Sie sind auf Seite 1von 3

QUÍMICA B EXPERIMENTO 1

Preparação e propriedades de dióxido de carbono e ácido carbônico

Introdução:

O carbono é, sob muitos aspectos, um elemento único. Este elemento existe nas formas de grafite, diamante e C 60 (Buckyball), podendo formar uma enorme variedade de compostos contendo ligações covalentes. Embora o carbono seja um não-metal, sob a forma de grafite, conduz eletricidade. Dois dos óxidos de carbono são muito comuns, o CO e o CO 2 , sendo que este último é o anidrido do ácido carbônico (H 2 CO 3 ), um ácido fraco e instável. Neste experimento investigaremos algumas reações do carbono, do dióxido de carbono e de carbonatos. O ácido carbônico é um ácido dibásico e forma duas séries de sais: os bicarbonatos (sais ácidos) e os carbonatos. Algumas propriedades de carbonatos e bicarbonatos serão estudadas.

Objetivo:

Investigar algumas reações que formam dióxido de carbono.

Materiais:

11 tubos de ensaio; conta gotas; bico de Bunsen; pinça de madeira; erlenmeyer de 250mL com rolha; canudo de vidro; suporte para tubo de ensaio; becker de 50 mL; espátula de madeira; carbonatos de sódio, cálcio, magnésio e chumbo; bicarbonato de sódio

H 2 SO 4 2M; HCl 2M; HNO 3 3M; ácido oxálico 5M solução saturada de Ca(OH) 2 .

Procedimentos:

Em cinco tubos de ensaio, coloque aproximadamente ½ cm de altura de cada um dos seguintes sólidos: Na 2 CO 3 , CaCO 3 , MgCO 3 , PbCO 3 e NaHCO 3 . Etiquete os tubos para identificá-los. Adicione 5 gotas de H 2 SO 4 2M ao primeiro tubo. Para testar a presença do gás CO 2 , mantenha uma gota da solução saturada de Ca(OH) 2 suspensa em um conta gotas o mais próximo possível da solução. O aparecimento de um precipitado branco ou de uma névoa branca na gota de Ca(OH) 2 , devido à formação do CaCO 3(s) branco e insolúvel, é prova de que o gás CO 2 está sendo produzido. Repita o procedimento, adicionando HCl 2M ao segundo tubo, HNO 3 3M ao terceiro, HCl 2M ao quarto e ácido oxálico 5M ao quinto.

Questões 1 a-Qual é a causa da efervescência em cada teste? b-Escreva a equação para a reação em cada tubo.

Coloque em três tubos de ensaio aproximadamente ½ cm de cada um dos seguintes sólidos: MgCO 3 , PbCO 3 e Na 2 CO 3 . Aqueça os tubos e faça o teste para verificar a formação de CO 2 como descrito acima.

Questões 2 a-Descreva o que você observou quando essas substâncias foram aquecidas. b-Todos os sólidos formaram CO 2 ? c-Avalie as diferenças no comportamento dos três sólidos

Coloque aproximadamente ½ cm de NaHCO 3 em um tubo de ensaio. Aqueça e faça o teste para verificar a formação de CO 2 .

Questões 3 a-Escreva a equação da reação. b-Qual o comportamento que você observa quando o NaHCO 3 é utilizado como fermento químico?

Em um tubo de ensaio, coloque aproximadamente ½ cm de fermento em pó. Adicione 1mL de água e, rapidamente, faça o teste para verificar a formação de CO 2 .

Questões 4 a-Que gás causa a efervescência do fermento em pó? b-Consulte a etiqueta para obter a composição do fermento em pó. Com base na composição, escreva as reações que ocorreram quando se adicionou água.

Coloque 8 a 10 gotas da solução de Ca(OH) 2 em um erlenmeyer de 250 mL. Acenda um palito de fósforo, coloque-o no frasco e segure-o até que o fogo se apague. Retire o palito queimado, tampe o frasco e agite.

Questões 5 a-Qual é o precipitado branco que se forma na solução de Ca(OH) 2 ?

Usando um canudo, sopre em 2 mL de uma solução de Ca(OH) 2 dentro de um tubo de ensaio por aproximadamente 15 segundos

Questões 6 a-Observe a formação de um precipitado branco, qual é a fonte de CO 2 ?