Sie sind auf Seite 1von 3

Comentrios

ao Anteprojeto do Novo Cdigo Penal Brasileiro Do Ttulo VI Crimes Cibernticos


Autor: Augusto Cesar Martins Pereira augustocesarmartinspereira@gmail.com @augustomartins facebook.com/DireitoDaInformatica

Tera-feira, 17 de julho de 2012.

Do acesso indevido Acesso indevido Art. 209. Acessar, indevidamente ou sem autorizao, por qualquer meio, sistema informtico protegido, expondo os dados informticos a risco de divulgao ou de utilizao indevida: Pena priso, de seis meses a um ano, ou multa. Primeiramente cabe elucidar o que o ato de acessar. Acessar para o meio informtico simplesmente entrar, ou seja, penetrar em sistemas informticos por meio da rede1 (seja pela internet ou intranet2) utilizando-se para isso de dispositivos. Os especialistas sugerem ento que aqueles que acessarem indevidamente, sistema informtico logo penso que seja Internet, Intranet, Extranet e Local sendo este indevido ou sem autorizao, que pressupe risco de divulgao ou utilizao indevida, seja crime sob pena de 6 meses a 1 ano, ou multa. Note que, o texto sugerido expe que ter de ficar provado que ao invadir o sistema, o sujeito exps risco de divulgao ou sua utilizao foi indevida. Tenho ser desnecessrio este final, pois o ato de acessar um sistema sem autorizao ou de forma que no seja comum, j ato que merece a sano penal. No vejo necessidade de se provar que geraria um dano ou risco. A ttulo de exemplo e utilizando de analogia, um sujeito que entra na residncia de outrem sem autorizao deste j est cometendo crime, pois no necessrio que fique provado que a sua entrada gerou risco ou no ao proprietrio. Vejo da mesma forma, pois um sistema como um servidor de dados de uma empresa, em tempos atuais, o corao desta, sendo necessrio a sua proteo com rigor. 1 Em meios computacionais, rede a interligao de computadores ou dispositivos eletrnicos,

para que seja provido a comunicao entre eles, com a finalidade de compartilhamento de recursos (fsicos, lgicos), como por exemplo: dados, impressoras, mensagens, arquivos, etc. 2 Intranet uma rede privada. Possui o mesmo conceito da Internet, contudo, a comunicao dos dispositivos eletrnicos da Intranet restrito queles computadores da organizao. Assim, somente possvel acessa-la localmente.

1 Na mesma pena incorre quem, sem autorizao ou indevidamente, produz, mantm, vende, obtm, importa, ou por qualquer outra forma distribui cdigos de acesso, dados informticos ou programas, destinados a produzir a ao descrita no caput deste artigo. Propem ainda que a pessoa que produzir, manter, vender, obter, importar ou de qualquer outra forma, distribui cdigos, dados ou programas que so destinados invaso de computadores, tambm podero sofrer ao mesmo rigor do caput do artigo. Esses mtodos que o pargrafo menciona, so os famosos Trojans, Cavalo de Tria, Keyloggers, Exploits e etc. Que so programas desenvolvidos especialmente para invaso de computadores, em sua maioria por crackers. Penso que a Lei poderia ser mais rgida a quem desenvolve esses programas, uma vez que quem utiliza deles geralmente so crackers iniciantes, e que graas a estes desenvolvedores conseguem invadir um sistema e com o tempo vo se aperfeioando at torna-se tambm um desenvolvedor. Portanto, um bom motivo para que aumentasse a pena destes. Causa de aumento de pena 2 Aumenta-se a pena de um sexto a um tero se do acesso resulta prejuzo econmico. Quando um cracker acessa indevidamente um sistema informtico, ele ter domnio sobre todo o sistema (na maioria dos casos). Logo, ele poder causar prejuzos irreparveis ou at mesmo irremediveis. Assim, o limite de um sexto a um tero creio ser pouco para que os juristas encontrem a condenao que melhor se encaixa ao caso. Acesso indevido qualificado 3 Se do acesso resultar a obteno de contedo de comunicaes eletrnicas privadas, segredos comerciais e industriais, informaes sigilosas assim definidas em lei, ou o controle remote no autorizado do dispositivo acessado: Pena priso de, um a dois anos. Tenho que desproporcional a obteno de dados em uma invaso em pena de 1 a 2 anos comparando com o pargrafo anterior quando se resulta em prejuzo, pois no vejo outra maneira de causar prejuzo a vtima do acesso indevido sem pensar em destruio dos dados ou exposio dos mesmos. Assim, poderia ser avaliado melhor estes dois pargrafos. Causa de aumento de pena 4 Na hiptese do 3, aumenta-se a pena de um a dois teros se houver a divulgao, comercializao ou transmisso a terceiro, a qualquer ttulo, dos dados ou informaes obtidos, se o fato no constituir crime mais grave.

Da mesma forma que o comentrio anterior. 5 Se o crime cometido contra a Administrao Pblica Direta ou Indireta, qualquer um dos Poderes da Unio, Estado, Distrito Federal ou Municpio, ou contra empresa concessionria ou permissionria de servios pblicos: Pena priso, de dois a quatro anos. Caso o agente cometer tal crime contra um ente pblico ter sua pena aferida em 2 ou at 4 anos. Apesar da maioria das informaes contidas nos portais do governo estarem regidas pelo princpio da publicidade, ou deveriam estar, pode- se tambm causar srios transtornos para a sociedade se realizadas em portais do governo que presta servios online. Entendo estar correto a causa de aumento para este caso como descrito. Ao penal 6 Somente se procede mediante representao, salvo nas hipteses dos 1 e 5 deste artigo. Prope ainda o texto do Projeto de Lei, que a ao penal para os casos do artigo em comento seja condicionada representao, exceto quando o caso retratado nos termos dos pargrafos 1 ou 5, ou seja, em caso de ser o agente desenvolvedor de programas que facilitam a invaso (como j descritos) ou mesmo quando for o ataque contra um ente pblico.

Das könnte Ihnen auch gefallen