Sie sind auf Seite 1von 7

Conforme os Artigos 139 a 147 do CPC: So auxiliares do juzo, alm de outros, cujas atribuies so determinadas pelas normas de organizao

judiciria, o escrivo, o oficial de justia, o perito, o depositrio, o administrador e o intrprete. 1. O escrivo e seus auxiliares, os escreventes O escrivo o diretor de uma unidade de servio, ou repartio pblica, que o cartrio. Nessa condio, um auxiliar permanente da Justia. Como em algumas leis de organizao judiciria os cartrios levam o nome de secretaria, chamam-no tambm secretrio, diretor de secretaria ou chefe de secretarias O prprio Cdigo de Processo Civil emprega essa ltima locuo mais de uma vez, mas o vocbulo escrivo e o preferido e aparece em dezenas de dispositivos. Como a cada juzo corresponde ao menos um cartrio ou oficio de justia (CPC, art. 140), ao menos tantos sero os escrives do juzo quantos forem estes. O Cdigo de Processo Civil emprega tambm o vocbulo serventurio ou a locuo serventurios de justia, mas sem preciso (arts. 29, 138, inc. II, 140 ss., 190, caput e par., 193, 585 e 1.066): ele o faz s vezes para designar o prprio escrivo, outras no sentido genrico de auxiliares de justia. Nenhuma vez o emprego de serventurio feito pelo Cdigo com a inteno de aludir ao regime de no-vinculao do escrivo ao Estado, em oposio a servidor. O art. 384 diz escrivo para designar o tabelio. Ao escrivo competem os servios de documentao e movimentao processuais, de guarda e conservao dos autos, de comunicao processual (expedio de mandados e cartas, elaborao de editais) e de certificao. Tem particular importncia a misso, que em princpio sua, de registrar os fatos, depoimentos e determinaes judiciais ocorridos em audincia, lavrando o respectivo termo (arts. 141, 457 etc.). Como chefe de uma unidade de servio, o escrivo tem ainda os encargos administrativos da chefia, competindo-lhe organizar o pessoal e servios, controlar a atuao dos funcionrios, imporem responsabilidades etc. So-lhe subordinados os escreventes, auxiliares permanentes da Justia a quem legitimamente delega funes que ordinariamente seriam suas, como as de documentar, movimentar, guardar, conservar, estar presente s audincias e elaborar os respectivos termos. 2. O oficial de justia Os oficiais de justia so auxiliares permanentes da Justia que podem ser lotados em um dado cartrio, prestando servios exclusivamente ao juzo a que este corresponde, ou ficar a servio de mais de um juzo, conforme disponham as leis de organizao judiciria. H tambm os oficiais de justia dos tribunais, com funes anlogas s desempenhadas em primeiro grau de jurisdio.

Eles percebem vencimentos fixos e mais os emolumentos devidos pelas partes em razo das diligncias realizadas, nos termos do que dispuserem as leis de organizao judiciria. Incumbem ao oficial de justia as diligncias processuais externas, a serem realizadas fora do recinto do frum e no local onde se encontrem as pessoas ou bens em relao aos quais ele deve atuar (art. 143). A atividade processual a que ele legitimado inclui (a) atos de comunicao processual consistentes nas citaes ou intimaes a serem cumpridas por mandado (CPC, arts. 224, 225, 239), (b) atos de constrio judicial sobre pessoas ou coisas, como a penhora, arrecadao em processo falimentar, arresto, seqestro, busca-e-apreenso, priso civil do devedor por alimentos ou depositrio infiel etc. e (c) as constataes, especialmente quando determinadas para o fim de verificar o abandono do imvel na pendncia da ao de despejo (lei n. 8.245, de 18.10.91, art. 66). Os oficiais de justia realizam suas diligncias sempre por ordem do juiz, expressa em um mandado que o cartrio redige e o escrivo assina (arts. 225, 577 etc.)." Realizado o ato, eles certificam o ocorrido e entregam em cartrio a certido, juntamente com o mandado cumprido (art. 143, inc. III). O porteiro Leis mais antigas falavam no porteiro dos auditrios, a quem incumbiam as funes de prego e assistncia, desenvolvidas nas audincias do juzo. Hoje, o oficial de justia quem apregoa partes e testemunhas, mantendo-se presente audincia e dando ao juiz o apoio necessrio para que esta se desenvolva em boa ordem (CPC, arts. 143, inc. IV, e 450). O Cdigo de Processo Civil continua falando no porteiro, em dois dispositivos contidos no captulo da arrematao (arts. 688, par. e 694). Tambm na Lei de Falncias h referncia a ele, ao estabelecer que onde no houver leiloeiro oficial (extrajudicial) caber ao porteiro dos auditrios ou a quem. suas vezes fizer o cumprimento das tarefas reservadas quele (LF, art. 117, 1o). As leis de organizao judiciria, todavia, atribuem tambm aos oficiais de justia as funes que esses dois dispositivos atribuam ao porteiro. No existe mais o porteiro dos auditrios. O distribuidor O Cdigo de Processo Civil dedica uma srie de artigos distribuio e registro (arts. 251-257), mas no diz palavra sobre o distribuidor. Como os processos devem necessariamente ser distribudos sempre que no foro haja mais de um juiz ou mais de um escrivo (art. 251), sendo que ordinariamente ao menos dois ofcios de justia existem at mesmo nas comarcas dotadas de um juzo s, as leis de organizao judiciria incluem invariavelmente a figura desse auxiliar permanente da Justia. o ato realizado pelo distribuidor que, atribuindo o processo a um dos dois ou mais juzos da mesma espcie existentes no foro, produz a preveno daquele a quem for distribudo.

Para evitar favoritismos ou escolhas ilegtimas, a lei dispe que a distribuio seja feita de modo aleatrio (art. 252) e permite que seja fiscalizada pelas partes e seus procuradores (art. 256). Modernamente, a implantao de recursos de informtica constitui poderosa arma contra a fraude nas distribuies, embora ainda vulnervel. O art. 254 do Cdigo de Processo Civil parece dar poder decisrio ao distribuidor, ao vedar em princpio a distribuio de peties desacompanhadas de procurao e autoriz-la em alguns casos. Caber ao distribuidor conferir os autos para verificar se a procurao l est (inc. II), ou avaliar os requisitos de urgncia e outros que segundo o art. 37 legitimam a postulao sem procurao exibida de. O contador O contador, como o nome indica, o auxiliar da Justia encarregado de realizar as contas referentes ao processo. Integra o esquema fixo da Justia, sendo por isso um auxiliar permanente, embora no o inclua o Cdigo de Processo Civil no rol de seu art. 139. O contador judicial o diretor de uma unidade de servio, a contadoria, que presta servios a todas as varas: no h contador privativo de uma delas. A Reforma do Cdigo de Processo Civil reduziu sensivelmente as funes do contador, ao banir do direito brasileiro a execuo por clculo (art. 604) e ao eliminar a remessa dos autos ao contador para o clculo das custas de apelao (art. 518); esse e outros clculos simples so realizados pelo prprio cartrio, sem necessidade da contadoria. Pelas disposies do Cdigo, compete a esta a elaborao do clculo de impostos no inventrio (art. 1.003, par. e art. 1.013, 1) e do quadro geral de credores no processo de insolvncia (arts. 769-770). O partidor Tambm esse auxiliar permanente omitido no rol do art. 139 do Cdigo de Processo Civil; a ele alude somente o art. 1.023, que lhe atribui a misso de elaborar o esboo de partilha, em processos de inventrio. Esse servio tem pertinncia tambm s partilhas que se seguem ao processo de separao judicial (lei n. 6.515, de 26.12.77, arts. 31 e 43). O depositrio pblico O depositrio pblico um auxiliar permanente da Justia, integrando o esquema fixo do juzo. Tem a funo de guardar e conservar os bens de qualquer natureza, quando sujeitos a constrio judicial. Os bens arrecadados, postos sob arresto, penhora, seqestro ou busca-eapreenso, permanecem disposio do Juzo at que lhes seja dada uma destinao definitiva." O Cdigo de Processo Civil, ao configurar a posio processual do depositrio (arts. 148 ss.), reproduz aproximadamente a disciplina do depsito em direito privado (CC, arts.

1.265 a 1.281). Esse auxiliar remunerado pelo servio prestado e ressarcido das despesas do depsito, tem o dever de entregar o bem inclume e responde pelos prejuzos que causar. Se desviar o bem, ser reputado depositrio infiel, incorrendo em crime de apropriao indbita qualificada (CP, art. 168, 1o, inc., II) e sujeitando-se a priso civil a ser decretada pelo juiz da causa em que se deu o depsito (Const., art. 5o, inc. LXVII; Smula 619 STF). O administrador pblico O administrador pblico seria um auxiliar permanente da Justia, includo que est no rol do art. 139 do Cdigo de Processo Civil. Caber-lhe-iam a guarda e conservao de bens sujeitos ao denominado usufruto de imvel ou de empresa, que pode ter lugar no processo de execuo (CPC, arts. 716-729). Sua funo, direitos e responsabilidades equiparar-se-iam funo, direitos e responsabilidades do depositrio (arts. 148-150), competindo-lhe administrar ditos bens de modo a propiciar ao exeqente a percepo dos frutos at que o crdito seja satisfeito (arts. 723-724). Todavia, como a utilizao desse instituto extremamente rara, as organizaes judicirias no vm cuidando de instituir a figurado administrador judicial. Alm disso, o art. 719 do Cdigo de Processo Civil, ao dizer que o juiz nomear administrador, insinua que as funes deste sero cometidas a um particular, que poder ser o credor ou o devedor (art. 719). Esse sujeito figurar em tal caso como administrador privado e ser tratado como auxiliar eventual da Justia, mas ter os direitos, deveres e responsabilidades atribudos por lei ao administrador pblico. O perito O perito um sujeito processual inserido no processo por escolha e nomeao do juiz em cada caso (CPC, art. 421). Da ser um auxiliar eventual da Justia. indispensvel para o exame de pessoas ou coisas, sempre que o fato a investigar dependa de conhecimentos tcnicos especializados, dos quais o juiz no portador (arts. 145 e 335). Da a exigncia legal de que a escolha recaia em profissionais de nvel universitrio (art. 145, 1o) e a dispensa do perito em caso de insuficincia de conhecimentos tcnicos ou cientficos (art. 424, inc. I). Nomeiam-se peritos, conforme o caso, portadores de conhecimentos de engenharia, medicina, odontologia, contabilidade etc. O perito realiza os exames requisitados e pode ainda, a seu critrio, colher elementos necessrios ao seu prprio esclarecimento - e, indiretamente, ao esclarecimento do juiz (ouvindo testemunhas, solicitando documentos etc.: art. 429). No laudo que afinal elaborar, ele responde aos quesitos que partes e juiz lhe hajam endereado e formula seus prprios raciocnios, de modo conclusivo. As concluses do perito no vinculam o juiz, que decidir livremente (art. 436) e poder inclusive determinar nova percia no caso de no se sentir convencido ou suficientemente esclarecido (art. 437).

Em direito privado, a percepo de frutos para a satisfao do crdito anticrese e no usufruto (CC, arts. 805-808). Alm disso, a anticrese, tanto quanto o usufruto, tem origem contratual e no correto denominar institutos destinados satisfao coercitiva do direito, pela terminologia do direito privado ( notria e antiga a repulsa a qualificao das alienaes judiciais de bens como venda). Como todo sujeito processual (ainda que secundrio), o perito tem deveres no processo: deveres quanto ao prazo para apresentar o laudo (arts. 146 e 421), quanto ao desempenho tecnicamente correto de seu encargo (art. 422) e, naturalmente, quanto probidade e imparcialidade nesse desempenho (art. 422). Em caso de informaes inverdicas, assim prestadas por dolo ou culpa, o perito responde civilmente perante o prejudicado, fica inabilitado por dois anos a realizar percias em outros processos e incorre em crime de falsa percia (CP, art. 342). O art. 434 do Cdigo de Processo Civil autoriza o juiz a atribuir a instituies oficiais especializadas o encargo de realizar percias que tenham por objeto a autenticidade ou falsidade documental, ou que sejam de natureza mdico-legal. No Estado de So Paulo esse servio prestado pela autarquia Instituto de Medicina Social e Criminologia. de duvidosa legalidade a ampliao dada por diversos julgados a esse dispositivo, chegando ao ponto de permitir a delegao da escolha de peritos ao diretor da instituio nomeada, ainda que o objeto do exame pericial seja outro. Tal prtica traz a suspeita de transgresso regra de nomeao do perito pelo juiz, instituda no art. 421 do Cdigo de Processo Civil. Ele tem direito a uma remunerao, que o juiz arbitrar por eqidade e a parte interessada na percia adiantar (CPC, art. 33). Como no presta seu servio na condio de funcionrio pblico ou de servidor da Justia - ele um auxiliar eventual, sem qualquer vnculo permanente com o juzo - o profissional nomeado no tem o dever de aceitar o encargo nem de cumpri-lo antes de receber os honorrios provisrios (Const., art. 5-, inc. XIII; interpret. art. 33 CPC) (segundo o Superior Tribunal de Justia, a prpria Fazenda Pblica, " quando parte no processo, fica sujeita ao depsito prvio dos honorrios do perito" - Smula 232). O Cdigo de Processo Civil no mantm um rigor tcnico-terminolgico no trato da percia e outros servios assemelhados, que so a avaliao e o arbitramento. Em mais de uma passagem fala em avaliao a ser feita por perito, embora as avaliaes sejam uma atividade menos nobre e menos tcnica que as percias regidas no trato geral dos institutos processuais (arts. 145-147 e 420 ss.). Quem as faz o avaliador. No-obstante a precariedade do emprego do vocbulo nos textos legais, sistematicamente conveniente tratar o avaliador e o arbitrador separadamente do perito. O avaliador e o arbitrador A avaliao e o arbitramento so institutos afins e ambos constituem subespcies de percia. So percias menores e ordinariamente independem de conhecimentos tcnicos mais

profundos ou formao universitria. Correlativamente, avaliador e arbitrador so tambm peritos menores. As avaliaes tm por objeto coisas mveis ou imveis. So feitas no processo executivo (CPC, arts. 680 e 722, inc. I), no inventrio ou arrolamento de bens (arts. 1.034, 1.036, 1o), na apurao dos haveres de scio (arts. 993, par., inc. III; v. tambm CPC-39, art. 668), nos processos de alienao judicial (art. 1.114), na execuo fiscal (lei n. 6.830, de 22.9.80, art. 7o, inc. V, e art. 13), nas desapropriaes imobilirias (dec-lei n. 3.365, de 21.6.41, arts. 23 ss.) etc. Ainda quando fala a lei em nomeao de perito para avaliar, ordinariamente basta que o sujeito a ser nomeado tenha conhecimentos razoveis do mercado, sem necessidade do preparo cientfico-universitrio exigido ao perito. O dispositivo diz que os honorrios periciais sero pagos pela parte que houver requerido o exame ou, em certos casos, pelo autor - mas isso um engano e uma impropriedade, porque o pagamento de todas as despesas processuais, inclusive as da percia, feito afinal, pela parte vencida, a qual far o reembolso em favor daquele que houver feito o adiantamento (art. 20). O art. 33 tem o mesmo significado dos 1o e 2o do art. 19, que corretamente disciplina adiantamentos. Os arbitramentos referem-se ao valor de servios ou atividades, ou de bens imateriais em geral. Na liquidao por arbitramento o arbitrador um perito, no sentido amplo do vocbulo (CPC, art. 607), mas sem a constante exigncia de conhecimentos profundos; arbitrase nessa sede o valor de danos morais, de honorrios de profissionais liberais etc. O arbitrador oficia tambm na apurao do valor das obrigaes de fazer no-cumpridas, para os fins do art. 634 do Cdigo de Processo Civil. Fala este em arbitrador, ainda, ao aludir ao sujeito que oficiar em aes demarcatrias ao lado dos agrimensores (art. 956). De resto, por partilharem do conceito amplo de perito, o avaliador e o arbitrador sujeitam-se disciplina geral desse sujeito processual, inclusive no tocante a remuneraes, deveres e responsabilidades. Seu laudo no vincula o juiz, que pode formar convencimento diferente ou determinar a repetio do ato, inclusive mediante nomeao de outra pessoa para tanto (arts, 436-437). O inventariante Nos inventrios e arrolamentos oficia o inventariante, como administrador judicial do patrimnio da entidade efmera que o esplio. Nessa qualidade, ele um auxiliar da Justia ainda quando nomeado em testamento ou escolhido segundo os critrios da lei: so praticamente coincidentes a legitimidade do inventariante dativo, a do testamentrio e a do legal (CPC, art. 990). Todos eles so auxiliares eventuais da Justia. O inventariante tem encargos puramente administrativos, consistentes na guarda e conservao dos bens do esplio, em certas atividades a serem exercidas no processo do inventrio e ainda na legitimidade para representar o esplio em juzo (art. 991). Atua segundo

a orientao ditada pelo juiz, reporta-se sempre a ele, a ele presta contas de toda sua atividade e sujeita-se destituio nos casos indicados em lei (art. 991, inc. VII e art. 995). Sua atividade complementar do juiz e nessa disciplina revela-se sua condio de auxiliar. O sndico e o comissrio Anlogas do inventariante so as figuras do sndico e a do comissrio, os quais so nomeados pelo juiz em caso de falncia ou concordata, administram a massa, representam-na judicialmente, atuam nesses processos concursais na medida em que a lei estabelece, atendem orientao ditada pelo juiz, reportam-se a ele, prestam-lhe contas e esto sujeitos a destituio (dec-lei n. 7.661, de 21.6.45, arts. 59 ss. e 168-171). Sua investidura d-se caso a caso - eles no pertencem ao esquema fixo da Justia e so, portanto, auxiliares eventuais. O liquidante Tem contornos similares ao do inventariante, do sndico e do comissrio, o liquidante das sociedades civis ou mercantis em regime de liquidao e dissoluo judicial pela forma disciplinada nos arts. 665 a 674 do Cdigo de Processo Civil de 1939 (em vigor ex art. 1.218, inc. VII, CPC-73). Ele nomeado ad hoc pelo juiz em cada caso, atua segundo a orientao deste, administra os bens da sociedade, representa-a judicialmente, reporta-se ao juiz, prestalhe contas e pode ser destitudo (esp. arts. 660-661). portanto um tpico auxiliar da Justia, na modalidade auxiliar eventual.

Das könnte Ihnen auch gefallen