Sie sind auf Seite 1von 33

Introduo Este trabalho de Projeto Integrado tem como objetivo promover reflexo esttica e crtica de nossa prtica artstica

em dilogo com referncias tericas e artsticas do campo da arte contempornea. Para tanto, o processo desenvolvido a partir de orientaes da prof Camila Serino Lia, ocorreu nas seguintes etapas: seleo e anlise da produo artstica dos alunos e alunas integrantes do grupo; definio de um tema comum aos trabalhos e, investigao terica e artstica sobre este tema a partir de referncias novas ou apresentadas no curso de Licenciatura em Artes Visuais em outras disciplinas. O grupo desenvolveu esse trabalho de investigao a partir de pensares individuais em que cada integrante exps aspectos que o intrigam em suas produes artsticas. A partir destas primeiras colocaes individuais, percebeu-se uma preocupao em comum sobre o desenho, sobre a forma de pens-lo, elabor-lo e constru-lo a partir de um nico elemento: a linha. A linha pode ser vista e trabalhada de diversas formas, idias e poticas que variam de um individuo a outro. A proposta neste trabalho que cada integrante do grupo apresente e conceitue a sua forma de pensar a linha. Para ampliar as relaes de nossas produes com a de outros artistas, identificamos alguns artistas que investigam a linha em suas obras como Edith Derdyk, Mira Shendel, Kim Sun Hyuk, Vik Muniz, entre outros. A partir destas relaes, o grupo desenvolveu novas reflexes sobre a linha e suas prprias produes.
Amabile, Caroline, Gilberto, Julian e Marcos.

A linha reflexiva: por Julian Coelho

Em meu estudo recente sobre minha produo abrangi um conceito que nomeei de razes relacionado minha forma de construo constituda por linhas que se integram umas nas outras formando uma espcie de trama que conduzira a forma daquilo que ser apresentado, sendo o desenho que se cria a partir da trama, seja um fenmeno artstico ate mesmo um ser natural.

Para explicitar este conceito criei meu primeiro trabalho chamado Origem. Nele explorei a desfragmentao da linha sobre a matria em que pude pensar sobre a possibilidade de uma simples mancha de aquarela no ser apenas uma simples mancha e sim um processo de construo constitudo a partir de linhas. A criao deste trabalho foi feita propositalmente a partir de uma pequena quantidade de estopa que molhada na aquarela dissolveu-se sobre o plano branco a mancha de seu formato, dando vida a sua matria.

Fig.1: Origem Julian Coelho

Mas por qu raizes? Em minha trajetria de vida, tive a experiencia de trabalhar com plantas onde cultivava sua matria desde a semente at a sua forma adulta como rvore. Certa vez, ao retirar uma pequena rvore que estava plantada em uma lata, notei que ela no crescia alm do que j estava, diferente das outras da mesma espcie que estavam plantadas na terra. Ao retir-la da lata, percebi que sua raiz tinha percorrido e preenchido todo aquele espao que a lata proprocionava.

Fig. 2: esquerda, (raiz de laranjeira). Detalhe da mesma imagem direita.

A partir dessa experincia comecei a me interessar e observar os processos de constues das coisas que estavam em minha volta e percebi, intuitivamente, que tudo tinha um princpio, um incio que parecia partir de uma simples linha, uma linha que dava vida para aquilo que estava sendo constituido, criado. Na busca por um conceito sobre minha produo, comecei a investigar no universo da arte, artistas que desenvolvessem algo prximo ao meu trabalho e foi assim que encontrei o artista coreano Kin Sun Hyuk.

Em sua srie de trabalhos Atrados pela vida o artista explora a idia de razes que interpretam o sistema radicular humano. Esculpidas em metal, cada pea tem um layout estrutural e elegante.

Fig 3: O Caminho para a Felicidade II, Srie Atrados pela Vida, Instalao, 09/03/2011, Kin Sun Hyuk

Fig 4: O Caminho para a Felicidade IV ( esquerda) e O Caminho para a Felicidade ( direita). Srie Atrados pela Vida, Instalao, 09/03/2011, Kin Sun Hyuk

No percurso desta pesquisa, encontrei outros artistas que se voltam para o pensar do desenho, de sua criao e formas como Lizrraga e Flavia Ribeiro, cujas obras e idias so apresentadas no livro Disegno. Desenho. Desgnio organizado pela artista Edith Derdyk onde so apresentadas idias sobre o uso do desenho como instrumento de pensamento, e de onde retiro algumas citaes que inspiram relaes com minha produo.

Fig 5:Desenhar viver, trazer ao visvel, tcnica desenho

por meio do desenho que percebo e elaboro questes de meu interesse, com um pensamento, uma superfcie, um corpo, algo que se projeta no espao. ...o desenho fragmento do movimento que o atravessa... (Flvia Ribeiro,2007 p.97.) O desenho revela os segredos das linhas tranquilas, linhas silenciosas, serenas, linhas quentes, frias, linhas irrequietas, instigantes, guardando as particularidades do pensar de seu autor. Um desenho precisa saber flutuar. As formas tm direito de se expandir. (Lizrraga, 2007 p. 71.)

Fig 6: Nanquim sobre papel

A linha estrutura: por Marcos

Fig. 7 Sem titulo- Marcos costa 2012

Fig.8: Sem titulo- Marcos costa 2012

A minha linha originria de uma observao apurada de formas mecnicas, estruturas metlicas tais como torres de transmisso e gruas de torre. Mquinas motorizadas como tratores, motores e mecanismos diversos. Na busca pela expresso dessa estrutura, fora e movimento, dou origem a linhas que se entrelaam, se juntam em estruturas flutuantes ou muitas vezes apoiam-se em um ponto qualquer, equilibradas por foras de todos os lados. Afinal tudo estrutura... Uma linha se liga a outra se amarra e se apia na prxima, vo se compondo, se erguendo, criando uma estrutura, um DNA, seja corpo, madeira, ferro, ar, chuva, tudo estrutura, a linha est viva e se constri. Se revela como a estrutura do desenho, uma estrutura que flutua que pende, que navega. Sobre as obras das artistas Edith Derdyk e de Mira Schendel e relaes com a minha linha...

Percebo que a obra de Edith Derdyk possui uma relao com a minha linha, pois ela faz da linha uma estrutura em trs dimenses que criam uma estrutura fsica que se pode tocar. Sua obra sugere percorrer o caminho do bidimensional para o tridimensional. No meu trabalho, fao o percurso inverso: do tridimensional para o bidimensional. A linha de sua obra sugere fora e movimento e se torna mais intensa cada vez que a observamos.

Fig. 9 (corte - Edith Derdyk 2002-); Fig.10: (Sopro-Edith derdyk 2002xx Fig 11 Dia um-Edith Derdyk2002

Parece-me ter traado uma linha de fumaa. Segue-se, rompe-se,retorna,une-se de novo ou se enrola; e se entrelaa consigo mesma, dando-me a imagem de um capricho sem finalidade, sem comeo nem fim, sem outro significado que o da liberdade de meu gesto no ngulo de meu brao. Edith Derdyk

Fig. 12 (Mira Shendel-Planet 1979);

Fig.13: (Mira Shendel- Sem titulo)

Na obra de Mira Schendel, os caminhos da linha e suas ramificaes resultam em uma estrutura complexa, leve. A relao da minha linha com a de Mira Schendel esta na forma como ela cria suas linhas, dando movimento a elas, criando uma estrutura leve que parece pairar no ar como que apoiada no infinito.
.... Os desenhos de Mira parecem brotar de um movimento distrado, paradoxal resultado de uma rgida disciplina e tcnica,que abdicam de um controle para se fazer obra... Em alguns momentos, a forma paira ou, eventualmente, se apia em uma tangente, gerando linhas e ncleos, por sua vez, originando novas formaes, em um movimento contnuo e inesgotvel.

O desenho e a linha de costura: por Carolina de Pdua Ferreira

Para tratar sobre a minha linha (Fig. 1), escolhi uma imagem simples e divertida, em que utilizo a linha de croch e agulha para pintar o desenho, explorando idias de movimento e textura. Com a linha de costura posso ir mais longe, pois no, preciso ficar presa num nico ponto ou tcnica, e posso me expressar em cada detalhe. Essa tcnica tambm utilizada pelo artista brasileiro Vik Muniz, que cria obras utilizando-se de diversos materiais, com a linha de costura e alfinete, ele forma volume, que sugere a ideia de perspectiva, ou seja, de proximidade e distncia entre os objetos no ambiente, como podemos ver na ( Fig. 2), na obra inspirada em Piranesi na srie Carceri.

Fig.14: snooke- Carolina

Fig. 15 Prises Imaginrias - Vik Muniz

A artista Edith Derdyk, tambm explora a linha como material de suas obras, ela utiliza a linha no espao, fazendo que ela se torne parte do ambiente, como podemos ver na obra Rasures III, 1998 (Fig. 3).

Fig. 16 Rasures III, 1998 Edith Derdik

A linha, bidimensional no desenho, tridimensional na costura, adquire na escrita uma quarta dimenso, que o tempo. Edith Derdyk O artista, est pensando em como pode sigularizar ou transformar o que usual em inusual, naquilo que mais ordinrio no extraordinrio, numa maneira de resignificar as coisas. Edith Derdyk

A artista americana Lauren Dicioccio alm de pintora, utliza a linha de costura em objetos do cotidiano, para lembra o pblico com o seu colorido das linhas a importncia desses objetos simples e reciclvel como o jornal e o plstico, como podemos observar na obra Barack Obama and Hilary Clinton, 2010 (Fig.17) e Deer Park, 2009 (Fig.18).

Fig. 17 Barack Obama and Hilary Clinton

Fig. 18 Deer Park

A linha por Amabile Theodoro : equilbrio oculto

Em meu trabalho um dos aspectos formais que pesquisei foi a linha oculta da composio artstica. Iniciei a pesquisa observando obras figurativas e de pintura. Com a orientao da professora Lissa Sacco que lecionava a disciplina Linguagem Tridimensional, percebi que existe uma linha invisvel que percorre e define toda composio da imagem, que faz um movimento linear e circular da entrada em direo a sada na obra. Passei ento a traar nas imagens esta linha invisvel com lpis e a sensao que tive foi de que ela amarava todo o desenho.

Partindo deste exerccio me apropriei da reproduo de duas obras importantes do perodo do Renascimento: a primeira, foi a A Criao de Ado de Michelangelo Buonarotti, para o teto da Capela Sistina, Itlia. Pintada fresco ela ilustra a histria da Gnesis em que Deus o pai criador representado na figura de um homem de cabelos brancos e barba que d vida ao primeiro homem. A segunda obra foi o O nascimento de Vnus de Sandro Botticceli, uma pintura harmoniosa que representa o mito romano da chegada de Vnus, deusa romana do amor, da fertilidade e da beleza, ilha de Chipre.

Fig.19: A Criao de Ado, pintura, Michelangelo Buonarotti, 1511

Fig. 20: O nascimento de Vnus, pintura, Sandro Botticceli, 1485

Cada uma das obras, A criao de Ado e O nascimento de Vnus, foi dividida em doze partes. Em seguida, misturei estas partes para formar uma nova composio e com o objetivo de encontrar entre as duas obras um novo equilbrio numa nova composio, por meio de uma linha invisvel em movimento, representada pela cor laranja (Fig.3), as linhas em azul o esqueleto da obra final (Fig. 4) e as linhas retas em verde que formam os seis quadrados e os seis retngulos so o esqueleto dos recortes das reprodues das obras: A criao de Ado e O nascimento de Vnus. A linha invisvel se movimenta continuamente na nova composio.

Fig. 21: Esqueleto Rtmico caneta hidrocor, 2009, Amabile Theodoro.

Fig.22: Equilbrio Oculto, Colagem, 2009, Amabile Theodoro.

Ao comparar este processo com as obras da artista plstica Mira Schendel (1919 1988) pude perceber em sua obra a existncia de uma linha invisvel que conduz a sua composio. Na figura 5 podemos imaginar uma linha conduzindo os elementos da obra, as letras, das margens do suporte em direo ao centro, em movimento circular, nos dando a sensao de que estes elementos esto indo para um buraco negro.

Fig.23: Sem titulo,Objeto grafico, 1972, Mira Schendel.

Na obra de Mira Schendel (Fig.6) a artista desenha um circulo a partir de um emaranhado de traos, mesmo sem contornar a figura, ela trs a existencia um circulo. Aqui tambm podemos imaginar uma linha invisivel continua, em torno da forma.

Fig.24: S/Ttulo Len Ferrari - Planet - 1979, Mira Schendel

verdade que os significados dos elementos visuais ficam em aberto, mas deve haver alguma coisa de definvel nesses elementos para que possamos reconhecer identidades expressivas diferentes. Se, porm, perguntarmos: o que vem a ser uma linha?, a resposta natural vir: uma linha uma linha (o que pouco esclarece). Seria necessrio perguntar: o que faz uma linha? E mais especificamente: o que faz a linha em termos de estrutura espacial? Neste caso, perguntando pela funo espacial da linha, receberemos uma resposta mais clara, porque, ao participar de uma composio, cada elemento visual configura o espao de uma modo diferente. E, ao caracterizarem o espao, os elementos tambm se caracterizam. (OSTROWER, 2004. P. 53)

Fayga questiona o fato de se colocar a linha em uma dimenso simples: linha linha e ponto, mas muito pelo contrario a linha tem sua funo no espao e no caso da linha do meu trabalho (Fig.4) , a linha invisvel que imaginamos esta fazendo o papel de estrutura que tem a funo de guiar as formas, os volumes, as cores e a luz. Por meio da formulao destes elementos visuais possvel perceber o movimento da linha invisvel, no oculto a linha direciona todos os elementos visuais presentes na figura. 4.

A linha emoo, por Gilberto

Minhas experincias sempre me ajudaram a refletir sobre minhas novas criaes e assim sempre foram necessrias para amadurecer minha produo enquanto arte contempornea. Sempre busco na minha experincia interior e pessoal, ela responsvel pela transformao e continuidade dessa origem que surgi do lpis: a origem do ponto seguido de linhas e formas como podemos ver nas figuras 1 e 2. Eu percebo que as linhas que se entrelaam e podem provocar o olhar em direes variadas, em movimentos que parecem carregar emoo... Considero que em minhas obras a potica vibrante, sendo uma caracterstica que vem fazendo parte de um processo de desconstruo do meu desenho, e que tem me impulsionado a ir alm do figurativo, na busca de um novo trao mais flutuante e descontinuo que induza o expectador a um olhar, investigativo e pessoal.

Estes trabalhos me propem um intenso desafio: sair do exagero enquanto simplificao dos elementos e ao mesmo tempo sugerir subjetividade por meio de uma composio construda por linhas harmoniosas, intencionalmente sentimentalizadas. A minha inteno que, a potica de meu trabalho instigue o olhar investigativo do observador.

Definitivamente estou deixando me levar por uma produo onde percebo que a linha faz parte uma linguagem orientada pela emoo.

Fig.25 Mista sobre papel, acervo Gilberto

Fig.26 Desenho a lpis sobre papel, Acervo Gilberto

Com uma relao prxima o meu trabalho, eu trago o desenho de Pablo Picasso O retrato de Igor Stravinsky de 24 de maio 1920 (Fig. 3) feito invertido de cabea para baixo, com o objetivo de exercitar o lado direito do crebro.

Fig. 27: Desenho invertido O retrato de Igor Stravinsky de 24 de maio 1920, Pablo Picasso (1881-1973). Propriedade particular

Olhe o desenho Fig. 3, de acordo com o livro Desenhando com o lado direito do crebro (Betty Edwards, 1979) Ela faz o seguinte comentrio, Observe os ngulos, as formas, as linhas. Voc ver que as linhas se encaixam: onde uma termina, comea outra. Os traos ficam a determinados ngulos em relao uns aos outros e em relao a borda do papel. As linhas curvas preenchem determinados espaos. De fato, constituem os limites de certas formas, e voc poder examinar a forma do espao contido entre elas. Prosseguindo linha por linha, trao por trao, a nica preocupao direcionar caminho das linhas que resultada desprendimento e fluidez que trazem resultados que parece mais natural e o emocional. Investigo a linha que traga a idia de uma rica e valiosa observao, associada no s a plstica, mas tambm a interao emocional.

REFERNCIAS:

http://www.neolook.com/archives/20110309a DERDYK, EDITH, Disegno. Desenho. Desgnio Flvia Ribeiro, 2007 p.97. MUNIZ, VIK. Obra completa 1987-2009. ed. Capivara, 2009. p. 710 DERDYK, EDITH. Linha de costura. 25. ed. C/ Arte,2010,ed. 2. 60p. http://blog.santiagoregis.com/2011/01/desenho-designio-derdyk.html http://www.laurendicioccio.com/installation

OSTROWER, Fayga. Universos da arte. Rio de Janeiro Elsevier.


2004.

Das könnte Ihnen auch gefallen