Sie sind auf Seite 1von 20

PSICOLOGIA SENSO COMUM e CINCIA

PSICOLOGIA E O SENSO COMUM Tomar ch de boldo quando sente dor no fgado. Conhecimento passado pelos avs que sempre deu certo, mas no conhece o princpio ativo das folhas nas doenas hepticas e sem nenhum estudo farmacolgico. Senso comum pode ser considerado o conhecimento intuitivo , espontneo, de tentativas e erros. Ele vai do hbito tradio. Integra de modo precrio, o conhecimento humano. Exemplos: Mulher neurtica, rapaz complexado ele neurtico. Aqui usa-se termo cientfico da Psicologia 1. Atitude Cientfica - inferncia de concluses sobre variveis de um evento. Ex: os alunos do curso de Administrao so excelentes - cerca de 80% dos alunos finalistas de Administrao obtiveram conceito 5 no ENADE Trabalhar com variveis e poder inferir concluses sobre um evento. A cincia a busca da ordem, uniformidade, das relaes ordenadas entre os eventos da natureza. um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade, expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. (BOCK, 2002) Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemtica e controlada, para que se permita a verificao de sua validade. 2 Mtodo Cientfico na Psicologia : Problema: Incio do experimento em Psicologia - Uma pergunta : Qual a causa do baixo rendimento do aluno no ENADE ? Hiptese : Poderia este evento ser atribudo as questes metodolgicas em sala de aula? Coleta de dados, com entrevistas, observao e verificao do ambiente. Sete Passos para Mtodo Cientfico: 1. Um problema 2. A hiptese - a possvel soluo 3. Coleta de dados 4. Teste de hiptese - experimentao

5. Generalizao 6. Reaplicao - para situaes novas dentro do experimento original 7. Retestamento da hiptese 3. Psicologia - a cincia que estuda o comportamento e os processos mentais. Objeto de Estudo da Psicologia o homem devido complexidade e diversidade as reas a serem estudadas pelos psiclogos. Ex; para o Psicanalista o objeto de estudo o inconsciente, para o comportamentalista, o comportamento, etc. Subjetividade maneira de sentir, pensar, fantasiar, sonhar, amar e fazer de cada um. o que constitui nosso modo de ser. Pode-se dizer que a sntese singular e individual que cada um de ns vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experincias na vida social e cultural. Diferena de opinio de autoridade e atitude cientfica; na atitude cientfica voc segue os seguintes passos: 1. Disposio para tratar com fatos e no com opinies 2. Rejeio ao saber da autoridade (empresa - chefe) 3. Disposio de aceitar os fatos, mesmo sendo oposto ao seu desejo 4. Preocupao com a honestidade intelectual, honestidade consigo mesmo, tanto quanto, com os outros 5. Capacidade de poder ficar sem uma resposta, at que seja encontrada uma satisfatria 6. Tendncia a evitar concluses prematuras at que tenha encontrado respostas plausveis o cientista busca a verdadeira imagem do mundo externo, evitando informaes e situaes em que a observao no idnea ou vlida. Comportamento - modo de agir, expressar = Conduta Evento - fato que expresso, que vem de fora. Citem 20 palavras -chave deste assunto, prxima aula do capitulo 1 e 2 (Ana Bock).

EVOLUO HISTRICA DAPSICOLOGIA Conhecimento da humanidade e demais reas do conhecimento - primrdios gregos:a histria do pensamento humano tem momento ureo na Antiguidade com os gregos no perodo de 700 aC

Psych alma e Logos razo. Sentido etimolgico de Psicologia estudo da alma. A alma ou esprito era concebida como parte imaterial do ser humano a qual abrangeria pensamento, sentimentos de amor e dio,irracionalidade,desejo,sensao e percepo.

Filsofos pre-socrticos se preocupavam em definir a relao do homem com o mundo atravs da Percepo. Scrates A Psicologia na antiguidade ganha consistncia. Postulava que a principal caracterstica humana era a razo. A razo permitia o homem sobrepor-se aos instintos, que seria a base da racionalidade. Plato discpulo de Scrates,procurou definir um lugar para a Razo no nosso prprio corpo. Definiu esse lugar como sendo a cabea,o elemento de ligao da alma com o corpo. A medula seria o elemento de ligao da alma com o corpo. Ao morrer a alma ficaria livre do corpo. Aristteles discpulo de Plato,sua contribuio foi inovadora ao postular que a alma e corpo no podem ser dissociados. A psych seria o princpio ativo da vida. Tanto os vegetais,animais e homem teria alma. O homem teria alma vegetativa, sensitiva e perceptiva (animal) e a racional. Estudou as diferenas entre razo, percepo e sensao (estudo sistematizado no Da anima considerado o primeiro tratado da psicologia) Idade Mdia Cristianismo torna-se a fora poltica dominante da poca. A psicologia nesse perodo estava relacionada ao conhecimento religioso. A igreja catlica monopolizava o Saber e consequentemente o estudo do psiquismo.

Santo Agostinho inspirado em Plato tambm fazia a ciso entre

alma e corpo. Entretanto, para ele a alma no era somente a sede da razo, mas a prova de uma manifestao divina no homem. A alma era imortal por ser o elemento que liga o homem a Deus.

So Toms de Aquino- viveu no perodo de ruptura entre a igreja

catlica e o protestantismo. poca de preparao da transio para o capitalismo. Ele buscou em Aristteles a distino entre essncia e existncia. Afirmou que somente Deus seria capaz de reunir a essncia e a

existncia em termos de igualdade. Porque, para os gregos o homem na sua essncia busca a perfeio atravs da existncia e para Toms de Aquino a busca de perfeio do homem seria a busca de Deus.

Renascimento Sculo XVI incio das transformaes radicais no mundo europeu (caminho das Indias, Rota do pacfico). Advento do Capitalismo, no qual surge nova forma de organizao econmica e social. Os grandes centros europeus : Frana, Espanha, Inglaterra, Itlia.

Valorizao do homem. As cincias passam a ter grandes avanos.

Em 1543 Coprnico causa revoluo no conhecimento humano, mostrando que nosso planeta no o centro do universo.

Ren Descartes filsofo e matemtico francs contribuiu para o

avano da cincia postulando a separao da mente e corpo (dualismo fsico psicolgico), afirmando que o homem possui uma substncia material e uma substncia pensante e que o corpo desprovido de esprito apenas uma mquina.

Sculo XIX destaca-se o papel da cincia e seu avano torna-se necessrio. Com o crescimento da nova ordem econmica o Capitalismo traz o processo de industrializao para o qual a cincia deveria dar respostas e solues prticas no campo da tcnica.

Transio do Feudalismo,como economia esttica e fechada, onde o

homem tinha um lugar social definido a partir do seu nascimento. A razo estava submetido a f como garantia de centralizao do poder.

Capitalismo ps esse mundo em movimento, com necessidade de

abastecer mercados e produzir cada vez mais. O sistema social muda, as hierarquias foram questionadas para derrubar a nobreza e o clero.

O universo foi posto em movimento; o sol tornou-se o centro do

universo. O servo foi libertado do vnculo com a terra , o que foi possvel escolher seu trabalho e seu lugar social. Os homens tornaram-se consumidores. conhecimento.

conhecimento

tornou-se

independente

da

f,

racionalidade apareceu com grande possibilidade de cosntruo do A burguesia disputava o poder e surgia como nova classe social e O conhecimento como fruto da razo, possibilitava o homem

econmica,defendia a emancipao do homem.

desvendar a Natureza e suas leis pela observao rigorosa e objetiva. A

busca de um mtodo rigoroso que possibilitasse a observao para a descobertas dessas leis apontavam para uma nova forma de produzir conhecimento.

Em meados do sculo XIX que os temas da psicologia sofrem

influncia da fisiologia, neurofisiologia e neuroanatomia, principalmente na Alemanha.

Descoberta da doena mental como fruto da ao direta ou indireta Importncia da descoberta da Lei de Fechner e de Weber que

de diversos fatores sobre as clulas cerebrais.

estabelecem a relao entre estmulo e sensao permitindo a sua mensurao. Sensao no aumento da intensidade do estmulo.( ex lmpada )

Wundt cria na Universidade de Leipzig (Alemanha) o primeiro

laboratrio para realizar experimentos na rea de Psicofisiologia. Wundt desenvolve a concepo dos fenmenos mentais correspondentes aos fenmenos orgnicos. (picada de agulha na pele teria correspondncia na mente do indivduo)

Produo do conhecimento cientifico, depende em 1- definir objeto de

estudo, 2- delimitar seu campo de estudo, 3- formular mtodos de estudos e 4- formular teorias enquanto um corpo consistente de conhecimento

ESTRUTURALISMO fundador Tichner,que se preocupava com a conscincia e seus aspectos estruturais, ou seja, os estados elementares da conscincia como estrutura do sistema nervoso central. FUNCIONALISMO William James fundador. Indagador das questes: o que fazem os homens e por que o fazem. Elegeu a conscincia como o centro de suas preocupaes e buscava a compreenso de seu funcionamento, na medida que o homem a usa para adaptar-se ao meio. ASSOCIACIONISMO principal representante e foi o formulador da primeira

teoria de aprendizagem. Formulou a Lei do Efeito, a qual afirmava que todo comportamento de um organismo vivo tende a se repetir, se for recompensado (efeito) o organismo assim que este emitir o comportamento. O comportamento tender a no acontecer se o organismo for castigado aps sua ocorrncia.

BEHAVIORISMO / COMPORTAMENTALISMO 1.Termo inaugurado por John B Watson em artigo publicado em 1913. 1.1 Behavior = comportamento. Tambm conhecida como Teoria comportamental, Anlise experimental do comportamento, anlise do comportamento. 1.2 Watson se preocupava com um objeto observvel, mensurvel, de objetiva. Sem anlise introspectiva. 1.3 O comportamento deveria ser estudado como funo de certas variveis do meio. (estmulos e formao de hbitos) 1.4 Behaviorismo dedica-se ao estudo das interaes entre o indivduo e o ambiente, ou seja, as aes do indivduo e o ambiente. 2- Comportamento Respondente so comportamentos que respondem a estmulos antecedentes do ambiente. Este comportamento teve origem com os experimentos de Pavlov, fisiologista Russo, que estudava o sistema digestivo dos ces. Ex; queda da temperatura da mo eliciada pela gua fria resposta incondicionada, enquanto a queda da temperatura eliciada pelo som uma resposta condicionada(aprendida); a gua o estmulo incondicionado e o som estmulo condicionado. 3- Comportamento Operante - atua sobre o ambiente, ou seja ao do organismo sobre o meio e o efeito resultante(aprendizagem). A resposta leva ao estmulo reforador(reforo). Ex. O rato privado de gua colocado na caixa, onde ele deve explorar o ambiente e acidentalmente pressionar a barra e obter gua. O mais importante behaviorista que sucedeu Watson foi B. F. Skinner (Behaviorismo Radical) 3.1 Reforo Positivo todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. Ex receber gua sempre que pressionar a barra. 3.2 Reforo Negativo todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou atenua. Ex Choque no assoalho da caixa e ao pressionar a barra cessam os choques. Remoo de um estmulo aversivo. Existe tambm, dois processos esquiva e fuga. 3.3 Reforo primrio e secundrio. Primrio gua, alimento, afeto; Secundrio forma

dinheiro , aprovao social, so pareados temporalmente com os primrios. 3.4 Extino procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforada. 3.5 Punio procedimento que envolve consequenciao de uma resposta quando h apresentao de um estmulo aversivo ou remoo de reforador positivo. Ex reguada, ajoelhar no milho, fazer inmeras cpias de um mesmo texto.

GESTALT Movimento de origem alem. A traduo mais prxima do termo Forma ou Configurao.

Max Wertheimer,Wolfgang Kohler uma teoria eminentemente psicolgica.

Kurt Koffka, baseados nos estudos

psicofsicos que relacionaram a forma e sua percepo, construram a base de Afirmava que o estruturalismo e o behaviorismo subestimavam o papel do indivduo, principalmente nos processos de percepo e aprendizagem, acreditando que era um registrador passivo dos estmulos do ambiente.

Lema da Gestalt: O todo maior que a soma das partes. Preocupavam-se em compreender os processos psicolgicos envolvidos na iluso de tica e quando o estmulo fsico percebido pelo sujeito como uma forma diferente da que ele tem da realidade. Ex Cinema (fotos estticas que causam sensao de movimento) PERCEPO a porta de entrada para os estmulos e uma janela para a observao. Processo perceptivo ocorre atravs do aparelho sensorial que entramos em contato com o mundo externo,que temos nossas experincias. Tanto para os Behavioristas como para os Gestaltistas a psicologia considerada a cincia do comportamento,sendo que na viso dos gestaltistas, o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos globais, levando-se em considerao as condies que alteram a percepo do estmulo. (Bock,pg 60:2002) Sustentando esta afirmativa a Gestalt se baseia na teoria do Isomorfismo,que supunha uma unidade do universo,onde a parte est relacionada ao todo. Esse fenmeno da percepo norteado pela busca de fechamento,simetria e regularidade. ( vendo apenas uma parte do objeto, ocorre uma tendncia a

restaurao do equilbrio da forma). Fig internet

O conjunto de estmulos determinantes do comportamento denominado meio ou meio ambiental, existem dois tipos: geogrfico e comportamental. O meio geogrfico o meio fsico e o comportamental o resultado da interao do indivduo com o meio fsico e implica a interpretao deste meio atravs das foras que regem a percepo (equilbrio, simetria, estabilidade e simplicidade) Campo Psicolgico entendido como um campo de fora que nos leva a procurar a boa-forma. Ocorre de acordo com os princpios: Proximidade, Semelhana e Fechamento. Insight compreenso imediata do todo. Reorganizao do campo perceptivo,

bem como um processo mais complexo de pensamento.

Teoria de campo de Kurt Lewin buscou na fsica as bases metodolgicas para a sua teoria. Principal conceito o espao vital que define como totalidade dos fatos que determinam o comportamento do indivduo num certo momento. conta o indivduo, o meio e a totalidade dos fatos existentes O campo psicolgico era considerado o espao de vida dinmico, onde se leva em e mutuamente interdependentes. No campo, no considerado apenas os fatos fsicos, mas as amizades, os objetivos conscientes e inconscientes, os sonhos e os medos. Realidade fenomnica compreendida como o meio comportamental da Gestalt, quer dizer: a maneira particular de cada um para interpretar determinada situao. Para Lewin, alm da percepo considerado caractersticas da personalidade do indivduo, componentes emocionais ligado ao grupo e a prpria situao vivida, bem como situaes passadas que estejam ligadas ao acontecimento. Campo social formado pelo grupo e seu ambiente. Grupo a interdependncia de seus membros.

DIFERENA ENTRE PSICOLOGIA, PSIQUIATRIA E PSICANLISE 1- PSICOLOGIA cincia que estuda o comportamento e os processos mentais. 2- PSIQUIATRIA especializao da medicina voltada ao tratamento do transtorno mental. Esta tem pontos comuns com a psicologia clnica. O psiquiatra privilegia o crebro, que o rgo que realiza as funes mentais. Podem tambm, serem confundidos com neurologistas.

3- PSICANLISE mtodo de investigao que consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente da palavras, das aes, das produes imaginrias de um sujeito. Para a psicanlise, acontecimentos ocultos (inconsciente) encontram-se na gnese dos conflitos intrapsquicos, que produzem desconforto e manifestam-se na forma de sintomas e sinais. Sintomas so as queixas subjetivas apresentadas pelo paciente e, Sinais so achados objetivos observados pelo mdico (pode ser observado por meio do comportamento). PSICANLISE Sistema psicolgico mais conhecido pelo pblico em geral. Tambm, considerada uma teoria devido caracterizar-se por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psiquca; bem como mtodo de investigao o qual considerado mtodo interpretativo que busca o significado oculto daquilo que manifesto por meio de aes,palavras ou produes imaginrias como sonhos, delrios, associaes livres e atos falhos. Sua teoria foi desenvolvida numa poca em que a Psicologia se preocupava com a experincia consciente,atravs do mtodo de introspeco.

Freud era mdico neurologista mas trabalhava como psiquiatra clnico em um hospital em Viena. Atualmente a psicanlise usada como base para psicoterapias, aconselhamento, orientao, trabalho com grupos e instituies. Tambm, considerada um instrumento importante para anlise e compreenso de fenmenos outros. sociais relevantes: as novas formas de sofrimento psquico, violncia, individualismo entre Freud trabalhou em Paris com Jean Charcot (psiquiatra francs que tratava histeria com hipnose).Posteriormente, voltou a Viena e trabalhou com Josef Breuer (mdico e cientista) que utilizava o mtodo catrtico,que era o tratamento que possibilita a liberao de afetos e emoes ligadas a acontecimentos traumticos que no puderam ser expressos na ocasio da vivncia desagradvel (caso Ceclia filme). Atravs da interpretao dos sonhos, Freud apresenta a concepo sobre a

estrutura e funcionamento da personalidade. Ele classificou como sistema ou instncias psquicas: Inconsciente, pr-consciente e consciente.

Inconsciente conjunto de contedos no presentes no campo atual

da conscincia. Constitudo por contedos reprimidos que no tem acesso ao pr consciente e consciente pela ao de censuras internas. Este aparelho regido por leis prprias de funcionamento atemporal.

Pr-consciente refere-se ao sistema onde permanecem queles Consciente sistema do aparelho psquico que recebe ao mesmo

contedos acessveis conscincia. (memria)

tempo as informaes do mundo exterior e as do mundo interior. Neste sistema destaca-se a percepo, principalmente do mundo exterior, ateno e raciocnio.

Teoria do aparelho psquico entre 1920 e 1923 Freud remodela a teoria do aparelho psquico introduzindo o Id, Ego e Superego.

Id- reservatrio de energia psquica onde se localizam as pulses: de

vida e de morte. Caractersticas atribudas ao inconsciente. Regido pelo princpio do prazer.

Ego sistema que estabelece o equilbrio entre as exigncias do id e

do superego. Procura dar conta dos interesses da pessoa. regido pelo princpio da realidade, que com o princpio do prazer rege o funcionamento psquico. Funes bsicas: percepo, memria, sentimentos e pensamento.

Superego esto a moral, ideais, regras. O contedo de superego

refere-se as exigncias sociais e culturais. Origina-se com o complexo de dipo.

A criana, ao desejar o pai ou a me, alimenta um conjunto de pulses formadas pelo id. O superego, que formado pela razo, pela moral, pelas regras e normas de conduta; busca censurar tais pulses fazendo com que o id seja impedido de incentivar a satisfao plena da criana. O ego, por sua vez, que a conscincia humana, incentivado pelos impulsos do id e limitado pelas imposies do superego, o que torna necessrio buscar formas de satisfazer o id sem transgredir o superego. O complexo de dipo em meninos surge pelo desejo sexual pela me, a criana v o pai como ameaa e deseja se livrar dele buscando ainda se identificar com o mesmo. Em meninas, o complexo surge com o desejo de ganhar um beb do pai e como no consegue se desilude. O complexo de dipo derrubado nos meninos pela ameaa da castrao, onde

pensa que perder seu pnis. A menina acredita que a castrao j ocorreu, j que no mais possui o membro, descartando assim a ameaa.

Pulso estado de tenso que busca atravs de um objeto a supresso deste estado. Eros a pulso de vida e Tanatos a pulso de morte, pode ser autodestrutiva ou dirigida para fora.

Iluso de ptica
Se voc gosta de uma Bela Iluso de ptica, a vo algumas...

Vrios Animais?! -----------

Fixe seu olho na cruz no meio do desenho e veja o que acontece com as luzes rosas... -----------

-----------

Huumm... duas pessoas idosas ou dois mexicanos? Que dvida cruel! -----------

-----------

-----------

Conte os pontos pretos na imagem acima. Vamos l! Voc consegue! -----------

Focalize seu olhar no ponto preto. A nvoa em volta ir abaixar.

Outra verso.

Uma verso colorida.

Outra verso. Original de G. H. Fisher (1968)

um homem ou so dois homens? Origina

Outro pato ?

Vrias pessoas so encontradas nesta imagem. Original d

Olhando na altura do nariz de cada uma destas figuras (que so exatamente iguais, porm esto espelhadas), canhotos e destros costumam no concordar sobre quem est sorrindo e quem est triste

(1961)

A mulher est realmente desenhada? Original de

Das könnte Ihnen auch gefallen