Sie sind auf Seite 1von 31

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA

INSTRUO: As questes de 01 a 08 devem ser respondidas com base no TEXTO 1. TEXTO 1 SARNA PARA SE COAR 1 2 3 4 5 6 7 8 9 A palavra estresse virou uma grande vil dos tempos modernos. Injustamente, eu diria - porque o estresse no uma coisa s. Para comear, deve-se separar o estresse (um problema a resolver) da resposta ao estresse (as mudanas que o crebro orquestra no corpo, e nele mesmo, para resolver o problema). E como gostamos de um problema! A resposta aguda, imediata, ao estresse - a ateno aumentada, a maior disposio, a mobilizao de reservas de energia e a sensao de fora que vem com ela - tem tudo para ser uma grande aliada, pois aumenta nossas chances de resolver o problema da vez. At a resposta dada agora ao problema de amanh (o relatrio a entregar, a

10 conta por pagar), mais conhecida pelo nome de "ansiedade", tem l suas 11 vantagens: comeando a nos preocupar agora, temos mais chances de nos 12 lembrar do problema a resolver e ainda ganhamos um tempo para pensar em 13 estratgias e alternativas. 14 O lado ruim do estresse surge quando, apesar de toda a preparao de 15 crebro e corpo para resolver o assunto, o problema no some. Assim, o estresse 16 torna-se crnico: abusos fsicos ou verbais, a falta de dinheiro que no se resolve, 17 a doena que no cede, a solido. Nesses casos em que suas tentativas iniciais 18 falharam, o crebro, sem controle da situao, muda de estratgia e, ao invs de 19 usar as reservas disponveis, passa a armazen-las. Aqui, sim, a resposta crnica 20 ao estresse torna-se nociva, com acmulo de gordura, hipertenso, desgaste
CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA

21 mental e risco aumentado de transtornos de humor e de ansiedade. 22 Mas a maior parte dos estresses da vida so pequenos e, sobretudo, 23 voluntrios. E como gostamos de arranjar pequenos problemas para resolver! Ao 24 nosso alcance, nem fceis demais nem difceis demais, os problemas que ns 25 mesmos nos colocamos nos deixam no controle da situao - algo que o crebro 26 adora. No surpresa que seja to difcil ficar toa. Por que mais compraramos 27 palavras cruzadas ou revistinhas de lgica para resolver no nibus ou no avio, ou 28 montaramos quebra-cabeas, se no pelo prazer de ter um problema para 29 resolver? O crebro, pelo visto, adora arranjar sarna para se coar...
HERCULANO-HOUZEL, Suzana. Jornal Folha de S.Paulo, Equilbrio. So Paulo, 28 mai. 2009.(Adaptado) (Disponvel em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq2805200909.htm/acessado em 11 jun. 2009)

QUESTO 01 objetivo principal do texto A) avaliar o que o crebro faz nas situaes em que vivemos o estresse. B) investigar nossas atitudes nas situaes em que enfrentamos problemas. C) delatar os tipos de estresses mais frequentes em nossas vidas. D) explicar o que o estresse, suas vantagens e seu lado ruim. QUESTO 02 No desenvolvimento de seu texto, o autor NO A) apresenta exemplos. B) faz avaliaes. C) faz exclamaes. D) coloca citaes.

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA

QUESTO 03 Os trechos grifados trazem expresses que so caractersticas da linguagem informal, EXCETO: A) [...] pois aumenta nossas chances de resolver o problema da vez. [linha 8] B) [...] mais conhecida pelo nome de "ansiedade", tem l suas vantagens[...] [linhas 10-11] C) Nesses casos em que suas tentativas iniciais falharam[...] [linhas 17-18] D) O crebro, pelo visto, adora arranjar sarna para se coar[...] [linha 29]

QUESTO 04 Leia o seguinte trecho. Nesses casos em que suas tentativas iniciais falharam, o crebro, sem controle da situao, muda de estratgia e, ao invs de usar as reservas disponveis, passa a armazen-las. [linhas 17-19]

Nesse trecho, o pronome grifado suas refere-se a A) casos. B) crebro. C) estratgia. D) situao.

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA

QUESTO 05 Leia as seguintes afirmativas.

I. As mudanas que o crebro comanda em nosso corpo, nas situaes de


estresse, dificultam a resoluo de um problema. soluo de um problema.

II. A ansiedade, que antecipa uma preocupao, pode contribuir para a III. A maioria dos estresses da vida surge por nossa vontade, porque da
nossa natureza arranjar problemas para resolver. As afirmativas que contm interpretaes permitidas pelo texto so: A) I e II. B) I e III. C) II e III. D) I, II e III.

QUESTO 06 Assinale a alternativa em que a relao textual indicada pela expresso grifada NO est corretamente indicada entre parnteses. A) Assim, o estresse torna-se crnico: abusos fsicos ou verbais, a falta de dinheiro que no se resolve, a doena que no cede, a solido. (consequncia) B) Injustamente, eu diria - porque o estresse no uma coisa s. (concluso) C) O lado ruim do estresse surge quando, apesar de toda a preparao de crebro e corpo para resolver o assunto, o problema no some. (concesso) D) [...] tem tudo para ser uma grande aliada, pois aumenta nossas chances de resolver o problema da vez. (explicao)

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA

QUESTO 07 Em todas as alternativas, os termos destacados referem-se informao identificada nos parnteses, EXCETO: A) [...] a ateno aumentada, a maior disposio, a mobilizao de reservas de energia e a sensao de fora que vem com ela [...] (a sensao de fora) B) [...] as mudanas que o crebro orquestra no corpo, e nele mesmo, para resolver o problema [...] (o corpo) C) [...] o crebro, sem controle da situao, muda de estratgia e, ao invs de usar as reservas disponveis, passa a armazen-las. (as reservas disponveis) D) [...] os problemas que ns mesmos nos colocamos nos deixam no controle da situao [...] (os problemas)

QUESTO 08 De acordo com o texto, so respostas do crebro ao estresse, EXCETO: A) a melhoria da disposio. B) a mobilizao de reservas de energia. C) o aumento da ateno. D) o surgimento do problema a resolver.

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA

QUESTO 09 Leia texto a seguir. LIVRO RENE CHARGES DE SUPER-HERIS DECADENTES da BBC Brasil Um livro publicado na Itlia rene 40 caricaturas dos mais conhecidos super-heris de revistas em quadrinhos, com um detalhe: o ilustrador Donald Soffritti imaginou-os todos j na meia-idade ou velhice. "Superheroes Decadence", da editora Comma 22, custa 10 euros (cerca de R$ 27,00) e comeou como um projeto no blog do artista italiano. De acordo com Soffritti, graas ao apelo popular, as caricaturas viraram livro, "revelando" barriguinhas, maus hbitos, vista cansada e mostra at alguns dos heris em cadeiras de roda. Entre os personagens retratados nas caricaturas, esto Batman e Robin, Super-Homem, Elektra e vrios outros. O artista de Bolonha continua a publicar suas caricaturas na internet.
www.bbcbrasil.com.br, acessado em 28/07/2009.

O objetivo desse texto A) divulgar um livro que ridiculariza os heris. B) exibir o apelo popular de caricaturas de heris. C) mostrar como os heris tornam-se decadentes. D) revelar que o autor publicar novas caricaturas.

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA

QUESTO 10 INSTRUO: As questes 10 e 11 baseiam-se no texto a seguir. Caf faz bem A cafena um composto qumico de frmula C8H10N4O2, encontrado em certas plantas e usado para o consumo em bebidas, na forma de infuso, como estimulante. Uma xcara mdia de caf contm, em mdia, cem miligramas de cafena. Sua rpida ao estimulante faz dela poderoso antdoto depresso respiratria, em consequncia de intoxicao por drogas como morfina e barbitricos.
www.google.com.br/anounce.cafeina acessado em 29/06/2008

No desenvolvimento desse texto, em relao ao caf, o autor A) define a sua substncia qumica. B) indica as formas variadas de tom-lo. C) mostra os males decorrentes de seu uso. D) sugere a diminuio de seu consumo.

QUESTO 11 Nesse texto, as oraes encontrado em certas plantas e usado para o consumo em bebidas tm a funo de A) definir um termo que ser apresentado no texto. B) exemplificar as caractersticas da palavra cafena. C) explicar um termo da orao, apresentado anteriormente. D) indicar o agente da ao expressa pelo verbo ser.

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA

QUESTO 12 Assinale a alternativa em que h palavras que contrariam as normas do Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa de 2008: A) antirreligioso, autoestrada. B) assembleia, consequncia. C) feira e baica. D) releem, sobrevoo.

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA

QUESTO 13 Leia este texto: Dlar comea a semana em leve alta e clima de estabilidade
da Folha Online

O dlar inicia a semana em leve alta de 0,32%, cotado a R$ 2,172. A valorizao ocorre depois de duas sesses consecutivas em queda, quando a moeda comeou a devolver o efeito da turbulncia provocada pelas mudanas no Ministrio da Fazenda.
DLAR

Folha de So Paulo, 03 de abril de 2006

Nesse texto, o grfico possui a funo de A) contradizer o que est expresso no ttulo do texto. B) fornecer concluses sobre a oscilao do dlar. C) gerar a crise econmica devido alta do dlar. D) mostrar com imagem os dados citados no texto.

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA

QUESTO 14 Leia este texto: O caipira estava passando na porta da casa de um amigo, quando o avistou l dentro, vendo tev. E a, Raimundo! Firme? No, cumpadi. Por enquanto t na novela.
Almanaque Brasil de Cultura Popular, n. 58, maro/2006

Nesse texto, o trecho em que se empregou a norma padro A) No, cumpadi. B) passando na porta. C) t na novela. D) quando o avistou.

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA

10

QUESTO 15 Leia este texto: Mandamentos para a compra on-line


1. Procure lojas conhecidas ou indicadas por amigos

2. Pesquise sobre a idoneidade da loja em rgos de defesa do consumidor e em sites de avaliao e comparao de preos 3. Faa contato telefnico com a loja e verifique se ela tem endereo e telefone fixos 4. Antes de comprar, fique atento s formas de pagamento disponveis, ao prazo de entrega e poltica de troca.
www.ebit.com.br, acessado em 02 de julho de 2009.

Esse texto tem o objetivo principal de A) alertar sobre os perigos e as armadilhas da internet. B) endossar o temor dos leitores de comprar pela internet. C) recomendar aes preventivas no comrcio pela internet. D) revelar preconceitos em relao ao uso da internet. QUESTO 16 Assinale a alternativa cujo texto apresenta pontuao CORRETA. A) Em 2030, as emisses de gases do efeito estufa, projetadas do planeta, caso nada seja feito, sero de 43 bilhes, de toneladas de CO2 por ano. B) Os pases ricos, como naturalmente tm um nmero maior de grandes emissores, tero de se esforar mais para diminuir as emisses de CO2. C) Um grupo de pesquisadores, acaba de propor um mtodo para dividir de maneira equitativa a responsabilidade pelo corte de emisses de gases do efeito estufa. D) Um plano do governo americano visa reduzir, as emisses de CO2, criando empregos ecolgicos e diminuindo a dependncia de fontes de energia estrangeiras.
CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA

11

PROVA DE INFORMTICA / LEGISLAO


QUESTO 17 Num microcomputador, a Unidade Central de Processamento corresponde A) memria RAM. B) placa-me. C) ao microprocessador. D) ao sistema operacional. QUESTO 18 Quanto ao sistema operacional de um computador, INCORRETO afirmar que A) apenas uma parte do sistema operacional permanece residente na memria principal. B) o sistema operacional garante que os arquivos sejam gravados em posies contnuas do disco. C) o sistema operacional controla a execuo dos programas do usurio. D) as pastas ou diretrios ajudam a organizar os arquivos armazenados na memria secundria. QUESTO 19 So linguagens de programao, EXCETO: A) DELPHI. B) JAVA. C) UML. D) C.

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA DE INFORMTICA / LEGISLAO

12

QUESTO 20 Sobre a Internet CORRETO afirmar que A) o Internet Explorer o nico programa que permite a navegao na Internet. B) Internet sinnimo de World Wide Web. C) o endereo eletrnico nome@empresa.com.br corresponde ao e-mail de uma instituio comercial do Brasil. D) TCP/IP o endereo de um site na Internet.

QUESTO 21 NO um mecanismo de proteo e segurana de um computador conectado a uma rede de computadores: A) antivrus. B) spyware. C) uso de senhas. D) firewall.

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA DE INFORMTICA / LEGISLAO

13

QUESTO 22 Analise as afirmaes relativas ao ambiente Windows.

I. Na ferramenta de desenho Paint, s possvel salvar as imagens no


formato bitmap (.BMP).

II. Para utilizar a Calculadora, preciso abrir o Painel de Controle. III. Um arquivo criado no Bloco de Notas poder ser utilizado pelo WordPad
sem restries.

IV. No menu Ferramentas do Sistema,


Desfragmentador de Disco.

encontramos o programa

Em relao a essas afirmaes, so CORRETAS: A) II e III. B) III e IV. C) I e III. D) II e IV.

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA DE INFORMTICA / LEGISLAO

14

QUESTO 23 Considere as seguintes aplicaes para um computador.

I. Controlar as contas (receitas e despesas) de uma microempresa II. Desenvolver uma apostila para alunos de um curso III. Criar e consultar uma agenda de clientes IV. Desenvolver um conjunto de slides para uma palestra
A opo que contm os programas do pacote Office da Microsoft mais adequados para executar essas aplicaes, so, nesta ordem, A) Excel Word Access PowerPoint. B) Excel PowerPoint Access Word. C) Access Word Excel PowerPoint. D) Access PowerPoint Excel Word.

QUESTO 24 Todas as afirmativas abaixo esto corretas, EXCETO: A) Na execuo da operao copiar e colar, o sistema Windows utiliza um espao de memria temporria denominada rea de transferncia. B) Uma planilha criada no Excel no pode ser transferida para um slide do PowerPoint. C) No Excel, frmulas com a mesma estrutura interna podem ser geradas automaticamente pelo programa. D) A principal funo do Access gerenciar grandes quantidades de dados, geralmente organizados numa base de dados relacional.

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA DE INFORMTICA / LEGISLAO

15

INSTRUO: Analise as questes numeradas de 25 a 29, de acordo com Lei n 8.112, de 11/12/1990 e suas alteraes. QUESTO 25 So requisitos bsicos para investidura em cargo pblico, EXCETO: A) Gozo dos direitos polticos. B) Idade mnima de 18 anos. C) Aptido fsica e mental. D) Aprovao em estgio probatrio.

QUESTO 26 Em relao ao prazo de validade do concurso pblico, CORRETO afirmar que esse prazo tem a durao de A) at 2 anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo. B) 4 anos, no podendo ser prorrogado. C) 3 anos, podendo ser prorrogado por mais um ano. D) at 4 anos, no podendo ser prorrogado. QUESTO 27 O servidor pblico pode ausentar-se do servio, sem qualquer prejuzo, nas seguintes condies, EXCETO em: A) Por um dia, para doao de sangue. B) Por dois dias, para se alistar como eleitor. C) Por 10 dias consecutivos, em razo do falecimento do cnjuge. D) Por 8 dias consecutivos, em razo de casamento.

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA DE INFORMTICA / LEGISLAO

16

QUESTO 28 Para as afirmativas abaixo, marque (F) para FALSA e (V) para VERDADEIRA. ( ) Exercer com zelo e dedicao as atribuies do cargo um dever do servidor. ( ) O servidor no poder recusar f a documentos pblicos. ( ) A demisso no ser aplicada no caso de improbidade administrativa. ( ) Reconduo uma forma de provimento de cargo pblico. ( ) A posse em cargo pblico no poder ocorrer por procurao especfica. Em relao a essas afirmaes, a sequncia CORRETA A) V, F, V, V, V. B) V, V, F, V, F. C) V, V, V, F, V. D) V, F, F, V, F.

QUESTO 29 Em relao concesso de licena ao servidor pblico, INCORRETO afirmar que a licena ser concedida A) por motivo de doena em pessoa da famlia, precedida de exame por mdico ou junta mdica oficial. B) para tratar de interesses particulares. C) para acompanhar um servidor, colega de trabalho, que est gravemente adoentado. D) para o servio militar.

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA DE INFORMTICA / LEGISLAO

17

QUESTO 30 De acordo com o Decreto n 1.171, de 22 de junho de 1994 e suas alteraes CORRETO afirmar que A) o Decreto n 1.171, de 22 de junho de 1994, o cdigo de tica do servidor pblico municipal. B) o servidor poder retirar da repartio pblica, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimnio pblico. C) a pena aplicvel ao servidor pblico pela Comisso de tica a censura e sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com cincia do faltoso. D) o servidor poder deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA DE INFORMTICA / LEGISLAO

18

PROVA ESPECFICA DE ASSISTENTE DE LABORATRIO


QUESTO 31 A falta de saneamento bsico responsvel por inmeras doenas parasitrias que acometem o ser humano. Identifique, dentre as alternativas abaixo, o parasita responsvel por doena que acomete indivduos que entram em contacto com guas infectadas com larvas (cercrias) do parasita que penetram atravs da pele. A) Shistosoma mansoni, cujo hospedeiro intermedirio um caramujo. B) Taenia solium, popularmente conhecida como solitria, cujo hospedeiro intermedirio o porco que vive em ambientes sujos. C) Ascaris lumbricoides, presente em hortalias e alimentos mal lavados. D) Entamoeba coli, agente causador da amebase, infeco intestinal caracterizada por intensa diarria. QUESTO 32 Com relao a equipamentos utilizados em um laboratrio de anlise de amostras biolgicas, CORRETO afirmar que A) estufa um instrumento utilizado para o aquecimento lento, mantendo em uma temperatura constante, objetos mergulhados em uma cuba contendo gua. B) fotocolormetro um instrumento utilizado para a separao do sangue. C) lupa um instrumento tico que aumenta a resoluo de objetos pequenos, permitindo que sejam observados em detalhes. D) banho maria um equipamento utilizado para a esterilizao de objetos e de materiais biolgicos.

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA ESPECFICA DE ASSISTENTE DE LABORATRIO

19

QUESTO 33 Em um laboratrio, as vidrarias podem ser reutilizadas. A sequncia adequada de procedimentos para diminuir a chance de contaminao A) esterilizar; lavar com detergente e desencrostante; lavar com hipoclorito a 2%; esterilizar novamente. B) descontaminar com hipoclorito a 2%; lavar em gua; lavar com detergente e desencrostante; esterilizar. C) lavar em gua; lavar com detergente e desencrostante; descontaminar com hipoclorito a 2%; esterilizar. D) descontaminar com hipoclorito a 2%; lavar com detergente e desencrostante; lavar em gua; esterilizar. QUESTO 34 No laboratrio, o lcool utilizado na desinfeco e na descontaminao de superfcies. A concentrao ideal do etanol em uma soluo com poder antissptico deve ser de A) 70%. B) 80%. C) 95%. D) 100%. QUESTO 35 So doenas causadas por ingesto de gua contaminada: A) Leucemia e sfilis. B) Clera, salmonelose e hepatite do tipo A. C) HIV e tuberculose. D) Toxoplasmose e sarampo.

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA ESPECFICA DE ASSISTENTE DE LABORATRIO

20

QUESTO 36 O mtodo de colorao utilizado em laboratrio para identificao de clulas sanguneas em um esfregao A) Gram. B) Papanicolau. C) Hematoxilina-Eosina. D) Fontana.

QUESTO 37 Para o diagnstico de diabetes, deve-se estimar a quantidade sangunea de A) glicose. B) creatinina. C) colesterol. D) ureia.

QUESTO 38 Assinale a alternativa na qual os valores apresentados correspondem, correta e respectivamente, a: 500 miligramas, 50 microlitros, e 100 mililitros. A) 0,5 g, 0,50 mL e 0,1 L. B) 0,5 g, 0,05 mL e 0,01 L. C) 0,005 g ; 0,50 mL e 0,01 L. D) 0,5 g, 0,05 mL e 0,1 L.

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA ESPECFICA DE ASSISTENTE DE LABORATRIO

21

QUESTO 39 Na realizao de um exame laboratorial, utilizou-se para a diluio de 200L de soro, 800L de gua. Assinale a alternativa que apresenta o fator de diluio correto. A) 1:5. B) 1:4. C) 1:10. D) 1:8.

QUESTO 40 Qual o volume de gua deve ser adicionado a 100 mL de uma soluo de NaCl 1 M para se obter uma soluo 0,1 M? A) 1000 mL. B) 900 mL. C) 100 mL. D) 10 mL. QUESTO 41 A colorao de Gram, desenvolvida em 1884 pelo mdico dinamarqus Christian Gram, um dos mtodos de colorao mais aplicados em A) virologia. B) hematologia. C) bacteriologia. D) imunologia.

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA ESPECFICA DE ASSISTENTE DE LABORATRIO

22

QUESTO 42 Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, o agente transmissor e o agente causador da Dengue. A) Bactria e Aedes aegypti. B) Aedes aegypti e mosquito. C) gua limpa e mosquito. D) Aedes aegypti e vrus. QUESTO 43 A autoclave utilizada no laboratrio para A) esterilizao de material, baseado no princpio de calor seco. B) esterilizao de material, baseado no princpio de calor mido e presso. C) preparao de amostras em Hematologia. D) colorao do material sob presso e alta temperatura. QUESTO 44 Qual dos instrumentos abaixo deve ser empregado para medir 350 mL de uma soluo salina? A) Cilindro graduado. B) Balo Volumtrico. C) Pipeta. D) Becker.

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA ESPECFICA DE ASSISTENTE DE LABORATRIO

23

QUESTO 45 Qual dos instrumentos abaixo voc usaria para preparar 1 litro de soluo fisiolgica de NaCl 10 X concentrada? A) Balana Analtica. B) Pipeta graduada. C) Balo Volumtrico. D) Autoclave. QUESTO 46 Qual dos seguintes valores deve indicar o pH de uma soluo de Hidrxido de Sdio? A) 20. B) 13. C) 7. D) 2. QUESTO 47 Se adicionarmos 1 L de uma soluo 0,1 N de HCl (cido clordrico) a 1 L de soluo de NaCl (cloreto de sdio), deveremos obter uma soluo A) neutra. B) bsica ou alcalina. C) depende da concentrao da soluo de NaCl. D) cida.

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA ESPECFICA DE ASSISTENTE DE LABORATRIO

24

QUESTO 48 Qual dos smbolos abaixo indica perigo devido presena de material radiativo?

A)

B)

C)

D)

QUESTO 49 As setas que corretamente apontam para a objetiva e ocular de um microscpio so:

A) B) C) D)

1 e 2. 1 e 4. 2 e 3. 2 e 4.

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA ESPECFICA DE ASSISTENTE DE LABORATRIO

25

QUESTO 50 Para separar uma mistura de areia, leo, gua e lcool, recomenda-se A) decantao, centrifugao e filtrao. B) peneiramento, centrifugao e filtrao. C) filtrao, decantao e destilao. D) agitao, ultrafiltrao e centrifugao. QUESTO 51 Para preparar uma soluo de cido sulfrico 70%, deve-se A) gotejar lentamente 30 ml de gua em 70 ml de cido sulfrico concentrado. B) gotejar lentamente 70 ml de cido sulfrico concentrado em 30 ml de gua. C) misturar 30 ml de cido slfurico em 70 ml de gua destilada em uma capela de gases. D) gotejar lentamente 30 ml de gua em 70 ml de cido sulfrico concentrado no interior de uma capela de gases. QUESTO 52 Quanto aos termos Esterilidade e Assepsia, A) So sinnimos, possuindo o mesmo significado. B) O primeiro significa ausncia de microrganismos e o segundo, diminuio de organismos patognicos. C) Possuem o mesmo significado, mas o primeiro usado apenas para superfcies. D) Possuem o mesmo significado, mas o segundo usado apenas para superfcies.

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA ESPECFICA DE ASSISTENTE DE LABORATRIO

26

QUESTO 53 Uma mistura de 10 ml de uma soluo de NaCL 0,1 M com 10 ml de uma soluo 0,1 M de KCl resulta em A) 20 ml de uma soluo, contendo 0,1 M de Cloreto. B) 20 ml de uma soluo, contendo 0,1 M de Sdio e 0,1 M de Potssio. C) 20 ml de uma soluo, contendo 0,2 M de Cloreto. D) 20 ml de uma soluo, contendo 0,05 M de Cloreto. QUESTO 54 Qual das solues abaixo uma soluo tampo? A) cido clordrico e hidrxido de sdio. B) Cloreto de sdio e cloreto de potssio. C) lcool etlico e carbonato de clcio. D) cido actico e acetato de sdio. QUESTO 55 Uma soluo tampo A) no varia a sua osmolaridade, aps a adio de pequenas quantidades de sal. B) possui alta densidade e funciona como isolante trmico. C) no varia o seu pH, aps a adio de pequenas quantidades de cido ou base. D) mantm solues neutras.

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA ESPECFICA DE ASSISTENTE DE LABORATRIO

27

QUESTO 56 Uma soluo com 5 x 106 leveduras por ml possui A) 5 clulas em 106 ml. B) 50 clulas em 1 ml. C) 500 milhes de clulas em 100 ml. D) 500 milhes de clulas em 10 ml. QUESTO 57 Uma soluo de antibiticos deve ser A) esterilizada por filtrao em membranas de 0,22 um. B) no necessita nenhum processo de esterilizao, pois inibe o crescimento de microrganismos. C) autoclavada. D) mantida temperatura ambiente, para evitar a precipitao de seus componentes. QUESTO 58 Adicionando-se 1,4 x 105 clulas de Saccharomyces cerevisiae com 1,19 x 106 clulas de Pichia guilhermondi, teremos A) 1,33 x 106 clulas. B) 2,59 x 1011 clulas. C) 2,59 x 105 clulas. D) 1,33 x 1011 clulas.

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA ESPECFICA DE ASSISTENTE DE LABORATRIO

28

QUESTO 59 Um espectrofotmetro pode ser utilizado para A) determinar a solubilidade de uma soluo. B) estimar a concentrao de protena em uma soluo. C) separar uma mistura de compostos pela sua capacidade de refletir luz de comprimento de ondas diferentes. D) esterilizar solues de frmacos. QUESTO 60 Um laboratrio de nvel de biossegurana I pode manusear A) organismos de risco biolgico alto para o operador e para o meio ambiente. B) organismos de risco biolgico alto para o operador, mas sem risco para o meio ambiente. C) quaisquer microrganismos, desde que todas as medidas de segurana sejam tomadas. D) organismos sem risco biolgico para o operador e para o meio ambiente. QUESTO 61 Uma micropipeta multicanal A) mais precisa que uma pipeta monocanal. B) menos precisa que uma pipeta monocanal. C) utilizada para dispensar material em placas de microtitulao. D) utilizada para grandes volumes (> 5 ml).

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA ESPECFICA DE ASSISTENTE DE LABORATRIO

29

QUESTO 62 Material perfurocortante deve ser A) descartado em caixas de papelo reforado e marcadas para tal fim. B) descartado em recipientes de vidro com tampa. C) coletado diariamente para evitar acidentes. D) reciclado, de forma que haja aproveitamento de material. QUESTO 63 Por medida de segurana individual, o jaleco deve A) ser utilizado em todo o perodo que o funcionrio est a servio. B) ser trocado constantemente (2 ou 3 vezes ao dia). C) ter cores claras. D) ser utilizado apenas nas dependncias do laboratrio. QUESTO 64 Em relao s Boas Prticas de Laboratrio (BPL), assinale a alternativa INCORRETA: A) Nunca consumir alimentos e bebidas no laboratrio. B) Nunca pipetar ou sugar diretamente com a boca materiais biolgicos, perigosos, custicos, txicos, radioativos ou cancergenos. C) Todos os reagentes qumicos, solues, solventes e sais utilizados no laboratrio devem ser etiquetados apropriadamente e armazenados em ordem alfabtica. D) Antes de sair do laboratrio, lavar sempre as mos, para minimizar os riscos de contaminaes pessoais e em outras reas.

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA ESPECFICA DE ASSISTENTE DE LABORATRIO

30

QUESTO 65 O tratamento CORRETO para descarte de placas de cultura de bactrias, gerada num laboratrio de pesquisa ser A) autoclavado a 121C por, pelo menos, 20 minutos, antes do descarte. B) colocado em sacos plsticos devidamente sinalizados e descartados. C) esterilizado com hipoclorito de sdio e descartado diretamente no sistema de esgoto. D) acondicionado em saco plstico preto com smbolo de risco biolgico.

CONCURSO PBLICO UFMG/2009

PROVA ESPECFICA DE ASSISTENTE DE LABORATRIO

31

Das könnte Ihnen auch gefallen