Start Reading

Territorialidades, identidades e marcadores territoriais Kawahib da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau em Rondônia

Ratings:
405 pages5 hours

Summary

A obra com base nos Kawahib -etnias Jupaú e Amondawa - da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau e procura apresentar suas relações de representação de mundo, modos de vida, identidades e territorialidades.
Trata-se de um trabalho que reflete as experiências e vivências de indígenas em seu espaço de ação. A perspectiva desenvolvida foi dentro de uma abordagem cultural, tendo a territorialidade e a identidade como principais referências.
A aprendizagem com os indígenas Kawahib (Jupaú e Amondawa) possibilitou a compreensão de sua cultura, não em sua totalidade, considerando suas complexas e ricas representações de mundo, bem como da relação que estabelecem com as territorialidades, de modo que constroem e vivenciam o que passamos a denominar de "marcadores territoriais", os quais refletem aspectos imateriais e materiais de sua cosmovisão.
A obra não é somente para acadêmicos de Geografia, mas também para aqueles que têm interesse na temática indígena.
De certa forma, também é um reconhecimento das experiências e vivências dos indígenas, os quais procuram valorizar seus saberes e ao mesmo tempo trata-se de um compromisso acadêmico de apresentá-los à sociedade nacional como protagonistas sociais que ainda se encontram em estado de invisibilidade.

Read on the Scribd mobile app

Download the free Scribd mobile app to read anytime, anywhere.