Sie sind auf Seite 1von 3

NOVAS SMULAS DO TST SMULA N 430

"Administrao pblica indireta. Contratao. Ausncia de concurso pblico. Nulidade. Ulterior privatizao. Convalidao. Insubsistncia do vcio. Convalidam-se os efeitos do contrato de trabalho que, considerado nulo por ausncia de concurso pblico, quando celebrado originalmente com ente da Administrao Pblica Indireta, continua a existir aps a sua privatizao".

SMULA N 431
"Salrio-hora. 40 horas semanais. Clculo. Aplicao do divisor 200. Aplica-se o divisor 200 (duzentos) para o clculo do valor do salrio-hora do empregado sujeito a 40 (quarenta) horas semanais de trabalho".

SMULA N 432
"Contribuio sindical rural. Ao de cobrana. Penalidade por atraso no recolhimento. Inaplicabilidade do art. 600 da CLT. Incidncia do art. 2 da lei 8.022/90. O recolhimento a destempo da contribuio sindical rural no acarreta a aplicao da multa progressiva prevista no art. 600 da CLT, em decorrncia da sua revogao tcita pela lei 8.022/90".

SMULA N 433
"Embargos. Admissibilidade. Processo em fase de execuo. Acrdo de turma publicado na vigncia da lei 11.496/07. Divergncia de interpretao de dispositivo constitucional. A admissibilidade do recurso de embargos contra acrdo de turma em recurso de revista em fase de execuo, publicado na vigncia da lei 11.496/07, condiciona-se demonstrao de divergncia jurisprudencial entre turmas ou destas e a Seo Especializada em Dissdios Individuais do TST em relao interpretao de dispositivo constitucional."

SMULA N 434 (Ex-OJ 357)


"Recurso. Interposio antes da publicao do acrdo impugnado. Extemporaneidade. (Converso da OJ n 357 da SBDI-1 e insero do item II redao) I) extemporneo recurso interposto antes de publicado o acrdo impugnado. (ex-OJ n 357 da SBDI-1 inserida em 14/03/2008) II) A interrupo do prazo recursal em razo da interposio de embargos de declarao pela parte adversa no acarreta qualquer prejuzo quele que apresentou seu recurso tempestivamente.

Quadro comparativo das principais mudanas feitas pelo TST na redao de Smulas e Orientaes Jurisprudenciais Redao nova OJ N 336 DA SBDI-1
Embargos interpostos anteriormente vigncia da lei 11.496/07. Recurso Embargos. recurso no conhecido com base em orientao no conhecido com base em orientao jurisprudencial. Desnecessrio o jurisprudencial. desnecessrio o exame das violaes legais e exame das violaes de lei e da CF/88 alegadas no recurso de revista. constitucionais alegadas na revista. (Redao alterada pelo Tribunal pleno na sesso realizada em 6/2/2012)

Redao antiga

Estando a deciso recorrida em conformidade com OJ, desnecessrio o exame das divergncias e das violaes de lei e da CF/88 alegadas em embargos interpostos antes da vigncia da lei 11.496/07, salvo nas hipteses em que a OJ no fizer qualquer citao do dispositivo constitucional.

Estando a deciso recorrida em conformidade com orientao jurisprudencial, desnecessrio o exame das divergncias e das violaes legais e constitucionais alegadas, salvo nas hipteses em que a orientao jurisprudencial no fizer qualquer citao do dispositivo constitucional.

OJ N 352 DA SBDI-1
Procedimento sumarssimo. Recurso de revista fundamentado em Procedimento sumarssimo. recurso de revista fundamentado em contrariedade a orientao jurisprudencial. Inadmissibilidade. Art. 896, contrariedade a orientao jurisprudencial. inadmissibilidade. art. 896, 6, da CLT, acrescentado pela lei 9.957/00. (Redao alterada pelo 6, da CLT, acrescentado pela lei n 9.957, de 12.01.2000 (DJ 25.04.2007) Tribunal pleno na sesso realizada em 6/2/2012) Nas causas sujeitas ao procedimento sumarssimo, a admissibilidade de recurso de revista est limitada demonstrao de violao direta a dispositivo da CF/88 ou contrariedade a smula do TST, no se admitindo o recurso por contrariedade a OJ deste Tribunal (livro II, ttulo II, captulo III, do RITST), ante a ausncia de previso no art. 896, 6, da CLT. Nas causas sujeitas ao procedimento sumarssimo, no se admite recurso de revista por contrariedade Orientao Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho (Livro II, Ttulo II, Captulo III, do RITST), por ausncia de previso no art. 896, 6, da CLT.

OJ N 142 DA SBDI-1
Embargos de declarao. Efeito modificativo. Vista parte contrria. Embargos de declarao. Efeito Modificativo. Vista parte contrria (Inserido o item II redao) I - passvel de nulidade deciso que acolhe embargos de declarao com passvel de nulidade deciso que acolhe embargos de declarao com efeito efeito modificativo sem que seja concedida oportunidade de manifestao modificativo sem que seja concedida oportunidade de manifestao prvia prvia parte contrria. parte contrria II - Em decorrncia do efeito devolutivo amplo conferido ao recurso ordinrio, o item I no se aplica s hipteses em que no se concede vista parte contrria para se manifestar sobre os embargos de declarao opostos contra sentena.

SMULA n 298
Ao rescisria. Violao a disposio de lei. Pronunciamento explcito. Ao rescisria. Violncia de lei. Prequestionamento (Redao alterada pelo Tribunal pleno na sesso realizada em 6/2/2012) I - A concluso acerca da ocorrncia de violao literal a disposio de lei pressupe pronunciamento explcito, na sentena rescindenda, sobre a matria veiculada. II - O pronunciamento explcito exigido em ao rescisria diz respeito matria e ao enfoque especfico da tese debatida na ao, e no, necessariamente, ao dispositivo legal tido por violado. Basta que o contedo da norma reputada violada haja sido abordado na deciso rescindenda para que se considere preenchido o pressuposto. III - Para efeito de ao rescisria, considera-se pronunciada explicitamente a matria tratada na sentena quando, examinando remessa de ofcio, o Tribunal simplesmente a confirma. IV - A sentena meramente homologatria, que silencia sobre os motivos de convencimento do juiz, no se mostra rescindvel, por ausncia de pronunciamento explcito. V - No absoluta a exigncia de pronunciamento explcito na ao rescisria, ainda que esta tenha por fundamento violao de dispositivo de lei. Assim, prescindvel o pronunciamento explcito quando o vcio nasce no prprio julgamento, como se d com a sentena "extra, citra e ultra petita". I - A concluso acerca da ocorrncia de violao literal de lei pressupe pronunciamento explcito, na sentena rescindenda, sobre a matria veiculada. II - O prequestionamento exigido em ao rescisria diz respeito matria e ao enfoque especfico da tese debatida na ao e no, necessariamente, ao dispositivo legal tido por violado. Basta que o contedo da norma, reputada como violada, tenha sido abordado na deciso rescindenda para que se considere preenchido o pressuposto do prequestionamento. III - Para efeito de ao rescisria, considera-se prequestionada a matria tratada na sentena quando, examinando remessa de ofcio, o Tribunal simplesmente a confirma IV - A sentena meramente homologatria, que silencia sobre os motivos de convencimento do juiz, no se mostra rescindvel, por ausncia de prequestionamento. V - No absoluta a exigncia de prequestionamento na ao rescisria. Ainda que a ao rescisria tenha por fundamento violao de dispositivo legal, prescindvel o prequestionamento quando o vcio nasce no prprio julgamento, como se d com a sentena "extra, citra e ultra petita. 09.2000)

Das könnte Ihnen auch gefallen