Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Organize sem frescuras
Organize sem frescuras
Organize sem frescuras
Ebook180 pages1 hour

Organize sem frescuras

Rating: 4 out of 5 stars

4/5

()

Read preview

About this ebook

Tudo começou no dia em que a designer de produtos e de interiores Rafaela Oliveira estava atrasada para trabalhar e procurava uma camisa no armário. Depois de muito tempo perdido, a peça foi encontrada bem no fundo de uma prateleira e, ainda por cima, toda amassada. Naquela manhã, ela prometeu nunca mais deixar a bagunça tomar conta de sua vida e, com uma meta de organização e alguns dias de esforço, organizou a casa toda. O resultado foi tão satisfatório que a Rafa decidiu se aprofundar no assunto: leu várias revistas, muitos livros, posts na internet sobre organização e fez um curso para se certificar como personal organizer. E todo esse interesse resultou no blog Organize Sem Frescuras, criado em 2012, e o canal no YouTube de mesmo nome, onde ela conta um pouco de suas experiências com a organização. Agora, neste livro, ela busca ajudar a todos que queiram fazer o mesmo que ela: deixar a casa linda, organizada e a vida muito mais prática!
LanguagePortuguês
Release dateJul 31, 2017
ISBN9788582465011
Organize sem frescuras

Related to Organize sem frescuras

Related ebooks

Home Improvement For You

View More

Related articles

Reviews for Organize sem frescuras

Rating: 3.888888888888889 out of 5 stars
4/5

9 ratings2 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

  • Rating: 5 out of 5 stars
    5/5
    Muito prático, várias técnicas, parabéns! Veja meu site também...

    Acesse: https://swapimoveisriviera.com.br/
  • Rating: 5 out of 5 stars
    5/5
    Bom demais, muito informátivo, prático e com técnicas de aplicação imediata.

Book preview

Organize sem frescuras - Rafaela Oliveira

Organização pessoal

Organização é sinal de praticidade: deixa a casa mais bonita e funcional. Ela também é nossa aliada quando temos pouco tempo. Se nos organizamos, controlamos melhor o tempo em casa, no trabalho e, assim, podemos ter mais qualidade de vida.

Os benefícios da organização

Organizar é...

...aproveitar o melhor dos ambientes. Parece bobagem, mas, com o simples ato de dobrar as roupas de uma forma diferente, você poderá ganhar o dobro de espaço nas gavetas, por exemplo.

...viciante. Depois que conhecemos os benefícios da organização, pensamos duas vezes em deixar um ambiente desorganizado ou deixar uma tarefa para depois.

...um hábito e vira rotina quando você menos espera. Com o tempo, as tarefas de organização e limpeza passam a ser muito mais fáceis, produtivas e divertidas.

... parte de nossa vida financeira. Se você se organiza melhor e planeja seu orçamento, fica mais fácil controlar os gastos e até sobra um dinheirinho extra para você gastar com o que quiser, e por que não realizar um sonho? Organização é tudo!

... ser mais criativo! A organização aguça o nosso lado criativo. Quando vemos tudo em ordem, fica mais fácil pensar e criar alguma ideia ou projeto.

... acreditar que o menos é sempre mais. Ou seja, você aprende a viver com menos. Uma casa pode ser muito bem decorada, mas ela só ficará linda depois de organizada!

Tempo bem aproveitado

Mas, antes de organizar a casa, é preciso colocar a vida em ordem, e isso só é possível com um bom aproveitamento do nosso tempo: ele é muito valioso e, se não soubermos administrá-lo direito, nossa vida pode virar um verdadeiro caos. Se o controlarmos melhor, com certeza irá sobrar tempo para correr atrás dos objetivos, pensar em novos projetos e, claro, ter mais qualidade de vida. E, com apenas cinco dicas simples, dá para aproveitar melhor cada minuto.

1 - Planejamento

Se você planejar o seu dia ou a sua semana, certamente vai ganhar mais tempo livre. Coloque no papel ou no seu aplicativo preferido todas as coisas que tem a fazer, tanto pessoais quanto de trabalho. Comece pelas tarefas prioritárias e estipule um tempo justo para cada uma delas.

2 - Organização

A organização é um hábito que se cria ao longo do tempo: isso significa que ninguém nasce organizado. Há pesquisas que apontam que, para criar novos hábitos, é preciso fazer a mesma tarefa durante 21 dias. Depois disso, ela entrará na nossa rotina de vida. Um exercício básico é arrumar a cama. Experimente arrumar a cama todos os dias durante 21 dias. Além de criar esse excelente hábito, o quarto ficará organizado sempre.

3 - Nas tarefas de casa

Fazer checklist é sempre uma ótima alternativa para aproveitar melhor o tempo nas tarefas de casa. Por exemplo, enquanto cozinha, lave a louça para não acumular bagunça na pia. Enquanto as roupas estiverem na máquina, você pode aproveitar e organizar uma gaveta, limpar dentro do micro-ondas, etc.

4 - Procrastinação

Quem não aproveita o tempo pode procrastinar facilmente, isto é, deixar o que não foi finalizado para outro dia, para outra semana, e assim por diante. Para evitar a procrastinação, divida uma tarefa grande em outras menores. Evite ultrapassar três horas de duração para atividades menores e mantenha essas tarefas bem específicas e detalhadas. Se precisar, anote na sua agenda o que deve ser feito, criando um compromisso.

5 - Aprenda a dizer não

Se você é daqueles que não sabem dizer não, pode acabar se afundando nas tarefas dos outros e, assim, sobra menos tempo para você. Se o pedido não estiver ao seu alcance, ser leal consigo mesmo não faz mal a ninguém. O que realmente faz mal é abraçar o mundo, não dar conta do recado, ficar estressado e sem tempo livre.

Praticando o desapego

Não sabe como e por onde começar a se organizar? A resposta é: foque naquilo que deseja. A organização não muda somente a estética da casa, mas toda a nossa vida. E a primeira etapa para deixar tudo em ordem é desapegar de roupas, objetos e afins. Não existe organização se você não desapega, e isso serve para roupas, objetos, papelada, tralhas, entre outras coisas.

Às vezes, é muito difícil se desfazer de algo, mas pense: você vai realmente usar um dia? É um objeto ou roupa que te faz feliz? Aquela papelada vai fazer falta se não existir mais na sua vida? Se você respondeu não para alguma das perguntas anteriores, talvez seja hora de dar outro rumo para esse item. Remova todas as coisas que não usa e coloque em uma caixa. Etiquete o conteúdo e a data em que o guardou. Se, em seis meses ou, no máximo, em um ano, você não usou o que estava guardado, está na hora de passar para frente.

Caso você tenha uma peça de roupa da qual enjoou ou que não serve mais, a atitude mais comum é guardá-la em um cantinho e acreditar que um dia vai usá-la novamente. Em vez disso, vista a peça e tire uma foto sua com ela. Quando olhar a foto, analise se realmente gosta dela e se vai querer guardá-la. Se demorar muito para decidir, pense no espaço extra que poderá ter no armário sem ela. O que prefere?

Se você está de mudança, esta é a hora perfeita de selecionar o que vai ou o que fica. Pense: vale a pena o esforço de empacotar, transportar, desembalar e instalar esse item na

Enjoying the preview?
Page 1 of 1