Sie sind auf Seite 1von 3

O que Distrbio Bipolar Bipolar Disorder Source - NIMH

Distrbio Bipolar, tambm conhecido como mania e depresso, uma desordem do crebro que causa mudanas no previstas no estado mental da pessoa, no humor, na energia e na habilidade de funcionar corretamente. Diferente dos altos e baixos normais que todos sentimos, o distrbio bipolar srio, pode destruir relacionamentos, tornar a performance ruim no trabalho e escola e at mesmo levar ao suicdio. Mas a boa notcia que o distrbio bipolar pode ser tratado e pessoas com esta doena podem viver uma vida produtiva e feliz. Mais de dois milhes de adultos americanos ou mais ou menos 1% da populao com idade de 18 a 40 anos, ou mesmo com idade mais avanada podem, a qualquer momento, ter DBP. Este um distrbio que se desenvolve no final da adolescncia ou incio da idade adulta. No entanto, algumas pessoas tm seu primeiro episdio durante a infncia, outras desenvolvem no final da vida. Em geral, no reconhecida como doena, e pode fazer com que as pessoas sofram por anos antes de serem corretamente diagnosticadas e tratadas. Como a diabete, o distrbio bipolar uma doena persistente e precisa ser tratado ao longo da vida do portador. Mania e depresso distorcem o humor e pensamentos, estimulam comportamentos desagradveis, destri as bases de pensamentos racionais e, muito freqentemente, destri o desejo e a vontade de viver. uma doena biolgica em suas origens, mas o portador a sente tambm de maneira psicolgica; uma doena nica por proporcionar vantagens e prazeres, mas ainda, traz consigo sofrimento insuportvel, e freqentemente, suicdio. (Kay Redfield Jamison, Ph.D., An Unquiet mind, 1995, p.6). Quais os sintomas do distrbio bipolar? DBP causa mudanas bruscas de humor, entre o alto (high) onde a pessoa se sente confiante, com a sensao de invencibilidade, poder, felicidade suprema e/ou irritabilidade, o que a faz mudar de maneira rpida ou no, para a tristeza a falta de esperana e novamente a traz para o alto, geralmente com perodos de normalidade entre estas fases. Os perodos de alto e baixo so chamados de episdios de mania e depresso. Os sinais e sintomas de mania (ou episdios manacos) incluem: Aumento de energia na produtividade e no necessidade de descanso. Extrema irritabilidade. Pensamentos extremamente rpidos e falar muito. Distrao - no consegue se concentrar. Pouca necessidade de dormir. Pensamentos no realsticos sobre habilidades e poder. Julgamento pobre. Gastar compulsivamente. Longo perodo de comportamento diferente do habitual. Aumento na atividade sexual. Abuso de drogas, particularmente cocana, lcool, e medicamentos para dormir. Comportamento: provocativo, intrusivo e agressivo. Negao de que algo esteja errado.

Um episdio de mania diagnosticado quando o estado alto de humor da pessoa ocorre com trs ou mais sintomas, a maior parte do dia, quase todos os dias por uma semana ou mais. Se o humor (estado mental) irritado, quatro sintomas adicionais devem estar presentes. Os sinais e sintomas de depresso (ou episdio depressivos) incluem: Sentimentos de tristeza ou pessimismo. Tristeza, ansiedade ou sensao de vazio.

Sentimentos de culpa, falta de esperana e falta de confiana no valor de si mesmo. Perda de interesse por atividades ou prazeres de que gostava, incluindo sexo. Diminuio de energia, sentimentos de fatiga ou estar devagar. Dificuldade de concentrao, de lembrar e tomar decises. Agitao e irritabilidade. Dormir demais ou no conseguir dormir. Mudana no apetite e/ou aumento ou perda de peso. Dor crnica ou outro sintoma persistente no causado por doenas fsicas ou acidentes. Pensamentos de morte, suicdio ou tentativas de suicdio.

Um episdio de depresso diagnosticado se cinco ou mais destes sintomas durarem a maior parte do dia, quase todos os dias, por perodos de duas semanas ou mais. Um episdio moderado de mania chamado de hipomania, a pessoa pode sentir bem durante o episdio e ele pode ser associado a um bom funcionamento e aumento na produtividade. Mesmo quando amigos e familiares aprendem a reconhecer os sinais de mudana de humor como distrbio bipolar, o portador pode negar que algo esteja errado. Sem tratamento adequado, hipomania pode se tornar mania severa em algumas pessoas ou mudar para depresso. Algumas vezes episdios severos de mania ou depresso podem resultar em sintomas de psicose (sintomas psicticos). Sintomas psicticos comuns incluem: alucinaes (ouvir, ver ou sentir a presena de coisas que no esto ali e falsas e fortes crenas no causadas pelo pensamento racional ou explicadas pelos conceitos culturais da pessoa). Os sintomas psicticos tendem a refletir o estado mental extremo do humor no momento. Por exemplo, iluses de grandiosidade, como acreditar ser o presidente de um pas, ou ter poderes especiais, ou ser muito rico, podem ocorrer durante mania; iluses de culpa, falta de valor, como acreditar que est arruinado ou sem um tosto ou ter cometido um crime horrvel, podem aparecer durante depresso. Pessoas com desordem bipolar, que apresentam estes sintomas, geralmente so incorretamente diagnosticadas como tendo esquizofrenia, outra doena mental severa. Pode ser til pensar nestas variaes de estados mentais no DBP como um espectro ou como uma srie contnua: num extremo est depresso severa, um pouco acima depresso moderada e leve, o que muitas pessoas chamam de blues, denominado de distimia, quando crnica. Acima existe o estado mental normal e balanceado, mais acima, hipomania (leve para moderada) e no outro extremo, mania grave. Em algumas pessoas, no entanto, sintomas de mania e depresso podem ocorrer em conjunto e so chamados de estado bipolar mixed. Sintomas deste estado mixed geralmente incluem agitao, problemas para dormir, mudanas no apetite, psicoses e pensamentos suicidas. A pessoa pode estar muito triste, sem esperanas, mas ao mesmo tempo cheia de energia. Apesar de ter um distrbio mental, o portador do DBP pode parecer uma pessoa problemtica, por exemplo; abusar de lcool e drogas, ter baixa performance no trabalho e escola ou relacionamentos pessoas ruins. Estes problemas na verdade podem ser sinais de uma doena de humor. Diagnstico do DBP Como em outras doenas mentais, DBP no pode ser identificado fisicamente, por exemplo, com um teste de sangue ou imagem. O diagnstico deve ser feito com base nos sintomas, curso da doena e quando disponvel, a histria familiar. O critrio para diagnstico est descrito no Manual diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais (DSM-IV). Qual o curso seguido?

Episdios de mania e depresso geralmente recorrem atravs da vida. Entre os episdios, muitas pessoas ficam livres dos sintomas. Cerca de 1/3 das pessoas tm sintomas residuais. Uma porcentagem muito pequena experimenta sintomas que no melhoram, ainda que recebam tratamento. A forma clssica da doena, que envolve episdios de mania e depresso, chamada de Distrbio Bipolar I. Algumas pessoas, no entanto, nunca desenvolvem mania severa, ao invs experimentam episdios moderados de hipomania que so alterados com depresso, esta forma da doena chamada de Bipolar II. Quando quatro ou mais episdios da doena ocorrem em 12 meses, dito que se sofre de ciclo rpido do DBP. Algumas pessoas apresentam mltiplos episdios em uma semana ou em um mesmo dia. Este ciclo rpido tende a se desenvolver quando a doena est adiantada e mais comum em mulheres do que em homens. Pessoas com Distrbio Bipolar podem levar uma vida saudvel e produtiva se tratadas efetivamente. Sem tratamento, no entanto, o curso natural do distrbio tende a piorar. Com o tempo as pessoas podem passar a sofrer mais freqentemente (ciclos mais rpidos) e episdios mais severos de mania e depresso, do que aqueles que aconteciam quando a doena comeou. Mas, na maioria dos casos, com tratamento adequado possvel levar uma vida produtiva e com qualidade. Crianas e adolescentes podem ter DBP? Crianas e adolescentes podem desenvolver distrbio bipolar, sendo mais provvel afetar crianas cujos pais j tm a doena. Ao contrrio dos adultos, que tendem a apresentar episdios mais definidos, crianas e adolescentes com a doena, geralmente experimentam rpidas mudanas de humor entre depresso e manias, diversas vezes ao dia. Estas crianas so mais provveis a serem irritadas e terem comportamentos destrutivos do que a serem felizes. Sintomas misturados tambm so comuns em jovens com bipolar. Pode ser difcil diagnosticar DBP em crianas e adolescentes porque o distrbio pode ser confundido com outros problemas que ocorrem nesta idade, por exemplo, enquanto irritabilidade e agressividade podem indicar DBP, podem tambm ser sintomas de dficit de hiperatividade, desordem de comportamento, ou outros tipos de desordens mentais, comuns entre adultos como depresso severa ou esquizofrenia. O abuso de drogas tambm pode levar a estes sintomas. Como em qualquer doena, a eficcia no tratamento depende do diagnstico correto. Crianas ou adolescentes com sintomas emocionais ou comportamentais devem ser avaliadas por um profissional de sade mental. Qualquer crianas ou adolescentes que tenha pensamentos suicidas, ou fale em suicdio deve ser levada a srio e receber ajuda de um profissional imediatamente.

Das könnte Ihnen auch gefallen