Sie sind auf Seite 1von 242

17/12/2010

Bori « Candomblé

Início

Início

About

About

As Ervas

As Ervas

Dicionário

Dicionário

O Candomblé

O Candomblé

Os Orixás

Os Orixás

 
 
Procurar
Procurar

Candomblé

O Mundo dos Orixás

Feeds:

Posts

Comentários

« Dança das Iabás no Xirê (6ª Parte) Sacrifício »

Bori

Maio 26, 2008 por Manuela

(6ª Parte) Sacrifício » Bori Maio 26, 2008 por Manuela Da fusão da palavra Bó, que

Da fusão da palavra Bó, que em Ioruba significa oferenda, com Ori, que quer dizer cabeça, surge o termo Bori, que literalmente traduzido significa “ Oferenda à Cabeça”. Do ponto de vista da interpretação do ritual,

17/12/2010

Bori « Candomblé

pode-se afirmar que o Bori é uma iniciação à religião, na realidade, a grande iniciação, sem a qual nenhum noviço pode passar pelos rituais de raspagem, ou seja, pela iniciação ao sacerdócio. Sendo assim, quem deu Bori é (Iésè órìsà).

Cada pessoa, antes de nascer escolhe o seu Ori, o seu princípio individual, a sua cabeça. Ele revela que cada ser humano é único, tendo escolhido as suas próprias potencialidades. Odú é o caminho pelo qual se chega à plena realização de Orí, portanto não se pode cobiçar as conquistas dos outros. Cada um, como ensina Orunmilá – Ifá, deve ser grande no seu próprio caminho, pois, embora se escolha o Orí antes de nascer na Terra, os caminhos vão sendo traçados ao longo da vida.

Exú, por exemplo, mostra-nos a encruzilhada, ou seja, revela que temos vários caminhos a escolher. Ponderar e escolher a trajectória mais adequada é a tarefa que cabe a cada Orí, por isso, o equilíbrio e a clareza são fundamentais na hora da decisão e é por intermédio do Bori que tudo é adquirido.

Os mais antigos souberam que Ajalá é o Orixá funfun responsável pela criação de Orí. Desta forma, ensinaram-nos que Oxalá deve ser sempre evocado na cerimónia de Bori. Iemanjá é a mãe da individualidade, e por essa razão está directamente relacionada com Orí, sendo imprescindível a sua participação no ritual.

A própria cabeça é a síntese dos caminhos entrecruzados. A individualidade e a iniciação (que são únicas e

acabam, muitas vezes, configurando-se como sinónimos) começam no Orí, que ao mesmo tempo aponta para as quatro direcções.

OJUORI – A TESTA

ICOCO ORI – A NUCA

OPA OTUM – O LADO DIREITO

OPA OSSI – O LADO ESQUERDO

Desta mesma forma, a Terra também é dividida em quatro pontos: norte, sul, este e oeste; o centro é a referencia, logo, todas as pessoas se devem colocar como o centro do mundo, tendo à sua volta os quatro pontos cardeais: os caminhos a escolher e a seguir. A cabeça é uma síntese do mundo, com todas as possibilidades e contradições. Em África, Orí é considerado um Deus, aliás, o primeiro que deve ser cultuado, mas é também, juntamente com o sopro da vida (emi) e o organismo (ese), um conceito fundamental para compreender os rituais relacionados com a vida, como o Axexê (asesé). Nota-se a importância destes elementos, sobretudo o Orí, pelos Orikis com que são invocados.

O Bori prepara a cabeça para que o Orixá se possa manifestar plenamente. Entre as oferendas que são feitas

ao Orí algumas merecem menção especial.

É o caso da galinha de Angola, chamada Etun ou Konkém no Candomblé; ela é o maior símbolo de

individualização e representa a própria iniciação. A Etun é adoxu (adosú), ou seja, é feita nos mistérios do Orixá. Ela já nasce com Exú, por isso se relaciona com o começo e com o fim, com a vida e a morte, por isso está no Bori e no Axexê.

O peixe representa as potencialidades, pois a imensidão do oceano é a sua casa e a liberdade o seu próprio

caminho. As comidas brancas, principalmente os grãos, evocam fertilidade e fartura. Flores, que aguardam a

germinação, e frutas, os produtos da flor germinada, simbolizam a fartura e a riqueza.

17/12/2010

Bori « Candomblé

O pombo branco é o maior símbolo do poder criador, portanto não pode faltar. A noz cola, isto é, o obi é sempre o primeiro alimento oferecido a Ori; é a boa semente que se planta e se espera que dê bons frutos.

Todos os elementos que constituem a oferenda à cabeça exprimem desejos comuns a todas as pessoas: paz, tranquilidade, saúde, prosperidade, riqueza, boa sorte, amor, longevidade, mas cabe ao Orí de cada um eleger as prioridades e, uma vez cultuado como deve ser, proporciona-as aos seus filhos.

Nunca se esqueça: Orixá começa com Orí.

Share this:

4 Votes

StumbleUpon

Digg

Reddit

Na categoria Bori, Candomblé | Tagged Bori, Candomblé | 855 Comentários

Gosto

Be the first to like this post.

855 Respostas

1. em Maio 27, 2008 às 4:55 pm

this post. 855 Respostas 1. em Maio 27, 2008 às 4:55 pm jadyleila Oliveira Desde muito

jadyleila Oliveira

Desde muito nova estou envolvida com este mundo fascinante, mas aqui não encontrei um terreiro de candomblé que pudesse frequentar e o que fiz minha iniciação acabou há anos o babalorixá até já morreu por isso estou feliz em parabenizar os criadores desta páginamas pois é através dela que eu contumo tirar minhas duvidas e visitando os videos mato a saldade.

2. em Julho 10, 2008 às 7:01 pm

Helenaos videos mato a saldade. 2. em Julho 10, 2008 às 7:01 pm Em um borí,

Em um borí, ou seja dentro da sopeira alem de ter os buzios as moedas tambem tem que ter um otá? Gostaria de saber se é uma regra ter um otá ou não. Desde já agradeço a oportunidade de tirar algumas duvidas.

3. em Julho 10, 2008 às 9:35 pm

de tirar algumas duvidas. 3. em Julho 10, 2008 às 9:35 pm nelson souza Helena boa

nelson souza

Helena boa tarde, não responder a certas perguntras poderia parecer descaso com a pessoa e não é esse o objetivo. Porém tem coisas que não podemos responder por que exporíamos certos fundamentos restritos às Casas e aos iniciados, espero que nos compreenda. Tomege

4. em Julho 19, 2008 às 2:15 am

espero que nos compreenda. Tomege 4. em Julho 19, 2008 às 2:15 am Beatriz ocandomble.wordpress.com/…/bori/ 3/242

Beatriz

17/12/2010

Bori « Candomblé

Gostaria de esclarecer uma dúvida, qd o Orixá pede a nossa cabeça, ou seja, para que seja raspada, se eu não estiver preparada devo aceitar mesmo assim, ou devo seguir minha intuição, fazer o que minha alma tem vontade e o que ela me pede. Desde já agradeço sua resposta.

5. em Julho 21, 2008 às 12:54 pm

nelson souzaagradeço sua resposta. 5. em Julho 21, 2008 às 12:54 pm Beatriz no Candomblé, a liberdade

Beatriz no Candomblé, a liberdade de escolha é sagrada, vc decide quando deve entrar e quando deve sair, se quer isso ou aquilo, vc decide. Mas cremos que quando um Orixá te chama Ele sabe se vc está preparada e se é o tempo certo, mas não confunda seus medos e dúvidas com sua voz interior, avalie com cuidado e isenção este passo, saiba que se vc decidir não fazer a iniciação sua vida não vai mudar para pior ou melhor, mas vc também não vai vivenciar o que, para mim, é uma das mais lindas experiencias religiosas. Procure outros jogos e confirme. Também será de grande ajuda ler e estudar sobre a religião. Tomege.

6. em Julho 29, 2008 às 12:51 pm

Leonardoa religião. Tomege. 6. em Julho 29, 2008 às 12:51 pm Gostaria de esclarecer uma dúvida.

Gostaria de esclarecer uma dúvida. Eu iniciei com o ori. Meu pai de santo disse que sou de oxalá, me informado que eu já estou mais que casado com ele vamos assim dizer. Minha dúvida é a seguinte, em conversa com a oxum, uma vez que ela vem na minha irmã, ela me informou que eu não precisaria fazer um outro trabalho para oxalá. Quando eu perguntei para ela porque, ela não entrou em muitos detalhes me informando que não podia falar se não poderia ser chamada atenção por ele. Logo após isso eu falei para ela que iria na festa de oxalá para conversar com ele. Porém ela me informou o seguinte. Quem sabe vc não fala por ele? ou seja eu entendi que eu chegaria um tempo que oxalá viria em mim. O que vcs acham disso. Estou com dúvidas, uma vez que sou novo no candomblé, e a minha irmã não quer que eu fale para o pai de santo que oxum vem nela.

7. em Julho 29, 2008 às 2:14 pm

nelson souzasanto que oxum vem nela. 7. em Julho 29, 2008 às 2:14 pm Leonardo bom dia,

Leonardo bom dia, em geral os Orixás no Candomblé só falam depois de muitos anos de iniciação, e não dão “consulta” como parece que foi o caso. Quando há grande necessidade deste tipo de comunicação ela poderá ser feita atravez do Erê, que trará o recado do Orixá. Porém o mais comun é o jogo de búsios. Isto está confuso, por que sua irmã quer guardar este segredo? busque mais informação com seu zelador. Tomege.

8. em Agosto 4, 2008 às 2:18 am

Douglascom seu zelador. Tomege. 8. em Agosto 4, 2008 às 2:18 am Olá bao noite, gostaria

Olá bao noite, gostaria de tirar uma duvida sobre o meu ori, pois uma pessoa jogou os buzios para mim para identificar qual o meu orixá de cabeça, e o mesmo me disse que eu estava com guerra de santo; pois existe 5 orixás brigando por minha cabeça, gostaria de saber o que devo fazer para que

17/12/2010

Bori « Candomblé

isso acabe e defina logo qual o meu orixá? existe alguma erva para acalmar o ori? algum banho? pois não encontrei ainda ninguem para realizar o meu borí.

9.

em Agosto 10, 2008 às 8:58 pm

9. em Agosto 10, 2008 às 8:58 pm CRISTINA

CRISTINA

motumbá

Oi

td bem ,eu sai de um borí agora no sabado e meu marido entrou logo após eu sair porque não é

permitido fazer certos rituais com homens ou o proprio marido e eu bolei no santo e ele tbem teve a manifestação de seu orixá OXALÁ e minha dieta não foi passada por escrito, então estou só

comendo o que comi no bóri.E ele chegou e falou que pode comer umas coisas que eu não comeria p/ não quebrar o bori e queria saber se cada um tem sua dieta. e como todos sabem Abian não pode ficar perguntando e muito menos questionando a sua Yalorixá, mas queria só saber como é a dieta do bori certinho p/ não quebrar se puder me ajudar te agradeço

10.

em Agosto 11, 2008 às 2:24 am

10. em Agosto 11, 2008 às 2:24 am Manuela

Manuela

Boa noite Cristina, Todos temos uma dieta em comum no final da iniciação, durante o período de resguardo, que é preciso observar, e para além disso, dependendo do orixá ou orixás de cada pessoa, haverão ainda alguns itens que não serão permitidos durante esse período, e haverá ainda alguns alimentos, que você não mais deverá comer na sua vida, uma vez iniciada para evitar as quizilas. Se você não tem a sua dieta por escrito, e não tem a certeza do que pode e não pode comer, é melhor que você pergunte mesmo à sua Mãe no Santo, sem ter medo de perguntar, pois é bem mais importante que você não faça coisas erradas que coloquem em causa a sua iniciação e os preceitos a observar. Uma coisa é você colocar as suas dúvidas ou questões, outra coisa é você desrespeitar a sua Mãe no Santo ou os Orixás. Axé!

11.

em Agosto 11, 2008 às 2:33 am

11. em Agosto 11, 2008 às 2:33 am Manuela

Manuela

Boa noite Douglas, Essa situação acontece com muitas pessoas, e a melhor forma de apaziguar essa situação é fazendo

um Bori. Atenção que fazer Bori não é o mesmo que fazer a sua iniciação. O Bori é feito precisamente para apaziguar e refrescar a cabeça e normalmente é de grande ajuda para essas situaçãos. O Bori também não o vincula com nenhuma casa nem com nenhum Orixá, embora os orixás nele invocados sejam os orixás “Fun-Fun” (orixás de branco) como Oxalá, mas você não ficará vinculado de forma alguma, eles apenas lhe trarão alguma paz e ajudarão a definir as coisas na sua cabeça.

O seu orixá, seja ele qual for, pode até só ser revelado quando você fizer a iniciação, mas com o Bori,

pode ser que ele se venha a revelar antes.

Axé!

17/12/2010

Bori « Candomblé

12. em Agosto 20, 2008 às 1:56 am

Regina MarinhoBori « Candomblé 12. em Agosto 20, 2008 às 1:56 am Eu fui com minha filha

Eu fui com minha filha pela 1º vez a um terreiro de Candomblé, eu fiz um ebo e ela fez um ebo, depois um obi, para apaziguar a oxum dela, ficamos para assistir a uma saida de ogum, obrigação de sete anos, quando cantou para oxum ela bolou, fiquei em pânico chorei muito, pegaram ela apresentaram a casa,depois levaram para o ronco,logo depois ela voltou, no final cataram para oxalá (eu acho porque não entendo nada) ela bolou de novo, fizeram a mesma coisa . Agora o pai de Santo falou para ela fazer um bori.

O procedimento e esse?

13. em Agosto 20, 2008 às 1:35 pm

Nelson SouzaO procedimento e esse? 13. em Agosto 20, 2008 às 1:35 pm Regina bom dia, uma

Regina bom dia, uma vez que a pessoa bola, isso é sinal que a pessoa necessita “desenvolver-se” por tanto é correto que se faça neste momento um bori. Não fique em pânico, se sua filha e vc gostam do Candomblé esse bori será motivo de grande orgulho e felicidade para vcs. Tomege.

14. em Setembro 16, 2008 às 4:56 pm

Maykonpara vcs. Tomege. 14. em Setembro 16, 2008 às 4:56 pm D. Regina primeiramente gostaria de

D. Regina primeiramente gostaria de parabenlizá-la pelo sitie , e por sanar as dúvidas que “transbordam” essa religião simplismente MARAVILHOSA. D. Regina estou com problemas e gostaria de uma opinião da senhora.

Estou frequentando uma casa de Candomblé de dijina angolana e meu Santo está cobrando-me muito a Feitoria de Santo. Tal fato que faz 24 dias que não durmo às noites, está me dando surtos alérgicos nas horas grandes (abertas) , repentinos brancos e desmaios , além de eu estar “vivendo” com água e abadô somente , durante 14 dias . Já emagreci 5 kg esta semana , estou parecendo uma “múmia”. No momento foi me recomendado um bori para apaziguar meu Santo (Omulu).

A questão é que minha Mãe-de-Santo fica “enrrolando” para levar-me para a realização do Bori.

Além do que ela e o filho dela (desculpe da palavra mas é um charlatão) quer fazer um “ebózinho” ,segundo ele, ou um deburú para resolver o probleminha , com o maior sinismo. Estou muito preocupado , já bolei uma vez. Gostaria de saber uma opinião da senhora .

E se a senhora pudesse me responder no que consiste fazer um Bori?

Muito obrigado D. Regina e espero anciosamente resposta.

15. em Setembro 16, 2008 às 4:59 pm

Maykonresposta. 15. em Setembro 16, 2008 às 4:59 pm Desculpe , eu pensei que a moderadora

Desculpe , eu pensei que a moderadora deste sitie fosse somente a D. Regina mas me enganei ,

17/12/2010

Bori « Candomblé

portanto quem puder ou souber responder-me este tópico acima eu agradeço muitíssimo.

16. em Setembro 16, 2008 às 5:21 pm

Manuelamuitíssimo. 16. em Setembro 16, 2008 às 5:21 pm Boa tarde Maykon, De facto não existe

Boa tarde Maykon,

De facto não existe nenhuma moderadora deste site com o nome Regina. Moderadores aqui, só

mesmo eu (Manuela) e o Nelson

Regina. Moderadores aqui, só mesmo eu (Manuela) e o Nelson . Sobre a sua questão, fica

.

Sobre a sua questão, fica meio difícil falar, pois tem aí diversas coisas distintas. Em primeiro lugar, gostaria de entender porque razão você está fazendo essa dieta? Não entendo e creio mesmo que isso lhe estará causando em grande parte esse mal-estar que você sente. Não estou com isto a dizer que não possa haver outro tipo de razões para alguns dos sintomas de que você falou, mas gostaria que primeiro você nos dissesse o porquê dessa dieta. A partir daí poderá ser mais fácil perceber o que se passa e tentar lhe ajudar. Volte com essa informação que lhe peço. Axé!

17. em Setembro 16, 2008 às 5:59 pm

Maykonque lhe peço. Axé! 17. em Setembro 16, 2008 às 5:59 pm Olá Manuela primeiramente muito

Olá Manuela primeiramente muito obrigado por atender minha dúvida.

Eu estou passando só com água e algumas frutas, pois minha fome simplismente desapareceu, não é uma dieta que estou fazendo, de maneira nenhuma , nunca fiz dieta.

Vou lhe explicar. Nunca fui de me alimentar muito, mas nunca fiquei assim sem apetite nenhuma como agora.

Escrevi errado ,(desculpas) quanto ao me alimentar de água e pipoca , é o contrário , eu sempre adorei pipoca, mas ultimamente, nem na boca posso por mais senão eu encho de feridas.

Estou tomando remédios para abrir apetite, tranquilizantes , remédios e mais remédios , mas de nada adianta.

Não é um problema material eu sinto que é meu Orixá, até mesmo muitos zeladores de Santo que me encontram , dizem para eu tomar muito cuidado, pois meu santo quer Feitoria.

E como minha Mãe-de-Santo não tem rancó , ela leva os filhos dela para fazer deitadas , boris , etc. no Pai-de-Santo dela , mas a mim ela não quer levar, pois segundo ela diz , ela está muito atarefada.

Estou definhando aos poucos D. Manuela e sinceramente não sei o que fazer. ela acalenta meu Santo , já deu Deburu , mas melhoro 1 semana e depois volta tudo na mesma.

Asé Bòbò e muito obrigado.

17/12/2010

Bori « Candomblé

18. em Setembro 17, 2008 às 9:40 pm

Bori « Candomblé 18. em Setembro 17, 2008 às 9:40 pm josilane no bori o babalorixa

josilane

no bori o babalorixa faz ou nao o axe no filho de santo e qual a oferenda existe sacrificio na coroa do filho de santo tem que fazer batismo nas aguas ,levar agua no cemiterio,na mata

19. em Setembro 26, 2008 às 3:16 pm

Mariana Barrosno cemiterio,na mata 19. em Setembro 26, 2008 às 3:16 pm Olá bom dia! gostaria de

Olá bom dia! gostaria de saber,pq quando eu bebo eu fico diferente bem solta e alguns dizem que

mais bonita falo coisas da vida das pessoas que sao verdades revelo ate sonho que tiveram e q so elas

sabem,vejo oq estou fazendo mas muitas vezes nao sei o pq estou fazendo

de ter feito

ah

coisas q tb nao lembro

oq

será isso? alguma entidade ou apenas intuiçao?

20. em Setembro 26, 2008 às 6:49 pm

ou apenas intuiçao? 20. em Setembro 26, 2008 às 6:49 pm boa tarde nelso quando fui

boa tarde nelso

quando

fui fazer um bori

pq

virginia

tive que comer um ori de quatro pontas

21. em Setembro 27, 2008 às 1:31 am

ori de quatro pontas 21. em Setembro 27, 2008 às 1:31 am Nelson Souza Virginia boa

Nelson Souza

Virginia boa noite,no ritual do Bori se utiliza um fruto chamado Obi, não confunda com Ori que significa “cabeça”. Bori é a junção das palavras Bó que significa comida e Ori que significa cabeça = alimentar a cabeça ou dar de comer a cabeça. Neste ritual se utiliza pequenos pedaços de Obi com a função de purificar ou dar mais força ao corpo, são pedacinhos mesmo, o que fizeram contigo é totalmente desnecessário e pode inclusive causar mau estar estomacal. Tomege do Ogum.

22. em Setembro 28, 2008 às 7:09 am

Olá,

Tomege do Ogum. 22. em Setembro 28, 2008 às 7:09 am Olá, karen nina Ainda hoje,

karen nina

Ainda hoje, mais cedo, comentei pela primeira vez em seu blog, maravilhada com a qualidade e integridade com que respondem e postam. Não sei se é fácil responder a minha primeira pergunta, pois o que tenho é uma fala, que me foi dita em iorubá e que nem mesmo quem me disse, soube interpretar. Se houver algum erro na escrita, me perdoem:

Motumba Moletum Otê(é ou è). Essa “fala” surgiu para o meu interlocutor em meio a uma conversa nossa sobre a minha necessidade e urgência de fazer um Bori. Se puderem me ajudar a traduzir, ficarei imensamente grata.

Abraços

17/12/2010

Bori « Candomblé

23. em Setembro 28, 2008 às 11:37 am

Bori « Candomblé 23. em Setembro 28, 2008 às 11:37 am vania nasci em 18/12/1985 as

vania

nasci em 18/12/1985 as 13;30 da tarde qual e meu santo de cabeça se puder me responder desde ja obrigado

24. em Setembro 28, 2008 às 11:49 am

Manueladesde ja obrigado 24. em Setembro 28, 2008 às 11:49 am Olá Maykon, Desculpe ter tardado

Olá Maykon, Desculpe ter tardado em lhe responder, mas aqui vai então a minha opinião.

Não é um assunto fácil, pois sem ter conhecimento real da situação fica meio difícil, mas, no seu caso

eu procuraria uma outra casa.

Esse argumento da zeladora de que não faz o seu santo porque está muito atarefada não é aceitável. Um zelador ou zeladora não pode ter esse tipo de descaso em relação aos seus filhos ou às pessoas que estão dando os primeiros passos na religião na sua casa. Isso não é a atitude de um bom pai ou de uma boa mãe. E se existem outras razões para ela não avançar com a sua feitura, então ela deverá explicar, dentro do possível, para que você entenda. Essa questão das pipocas de que você fala, pode ser quizila de Omolu. Isso acontece com os filhos desse Orixá. A mim por exemplo me acontece com pipocas e com ananás ou com abacaxi. Espero ter ajudado e que você se encontre melhor. Axé!

25. em Setembro 28, 2008 às 11:57 am

melhor. Axé! 25. em Setembro 28, 2008 às 11:57 am Manuela Olá Josilane, Não posso te

Manuela

Olá Josilane, Não posso te dizer aqui o preceito de feitura pois algumas coisas não podem ser divulgadas para fora do roncó, mas essas coisas de que você fala não precedem no candomblé. Baptismo nas águas, levar água em cemitério e nas matas não tem nada que ver com esse ritual.

O

Bori é um ritual dedicado à vida ao nascimento e abertura de caminhos de luz, de forma que, jamais

se

misturaria cemitério (que é o lugar dos mortos) com o Ori (a cabeça, coroa da pessoa). No

candomblé também não existe baptismo e não conheço nenhum ritual que envolva o Ori no candomblé que consista também em levar água na mata. Minha cara, eu não sei que casa é essa que você frequenta, mas se essa casa se afirma de Candomblé, então cuidado, porque isso é pura marmotagem. Axé!

26. em Setembro 28, 2008 às 12:01 pm

marmotagem. Axé! 26. em Setembro 28, 2008 às 12:01 pm Manuela Olá Vania, Essa resposta só

Manuela

Olá Vania, Essa resposta só lhe poderá ser dada num jogo de búzios. Não é possível conhecer o seu Orixá através da sua data de nascimento nem numa consulta online. Isso é para os signos em geral, como o

17/12/2010

Bori « Candomblé

zodíaco por exemplo. Procure uma boa casa e faça uma consulta. Axé!

27. em Setembro 28, 2008 às 12:42 pm

Manuelauma consulta. Axé! 27. em Setembro 28, 2008 às 12:42 pm Olá Karen Nina, O Yorubá

Olá Karen Nina,

O Yorubá é uma língua riquíssima, mas complexa, pois pequenas diferenças de entoação, resultam em

significados completamente distintos. Vejamos então se te consigo ajudar, com base nas palavras que você escreveu. Motumbá em yorubá significa um pedido de bênção a Olorum, e a todos os orixás. Moletum ou Moletom é um tipo de tecido à base de algodão, algo parecido com o tecido dos jeans

dos nossos dias.

Já a palavra Ote, consoante a forma que seja escrita pode ganhar significados completamente

diferentes, como por exemplo na expressão “Ote kwana”, quer dizer ” há muito que não te via”. Não

quer dizer exactamente “eu”, mas essa seria uma tradução aproximada. Não sei se isto te ajuda, dentro do contexto da conversa que teve.

Axé

28. em Setembro 28, 2008 às 5:23 pm

karen ninaque teve. Axé 28. em Setembro 28, 2008 às 5:23 pm Obrigada, Manuela. Moletum é então

Obrigada, Manuela. Moletum é então um tipo de tecido, em iorubá, é algo utilizado nos rituais? Não entendi ao certo se as tres palavras juntas ganhariam algum significado, como vestir algo em reverência? Seria algo assim?

Outra vez, obrigada.

29. em Setembro 30, 2008 às 12:44 pm

Mari guebOutra vez, obrigada. 29. em Setembro 30, 2008 às 12:44 pm Bom diaa!!Quando é preciso fazer

Bom diaa!!Quando é preciso fazer um bori?eu posso fazer pq eu quero ou tem um tempo especifico? raspa a cabeça? por favor se puderem me tirar as duvidas desde já agradeço!

30. em Setembro 30, 2008 às 2:01 pm

Nelson Souzadesde já agradeço! 30. em Setembro 30, 2008 às 2:01 pm Mari Gueb bom dia esta

Mari Gueb bom dia esta pergunta vale para o post Yemonjá também. Vc é iniciada? Tomege do Ogum

17/12/2010

Bori « Candomblé

31. em Outubro 1, 2008 às 12:30 pm

Bori « Candomblé 31. em Outubro 1, 2008 às 12:30 pm Mari gueb Bom dia,Nao nao

Mari gueb

Bom dia,Nao nao sou iniciada

por isso quero saber

32. em Outubro 1, 2008 às 3:47 pm

por isso quero saber 32. em Outubro 1, 2008 às 3:47 pm Nelson Souza Mari Gueb

Nelson Souza

Mari Gueb bom dia, minha pergunta está ligada ao que podemos ou não falar para uma pessoa não iniciada por que poderia causar mais confusão do que esclarecimento. Sobre o Bori. Ele tem uma função ritual muito importante por exemplo antes da iniciação de uma pessoa para fortalecer a cabeça durante o período de reclusão. Mas em geral e normalmente ele é feito para acalmar e centrar a pessoa, é uma espécie de calmante espiritual, mas deve ser feito somente com a recomendação e sob a orientação de uma pessoa que realmente entenda do assunto. Por tanto ele não deve ser feito somente pelo seu desejo. Nesta cerimônia não se raspa a cabeça. A periodicidade depende da Casa e da necessidade de cada pessoa. Tomege do Ogum

33. em Outubro 1, 2008 às 7:54 pm

Obrigada Tomege de Ogum

Mari gueb33. em Outubro 1, 2008 às 7:54 pm Obrigada Tomege de Ogum 34. em Outubro 2,

34. em Outubro 2, 2008 às 12:22 am

dieggode Ogum Mari gueb 34. em Outubro 2, 2008 às 12:22 am queria tirar algumas duvidas,tive

queria tirar algumas duvidas,tive que fazer o bori para saber meu santo,era pra eu ter feito o santo mais tenho um pouco de receio porque nao me sinto seguro nas casas que fui,esse queria saber se quando faz o bori bola no santo por que comigo nao aconteceu

35. em Outubro 2, 2008 às 12:45 am

comigo nao aconteceu 35. em Outubro 2, 2008 às 12:45 am dieggo oi mae manuela acabei

dieggo

oi mae manuela acabei de fazer perguntas a sra.e nao coloquei o seu nome

36. em Outubro 2, 2008 às 2:18 am

nao coloquei o seu nome 36. em Outubro 2, 2008 às 2:18 am Manuela Olá Diego,

Manuela

Olá Diego, Em primeiro lugar quero esclarecer que eu não sou Mãe no Santo. Sou apenas uma simples iniciada. Com relação à sua dúvida, às vezes é preciso mesmo um Bori para apaziguar as coisas para que se possa depois saber qual é o orixá que rege a pessoa, quanto a isso tudo bem. Quanto ao bolar no

17/12/2010

Bori « Candomblé

santo, durante o Bori isso não deve mesmo acontecer, e nem devem ser criadas condições para que isso aconteça. O intuito do Bori é essencialmente o de trazer paz, tranquilidade e apaziguamento, não o de despertar energias fortes. Como disse antes, pode ser necessário fazer o Bori, mas não é para que o santo se revele descendo durante esse ritual. A própria natureza do Bori não é vinculativa, e nele são invocados os orixás fun-fun (de branco), entre eles Oxalá, mas isso não quer dizer que oxalá vai ficar dono da sua cabeça, ele vai sim trazer paz para a pessoa. Axé!

37. em Outubro 3, 2008 às 12:49 am

para a pessoa. Axé! 37. em Outubro 3, 2008 às 12:49 am dieggo bom manuela e

dieggo

bom manuela e que aqui em curitiba em todas as casas que ja fui sempre me deram ogun ai que conheci um pai de santo que veio de SP e depois do bori falou que eu era de ode fiquei assustado com a novidade sera…

38. em Outubro 3, 2008 às 1:40 am

com a novidade sera… 38. em Outubro 3, 2008 às 1:40 am Manuela Diego, Essa resposta

Manuela

Diego, Essa resposta deve ser dada e confirmada no jogo. E não esqueça também que Ogum e Odé andam sempre muito próximos e portanto não deve estranhar que os dois se manifestem. Se você chegar a ser iniciado, na nação Ketu, ao assentar por exemplo Ogum como dono do seu ori, Odé deverá também ser assente, e a inversa também é verdade. Eles são irmãos e têm fundamento juntos que é preciso respeitar, no entanto, é necessário estabelecer correctamente qual deles está na frente para fazer tudo certo, e isso só é possível através do jogo de búzios. Axé!

39. em Outubro 3, 2008 às 10:33 pm

Jussarajogo de búzios. Axé! 39. em Outubro 3, 2008 às 10:33 pm Ola, Fiz uma pergunta

Ola, Fiz uma pergunta ontem, mas não consegui localizar em que parte do site eu a fiz. Li muitos textos ontem, daí a confusão.Vocês encaminham a resposta para o e-mail ? Obrigada. Jussara

40. em Outubro 3, 2008 às 11:07 pm

? Obrigada. Jussara 40. em Outubro 3, 2008 às 11:07 pm Manuela Olá Jussara, A sua

Manuela

Olá Jussara, A sua pergunta e a resposta, que foi dada pelo Nelson, estão em “O ritual da iniciação no Candomblé”. Axé!

17/12/2010

Bori « Candomblé

41. em Outubro 4, 2008 às 7:55 pm

Bori « Candomblé 41. em Outubro 4, 2008 às 7:55 pm franciane Olá,gostaria de saber algumas

franciane

Olá,gostaria de saber algumas coisas.Não sou iniciada,mas conheço um pouco a religião,dizem que eu não preciso fazer santo,mais se algum dia quizer fazer… acho muito bonita a religião pois tem muitos fundamentos tenho um pouco de receio,acho que não estou preparada,estou na umbanda me desenvolvendo.O que acontece de pessoas que entram no candomblé,e depois se arrependem,é possível largar tudo e sair fora… como fica a situação dessa…Pergunto isso porque meu marido já era pra ter feito santo,já algum tempo e ele fica se enrolando,pois toda casa que vamos falam a mesma coisa…e as coisas pra ele não estão boas até o emprego perdeu,será que tem a ver esse negócio de santo pra ele porque tudo é difícil pra ele,ele está desanimado com tudo até da religião,ele fez bori pra acalmar um pouco as coisas,mais até parece que piorou perdeu emprego e não está conseguindo nada,eu não sei mais o que falar pra ele estamos confusos com tudo….

42. em Outubro 5, 2008 às 12:12 am

Nelson Souzaconfusos com tudo…. 42. em Outubro 5, 2008 às 12:12 am Franciane boa noite, o Candomblé

Franciane boa noite, o Candomblé que nós (eu e Manuela) cultuamos e divulgamos não prega o medo, a troca de favores, o bem x o mau, e essas coisas. Claro que sei que existe essa idéia formada e é muito comun os zeladores amedrontarem os filhos dizendo que se saírem de suas casas de santo eles serão catigados, perderão os empregos, e até a vida, é triste mas isso existe sim, infelizmente, no nosso meio. O Cancdomblé é uma religião de liberdade, onde a pessoa fica por amor ao Orixá em primeiro lugar, não há por que pensar que o afastamento da religião será motivo de perdas e de castigos, Orixá está cima disso. Pelo menos o Ogum e a Nanã que eu conheço. Mas é verdade também que o mercado de trabalho está difícil e competitivo, eu também enfrento dificuldades diárias no meu emprego, e não é só porque sou de Ogum que eu estou lá ainda, é por que eu tenho empenho, determinação, jogo de cintura, enfrento desafios, conduso minha equipe para frente, e vou a luta todos os dias, é claro que meu Pai me ajuda, mas se eu não fizer por onde……o bicho me pega. Não estou dizendo que seu marido não tem essas qualidades ou que eu sou “Ô Cara” não é isso, é uma constatação de que muitas pessoas se deixam levar pelo comodismo, pelo conforto da situação no trabalho e não percebem que as coisas estão mudando a sua volta e eles estão sendo avaliados o tempo todo. Que as coisas mudam e vc precisa evoluir sempre. Acho que não estaria aqui a esta hora da noite de um sabado falando isso para vc se não acreditasse muito neste Orixá, na força que cada um tem de fazer as coisas mudarem ao seu favor, dereverter os problemas e de não se entregarem, de lutarem até conseguirem o que querem. E isso é claro que me move para frente. Minha religião e meu contato direto e permanente com ela me incentiva e acalma e me dá força. Acho que a religião é importante na vida e mais importante é ter vontade de realizar coisas, o que falta as vezes é esta força que o Orixá pode te dar por que vc está disponível para receber, por que vc está em sintonia contigo e com o mundo. Candomblé ou Umbanda para mim é isso. Tomege do Ogum

43. em Outubro 5, 2008 às 12:29 am

franciane e dieggoisso. Tomege do Ogum 43. em Outubro 5, 2008 às 12:29 am Bom mestre eu sei

Bom mestre eu sei tudo isso so o que me falta e achar aqui em ctba alguem que leve a religiao a serio e por esse e outros motivos que estou desanimado e muita falta de respeito voce achar que seu pai ou

17/12/2010

Bori « Candomblé

mae de santo sao pessoas que possam confiar ai quando chega a ora de voce se entregar ao orixa ficam de palhacada eu acho que se quiser fazer o santo vou ter que sair de ctba me eu queria saber de onde vcs sao se tem como trocar telefones queria saber a casa do santo aonde fica sei la aqui em ctba e foda.

44. em Outubro 5, 2008 às 12:31 am

aqui em ctba e foda. 44. em Outubro 5, 2008 às 12:31 am franciane e dieggo

franciane e dieggo

estou na espera por alguma ajuda e logico se puder …

45. em Outubro 5, 2008 às 12:54 am

Nelson Souzae logico se puder … 45. em Outubro 5, 2008 às 12:54 am Franciane boa noite

Franciane boa noite vi seu retorno e vou pedir que a Manuela não publique na íntegra por que no finalzinho tem um palavrão, sei que é um modo de falar e não nos ofendeu em nada, mas não é conveniente. Não sou puritano mas no blog não fica bem.

Nada é por acaso. visite o blog da Brenda Maria http://www.oscaprichosdemaria.blogspot.com/ la tem um e-mail dela, entre em contato que ela poderá te dar dicas de Casas em Curitiba, ela edita um jornal chamado Kinazambi. Tenho certeza de que vcs encontraram ajuda com ela. Tomege do Ogum.

46. em Outubro 5, 2008 às 1:01 am

ela. Tomege do Ogum. 46. em Outubro 5, 2008 às 1:01 am franciane e dieggo porra

franciane e dieggo

porra irmao brigadao pela força vou entrar em contato com a dica que vc deu

47. em Outubro 14, 2008 às 2:57 am

com a dica que vc deu 47. em Outubro 14, 2008 às 2:57 am maria Boa

maria

Boa Noite, Continuo tentando achar uma casa aonde posso confiar,e não consigo. Pois todos os lugares falam que tenho cobrança de santo, e que preciso fazer feitura.Pois Não sei em quem acreditar…. cada hora falam um orixá diferente no meu jogo. Será que é tão difícil assim. Pode me orientar.

Agradeço desde já a sua atenção.

48. em Outubro 14, 2008 às 3:03 am

Desculpe eu de novo.

48. em Outubro 14, 2008 às 3:03 am Desculpe eu de novo. maria Eu sou RJ,

maria

Eu sou RJ, será que pode me indicar um local sério?

17/12/2010

Bori « Candomblé

49. em Outubro 14, 2008 às 2:04 pm

Bori « Candomblé 49. em Outubro 14, 2008 às 2:04 pm Nelson Souza Maria bom dia,

Nelson Souza

Maria bom dia, eu reluto muito em indicar Casas de Orixá, mas está caada vez mais difícil não indicar, então vou perder o medo, procure o site do zelador Sergio Cigano ou Ciganus no google. Ele tem um trabalho muito serio e respeitoso. Também o zelador Bira de Xangô. Eu ainda me sinto meio estranho indicando as pessoas por que cada caso é um caso diferente, mas nestes eu confio. Tomege do Ogum

50. em Outubro 27, 2008 às 1:31 pm

Leticia aprenizconfio. Tomege do Ogum 50. em Outubro 27, 2008 às 1:31 pm Bom dia! Sou ekedi

Bom dia! Sou ekedi estou na kza a um ano e vou tomar meu primeiro Bori. Gostaria de saber de vc (por favor) quantos dias dura o primeiro bori? Quando se repete o bori?? O que não se pode comer? Ou melhor, o que se pode comer? Meu pai de santo disse que são coisas que nós não precisamos saber ou que já deveriamos saber. Mas pra não errar e quebrar o preceito eu gostaria mto que vc me respondesse por favor. Um abraço

51. em Outubro 27, 2008 às 1:39 pm

por favor. Um abraço 51. em Outubro 27, 2008 às 1:39 pm Jady de Matamba Oi

Jady de Matamba

Oi nelsom, oi Manuela! Espero que vcs estejam bem! Gostaria de aproveitar a pregunta da Letícia e pegar um embalo. Tbm sou Ekedi, estou no terreiro há quase um ano e ainda não tomei um Bori. Eu sinto essa necessidade… Devo aguardar a hora que meu Pai -de-santo julgar necessario ou devo questionar? Há, tbm gostaria de uma sujestão de como vou montar meu santo pq ainda não fiz um ”corte” pra minha mãe por não te-la montada. Muito axé!!! Obrigada!

52. em Outubro 27, 2008 às 4:11 pm

axé!!! Obrigada! 52. em Outubro 27, 2008 às 4:11 pm Nelson Souza Jady de Matamba, boa

Nelson Souza

Jady de Matamba, boa tarde vc estava sumida, sentimos sua falta. Sobre o bori, o ideal é que vc tome bori a cada ano sim por que vc lida diretamente com as energias dos Orixás e dos filhos e isso causa um desgaste grande, por isso é bem certo o que vc deseja, mas vá com calma, vc é nova na Casa e Oyá (Matamba) tem a mania de ventar forte demais, faça pouco vento, uma brisa e vá conduzindo as coisas, é questionar sem questionar direto, entende? coisas de Oxum (Dandalunda) rsrs. Tomege do Ogum

17/12/2010

Bori « Candomblé

53. em Outubro 27, 2008 às 9:24 pm

oi pessoal

54. em Outubro 27, 2008 às 9:33 pm

Eduardoàs 9:24 pm oi pessoal 54. em Outubro 27, 2008 às 9:33 pm Eduardo Bem,queria q

Eduardopm oi pessoal 54. em Outubro 27, 2008 às 9:33 pm Eduardo Bem,queria q todos me

Bem,queria q todos me ajudassem…nunca tinha ido num terreiro,ontem(26/10/08)fui a 1º vez,bem,tudo estava muito lindo,as danças,as incorporações…até o mmomento q começam a tocar p/ Oxossi…bem,me deu uma tontura,tremedeira e assustado sair correndo

…meu amigo foi até mim,eu lhe contei tudo,ele ficou rindo…voltei p/ o terreiro e meu corpo parecia anestesiado.

sou aluno da UFRPE,faço curso de humanas,sempre fui cristão católico,porém,tinha curiosidade de conhecer outras religiões,o fato,foi q da primeira vez eu ja fui sentindo essas coisas…o que vocês me dizem?

nunca tive problemas com lugar fechado,até pq vivo em boate,show…aquela sensação não foi normal…inclusive havia uma menina do meu lado com o mesmo sintoma,no entanto,ela só fazia chorar…

me ajudem estou confuso.

55. em Outubro 28, 2008 às 1:41 am

Jady de Matambaajudem estou confuso. 55. em Outubro 28, 2008 às 1:41 am Boa noite querido Nelsom! Que

Boa noite querido Nelsom! Que bom saber que vc sentiu minha falta! Fico muito feliz em saber que no candomblé existem pessoas maravilhosas como vc e a Manoela. Pessoas que se disponibilizam a tirar dúvidas e esclarecer situações. Enquanto exitem tantos ipocritas que só fazem cometer equivocos.Pessoas que dedicam parte do seu tempo pra passar ou trocar conhecimentos (acredito que as nossas dúvidas te fazem buscar e aprender muito tbm). Mesmo sabendo das críticas, preconceitos, demandas, ofensas e vários outros problemas que vc acaba se sujeitando, não se deixa abater… vc passa por cima com garra, força, determinação e ética. Vc sabe como usar as palavras certas nas perguntas ”erradas” (rsrsrsrs) Vc tem postura até quando é criticado. Muito obrigda por vc existir! Que bom Iansã ter colocado vc em meu caminho! Muito axé!!!!! BjSSSSSSSS

17/12/2010

Bori « Candomblé

56. em Outubro 28, 2008 às 1:58 am

Bori « Candomblé 56. em Outubro 28, 2008 às 1:58 am Nelson Souza Eduardo boa noite

Nelson Souza

Eduardo boa noite só posso te pedir que leia o quanto puder sobre Candomblé por que do Orixá vc sabe que é, não tem dúvida certo? Tem um texto meu onde eu falo sobre a forma como vejo o início da vida reliosa no Candomblé, ele está na barra lateral em Autores Nelson, click lá e procure por “Sou Filho de Orixa” dê uma lida e veja se te ajuda. Tomege do Ogum

57. em Outubro 28, 2008 às 2:03 am

Nelson Souzaajuda. Tomege do Ogum 57. em Outubro 28, 2008 às 2:03 am Jady boa noite de

Jady boa noite de vez em quando eu comento com a Manuela o quanto é gratificante este “trabalho” para todos nós, acho que nós aprendemos mais com vcs do vcs conosco. Tomege do Ogum Jady apesar de ser de Ogum e Yemonjá, foi uma Iansã que me criou, então essa ligação só me faz feliz.

58. em Outubro 30, 2008 às 7:18 pm

só me faz feliz. 58. em Outubro 30, 2008 às 7:18 pm luzia Eu não sabia

luzia

Eu não sabia aonde fazer essa pergunta.Mas graças a DEUS achei.Sou de umbanda,a uns 13 feita(coroada)com xango e nanã.Minha mãe de santo faleceu,fui em uma casa para retirada da mão.Fiz,e mãe de santo disse que fui feita errado,que não combinavam,ela jogou e disse que sou de iemanjá (velha) porisso confundiram.Agora tenho que fazer um bori de assentamento meu e um na minha filha caçula que tbm é de iemanjá e está equizilada, trazendo problemas de saúde para ela.Seu Nelson, pelo amor de DEUS não sei o que fazer!Fiquei mais confusa e ainda envolveu minha menina.SEnhor pode me ajudar?Me mostre uma luz.Desde já lhe agradeço, fique com DEUS

59. em Outubro 30, 2008 às 11:50 pm

fique com DEUS 59. em Outubro 30, 2008 às 11:50 pm Nelson Souza Luzia vc foi

Nelson Souza

Luzia vc foi a uma Casa de Candomblé fazer o que? vc foi feita em Umbanda e lá esta combinação é aceita e vc está feita certa diante da Umbanda, então para que misturar as coisas? No Candomblé realmente Nanãnão aceita com facilidade ou quase nunca ser a segunda de outro Orixa, mas isso é Candomblé e seus fundamentos, em Umbanda não existe isso, continue com seu conhecimento e seu trabalho acho que vc terá mais êxito. Este assunto me parece que a zeladora quer que vc faça mais que a tal retira da mão da sua falecida mãe. Não existe bori de assentamento, o envolvimento de sua filha pode parecer grave, masi provavelmente foi só para te precionar a fazer mais coisas que o necessário, te sugiro procurar uma pessoa honesta. Tomege do Ogum

60. em Outubro 31, 2008 às 2:39 am

uma pessoa honesta. Tomege do Ogum 60. em Outubro 31, 2008 às 2:39 am Thais ocandomble.wordpress.com/…/bori/

Thais

17/12/2010

Bori « Candomblé

Bom dia! Eu gostaria que vcs me dissesem a diferença em ser Ekedi e ser Ekedi de cargo cantado. Como é ter um cargo? Qual a diferença de ser Ekedi do Pai-de-santo, de entidade ou de santo? Me respondam por favor… Estou muito aflita! Obrigada.

Eu gostaria mto de uma resposta!

61. em Outubro 31, 2008 às 12:58 pm

mto de uma resposta! 61. em Outubro 31, 2008 às 12:58 pm Nelson Souza Thais bom

Nelson Souza

Thais bom dia eu nunca houvi esta frase “Ekedji de cargo cantado” mas deve se referir a cerimônia de apresentação pública da nova Ekedji (a saída), quando o Ogã canta umas determinadas contigas dando o cargo ou confirmando o cargo da Ekedji. Ekedji é ligada a Orixá e só a Orixá, Ekedji de pai de santo é o mesmo que copeira pessoal de do pai de santo, uma Ekedji não deve nunca aceitar este tipo de submissão. É claro que o zelador terá sempre um tratamenteo diferenciado mas não aceite nunca que isso se transforme em empregada pessoal, os zeladores que agem desta forma são pessoas frustradas que precisam deste tipo de vassalagem, não aceite isso, vc tem um cargo importante e deve ser digna dele.

Ter um cargo é ser responsável e cumpridora dos seus direitos e deveres, Ekedji é respeitada como uma mãe e deve se portar desta forma, orientando e apoiando os filhos. Tomege do Ogum

62. em Novembro 2, 2008 às 11:01 pm

Olá Nelsom,

Boa noite!

em Novembro 2, 2008 às 11:01 pm Olá Nelsom, Boa noite! Leticia Eu gostaria de saber

Leticia

Eu gostaria de saber Qual é o fuxico que a Jady fez pra ser tão merecedora da sua atenção! (kkkkkkkkkk) Estou desesperada querendo saber da sua opiniaõ sobre Bori. Eu li o artigo inteiro, mas algumas dvidas ainda persistem, por favor me fale o que for possivel ser dito Sou ekedi estou na kza a um ano e vou tomar meu primeiro Bori. Gostaria de saber de vc (por favor) quantos dias dura o primeiro bori? Quando se repete o bori?? O que não se pode comer? Ou melhor, o que se pode comer? Meu pai de santo disse que são coisas que nós não precisamos saber ou que já deveriamos saber. Mas pra não errar e quebrar o preceito eu gostaria mto que vc me respondesse por favor.

(Eu sei que vc deve estar ansioso com as coisas do casóri, mas quebra essa vai?) Um abraço

17/12/2010

Bori « Candomblé

63. em Novembro 2, 2008 às 11:44 pm

Bori « Candomblé 63. em Novembro 2, 2008 às 11:44 pm Nelson Souza Letícia Apreniz boa

Nelson Souza

Letícia Apreniz boa noite, vc é de quem mesmo? rsrsrs Ah é de Matamba rsrsrs. Ciumeeenta! rsrsrsrs gosto muito de pessoas com bom humor. Sua benção Ekedji.

Estou te respondendo antes da publicação da sua nova pergunta, com a Jady eu não faço viu?

Letícia a evolução de uma Ekedji e um Ogã seguem os mesmos passos. Eles são apontados, depois são suspensos (são postos numa cadeira e apresentados a comunidade como Ekedji ou Ogã) e depois são confirmados.

O Bori como vc leu é uma das únicas cerimônias feitas para a pessoa e não tem participação direta de

Orixá, apesar de muitos fazerem esta confusão e acharem que no Bori tem ter manifestação de Orixá.

O Bori é para acalmar, para centrar, para dar equilíbrio a pessoa.

Quanto a periodicidade, ela depende um pouco da função de cada pessoa no Axé/Casa. As pessoas como vc que tem função de liderança, que lidam constantemente com as energias dos Orixás e dos

seus filhos devem repetir o Bori de ano em ano para reequelibrar sua próprias energias.

A duração desta cerimônia é de 24 horas, mas o ideal seria de 03 dias, mas sabemos que muitas

vezes os afazeres da pessoa não permite, mas havendo esta possibilidade o ideal seria cumprir 03 dias de repouso.

Como em qualquer obrigação há um período de resguardo que no Bori é de 07 dias. As comidas que devem ser evitadas são as que seu Orixa/Inkise a proibe e também as comidas que são interdição da Casa. No seu caso abóbora nem pensar, carne de carneiro idem, Mocotó idem (esses por conta de Matamba). Banana dàgua nem amarrada (por conta de Exú). Peixe de pele (por conta de Kaiá/Yemonjá). O restante dos alimentos vc deve provar e se der problema de rejeição vc saberá que não pode comer. Essa questão de alimentos é um pouco complicada por que algumas Casas proíbem umas frutas e outras Casas não as proíbem,mas há um consenso sobre não se comer abacaxi, tangerina, manga espada (filho de Ogum). Acho que é só isso que eu lembro. Mas do que eu estava falando mesmo rsrsrsrsr, Tomege do Ogum

64. em Novembro 4, 2008 às 1:40 pm

Tomege do Ogum 64. em Novembro 4, 2008 às 1:40 pm Leticia aprendiz Olá nelsom! Na

Leticia aprendiz

Olá nelsom! Na verdade eu sou prima dessa figura Letícia. (Na minha familia só tem Oyá). Mas, noooossa, vc respondeu a Letícia usando quase duas telas cheias de palavras. Eu até tenho todas as nossas conversas em uma pasta, mas nem uma chega a ser tão grande. E ela ainda tem coragem de dizer que vc me dá mais atenção? Ela merece um coro (rsrsrs). Mas voltando a falar sobre aquele assunto de irmãos no mesmo axé, a mesma regra vale quando ekedi e ogan são da mesma kza? E Ekedi e seu filho de santo ?

Boas férias! Há quanto tempo vc vai ficar fora? Se der tempo, venha fazer uma visitinha no Blog!!!

Bjs

17/12/2010

Bori « Candomblé

65. em Novembro 4, 2008 às 11:16 pm

Bori « Candomblé 65. em Novembro 4, 2008 às 11:16 pm Jady de matamba Tomege, boa

Jady de matamba

Tomege, boa noite! Agô, esse comentário acima é meu e não de entrusa da Letícía. Nós usamos o mesmo computador e como fica arquivado o e-mail do ultimo comentario, nem persebi que eatava em nome dela… bjs!!!!

66. em Novembro 5, 2008 às 1:00 am

Nelson Souzanome dela… bjs!!!! 66. em Novembro 5, 2008 às 1:00 am Jady de Matamba vcs poderiam

Jady de Matamba vcs poderiam me ajudar postando caa uma com nomezinho diferente???? rsrsrsr.

Boa noite, quando o assunto é relacionamento entre pessoas de uma mesma Casa a regra é que não

se toca em nada do outro, principalmente nas comidas dos Orixás e oferendas.

Essa questão de Ekedji e Ogã ou Ekedji e um filho da Casa, não há impedimento nesta relação.

Porém se a Ekedji foi madrinha do Yaô ou mesmo tenha participado ativamente na feitura do Yaô o melhor é que um dos dois saia da Casa por qu neste caso se considera uma quebra de hierarquia. Tomege do Ogum Vou ficar fora até início de janeiro. Na rede…. só secando esmalte minha rainha…. só vendo o

tempo…

descançando…

Uma Bahianidade.

67. em Novembro 5, 2008 às 9:31 pm

Jady de matambaUma Bahianidade. 67. em Novembro 5, 2008 às 9:31 pm Boa noite Tomege Do Ogum! Vc

Boa noite Tomege Do Ogum! Vc pode me falar sobre ”O casamento no Candomble”????? Quem faz o casório? Se for o zelador, ele vira no santo? Como se veste a noiva? No seu caso que é girante, vc vira no santo ao se casar? Outros Orixás participam? Existem resas de casamento? Existem canções?

O seu casamento vai ser filmado?

(A ultima eu juro!!)

*Se for possivel, vc pode me mandar a filmagem ou fotos do seu casamento via e-mail??? (Na verdade eu queria mesmo uma flor do buque) mas… poder assistir um pouco da sua felicidade já vai etar de bom tamanho… Rsrsrsrs

Axé!!!!!!!!!!!

17/12/2010

Bori « Candomblé

68. em Novembro 6, 2008 às 12:32 am

Nelson SouzaBori « Candomblé 68. em Novembro 6, 2008 às 12:32 am Jady de Matamba boa noite

Jady de Matamba boa noite como vc já é de casa posso ser mais intímo e te relevar segredos. Eu não tenho idéia do que vai aconteçer, entregamos nossos Oris nas mãos da Yá e ela é que sabe o que vai fazer, nós só podemos é confiar. Mas logo após o casório eu te conto como foi. Mando fotos e filmagem, e um pedacinho de bolo virtual rsrsrsrs. Falando sério agora, só sabemos que será o mais tradicional possível com todos vestidos a carater (afro), só sabemos isso, Tomege do Ogum

69. em Novembro 6, 2008 às 12:04 pm

Jady de matambaisso, Tomege do Ogum 69. em Novembro 6, 2008 às 12:04 pm Puxa vida Tomege do

Puxa vida Tomege do Ogum, deve ser mesmo lindo… Estarei então torcendo por essa cerimonia tão especial!

Deixo aki meus sinceros votos de felicidades!!!!!! Axé!

70. em Novembro 9, 2008 às 7:46 pm

Olá Manuela,

AbibAxé! 70. em Novembro 9, 2008 às 7:46 pm Olá Manuela, saiu no jogo que devo

saiu no jogo que devo fazer um bori. Gostaria de saber:

-depois de fazer o bori preciso fazer o santo? posso esperar por uma tempo? quanto?

-o material que é resultado do bori(não sei os nomes, a garrafinha e o pote) posso levar para minha casa ou deve ficar na casa de Candomblé? -quanto tempo dura este ritual?

muito obrigado.

71. em Novembro 9, 2008 às 8:32 pm

Manuelamuito obrigado. 71. em Novembro 9, 2008 às 8:32 pm Olá Abib, mais uma vez, O

Olá Abib, mais uma vez,

O bori não é um ritual vinculativo. Você tal como muitas outras pessoas parecem confundir Bori com

Iniciação e isso são coisas bem diferentes. O Bori é feito para apaziguar a cabeça da pessoa, para trazer paz e tranquilidade e ajudar no discernimento. Do bori você não vai trazer nada para casa, apenas uma guia branca que você passará a usar e que se relaciona com todos os orixás Fun-Fun (os

que usam branco como Oxalá e Iemanjá), mas também não cria nenhum vínculo com estes orixás. O Bori pode ser considerado um primeiro passo na religião, mas não implica necessáriamente que você venha a ser iniciado.

17/12/2010

Bori « Candomblé

Quanto à iniciação, você só deverá fazer quando se sentir realmente preparado para isso e consciente de que esse é o passo que você quer dar. Sei que muitas vezes há a tentação por parte dos zeladores de tentarem apressar esse processo, mas será com indicação do orixá e com o seu preparo que você deve avançar. Não existe nenhum tempo limite a respeitar quanto a isso. O tempo de realização do Bori deverá ser de 2-3 dias, não mais. Creio que depende também da casa. Aqui, para fazer o Bori, normalmente tentamos conciliar para que a pessoa entre na 6ª feira à tarde e saia no Domingo. Axé!

72. em Novembro 11, 2008 às 9:29 pm

no Domingo. Axé! 72. em Novembro 11, 2008 às 9:29 pm léticia aprendiz Oi! Boa noite!

léticia aprendiz

Oi! Boa noite! Eu gostaria de saber de vc Nelsom qual é o fundamento de (abrir cura). Pra vc é como um batismo? Quanto tempo é necessario estar dentro da casa pra fazer esse ritual? Axé!

73. em Novembro 12, 2008 às 2:30 am

Manuelaesse ritual? Axé! 73. em Novembro 12, 2008 às 2:30 am Olá Leticia, Se você procurar

Olá Leticia, Se você procurar na barra lateral, no menu Categorias, em Iniciação, você encontra o post sobre as Kuras de Fecho do Corpo. Creio que lá você encontra as respostas que procura. E não, não é como um baptismo, é um procedimento que faz parte do ritual de iniciação e que tem como principal objectivo a protecção do iniciado. Axé!

74. em Novembro 15, 2008 às 5:14 pm

do iniciado. Axé! 74. em Novembro 15, 2008 às 5:14 pm Jady de Matamba boa tarde

Jady de Matamba

boa tarde Tomege! Como estou triste ! Estou tão decepcionada com a crueldade humana que tenho vontade de largar o candomblé. Entrou uma ekedi pra kza e a mesma é namorada do ogaã, ela não tem postura , não tem ética, não sabe se comportar, parece que só está na casa pra vigiar o namorado. Em todo o tempo eu a suportei e nunca dei ouvido as provocações dela. Mas meu erro foi esse, Chegou a tal ponto que me fez explodir e eu saí como ruim da história. Ela virou o jogo a seu favor e depois se fez de vitima. Meu pai-de-santo que sempre me achou equilibrada, educada, disse que se decepcionou com minha reação. Ela veio falar de roupas, que estava sempre bem vestida … Eu gritei com ela, disse que candomblé nõa era desfile de modas, que ela deveria se informar mais e se livrar dessa ignorancia, q

17/12/2010

Bori « Candomblé

75. em Novembro 15, 2008 às 5:21 pm

Bori « Candomblé 75. em Novembro 15, 2008 às 5:21 pm Jady de Matamba Que ela

Jady de Matamba

Que ela não era melhor que ninguem. ela chorou, se fez de vítima. depois meu pai veio achar que só por esse simples comentario que ela fez, eu fiquei chateada. Disse tbm que se eu não mudar meu comportamento, não me vai querer na casa. Em nome de não levar fuxicos e indacas pra casa, eu aceitei muito disaforos calada. Eu poderia jurar pra vc, que eu sou a atacada sempre, todos sabem… Mas porque meu pai não consegue ver? Meu coração está sangrando estou me sentindo injustiçada. Se vc tivesse em meu lugar sairia da casa? Me de um conselho.

Axé!

76. em Novembro 17, 2008 às 1:10 am

Manuelade um conselho. Axé! 76. em Novembro 17, 2008 às 1:10 am Oi tudo bem? Gostaria

Oi tudo bem?

Gostaria de parabenizalos por esse espaço maravilhoso! Qual é a diferença entre ketu, angola, bate folhas e bato casange? Se dandalunda é Oxum, Lembá é Oxalá e inkose é ogum. Quem são Oyá e Oxosse?

Obrigada!

Na minha cabeça está uma verdadeira barafunda.

Um abraço.

77. em Novembro 17, 2008 às 1:57 am

Um abraço. 77. em Novembro 17, 2008 às 1:57 am Manuela Olá Jady de Matamba, O

Manuela

Olá Jady de Matamba,

O Tomege poderá ainda dar uma palavra para voc~e sobre esse assunto, mas em minha opinião, você

não deve sair da casa por esse motivo. Não deixe que o mau comportamento dos outros influencie o

seu, em suma, continue como até aqui, deixando os fuxicos e as tricas para os outros. Se esse comportamento é tão habitual assim por parte dessa sua irmã, naturalmente, mais cedo ou mais tarde

as coisas vão aflorar. A verdade é como o azeite, como dizemos por aqui, fica sempre por cima!

Sei que não será uma situação fácil para você, mas no caso, a única coisa que eu lhe aconselho a fazer é ter uma conversa com o seu zelador, começar por pedir desculpa pela forma como você “explodiu”

demonstrando assim o seu respeito por ele e pela casa, e dentro do possível, fazer com que ele entenda a razão porque chegou a esse ponto, não em jeito de fuxico, mas com coisas e razões concretas.

A sua fé e a sua dedicação aos orixás não podem ser jogadas fora desse jeito por causa de fuxicos,

ok? O mesmo em relação ao seu trabalho e à sua dedicação a essa casa! Às vezes somos postos à prova na vida com coisas bem banais, e nesses momentos especialmente, não podemos perder a perspectiva e a importância das coisas.

Axé!

17/12/2010

Bori « Candomblé

78. em Novembro 17, 2008 às 2:04 am

Bori « Candomblé 78. em Novembro 17, 2008 às 2:04 am Manuela Olá Manú! Acho que

Manuela

Olá Manú! Acho que é a primeira vez que aqui vem alguma minha homónima! Obrigada pelas suas palavras sobre este blog, ficamos muito felizes cada vez que alguém considera útil e importante o nosso trabalho, dá-nos ainda mais alento para continuar. Com relação às suas questões, aconselharia a que você leia os posts sobre as Nações do Candomblé; dê uma olhada na barra lateral, no menu Categorias que você encontra. Com relação aos orixás, o melhor mesmo é não fazer “sincretismo” entre Nações do Candomblé, pois embora alguns possam ser vistos ou entendidos como correspondentes de outros, nas diversas Nações, em realidade não são o mesmo. Fazer isso só cria confusão mesmo. Já é mau suficiente lidar com o sincretismo estabelecido entre os orixás do Candomblé e os santos católicos, mas para isso existiu uma razão histórica que você pode também entender, se der uma olhada nos posts existentes sobre o sincretismo. Leia esses textos e depois coloque as questões que permanecerem por esclarecer, ok? Axé!

as questões que permanecerem por esclarecer, ok? Axé! 79. em Novembro 18, 2008 às 2:45 am

79. em Novembro 18, 2008 às 2:45 am

neuzaesclarecer, ok? Axé! 79. em Novembro 18, 2008 às 2:45 am Olá, Gostaria de uma orientação:

Olá, Gostaria de uma orientação: há alguns meses fui à uma casa de Candomblé, onde a mãe-de-santo joga búzios, através dos odús, e foram feitas quatro trabalhos , um deles para yorossum, onde a quartinha com o obi ficou no quarto de santo do barracão. Não frequento a casa regularmente, mas passados três meses, joguei novamente e ela me disse para cuidar do meu “ori”, levar água, vela e canjica, o que eu fiz mas disse que a quartinha deveria ficar lá, pois a minha cabeça estaria mais protegida. É correto esse procedimento ou eu deveria estar cuidando na minha casa? Abraços e desde já grata pela orientação

80. em Novembro 18, 2008 às 3:38 am

pela orientação 80. em Novembro 18, 2008 às 3:38 am rosely ola manuela boa noite, fiz

rosely

ola manuela boa noite, fiz meu bori, a um ano, no jogo de buzios foi confirmado que so filha de insa e iemanja(insa Oinra) tenho frequentado o centro, mas desde junho numa roda de caboclo, comecei a passar mal, depois na feijoada de ogum tambem náo consegui ficar ate o final, mes passado passei muito mal por que fiquei tres meses afastada fiquei com muito medo, eu tenho muito medo da incorporacao, cobranca de santo estas coisas, nao me vejo preparada pra religiao no momento, acho muito lindo admiro muito a religiao, mas o medo e muito grande nao consigo me controlar, minha mae disse que meu santo sentiu saudades da casa, ate por que estava com um barco recolhido no eu deveria estar mas por medo nao fui nem na saida do santo, estive com minha mae de santo e pedi pra sair , ela disse que eu poderia trazer meu carrego pra casa e quando me sentir mal, devo colocar esse carrego, mas me desculpa eu ando com muito medo, parece que a qualquer momento vou virar no santo, sou uma pessoa muito sensitiva, tenho sonhado tambem com mentor espiritual cardesista,sabe esta tudo muito confuso pra mim, quando passei mal uma entidade desceu me disse que era quizila de

17/12/2010

Bori « Candomblé

egun, Ah! deixa eu te explicar fiz o buri por extrema necessidade, pois haviam feito um trabalho muito pesado em cima de mim, perdi meu emprego e a pessoa que mais amava e apesar de nao estarmos mais juntos eramos amigos, esta amizade causou tudo isto na minha vida

náo sei o que fazer estou muito confusa me ajuda se puder

muito axe

81. em Novembro 18, 2008 às 3:42 am

se puder muito axe 81. em Novembro 18, 2008 às 3:42 am rosely AH! me esqueci

rosely

AH! me esqueci de dizer quando fiz o bori, fui suspensa no cargo de Ekedi, mas mesmo assim tenho medo meu carrego e de Ekedi e meu fio de contas de iamnja que admiro demais

82. em Novembro 18, 2008 às 2:18 pm

Nelson Souzaque admiro demais 82. em Novembro 18, 2008 às 2:18 pm Neuza bom dia é mormal

Neuza bom dia é mormal que as coisas fiquem no Barracão sim, até por que é o melhor local. Mas isso não quer dizer que vc terá algum vínculo com a Casa ou com a Zeladora, fique tranquila. A zeladora vai sempre cuidar para que omelhor seja feito para vc. Tomege do Ogum

83. em Novembro 18, 2008 às 2:23 pm

vc. Tomege do Ogum 83. em Novembro 18, 2008 às 2:23 pm Nelson Souza Rosely bom

Nelson Souza

Rosely bom dia,pelo seu texto vc não é Ekedji, vc roda mesmo. Mas a decisão de ir ou não para a religião é sua e vc não pode ser influenciada ou intimidada por nada ou ninguém. Se vc não deseja participar é uma decisão sua e ponto final, mas não tenha medo da incorporação, te peço que leia um exto meu chamado “sou filho de Orixá” está em Autores Nelson, é só procurar dentro da caixa. Depois voltaremos a conversar ok? Tomege do Ogum

84. em Novembro 18, 2008 às 10:33 pm

ok? Tomege do Ogum 84. em Novembro 18, 2008 às 10:33 pm nadja maria de souza

nadja maria de souza santiago

gostaria de saber qual é meu orixá de cabeça? bjos

85. em Novembro 19, 2008 às 2:25 am

de cabeça? bjos 85. em Novembro 19, 2008 às 2:25 am rosely manuela, sei que devo

rosely

manuela, sei que devo me afastar, mas o que faco com o que tenho meu carrego, meu fio , náo serei cobrada ou ficar passando mal, ate porque tenho filho que nao entende nada disso ja pensei ate em ir pra igreja, no momento sou catolica mas com tanta confusao e medo nao sei o que fazer

17/12/2010

Bori « Candomblé

abracos

86. em Novembro 19, 2008 às 2:16 pm

Nelson Souza« Candomblé abracos 86. em Novembro 19, 2008 às 2:16 pm Rosely bom dia, vc não

Rosely bom dia, vc não pode ficar neste sofrimento, pensando que a religião é uma coisa demoníaca, que vai acabar com sua vida, que vai prejudicar seu filho e marido, que vc vai ser cobrada. Vc ainda não está preparada? tudo bem saia de cabeça erguida e pronto, nada de mau vai te aconteçer que já não esteja em seu caminho para acontecer mesmo, mas se vc pensar que tudo que te acontecer daqui por diante é reflexo deste tempo que passou no candomblé, de certo vc vai parar numa Universal falando mau da religião. Por isso é elhor vc seguir seu caminho e ser feliz no que vc deseja e conheçe para vc como religião. Peça a zeladora para despachar suas coisas e tudo bem. Tomege do Ogum

87. em Novembro 20, 2008 às 12:58 am

Jady de Matambabem. Tomege do Ogum 87. em Novembro 20, 2008 às 12:58 am Boa noite Manuela! Nada

Boa noite Manuela! Nada com um dia após o outro! Estou muito bem agora. As coisas tomaram seu proprio rumo e a verdade sempre vem a tona!

Manuela, muito obrigada pelas suas palavras de insentivo e carinho! Queria que vcs soubesem que são muito imporantes pra mim. Já faz parte do meu ”bom dia”poder contar com o maravilhoso trabalho de vcs para expressar opinioes, expor ideias, buscar informações, pedir sugestoes e até desabafar nos momentos chatos. Kd dia que passa o trabalho tem sido mais exelente e objetivo. Obrigada de coração! Agora, (cá pra nos!!!) onde será estão os pensamentos nosso amigo Nelsom que me deixou abandonada? (kkkkkkkkkkk) Ele ainda não está de ferias hen!? Um forte abraço a vcs dois!!

88. em Novembro 20, 2008 às 4:05 pm

Nelson Souzaabraço a vcs dois!! 88. em Novembro 20, 2008 às 4:05 pm Jady de Matamba bom

Jady de Matamba bom dia, eu não te abandonei nada rsrsr eu não falei mas foi de propósito, a Manuela já tinha falado tudo o que eu queria te falar, então fui cuidar do casamento rsrssrs. Vc sabia que todo furacão tem uma zona chamada de “olho do furacão” onde praticamente não tem vento? Pois é, eu já te falei que vc venta forte demais, desta vez a calmaria veio rápido mas esse comportamento, um dia, pode se reverter contra vc, então aprenda a regular seu vento, sei que vc desejava por as coisas em ordem, e colocou. Eu adimiro em vc esta paixão, mas levante menos poeira, vente menos menina. Gostamos muito de vc, ah e da Letícia também, senão ela fica com ciúmes e reclama. Tomege do Ogum

89. em Novembro 24, 2008 às 12:09 pm

Adrianacom ciúmes e reclama. Tomege do Ogum 89. em Novembro 24, 2008 às 12:09 pm ocandomble.wordpress.com/…/bori/

17/12/2010

Bori « Candomblé

Bom Dia Nelson Souza

Em primeiro lugar parabéns pelo site, além de esclarecer muitas dúvidas ele é grande proveito. Estou um pouco confusa e insegura e resistente, comecei a conhecer orixás através de centro de umbanda do qual participei da Gira por alguns meses e através de livros…. Atualmente o meu zelador espitirtual, do qual admiro, confio, principalmente porque ele nunca me força a nada, através dos jogos de buzios disse que preciso fazer um bori…

Um abraço elena…

90. em Novembro 24, 2008 às 1:38 pm

Nelson,

Adrianaelena… 90. em Novembro 24, 2008 às 1:38 pm … Nelson, sem dizer que estou com

sem dizer que estou com problemas de memória, está relacionado com bori

um abraço elena

91. em Novembro 26, 2008 às 10:57 am

Maikonum abraço elena 91. em Novembro 26, 2008 às 10:57 am Fui iniciado no muxigongo e

Fui iniciado no muxigongo e o meu tateto me deu a dijina de Oxoiessanambake barodé. Podem me traduzi.Ficarei eternamente grato.

92. em Novembro 27, 2008 às 12:30 am

Jaquelineeternamente grato. 92. em Novembro 27, 2008 às 12:30 am Sempre que tenho dúvidas sobre qq

Sempre que tenho dúvidas sobre qq coisa eu entro no site de vcs e leio os temas e tb as perguntas dos leitores e as respostas que vcs dão. Vcs estão de parabéns pelo trabalho. Muito axé para vcs. Um abraço.

93. em Novembro 30, 2008 às 8:48 pm

HILDETE SANTOS COSTApara vcs. Um abraço. 93. em Novembro 30, 2008 às 8:48 pm Gostaria de saber qual

Gostaria de saber qual o meu orixá nasci no dia 2 /05/1949

no RIO DE JANEIRO MAIS ATUALMENTE MORO EM SALVADOR

ATENCIOSAMENTE

HILDETE

17/12/2010

Bori « Candomblé

94. em Dezembro 2, 2008 às 4:19 pm

Bori « Candomblé 94. em Dezembro 2, 2008 às 4:19 pm Adalberta Me ensinaram um trabalho

Adalberta

Me ensinaram um trabalho para aproximar minha mãe oxum de mim, gostaria de lhe passar e saber se tem algo a acrescentar, pois gosto de fazer as coisas certas.

O ritual consiste em eu ir na cachoeira, levar um 1 obi, 1 orobô e lirio quinado, comida para oxum,

uma vela, presentes como doces finos, frutas , um pano branco e roupas brancas.

Cortar o obi em 4 partes e também o orobô, masticar um pedaço do obi e engolir, depois colocar os demais num pano branco e colocar em meu ori. Depois fazer a entrega da comida a oxum, saudá-la acender a vela e feito tudo isso, pegar o pano do ori com o obi, orobo e lirio e deixar na água.

Algo a acrescentar meus amigos? é assim mesmo

95. em Dezembro 13, 2008 às 10:42 am

rafelé assim mesmo 95. em Dezembro 13, 2008 às 10:42 am quando se dar o bori

quando se dar o bori a pessoa ja esta dentro o candomble ou ela escolhe??

96. em Dezembro 19, 2008 às 12:12 am

Isabela D' Oyáou ela escolhe?? 96. em Dezembro 19, 2008 às 12:12 am gostaria de saber se vcs

gostaria de saber se vcs tem alguma historia de cabocla jussara e sinhá baiana agradeço de todo coraçao asè

97. em Dezembro 19, 2008 às 1:18 pm

Nelson Souzade todo coraçao asè 97. em Dezembro 19, 2008 às 1:18 pm Isabela D’Oya infelizmente não

Isabela D’Oya infelizmente não temos informação a este respeito, sinto muito. Mas volte mais vezes e

se tiver dúvidas ou comentários, estaremos disponíveis na medida do possível. Tomege do Ogum

98. em Dezembro 19, 2008 às 1:23 pm

Nelson SouzaTomege do Ogum 98. em Dezembro 19, 2008 às 1:23 pm Rafael tecnicamente não. O Bori

Rafael tecnicamente não. O Bori é uma cerimonia para fortalecer, acalmar, apaziguar, energizar, e harmonizar a sua cabeça e não tem vinculação com Orixá e também não te vincula ao zelador e a Casa de axé. Mas como citei antes “tecnicamente” por que 90% dos que fazem bori acabam se apaixonando pelo Candomblé ficam na religião, mas só ficam de fato os que se apaixonam. Tomege do Ogum

17/12/2010

Bori « Candomblé

99.

em Dezembro 20, 2008 às 4:52 pm

gilberto

gilberto

BOA TARDE PARA TODOS !!! BOM EU QUERIA SABER QUANTO TEMPO O ORIXÁ OU EXÚ PEGA A CABEÇA DO FILHO DE SANTO DA CASA, POIS EU TENHO O BORI A QUASE UM ANO E SANTO NÃO PEGA COM FIRMEZA A MINHA CABEÇA…

100.

em Dezembro 28, 2008 às 10:43 pm

Lu

Lu

Boa Noite, Sou Filha de Logun-Edé e estou envolvida com uma filha de Iansã e outra que é filha de Ogum. Gostaria muito de saber com quem mais me identifico… Obrigada

101.

em Janeiro 7, 2009 às 2:13 pm

Flávia

Flávia

Bom dia!!!

Andei muito pertubada e o meu Pai de Santo jogou p/ mim e disse que eu precisava tomar um bori. Providenciei tudo e dei o bori, quando no dia da saída ele me disse: Parabéns agora vc está iniciada! Vi aqui no site que nem todo o bori é iniciação mas, pelos elementos do meu bori, sei que o meu foi. Eu acabei de me afastar da casa deste Pai de Santo por motivo de afinidade, não tive nenhum aborrecimento e, fui pedir a ele o meu Ibaori e ele me disse que não pode me entregar pq ali está a mão dele. Eu questionei informando que também está o meu Ori mas, ele falou que não pode me entregar pq é responsabilidade dele. Que ele só VAI VER SE ME DEVOLVE, quando eu tiver um novo Zelador e este Zelador for lá conversar com ele. Que ele enquanto isso vai deixar lá ou vai ver se desmancha. Eu disse a ele que não quero que ele desmanche. Estou muito chateada, apesar de entender a parte da responsabilidade dele com o Orixá que respondeu no ritual mas, alguma coisa me diz que isso tudo é mais pirraça dele do que preocupação propriamente dita. Gostaria muito de ter noção sobre como eu devo agir nesse caso. Que tipo de preocupações devo ter? Eu não tenho intenção em abandonar o meu Ibaori e tenho receio sobre o que ele pode fazer. Um abraço, Flávia

102.

em Janeiro 7, 2009 às 8:33 pm

Nelson Souza

Nelson Souza

Flavia como posso te falar que bori de feitura é coisa que não deveria existir, que é invenção? Pois é, esta coisa de bori que é feitura não existe no candomblé tradicional, o bori é uma cerimônia exclusivamente voltada para sua cabeça, para te apaziguar e “acalmar”, te aprumar e não tem como só com um bori vc ser “feita”. Outra coisa é que o ibaori é seu sim, vc não criou laços com o zelador só por que deu um bori na sua casa. porém na realidade não há o que “levar” embora quando se dá um bori, não há vazilhas ou loças, só uma quartinha que geralmente é da própria Casa. Bori não foi feito

17/12/2010

Bori « Candomblé

para isso, não é para segurar ninguém em sua casa de santo. Vc está certa quando fala que é birra, e é mesmo, porque nenhum zelador vai a casa dele cobrar nada seu, isso não existe. Sobre problemas futuros…esqueça, Orixá não vai te cobrar por isso, e além do mais tem um ditado que diz o seguinte, Orixá começa com Ori (começa na sua cabeça) e se Ori não aceita uma oferenda Orixá também não aceitou. Em suma Orixá não aceita uma casa onde seu Ori não é bem tratado. Ori é o principal Orixa, é o que vive no alto/dentro de sua cabeça. Não tema represálias ele na verdade não é seu pai de santo só porque te deu um bori. Tomege do Ogum

103. em Janeiro 7, 2009 às 11:09 pm

bori. Tomege do Ogum 103. em Janeiro 7, 2009 às 11:09 pm Dayane Ótima noooite Tava

Dayane

Ótima noooite Tava lendo a Flávia e me veio uma pergunta:Na forma de cultuar, pelo menos na mais próxima de vocês, em relação a assentamento de orixá, pode-se levantar um ibá de orixá sem ter pelo menos um bori, ou se levantar a partir do bori, ou só pode levantar ibá de orixá(o ou os próprio/os) a partir da iniciação??

Obrigadaaaaaaaaa

104. em Janeiro 7, 2009 às 11:35 pm

Olá Nelson,

neuza104. em Janeiro 7, 2009 às 11:35 pm Olá Nelson, Gostaria de saber o que é

Gostaria de saber o que é um bori branco, se é necessário jogar para saber o material a ser utilizado e se tal cerimônia me vincula ao barracão, ou seja, a casa e ao zelador?

Abraços,

Neuza

105. em Janeiro 8, 2009 às 12:07 am

Abraços, Neuza 105. em Janeiro 8, 2009 às 12:07 am Manuela Olá Neuza, Um Bori por

Manuela

Olá Neuza, Um Bori por natureza é branco. Assim, todo o Bori é branco. Qualquer zelador ou zeladora de fundamento sabem exactamente o que leva um bori, sem necessitar abrir o jogo. Axé!

106. em Janeiro 8, 2009 às 11:27 am

abrir o jogo. Axé! 106. em Janeiro 8, 2009 às 11:27 am Nelson Souza Dayane eu

Nelson Souza

Dayane eu não entendi direito que vc perguntou, por favor, vc pode reformular? Tomege

17/12/2010

Bori « Candomblé

107. em Janeiro 8, 2009 às 2:35 pm

Bori « Candomblé 107. em Janeiro 8, 2009 às 2:35 pm Dayane Eu sabia que essa

Dayane

Eu sabia que essa pergunta tinha ficado confusa rsssssss é uÓ!!

É por que eu uso esse vocabulário aqui e eu não sei se vocês também usam da mesma forma.=/

Vê só, quando um pai-de-santo ou uma mãe-de-santo faz o assentamento de um orixá, ela “levanta” o ibá do orixá, não é isso?

A minha pergunta é sobre qual ou quais dessas situações podem ocorrer:

Situação 1: A minha mãe de santo poderia “levantar” o ibá, assentar o meu orixá sem eu ter nem bori(?) Situação 2: ela só poderia “levantar” o meu orixá a partir do meu primeiro bori(?) Situação 3:Meus orixás só poderiam ser assentados a partir da minha iniciação(?)

Clareou mais um pouquinho? Vê aí se o senhor entendeu e se não eu reformulo de novo, pois essa dúvida é veeeeelha

rsssssssssssss

Obrigada!!!!!!

108. em Janeiro 8, 2009 às 5:47 pm

FláviaObrigada!!!!!! 108. em Janeiro 8, 2009 às 5:47 pm Olá Nelson, obrigada pela sua resposta mas

Olá Nelson, obrigada pela sua resposta mas só para clarear: o bori ele chamou de “bori de iniciação” e não bori de feitura. Segundo ele, o próximo passo seria a feitura.

E eu não tenho só a quartinha não, tenho a vasilha com os elementos que lá são colocados (vc sabe a

que me refiro né?) E nesta casa, eu frequentava, não fui lá só para receber o bori não.

No seu texto está escrito:” É o caso da galinha de Angola, chamada Etun ou Konkém no Candomblé; ela é o maior símbolo de individualização e representa a própria iniciação.”

Sendo assim, quando a Etun está presente no bori, este não é de iniciação?

Mais uma vez, obrigada pelas suas respostas.

Flávia

109. em Janeiro 8, 2009 às 5:57 pm

Completanto Nelson …

109. em Janeiro 8, 2009 às 5:57 pm Completanto Nelson … Flávia Acho que é sobre

Flávia

Acho que é sobre isto que a Dayane se refere, não?

Se para montar o Ibá, precisa-se do bori, como foi o meu caso…

17/12/2010

Bori « Candomblé

Porque o que eu tenho não é um assentamento propriamente dito mas é um conjunto (que o meu Pai chama de Ibaori) de vasilhame (com os elementos) + quartinha (com água), onde o Orixá que respondeu no Ori é cuidado.

110. em Janeiro 8, 2009 às 6:33 pm

no Ori é cuidado. 110. em Janeiro 8, 2009 às 6:33 pm Dayane Boa tarde, Foi

Dayane

Boa tarde, Foi até melhor você citar a minha dúvida, Flávia, pois fica mais fácil de explicá-la ao Nelson!!

O ibá a que me refiro, não é o ibaori que utilizado/feito/levantado no bori. E sim aos próprios

assentamentos (aqueles que tem bacia, vasilhame, pratos… dependendo do orixá em questão) dos

órixas, entendeu melhor agora, Nelson???

=D

Obrigada!!!!!!!!!

111. em Janeiro 8, 2009 às 6:43 pm

Dayane=D Obrigada!!!!!!!!! 111. em Janeiro 8, 2009 às 6:43 pm A propósito, achei MAAAAAAAARA (rssssssssss Só

A propósito, achei MAAAAAAAARA (rssssssssss Só pra descontrair um pouquinho=D) o artigo

sobre a marcha contra a intolerância religiosa e a música que , provavelmente o senhor colocou. Mas

eu não consegui baixá-la, quero dizer, nem ao menos consegui encontrá-la!! Eu sou um pouco

“dinossaura” no computador rsssssssssss, aí sabe, né? Quanto mais informações melhor kkkkkkk Como é o nome da cantora? Quero ver se com o nome da música e o da cantora eu não acho essa danada!!! rsssssssss

Obrigadaaa

Até logo!!

112. em Janeiro 8, 2009 às 7:44 pm

Obrigadaaa Até logo!! 112. em Janeiro 8, 2009 às 7:44 pm Nelson Souza Dayane não me

Nelson Souza

Dayane não me venha com chorumelas, eu odeio estas máquinas há muito masi tempo que vc. Agora mesmo estava dando retoques a resposta que fiz pra vc e a Flávia, deu um pico de luz e eu perdi tudo, odeio isso, minha tecnologia é facão, marreta, picareta, enxada, foice. E sobre a musica quem coloca essas belezas todas é a Manuela, se não fosse por ela nós não estaríamos aqui agora, mas vamos lá dinovo rsrsrsr. Flavia mudar o nome do bori para iniciação não muda nada, ambos não existem, nem bori feitura nem bori de iniciação. O bori é uma cerimonia exclusivamente para vc, para sua cabeça, para agradar Ori. Nela se cultua Yemonjá e Oxalá por que são os Orixás ligados a nossa cabeça, mas o principal Orixá cultuado sempre será Ori. E não é no bori que se “descobre” ou que o Orixá “se apresenta”, bori é diferente de iniciação ou feitura (que são a mesma coisa) ou de confirmação (para ekedji e ogã) e a presença da etu não significa que seja um bori com “algo a mais”, quase uma feitura ou “iniciação” a etu é parte do bori e estará presente também nas iniciações.

17/12/2010

Bori « Candomblé

Foi até melhor você citar a minha dúvida, Flávia, pois fica mais fácil de explicá-la ao Nelson!! Gostei dessa parte Dayane, agora eu sou um dããããããããã rsrsrsrs, estou rindo até agora.

Perg 1 resp. Não. Para assentar o Orixá é preciso que se fortaleça a cabeça, “precisa ficar fortinha”, e nunca é feito na mesma cerimonia, espera-se uns dias para que Ori esteja preparado e “fortinho” para então se assentar o Orixa. Há pessoas que não rodam de Orixá e tbm não são ekedjis ou ogãn, então se assenta o orixá dela, mas esta pessoa será eternamente abiã, por motivos óbvios.

Preg 2 resp. Sim. Por que desta forma seu Ori ja estará “fortinho”.

Perg 3 resp. Este é o ideal, assentar na iniciação com a presença do Orixá.

vou mandar logo antes que dê zica dinovo. Tomege do Ogum

113. em Janeiro 8, 2009 às 9:18 pm

dinovo. Tomege do Ogum 113. em Janeiro 8, 2009 às 9:18 pm Dayane Chorumelas??? Chorumelas, não!!!

Dayane

Chorumelas??? Chorumelas, não!!! rsssssssssss Esse negócio de ter que fazer curso pra conseguir mecher nessa máquininha é uÓ, o senhor não sabe como eu acho chato!!! Somos gerações diferentes mais com a mesma dificuldade em comum: se adequar a tecnologia!!!! kkkkkkk Em vez do meu pai me dar um curso de literatura, me deu um de iformática!!=[ Pra o senhor ver que esse papo de geração não influencia em nada, por que se fôsse quaso contrário, eu que tenho idade pra ser sua filha deveria ser uma expert!!!! Rumm!! Até parece…. rsssss Sobre a música, tomara que ela leia e responda, né?

Foi até melhor você citar a minha dúvida, Flávia, pois fica mais fácil de explicá-la ao Nelson!!

kkkkkkkkkkkkkkkk Eu juro que não foi a minha intenção fazer o senhor se sentir assim!!! Só usei como mais um apoio pedagógico, entende? kkkkkkkkkkkkkkk Brincadeeeeeeeeeira!!!

Okk Entendi todas as respostas, aprendi direitinho Detalhe na sua frase “precisa ficar fortinha” rsssss. Obrigada, tiooo. kkk

Zica=falha(??), mas uma pro meu vocabulário!!=D

Obrigada, Edson e desculpa a descontração!!

114. em Janeiro 8, 2009 às 11:47 pm

a descontração!! 114. em Janeiro 8, 2009 às 11:47 pm Nelson Souza Dayane fico contente em

Nelson Souza

Dayane fico contente em ajudar, mas quem é este tal de Edson? nossa religião as vezes é criticada até por que é bastante descontraída, mas a base da nossa forma de cultuar Orixá é demonstrar alegria. demonstre. Ia esquecendo, de que Orixá vc é? Tomege

17/12/2010

Bori « Candomblé

115. em Janeiro 9, 2009 às 1:21 am

Bori « Candomblé 115. em Janeiro 9, 2009 às 1:21 am Dayane Boa noite Nelson, desculpa

Dayane

Boa noite Nelson, desculpa o erro na troca dos nomes, não foi proposital. Nem sei onde eu tava com a minha cabeça. Ah, e sobre a “descontração” desmedida também. É isso aí… Sou de Oyá.

Obrigada

Dayane

116. em Janeiro 9, 2009 às 1:28 am

DayaneOyá. Obrigada Dayane 116. em Janeiro 9, 2009 às 1:28 am Boa noite Nelson, desculpa o

Boa noite Nelson, desculpa o erro na troca dos nomes, não foi proposital. Nem sei onde eu tava com a minha cabeça. Ah, e sobre a “descontração” desmedida também. É isso aí… Sou de Oyá.

Obrigada

Dayane

117. em Janeiro 9, 2009 às 1:40 am

Oyá. Obrigada Dayane 117. em Janeiro 9, 2009 às 1:40 am Dayane Só pra tirar uma

Dayane

Só pra tirar uma dúvida: eu fui “descontraída” demais, não foi? Desculpa pela forma de me expressar tão… tão espontânea, deve ser essa a palavra.

Obrigada

118. em Janeiro 9, 2009 às 1:59 am

a palavra. Obrigada 118. em Janeiro 9, 2009 às 1:59 am Manuela Olá Dayane, Estou lendo

Manuela

Olá Dayane, Estou lendo e respondendo! Mas… lamentavelmente não sei te dizer quem é o autor da música… Eu explico! Esse slideshow sobre a Marcha foi realizado através de um site onde nós colocamos as nossas fotos e depois fazemos a montagem da apresentação. Existe a possibilidade de adicionar música, mas no caso eu utilizei um ficheiro de música do próprio site, pois ouvi a música, gostei e achei adequada para a apresentação das fotos, mas infelizmente, o ficheiro só tem mesmo o nome da canção e não tem a informação do autor. Já pedi à administração do site se me podem enviar essa informação, e se eles me responderem, prometo que passso para você! ok? Axé!

e se eles me responderem, prometo que passso para você! ok? Axé! ocandomble.wordpress.com/…/bori/ 34/242

17/12/2010

Bori « Candomblé

119. em Janeiro 9, 2009 às 11:20 am

Nelson SouzaBori « Candomblé 119. em Janeiro 9, 2009 às 11:20 am Dayane vc não é e

Dayane vc não é e nem foi descontraída demais, vc é do jeito que tem que ser, alegre, nunca perca isso, nem dentro nem fora da religião, sei muito bem que vc sabe quando pode e quando não pode ser descontraída e tem que falar sério. Na verdade eu gosto muito de gente que sorri, que é descontraída. Tomege

120. em Janeiro 9, 2009 às 2:12 pm

descontraída. Tomege 120. em Janeiro 9, 2009 às 2:12 pm Dayane Bom dia Manuela, bom dia

Dayane

Bom dia Manuela, bom dia Nelson. Não precisava a senhora ir atrás de uma informação que na realidade não tá no intúito do site, por isso, muuuito obrigada pela sua disposição e eu estou no aguardo. =D

Nelson, (eu não sei de onde veio esse Edson!!) suas palavras serviram pra eu reforçar ainda mais a hora de ter o temperamento certo na hora certa. É que eu costumo dar tudo que eu recebo, não é totalmente certo, mas estou indo rumo a correção.

Obrigada pela atenção de vocês!!

121. em Janeiro 10, 2009 às 1:56 am

´Boa noite,

neuzavocês!! 121. em Janeiro 10, 2009 às 1:56 am ´Boa noite, Postei no dia 07/01/09, uma

Postei no dia 07/01/09, uma dúvida sobre o bori e gostaria de saber, no caso, eu não sendo iniciada na religião mas tendo recebido a orientação de fazê-lo por existirem problemas de ancestralidade que me deixam enfranquecida, esse ritual deverá ser repetido?

Qual o período, em regra geral, que ele deverá ser feito semestralmente/anualmente?)

Sempre terei que passar pela consulta de búzios para sabê-lo?

Por que se faz necessário o reecolhimento por três dias e, se normalmente, éum ritual que utiliza mutios materiais (de um custo elevado).

Agradeço, mais uma vez, a atenção de vocês. Abraços

122. em Janeiro 10, 2009 às 10:22 am

de vocês. Abraços 122. em Janeiro 10, 2009 às 10:22 am Flávia Muito obrigada Nelson pelas

Flávia

Muito obrigada Nelson pelas suas informações. Tudo o que o meu Pai de Santo me explicou é exatamente ao contrário do que vc explica. Agora, faz mais sentido ainda o fato de ele não querer me devolver o que tenho lá.

17/12/2010

Bori « Candomblé

Se me permite uma última pergunta (eu sou de perguntar né?rrrsss):

Todos os boris são dados com os mesmos elementos? Tipo: Eu dei o bori p/ reforçar minha cabeça mas, não fiz meu Orixá. E se eu tivesse feito um bori para assentar o Orixá, seriam os mesmos elementos ou teria um quê a mais ou um quê a menos?

Obrigada pelas suas respostas mais uma vez.

Abraço e um ótimo final de semana! Flávia

123. em Janeiro 12, 2009 às 2:19 am

Tadienede semana! Flávia 123. em Janeiro 12, 2009 às 2:19 am Olá Manuela! Meu Pai de

Olá Manuela! Meu Pai de Santo jogou buzios e descobri então que sou filha de oya e oxossi, e disse ainda que eu nasci já filha de oya, que ela está na minha cabeça desde o meu nascimento, eu gostaria de te perguntar por quê isso pode acontecer, se normalmente o orixa de cabeça aparece bem mais tarde,,,,,obrigada!

124. em Janeiro 12, 2009 às 12:51 pm

tarde,,,,,obrigada! 124. em Janeiro 12, 2009 às 12:51 pm Nelson Souza Neuza bori não resolve problemas

Nelson Souza

Neuza bori não resolve problemas de ancestralidade algum, bori e uma cerimonia para a sua cabeça e só, para te dar prumo, te acalmar e apaziguar oq ue por ventura estiver em desequilíbrio. A periodicidade varia mas fica em 1 e 3 anos de intervalo para quem exerce alguma função religiosa (filhod e santo, ogã, ekedi), os demais o intervalo pde ser maior. Para sasber da necessidade será sempre consultado o jogo sim. E os custo não são elevado pois se trata de uma cerimônia simples e sobre ficar recolhida é para que vc possa descançar adequadamente, é um retiro, um afastamento da vida cotidiana onde vc se dedica a vc somente. Tomege do Ogum

125. em Janeiro 12, 2009 às 1:00 pm

Nelson SouzaTomege do Ogum 125. em Janeiro 12, 2009 às 1:00 pm Flávia o assentamento deve ser

Flávia o assentamento deve ser feito preferencialmente na feitura do Yaô, mas tem pessoas que só precisam fazer o assentamento e nunca serão iniciados, casos raros, mas que também serão eternos abiãns, não é por que assentou Orixá que poderá dizer que é feito ou terá privilégios. Nestes casos a pessoa receberá um bori e em outro momento, num outro dia fará o assentamento, mas nunca no mesmo dia do bori, pro que o Ori deve ser fortalecido primeiro. Sobre os bori. eles variam de acordo com o segmento religioso, em Ketu ele é mais simples, tem menos comidas, em Angola terá muito mais comidas, então depende um pouco disso e tambem da tradição da Casa. Tomege do Ogum

17/12/2010

Bori « Candomblé

126. em Janeiro 12, 2009 às 1:11 pm

Bori « Candomblé 126. em Janeiro 12, 2009 às 1:11 pm Nelson Souza Tadiene o Orixá

Nelson Souza

Tadiene o Orixá da pessoa já nasce com ela, é determinado antes do nascimento até. Ele se revela mais tarde sim, mas com certeza já o acompanha. O que aconteçe é que muitos “achistas” ( pessoas que dizem que vc é de fulano ou beltrano só olhando para vc) confundem-se devido aos comportamentos e humores variáveis de uma criança e “acham” que aquela criança é de isso ou aquilo. Quando a pessoa chega a vida adulta e vai procurar o caminho certo, o procediemnto correto para saber seu Orixá, que é o jogo de búzios, pode haver surprezas, com Orixá totalmente diferente do que foi dito na infancia pelos “achistas”. E a desculpa mais utilizada é que ouve uma troca de Orixá. Por isso dizemos sempre que o melhor é o jogo de búzios, nunca data de nascimento ou perfil, ou outros meios. Tomege do Ogum

127. em Janeiro 12, 2009 às 3:48 pm

Ogan Luizmeios. Tomege do Ogum 127. em Janeiro 12, 2009 às 3:48 pm Boa tarde Tomege sabado

Boa tarde Tomege sabado eu numa obrigação de 3 anos de uma Yaô foi uma festa muito bonita mas algumas coisas me chamaram a atenção primeiro foi duas meninas de 8 anos na roda dançando e fazendo tudo certinho depois uma delas virou no santo foi ai que fiquei admirado um Oxossi lindo perfeito ela fazia tudo certo parecia que ja era feita a anos eu me admirei com ela e o Oxossi dela é uma coisa linda. minha duvida uma menina tão nova feita será q ela tera um cargo de muita responsabilidade?? e outra eu vi uma Yaô dando dois orixas isso é normal?? origado Axé

128. em Janeiro 12, 2009 às 6:35 pm

normal?? origado Axé 128. em Janeiro 12, 2009 às 6:35 pm Nelson Souza Ogan Luiz sua

Nelson Souza

Ogan Luiz sua benção, que bom que vc voltou meu irmão, isso é legal. Sobre a menininha, é lindo presenciar isso, temos em nossa Casa uma menina de 09 anos linda também, que vira, dança, canta e é linda, sou meio babão com ela, Sobre dar dois Orixás, não muito comun num mesmo dia em candomblé, mas é possível sim. Tomege do Ogum

129. em Janeiro 12, 2009 às 7:06 pm

sim. Tomege do Ogum 129. em Janeiro 12, 2009 às 7:06 pm Flávia Obrigada mesmo Nelson,

Flávia

Obrigada mesmo Nelson, tomei nota de tudinho

7:06 pm Flávia Obrigada mesmo Nelson, tomei nota de tudinho 130. em Janeiro 13, 2009 às

130. em Janeiro 13, 2009 às 3:14 am

Nelson, tomei nota de tudinho 130. em Janeiro 13, 2009 às 3:14 am Ogan Luiz ocandomble.wordpress.com/…/bori/

Ogan Luiz

17/12/2010

Bori « Candomblé

Boa noite Tomege é sempre um prazer visitar esse blog mas eu tambem fiquei encantado com essa que eu vi. aki em casa ainda não temos criança, mas eu fiquei vidrado na menininha axei ela linda o orixa dela lindo resumindo tudo maravilhoso. mim tire so mas uma duvida é possivel um Yaô ter no seu ori Ewa e segundo santo Oxumarê???? mim tire essa duvida por favor por que eu ouvir dizer que Oxumarê não aceita ser o segundo santo?? Axé

131. em Janeiro 13, 2009 às 11:08 am

Manuelasegundo santo?? Axé 131. em Janeiro 13, 2009 às 11:08 am Bom dia Ogan Luiz, É

Bom dia Ogan Luiz, É possível sim. E quanto a Oxumaré não aceitar ser segundo santo, não procede. Conheço até vários casos em que isso acontece. Obrigada também pelas suas palavras sobre o blog. É sempre um prazer ter a sua visita por aqui. Axé!

132. em Janeiro 14, 2009 às 11:22 am

cilmarapor aqui. Axé! 132. em Janeiro 14, 2009 às 11:22 am kolofé, a mais ou menos

kolofé, a mais ou menos um mes fiz um bori e o zelador me disse q eu a partir daí já sou sua filha,não feita mas o borizada, lá tenho meu ibá,com meu fundamento a minha quartinha c água e eu todo mes acendo meu santo e cuido p deixar meu santo sempre limpo.Recebi minhas contas de meus orixás e toda vez q lá chego bato paó,dou atobá e tomo benção ao meu pai, então sou ou naõ sua filha? há e participo de tudo dando do toque como nas matanças e por ai vaiii.

133. em Janeiro 14, 2009 às 4:00 pm

Nelson Souzae por ai vaiii. 133. em Janeiro 14, 2009 às 4:00 pm Cilmara se vc ler

Cilmara se vc ler nossas respostas acima verá que sempre repetimos que bori não vincula a pessoa a Casa e nem ao Zelador. Bori é uma cerimonia para sua cabeça, não há vinculo com Orixá nesta cerimonia, não há necessidade de manifestação de Orixá no bori. O bori é para vc,para sua cabeça,para te fortalecer e acalmar sua cabeça e para este fim, pedimos que Oxala e Yemonjá estejam presentes pois são diretamente ligados com paz e harmonia, que é o que se deseja ao fazer um bori. Como eu falei antes a cerimonia não te vincula, tecnicamente, mas na prática muitos que fazem bori numa Casa de Axé acabam por permanecer na Casa por afinidade, por amor a Casa e por que se sentem bem. Mas não é obrigatório que seja filho da Casa,vc é livre. Além do mais vc só será filha de alguém de fato quando for iniciada, até lá, não. Mas se vc se sente bem fique na Casa. Tomege do Ogum

134. em Janeiro 14, 2009 às 4:37 pm

cilmaraCasa. Tomege do Ogum 134. em Janeiro 14, 2009 às 4:37 pm mais é certo ou

mais é certo ou naõ eu participar da roda no toque,das matanças e de tudo em geral?

17/12/2010

Bori « Candomblé

135. em Janeiro 14, 2009 às 5:47 pm

Bori « Candomblé 135. em Janeiro 14, 2009 às 5:47 pm Nelson Souza Cilmara o que

Nelson Souza

Cilmara o que vc te falar é como eu entendo esta situação, por que não existe isso de certo ou errado, e quem sou eu para apontar o certo e o errado. Mas na minha Casa é assim. Participar da roda é normal, mesmo quem não fez bori pode participar desde que esteja no seu lugar correto na hierarquia. Explicando, a roda é composta da seguinte forma, o mais velho, o que tem mais tempo de iniciado,vem na frente e o restante entra na roda de acordo com seu tempo de iniciado, ok? Então se vc não foi ainda iniciada mas tem um bori, vc deve entrar no final roda em respeito as idades acima da sua. Mas se alguém que não fez nem o bori ainda entrar na roda, esta pessoa deve ser colocada atraz de vc. Isso é hierarquia da roda, e cada vez que alguém sair da roda e retornar a ela, deve entrar no seu local determinado. Á frente do seu mais novo e atrás do seu mais velho. Sobre participar de matança eu sou meio relutante quanto a isso. Explicando, no tempo antigo só quem participava de matança eram os ebomis (pessoas com obrigação de sete anos feita) os demais ficavam à distancia ou virados no Orixá. Mas é comun hoje os iniciados mais novos participarem, mas só os iniciados, por que se entende que a energia daquele ritual é forte demais para os não iniciados e assim exclui-se os não iniciados, mas só por este motivo, não é preconceito rsrsrsr é para preservar a pessoa. Sobre o “tudo em geral” tambem sou contrário a participação de não iniciados. Tomege do Ogum

136. em Janeiro 14, 2009 às 7:26 pm

cilmaraTomege do Ogum 136. em Janeiro 14, 2009 às 7:26 pm Muito obrigado por ter tirado

Muito obrigado por ter tirado algumas das minhas dúvidas,espero sempre poder contar com você se isso não for pedir demais,beijos e kolofé.

137. em Janeiro 25, 2009 às 1:57 am

Olá Nelson,

kolofé. 137. em Janeiro 25, 2009 às 1:57 am Olá Nelson, neuza Por favor me tire

neuza

Por favor me tire uma dúvida: na cerimônia de bori, o sangue do animal ( pombo, por ex.) é passado no corpo da pessoa que está fazendo ou só é colocado sobre a obrigação? Grata,

138. em Janeiro 25, 2009 às 5:37 pm

a obrigação? Grata, 138. em Janeiro 25, 2009 às 5:37 pm Nelson Souza Neuza se passa

Nelson Souza

Neuza se passa sim. Tomege do Ogum

139. em Janeiro 25, 2009 às 7:03 pm

passa sim. Tomege do Ogum 139. em Janeiro 25, 2009 às 7:03 pm Paula Barbosa ocandomble.wordpress.com/…/bori/

Paula Barbosa

17/12/2010

Bori « Candomblé

preciso de ajuda estou confusa cabeça da oratorio entrei no cambomblé em 2007,minha primeira zeladora me disse que era de oxum/abaluaê no jogo de buzios caiu 5/11

estou numa nova casa meu zelador fez minha quartinha de oxum opará oxossi pesquisei na internet vi q 11 é um orixa chamado iroko estou enloquecendo me ajude a saber mais sobre iroko.

140. em Janeiro 26, 2009 às 1:22 am

Olá Nelson,

neuzairoko. 140. em Janeiro 26, 2009 às 1:22 am Olá Nelson, Desculpe, esqueci de perguntar mesmo

Desculpe, esqueci de perguntar mesmo sendo para uma pessoa que não é iniciada, só para acalmar e fortalecer minha cabeça? E em que parte(s) do corpo se passa?

Abraços,

141. em Janeiro 26, 2009 às 12:13 pm

se passa? Abraços, 141. em Janeiro 26, 2009 às 12:13 pm Nelson Souza Neuza dar detalhes

Nelson Souza

Neuza dar detalhes de onde e como e porque eu não posso, e como disse para a Magda e ela com certeza vai ler este comentário, tem coisas que nem sob tortura se fala em público, até para não perder

a beleza e o encanto da surpreza, do inesperado, mas fique tranquila, não é nada demais ou ofensivo.

Vc já viu nossa página principal, já estamos divulgando a nova caminhada contra a intolerancia aqui no Rio, por favor nos ajude a divulgar. Tem uma matéria importante no link, leia, se engaje no movimento. Vamos todos as ruas dizer não a intolerancia. Tomege

142. em Janeiro 26, 2009 às 4:05 pm

Nelson Souzaintolerancia. Tomege 142. em Janeiro 26, 2009 às 4:05 pm Paula Barbosa eu poderia ajudá-la a

Paula Barbosa eu poderia ajudá-la a enlouquecer, pouco me importaria, não te conheço e estou aqui protegido no meu teclado, e vc aí enlouquecendo. E é provavelmente isso que vai acontecer se vc continuar procurando o que não te compete saber. O que não te diz respeito. Se seu zelador fez

Oxum e Oxossi é porque deve ser isso ou vc acha que sabe mais que ele? Hoje vc me pegou de mau humor rsrsrsrsrs e se deu mau rsrsrsrsr mas continue lendo eu te peço, leia até o final. Mas prefiro te ajudar, no seu caso não será com afago ou colinho, mas te dando um bronca. De onde vc tirou que 11

é de Iroko? de onde vc tirou a idéia de que ter caído 5 e 11 quer dizer que iroko tem alguma coisa

com vc? Só da internet? Isso é pouco. Deixa eu te explicar uma coisa. O jogo de búzios é baseado em quantos caem abertos e quantos caem fechados. Quando caíram os 5 búzios, estes estavam abertos ou fechados? e os 11 restantes estavam em que posição? é esta combinação de abertos e fechados que revela qual Orixá esta respondendo no jogo, e não é em uma única jogada que se revela

o que o Orixá deseja, por isso esqueça essa bobagem de 5 e 11, vc é muito novinha de religião para querer adivinhar o que um jogo quer dizer, vc ainda não tem conhecimento algum sobre o que é a religião e fica toda angustiada por conta do que vc acha que pode ser? se aprume menina. Tenha

17/12/2010

Bori « Candomblé

confiança no seu zelador e seja feliz. Ele com certeza é competente. Desculpe pelas palavras duras (quase um pedrada), eu não estou de mau humor não, mesmo que tivesse vc não seria minha vítima, jamais faria isso, te respeito como minha mais nova, e por isso mesmo tomei a iniciativa da bronca. Beijo e axé.

Vc já viu nossa página principal, já estamos divulgando a nova caminhada contra a intolerancia aqui no Rio, por favor nos ajude a divulgar. Tem uma matéria importante no link, leia, se engaje no movimento. Vamos todos as ruas dizer não a intolerancia. Tomege

143. em Janeiro 27, 2009 às 5:44 pm

Boa tarde, Mucuiu, Motumbá,

Janeiro 27, 2009 às 5:44 pm Boa tarde, Mucuiu, Motumbá, tereza Gostaria de saber,melhor tirar uma

tereza

Gostaria de saber,melhor tirar uma duvida, o resguardo de borí de pende de nasção pra nasção ou é sempre o mesmo tempo??? Quando se leva um bicho de fundamento quero dizer uma Dangola, um

pato, etc

quanto tempo devemos ficar de resguardo??? desde já obrigada pela resposta.

Só quero tirar duvidas sobre outras nações, pois sempre me perguntam e eu não sei responder…

Uma boa tarde a todos… e muito Axê…

144. em Janeiro 27, 2009 às 8:37 pm

Nelson Souzae muito Axê… 144. em Janeiro 27, 2009 às 8:37 pm Tereza o normal em bori

Tereza o normal em bori é que haja uma d’angola, pato já não sei dizer o motivo, falo só do que eu aprendi, ok? então o resguardo é de sete dias, independe de nação. Vc já viu nossa página principal? Já estamos divulgando a nova caminhada contra a intolerancia aqui no Rio, por favor nos ajude a divulgar. Tem uma matéria importante no link, leia, se engaje no movimento. Vamos todos as ruas dizer não a intolerancia. Tomege

145. em Janeiro 29, 2009 às 5:57 am

intolerancia. Tomege 145. em Janeiro 29, 2009 às 5:57 am Diego d'oxalufã Bom Dia a vcs,

Diego d'oxalufã

Bom Dia a vcs, Sou pai de santo de um terreiro de umbanda… gostaria muito de saber mais sobre bori, li todas as postagens das perguntas… gostei e achei bem formuladas as respostas, PARABENS que Oxalá possa continuar a dar muita harmonia em suas vidas… Mais tenho uma duvida qnto ao candomble:

É possivel dizer que um corte a EXÚ seria chamado de bori ??? Desde de ja agradeço e sempre q possivel estarei aki com algumas duvidas…. Asé … Kalofé …

146. em Janeiro 29, 2009 às 1:22 pm

Asé … Kalofé … 146. em Janeiro 29, 2009 às 1:22 pm Nelson Souza Diego de

Nelson Souza

Diego de Oxalufã sua benção, mas com este sobre nome, por que o sr toca umbanda meu pai? Veja não é preconceito ou discriminação alguma. Mas seu nome remete a que o sr é feito no candomblé

17/12/2010

Bori « Candomblé

para o Orixá Oxala qualidade Oxalufã, e o tocando umbanda, será complicado de virar o Oxalufã no seu terreiro. Desculpe-m e é só curiosidade minha. Pai em umbanda não há bori, este é um ritual do candomblé. O bori é feito exclusivamente para acalmar a cabeça do filho de santo, para harmonizar as energias, e é feito para o Orixá Ori, que cremos habita o interior de nossas cabeças. Não é um fundamento tão complexo mas não faz parte originalmente da umbanda. Sobre “corte” para Exú, isso não tem nada com bori. Exú não participa de bori. Cortar para exú pode sim fazer parte de um ebó. Meu velho se o sr desejar, podemos falar mais sobre o assunto com o sr, será um grande prazer. me envie um email de contato.

Desculpe se já enviei este lembrete para vc. Mas. Vc já viu nossa página principal? Já estamos divulgando a nova caminhada contra a intolerancia aqui no Rio, por favor nos ajude a divulgar. Tem uma matéria importante no link, leia, se engaje no movimento. Vamos todos as ruas dizer não a intolerancia. Tomege

147. em Janeiro 30, 2009 às 1:57 am

intolerancia. Tomege 147. em Janeiro 30, 2009 às 1:57 am Diego d'Oxalufã Asé de Oxalá Nelson….

Diego d'Oxalufã

Asé de Oxalá Nelson….

1° …. Iniciei no candomble …. frequentava e frequento ate hj … Adoro candomble … minha ksa …. inicio de tudo … 2° tbm acho muito erado o termo de bori … para corte de Exú… pergunto isso pq por aki em Goias… Mais precisamente em Goiania, tem muitos zeladores q utilizam dessa espressão, e acho q confundi muito o iniciado ou frequentador…. Mais nunca e naum utilizo Bori para Corte a Exú… Meu email : dyeggofaria@hotmail.com Minha casa eh muito humilde e simples de umbanda….

Terreiro de Umbanda Oxalá Zé Pelintra … Minha historia e um pouco engraçada …

Iniciei muito cedo na Umbanda … ou melhor como eu digo Umbandonblé hehehheheh …. Abri meu Terreiro qndo tinha 15 anos … hj ja tem 03 anos de trabalhos … Ja passaram por aki muitos filhos … Mais nesse tempo consegui muitos amigos de asé … Como tbm considero varias pessoas entre elas Mãe Valeria D’Yemonja, minha mãe por consideração, Pai Gilberto D’Ogum tbm … e os de umbanda Maria D’Ogum e Pai Luiz D’Oxossi …. Assim ja participei tanto de Umbanda qnto

candomble

Mais nunca iniciei no candomble … gostaria muito … Mais queira Oxalá ainda vou dar minhas

obrigações no candomble de minha Mãe e de meu Pai …

Sou novo mais tenho consciencia q as religiões afro ainda sofrem muitas discriminações …. ainda mais no centro oeste onde muitos se escondem como antigamente, e falam q são catolicos … Mais isso vai de cada Zelador… Eu naum escondo e nunca escondi … ja passaram em minha ksa 17 filhos … alguns permaneceram outros seguiram seu caminho …assim vou adiante na luz dos Orixás. Sou de Oxalufã por q fiz um jogo e confirmei em uma ksa q meu orixá eh oxalufã … Na verdade

Oxalá na umbanda como sempre me apresento pra naum misturar as religiões

Umbanda e candomble parecem um com outro … mais naum são iguais … Me add …. Sempre tentarei entrar em contato com vcs … Continuem esse trabalho de informação, sou muito grato a vcs por estarem desmestificano NOSSO

candomble … Nossa raiz …. Axé a vcs …

Fico grato pelo convite.

heheheh

UMBANDONBLE heheheh

acho primordial

17/12/2010

Bori « Candomblé

148. em Fevereiro 1, 2009 às 10:52 am

Bori « Candomblé 148. em Fevereiro 1, 2009 às 10:52 am tamara olá minha mãe tem

tamara

olá minha mãe tem 3 bori so q o ultimo q ella fez ja tem uns + ou -15 anos pq foi ante de meu irmão + novo nascer ai nesse tempo ella naum fez + nada so algaum ebó e naum passa disso ela queria coloca uam comida p/ cabeça ou fazer uam confirmaçao de santo pos mudou os bori era de umbanda agora nos frequentamos o blé , + ella ja sabia q ia mudar ella quer saber o q ella faz pq os caminho della

estam fexado naum consegue arruma emprego etc uma comida ?

queria saber ser ep/ fazer outro bori ou so colocar

149. em Fevereiro 1, 2009 às 1:23 pm

Nelson Souzabori ou so colocar 149. em Fevereiro 1, 2009 às 1:23 pm Tamara vc já deve

Tamara vc já deve ter lido sobre bori e tb as respostas a esse assunto, certo? Então vc sabe que bori não é para Orixá e sim para a cabeça da pessoa, e só para este fim. Mas quando uma pessoa precisa de boris consecutivos isso pode ser indicação de que a cabeça está tão “perturbada” tão quente que só bori não reoslve mais. Então procure um bom zelador e veja o que deve ser feito. Tenha certeza de que a feitura ou bori ou ebó, seja o que for, só a religião não fará a vida de ninguém mudar,primeiro vc deve mudar a vc mesma, e entender que religão é ancora espiritual é auxílio para o emocional da pessoa mas que a vida real é dura e não pára, não te dá segundas chances, vc deve se preparar para a vida e ir a luta de frente e com coragem. Os Orixás ajudam a quem cedo madruga rsrsrsrs. Tomege

150. em Fevereiro 2, 2009 às 2:44 pm

Prezado senhores,

Maicon150. em Fevereiro 2, 2009 às 2:44 pm Prezado senhores, primeiramente parabéns pela exatidão e seriedade

primeiramente parabéns pela exatidão e seriedade na qual tratam o Candomblé, caso raro nos dias de hoje em que o charlatanismo prevalece.

Venho por esta para tirar uma dúvida.

Estava sofrendo sérias cobranças de meu Nkisse , foi onde encontrei uma casa muito séria , em que de acordo com o jogo de búzios meu santo já é feito , ou seja é uma qualidade de Kavungo-Ntoto na qual dentro do Candomblé-Bantu não tem mais fundamento. Pelo menos não nos dias de hoje.

Foi onde fui orientado a fazer um bori-de-feitura e assentamento dos respectivos Mavambos no qual seria o suficiente para satisfazer o Nkisse.

Fiz o que me foi orientado e já estou terminando meus preceitos , e estou sentindo-me muito bem.

Entretando não pretendo cultuar o Candomblé, apesar de ser uma religião tão MARAVILHOSA, pretendo cultuar meu ori e meus Mavambos dentro da Kimbanda , foi onde este Tatá me informou que eu reúno todas as qualidades para seguir este caminho pois fiz obrigação dentro da Angola-Bantu no qual uma de suas raízes é a Kimbanda . Bem como meu Nkisse , sendo um dos raros , que aceita ser cultuado dentro de tal campo religioso. Além do que ele só vira 1 vez por ano somente. E para

17/12/2010

Bori « Candomblé

completar ,meus Mavambos são de origem Kimbandista.

Porém é complicado falar disso com alguns Zeladores ou Tatás , pois muitos acreditam com convicçaõ que a Kimbanda só faz Magia Negra , não relevando o foco fundamental que é o trato das forças dos Mavambos para o auxílio em diversas formas de problemas sociais. Afinal “O mal está na cabeça de quem pensa e não de quem o faz”.

Deste modo recorro aos senhores para saber se é real essa possibilidade de eu seguir ,essa origem do Candomblé-Angola-Bantu , que é a discriminada Kimbanda? Pois de acordo com o que andei pesquisando e estudando, históricamente isso é real , e meu caso é uma das raras possibilidades de poder ingressar nessa raiz.

Espero essa reposta anciosamente.

Makuiú !!!

151. em Fevereiro 2, 2009 às 2:49 pm

MaiconMakuiú !!! 151. em Fevereiro 2, 2009 às 2:49 pm Correção em uma frase no contexto

Correção em uma frase no contexto acima: “O mal está na cabeça de quem PEDE e não de quem o faz”.

152. em Fevereiro 3, 2009 às 10:35 am

marade quem o faz”. 152. em Fevereiro 3, 2009 às 10:35 am BOM DIA! PRECISO AINDA

BOM DIA! PRECISO AINDA ESCLARECER UMAS DÚVIDAS. PODE NO BORI QUANTO CORTAR O BICHO O ORIXÁ DO ORÍ SE APRESENTAR? SÓ TENDO O BORI POSSO ALÉM DAS CONTAS DOS MEUS ORIXÁS ,TER A CONTA DE EXÚ? E O QUE QUER DIZER ABIÃ?

153. em Fevereiro 3, 2009 às 10:39 am

maraQUER DIZER ABIÃ? 153. em Fevereiro 3, 2009 às 10:39 am PODE O ORIXÁ ENVÉS DE

PODE O ORIXÁ ENVÉS DE COBRAR DE VOCê COBRAR EM ALGUÊM PROXIMO A VOCÊ?

154. em Fevereiro 3, 2009 às 4:15 pm

Nelson SouzaPROXIMO A VOCÊ? 154. em Fevereiro 3, 2009 às 4:15 pm Maicon mesmo sendo Angola e

Maicon mesmo sendo Angola e eu não sou muito conhedor deste assunto, apesar de ter sido iniciado em Angola fui muito novo de santopara o Ketu e perdi muito contato. Mas mesmo sendo Angola eu desconheço essa cerimônia de Bori-feitura, mas se existe neste segmento religioso, tudo bem. O caso de vc seguir outra linha como a Kimbanda não tem problema algum, eu na verdade até achava que a Kimbanda estava extinta, há muito tempo não ouvia falar dela, que é muito bonita. Siga em frente meu

17/12/2010

Bori « Candomblé

irmão, seja feliz. Tomege do Ogum

155. em Fevereiro 3, 2009 às 4:28 pm

Nelson SouzaTomege do Ogum 155. em Fevereiro 3, 2009 às 4:28 pm Mara abiãn é a pessoa

Mara abiãn é a pessoa que ainda está iniciando a vida religiosa, ainda não foi raspada (não foi iniciada no candomblé). Não é comum o Orixá vir no bori, visto que esta é uma cerimonia para sua cabeça e não para Orixá, mas também não há uma regra tão rígida assim que diga que é impossível o Orixá virar no filho neste momento. Mas o ideal é que não vire. Sobre fios de contas, no Ketu são raros os filhos que usam fios de Exú, estou falando de Exú Orixá e não de exú como pombagira. Não é normal que se cobre de outras pessoas as suas responsabilidades, geralmente se fala isso para que as pessoas tenham medo que outros possam “pagar” por seus atos ou seus desejos. Mas na verdade o Orixá vai cobrar de vc o que Ele deseja, e o Orixá do outro se encarrega de cobrar do outro, senão vira uma coisa fora de controle e antiética, não acha?

Temos uma matéria importante na capa do blog sobre intolerancia religiosa e creioque seria bom vc ler, precisamos de toda união e apoio possíveis nesta hora em que estamos sendo atacados e vilipendiados, pro favor leia e divulgue a informação e se possível participe ativamente nestas manifestações. Tomege do Ogum

156. em Fevereiro 3, 2009 às 5:17 pm

Makuiú Nelson,

MaiconOgum 156. em Fevereiro 3, 2009 às 5:17 pm Makuiú Nelson, primeiramente gostaria de agradecer pela

primeiramente gostaria de agradecer pela resposta , que foi muito esclarecedora.

Entretanto tenho uma dúvida. A partir desse momento em que eu acabo de cumprir meus preceitos desse bori , o senhor acredita que eu deva fazer mais alguma obrigação para ser iniciado dentro do culto kimbandista?

Pergunto isso ,pois de acordo com o que ando me orientando, o assentamento de um mavambo(exú- catiço) uma vez feita dentro de qualquer ramo do candomblé , não necessariamente seguirá àquele culto em específico no qual o mesmo foi assentado . Mas sim dependerá dos materiais em que será colocado junto ao assentamento no decorrer do tempo ,bem como o modo que irei cultuá-los em seus assentamentos, assim como as rezas entre outras particularidades.

Ou seja, ,meus mavambos apesar de terem sido assentados no Candomblé de origem Angola-Bantu , quando ficar aos meus cuidados eu poderei “virá-lo” pra kimbanda. Isso se confirma? Ou o senhor não saberia me responder.

Pais já presenciei diversos cultos que se entitulam kimbandistas ,mas não passam de um festival de barbaridades, no qual fazem uso da kimbanda para embededar-se, praticar orgias e profanarem asneiras de graus astronômicos.

Agradeço , que Kavungo lhe traga paz e saúde pois o resto conquistamos.

Makuiú!

17/12/2010

Bori « Candomblé

157. em Fevereiro 3, 2009 às 5:25 pm

Bori « Candomblé 157. em Fevereiro 3, 2009 às 5:25 pm Maicon “Obs.:Bori de feitura –

Maicon

“Obs.:Bori de feitura – (EM SUMA) trata-se do mesmo processo de um “Bori-de-Sangue” entretanto com algumas particularidades, dentre elas tipos de rezas e o tempo de preceito que é de 3 meses. Entretanto esse tipo de bori é realizado somente em ocasiões especiais, como no caso em que o Nkisse já é feito ou mais precisamente quando ele não possui mais fundamento , como é o caso de Ntoto , que se raspado leva alguém junto para o leito de morte. Assim como dizem os Tatás- angolanos : ‘Troca-se uma vida pela outra’. “

158. em Fevereiro 3, 2009 às 5:29 pm

Maiconpela outra’. “ 158. em Fevereiro 3, 2009 às 5:29 pm OBs.2- Ou em casos de

OBs.2- Ou em casos de especialização como um futuro Tatá-kimbanda. Ou seja deixa-se praticamente tudo pronto para uma futura e possível iniciação , mas que em 99% dos casos não são realizados nos dias de hoje. Basicamente é isso , apesar de haver outras peculiaridades.

159. em Fevereiro 3, 2009 às 6:24 pm

marapeculiaridades. 159. em Fevereiro 3, 2009 às 6:24 pm Boa tarde, eu quero dizer contas de

Boa tarde, eu quero dizer contas de pombo-gira mesmo, e a nação é jeje.Há outra pergunda é verdade que tem pessoas que não precisa ser raspada no santo porque já nasceram feitas?

160. em Fevereiro 3, 2009 às 7:29 pm

renatojá nasceram feitas? 160. em Fevereiro 3, 2009 às 7:29 pm Tenho uma dúvida, no BORI

Tenho uma dúvida, no BORI de Oxalá se usa dende. Tenho essa dúvida pois a quesila de Oxalá é dende.Grato.

161. em Fevereiro 4, 2009 às 1:18 am

Olá Renato, Não, não usa mesmo. Axé!

162. em Fevereiro 4, 2009 às 6:47 pm

usa mesmo. Axé! 162. em Fevereiro 4, 2009 às 6:47 pm Manuela marcos Olá, Fiz esta

Manuela

marcosmesmo. Axé! 162. em Fevereiro 4, 2009 às 6:47 pm Manuela Olá, Fiz esta pergunta anteriormente,

Olá, Fiz esta pergunta anteriormente, porèm acredito que não tenha dado tempo de vocês

17/12/2010

Bori « Candomblé

responderem, por isso estou perguntando novamente. Assisti a um bori e achei muito bonito, no entanto, por ser muito curioso e gostar de saber o que estou falando(por isso odeio músicas em ingles, pois não entendo nada rss), gostaria de entender a tradução das rezas.Para o meu espanto ninguem consiguiu me explicar.Será que você poderia me responder qual a traduçao da cantiga(bom, vou dizer conforme escutei, provavelvente a escrita estará errada rssss):”Colobó chere, colobó chere, colobó! Ficarei muito grato se puderem me responder

163. em Fevereiro 5, 2009 às 12:21 am

OLá,

Maiconme responder 163. em Fevereiro 5, 2009 às 12:21 am OLá, por favor se alguém dos

por favor se alguém dos senhores poderem responder minha pergunta do dia 3 de fevereiro eu agradeçerei, acho que com tantas perguntas passou-se despercebido…rsrs…

Makuiú!!!

164. em Fevereiro 5, 2009 às 12:23 am

MaiconMakuiú!!! 164. em Fevereiro 5, 2009 às 12:23 am Obrigado e parabéns pelo sitie…. 165. em

Obrigado e parabéns pelo sitie….

165. em Fevereiro 5, 2009 às 11:26 am

OLá,

marasitie…. 165. em Fevereiro 5, 2009 às 11:26 am OLá, por favor se alguém dos senhores

por favor se alguém dos senhores poderem responder minha pergunta do dia 3 de fevereiro eu agradeçerei, acho que com tantas perguntas passou-se despercebido…rsrs…

166. em Fevereiro 5, 2009 às 12:59 pm

Nelson Souza166. em Fevereiro 5, 2009 às 12:59 pm Maicon o problema é que eu desconheço este

Maicon o problema é que eu desconheço este ritual de bori-feitura e não conheço a Kimbanda, então é melhor que eu não discuta sobre que não entendo. Se vc fosse de Ketu ou Angola (apesar de não ser grande conhecedor) poderia te falar com franquesa que bori feitura não existe, e que o correto é raspar o filho, mas como disse não conheço os preceitos e ritos de Kimbanda, então me recolho a minha ignorancia religiosa sobre este assunto. Tomege do Ogum

167. em Fevereiro 5, 2009 às 1:02 pm

assunto. Tomege do Ogum 167. em Fevereiro 5, 2009 às 1:02 pm Nelson Souza ocandomble.wordpress.com/…/bori/ 47/242

Nelson Souza

17/12/2010

Bori « Candomblé

Mara eu não entendo um candomblé Jeje cultuando pombagira, o Jeje tradicional não as cultua, mas se na sua Casa é asim, vc poderá usar o fio desde que os outros filhos usam tambem. Tomege do Ogum

168. em Fevereiro 5, 2009 às 1:24 pm

Tomege do Ogum 168. em Fevereiro 5, 2009 às 1:24 pm Nelson Souza Marcus a princípio

Nelson Souza

Marcus a princípio vc não deveria assistir a Bori se vc não tiver ao menos um bori feito, por vários motivos, mas um dos mais importantes é que quebra o encanto a surpresa, quando vc fizer o seu. Sobre a tradução eu posso te indicar que leia o texto “longo caminho do aprendizado” está em Autores Nelson ou digite na caixinha vaziha na barra superio e click ao lado. Tomege

169. em Fevereiro 5, 2009 às 1:36 pm

Nelson Souzaao lado. Tomege 169. em Fevereiro 5, 2009 às 1:36 pm Renato há um grande equivoco

Renato há um grande equivoco sobre Bori que se generalizou e está enraizado como uma verdade absoluta e eu fico aqui me descabelando para dizer que não é assim, que bori tem outra função etc etc etc… Bori não é feito para Orixa e sim para Ori (o deus que habita nossa cabeça) um Deus de extrema importancia, porque sem sua aprovação nada se faz na cabeça de ninguém. Pois bem o bori é feito para que Ori fique calmo e sereno, para apaziguar, aclamar e harmonizar o filho de santo. Bori não é para Orixá, não existe bori para Oxalá ou Ogum ou Oyá. Se Ori aceitar a oferenda o Orixá aceitará por imposição e determinação de Ori então o Orixá é “beneficiado” por tabela no bori. Sendo assim bori é para Ori e nele são cultuado os Orixás funfun, Oxala inclusive e Yemonjá que tem culto especial devido sua ligação com a cabeça, com o fato de ser mãe por excelencia e acalmar os filhos. Se cultuamos os Funfun, não há de forma alguma presença de dendê, não se coloca dende na cabeça de um filho, direta ou indiretamente. Tomege do Ogum

170. em Fevereiro 5, 2009 às 3:15 pm

Tomege do Ogum 170. em Fevereiro 5, 2009 às 3:15 pm mara OBRIGADO EU ADORO ESSA

mara

OBRIGADO EU ADORO ESSA PÁGINA E FICO ANSIOSA ESPERANDO A RESPOSTA,AQUI EU CONSIGO TIRAR MUITAS DAS MINHAS DÚVIDAS,MAS NELSON VC NÃO RESPONDEU A MINHA OUTRA PERGUNTA,SE É POSSÍVEL UMA PESSOA JÁ NASCER FEITA E NÃO PRECISAR PASSAR PELA RASPAGEM,ME EXPLIQUE MELHOR ISSO.OBRIGADO

171. em Fevereiro 5, 2009 às 5:23 pm

MELHOR ISSO.OBRIGADO 171. em Fevereiro 5, 2009 às 5:23 pm Nelson Souza Mara existe uma máxima

Nelson Souza

Mara existe uma máxima que diz que “só damos aquilo que recebemos”. E isso diz respeito a diversos aspectos da religião, então tb está relacionado a esta questão de raspar. Há casos em que a pessoa já nasce feita sim, são ciranças cujas mães foram iniciadas/raspadas enquanto estavam grávidas. Mas isso só vale para a mulheres que de fato não sabiam que estavam grávidas, hoje é mole, então

17/12/2010

Bori « Candomblé

sabendo que está gravida não vale. Bem essas crianças passaram pelos orôs na barriga e estão feitas também. Assim se entende. Mas isso não as exime de serem raspadas, por que se elas tiverem cargo de zelador/as elas precisarão raspar outras pessoas e para isso precisam ter passado pelo processo. Então ter sidor feito na barriga não é condição para não raspar. Mesmo que não tenha cargo de zelador/a. Navalha no coco do yaô rsrsrsrs. Tomege do Ogum

172. em Fevereiro 5, 2009 às 5:40 pm

Tomege do Ogum 172. em Fevereiro 5, 2009 às 5:40 pm marcos Oi Nelson, obrigado pela

marcos

Oi Nelson, obrigado pela resposta, com certeza lerei o texto que você me indicou.Gostaria de deixar claro que fui assistir a um bori porque foi o de um grande amiga, praticamente minha irmã.Fui assistir na intenção de passar coisas boas, energias positivas e desejar tudo de bom que esta pessoa merece mas que, por alguns motivos, ainda não conseguiu alcançar(mas com a benção dos Orixás conseguirá), tomei banhos de folhas, estava de roupa branca, como Bori também pode ser interpretado por paz, alegria, esperança acredito que não tenha atrapalhado em nada, pois a minha intenção não era esta.Em relação a cantiga, apenas queria a saber o significado, pois entre tantas, ela me chamou a atenção.De qualquer forma agradeço muito a sua atenção, muita paz e paciência para responder a todos que a ti procuram afim de esclarecer tantas dúvidas.Axé

173. em Fevereiro 5, 2009 às 5:48 pm

Nelson Souzatantas dúvidas.Axé 173. em Fevereiro 5, 2009 às 5:48 pm Marcos não é minha intenção, nem

Marcos não é minha intenção, nem a dos meus irmãos, pareçer o dono da verdade e do candomblé.

Mas estas cerimonias devem ser restritas aos membros das comunidades e por isso comentei, e fiz tb

o comentário de que uma pessoa de fora pode acabar não curtindo a cerimonia quando chegar sua

vez, por que já viu antes da sua hora. Sobre as energias vc está coberto de razão e cheio das melhores inteções meu irmão, não te fiz incomodo fiz? Tomege do Ogum

174. em Fevereiro 5, 2009 às 7:27 pm

fiz? Tomege do Ogum 174. em Fevereiro 5, 2009 às 7:27 pm mara MUITO OBRIGADO POR

mara

MUITO OBRIGADO POR RESPONDER AS MINHAS PERGUNTAS E TIRAR MINHAS

DÚVIDAS,KOLOFÉ

175. em Fevereiro 5, 2009 às 10:42 pm

DÚVIDAS,KOLOFÉ 175. em Fevereiro 5, 2009 às 10:42 pm marcos Por favor, se me fiz parecer

marcos

Por favor, se me fiz parecer incomodado pelos seus comentários, me perdoe. Admiro o trabalho de vocês e os achos de tamanha grandeza, o mundo espiritual necessita urgente de pessoas como vocês.Na roça de candomble onde fui ver o Bori a presença de pessoas “que não pertenciam a

comunidade” não é restrita, mas acredito que isto seja uma questão de opinião.Bom quero dizer que li

o seu artigo, gostei muito e acho que o caminho é esse, degrau a degrau, sem pular etapas, sendo o bori o começo de tudo…Bom, como disse estou procurando a tradução da cantiga a qual mencionei, com certeza, se um dia o jogo de búzios mostrar que necessito de um Bori ou algo mais estarei

17/12/2010

Bori « Candomblé

pronto, pois já sei que não é nenhum “ato satanico” como a nossa cultura que nos oprime nos apresenta.Tudo isso, porque já vi antes.Mas, curioso que sou, continuarei a pesquisar, digo(aborrecer os zeladores com perguntas).Mais, uma vez muito obrigado, que os orixa abenções a todos vocês, iluminando seus caminhos para que vocês façam o mesmo conosco, meros leigo em busca de uma identidade espiritual perdida.Axé meu irmão

176. em Fevereiro 5, 2009 às 11:47 pm

Manuelameu irmão 176. em Fevereiro 5, 2009 às 11:47 pm Olá Marcos, Seja sempre bem vindo

Olá Marcos, Seja sempre bem vindo e continue a colocar as suas questões sim. Nós entendemos que não é fácil por vezes entender ou aceitar certas coisas, especialmente quando se está tão habituado a ouvir outras em contrário. É a falar que nos entendemos e da discussão que nasce a luz, não é mesmo? Axé!

177. em Fevereiro 6, 2009 às 1:48 am

marcosnão é mesmo? Axé! 177. em Fevereiro 6, 2009 às 1:48 am hÔ minha irmã, como

hÔ minha irmã, como é bom “ouvir vocês”, tenho certeza de que todos que por aqui passam sentem o bem que sinto ao lêr estas linhas. Você são um bem maior que surgiu no caminho de muitos que procuram a sabedoria maior.Muito axé pra vocês meus irmãos

178. em Fevereiro 6, 2009 às 9:35 am

Beatriz d'Oxóssivocês meus irmãos 178. em Fevereiro 6, 2009 às 9:35 am Bom dia, Desculpe a colher

Bom dia, Desculpe a colher de pau (e a cara também). Mas, o que o Nelson vive alertando aconteceu comigo. Depois de anos na umbanda minha mãe fez sua iniciação no candomblé. Por ser samba (cargo equivalente a ekedi), no nosso barracão, participei da feitura, obrigações e rituais diversos. Após ela receber a cuia, anos depois dei minha obrigação, (fui raspada). E foi aquela água… não senti nada daquela emoção que vejo nos olhos dos recém iniciados. Foi uma choradeira geral, todos comovidos, exceto eu, pois afinal foram anos de espera. E agora fico observando as pessoas chegando e querendo queimar etapas, participar de tudo, aprender rápido. Saber tudo antecipadamente tira a emoção da surpresa. Não tenham pressa, o que pedi ao meu pai é que restaurasse o meu amor à religião, a emoção. Hoje peço que conserve. O que me faz feliz é estar ali. O que ele achar que devo aprender ele fará chegar à mim. Axé.

179. em Fevereiro 6, 2009 às 12:41 pm

Olá Nelson, Makuiú!

Maiconem Fevereiro 6, 2009 às 12:41 pm Olá Nelson, Makuiú! Entendo e admiro sua honestidade, muito

Entendo e admiro sua honestidade, muito obrigado! Vou pesquisar…

17/12/2010

Bori « Candomblé

Makuiú….

180. em Fevereiro 12, 2009 às 1:57 am

Makuiú…. 180. em Fevereiro 12, 2009 às 1:57 am Ana Lúcia Não é atoa que a

Ana Lúcia

Não é atoa que a minha filha filha se chama Beathriz!!!! Adorei filha de Odé o que vc disse!!!! Tudo na vida tem sua hora e momento de aprender… cada uma prender de acordo com o que se merece e não se rouba. É aí que fica pra sempre. Bem… mas agora é a minha vez…. eu tenho um ´seiro problema com os barracões que eu frequento. Comecei na umbanda… foi levando…. e quando via algo que não me agradava eu ia embora… sem nem deixar tchau. Conheci o candomblé… entrei e lá aconteceu a mesma coisa… saí sem nem tchau. Tudo começa com uma birra, depois eu pego nojo do lugar e aí nos dias de eu ir ficava doente… e abandonava. Será que não sou uma boa pessoa ??? O que pode ter acontecido???

181. em Fevereiro 12, 2009 às 11:21 am

Nelson Souzater acontecido??? 181. em Fevereiro 12, 2009 às 11:21 am Ana Lúcia vc já o novo

Ana Lúcia vc já o novo texto da Manuela? está na pagina principal do blog e se chama “Ile portas abertas” dê um aboa lida nele que vc vai perceber o que se passa. Mas o texto não só não será a cura deste problema, procure em vc mesma. a ajuda que precisa. Tomege do Ogum

182. em Fevereiro 27, 2009 às 10:21 pm

carlosTomege do Ogum 182. em Fevereiro 27, 2009 às 10:21 pm awuré mó jubá Andei vendo

awuré mó jubá Andei vendo em uma comunidade um tópico relacionado a ori,a polémica é: igbá ori certo ou errado ?? sou iniciado a dois anos e tenho igbá ori ,gostária de saber o que se procede neste assunto em relação a igba ori ser correto, fazer ou não ,cazo seje correto o por que ,e qual a tua importãncia de se te-lo assentado . aproveitando a oportunidade ,quero parabeniza-los pelo brilhante trabalho que muito nos auxilia vcs são exemplo de que nosso culto deve se perpetuar e não se perder como nos dias de hoje . QUE YA AMIM OSUN OS ABENÇOEN SEMPRE !!!!! ASÉ ÓÓÓÓÓ

183. em Março 2, 2009 às 4:05 pm

Boa tarde

ÓÓÓÓÓ 183. em Março 2, 2009 às 4:05 pm Boa tarde Luciana Silova Não sou da

Luciana Silova

Não sou da religião mais as vezes frequento e gosto de jogar buzios.

17/12/2010

Bori « Candomblé

Fui informada de que estou com minha espritual mto carregada, então terei q. fazer um descarrego e um Bori, mais tenho medo do Bori…

O Bori é feito somente por quem quem iniciar na religião?

disse q. seria para abrir meus caminhos

q.

terá q. ser feito em Exu e Pombagira.

Me reponda.

Obrigada

184. em Março 2, 2009 às 6:40 pm

Nelson SouzaMe reponda. Obrigada 184. em Março 2, 2009 às 6:40 pm Carlos há de fato muita

Carlos há de fato muita controvérsia sobre este assunto e quase sempre as pessoas se limitam a falar que aprenderam assim e ponto final ou que na minha Casa é assim e final. Já li um trabalho que cita este assunto e diz que ” Na áfrica não havia ibá Ori” lá se entendia que as cerimonias para Ori devem ser feitas diretamente na cabeça da pessoa, como é feito realmente no bori, então não há lugar melhor pra cultuar Ori que sua própria cabeça. Seguindo este raciocínio, o iba ori é desnecessário. Isso foi o que aprendi. Tomege do ogum

185. em Março 2, 2009 às 6:54 pm

Nelson Souzaaprendi. Tomege do ogum 185. em Março 2, 2009 às 6:54 pm Luciana Silva a cerimonia

Luciana Silva a cerimonia do bori não é feito para Orixa e sim para Ori (o deus que habita nossa cabeça) um Deus de extrema importancia, porque sem sua aprovação nada se faz na cabeça de ninguém. Esta cerimonia não te vincula e nem te condiciona a ter obrigações com a religião ou com o pai/mãe de santo ou mesmo com Orixá algum, tb não siginifica que vc está sendo iniciada ou terá que

se iniciar algum dia, Bori tem incluisive prazo de validade, ele deve ser renovado sempre que a pessoa

estiver com a cabeça muito “quente”. Pois bem, o bori é feito para que Ori fique calmo e sereno, para apaziguar, acalmar e harmonizar o filho de santo ou no seu caso, cliente. Como disse, o bori não é

para Orixá, não existe bori para Oxalá, Ogum ou Oyá. Então me estranha muito que se queira fazer esta cerimonia para exu, e mais ainda para pombagira, se é isso mesmo que eu entendi, esta indicação está errada. No bori são cultuado os Orixás funfun (do branco) Oxala inclusive, e Yemonjá que tem lugar especial nesta cerimonia devido sua ligação com a cabeça, com o fato de ser uma mãezona para todos os filhos. Se no bori cultuamos os Orixás do branco não há motivos para entrar Exú nesta história. Talves tenha sido indicado um bori e um agrado a Exú, seria isso? por que como disse me espanta alguém indicar bori para exu e pombagira. Tomege do Ogum

186. em Março 9, 2009 às 10:51 pm

ola oq vai no bori de iemanja

Março 9, 2009 às 10:51 pm ola oq vai no bori de iemanja ana julia muito

ana julia

muito obrigado me respoda por favor

axé

17/12/2010

Bori « Candomblé

187. em Março 10, 2009 às 10:30 am

ManuelaBori « Candomblé 187. em Março 10, 2009 às 10:30 am Olá Ana Júlia, No bori

Olá Ana Júlia, No bori de Iemanjá, vai o mesmo que em todos os outros boris. Não confunda bori com iniciação, pois não é de todo a mesma coisa. Já quanto ao conteúdo específico de um Bori ou de uma Iniciação, como deverá entender, não podemos colocar aqui em aberto. Isso é o tipo de informação que não sai do barracão e/ou roncó. Axé!

188. em Março 10, 2009 às 11:27 am

Alinee/ou roncó. Axé! 188. em Março 10, 2009 às 11:27 am Olá! Gostaria de tirar uma

Olá! Gostaria de tirar uma dúvida. Passei por problemas pessoais muito sérios, e descobri que haviam feito uma demanda para mim. Joguei búzios e o pai-de-santo disse que eu deveria fazer um Ebó ikú, um Bori e um assentamento de Ibaori. Queria saber para que serve cada um desses rituais.

Obrigada.

189. em Março 10, 2009 às 4:30 pm

Hugorituais. Obrigada. 189. em Março 10, 2009 às 4:30 pm Nelson, Boa tarde amigo! Estou começando

Nelson, Boa tarde amigo! Estou começando a frequantar e entender a religião. Qualquer pessoas, sendo filho de santo ou não pode se submeter a um Bori?

abr

Hugo

190. em Março 10, 2009 às 9:44 pm

Nelson Souzaa um Bori? abr Hugo 190. em Março 10, 2009 às 9:44 pm Aline o Ebó

Aline o Ebó é para limpeza espiritual da pessoa e podem ser de diversas natureza inlusive este mencionado, mas a função é limpeza de energias negativas que acumulamos ao longo do tempo ou que nós são “enviadas” (essa parte eu sempre discuto poruqe não acredito que alguém possa fazer o mal para o próximo acho sempre que é só coincidencia ou fruto de nossos medos). Bori e feito para acalmar e harmonizar a cabeça da pessoa, tem finalidade de apaziguar e dar uma melhor orientação a cabeça, dar rumo, reorganizar as energias na ou da nossa cabeça. Ibá Ori é um objeto de culto que é feito durante o bori e deverá ser cuidado pelo seu dono, pela pessoa que foi submetida ao bori. Tomege do Ogum

17/12/2010

Bori « Candomblé

191. em Março 10, 2009 às 9:47 pm

Bori « Candomblé 191. em Março 10, 2009 às 9:47 pm Nelson Souza Hugo Bori e

Nelson Souza

Hugo Bori e feito para acalmar e harmonizar a cabeça da pessoa, tem finalidade de apaziguar e dar uma melhor orientação a cabeça, dar rumo, reorganizar as energias na ou da nossa cabeça. Então qualquer pessoa pode se submeter a esta cerimonia sim, e o mais importante é que ela não é uma iniciação so candomblé e nem deve ser entendida como um pré iniciação, tb não promove vinculos entre vc e quem fez o bori ou mesmo com a religião ou com a Casa, vc continua sendo livre para frequentar outras casas e procurar outros zeladores se assimm desejar. Vc ainda não será um filho de santo da pessoa que fez o bori, ok? Tomege do Ogum

192. em Março 14, 2009 às 1:52 am

Oi Nelson,

neuzado Ogum 192. em Março 14, 2009 às 1:52 am Oi Nelson, Talvez, a princípio, minha

Talvez, a princípio, minha pergunta possa parecer antiética, mas é somente uma precaução para que eu não seja enganada: em torno de quanto “pode” o zelador “cobrar” para a cerimônia de bori, bem como a quantidade de material é sempre extensa?

Abraços,

Neuza

193. em Março 14, 2009 às 12:42 pm

Abraços, Neuza 193. em Março 14, 2009 às 12:42 pm Nelson Souza Neuza não existe uma

Nelson Souza

Neuza não existe uma “tabela” e por isso cada um faz o que deseja, e sobre o material utilizado varia de nação pra nação. É, desta vez vc me apertou mesmo rsrsrs. Não dá pra falar sobre isso, é complicado demais. desculpe. Tomege do Ogum

194. em Março 14, 2009 às 6:29 pm

Tomege do Ogum 194. em Março 14, 2009 às 6:29 pm raul cesar toquetao Boa tarde

raul cesar toquetao

Boa tarde Sr. Nelson, atraves da internet as vzs tiramos as duvidas e resposta para nossas vidas, pois recebi um bori no dia 12.03.09 e terminou no dia 13.03.09, foi confirmado no jogo de buzios q avia necessidade de fazer um bori, não q não confio e creio q ha de melhorar minha vida como tamben acredito no pai de santo q o fez pois se trata de uma pessoa honesta, humilde e considerada na cidade q eu fiz o bori, so um detalhe ele me disse q eu estava com um ajé muito forte q me acompanhava e estava m prejudicando de todas as formas. Eu ja procurei varios lugares ja encontrei muitas pessoas do bem como muito pilantras q so querem tirar o pouco q nos falta, pois bem porque tomei esta atitude de fazer o bori fazem 09 anos q minha vida se tornou em prejuizo puro tudo q faço ta errado tudo e cortado de minha vida tanto financeira qto amorosa. Um detalhe noi seu buri vce disse q a suprema necessidade de usar um pombo e eu não o vi, sera q

17/12/2010

Bori « Candomblé

pode ser prejidicado em alguma coisa abraços

195. em Março 14, 2009 às 6:33 pm

alguma coisa abraços 195. em Março 14, 2009 às 6:33 pm raul cesar toquetao Por gentileza

raul cesar toquetao

Por gentileza o sr.poderia explicar melhor o q e um ajé, pois eu li em uma reportagem q ajé era um guerreiro q foi traido por seu irmão por causa de um amor de uma mulher e q ele se revoltou uma

historia tipo assim

obrigado

196. em Março 16, 2009 às 6:19 pm

Nelson Souzatipo assim obrigado 196. em Março 16, 2009 às 6:19 pm raul cesar toquetao o pombo

raul cesar toquetao o pombo tem funçaõ ritual (não cabe aqui especificar) e a falta dele é de se estranhar sim. Procure saber o motivo disso. Na verdade eu não creio que vc seja prejudicado com essa falta, afinal não é vc que está fazendo a cerimonia, vc está em situação de entrega e de confiança na pessoa que se propõe fazer para vc uma cerimonia deste porte, então só procure a explicação para esta falta, porque é de fato importante e não deve ser esquecido. Tomege do Ogum

197. em Março 18, 2009 às 1:41 am

Olá Nelson,

do Ogum 197. em Março 18, 2009 às 1:41 am Olá Nelson, neuza Obrigada pela sua

neuza

Obrigada pela sua resposta e mais uma vez vou aproveitar para tirar uma outra dúvida: o que é bori de misericórdia, quando é feito e que material (alimentos, animais,etc), são usados?

Grata,

198. em Março 18, 2009 às 1:37 pm

são usados? Grata, 198. em Março 18, 2009 às 1:37 pm Nelson Souza Neuza há dois

Nelson Souza

Neuza há dois entendimentos para “misericórdia” um é que a pessoa está sem condições de arcar com os custos e a comunidade assume as despezas do bori. O outro entendimento é que o Orixa por algum motivo muito sério ou urgente está cobrando feitura imediatamente e a pessoa será submentida ao bori na esperança de que Ori lhe dê mais tempo para atender ao pedido do Orixá. O bori em ambos os caso é o mesmo com os mesmos materiais porque bori nunca muda é sempre igual na forma de preparo e alimentos ofertados a Ori. Tomege do Ogum

199. em Março 22, 2009 às 10:02 pm

a Ori. Tomege do Ogum 199. em Março 22, 2009 às 10:02 pm diego ola boa

diego

ola boa noite gostaria de tira uma dúvida tudo começou quando ta na casa de minha tia ai eu comecei a passar mau aii fiquei com dor de cabeça não pessava que era normal depois da ai começei a me

17/12/2010

Bori « Candomblé

sentir mau novamente então não imaginava o que era depois o orixá passava todos os dias ai minha vó que e equede resovel me levar pra roça onde ela frequentava pra da um bori mais esse bori foi o meu primeiro que assentou a quartinha depois de um ano ele começou a cobrar de novo mais coisa diferente que a mãe de santo pediu bichos então eu não sei se e porque depois de um tempo dissem que trabalha como o bori como bichos ou se e outras coisas minha vo´na me explicou mais gostaria que algem me expilcasse pois estou muito nervoso não sei se to sendo obrigado a segir ou se eu vou pq eu quero? me ajude!

200. em Março 23, 2009 às 9:27 pm

Nelson Souzapq eu quero? me ajude! 200. em Março 23, 2009 às 9:27 pm Diego eu não

Diego eu não entendi o que vc quer falar, escreva com mais calma, para que fique possível de entender seu comentário. Tomege do Ogum

201. em Março 24, 2009 às 5:40 pm

Olá

RobsonTomege do Ogum 201. em Março 24, 2009 às 5:40 pm Olá Gostaria de saber duas

Gostaria de saber duas coisas e desde já agradeço a atençao dispensada.

Sou feito de Santo Oxalá com Oxum os quais tenho muito amor. Infelizmente nao frequento como deveria minha casa, pois residuo longe. Em 2003 fiz minha obrigaçao de 7 anos e depois disso nao fiz mais nada, a nao ser um ebó branco recentemente. Estou em busca de um lugar para eu dar um bori para apaziguar me, minha pergunta é:

Fui feito no Queto há problema em fazer o bori numa casa de Efon? O ritual é o mesmo?

202. em Março 24, 2009 às 10:34 pm

ManuelaO ritual é o mesmo? 202. em Março 24, 2009 às 10:34 pm Olá Robson, Correctamente,

Olá Robson, Correctamente, uma vez que é iniciado, deveria fazer esse bori na sua casa de feitura, ou pelo menos dentro da nação na qual foi feito, mas, uma vez que o bori não é vinculativo, na minha opinião, não creio que seja um problema. Apenas se assegure que o vai fazer numa casa com fundamento. Axé!

203. em Março 29, 2009 às 10:54 am

maracom fundamento. Axé! 203. em Março 29, 2009 às 10:54 am BOM DIA! GOSTARIA DE SABER

BOM DIA! GOSTARIA DE SABER SE UMA POMBA GIRA PODE DAR UMA ROUPA DELA PARA OUTRA POMBA GIRA,E SE QUEM AINDA NÃO É FEITA PODE USAR ESSA ROUPA NA GIRA DE EXU.

17/12/2010

Bori « Candomblé

204. em Março 29, 2009 às 4:59 pm

Bori « Candomblé 204. em Março 29, 2009 às 4:59 pm Nelson Souza Mara essa “doação”

Nelson Souza

Mara essa “doação” vai depender de vários fatores. Se a Casa permite que uma pessoa nova utilize roupas mais elaboradas (que normalmente são exclusivvas dos ebamis), e se a Casa permite que uma pessoa não iniciada trabalhe com pombagira. Esses ítens devem ser verificados e respeitados antes da doação da roupa para outra pessoa ou entidade. Tomege

205. em Março 30, 2009 às 12:27 pm

ou entidade. Tomege 205. em Março 30, 2009 às 12:27 pm Ricardo Maia Estou a muito

Ricardo Maia

Estou a muito tempo na vida espiritual e ao iniciar foi dito a minha pessoa que já tinha nascido com

cora feita, que necessitaria apenas de um bori…

ligação com o candomble uma vez que minhas entidades são da Umbanda e o pai que me iniciou já morreu…gostaria de saber como faze-lo uma vez que estou sentindo necessidade de firmeza…pois minhas entidades querem continuar trabalhando e ñ tenho sentido segurança em incorpora-las em

lugares ñ apropriados, como em casa por exemplo. Gostaria de sua ajuda para me informar o que posso fazer…se posso fazer eu mesmo o meu bori, ou se pode me indicar alguem de confiança que possa fazer isso.

se faz 25 anos e nunca o fiz…tbm ñ possuo mais

206. em Abril 3, 2009 às 4:22 am

fiz…tbm ñ possuo mais 206. em Abril 3, 2009 às 4:22 am Marjorie dos Santos Boa

Marjorie dos Santos

Boa noite… Queria saber se vcs podem esclarecer uma duvida minha =]

Estou indo no candomblé, so um orixá meu ja esta em seu lugar

frente

Tah mais isso num vem ao caso rsrsrs…

Meos primos são todos borizados

Mais assim se houver uma festa, e qndo formar a roda, eu q num so borizada, e nem feita de santo

Posso participar?Posso dançar?

te tendo guerra pra ver qm toma a

Entre Oxum e Oyá…

Eu tbm vou fazer… mais num agora…

Desde já mtooO obrigada

207. em Abril 3, 2009 às 12:02 pm

já mtooO obrigada 207. em Abril 3, 2009 às 12:02 pm Carolina Olá Marjorie Essa é

Carolina

Olá Marjorie Essa é uma pergunta que só o zelador da casa pode te responder…Eu mesma participava das rodas mesmo sem ser borizada…e sem ter feito o santo,pois o próprio zelador, viu a minha vontade de participar, a minha empolgação. Isso varia de casa para casa. Aconselho você a perguntar ao zelador se pode.

17/12/2010

Bori « Candomblé

208. em Abril 3, 2009 às 1:08 pm

Bori « Candomblé 208. em Abril 3, 2009 às 1:08 pm Nelson Souza Ricardo Maia o

Nelson Souza

Ricardo Maia o bori é exclusivo de candomblé por isso achei estranho vc dizer que a umbanda pediu bori a vc. Vc pode ter nascido com a “coroa feita” em umbanda é possivel sim, assim no candomblé em situações especiais, mas em ambos os casos vc vai precisar passar pro iniciações e sempre com a mão de outra pessoa na sua cabeça, nossos segmentos religiosos, seja umbanda ou candomble são sempre de carater inciatico e requerem sempre uma outra pessoa a nos ensinar e conduzir ou desenvolver, por isso não existe a possibilidade de vc fazer seu próprio bori, até porque como te informei essa cerimonia não é de umbanda. Procure uma casa, mas de umbanda. Meu irmão seja feliz fazendo o que seus guias te determinam como sua missão. Tomege

209. em Abril 8, 2009 às 4:21 pm

maracomo sua missão. Tomege 209. em Abril 8, 2009 às 4:21 pm BOA TARDE,preciso muito saber

BOA TARDE,preciso muito saber da mulambo rainha da kalunga,oque ela bebe oque ela fuma cor de roupa e porquê ela é tão séria,se vcs podem me informar tudo sobre ela eu agradeço e muito,obrigado.

210. em Abril 9, 2009 às 2:27 pm

e muito,obrigado. 210. em Abril 9, 2009 às 2:27 pm nathalia Bom dia gostaria de saber

nathalia

Bom dia gostaria de saber como faz um ibá ? sei q só pode ser preparado pelos Pai , mas é uma curiosidade se puder me ajudar .Obrigada

211. em Abril 11, 2009 às 12:20 am

Nelson Souzame ajudar .Obrigada 211. em Abril 11, 2009 às 12:20 am Nathalia essa informação é confidencial

Nathalia essa informação é confidencial e te recomendo que não procure em internet, vc poderá ser enganada e receber informação errada, o tempo, só o tempo te dirá como montar im ibá. Tomege

212. em Abril 11, 2009 às 9:15 pm

montar im ibá. Tomege 212. em Abril 11, 2009 às 9:15 pm mara por favor, me

mara

por favor, me respondem vcs responderam uma pergunda apos a minha,e eu?

213. em Abril 12, 2009 às 10:46 pm

Nelson Souzaapos a minha,e eu? 213. em Abril 12, 2009 às 10:46 pm MAra nosso foco é

MAra nosso foco é resposnder sobre o candomble e divulgar a religião, procure no site fietreca ou frieteca, algo assim, lá vc encontrará caminho para esta pergunta, nós simplesmente não temos essas informações. Procure tb no site mae marta de obá. Tomege

17/12/2010

Bori « Candomblé

214. em Abril 24, 2009 às 12:42 am

Bori « Candomblé 214. em Abril 24, 2009 às 12:42 am carlos de xango olá Manuella

carlos de xango

olá Manuella e nelson sou ogan suspenso e recentimente borizado gostaria de saber qual tipo de conta posso usar de um,tres fios, vejo que muitos ogans da minha roça são apenas suspensos e já enfeitam suas guias com seguis mas não quero ser igual e passar os pés adiante das mãos obrigado desde já. axé!

215. em Abril 24, 2009 às 9:27 pm

desde já. axé! 215. em Abril 24, 2009 às 9:27 pm Mariana Fui iniciada apenas com

Mariana

Fui iniciada apenas com um bori… tenho mais de 7 anos na religião e nada mais foi feito. Sou ekedji da santa da mãe de santo. São duas as minhas perguntas: Se poderia ter exu assentado(assentamento de bara) e se posso deixar a casa sem nenhum ritual específico de desligamento.

216. em Abril 24, 2009 às 11:06 pm

Carolde desligamento. 216. em Abril 24, 2009 às 11:06 pm Olá Carlos de Xangô No meu

Olá Carlos de Xangô No meu entendimento, se vc foi suspenso e confirmado, pode usar aquelas guias de autoridade. Eu não sei o nome, sei apenas que é diferente das de YaÔ.Seria bom você perguntar ao zelador,pode ser que o costume da casa seja outro. Axé

217. em Abril 24, 2009 às 11:13 pm

casa seja outro. Axé 217. em Abril 24, 2009 às 11:13 pm Carol Olá Mariana, seria

Carol

Olá Mariana, seria bom vc dar uma lida no post Bori,lá tem uma boa explicação sobre ele. Quanto a sua pergunta, um bori não é iniciação, iniciação requer todo um processo de recolhimento onde preceitos são realizados,se vc só fez bori não é iniciada, não é ekedi confirmada,entende? Você pode deixar a casa a qualquer momento,mas como existe esse laço de ser “ekedi” do Orixá da mãe de santo,seria bom dar uma explicação. Quanto ao assentamento eu não sei. axé

218. em Abril 24, 2009 às 11:18 pm

eu não sei. axé 218. em Abril 24, 2009 às 11:18 pm Carol Desculpe Mariana o

Carol

Desculpe Mariana o titulo do post interessante para vc ler é Iniciação no Candomblé, tem o 1 e o 2…

17/12/2010

Bori « Candomblé

219. em Abril 27, 2009 às 12:59 pm

Bori « Candomblé 219. em Abril 27, 2009 às 12:59 pm sandra santos mutumbá ,olhe eu

sandra santos

mutumbá ,olhe eu frequento uma casa ….q não é umbanda pura,e nem candomblé.estou lá ha cinco anos.nesse periodo nunca fui de frequentar assiduamente.sou de xango e oxum…com adjunto yansã e ogum.sou yao.por vontade propria decidi fazer um buri na epoca de xango,sinto me um pouco mais amadurecida nessa questão.até então nem a zeladora e nem a intidade chefe da casa me pediu para ser feito nada.já fiz duas vzes confirmação na cachoeira.dizem eles que quem é de xango é teimoso,que as vezes tem que deixar cair um pouco para “tomar a sua decisão”.buri,já está certo de eu fazer,o que eu gostaria de saber se pode fazer um ebo junto?foi se falado que somente proximo da festa ele diria.é certo o proprio filho tomar a decisão de livre e espontenea vontade .nessa questão de buri?por que ate então todos q eu vejo,só fazem na ora que são obrigados.eu gostaria sinceramente que vcs podessem me responder essas dúvidas.axé a todos!

220. em Abril 27, 2009 às 2:10 pm

Sandra Santos,

a todos! 220. em Abril 27, 2009 às 2:10 pm Sandra Santos, Rosinha Se a casa

Rosinha

Se a casa que frequenta é Umbanda, mesmo que cruzada

tudo ser feito com a anuencia e solicitação do teu Orixá de cabeça. Não se faz bori, cruzamento ou o que seja por conta própria ou por vontade, sempre é passado do lado de lá pra cá… ou a entidade chefe da casa em nome do teu Orixá ou o teu próprio Orixá vem e pede.

mas tem ritual de Umbanda… o correto é

Abraços das águas.

221. em Abril 27, 2009 às 2:18 pm

Nelson Souzaé Abraços das águas. 221. em Abril 27, 2009 às 2:18 pm Sandra o conceito de

Sandra o conceito de juntó está ligado ao segundo Orixá da pessoa, doterceiro em diante é “família” ou “carrego” portanto o juntó do seu Orixá e Oxum. Outro ponto de informação é que Yaô é somente os filhos que foram iniciados/raspados os que tem somente bori são abiãns e não yaôs. Eu não entendo muito bem essa questãod e vc ter que insistir para fazer bori, o zelador/a deve ter essa informação atravez dos búzios e fazer o determinados por eles. Sobre fazer por vontade própria eu discordo, o bori é uma cerimonia para sua cabeça, para te acalmar e deve ser recomendada pelo jogo, fazer sem esta recomendação não te trará mau algum, mas não é o correto. Alguns irmãos realmente demoram muito a tomar um bori, mas eles devem saber oque é melhor para eles e para suas cabeças. Confirmação na cachoeira é típica de umbanda, veja melhor se sua casa de fato pode realizar bori como manda e reza o candomble. Bori é sempre diferente entre as casas num detalhe e outro, mas sempre será feito pelo candomble. Tomege do Ogum

222. em Abril 27, 2009 às 2:25 pm

candomble. Tomege do Ogum 222. em Abril 27, 2009 às 2:25 pm Nelson Souza ocandomble.wordpress.com/…/bori/ 60/242

Nelson Souza

17/12/2010

Bori « Candomblé

Rosinha eu acho que nós todos, Manuela, Pequena Criatura, Carol somos macumbeiros, nossas respostas são sempre tão afinadas umas com as outras, pareçe que temos tele patinha rsrsrsrs Tomege

223. em Abril 27, 2009 às 2:28 pm

Nelson, você acha???rs

(rolando de rir da patinha)

abraços das águas

224. em Abril 27, 2009 às 4:17 pm

Rosinhaabraços das águas 224. em Abril 27, 2009 às 4:17 pm Dayane “Tele Patinha” foi ótimo,

Dayanedas águas 224. em Abril 27, 2009 às 4:17 pm Rosinha “Tele Patinha” foi ótimo, Velhinho!

“Tele Patinha” foi ótimo, Velhinho! O senhor se superou rsrsrsrsrs. Obrigada

225. em Abril 27, 2009 às 6:33 pm

agradecida pela repostas.

226. em Abril 27, 2009 às 6:50 pm

sandra santospela repostas. 226. em Abril 27, 2009 às 6:50 pm Carol Essa novidade da tele patinha

Carolrepostas. 226. em Abril 27, 2009 às 6:50 pm sandra santos Essa novidade da tele patinha

Essa novidade da tele patinha foi original!! rsrsrsrsrs abraços povo!!

227. em Abril 28, 2009 às 10:22 pm

abraços povo!! 227. em Abril 28, 2009 às 10:22 pm adriana Boa Noite! Sou uma pessoa

adriana

Boa Noite! Sou uma pessoa leiga no assunto e por isso talvez o que eu escreva possa a ser uma grande bobagem ou até mesmo eu ter sido enganada, não sei, mas se não desabafar com alguém acho que vou enlouquecer. Nunca frequentei o candomble, mas tenho amigas que frequentam, elas me levaram até uma mãe de santo em Rio grande da serra para jogar buzios.Chegando lá, a mãe de santo que é muito conceituada, disse-me que eu deveria fazer um Bori, que fazendo isso “o meu jatinho iria decolar”, que me casaria com meu namorado, etc.Veja bem, eu fui até lá pra jogar búzios e ela me convenceu a fazer o Bori, coisa que eu nem sequer sabia que existia.Ela fez tanta pressão e eu, apaixonada, acabei pedindo um empréstimo para fazer o Bori e um Ebó de exu que custou mais de R$2000,00.Chegando

17/12/2010

Bori « Candomblé

lá, ela passou alguns grãos em mim e logo depois realizou o ritual do Bori, matando um pombo e uma galinha de angola, além de outras coisas(grãos, manjar) que eu já li que fazem parte do bori.Meia hora depois ela disse para eu ir embora(já li que isso não é normal, não sei se está certo).Fui embora e uma semana depois fui demitida, meu namorado separou de mim e, como fiquei sem pagar o aluguel para pagar o restante do Bori, estou sendo despejada, sem ter onde morar.Realmente o meu jatinho decolou, mas explodiu antes mesmo de recolher o trem de pouso.Gostaria de saber se este procedimento está correto, independente do resultado o qual comentei.Me sinto muito mal e desesperada, brigo com todo mundo, inclusive com minha amigas.Ligo pra mãe de santo e a primeira vez ela me respondeu que isso é carma, que eu tenho que passar, mas se é carma, pra que passar pelo Bori?, tento falar com ela, mas ela não me atende mais, sempre inventa uma desculpa, manda dizer que está no quarto de Exu.Minha dúvida é:È normal passar pelo Bori e minutos depois ir para casa? Será que fui enganada

228. em Abril 29, 2009 às 1:04 am

CarolSerá que fui enganada 228. em Abril 29, 2009 às 1:04 am Olá adriana Geralmente um

Olá adriana Geralmente um bori exige um recolhimento de sete dias, em alguns casos pode ser feito em 4 dias.Não considero normal o que foi feito, de vc dar o bori e ser dipensada minutos depois. axé e melhoras

229. em Abril 29, 2009 às 1:41 pm

Nelson Souzadepois. axé e melhoras 229. em Abril 29, 2009 às 1:41 pm Adriana infelizmente vc foi

Adriana infelizmente vc foi enganada, mas agora só me resta te pedir que não veja a religão como um amontoado de pessoas como esta que te atendeu, temos pessoas sérias e honestas com propósitos honestos no candomblé. Tb não te recomendo que volte lá, ou procure esta pessoa outra vez. Se vc tem alguma fé em Orixá, coloque um copo com água, acenda uma vela e converse com Yemonjá e Oxalá e peça que te deem caminhos, que te guiem com urgencia, coloque todo seu coração nesta conversa, ainda que isso seja de certa forma uma cobrança de sua parte, ainda que esta conversa soe como briga ou desabafo por este motivo, faça isso, converse e peça que Oxala e yemonja te auxiliem com urgencia. Isso é o que posso te indicar, o restante posso te dizer que fiquei profundamente triste e magoado por saber disso, Peço que Nanã te de sabedoria e Ogum te dê caminhos abertos, e Iansã promova uma revolução com seus ventos e te traga novos ânimos e Oxála te traga o sol e conforto espiritual. Ogum iê, tenha fé tb em vc e levante a cabeça. Tomege do Ogum

230. em Maio 1, 2009 às 3:00 am

a cabeça. Tomege do Ogum 230. em Maio 1, 2009 às 3:00 am Rosangela Boa noite,

Rosangela

Boa noite, aproveitando a “carona” da Adriana, pergunto, tb fui ver os buzios com uma amiga, o pai de santo disse que tenho q fazer o bori, me pediu tb exatamente $ 2.000,00( é este preço mesmo? ) não sou da religião, apesar de respeitar, só que comigo, eu disse que não teria tempo de ficar “deitada” por tanto tempo ( 12 hs) ai falaram que eu poderia fazer o rapido, de 2 hs, que depois um filho de santo dele ( q é amigo meu) deitaria no meu lugar, é assim mesmo? agora fiquei até assustada com a Adriana, se as coisas não estão bem….se piorarem? è este procedimento mesmo? Para mim,

17/12/2010

Bori « Candomblé

falaram que este bori é para limpar tudo de ruim que me rodeia, para abrir tudo q esta fechado ( seja financeiro, saude, sentimental…etc). Por favor, se puder me esclarecer, eu agradeço.

231. em Maio 1, 2009 às 8:08 pm

esclarecer, eu agradeço. 231. em Maio 1, 2009 às 8:08 pm Manuela Olá Rosangela, Procure uma

Manuela

Olá Rosangela, Procure uma casa séria e de fundamento. Isso que você fala que lhe foi proposto é uma tremenda marmotagem. Não existe isso de fazer Bori mais rápido nem de ser substituído por alguém. Já quanto ao dinheiro, nem quero falar, pois até aqui em Portugal seria uma exorbitância esse valor para fazer um Bori. Um Bori é feito para acalmar, para apaziguar e para “clarear” a cabeça da pessoa. Não é vinculativo e não deve ser confundido com iniciação. Para abrir caminhos e limpeza do género que você fala existem os Ebós. Axé!

232. em Maio 2, 2009 às 1:40 am

Joãoexistem os Ebós. Axé! 232. em Maio 2, 2009 às 1:40 am Puxa!Tô ficando assustado, pois

Puxa!Tô ficando assustado, pois acho que esta mãe de santo que a Adriana comentou foi a mesma que deu Bori em mim, não sei se é Rio Grande da Serra ou Ribeirão Pires a cidade dela.Tudo durou em torno de 45 minutos e ela me cobrou R$2.400,00 e me mandou embora pra casa.Para meu amigo, que é filho de santo dela, ela cobrou R$ 2600,00 para fazer uma amarração, pegou um coração de boi ou de porco, sei lá, enterrou em um vaso e plantou uma planta qualquer.Fiquei incomodado ao ver aquilo, mas como sou leigo e pelo jeito fui um idiota, fiquei quieto.Nossa, não sei se tenho permissão para dizer o nome dela aqui, não sei se existe uma “ética” entre os seguidores do candomblé, nem se fere os objetivos deste blog, no entanto acho que deveria ter um local, um site, um blog sei lá, para denunciarmos estes marmoteiros e que outras pessoas inocentes não caíssem mais nesta barbaridades

233. em Maio 2, 2009 às 5:16 am

mais nesta barbaridades 233. em Maio 2, 2009 às 5:16 am Cleiton Olá Nelson, sou leitor

Cleiton

Olá Nelson, sou leitor asiduo da página, aprendi muito com ela, parabéns. Bom minha dúvida é a seguinte: Minha avó era da umbanda, minha mãe e minha tía sempre frequentaram a religião, más minha tía tem a cabeça feita no candomblé. Eu conheço a religião por ela e apesar de ela não ter um terreiro aberto sempre faz os trabalhos na sua casa. Todos os anos dou minha obrigação a meu santo (Oxum), conheço e trabalho com meu Exú (Sr Tranca Rua das Almas) e outros guías mais. Não posso reclamar, desde que comecei com o candomblé consegui muito sucesso em todos os aspectos da minha vida. Também tenho alguns guias de umbanda, dizem que pela minha avó. A questão éa seguiente, minha tía diz que por a minha família sempre ter trabalhado na religião eu não tería que fazer a cabeça, já a tería feita desde berço, ainda que minha mãe nunca fez minha cabeça quando estava grávida, sei que quando pequeno me batizaram com Oxum. Não pergunto muito a minha tía porque de verdade não posso reclamar, tenho muito sucesso. Queria saber se não existe nenhum problema em praticar a religião, dando a obrigações sem ter a cabeça feita? Amo o candomblé, mas tenho muito medo de raspar a cabeça, trabalhar com a minha tía sem ter um terreiro é bom porque ela não tem toda a estrutura rigida do candomblé, mas ás vezes penso que poderia estar em desrespeito com a

17/12/2010

Bori « Candomblé

religião. Queria saber sua opinião e desculpa pela pergunta tãogrande,mas queria saber muito sua opinião.

234. em Maio 2, 2009 às 12:30 pm

cristianemuito sua opinião. 234. em Maio 2, 2009 às 12:30 pm vou fazer um bori essa

vou fazer um bori essa semana,e gostaria muito de saber se melhora realmente minha situaçao pois pelo q vi o pessoal anda sendo muito enganados em questao de bori,quero acalmar minha cabeça e nao ficar mais louca doq ja sou rssrrs me cobraram 500 reais o preço esta certo?? e praq realmente serve um bori na vida da pessoa?? oq ele representa na verdade??

235. em Maio 2, 2009 às 2:03 pm

Dayanerepresenta na verdade?? 235. em Maio 2, 2009 às 2:03 pm Criatiane, a princípio, o bori

Criatiane, a princípio, o bori tem função primordial de estabilizar, acalmar e reorganizar a cabeça da pessoa que passará por esse ritual e acho um ritual lindo e muito importante, pois acho que é o único onde é totalmente voltado para nós mesmos, para cuidar da nossa individualidade, por isso, neste momento, temos que pensar o mais positivo possível Como você viu o preço exorbitante cobrado acima, não é nem um terço do cobrado pra você, então dá pra você comparar e perceber se o preço está exagerado ou não. Você leu o texto do post sobre Bori? Dá pra entender mais ou menos pelo que você vai passar. Ori Aláfiá pra você! Obrigada

236. em Maio 2, 2009 às 10:38 pm

evanicepra você! Obrigada 236. em Maio 2, 2009 às 10:38 pm Motumbá Pai Nelson. Estamos enfrentando

Motumbá Pai Nelson. Estamos enfrentando uma situação muito confuza eu e meu marido. Ele foi iniciado numa csa de santo fez dois boris e um assentamento de exu. Segundo o pai de santo ele é de xango e nos rituais que foram feitos o xangô e nem santo algum respnde apenas o exu. Compramos tudo para a feituria e nada do santo responder, foi tudo suspenso e estamos muito agoniados quanto ao que devemos fazer de agora em diante. Obrigada desde já pela atenção.

237. em Maio 3, 2009 às 6:11 pm

Nelson Souzadesde já pela atenção. 237. em Maio 3, 2009 às 6:11 pm Evanice fazer um bori

Evanice fazer um bori não é ser iniciado. Vc diz que seu foi iniciado e agora estão com tudo comprado para feitura dele, não existe iniciação com bori. leia o post bori e vc vai entender o que estou te dizendo. Diante disso talvez seja mais prudente vcs procurarm informação com outro jogo de búzios. Já há complicação suficiente, vou te explicar, no candomblé não se cultua pombagira e exus, somente Orixás onde está incluído o Orixá Exú, que não tem nada a ver com outros exus e pombagiras, ok? sendo assim é estranho que seu marido só vire no exu e tenha sido indicado feitura de Orixá apra ele. Por outro lado na umbanda se cultua exus e pombagira, mas não existe feitura de Orixá, entendeu a situação? Por isso te recomendei que procurasse um jogo, achei que está muito complicado este

17/12/2010

Bori « Candomblé

assunto. Outra coisa não somos zeladores, somos só filhos de santo preocupados com a religião. Se ainda houver dúvida por favor retorne. Tomege

238. em Maio 4, 2009 às 10:49 pm

evanicefavor retorne. Tomege 238. em Maio 4, 2009 às 10:49 pm PAI nelson qual é a

PAI nelson qual é a diferença entre bori de água e bori de menga?

239. em Maio 4, 2009 às 10:55 pm

Carolágua e bori de menga? 239. em Maio 4, 2009 às 10:55 pm Olá Evanice Eu

Olá Evanice Eu conheço por bori de agua o bori feito com milho branco, chamado tb de bori de Oxalá. Bori de menga é o bori com sacrificio de um animal, um pombo por exemplo. Isso é o que a gente por aqui, em Salvador, fala,pode ser que varie de acordo com o lugar. axé

240. em Maio 5, 2009 às 3:59 pm

acordo com o lugar. axé 240. em Maio 5, 2009 às 3:59 pm evanice CAROL ISSO

evanice

CAROL ISSO EU SEI, EU QUERO SABER A NIVEL DE COMPROMETIMENTO COM A CASA DE SANTO QUE FOI FEITO UM DESSES DOIS?

241. em Maio 5, 2009 às 4:07 pm

DayaneFOI FEITO UM DESSES DOIS? 241. em Maio 5, 2009 às 4:07 pm Olá Evanice, a

Olá Evanice, a princípio o bori, seja ele qual tipo for, não cria nenhum elo com a casa, a não ser por afinidade ou se você tem assentados seus orixás nesta mesma casa. No mais, não há comprometimento algum. Obrigada Mojubá

242. em Maio 7, 2009 às 8:32 am

algum. Obrigada Mojubá 242. em Maio 7, 2009 às 8:32 am Alessandra Olá, amei fiquei lendo

Alessandra

Olá, amei fiquei lendo este blog a noite toda, darei meu Bóri, mes que vem e estou muito feliz por começar minha iniciação, e dizer que eu escolhi minha religião e que vou fazer com muita vontade e de coração, mente e alma aberta para aprender e respitar tudo que aprender a vcs… todos que aki passam parabéns, nossa religiao é linda e merece ser eclarecida a leigos que infelizmente a comparam com a maudade do homem… muito axe e continuem estarei sempre por aki….

17/12/2010

Bori « Candomblé

243. em Maio 8, 2009 às 4:55 pm

Nelson SouzaBori « Candomblé 243. em Maio 8, 2009 às 4:55 pm Alessandra obrigado pela visita e

Alessandra obrigado pela visita e desejamos um bori de axé, bori de paz, bori de felicidade, que Orixá Ori dono de nossas cabeças esteja feliz. Ori aláfia, Ori aláfia, Ori aláfia. Tomege do Ogum

244. em Maio 9, 2009 às 1:04 pm

FRANCISCOaláfia. Tomege do Ogum 244. em Maio 9, 2009 às 1:04 pm BOM DIA , GOSTARIA

BOM DIA , GOSTARIA MUITO DE UMA INFORMAÇÃO ,SOU FILHO DE UMBANDA HÀ 9 ANOS E TENHO 6 ANOS DE OBRIGAÇÃO POREM FUI CONVIDADO POR UM PAI DE SANTO AMIGO MEU QUE TB ERA DE UMBANDA MAS VIROU SUAS AGUAS PARA O CANDOMBLE VIRANDO PAI DE SANTO PARA SER PADRINHO DE UM DOS FILHOS DELE QUE DERAM UM BORI EXISTE ALGUM PROBLEMA POE EU SER FILHO DE UMBANDA ASSISTIR A UMA OBRIGAÇÃO DE BORI E VIRAR PADRINHO . ISSO TEM ALGUM PERIGO PARA MIM SERA QUE TEM MALICIA NISSO SE BEM QUE ELE É UMA PESSOA CONFIANTE UM BRAÇO

245. em Maio 12, 2009 às 3:44 am

CarolCONFIANTE UM BRAÇO 245. em Maio 12, 2009 às 3:44 am Olá FRANCISCO Geralmente se escolhe

Olá FRANCISCO Geralmente se escolhe pessoas da casa,autoridades, para ser padrinho ou madrinha de yaô. Mas como vc se refere a um bori,o bori não é vinculativo. Eu, particularmente, acho que não se deve misturar as coisas…Até porque o padrinho vai orientar o iniciado e vc não tem como orientar ninguém já que vc não é iniciado na mesma religião, entende? Espero ter ajudado Axé

246. em Maio 13, 2009 às 4:13 pm

RUBENILDOEspero ter ajudado Axé 246. em Maio 13, 2009 às 4:13 pm OLA MEUS IRMÃO SOU

OLA MEUS IRMÃO SOU FILHO DE UMBANDA HA 8 ANOS,E JA DEI TODAS AS MINHAS OBRIGAÇÕES QUE EXISTE NA LEI DE UMBANDA .TENHO MUITO AMIGOS NÃO SO DA UMBANDA COMO DO CANDOMBLE E FUI CONVIDADO PARA UM RITUAL DE BORI NO CANDOMBLE E ENCORPOREI MEU ORIXA COMO NUNCA TINHA ENCORPORADO NA UMBANDA ONDE O ORIXA DEU TB UM YLA QUE NÃO EXISTE NA UMBANDA .HA UM TEMPO ATRAS CONSULTEI OS BUZIOS COM MEU PAI DE SANTO O QUAL SAIU NO JOGO UMA TERRA PROMETIDA QUE NO MEU ENTENDER É VIRAR PAI DE SANTO E TER MINHA CASA OU VIRAR MINHAS AGUAS .EM OUTRA TERREIRO DE CANDOMBLE ME DISSERAM QUE EU ESTAVA COM UMA COBRANÇA.EU GOSTARIA DE SABER OPINIÕES COM RELAÇÃO A ISSO AXE QUE PAI OXALA ABENÇOE A TODOS.

17/12/2010

Bori « Candomblé

247. em Maio 14, 2009 às 4:41 pm

CarolBori « Candomblé 247. em Maio 14, 2009 às 4:41 pm Olá Rubenildo Vc é de

Olá Rubenildo Vc é de umbanda. Pretende mudar de segmento religioso? Está satisfeito onde está? Porque cobrança de santo, para mim pode siginificar um ebó ou a feitura no candomblé… E depois de “formado na umbanda” virar yaô no candomblé, é dose…fora que até chegar nessa casa do jogo de búzios e virar pai de santo, são sete anos se todas as obrigações forem feitas regularmente no seu tempo. As experiencias na umbanda e no candomblé são diferentes, daí vc ter sentido essa diferença de manifestação no bori.Pois o candomblé o sítio original de um Orixá. BOm irmão,espero que vc reflita antes de tomar uma decisão, reflita sobre tudo e siga em frente. axé

248. em Maio 16, 2009 às 2:36 am

William Santose siga em frente. axé 248. em Maio 16, 2009 às 2:36 am Olá, primeiramente gostaria

Olá, primeiramente gostaria de parabenizar o grande trabalho de vcs e a atenção que dão para todos os internautas q frequentaum o site.

Eu fui a um centro para fazer uma consulta com o seu Zé Malandro, chegando lah ele me disse q eu tinha q fazer uma obrigação o “bori” e pediu q eu voltasse a casa para eu fazer o jogo para esclarecer mais agumas coisas.

Após alguns dias eu votei a casa e fiz o jogo.

Vou explicar um pouco da minha vida para facilitar o entendimento.

Meu nome é william e possuo 18 anos e moro no rio de janeiro.

- Desde de muito pequeno eu frenquentava um centro espirita chamado “ramatis” com minha mãe q des dos meus 12 anos é falecida.

- Neste centro espirita minha mãe deu passe (O passe era para ajudar as pessoas, limpalas, tirar oq tinha de ruim) por um bom periodo de tempo, mas quado eu tinha 5 anos minha falecida mãe ficou com cancer de mama e teve q parar com suas atividades no centro. Apartir dai, minha mãe naum parou de ficar doente raramente dava alguma coisa certa em nossas vidas eu sempre acordava gritando como se eu esvesse vendo alguma coisa, isso foi durando ate o falecimento.

- Um ou dois meses antes do falecimento minha mãe começou ter algumas incorporações(não sei se

esse eh o termo certo) e toda vez q o egum ou encosto (naum sei o como deve-se chamar) incorporava sempre dizia q iria leva – la (matala) e foi passando o tempo e sempre dando tu errado

ate q chegou um tempo q minha mãe faleceu.

Hoje, 6 anos depois eu fui procurar um centro pq minha cabeça sempre esteve muito confusa, muitas das vezes me viam pessamentos obscuros, como até mesmo se matar e me vinham coisas na minha

17/12/2010

Bori « Candomblé

cabeça como por exemplo ” vc tem o coração muito puro para viver nesse mundo” e coisas semelhantes mais dentro de mim eu sabia q isso era um penssamento covarde e sempre q me vinha esses tipos de pensamentos e resistia e fava q isso eh coisa de covardes.