Sie sind auf Seite 1von 8

Delcias da ilha

Poucas lembranas ficaram dos hbitos culinrios anteriores chegada dos espanhis a Cuba. Talvez somente os tamales --presentes em grande parte das culturas indgenas da regio-- guardem traos daquele perodo: as folhas de bananeira, de milho ou do inhame, o fub. No entanto, costumam vir acompanhados da carne de porco, que chegou ilha com os espanhis. Ao longo de 400 anos, a cozinha cubana experimentou sabores que combinavam produtos e costumes de diferentes culturas. No h como negar a importncia da influncia espanhola na culinria desta parte do Caribe, assim como o peso das sucessivas levas de escravos africanos. Com eles, vieram o quiabo e pratos caractersticos de todas as regies da frica. Os africanos perpetuaram o gosto dos aborgines pela ica, trouxeram seus ingredientes, criaram seus guisados. Alguns deles se tornaram emblemticos, como o "Mouros e cristos". J com a denominao cubana, arroz congr, a situao muda de figura. Feijo-preto ou feijo-vermelho guisados com arroz, pimento, cebola e um pedao de carne de porco compem este prato.

Tostones A influncia africana tambm se faz presente nos tostones --banana-verde cortada em rodelas, prensada e frita-- ou no fuf --espcie de pur feito tambm com bananas verdes. Melhor seria dizer que a frica se revela nas muitas receitas que tm a banana como ingrediente --das mais simples s mais originais, como a sopa de banana-verde. Merecem ainda destaque os chineses que, aps a abolio do trfico de escravos, tambm chegaram ilha oferecendo sua mo-de-obra barata. Ao todo, quase 200 mil indivduos perpetuarem ali seus usos culinrios, acelerando o processo de mestiagem. Chama-se cozinha crioula a combinao da cozinha espanhola com os produtos mais caractersticos de Cuba.

O ajiaco um bom exemplo: o tradicional cozido espanhol com um colorido cubano. Neste caso, cozinham-se as carnes com produtos da terra --como a batata, a ica, o inhame, a batata-doce, a banana, a abbora e o milho. Tambm vale destacar a influncia castelhana nos grelhados e leites assados, recheados ou no, assim como da cozinha andaluza, em pratos inspirados no tradicional caldo de perro de Cdiz. H tambm quem aponte estreita relao entre o cozido levantino e os ajiacos. Portanto, nada mais natural que vejamos nos pratos, inicialmente to exticos, a mesma gnese da culinria brasileira. o caso do moros y cristianos, um cozido cubano de feijo-preto com arroz branco, porco e condimentos, bem parecido com o nordestino baio-de-dois.

Moros y cristianos O primeiro dos pases descritos por Belluzzo a Cuba de Fidel, Hemingway e refrescantes mojitos. Influenciada principalmente por frica e Espanha, Cuba tem como pilares de sua alimentao o feijo com arroz, as frituras, a carne de porco e doces bastante aucarados. Na lendria Jamaica dos piratas e contrabandistas de rum, o amlgama de vrias influncias tnicas maior. Cada novo grupo que chegava s Antilhas (ingleses, africanos, chineses, indianos etc.) enriquecia o paladar dos ilhus, que absorveram os novos ingredientes sem perder sua essncia: em peixes, carnes e at doces, h que se usar pimenta. Muita pimenta! Mescla de sabores africanos, com o perfume das especiarias da ndia e o refinamento e as tcnicas cubanas, a culinria da Martinica agrada aos que apreciam peixes e crustceos dos frios mares do Caribe e Atlntico. o casodo court-bouillon, que s difere da verso da metrpole ao acrescentar espesso molho de tomates ao cozido de peixe branco.

Os sabores da Ilha
A histria de um povo pode ser lida pela evoluo de sua culinria. O que comemos, como preparamos e servimos os alimentos revelam nossos costumes e tradies Quem chega em Cuba v na gastronomia da ilha traos marcantes da identidade de seu povo, como a miscigenao racial.

A cozinha tpica cubana, conhecida como cozinha crioula, uma combinao das tradies culinrias da Espanha colonizadora da ilha e da frica continente do qual vinham os escravos. Nela encontramos tambm traos dos aborgenes que j habitavam a ilha antes da chegada de Colombo, em 1492, e dos chineses que migraram para trabalhar nas lavouras. Ao contrrio dos europeus, que fazem das refeies sofisticados rituais divididos em vrias etapas de pequenas pores, os cubanos preferem um farto prato nico, como na cultura africana.

Mojito Para os brasileiros, a comida cubana no apresenta grandes mistrios. Muitos ingredientes so os mesmos. Cada regio da ilha tem caractersticas diferentes quanto aos costumes alimentares e at variados pratos tpicos, mas em geral a comida bem simples. A parte sul da ilha costuma apresentar temperos mais fortes, picantes e utiliza mais especiarias. Os pratos cozidos e ensopados predominam em toda Cuba. A maioria deles servida com arroz branco. O solo da ilha frtil e nele nascem diversos frutos e legumes subtropicais. A banana, o anans, a laranja, a goiaba, a manga e o mamo so facilmente encontrados em qualquer estao do ano. Os mares tm abundncia de peixes e crustceos, mas os cubanos mdios no consomem muito esses alimentos. As carnes mais utilizadas so de porcos e frangos. Elas geralmente so temperadas com suco de limo e alho vrias horas antes do preparo para apurar o sabor. A banana tambm consumida largamente, em receitas doces ou salgadas.

Cada raa, uma contribuio


Entre as principais contribuies dos espanhis esto o emprego da laranja cida junto ao alho e a cebola, os pimentes, o organo e a forte presena do acar nas sobremesas. Os negros africanos batizaram diversos pratos da culinria cubana e deixaram sua marca nos pratos com carne-seca. Devese s tradies religiosas dos escravos a forma de preparar e apresentar muitos alimentos da ilha: diversos pratos que os escravos preparavam para seus senhores eram inspirados nas oferendas para as divindades. J a herana mais difundida dos chineses o uso da fritura.

Os primeiros colonizadores espanhis que chegaram Cuba tiveram contato com os alimentos consumidos pelos navitos, como a mandioca, milho, feijes e pimenta. O casabe ou cazab espcie de po feito de yuca, uma raiz parecida com a mandioca o alimento mais marcante desta poca. O milho e a batata doce tambm eram muito consumidos no perodo pr-colombiano, assim como os pimentes e alguns tipos de razes e frutas como o anans e mamo

Dia de Festa

Chicharrones Os pratos tpicos costumam ser servidos no Natal, Ano Novo e em festas familiares. Esses eventos geralmente comeam com tira-gostos como chicharrones de puerco passados na manteiga. Normanmente, as mulheres preparam os o feijo preto (frijoles negros dormidos), mandioca com molho, bolinhos de milho, arroz branco em abundncia, pltanos chatinos, salada de tomates com ervilhas. J os homens costumam se encarregar dos assados, como perna de porco ou porco inteiro coberto com folhas de goiaba e regado com suco de laranja cida. Como o preparo demorado, os homens ocupamse bebendo cerveja. Os cubanos gostam de comer em grandes grupos enquanto conversam animadamente. Como sobremesa serve-se marmelada de goiaba com lascas de queijo amarelo. A sobremesa degustada com rum.

O que comem e bebem os cubanos

Pratos e petiscos
Moros y Cristianos arroz e feijo preto cozidos na mesma panela com carne de porco. Congrs arroz e feijo vermelho cozidos na mesma panela.

Picadillo a la habanera carne bovina ou de porco temperada com tomates, pimento, azeitonas e uvas-passas. Pode ser servido com banana frita e arroz e ainda ovos. Ajiaco o prato nacional. Guisado de vegetais feito de raiz de mandioca, nabos, cenoura, ervas, alho, cebola, pimento verde. Pode ser feito com carnes de cedro. Chicharrones de puerco torresmos de porco. Pltanos bananas fritas cortadas bem finas.

Sobremesas
Guenguel doce feito com milho modo, acar e canela. Frutas frescas ou em calda coco, goiaba, mamo papaya. Sorvetes baunilha e canela. Arroz com leite Pudim de leite Goiabada com queijo

Bebidas
Champola feita com guanbana, acar de cana e leite. Guarapo sumo da cana de acar com gelo. comumente encontrado nas ruas da ilha, feito em pequenas prensas eltricas. Pru refresco originrio do oriente do pas feito a base de razes. digestivo e toma-se bem gelado. Limonada bebida feita e servida geralmente nas residncias. Caf servido em pouca quantidade e muito forte. Sucos de fruta preparados com gua ou leite.

Bebidas alcolicas
Rum elaborado a partir do extrato da cana de aucar. O processo de envelhecimento natural feito em tonis de carvalho branco em ambiente com umidade e acidez controlados. O de maior prestgio internacional o Havana Club, antes chamado Bacard, fundado em 1878. Tem diversas categorias: Silver Dry, Anejo 3 aos, Aejo 5 aos, Aejo 7 aos e Aejo Reserva. Cerveja as mais famosas so Bucanero e Cristal.

Daiquiri feito com acar, suco de limo, gotas de marrasquino, rum branco, gelo picado. servido em copo de champanhe. Mojito drinque feito de rum branco e seco, suco de limo, acar, gelo picado, soda e yerbabuena, uma erva parecida com hortel (para decorar e dar sabor ao ser amassada). O escritor norteamericano Ernest Hemingway tornou a bebida famosa e a maioria dos turistas no deixa a ilha sem saborear este drink no bar preferido do escritor: La Bodeguita del Medio. Cuba Libre rum branco, cubos de gelo, refresco de cola, gotas de limo.

Fonte: www.emporiovillaborghese.com.br

Culinria Cubana
A cozinha crioula cubana uma exploso de sabores cuja orgem est na mestiagem de ingredientes e formas de cozinhar, prprio da Espanha, frica, as Antilhas e, em medida menor, no longuquo Oriente. Uma mistura enriquecida pelas aportaes das diferentes regies de Cuba. Este encontro gastronmico madurou nos ltimos quatrocentos anos. Os espanhois aportaram os legumes, o arroz, os ctricos como laranja e limo, e a carne de vaca, enquanto os africanos trouxeram a presena de inhme; e do Novo Mundo a mandioca, o milho, o boniato ou quimbomb. Aconselhamos para experimentar o verddeiro arroz cubana com bananas, ovos, carne, cebola e outros ingredientes. Continuando com os arrozes, o arroz com frango acompanhado de queijo ralado, o congr, preparado com feijo roxo ou o famoso arroz "mouros e critos", onde o comensal mistura os ingredientes seu gosto. Todos eles so uma delcia. Quanto peixe, fucar surpreso que seu consumo no seja muito popular, pois os cubanos preferem carne. Os mais consumidos so o pargo e o cherne ou mero. Experimente a lagosta borboleta na chapa acompanhada de uma deliciosa sopa de camares e milho, cebola e man, entre outros ingredientes. Tambm poder desfrutar de gostosos canguerejos. As carnes de porco e vitela tm a maior demanda. O porco assado, acompanhado de feijo preto e arroz, ou o picadinho, com carne de boi cortada em tros e acompanhada de verduras, todos dois so uma delcia. Porm, o prato mais tradicional o ajiaco, cuja preparao leva tempo pela quantidade de ingredientes. Para se fazer uma ideia, este prato consiste em carne de porco, toucino, boniato, malanga, mandioca ou cabaa, milho tenro, bananas, molho crioulo e um longo et-ctera. Tendo oportunidade, no deixe de experiment-lo (geralmente tem de ped-lo antecipadamente por encarrego). Como acompanhante de muitos pratos encontrar os pltsanos chatinos ou tostones, bananas "machos" em fatias e o fuf, onde as bananas so amassadas com o punho e fritadas. Experimente o chicharrn, corteas de porco bem fritas, e os bobs, feitos com farinha de mandioca. Para acabar, algo doce. As sobremesas cubanas destacam por ser deliciosa e diferentes. Pode comear com uma fruta como o coco, goiaba ou fruta bomba ou mamo (evite usar o termo "papaya" na regio do

Oriente, pois l referido aos genitais femininos). Continue com um delicioso sorvete preparado com baunilha e canela ou tente o arroz com leite, o bonatilho de coco ou os pudins

Bebidas
Quanto s bebidas, recomendamos para beber gua engarrafada. Vinhos podem-se conseguir nos restaurantes de luxo, por serem de importao. Aconselhamos-lhe para copstumar com a boa cerveja cubana. Entre as marcas mais populares encontra-se a Hatuey, de maior gradao e a Cristal. Porm, se prefere pode amarrarse nos sucos, que provocam um prazer ao beb-los. Em Cuba chamam-se jugos, como em muitas outras zonas da Amrica Latina. Quanto ao caf, costuma beber em goles pquenos ou "buchitos". Costuma server-se bem aucarado. Quanto s bebidas espiritosas, o rei o rum, o lcool mais consumido no mundo, s, com gelo ou em um cuba livre (com refresco de cola). Alm disso, com rum so preparados a maioria dos cocteles cubanos e no pode abandonar a ilha sem ter degostado um verddeiro mojito preparado com Hjabana Ccclub branco. Continue com um delicioso daiquir, com rum seco, suco de limo e gelo picado, e termine com o Eespecial Hemingway, preparado com uma culher de suco de pomelo, marasquino, limo e gelo.

Onde Comer
Quanto restaurantes em La Habana, recomendamos La Bodeguita del Medio, um dos mais famosos de Cuba, onde desfilram personagens como Ernest Hemingway, Nicols Guilln o Ava Gardner. Encontra-se na Habana Vieja, rua empedrado No. 207. No pode abandonar o lugar sem ter provado um dos mojitos melhor preparados em toda a ilha. O restaurante El Barracn no Hotel Habana Libre, L e 23 em Vedado, com boa cuzinha crioula; o restaurante El Floridita, Obispo esquinha Montserrate, para mariscos; o restaurante La Divina Pastora, no Parque el Morro-Cabaa, que destaca pela arquitetura, os espetculos afro-cubanos, a msica e as esplndidas vistas La Habana Vieja. Na parte Nova pode ir no Tocororo, calle 18, entre 3a. y 5a. em Miramar, com uma decorao muito especial entre plantas tropicais. A comida excelente. O restaurante El Patio, no mesmo palcio do Marqus de Aguas Claras, em La Habana Vieja. O lugar excepcional e se especializam em peixe e mariscos. Na capital encontrar restaurantes que servem especialidades italianas, rabes, chinesas ou francesas. Em Varadero recomendamos Las Amricas, na estrada do mesmo nome, o mais popular da zona; El Retiro Josone (Avenida 1a. entre 56 e 59), um complexo de restaurantes para todos os gostos; El Bodegn Criollo (Ave. de la Playa e calle 40) para comidas crioulas; La Patana, na laga de Paso Malo, especializado em peixes e mariscos ou o Albacora em 59 e Mar, entre os clssicos.

Em Pinar del Ro, La Casa de Don Toms (Salvador Cisnero No. 141, Viales), que destaca pelos preos e bom servio. Em Santiago de Cuba, o San Juan na estrada de Siboney e Ave. Manduley com pratos crioulos e internacionais. Em Cayo Largo, o restaurante El Corderito, calle 39 e 24, para os que gostarem desta especialidade e o Ro, na calle 32 e Ro Nueva Gerona, especializado em peixes e mariscos. Em Camagey, El Ovejito, calle Hermanos Aguero No. 280, em una antiga casa colonial (precisa reservar com anticepao).

Fonte: www.rumbo.com.br

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mulher-culinaria-cubana/culinaria-cubana.php#ixzz1ydPQKMQO

Das könnte Ihnen auch gefallen