Sie sind auf Seite 1von 8

O seu beb j nasceu?

Como bom conhec-lo!


Direco-Geral da Sade

Que ligao to especial esta que sinto pelo meu beb?


A sua ligao ao seu filho comeou provavelmente muito antes do seu nascimento. Mas, agora que o tem nos braos, essa relao vai fortificar-se e transformar-se talvez no envolvimento mais importante da sua vida e da dele: - Esse vnculo vai moldar o desenvolvimento intelectual e emocional do seu beb; - Ser a base da sua segurana, autoconfiana, auto-estima e capacidade para estabelecer relaes ao longo da vida. O seu filho est, na maioria dos casos, pronto a ligar-se a si desde os primeiros momentos da vida.

Mas os seus sentimentos para com ele so talvez ainda um pouco confusos:
- Pode sentir uma forte ligao desde os primeiros minutos ou horas aps o parto; - Pode notar que essa relao se vai desenvolvendo ao longo dos primeiros dias ou semanas, medida que cuida do beb e que o conhece mais profundamente; - Pode s ter conscincia desse amor de repente, por exemplo, ao ser surpreendida(o) pelo primeiro sorriso do seu filho; - Se o seu beb foi prematuro ou esteve internado nos primeiros dias ou semanas de vida, natural que o seu envolvimento com ele evolua de forma mais lenta e difcil.

Este o meu primeiro beb. O que hei-de fazer?


Sendo me pela primeira vez, pode demorar mais tempo a descobrir as mltiplas capacidades do seu beb e tambm as suas prprias possibilidades de interagir com ele; nesse caso, aqui vo algumas sugestes: - Repare como o toque suave e o contacto fsico acalmam o seu beb e reforam a vossa ligao; - Veja como o contacto prximo, olhos nos olhos, promove entre ambos uma comunicao profunda, muito para alm das palavras; - Observe como o beb, mesmo recm-nascido, consegue seguir um objecto com o olhar, como tenta imitar os seus gestos e expresses faciais ou como prefere as vozes humanas, em particular a voz da me, a todos os outros sons; - Repare como ele reconhece o seu cheiro, a sua voz e o seu toque; - Note como ele vai vocalizando e emitindo sons em resposta, quando conversa com ele.

Da sua parte h tambm atitudes, muitas vezes instintivas, que reforam esses laos, como por exemplo:
- Pegar no beb ao colo e embal-lo ou encost-lo bem a si, dando-lhe palmadinhas suaves; ir notar como rapidamente ele distingue o seu colo de todos os outros; - Aproveitar oportunidades de contacto pele a pele com o seu filho (quando o amamenta, o embala, etc.); ele adora, acalma-se e voc tambm. Se o seu beb nasceu antes de tempo ou com problemas mdicos, este contacto fsico e o toque suave sero ainda mais importantes para ele;

medida que vai satisfazendo as necessidades do seu filho (aliment-lo, mudar-lhe a fralda, consol-lo, cuidar dele de uma forma geral), a vossa relao de amor e conhecimento mtuos vai tambm crescendo e ganhando consolidao.

O amor de pai e de me so diferentes?


Tanto o pai como a me, cada um sua maneira, estabelecem uma relao especial com o beb, e importante que se apoiem e ajudem um ao outro.

Muitos dos contactos e cuidados dirios a ter com o beb podem ser partilhados entre si e o(a) seu(sua) companheiro(a) desde o nascimento, tais como:
- Dar apoio na preparao e no trabalho de parto; - Colaborar na sua alimentao; - Dar-lhe banho; - Traz-lo ao colo, bem junto ao corpo, enquanto se realizam outras tarefas; - Deix-lo tocar-lhe e sentir, por exemplo, as diferenas entre a cara do pai e da me; - Imitar os seus movimentos, as suas expresses, sons e vocalizaes; - Conversar, ler ou cantar para ele.

Ser que consigo dar conta de tudo sozinha?


Para que possa ligar-se mais facilmente ao seu beb, muito importante ter o apoio, o reforo e a ajuda das pessoas que lhe so prximas. Este suporte ainda mais importante se ele nasceu prematuramente ou com problemas, no sendo, portanto, capaz de lhe responder to depressa como os outros bebs. De incio, os cuidados ao seu filho preenchem totalmente o seu tempo, a sua energia e a sua ateno. Tente arranjar ajuda para as outras tarefas domsticas, para que possa aproveitar bem o envolvimento com o beb sem ficar esgotada. Uma me exausta torna-se facilmente irritvel e pouco disponvel para responder s necessidades do beb (e s suas). O pai do beb poder ser uma ajuda preciosa, no s nas tarefas domsticas, mas tambm no apoio emocional de que tanto necessita. Caso seja necessrio, no hesite em pedir ajuda a outros familiares e amigos, quer para as tarefas domsticas, quer para actividades fora de casa (ir buscar os seus outros filhos escola, deixar refeies j prontas em casa, etc.).

Por que est a ser to difcil lidar com o meu beb?


Em primeiro lugar, cuidar de um beb pequeno um trabalho duro e pesado, embora tambm muito compensador. No entanto, o relacionamento e envolvimento com o seu beb pode ser-lhe mais difcil, se: - As suas prprias experincias e relacionamentos na infncia foram difceis ou at traumticos; - Imaginava intensamente um beb muito diferente antes do parto, e no est a ser capaz de fazer coincidir essa imagem com a realidade; - O parto foi difcil e prolongado, e no conseguiu ainda recuperar totalmente; - O seu beb foi prematuro ou teve problemas mdicos que levaram ao seu internamento numa unidade de cuidados intensivos para recm-nascidos; - Est triste, esgotada, irritada e desesperada, o seu apetite e sono esto alterados, sente um mal-estar geral e, por vezes, at vontade de fazer mal a si prpria. Nesse caso, poder ter uma depresso ps-parto e dever consultar rapidamente o seu mdico assistente. Se, na altura em que for pela primeira vez consulta no Centro de Sade com o seu beb, ainda no se sentir envolvida e vontade com ele, no deixe de conversar com o seu mdico ou enfermeiro a esse respeito. Eles podero, seguramente, ajud-la a compreender as suas dificuldades e a ultrapass-las.

Se o meu beb falasse...


0 2 meses
- Pega-me sempre que queiras. No possvel estragares-me com mimos. - Quando choro, porque preciso de alguma coisa. No choro para te irritar. - Se j fizeste tudo o que podias para que eu me calasse e eu continuo a chorar, pega-me simplesmente e conforta-me. - Sorri para mim, ri-te, canta, embala-me, dana comigo ou fala-me suavemente. assim que o nosso amor vai crescendo.

3 6 meses

- Quando olho para ti, quero que me respondas: sorri-me, fala comigo e pega-me ao colo. - Quando me viro para outro lado e fujo com o olhar, porque preciso de descansar. - Quando me magoo, estou doente ou com medo, preciso que me pegues ao colo logo, logo.

7 12 meses

- Prefiro estar com as pessoas que conheo bem e que cuidam de mim. Fico aflito e assustado com as pessoas que no conheo. - Fico com medo quando te vais embora. Abraa-me e d-me muitos mimos quando sares e quando chegares. assim que aprendo a sentir-me seguro. - Brinca e fala comigo, de frente para mim. - Observa bem como eu brinco e tenta seguir-me. Se fores sempre tu a dirigir o jogo, eu farto-me e desisto. - Tenta perceber o que eu quero dizer quando choro, sorrio, balbucio ou me afasto de ti.

12 24 meses (1 2 anos)

- Estou a aprender como funciona o mundo minha volta. Gosto de explorar, mas no tenho a noo do perigo. Quando me assusto ou magoo, preciso que me ds mimos. Logo que me sinta bem, estarei pronto a explorar de novo. - J consigo fazer mais coisas sozinho, mas ainda preciso muito de amor e mimos.

24 48 meses (2 4 anos)

- Quando quero fazer coisas sozinho, deixa-me experimentar (desde que no seja perigoso). - Ainda preciso que me ds segurana e me confortes quando me magoo, estou irritado, com medo ou doente.
Ficha Tcnica: Dra. Isabel Brito, Dra. Teresa Cepda, Dra. Maria Joo Heitor Editor: Direco-Geral da Sade - Design: Carlota Flieg - Impresso: Europress - Tiragem: 1.000 - Lisboa, 2006

Informe-se no seu Centro de Sade sobre se existem grupos de entreajuda para pais. A partilha de dvidas, sentimentos e dificuldades poder ser tambm uma ajuda preciosa para si nesta fase.

Direco de Servios de Psiquiatria e Sade Mental www.dgs.pt


Bibliografia - Public Health Agency of Canada, First connections...make all the difference. Infant Attachment - Helpful things for parents/caregivers to know e What babies have to say. Disponvel em: www.phac-aspc.gc.ca/mh-sm/mentalhealth/mhp/pub/fc/index.html - Wayne,H., Homeler,B.P., Bonding with your baby Disponvel em: http://kidshealth.org

Direco-Geral da Sade

Das könnte Ihnen auch gefallen