Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Unavailable
O espírito da terra
Unavailable
O espírito da terra
Unavailable
O espírito da terra
Ebook103 pages1 hour

O espírito da terra

Rating: 0 out of 5 stars

()

Currently unavailable

Currently unavailable

About this ebook

O espírito da terra, primeiro drama da trilogia teatral Lulu, tem um prólogo tal qual um cenário onde os personagens são introduzidos por um "adestrador de animais" como se fossem criaturas de um circo itinerante. A própria Lulu é descrita como aquela que, além de possuir a "forma primordial da mulher", é "o verdadeiro animal, o animal selvagem e bonito".
O espírito da terra estabeleceu um novo padrão para a dramaturgia, influenciando a forma das produções da sua época e, posteriormente, do teatro expressionista. O uso inovador da linguagem, seus temas de eloquência sexual e sensacionalismo de circo e, sobretudo, seu foco no quadro burguês da Alemanha do final do século XIX trabalham juntos na peça para produzir um comentário complexo, às vezes ambivalente, sobre a estrutura social.
Tal como acontece com muitas das obras de Wedekind, a trama parece ser apenas de importância secundária para a interpretação da peça. Desde a sua primeira publicação até hoje, a maioria dos críticos se concentrou na protagonista complexa e misteriosa em suas interpretações de O espírito da terra. O título da peça diz respeito a Fausto, de Goethe, obra na qual o "espírito da terra" encarna as forças infinitamente produtivas da natureza. Assim, Lulu poderia representar os movimentos mais básicos da vida, que na peça de Wedekind claramente têm uma dimensão sexual. Ela parece não retratar uma pessoa real e, muito menos, a onipotente representante de impulsos sexuais cruéis, mas, sim, a tela em que os personagens circundantes projetam suas fantasias. Outra leitura proeminente da peça é a de Karl Kraus em que Lulu, que está à vontade com sua própria sexualidade, expõe a moralidade hipócrita da sociedade.
LanguagePortuguês
Release dateJun 9, 2017
ISBN9788593709012
Unavailable
O espírito da terra
Author

Frank Wedekind

Frank Wedekind (18641918) war ein deutscher Schriftsteller und Theaterautor. Er schrieb zahlreiche oft provokative Theaterstücke, die sich mit Tabuthemen, etwa jugendlicher Sexualität, befassten. Wedekind war auch politischer Aktivist und Verfechter von Frauenrechten und Homosexualität. Seine Stücke werden bis heute aufgeführt.

Related to O espírito da terra

Related ebooks

Art For You

View More

Related articles

Reviews for O espírito da terra

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words