Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Estudando Física no Ensino Médio com o Software Tracker
Estudando Física no Ensino Médio com o Software Tracker
Estudando Física no Ensino Médio com o Software Tracker
Ebook139 pages1 hour

Estudando Física no Ensino Médio com o Software Tracker

Rating: 5 out of 5 stars

5/5

()

Read preview

About this ebook

O livro Estudando Física no ensino médio com o software Tracker lança uma luz sobre a possibilidade efetiva de uso de softwares como auxílio no ensino da Física. Esta obra descreve, com alguns detalhes, uma experiência exitosa na formação continuada de professores e aborda vários aspectos que vão desde as Teorias de Aprendizagem até o uso do software Tracker, por meio de um passo a passo. São abordados aspectos referentes às relações entre tecnologia e educação, passando pelas tecnologias disponíveis nas escolas, questões sobre formação de professores, o uso de computadores e softwares, as relações entre o Tracker e o ensino de Física, percepções de professores sobre o uso de softwares no ensino e, especificamente, sobre o uso do Tracker após as oficinas de formação continuada. Ao abordar um tema educacional tão importante e atual, esta obra propõe uma leitura inspiradora e motivadora para todos os docentes que desejam tornar a relação ensino-aprendizagem mais atrativa e significativa aos alunos.
LanguagePortuguês
Release dateNov 10, 2017
ISBN9788547308308
Estudando Física no Ensino Médio com o Software Tracker

Related to Estudando Física no Ensino Médio com o Software Tracker

Related ebooks

Teaching Methods & Materials For You

View More

Related articles

Reviews for Estudando Física no Ensino Médio com o Software Tracker

Rating: 5 out of 5 stars
5/5

1 rating0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Estudando Física no Ensino Médio com o Software Tracker - Joanirse de Lurdes da Rosa Ortiz

    COMITÊ CIENTÍFICO DA COLEÇÃO EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E TRANSDISCIPLINARIDADE

    A meus pais, Jauri e Marleni, que sempre torceram por mim, deram-me incentivo e foram o esteio para a concretização deste sonho; e a minha filha Eduarda, amor da minha vida.

    AGRADECIMENTOS

    Primeiramente, agradecemos a Deus, que nos deu saúde e força para superar as dificuldades.

    Aos nossos pais, que nos ensinaram a lutar por aquilo que queremos e que sempre acreditaram em nossas capacidades.

    Aos nossos familiares, pelo apoio e paciência em todos os momentos que deixamos de partilhar com eles no período de estudo e realização desta obra.

    Aos professores que participaram das pesquisas e formações, contribuindo, assim, para o desenvolvimento deste trabalho.

    E a todos aqueles que, de alguma forma, fizeram parte desta caminhada.

    Muito obrigado!

    PREFÁCIO

    A obra Estudando Física no ensino médio com o Software Tracker, resulta de uma pesquisa realizada no mestrado em Ensino Científico e Tecnológico da URI, câmpus de Santo Ângelo-RS, que tematiza o processo de ensino-aprendizagem mediado pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs).

    Ao longo de seis capítulos, os autores abordam um tema crucial na área do ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias – que é a utilização das TICs como recursos metodológicos, com a finalidade de tornar as aulas mais interativas e a aprendizagem mais significativa. Consoante a crescente acessibilidade às TICs pela expressiva maioria dos cidadãos, e considerando que os estudantes da escola básica caracterizam-se como nativos digitais, a escola, ainda, tem subestimado o valor pedagógico desses recursos educacionais.

    Nas aulas teóricas, expositivas, muitas vezes tendo como referência apenas o livro didático, e que têm sido priorizadas, o estudante mostra-se com pouca motivação para a aprendizagem das Ciências, nomeadamente, da Física – objeto desta pesquisa. Incorporar o uso das TICs nas escolas implica romper com uma visão tradicional e fragmentada de ensino, além de proporcionar aos sujeitos envolvidos a interação com as tecnologias educacionais como recurso no seu processo de aprendizagem significativa. Diante disso, ao contrário do que se poderia pensar, as tecnologias não vieram substituir o professor, mas, antes, promover uma mudança de paradigma educacional, a que se associa, naturalmente, uma alteração das práticas educativas, substituindo a escola centrada no ensino por uma escola centrada nas aprendizagens.

    Nessa direção, realizar uma investigação buscando encontrar alternativas para o enfrentamento desse problema é uma finalidade, além de atual e relevante, imprescindível, se almejamos a melhoria da educação científica dos cidadãos. Destaco a distinção desta publicação para o mestrado profissional em Ensino Científico e Tecnológico. Considerando que essa modalidade de mestrado, segundo o Parecer CNE/CES/ 0079/2002, enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional, pode-se afirmar que o referido curso, por meio desta obra, busca responder a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional em sintonia com as exigências do atual contexto educativo. Além da relevância social, científica e tecnológica de processos de formação, por meio de pesquisas como esta, fica facilitado o necessário estreitamento das relações entre a universidade e a educação básica.

    Uma ótima leitura, provocadora de reflexões, sobretudo aos docentes da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

    Santo Ângelo, outono de 2017.

    Profª Drª Neusa Maria John Scheid

    Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em

    Ensino Científico e Tecnológico

    APRESENTAÇÃO

    A cada ano, aumentam as discussões sobre como o aluno aprende, bem como sobre as formas de ensinar.

    Com a crescente popularização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) tanto no cotidiano das pessoas quanto no cotidiano escolar, urge a necessidade de uso dessas ferramentas no processo educativo, aproximando a escola da realidade dos educandos, pois a utilização de recursos tecnológicos, além de possibilitar novas formas de comunicação, gera novas formas de produzir conhecimento.

    De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs),

    o desenvolvimento das tecnologias da informação permite que a aprendizagem ocorra em diferentes lugares e por diferentes meios[, bem como o desenvolvimento de trabalhos cooperativos e interativos possibilita a] atualização de conhecimentos, a socialização de experiências e a aprendizagem permanente¹.

    Ainda de acordo com os PCNs,

    A tecnologia eletrônica [...] pode ser utilizada para gerar situações de aprendizagem com maior qualidade, ou seja, para criar ambientes de aprendizagem em que a problematização, a atitude reflexiva, atitude crítica, capacidade decisória e autonomia sejam privilegiadas².

    São muitas as possibilidades oferecidas pelas TICs. Além de permitir a interação com diferentes formas

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1