com os candidatos à presidência podiam esperar, então deu prioridade às discussões com Will Duncan e o Fed. Quando o relógio se aproximou das 6 horas, Chandler disse a Rafa que estava encerrando pelo dia.  Sua relação sólida permitia a Chandler dizer ao seu chefe quando o dia estava encerrado. 

    Rafael deu a Chandler seu primeiro emprego.  Depois que Chandler completou seu mestrado na Escola de Estudos Internacionais Avançados (SAIS) na Universidade John Hopkins, ele fez entrevistas com a Al Jazeera, BBC, e CNN.  Todos gostaram do seu diploma de jornalismo, e, é claro, da sua prestigiosa formação na SAIS, mas nenhuma daquelas organizações lhe ofereceu a oportunidade de colaborar em um programa de notícias especiais.  Todas queriam que ele fosse correspondente em alguma parte distante do mundo.  Não que ele se importasse de viajar, mas ele queria variedade.  O Centinela teve vários apresentadores, mas nenhum parecia ser o certo.  Ele trabalhou nos bastidores do Centinela, e eventualmente tornou-se contribuidor especial.  Rafael viu nele o bastante para lhe oferecer a posição de apresentador.  Ele sentiu uma conexão com Chandler, cujo pai era argentino. 

    Gustavo escapou do governo militar da Argentina no final dos anos 70.  O avô paterno de Chandler, Armando, era ligado ao Partido Peronista de esquerda.  Armando serviu como ministro financeiro durante o último reino de Perón, de 1973 a 1976.  Quando o exército deu um golpe, Armando temeu que as oportunidades do seu filho seriam limitadas. Gustavo havia se formado recentemente em economia e finanças pela Universidad Argentina de la Empresa.  Armando mandou Gustavo para os Estados Unidos, para viver com amigos exilados da família Sáenz em Miami.  Eventualmente, Gustavo conseguiu seu Ph.D. em finanças pela Universidade de Miami em Coral Gables.  As alunas da universidade o adoravam.  Recém equipado com seu Ph.D., Gustavo não tinha vontade de voltar para casa com os militares ainda no poder e envolvidos em uma guerra pelas Ilhas Falkland ou Malvinas.  Uma boa opção surgiu com uma conexão familiar na Universidade do Missouri, quando abriu uma vaga para professor iniciante. 

    Chandler saiu do QG do El Mundo e começou a muito aguardada caminhada até o Hilton Buenos Aires.  A temperatura caíra para pouco menos de 20 graus, então sua camisa, já não tão fresca, foi suficiente para protegê-lo da brisa.  Ele ficava naquele hotel na maioria de suas viagens para a cidade.  O edifício tinha um átrio único, que permitia aos pedestres uma vista direta da propriedade.  Ele foi até a suíte, com uma vista fantástica de Puerto Madero, cumprimentando funcionários conhecidos do hotel no caminho - ele estava cansado demais para conversas longas.

    Ele se lembrou de que precisava dar uma gorjeta para Mauricio quando viu sua bagagem guardada no armário.  Mauricio, um dos funcionários originais do El Mundo, cuidava bem dos visitantes.  Ele cuidava dos detalhes de check-in, e se você o pegasse em um bom momento, poderia haver uma bebida esperando por você no frigobar.  A camisa que ele usara por vinte e quatro horas finalmente o informou de que era hora de trocar de roupa.  Depois de um banho longo e quente, seu celular tocou a melodia de Voodoo Child, de Jimi Hendrix.  Renée estava ligando.

    Ele tinha dificuldade em imaginar sua vida sem os sacrifícios que ela fizera.  Por opção, Renée tinha que ser uma salvadora judiciosa.  No final dos anos 90, ela investira em muitas ações em um empresa de capital aberto e em sua própria empresa, a LSS.  Confiantes no estado dos seus investimentos e em uma promoção no trabalho, eles se mudaram para uma casa maior em Richardson.  Infelizmente, seu portfólio, como o de muitas outras pessoas, quebrou em 2000.  O garoto nascido na Segunda-feira Negra testemunhou outra queda, dessa vez uma lenta.

    - Oi, mãe.

    - Chan, como foi a viagem?

    - O de sempre.  Não dormi nada, mas com certeza estou ansioso para dormir esta note.

    - Ok, não vou demorar muito.  Só queria saber se está tudo bem.  Espero que possamos nos ver logo.  Você sabe que eu me preocupo com você nessa cidade grande e por todo o mundo.  Aquele garoto doce que cantou no programa de Natal de escola se tornou o apresentador de um programa internacional.

    - Oh, mãe - Chandler disse, com timidez.

    - Espero que possamos passar o Natal juntos esse ano.  Não me importa onde, eu só quero passá-lo com você, ok?  - Renée sentia falta de companhia.  É claro, ela tinha amigos no Metroplex de Dallas, mas ser solteira por todos aqueles anos a fez perceber que ela não tinha ninguém com quem compartilhar sua vida.  Os namorados não duravam muito nos primeiros anos de vida de Chandler.  Ela não queria introduzir em sua vida um homem que não fosse permanecer.  Ela não poderia fazer aquilo com Chandler de novo, não depois de deixar Columbia.  A conexão de Chandler com Gustavo na verdade facilitara sua vida.  Ela se livrou de parte da culpa, mas não de toda.  Depois que Chandler foi para a faculdade, namorar se mostrou mais difícil do que ela esperava.  Ela achou difícil se abrir emocionalmente.

    - Mãe, eu prometo que se não estiver em missão em algum lugar, vamos passar o Natal juntos, em Nova York ou Dallas, combinado?

    - Combinado.  Agora tudo o que você precisa é encontrar uma boa garota. 

    - Não há muitas mulheres que queiram um relacionamento com alguém que está sempre viajando.

    - Continue trabalhando nisso.  Não vai acontecer se você não tentar.  Ok, sei que você está cansado.  Te amo, Chan.  Durma bem.

    - Amo você também, Mãe.

    Chandler pediu serviço de quarto com uma taça de Malbec para acompanhar a refeição leve.  Como Rafael dissera, o Malbec proporcionou uma excelente noite de sono.

    ***

    Ele encontrou Rafael para o café na manhã seguinte, no restaurante do Hilton.  Rafael vivia em Puerto Madero, em um condomínio de luxo.  O termo de luxo significava algo diferente em Buenos Aires e em Nova York.  Ele estivera em seu apartamento apenas uma vez, e definitivamente era um apartamento de solteiro, equipado com prateleiras industriais, muitas fotografias emolduradas de mulheres seminuas e um mínimo de equipamento na cozinha.  Rafael não tinha namorada firme, e não era particularmente próximo da família, como mostrava a falta de retratos de família.  Rafael trabalhava duro e festejava ainda mais.

    As viagens para a Argentina eram muito nostálgicas para Chandler.  Na primeira vez, no último ano do ensino médio, ele conheceu o lado Sáenz da família.  Seu avô Armando o encantou com histórias sobre Juan Domingo Perón e como era viver em um país no meio de um golpe militar quando se está do lado que está perdendo.  Gustavo o levou em uma excursão que foi até a Patagônia ao sul e até as espetaculares Cataratas do Iguaçu ao norte.  As cataratas deixaram Chandler maravilhado.  Ele havia viajado pouco quando criança, e nunca havia visto uma queda d’água real.  Ele havia visto as Cataratas do Niágara na TV, mas aquelas cataratas eram algo de outro nível.  A Garganta del Diablo, uma queda d’água em forma de ferradura de 150 m de comprimento e 76 m de altura mostravam um caminho até a garganta de Lúcifer e foram o ponto alto da sua visita às cataratas.  O rugido ensurdecedor das cataratas transmitiram um pulso concessivo nos ouvidos do adolescente.  A primeira visita ao país natal de seu pai foi uma experiência que mudou a vida do jovem texano.  Ele soube que havia mais no mundo do que Dallas ou Columbia, e desejou ver tudo que pudesse. 

    - ¿Dormiste bien, Chan? - Rafael sabia a resposta, já que Chandler não respondera sua mensagem de texto no começo da noite.

    - Como uma pedra.  Bebi uma taça de Malbec.

    - Qué bueno.  Eu te disse. - Rafa disse, com confiança.

    - Eu falei com minha mãe, jantei e depois disso não me lembro de nada.

    - Como está Renée?

    - Ela sente falta de mim.  Está solitária.  Honestamente, ela precisa de um homem em sua vida.  E eu acho que ela vê a vida continuar sem um.  Não sei como ajudá-la.

    - Traga-a para Buenos Aires.  Tenho certeza que ela encontraria muitos amantes. - Ele deu de ombros e balançou a cabeça.  Rafael nunca tivera um relacionamento sério, então sua ênfase era sempre no conhecimento carnal. 

    - Acho que ela precisa de mais do que um amante. - Chandler também balançou a cabeça.

    Eles continuaram a reunião do dia anterior durante o longo café da manhã.  Não era o café da manhã argentino típico de torrada e café - era um bufê americano completo.  Seu garçom recebeu uma grande gorjeta.  Ele lhes serviu café várias vezes.  Havia muitas tarefas no prato do El Mundo de Chandler.  Os dois perceberam que a turbulência econômica e terrorismo que afligiam o mundo poderia piorar antes de melhorar.  Rafael viu a necessidade de mais cooperação internacional e de instituições mais fortes.  Chandler não sabia em que acreditar.  Parte dele via a turbulência como parte de um processo maior de destruição criativa.  A outra parte se rebelava contra o sofrimento que essa turbulência causava.  Ele também não achava que governos mais fortes fossem a resposta.  Os dois concordaram em discordar sobre esse ponto.  Eles sabiam que não havia respostas fáceis e concordaram que precisavam que as lideranças eleitas fornecessem soluções.

    Rafael planejava ir a Washington para participar do jantar da Associação dos Correspondentes da Casa Branca, onde veria uma de suas funcionárias, Michelle Reyes, nascida na Venezuela, receber um prêmio.

    Enquanto esperavam pela conta, Rafael alfinetou Chan sobre sua vida pessoal. - Quando vai se acomodar e conhecer uma boa garota?

    - Você parece minha mãe!

    - É sério, você já está na idade.

    - Isso vindo do eterno solteiro?

    - Você precisa começar a pensar nisso, Chan. - Rafael expressou preocupação paternal.

    - Acho que eu poderia, se meu chefe parasse de me mandar viajar por todo o mundo. - Os dois caíram na risada.

    CAPÍTULO DOIS

    Arianne

    O jantar da Associação dos Correspondentes da Casa Branca era sempre um evento pretensioso, e o de 2019 seria importante para o El Mundo.  Ele trouxe celebridades do governo, empresas, esportes, e, é claro, de Hollywood.  Chandler e Rafael estavam lá para apoiar sua colega, Michelle Reyes, que iria receber o Prêmio de Excelência Jornalística por sua entrevista com o presidente venezuelano.  No ano anterior, Michelle havia conseguido uma entrevista exclusiva com o líder venezuelano, tirando proveito de sua cidadania venezuelana, após sua histórica visita à capital dos EUA para se encontrar com o presidente Jefferson.  Não era fácil fazê-lo ir a Washington, dado o criticismo do seu regime ao imperialismo americano.  Os problemas econômicos dos EUA tornaram essas acusações menos frequentes, já que o orçamento do Pentágono foi muito reduzido devido à explosão do débito federal que levou à redução do império americano.  A Venezuela buscou cooperação econômica com os EUA depois que sua própria economia faliu.

    Chandler nunca deixava de se impressionar com o número de pessoas que Rafael conhecia, embora não fosse próximo de nenhuma.  Crescendo em La Cava, ele tinha que ter conhecidos.  Ele precisava de um bilhete para fora da favela.  Seus pais alimentaram seu insaciável apetite pela leitura.  Seu pai trazia para casa edições do dia anterior do jornal La Prensa e do Buenos Aires Herald, um jornal em inglês que ele usou para aprender o idioma.  Ele aproveitava qualquer oportunidade de passar tempo fora de La Cava.  Um dia, enquanto ajudava seu pai, um assistente de mecânico, alguns bandidos exigiram dinheiro de um cliente.  Quando a cena ficou violenta, Rafael pegou uma chave de roda e a usou para afastar um dos assaltantes.  Sangue se espalhou por toda a oficina, mas o bandido sobreviveu.  O cliente não percebeu que seu defensor era o filho do assistente de mecânico.  Por acaso, ele era o presidente da Universidade de Belgrano, e ofereceu a Rafael a oportunidade de estudar com uma bolsa - seu bilhete de saída.  Viver em La Cava e ir para a universidade se mostrou um desafio.  A favela que nunca dormia tornava difícil estudar.  Após se formar, ele assumiu um cargo de produção esportiva na TV local, cobrindo seu time favorito, o Club Atlético Boca Juniors, um dos clubes de futebol mais bem sucedidos da América do Sul. Embora esportes nunca tivessem sido uma grande paixão, isso lhe deu muita exposição em um país louco por futebol.  Rafael eventualmente foi para a BBC, e recebeu muitas tarefas pelos mundo, incluindo trabalhos em Washington e em Nova York.  Quando a rede em espanhol El Mundo começou a atuar em sua cidade natal de Bueno Aires, foi fácil conseguir um cargo.  A partir daí, sua carreira decolou.

    Aquele jantar se mostrou um grande evento para observar as pessoas.  A estrela em ascensão Jessica Walsh liderava a lista de Hollywood.  Jessica era uma das atrizes mais jovens a receber um Prêmio da Academia por seu papel de uma mãe solteira que criou um futuro presidente.  O jogador mais valioso da NFL, Vernon Mayfield, acompanhava a cantora Champion.  A supermodelo Victoria Hill apareceria em muitas fotos.  Victoria agraciara a capa da edição de praia da Sports Illustrated de 2019, que fora fotografada em Carlisle Bay, em Barbados.  A edição vendeu mais do que qualquer outra na história.  Chandler contribuía para aquela estatística todos os anos.  É claro, o presidente Benjamin Jefferson estava acompanhado por sua elegante esposa, Carolyn. 

    Chandler nunca havia participado daquele jantar, e experimentaria cozinha fina produzida em massa.  A refeição começou com carne de caranguejo gigante, seguida por salada de manga.  O mestre de cerimônias foi o comediante britânico Ricky Summers.  Ele não desapontou, contando piadas fortes.

    - O evento de hoje está sendo transmitido no C-SPAN, então, para algumas pessoas que estão assistindo em

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1