Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Pequeno dicionário de sociologia
Pequeno dicionário de sociologia
Pequeno dicionário de sociologia
Ebook149 pages2 hours

Pequeno dicionário de sociologia

Rating: 5 out of 5 stars

5/5

()

Read preview

About this ebook

Com uma longa experiência docente, Clóvis Pansani constatou a necessidade de colocar nas mãos de alunos e professores um instrumento prático e ágil para auxiliá-los no domínio dos conceitos básicos da sociologia. Elaborou, então, este "pequeno dicionário", uma obra concisa e de grande utilidade, de modo especial no contexto atual em que a sociologia se tornou disciplina obrigatória dos currículos do ensino médio. Publicado no formato de bolso este vocabulário pode ser consultado a qualquer momento, nas mais variadas circunstâncias. Só mesmo alguém com enorme familiaridade com as salas de aula e grande capacidade didática poderia nos brindar com um trabalho como esse, simples, sintético, útil e relevante.
LanguagePortuguês
Release dateMar 1, 2018
ISBN9788574964065
Pequeno dicionário de sociologia

Related to Pequeno dicionário de sociologia

Related ebooks

Social Science For You

View More

Related articles

Reviews for Pequeno dicionário de sociologia

Rating: 5 out of 5 stars
5/5

1 rating0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Pequeno dicionário de sociologia - Clóvis Pansani

    Pansani

    A

    ação conjugada (concerted). comportamento coletivo proveniente de objetivos comuns; reflete, a cada passo, as expectativas de comportamento dos membros do grupo em apreço.

    ação social. de forma ampla, pode ser conceituada como todo esforço organizado, visando alterar as instituições estabelecidas. É a ação organizada e coordenada do homem, com o objetivo de melhorar a vida da comunidade, seja aperfeiçoando as relações sociais já existentes, seja criando novas agências sociais (ver agência social). Exemplo: procurar obter melhores condições de vida para a criança na sociedade ou conseguir melhores salários para os trabalhadores é ação social. De forma particular, é conceituada pelos autores que utilizam a abordagem da ação na análise sociológica da sociedade, sendo que os principais representantes são Max Weber e Talcott Parsons. Para Weber, a ação social seria a conduta humana, pública ou não, a que o agente atribui significado subjetivo; portanto, é uma espécie de conduta que envolve significado para o próprio agente. A ação social (incluindo tolerância ou omissão) orienta-se pelas ações de outras pessoas, as quais podem ser passadas, presentes ou esperadas como futuras. Por sua vez, Parsons tem como ponto de partida a natureza da própria ação: toda ação é dirigida para a consecução de objetivos. Um indivíduo (ator), esforçando-se por atingir determinado objetivo, tem de possuir algumas ideias e informações sobre os objetos que são relevantes para a sua consecução, além de ter alguns sentimentos a respeito deles, no que concerne às suas necessidades; e, finalmente, tem de fazer escolhas. Outro aspecto é a necessidade de possuir certos padrões de avaliação e seleção. Todos esses elementos ou aspectos de motivação e avaliação podem tornar-se sociais por intermédio do processo de interação. Assim, a ação social é vista por Parsons como comportamento que envolve orientação de valor e como conduta padronizada por normas culturais ou códigos sociais (ver códigos). Processo no sistema ator-situação que se reveste de significação (Talcott Parsons).

    acomodação. um processo social com o objetivo de diminuir o conflito entre indivíduos ou grupos, reduzindo ou mesmo encontrando um novo modus vivendi (ver modus vivendi). É um ajustamento formal e externo, aparecendo apenas nos aspectos externos do comportamento, sendo pequena ou nula a mudança interna, relativa a valores, atitudes e significados. Processo social por meio do qual o indivíduo se adapta, se conforma com os padrões de vida da comunidade, com as exigências do meio (27). Exemplo: o indivíduo não gosta de uma determinada moda, mas se acomoda a ela (ver moda).

    aculturação. processo de modificação das culturas de grupos sociais provocado pelo contato, direto ou indireto, prolongado entre grupos sociais de culturas diferentes. Segundo Keesing, modificação de uma cultura por meio de um contato mais ou menos contínuo com outra. Esta modificação pode dar-se pela fusão de culturas diversas, dando origem a uma nova cultura, ou pelo processo social por meio do qual um grupo social assimila determinados traços culturais de outro grupo ou de uma sociedade. Exemplo: os negros africanos, de religião fetichista, vivendo no Brasil, assimilaram inúmeros ritos católicos e os incorporaram ao seu fetichismo (27).

    adaptação. de maneira ampla, significa o ajustamento biológico do ser humano ao ambiente físico em que vive. Pode também ser aplicada à vida em sociedade, que ocasiona o surgimento de certo denominador comum entre os componentes de uma sociedade particular, certo grau de adesão e conformidade às normas estabelecidas, que varia com a margem de liberdade e de autonomia que o meio social permite ao indivíduo.

    agência social. é qualquer órgão da sociedade. Exemplo: a escola, o sindicato, o governo, a imprensa (27).

    agregação. processo de formar grupos demográficos pelo acúmulo de indivíduos por meio da imigração, ou aumento natural, bem como pode denominar o grupo de população assim formado.

    agregados. constituem uma reunião de pessoas frouxamente aglomeradas que, apesar da proximidade física, têm um mínimo de comunicação e de relações sociais. Apresentam as seguintes características: anonimato, não organização, limitado contato social, insignificante modificação no comportamento dos componentes, são territoriais e temporários. Os principais agregados são: manifestações públicas (agregados de pessoas reunidas deliberadamente com determinado objetivo); agregados residenciais (apesar de seus componentes estarem próximos, mantêm-se relativamente estranhos; não há, entre eles, contato e interação e também não possuem organização); agregados funcionais (constituem uma zona territorial onde os indivíduos têm funções específicas); multidões (agregados pacíficos ou tumultuosos de pessoas ocupando determinado espaço físico).

    agressão. ação antissocial praticada por indivíduos ou grupos que causam prejuízo ou temor a outros.

    agrupamentos primários. são caracterizados por uma íntima cooperação e associação face a face. São primários em vários aspectos, principalmente porque são fundamentais na formação da natureza social e nos ideais do indivíduo. O resultado dessa associação íntima é, psicologicamente, certa fusão das individualidades num todo comum, de modo que o próprio ego individual se identifica, pelo menos para vários fins, com a vida e os propósitos comuns ao grupo. Possivelmente a maneira mais simples de descrever essa totalidade consiste em apresentá-la como nós, porque envolve a espécie de simpatia e de identificação mútuas para os quais o nós é a expressão natural (Cooley).

    agrupamentos sociais. englobam os grupos (ver grupos) e os quase grupos: agregados (incluindo as multidões), público e massa (ver agregados, multidão, público e massa).

    ajustamento social. é a integração mais ou menos perfeita do homem ao meio, isto é, a maneira harmônica pela qual reage um indivíduo às excitações do ambiente em que vive. Diz-se que uma pessoa está ajustada quando suas atitudes e seus atos estão de acordo com os da maioria da comunidade (27). Exemplo: um aluno está ajustado à classe quando o seu adiantamento corresponde ao da maioria da turma.

    anarquia. ausência de controle estatal; desordem e confusão causadas por falta de governo. Tipo de organização social preconizada pelo anarquismo (54).

    animismo. crença característica dos primitivos (mas não exclusiva deles) segundo a qual as forças e os seres da Natureza são animados, dotados de alma, de vida. Segundo esta crença, todas as coisas, animadas ou inanimadas, estão dotadas de almas pessoais que nelas residem; é a crença em seres espirituais, isto é, almas, espíritos e espectros. Por exemplo, a mente infantil costuma animar os seus brinquedos. Religião que coloca em toda a Natureza espíritos mais ou menos análogos ao espírito do homem (Challaye).

    anomia. ausência de normas. Aplica-se tanto à sociedade quanto à pessoa: significa estado de desorganização social ou pessoal ocasionado pela ausência ou aparente ausência de normas. Pode significar desmoralização, falta de leis estabelecidas, anarquia.

    anormalidade social. comportamento de um indivíduo ou grupo em desacordo com as normas existentes em uma sociedade (54).

    antinomia. situação em que as normas de um grupo ou sociedade são contraditórias ou opostas entre si.

    antropocentrismo. doutrina que sustenta ser o homem o centro do universo, realidade principal do mundo, a sua razão de ser, e ponto de referência de todos os demais seres (54).

    antropologia. ciência do homem como ser social e animal. Divide-se em antropologia física, antropologia social e antropologia cultural. Pode-se admitir ainda uma antropologia aplicada (54).

    antropologia cultural. estudo da cultura no sentido de comportamento adquirido por aprendizado (Keesing). Estudo dos procedimentos criados pelo homem para enfrentar o seu meio natural e seu ambiente social, bem como dos meios de aprendizado, conservação e transmissão de um corpo de costumes (Herkovits).

    antropomorfismo. é um tipo de pensamento religioso, ou crença, que estende atributos humanos, tanto físicos como psíquicos, à divindade.

    apóstolo. palavra de origem grega que significa enviado. Eram os seguidores diretos de Jesus, enviados para propagar o Cristianismo.

    arbitragem. técnica destinada a terminar conflitos sociais, em que a decisão final do caso, proferida por árbitros, é considerada definitiva pelos contendores (Ogburn e Nimkoff) (48).

    área cultural. é a área que abrange uma determinada região geográfica onde vivem indivíduos de culturas semelhantes. No entender de Keesing, região de cultura comum básica. Exemplo: a área dos seringais, na Amazônia; o bairro negro de Nova York (chamado Harlem) (ver cultura) (27).

    área marginal. espaço social, entre duas ou mais áreas culturais, cuja cultura é mista, formada de elementos das culturas com que confina (29).

    área metropolitana. zona que abrange uma grande cidade, seus subúrbios e comunidades satélites autônomas (54).

    áreas naturais. zonas cujas características, com referência ao tipo e densidade de população, tipo de edifícios, instituições econômicas, tipos sociais, grau de solidariedade do grupo em questão, taxa dos diferentes problemas sociais etc. diferem entre si; são naturais porque resultam de forças naturais atuando inconsciente e muitas vezes mesmo despercebidamente, atraindo para a área elementos semelhantes e repelindo aqueles que não se acomodam facilmente a ela (48).

    aristocracia. sistema político em que o governo é exercido por pessoas da nobreza. Sociedade cujo controle estatal é monopolizado por uma camada social privilegiada (54).

    arqueologia. estudo científico da antiguidade histórica e pré-histórica, por meio dos seus monumentos figurados; estudo sistemático dos restos culturais deixados pelos agrupamentos humanos mais velhos.

    arte política. por oposição à ciência política, diz-se da atividade ou teorização da atividade destinada à conquista e manutenção do poder na sociedade. Foi algo muito desenvolvido pelos sofistas (ver sofistas) na Antiguidade e por Maquiavel no Renascimento (34).

    artesanato. regime de produção em que o produtor é, como diz Cuvillier, proprietário de seus instrumentos de trabalho e de suas matérias-primas, tendo sempre o trabalho caráter mais ou menos familiar (29).

    assimilação. processo social em virtude do qual indivíduos

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1