Sie sind auf Seite 1von 21

LNGUA PORTUGUESA Leia o texto abaixo para responder s questes 01 e 02.

Antigamente, falava-se em reformismo ou socialismo, termos que, embora no isentos de ambivalncia, indicavam a inteno bsica de corrigir desequilbrios na repartio do poder poltico ou econmico em favor dos mais dbeis. Modernizao, ao contrrio, evocaria em certas condies o que foi descrito por intrpretes da evoluo histrica brasileira como "modernizao conservadora". um processo, em certos casos ambicioso, de alterao poltica, chegando mesmo s vezes mudana de regime a Independncia, a Proclamao da Repblica, a Revoluo de 30 , mas sem tocar em profundidade nas estruturas sociais e econmicas. Dirigentes antigos so substitudos por "modernos", esses dispem-se at a cooptar membros da velha classe dirigente a exemplo dos conselheiros do Imprio, Rodrigues Alves e Afonso Pena, elevados a presidentes da Repblica , mas no h transformaes para valer nas posies respectivas de dominadores e dominados em termos de poder ou de riqueza.
(Rubens Ricpero)

02- Em relao s estruturas do texto, assinale a opo incorreta. a) Em falava-se(l.1) o se indica indeterminao do sujeito. b) A palavra dbeis(l.6) est sendo utilizada no sentido de fisicamente fracos, doentes. c) Em todas as ocorrncias de travesses, a substituio por parnteses estaria correta. d) A palavra cooptar(l.17) significa atrair possveis adversrios para seus objetivos, at mesmo, ignorando os procedimentos de praxe. e) Confere-se ao texto mais formalidade ao substituir a expresso para valer(l.21 e 22) por reais e significativas. 03- Assinale a assero correta acerca do segmento abaixo, que inicia reportagem sobre a reforma tributria. Em pases organizados, duas coisas so certas para qualquer cidado: a morte e os impostos. No Brasil, so trs: a morte, os impostos e outros impostos.
(Veja, Sai ou no sai?, 31/01/2001)

10

15

20

01- De acordo com o texto assinale a opo correta. a) Tanto reformismo(l.1) como socialismo(l.2) propunham distribuio desequilibrada do poder poltico. b) Reformismo e socialismo so termos mais exatos e precisos, que no oferecem margem de interpretao dbia. c) A modernizao conservadora(l.9) prope avanos significativos sempre dentro do mesmo regime. d) As transformaes profundas das estruturas sociais e econmicas somente podem ocorrer no quadro proposto pelos modernos(l.16). e) A Modernizao(l.6) pode produzir profundas alteraes polticas, mas no altera a assimetria das relaes, seja no poder seja na distribuio da riqueza.

a) Nas duas vezes em que ocorrem os doispontos, servem eles para marcar uma enumerao explicativa. b) O emprego da conjuno e para coordenar um substantivo abstrato com um concreto, como morte e impostos, revela incorreo e desrespeito s regras de coordenao. c) Concorrerem na mesma citao termos iguais ou assemelhados como os impostos e outros impostos cria a figura da tautologia, prejudicial ao entendimento do texto. d) A elipse marcada pela vrgula em No Brasil, so trs est mal empregada, pois provoca a seguinte leitura errnea: No Brasil, duas coisas so trs. e) Pelo fato de o texto principiar com advrbio restritivo, depreende-se que o Brasil no um pas organizado.

Analista de Finanas e Controle - AFC - 2002

Prova 1

w ww.pciconcursos.com.br

04- Assinale, entre as opes propostas, aquela que se desvia, ainda que parcialmente, do conceito e da direo argumentativa expressos no perodo abaixo. Dizia o socilogo norte-americano, Robert Merton, que o que h de mais relevante e espantoso com as profecias que elas se auto-realizam, como um vaticnio, um augrio. a) Ao serem concebidas pela imaginao ilimitada dos homens, as profecias potencializam a chance de se transformarem em realidade, projetando e fortalecendo um desejo ou temor coletivo. b) Pelo simples fato de que foram inventadas por algum, com ousadia e eficcia simblica, ganham existncia real, criando a probabilidade de serem incorporadas vida social em futuro imediato ou distante. c) Quando uma grande (ou pequena) idia se cristaliza, sua fora transformadora entra em ao com os mesmos poderes que comandam as leis da Fsica. d) Acima de profetas e messias, est o imprio da histria, que constri o futuro com seus prprios vetores e foras internas atuando revelia do desiderato e do fado humanos. e) A histria da humanidade registra fatos que provam a existncia de uma simbiose natural entre os grandes sonhos e as grandes mudanas, fruto da magia pessoal e de uma vontade inabalvel.
(Com base em artigo de Aspsia Camargo)

b) A expresso At mesmo(l.1), tal como empregada no texto, atenua e relativiza o contedo negativo do sujeito naes com pouco peso no comrcio internacional(l.1 e 2). c) O substantivo masculino malefcio, no dicionrio, definido como ato de maleficiar; a qualidade referente a esse ato se expressa na forma maledicncia. d) Inverter a ordem de aparecimento dos predicados iniciados por j entenderam...(l.3 e 4) e esto substituindo...(l.5) no provoca alteraes no sentido original do texto, uma vez estarem eles coordenados pela conjuno aditiva e. e) Depreende-se do texto que esto no mesmo lado o imposto cobrado sobre o faturamento das empresas e o imposto sobre o valor agregado; do outro lado est o ICMS. 06O grau de dificuldade dos problemas econmicos enfrentados nos ltimos anos fez com que o pas amadurecesse, sendo vacinado contra propostas salvacionistas que, 5 se postas em prtica, poderiam at agravar a situao. A suspenso do pagamento da dvida externa uma delas at mesmo por desnecessrio. O Brasil ainda est em uma fase de transio, com reformas estruturais 10 em andamento e outras por fazer. A mdio e longo prazos, poderemos ter uma economia mais forte e competitiva.
(O Globo Editorial 3/3/2002)

05- Indique o item correto acerca dos elementos lingsticos do texto abaixo. At mesmo naes com pouco peso no comrcio internacional, como as menos desenvolvidas do continente africano, j entenderam os malefcios da tributao cumulativa e 5 esto substituindo seus impostos cobrados sobre o faturamento das empresas herana dos tempos coloniais por impostos incidentes sobre o valor agregado, nos moldes do Imposto sobre Circulao de Mercadorias 10 e Servios (ICMS).
(Revista CNT, Luta desigual)

Assinale a opo correta. a) Se enfrentados(l.2) estivesse no singular o perodo estaria em desacordo com a norma culta. b) A palavra salvacionistas(l.4) formada por composio de dois radicais diferentes. c) O emprego do futuro do pretrito em poderiam(l.5) se justifica pelo uso do imperfeito no antecedente amadurecesse(l.3). d) A preposio com(l.9) pode ser substituda por na qual h, sem prejuzo para a correo do perodo. e) O emprego da primeira pessoa do plural em poderemos(l.11) incoerente com o gnero a que pertence, pois no perodo anterior o sujeito era Brasil(l.8).

a) como(l.2) elemento de comparao, responsvel por incluir os termos que introduz no conjunto das naes com pouco peso no comrcio internacional(l.1 e 2).

Analista de Finanas e Controle - AFC - 2002

Prova 1

w ww.pciconcursos.com.br

Nem tudo convida a manifestaes otimistas. A dvida pblica alcana hoje algo em torno de 55% do Produto Interno Bruto (PIB), nada menos de R$ 685,286 bilhes. difcil 5 administr-la para todo o sempre apenas com os expedientes do alongamento mediante resgate com emisso de novos ttulos a juros corrigidos. O saldo do comrcio exterior de US$ 306 milhes nos dois primeiros meses deste 10 ano no foi obtido por meio das exportaes, mas pela reduo das importaes. Reduzir importaes compromete a entrada no pas de bens de capital e de tecnologias, fatores indispensveis qualificao do produto 15 brasileiro. Est posta assim a necessidade de introduo urgente de poltica industrial capaz de privilegiar exportaes e substituir importaes mediante produo interna de matrizes, componentes e insumos bsicos.
(Otimismo e Cautela, Editorial, Correio Braziliense,1/3/2002)

08- Assinale a norma gramatical que justifica, com correo e propriedade, a flexo plural do verbo ser no perodo abaixo. J mais do que conhecido que o principal problema do sistema tributrio nacional so justamente as contribuies, e no os impostos propriamente ditos.
(Revista CNT, Lixo tributrio)

a) Com os verbos ser e parecer a concordncia se faz de preferncia com o predicativo, se este plural. (Luiz Antonio Sacconi) b) Nas frases em que ocorre a locuo invarivel que, o verbo concorda com o substantivo ou pronome que a precede, pois so eles efetivamente o seu sujeito. (Celso Cunha &
Lindley Cintra)

07- Em relao ao texto, julgue os itens como verdadeiros (V) ou falsos (F) e marque a opo que apresenta a seqncia correta. ( ) Em a manifestaes(l.1) seria igualmente correta a estrutura s manifestaes. ( ) As estruturas nada menos de(l.4), nada menos que e nada menos do que so igualmente aceitveis para o contexto em que ocorre a primeira. ( ) Em administr-la(l.5) o pronome encltico retoma por substituio coesiva a expresso dvida pblica(l.2). ( ) A expresso para todo o sempre(l.5) neutraliza a nfase da idia do perodo por seu tom bblico. ( ) A forma verbal compromete(l.12) tem como sujeito um agente humano. ( ) Caso as palavras exportaes(l.10) e importaes(l.11) fossem precedidas de artigo definido no plural o perodo se tornaria incoerente. a) b) c) d) e) V, V, F, F, F, V, V, V, F, V, V, F, F, V, V, F, F, V, F, F, F, V, F, V, F, F V V F V

c) Se tanto o sujeito como o predicativo forem personativos e nenhum dos dois for pronome pessoal, a concordncia ser facultativa (pode-se concordar com o sujeito ou o predicativo). (Dileta S. Martins & Lbia S. Zilberknop) d) Expresses de sentido quantitativo (...) acompanhadas de complemento no plural admitem concordncia verbal no singular ou no plural. (Manual de Redao da Presidncia da
Repblica)

e) Se o sujeito composto tem os seus ncleos ligados por srie aditiva enftica (...), o verbo concorda com o mais prximo ou vai ao plural (o que mais comum quando o verbo vem antes do sujeito).(Evanildo Bechara)

Analista de Finanas e Controle - AFC - 2002

Prova 1

w ww.pciconcursos.com.br

09- No texto abaixo, foram introduzidos erros. Para san-los, foram propostas algumas substituies. Julgue as substituies e depois assinale a opo que contm a seqncia das alteraes necessrias para adequar o texto ao padro culto formal do idioma. O conceito de tributo, face sua interpretao nos conformes Constituio, tem essa peculiaridade: deve obedecer ao princpio da legalidade estrita. Cumpre ressaltar mais 5 uma vez: no h possibilidade de discricionariedade na definio legislativa do tributo, mas s teremos tributo se o dever de pagar uma importncia ao Estado for vinculado previso de ter riqueza.
(Nina T. D. Rodrigues, com adaptaes)

Os argumentos em favor da poltica industrial mudam, mas em geral eles continuam sofrendo da mesma falta de embasamento econmico. Um deles, que vem sendo 5 repetido de uns tempos para c, o da economia de divisas. Identifica-se um item de peso na pauta de importaes como, por exemplo, componentes eletrnicos. Ora, se o dispndio com este produto alto, por que 10 ento no fazer com que ele seja produzido no pas por meio de uma poltica industrial ativa, poupando-se, desta forma, moeda forte?
(Adaptado de Cludio Haddad)

10- Assinale, entre as substituies sugeridas, a que est em desacordo com a norma culta. a) em favor(l.1) por a favor b) em geral(l.2) por geralmente c) Um deles(l.4) por Dentre argumentos d) Identifica-se(l.6) por identificado esses

I. substituir face(l.1) por em face de II. substituir nos conformes (l. 2) por de conformidade com a III. substituir essa(l.2) por esta IV. substituir discricionariedade(l.5 e 6) por discricionaridade V. substituir ter riqueza(l.9) por existncia de riqueza A seqncia das substituies necessrias : a) b) c) d) e) II III IV V III IV V III IV I II V I II III V

e) poupando-se(l.12) por o que pouparia 11- Assinale, entre as substituies propostas, aquela que insere erro gramatical no trecho abaixo. Nenhum pas que pretenda ser competitivo na economia global pode-se permitir a prtica de tributao cumulativa.
(Revista CNT, Luta desigual)

a) b) c) d) e)

SUBSTITUIR: Nenhum pas que pretenda pode-se permitir a prtica

POR: Pas algum o qual pretende pode-se anuir o uso

Analista de Finanas e Controle - AFC - 2002

Prova 1

w ww.pciconcursos.com.br

12- Assinale a opo que preenche as lacunas de forma coesa e coerente. As cotaes do dlar em relao ao real se apresentam estveis desde os ltimos trs meses de 2001. 0 cmbio em equilbrio desperta reaes positivas dos mercados internacionais, favorece as exportaes e ____1_____ confiana no pas. O Brasil revelou-se resistente ___2____vrias situaes adversas. Absorveu o choque causado pelo racionamento de energia, com demonstrao clara de que a populao brasileira possui alto ndice de disciplina social. E, at agora, se mantm ao largo da catstrofe econmica argentina. No _____3________ a expectativa internacional de que a economia brasileira sofreria os efeitos do furaco portenho. Completa o quadro estimulante a convico ______4________Estados Unidos voltaro a crescer entre 2,5% e 3,5% este ano.
(Otimismo e Cautela, Editorial, Correio Braziliense, 1/3/2002)

14- Indique o item que completa o texto a seguir, com correo gramatical e coerncia com a direo argumentativa e o conjunto das idias nele expressas. O que as estatsticas mais recentes dos organismos internacionais revelam o alargamento da brecha entre ricos e pobres. As ___________ condies de competitividade ______________ um desejvel salto de qualidade no processo tecnolgico de desenvolvimento que permitisse recuperar terreno e acelerar o progresso nacional. Uma das reas essenciais a educao. O conhecimento a medida da diferena entre o progresso e a estagnao. ________________ despreparados para absorver os novos conceitos, para usar as novas tcnicas, para criar, na pesquisa, suas prprias respostas instrumentais s novas demandas, condenam-se contemplao esttica de um mundo que cada vez mais _____________________ .
(Joo Clemente Baena Soares, com adaptaes)

2 as s a as

3 consumou-se consumou se consumou consumando-se consumando

4 de que o que os de que os que o em que os

a) b) c) d) e)

infiltra insinua-se instila introduz insinua

13- Leia atentamente o texto abaixo para responder a esta questo. A compactao do tempo na sociedade tecnolgica no aceita a cronometragem tradicional e quase provoca uma simultaneidade. At o incio de nosso sculo, o homem acumulava riquezas. Hoje, o que se tem a acumulao de velocidade. Sem sair do lugar em que se encontra, uma pessoa pode estar, num timo, em toda parte.
(Angelo Oswaldo, com adaptaes)

a) necessrias impedem Quem estiver dele exigir b) injustas impulsionam Dentre aqueles deles se apartar c) desiguais desfavorecem Os que estiverem deles se afastar d) des-humanas impelem Aqueles que estejam alijar a eles e) inquas retardam Os brasileiros que tiverem lhe excluir dele

Assinale a opo que completa a frase-sntese abaixo, mantendo a mesma linha de argumentao e a coerncia de idias do texto. As modernas tecnologias dotaram o ser humano de _________________ e ________________. a) b) c) d) e) ubiquao ubiqidade ubiedade onipresena oniscincia irremovibilidade instantaneidade insipincia intemperana intempestividade

Analista de Finanas e Controle - AFC - 2002

Prova 1

w ww.pciconcursos.com.br

15- Considere que cada opo constitui um pargrafo, a entrar na composio de um texto analtico sobre o sistema tributrio brasileiro. Assinale a opo em que no h correspondncia entre a funo textual do pargrafo apresentada em negrito, frente dele e as idias expostas. a) Apresentao do problema Nos ltimos anos, a arrecadao federal acentuou um novo padro de financiamento para os gastos pblicos. Os tributos federais tradicionais, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto de Renda, foram perdendo espao para as denominadas contribuies sociais e agora tambm para as contribuies de interveno no domnio econmico (Cides). b) Origem do problema Cobradas em cascata, as contribuies oneram o custo das exportaes, mas geram elevado volume de receitas para os cofres da Unio. Para extirpar esses tributos chamados de lixo tributrio por Everardo Maciel , a Unio teria de descobrir uma nova fonte para tirar recursos da sociedade. Essa frmula, no-cumulativa, precisaria gerar cerca de 50% das receitas federais. c) Avaliao do andamento da reforma tributria Por isso, a morosidade no processo de reforma tributria no Pas no envolve apenas questes de calendrio ou agenda poltica do Congresso e do Governo. A questo principal que a Unio no quer perder sua mais suculenta fonte de recursos: os tributos cumulativos, arrecadados sob a forma de contribuies sociais e, mais recentemente, as Cides. d) Argumento favorvel tributao cumulativa A explicao mais difundida para o fenmeno que esse tipo de tributao mais fcil de ser fiscalizada, alm de ser menos afetada pelas oscilaes da conjuntura econmica, j que a maior parte incide sobre o faturamento, e no sobre o lucro. e) Argumento favorvel tributao cumulativa Alm disso, h flexibilidade na alterao das alquotas, o que depende de legislao infra-constitucional e pode ser feito no decorrer de um mesmo exerccio. Ao contrrio do aumento dos impostos, a elevao das contribuies no est submetida ao princpio da anualidade tributria, pela qual a taxao maior s pode vigorar no ano seguinte ao da mudana na legislao.
(Itens adaptados de Revista CNT, Lixo tributrio)

16- Analisando as relaes de referncia e coeso e a estrutura morfossinttica dos pargrafos da questo 15, indique a opo correta. a) Passando-se para a voz passiva a locuo verbal foram perdendo(pargrafo a), obtmse, em seus constituintes mnimos, a orao: As denominadas contribuies sociais foram tendo o espao perdido para os tributos federais tradicionais. b) No pargrafo b, o objeto direto esses tributos tem como referente o substantivo as contribuies. J o sujeito Essa frmula refere-se ao tirar recursos da sociedade. c) Em sua mais suculenta fonte de recursos (pargrafo c) constam, entre outros: uma referncia Unio, no pronome possessivo; um advrbio de intensificao que incide sobre o adjetivo suculenta e um ncleo do complemento verbal direto, no substantivo fonte. d) Os adjetivos das expresses mais difundida, mais fcil e menos afetada (do pargrafo da letra d) tm dois pontos em comum: esto modificados por advrbio e desempenham a funo sinttica de adjunto adnominal. e) O pargrafo e se inicia com o elemento de coeso Alm disso, que serve para estabelecer, com o pargrafo anterior, uma relao sinttica de coordenao e uma relao semntica de incluso.

Analista de Finanas e Controle - AFC - 2002

Prova 1

w ww.pciconcursos.com.br

Leia o texto abaixo para responder s questes 17 e 18. A economia brasileira, h alguns anos, apresentava fortes barreiras protecionistas, e controles cambiais provocavam a valorizao artificial do cmbio comercial, havendo gio expressivo no 5 mercado livre. A realidade hoje outra. As barreiras tarifrias foram muito reduzidas, a taxa de cmbio flutuante e no h diferena significativa entre o mercado oficial e o paralelo. Os modelos economtricos disponveis, por menos precisos 10 que sejam, so unnimes em apontar para uma desvalorizao do real acima do seu equilbrio de longo prazo, e no o contrrio. Logo, onde est o problema? Por que gastar escassos recursos pblicos pois no se faz poltica industrial sem 15 eles para poupar divisas quando o mercado j est bem sinalizado nesta direo? Pode at haver outras razes para justificar a poltica proposta. Mas economia de divisas no uma delas.
(Adaptado de Cludio Haddad)

V. O termo delas(l.18) refere-se ao antecedente outras razes(l.17). A quantidade de item(ns) incorreto(s) a) b) c) d) e) 1 2 3 4 5

19- Quanto norma culta, em relao aos termos grifados, assinale a opo correta. Para que a interveno governamental se justifique preciso, primeiro, que se prove a existncia de uma distoro que faa com que o mercado no aloque eficientemente os recursos. Segundo, que se pondere as alternativas para corrigir aquela distoro luz de seus custos e benefcios. Pode-se concluir pela adoo de medidas corretivas, e de que tipo devem ser, somente aps esta anlise. Dada a realidade brasileira, provvel que essas tendam a ser muito mais relativas natureza da poltica econmica do que da poltica industrial. Esta ltima ainda precisa ser muito melhor embasada.
(Adaptado de Cludio Haddad)

17- Assinale a opo em que as duas expresses exercem a mesma funo sinttica no texto. a) controles cambiais(l.2 e 3) = fortes barreiras protecionistas(l.2) b) a valorizao artificial do cmbio comercial(l.3 e 4) = A economia brasileira(l.1) c) h alguns anos(l.1) = hoje(l.5) d) a taxa de cmbio(l.6 e 7) = diferena significativa(l.7) e) escassos recursos pblicos(l.13 e 14) = o mercado(l.15) 18- Julgue as asseres abaixo e marque a opo correspondente. I. Caso a expresso diferena significativa(l.7) seja colocada no plural a forma verbal que a antecede deve ser obrigatoriamente flexionada. II. Se o artigo em o paralelo(l.8) for eliminado, prejudica-se a compreenso de que existe, antes de paralelo elipse da palavra mercado(l.8). III. A expresso por menos precisos que sejam(l.9e 10) permite a inferncia de que o leitor pode considerar Os modelos economtricos(l.8 e 9) pouco precisos. IV. A grafia de Por que(l.13) justifica-se por se tratar de conjuno explicativa.
Analista de Finanas e Controle - AFC - 2002 8

a) Todas as ocorrncias de se admitem mudana de colocao. b) Em se justifique, a prclise do se est em desacordo com a norma culta. c) Em se prove, a norma culta admite a nclise do se. d) Em se pondere, a prclise do se facultativa. e) Em Pode-se, a nclise do se justifica-se por ser incio de orao.

Prova 1

w ww.pciconcursos.com.br

20- Assinale o item que apresenta a sntese correta e coerente do segmento de texto reproduzido. a) As grandes transformaes mundiais esto detonando a imagem que o Brasil tem de si mesmo. Sempre nos consideramos um pas de imigrantes, um eldorado para onde convergiram esperanas de aventura e sonhos do paraso. Sntese: A autoimagem do Brasil um pas de imigrantes est sendo assolada por graves mudanas mundiais. b) Continua chegando gente para viver no Brasil, mas a quantidade de pessoas que partem para o exterior muito grande j temos quase dois milhes de trabalhadores instalados em outros pases e enviando recursos para suas famlias que aqui ficaram. Sntese: Apesar da imigrao, partiram do Brasil dois milhes de brasileiros que tm recursos no exterior. c) Ao se lanarem no mundo em busca de melhores oportunidades, os brasileiros se defrontam com o drama do ps-guerra fria: manter fora dos limites dos pases ricos aqueles que querem compartilhar do banquete. Sntese: Os pases ricos se defrontam no ps-guerra fria com o drama da fome mundial. d) No mais o fantasma do comunismo que ronda a Europa, mas o fantasma dos que sobreviveram a ele e querem agora disputar os empregos ocidentais. Sntese: O fantasma europeu atual so os comunistas sobreviventes. e) Ao mesmo tempo em que se preparam slidas barreiras para o livre fluxo de trabalhadores, dissolvem-se os obstculos para o fluxo dos capitais que se deslocam com rapidez na ponta dos computadores. Sntese: A represso disputa por empregos simultnea interposio de obstculos liberdade dos capitais.

21- Assinale a proposio correta a respeito da estrutura morfossinttica do texto abaixo. A Guerra Fiscal pertence a uma classe geral de fenmenos que emergem quando iniciativas polticas dos Governos subnacionais adquirem conotaes negativas e geram 5 efeitos econmicos perversos em decorrncia do carter insuficiente ou conjunturalmente inoperante do quadro poltico-institucional que regula os conflitos federativos, o qual se revela incapaz de garantir um equi10 lbrio mnimo entre interesses locais de forma a evitar efeitos macroeconmicos e sociais perversos.
(C. Cavalcanti & G. Prado, com adaptaes)

a) A forma verbal emergem(l.2), flexionada no plural, constitui incorreo, pois sua concordncia deve se dar com o substantivo classe(l.1), ncleo do grupo nominal classe geral de fenmenos. b) Emergir verbo defectivo, ao qual faltam as formas em que ao radical se seguiria o ou a. c) Em subnacionais(l.3 e 4) e macroeconmicos(l.11), o sentido dos prefixos est em relao antonmica. d) O prefixo indicador de negao est presente nas formas: insuficiente(l.6), inoperante(l.7), incapaz(l.9), interesses(10). e) O plural do adjetivo composto poltico-institucional(l.7 e 8) se faz adicionando a desinncia de plural aos dois elementos.

Analista de Finanas e Controle - AFC - 2002

Prova 1

w ww.pciconcursos.com.br

22- Assinale o opo em que o trecho do texto foi transcrito com erro gramatical. a) importante que fique claro que os senadores, em particular, e o Senado Federal como instituio, cumpriram com o seu papel. A delegao que receberam constitucionalmente se limita a apurar e investigar. No tm, nem querem ter, poder de polcia. b) Muito menos exercer funes que competem aos magistrados do Judicirio ou aos agentes do Ministrio Pblico. Ainda que seja foroso reconhecer que o Ministrio Pblico trabalhe em condies precrias, principalmente quando se considera o volume de denncias em todos os nveis da administrao, tambm no se pode falar em promiscuidade entre os poderes. c) As investigaes produzidas pelas CPIs do Senado funcionam como combustvel para o trabalho dos procuradores. Contudo, entre a constatao perpretrada pelos senadores e denncia ao Judicirio, h sempre um caminho tortuoso demais. d) Esse trajeto, estranhamente, faz perder boa parte da essncia da misso fiscalizadora de ambas as instituies. Urge que esse caminho tenha um percurso mais sereno. Que a ao entre o Legislativo, o Ministrio Pblico e o Judicirio seja integrada, efetiva e pronta. e) Qualquer outro resultado que no seja o processo judicial dos denunciados representa um desgaste enorme junto populao. Encontrar o elo onde se quebrou a corrente atribuio de analistas abalizados. Para o povo, de uma maneira geral, quem falha o Estado, incapaz de punir os que se beneficiam indevidamente dele.
(Itens adaptados de Senador Carlos Wilson)

c) Essas so de fato medidas de poltica econmica. No que se refere poltica industrial propriamente definida, muitas das propostas atuais ainda necessitam de justificativas mais tcnicas para sua implementao. d) H uns quarenta anos, esteve em moda a teoria da deteriorao secular das relaes de troca. Ela argumentava que os preos dos produtos industrializados, em relao aos dos primrios, tenderiam a aumentar constantemente. Junto com a proposio da indstria nascente ela formou a base conceitual para justificar polticas industriais baseadas em substituio de importaes em toda a Amrica Latina. e) Apesar de que superficialmente lgica, a teoria no fazia sentido econmico, pois no por que o preo de um produto v subir que se devia necessariamente produzi-lo. Alm de errada ela continua sendo desmentida pelos fatos.
(Itens adaptados de Cludio Haddad)

24- Assinale a opo em que o trecho do texto foi transcrito com erro de sintaxe. a) Uma conjugao de fatores favorveis est na raiz do atual otimismo que domina a economia brasileira. Sinais internos e externos apontam na direo de perspectivas mais animadoras, ainda que no autorizem excesso de entusiasmo. b) A experincia ensina que no h nada mais sujeito a mudanas bruscas do que os sistemas econmicos regidos pelas leis de mercado. Durante os oito anos do governo Clinton, por exemplo, os Estados Unidos experimentaram taxas elevadas de crescimento. Logo a seguir, resvalaram para a depresso. c) A inflao em queda mostra aos operadores do mercado que o pas se mantm no rumo da estabilidade aberto pelo Plano Real em 1994. Sinaliza, tambm, no sentido de que os acordos celebrados com o Fundo Monetrio Internacional (FMI) seguem cumpridos com fidelidade. d) A se encontra a base de confiana que necessitam os investidores externos para aplicar recursos no pas. Explica, tambm, a manuteno do ritmo dos investimentos internacionais. e) Outro dado chegado cena para exorcizar o clima deprimente que ensombreceu as relaes econmicas no ano passado a ausncia de alteraes perigosas no cmbio.
(Otimismo e Cautela, Editorial, Correio Braziliense, 1/3/2002)

23- Assinale a opo em que o trecho do texto foi transcrito com erros de estruturao do perodo ou gramaticais. a) A discusso sobre poltica industrial tende a ser poluda por um problema semntico. Vrias das medidas freqentemente propostas tm impacto em todos os setores da economia e no apenas na indstria. b) Entre estas esto reforma fiscal, desenvolvimento do mercado de capitais, formao de poupana, investimentos em bens pblicos e assim por diante.

Analista de Finanas e Controle - AFC - 2002

10

Prova 1

w ww.pciconcursos.com.br

25- Assinale a opo gramaticalmente correta. a) Sob a tica de um Estado em particular a despeito de a Guerra Fiscal do ICMS ser prejudicial nao , h ganhos a serem obtidos se ouvesse um aumento conjuntural de receita para o Estado. b) Se todos os Estados parassem de conceder incentivos, todos ganhariam; mas se um Estado se abstesse de tal poltica e os demais continuassem a pratic-la, esse perderia. c) Tendo em vista a anlise histrica da Guerra Fiscal, alguns autores propuseram uma diviso de perodos que comeam com a criao do ICM e chegam at a atualidade. d) No primeiro perodo, o Governo Central tirou dos Estados a competncia de instituir e aumentar alquotas dos impostos, e ficou estabelecido que couberiam tais atribuies somente ao Senado. e) Pressionado pelas disputas inter-regionais, o Governo Federal interviu no incipiente mecanismo de concesso de incentivos, e, por meio de lei complementar, criou o CONFAZ.
(Com base em artigo de Andr Eduardo da S. Fernandes & Nlio L. Wanderlei)

e) expresso que transmite tambm a idia de que a poltica no tem nada a ver com o problema da justia, da eqidade, da desigualdade, da dignidade humana, da opresso. Governar seria apenas, como se disse a propsito do "fim da histria", atividade assepticamente tcnica, a montona aplicao de solues cientificamente na moda, isto , "modernas", s questes fundamentais da sociedade.
(Adaptado de Rubens Ricupero)

27- Assinale o segmento gramaticalmente correto. a) Segundo a FGV, um produto estrangeiro idntico ao similar brasileiro, produzido com uma estrutura de custos idnticos, poderia ser ofertado no mercado desse pas estrangeiro por um preo entre 0,9% e 3% menor que as mercadorias brasileiras. b) A questo da guerra fiscal trata-se de um fenmeno que, em termos econmicos, refere-se intensificao de prticas concorrenciais extremas e no cooperativas entre os entes federados. c) A maioria dos estudiosos procuram definir a guerra fiscal, onde so realados, por um lado, as caractersticas conflituosas e desordenadas do fenmeno e, de outro, o vis perverso e negativo de seus resultados. d) Simonsen reporta-se Guerra das Isenes como os conflitos de natureza tributria, existentes entre os Estados, que objetivam a atrao de indstrias a partir da concesso de isenes no imposto interestadual sobre o consumo. e) O Estado que ganha impe, na maioria dos casos, uma perda a algum ou alguns dos demais, medida em que a guerra no se trata de um jogo de soma positiva e, assim, a Federao enfraquecida.
(Baseado em Revista CNT e artigo de Andr Eduardo da S. Fernandes & Nlio L. Wanderlei)

26- Assinale a opo em que o trecho do texto foi transcrito de forma gramaticalmente correta. a) H um abismo crescente entre os contestatrios, violentos ou no, da globalizao Seattle, Gnova, Porto Alegre, e os partidos de esquerda que afirmam partilhar algumas dessas preocupaes, mas se revelam incapazes de dar-lhe contedo concreto uma vez no poder. b) Nem os primeiros merecem inteiramente o epteto de apocalpticos, pois no so em geral niilistas ou utpicos, nem os ltimos fazem juz designao de integrados, posto que proclamam querer reagir contra o pior da "desordem estabelecida". c) Os principais lderes dos "integrados" acabam de reunirem-se em Estocolmo, embora tenham preferido chamar-se de "modernizadores", nome que, seno era o oficial, foi o adotado na imprensa europia. J por a se introduz a confuso e a ambigidade. d) Modernizar, palavra neutra em matria de valores morais, pode simplesmente servir de pretexto para justificar a adeso ao paradigma dominante, desqualificando, ao mesmo tempo, como dinossauros pr-histricos, os que a ele resiste.
Analista de Finanas e Controle - AFC - 2002 11

Prova 1

w ww.pciconcursos.com.br

28- Os trechos abaixo constituem um texto, mas esto ordenados aleatoriamente. I. O grande desafio, portanto, est em buscar um caminho que no signifique retorno s velhas polticas de reservas de mercado, subsdios generalizados e protecionismo. II. Porm, ela fez com que o Brasil tambm ficasse no curto prazo mais dependente de importaes e poupana externa. III. A abertura econmica dos anos 90 tornou as empresas aqui instaladas mais competitivas. IV. Ento, para que possa percorrer a trajetria de um crescimento sustentado e duradouro, a economia brasileira ter, antes, que reunir condies que possibilitem s empresas exportarem mais e importarem relativamente menos. V. Um crescimento acelerado do PIB agora voltaria a provocar desequilbrios na balana comercial e levaria o endividamento no exterior para um patamar perigoso. (O Globo Editorial, 3/3/2002) Em relao a uma ordenao coesa e coerente, assinale a opo correta. a) O item V deve ser o primeiro, uma vez que no apresenta dependncia a antecedentes. b) O item I o encerramento do texto, pois uma concluso propositiva. c) A ocorrncia do pronome ela, no item II, indica que este deve ser subseqente ao IV, pois constitui um elo coesivo com trajetria. d) A ocorrncia do ditico aqui, no item III, faz com que ele deva ser subseqente ao II, no qual est o referente Brasil. e) A conjuno Porm (item II) uma articulao sinttica em oposio idia colocada no item V.

29- Julgue os itens quanto ao emprego dos sinais de pontuao. I. O desempenho da economia brasileira em 2001, foi aqum do necessrio para um aumento da renda mdia nacional. II. No entanto, considerando-se os diversos constrangimentos, internos e externos que o pas precisou enfrentar ao longo de 2001, a expanso de 1,51% no Produto Interno Bruto (PIB) no foi um mau resultado, pois ao menos no se deu passos para trs. III. Alguns desses constrangimentos esto superados. J no h mais racionamento de energia eltrica, por exemplo, e o Brasil poder crescer um pouco mais em 2002. IV. Mas ainda ser preciso aIgum tempo para que a economia volte a se expandir aceleradamente de forma sustentada, sem criar novos gargalos que possam abortar o processo de recuperao logo adiante, num crculo vicioso.
(O Globo Editorial, 3/3/2002)

Esto corretos apenas os itens a) b) c) d) e) I e II II e III II e IV I e III III e IV

Analista de Finanas e Controle - AFC - 2002

12

Prova 1

w ww.pciconcursos.com.br

30- Aponte o segmento com estruturao sinttica e pontuao corretas. a) Disseram que em matria econmica, o Brasil j chegou ao futuro, talvez. Em todo caso no se pode dizer o mesmo da cultura. Nesse campo, ns somos ainda o pas do futuro: quais os significados novos que se plasmam na cultura brasileira? Minha primeira resposta a que, nas muitas misturas deste Pas continente ns estamos formando uma nova figura nacional para juntar-se s muitas outras que j se encontra no mundo. b) Dizem, que em matria econmica o Brasil j chegou ao futuro. Talvez, em todo caso, no se pode dizer o mesmo da cultura. Nesse campo, ns somos ainda o pas do futuro. Quais os significados novos de que plasma a cultura brasileira? Minha primeira resposta a que (nas muitas misturas desse Pas continente) ns estamos formando uma nova figura nacional para juntar-se s muitas outras que j se encontram no mundo. c) Disse que, em matria econmica, o Brasil j chegou ao futuro; talvez... Em todo caso, no se pode dizer o mesmo da cultura. Nesse campo, ns somos, ainda, o pas do futuro. Quais os significados novos em que se plasmam a cultura brasileira? Minha primeira resposta a que, nas muitas misturas deste Pas continente, ns estamos formando uma nova figura nacional para juntar-se as muitas outras, que j se encontram no mundo. d) Dizem: em matria econmica, o Brasil j chegou ao futuro. Talvez, em todo caso. No se pode dizer o mesmo da cultura. Nesse campo, ns somos ainda o pas do futuro. Quais os significados novos que se plasma na cultura brasileira? Minha primeira resposta a que, nas muitas misturas deste Pas continente, ns estamos formando uma nova figura nacional para juntar-se a muitas outras que j se encontram no mundo. e) Diz-se que, em matria econmica, o Brasil j chegou ao futuro. Talvez. Em todo caso, no se pode dizer o mesmo da cultura. Nesse campo, ns somos ainda o pas do futuro. Quais os significados novos que se plasmam na cultura brasileira? Minha primeira resposta a que, nas muitas misturas deste Pas continente, ns estamos formando uma nova figura nacional para juntar-se s muitas outras que j se encontram no mundo.

LNGUA INGLESA Read the text below in order to answer questions 31 to 33: The Brazilian budget for 2002 The Brazilian government is expected to make a significant cut in the 2002 budget because revenues are not expected to match all Brazilian spending needs this year. The Brazilian Planning Ministry, which is due to release a detailed spending program later today, could announce spending cuts of up to R$10 billion ( $1 = R$2,39). The Brazilian budget shortfall is actually R$ 14,6 billion, and stems mainly from a rise in personal income tax brackets, funding requests by congressmen, and the minimum wage hike, among other factors. 31- According to the text, the Brazilian 2002 budget is likely to be a) b) c) d) e) increased. doubled. mishandled. slashed. supplemented.

32- According to the text, one of the factors affecting the budget is a) b) c) d) e) the increase of the minimum wage. the rise in employment levels. the reduction in exports. the cuts in interest rates. the Brazilian market reaction.

33- A detailed spending program a) should have been analyzed by the Planning Ministry. b) is on the point of being provided. c) will be requested by the congressmen. d) could be released by the Planning Ministry. e) was announced last week.

Analista de Finanas e Controle - AFC - 2002

13

Prova 1

w ww.pciconcursos.com.br

Read the text below in order to answer questions 34 to 36: Budget management by structure In recent decades, results-oriented contracts, projects, programs and other horizontal forms of management have become routine in public administrations throughout the region, both because of the influence of new trends in State reform that put forward results-oriented practices and because of strong intervention by international cooperation agencies. However, public agencies are a long way from having formed horizontal organizations that are completely integrated to daily management and results-oriented accountability mechanisms. In this context, budget management of organizational structures is not a new tool in respect of its basic element (the budget and organizational structures). However, it is often set into motion in a vacuum within the process of accountability: the relationship between institutional ends, the allocation of resources and delegation of authority. Consequently, it should be aimed at filling the void and facilitating the conditions for result-oriented management, integrated within an institutional framework. 34- According to the text, results-oriented contracts, projects and programs a) used to be quite effective in public administration. b) constitute outdated administrative procedures. c) are being experimented with so as to be implemented. d) are on the verge of being implemented. e) were adopted only a few decades ago. 35- The author claims that horizontal organizations a) have been completely reached by the public agencies. b) were reached by the public sector several decades ago. c) will take time to be fully implemented by the public services. d) might be accomplished by the public services this decade. e) will be achieved only in the private sector this decade.

36- According to the author, budget management of organizational structures is a) b) c) d) e) an innovative procedure. not a newly-devised procedure. a newly-created tool. not suitable for the public sector. going to be replaced by updated tools.

Read the text below in order to answer questions 37 to 40: The information revolution Public administration is, by its very nature, highly information intensive. Government business can be considered as a series of systems, such as education, health, defense, public revenue and expenditures, natural resources management, and social security. Public administration relies heavily on the use of information and communication technologies to gather, process, and diffuse information within both public and private domains. Brazil can determine every night its cash and foreign exchange positions. Every fiscal transaction is validated every day against budget and public liquidity. The system eliminated the need to maintain a substantial no-interest float and created many secondary capabilities. Success depended on many factors, including strict centralized transaction control, compatible public policies, a highly skilled work force, and substantial long-term investment. 37- According to the text, public administration and the use of information are a) b) c) d) e) intimately linked. mutually exclusive. actually dissociated. rarely bonded. seldom interdependent.

38 According to the author, Brazil a) will be using the communication technologies soon. b) was a pioneer in terms of communication technologies. c) must start using communication technologies. d) could be actually using communication technologies. e) is already using communication technologies.
14 Prova 1

Analista de Finanas e Controle - AFC - 2002

w ww.pciconcursos.com.br

39 The author refers to the work force as a) b) c) d) e) not sufficient. over-qualified. very well qualified. under-qualified. in need of training.

42- Uma rede organizacional interna modelada sobre a Web, que utiliza a infra-estrutura de rede j existente em uma empresa, os padres de comunicao da Internet e o software desenvolvido para a Internet denominada a) b) c) d) e) LAN WAN Intranet WWW Ethernet

40- The text refers to the use of information as a) obsolete and costly for most public administrations. b) inaccurate and unreliable in Brazils public sector. c) technologically outdated in most public services. d) already present in the Brazilian public administration. e) not corresponding to most civil servants expectations.

43- Analise as seguintes afirmaes relativas a Internet e Intranet. I. As tecnologias que viabilizaram a implantao da Internet so, basicamente: redes, processamento cliente/servidor, padres de comunicao como o conjunto de protocolo TCP/IP, hipertextos e hipermdia. II. Na tecnologia cliente/servidor para uma Intranet, os servidores funcionam exclusivamente nas mquinas dos usurios onde so disponibilizadas as informaes de interesse para outros usurios. III. Para tornar possvel a comunicao na Internet, os usurios devem adotar um padro, que o conjunto de protocolos TCP/IP. IV. O envio e o recebimento de e-mails possvel graas a uma facilidade denominada Telnet. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) b) c) d) e) I e II II e III III e IV I e III II e IV

INFORMTICA 41- A linguagem padro, de mbito internacional, utilizada na programao de sites para a Web, que possibilita que todas as ferramentas de navegao da Internet exibam o contedo do site, conhecida como a) b) c) d) e) HTML WWW SMTP HTTP DNS

Analista de Finanas e Controle - AFC - 2002

15

Prova 1

w ww.pciconcursos.com.br

44- No Windows 98, com instalao padro, para se instalar os utilitrios que permitiro ao usurio utilizar os recursos de compactao de discos, deve-se a) dar um clique duplo no cone Compactao de Disco do Painel de Controle e, em seguida, seguir as orientaes do sistema para a concluso da instalao da ferramenta desejada. b) dar um clique duplo no cone Adicionar ou Remover Programas do Painel de Controle, selecionar a ficha Instalao do Windows e escolher a opo Compactao de Disco do item Ferramentas do Sistema. Em seguida, seguir as orientaes do sistema para a concluso da instalao da ferramenta desejada. c) selecionar a opo Compactao de Disco do menu Programas e, em seguida, seguir as orientaes do sistema para a concluso da instalao da ferramenta desejada. d) dar um clique com o boto direito do mouse sobre o disco C, dar um clique sobre o cone Compactao de Disco no submenu adjunto e, em seguida, seguir as orientaes do sistema para a concluso da instalao da ferramenta desejada. e) no Desfragmentador de Disco, escolher a opo Compactao de Disco e, em seguida, seguir as orientaes do sistema para a concluso da instalao da ferramenta desejada. 45- Analise as seguintes afirmaes relativas ao Word 97. I. Pode-se transformar em texto todo o contedo de uma tabela com vrias colunas selecionando-se apenas a primeira coluna da tabela e utilizando-se o item Converter tabela em texto do menu Tabela. II. Em um texto no formatado, ao selecionar um pargrafo e format-lo em colunas, o Word ir inserir automaticamente ao final deste pargrafo uma marcao de quebra de seo contnua, caso esta ainda no exista. III. Ao selecionar uma palavra de um pargrafo e, em seguida, escolher a opo Contar palavras do menu Ferramentas, o Word ir informar o total de palavras do pargrafo em questo. IV. Pode-se configurar o Word para que ele altere automaticamente, ao digitar, todas as iniciais de pargrafos para letras maisculas.
Analista de Finanas e Controle - AFC - 2002 16

Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) b) c) d) e) I e II II e III III e IV I e IV II e IV

46- Considere uma planilha no Excel 97 com valores e frmula especificados para as seguintes clulas: E5 com valor constante igual a 150; F5 com valor constante igual a 250 e G5 com a seguinte frmula =E5 + F5. Ao selecionar a clula G5 e, utilizando-se a ferramenta Atingir metas, especificar para o campo Para valor o nmero 200 e para o campo Variando clula a expresso $E$5:$F$5 obtm-se, ao clicar no boto OK, a) b) c) d) e) 50 para a clula E5 e 150 para a clula F5 100 para a clula E5 e 100 para a clula F5 -50 para a clula E5 e 250 para a clula F5 0 para a clula E5 e 200 para a clula F5 uma resposta do Excel informando que a referncia deve ser feita a apenas uma nica clula

47- No Internet Explorer 5, com instalao padro, pode-se desativar os Cookies clicando-se no item Opes da Internet do menu Ferramentas e selecionando-se a opo a) Alto para o Nvel de segurana da Internet no item Conexes. b) Alto para o Nvel de segurana da Internet no item Segurana. c) Ativar do item Eliminar Cookies da caixa Supervisor de contedo no item Contedo. d) Baixo para o Nvel de segurana da Internet no item Segurana. e) Excluir arquivos no item Geral.

Prova 1

w ww.pciconcursos.com.br

48- Para se configurar o Netscape 4.7, de forma que ele sempre inicialize acessando a ltima pgina visitada, deve-se clicar sobre o item Preferences do menu Edit e, em seguida, a) selecionar a opo Last page visited que se encontra no campo Navigator starts with. b) selecionar a opo Home page que se encontra no campo Navigator starts with. c) digitar Last page visited no campo Home page. d) digitar Last page visited no campo History. e) desabilitar a opo Clear History no campo History. 49- Analise as seguintes afirmaes relativas aos sistemas de Cpias de Segurana (Backup). I. Cada conjunto de backup diferencial contm todos os arquivos alterados desde o ltimo backup normal. II. O primeiro backup incremental feito logo aps um backup normal contm todos os arquivos alterados ou no desde o backup normal. Cada backup incremental subseqente ir conter apenas os arquivos alterados desde o ltimo backup incremental. III. Recuperar um disco rgido a partir de um conjunto de backup incremental torna-se um pouco complicado porque diferentes fitas de backup incremental podem conter verses diferentes do mesmo arquivo. IV. Para um sistema que utilize um backup normal seguido de sete diferenciais impossvel a recuperao de um disco rgido a partir do ltimo backup normal acrescido do stimo backup diferencial. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) b) c) d) e) I e II II e III III e IV I e III II e IV

50- No Windows 98 pode-se converter o sistema de arquivos de uma unidade de disco rgido de FAT16 para a) b) c) d) e) FAT64 NTFS FAT32 CDFS FAT8 RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO 51- Ou Lgica fcil, ou Artur no gosta de Lgica. Por outro lado, se Geografia no difcil, ento Lgica difcil. Da segue-se que, se Artur gosta de Lgica, ento: a) b) c) d) e) Se Geografia difcil, ento Lgica difcil. Lgica fcil e Geografia difcil. Lgica fcil e Geografia fcil. Lgica difcil e Geografia difcil. Lgica difcil ou Geografia fcil.

52- Se Iara no fala italiano, ento Ana fala alemo. Se Iara fala italiano, ento ou Ching fala chins ou Dbora fala dinamarqus. Se Dbora fala dinamarqus, Elton fala espanhol. Mas Elton fala espanhol se e somente se no for verdade que Francisco no fala francs. Ora, Francisco no fala francs e Ching no fala chins. Logo, a) Iara no fala italiano e Dbora no fala dinamarqus. b) Ching no fala chins e Dbora fala dinamarqus. c) Francisco no fala francs e Elton fala espanhol. d) Ana no fala alemo ou Iara fala italiano. e) Ana fala alemo e Dbora fala dinamarqus.

Analista de Finanas e Controle - AFC - 2002

17

Prova 1

w ww.pciconcursos.com.br

53- Um agente de viagens atende trs amigas. Uma delas loura, outra morena e a outra ruiva. O agente sabe que uma delas se chama Bete, outra se chama Elza e a outra se chama Sara. Sabe, ainda, que cada uma delas far uma viagem a um pas diferente da Europa: uma delas ir Alemanha, outra ir Frana e a outra ir Espanha. Ao agente de viagens, que queria identificar o nome e o destino de cada uma, elas deram as seguintes informaes: A loura: No vou Frana nem Espanha. A morena: Meu nome no Elza nem Sara. A ruiva: Nem eu nem Elza vamos Frana. O agente de viagens concluiu, ento, acertadamente, que: a) b) c) d) e) A loura Sara e vai Espanha. A ruiva Sara e vai Frana. A ruiva Bete e vai Espanha. A morena Bete e vai Espanha. A loura Elza e vai Alemanha.

Rascunho

54- Dizer que no verdade que Pedro pobre e Alberto alto, logicamente equivalente a dizer que verdade que: a) b) c) d) e) Pedro no pobre ou Alberto no alto. Pedro no pobre e Alberto no alto. Pedro pobre ou Alberto no alto. se Pedro no pobre, ento Alberto alto. se Pedro no pobre, ento Alberto no alto.

55- Se Carina amiga de Carol, ento Carmem cunhada de Carol. Carmem no cunhada de Carol. Se Carina no cunhada de Carol, ento Carina amiga de Carol. Logo, a) Carina cunhada de Carmem e amiga de Carol. b) Carina no amiga de Carol ou no cunhada de Carmem. c) Carina amiga de Carol ou no cunhada de Carol. d) Carina amiga de Carmem e amiga de Carol. e) Carina amiga de Carol e no cunhada de Carmem.

Analista de Finanas e Controle - AFC - 2002

18

Prova 1

w ww.pciconcursos.com.br

56- Cinco aldees foram trazidos presena de um velho rei, acusados de haver roubado laranjas do pomar real. Abelim, o primeiro a falar, falou to baixo que o rei que era um pouco surdo no ouviu o que ele disse. Os outros quatro acusados disseram: Bebelim: Cebelim inocente. Cebelim: Dedelim inocente. Dedelim: Ebelim culpado. Ebelim: Abelim culpado. O mago Merlim, que vira o roubo das laranjas e ouvira as declaraes dos cinco acusados, disse ento ao rei: Majestade, apenas um dos cinco acusados culpado, e ele disse a verdade; os outros quatro so inocentes e todos os quatro mentiram. O velho rei, que embora um pouco surdo era muito sbio, logo concluiu corretamente que o culpado era: a) b) c) d) e) Abelim Bebelim Cebelim Dedelim Ebelim

Rascunho

57- Pedro saiu de casa e fez compras em quatro lojas, cada uma num bairro diferente. Em cada uma gastou a metade do que possua e, ao sair de cada uma das lojas pagou R$ 2,00 de estacionamento. Se no final ainda tinha R$ 8,00, que quantia tinha Pedro ao sair de casa? a) b) c) d) e) R$ 220,00 R$ 204,00 R$ 196,00 R$ 188,00 R$ 180,00

58- Um terreno triangular, localizado em uma esquina de duas ruas que formam entre si um ngulo de /2 radianos, tem frentes de 12 metros e 16 metros. Um arquiteto, para executar um projeto arquitetnico, calculou a rea e o permetro do terreno, encontrando respectivamente: a) b) c) d) e) 48 m2 40 m2 96 m2 96 m2 192 m2 e e e e e 40 m 48 m 48 m 60 m 96 m

Analista de Finanas e Controle - AFC - 2002

19

Prova 1

w ww.pciconcursos.com.br

59- Se A = {x R | -1 < x < 1} , B = {x R | 0 x < 2} e C = {x R | -1 x <3}, ento o conjunto (A B) - (B C) dado por: a) {x R | -1 x <0} b) {x R | 0 x <1} c) d) {x R | 0 x <3} e) {x R | 2 < x <3} 60- A expresso dada por y = 4 (cosseno x) + 4 definida para todo nmero x real. Assim, o intervalo de variao de y : a) -4 y 8 b) 0 < y 8 c) - y d) 0 y 4 e) 0 y 8 61- Em um passeio de moto, um dos participantes vai de Curitiba a So Paulo a uma velocidade mdia de 50 Km por hora; aps, retorna de So Paulo para Curitiba a uma velocidade mdia de 75 Km/h. Considerando todo o percurso de ida e volta, a velocidade mdia, em Km/h foi de: a) b) c) d) e) 60 62,5 65 70 72,5

Rascunho

62- Em um aqurio h peixes amarelos e vermelhos: 80% so amarelos e 20% so vermelhos. Uma misteriosa doena matou muitos peixes amarelos, mas nenhum vermelho. Depois que a doena foi controlada, verificou-se que 60% dos peixes vivos, no aqurio, eram amarelos. Sabendo que nenhuma outra alterao foi feita no aqurio, o percentual de peixes amarelos que morreram foi: a) b) c) d) e) 20 % 25 % 37,5 % 62,5 % 75 %

Analista de Finanas e Controle - AFC - 2002

20

Prova 1

w ww.pciconcursos.com.br

63- Ana est em frias com seus sobrinhos e para evitar problemas ela guardou uma garrafa cheia de licor trancada a chave no seu armrio. Um de seus sobrinhos conseguiu uma cpia da chave, abriu o armrio, bebeu metade do contedo da garrafa, completou a garrafa com gua e recolocou-a no lugar. Deu a chave para um outro sobrinho de Ana que fez a mesma coisa. Quando Ana percebeu, j havia menos de 1% de licor na garrafa. Assim, o nmero mnimo de vezes em que os sobrinhos de Ana beberam da garrafa dado por: a) b) c) d) e) 4 5 7 10 15

Rascunho

64- De forma generalizada, qualquer elemento de uma matriz M pode ser representado por mij, onde i representa a linha e j a coluna em que esse elemento se localiza. Uma matriz S = sij, de terceira ordem, a matriz resultante da soma entre as matrizes A = (aij) e B = (bij), ou seja, S = A + B. Sabendo-se que (aij) = i2 + j2 e que bij = (i + j)2, ento a soma dos elementos da primeira linha da matriz S igual a: a) b) c) d) e) 17 29 34 46 58

65- A remunerao mensal dos funcionrios de uma empresa constituda de uma parte fixa igual a R$ 1.500,00 mais uma comisso de 3% sobre o total de vendas que exceder a R$ 8.000,00. Calcula-se em 10% o percentual de descontos diversos que incidem sobre seu salrio bruto (isto , sobre o total da parte fixa mais a comisso). Em dois meses consecutivos, um dos funcionrios dessa empresa recebeu, lquido, respectivamente, R$ 1.674,00 e R$ 1.782,00. Com esses dados, pode-se afirmar que as vendas realizadas por esse funcionrio no segundo ms foram superiores s do primeiro ms em: a) b) c) d) e) 8% 10% 14% 15% 20%
21 Prova 1

Analista de Finanas e Controle - AFC - 2002

w ww.pciconcursos.com.br

66- Os nmeros A, B e C so inteiros positivos tais que A < B < C. Se B a mdia aritmtica simples entre A e C, ento necessariamente a razo (B - A) / (C - B) igual a: a) b) c) d) e) A/A A/B A/C B/C - (B/B)

69- A circunferncia uma figura constituda de infinitos pontos, que tem a seguinte propriedade: a distncia de qualquer ponto P(x,y),da circunferncia at o seu centro C(a,b) sempre igual ao seu raio R. A forma geral da circunferncia dada por: (x - a)2 + (y - b)2 = R2. Assim, a equao da circunferncia de centro na origem dos eixos e que passa pelo ponto (3,4) : a) b) c) d) e) x2 + y2 = 4 x2 + y2 = 9 x2 + y2 = 16 x2 + y2 = 25 x2 + y2 = 49

67- Em uma sala de aula esto 10 crianas sendo 6 meninas e 4 meninos. Trs das crianas so sorteadas para participarem de um jogo. A probabilidade de as trs crianas sorteadas serem do mesmo sexo : a) b) c) d) e) 15% 20% 25% 30% 35%

70- Um dos lados de um retngulo 7 cm maior do que o outro lado. Se a diagonal deste retngulo mede 13 cm, ento o volume de um prisma regular, de 5 cm de altura, e que tem como base este retngulo, igual a: a) b) c) d) e) 50 cm3 65 cm3 150 cm3 200 cm3 300 cm3

68- Na Mega-Sena so sorteadas seis dezenas de um conjunto de 60 possveis (as dezenas sorteveis so 01, 02, ... , 60). Uma aposta simples (ou aposta mnima), na Mega-Sena, consiste em escolher 6 dezenas. Pedro sonhou que as seis dezenas que sero sorteadas no prximo concurso da Mega-Sena estaro entre as seguintes: 01, 02, 05, 10, 18, 32, 35, 45. O nmero mnimo de apostas simples para o prximo concurso da Mega-Sena que Pedro deve fazer para ter certeza matemtica que ser um dos ganhadores caso o seu sonho esteja correto : a) b) c) d) e) 8 28 40 60 84

Analista de Finanas e Controle - AFC - 2002

22

Prova 1

w ww.pciconcursos.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen