Sie sind auf Seite 1von 3

Superior Tribunal de Justia

RECURSO ESPECIAL N 992.749 - MS (2007/0229597-9) RELATORA : MINISTRA NANCY ANDRIGHI RECORRENTE : GUSTAVO ALVES DE SOUZA E OUTROS ADVOGADOS : PAULO BENEDITO NETO COSTA JUNIOR E OUTRO(S) OSMAR TOGNOLO RECORRIDO : PAULA ROSA DE SOUZA ADVOGADO : JORGE AUGUSTO BERTIN E OUTRO(S)

EMENTA
Direito civil. Famlia e Sucesses. Recurso especial. Inventrio e partilha. Cnjuge sobrevivente casado pelo regime de separao convencional de bens, celebrado por meio de pacto antenupcial por escritura pblica. Interpretao do art. 1.829, I, do CC/02. Direito de concorrncia hereditria com descendentes do falecido. No ocorrncia. - Impositiva a anlise do art. 1.829, I, do CC/02, dentro do contexto do sistema jurdico, interpretando o dispositivo em harmonia com os demais que enfeixam a temtica, em atenta observncia dos princpios e diretrizes tericas que lhe do forma, marcadamente, a dignidade da pessoa humana, que se espraia, no plano da livre manifestao da vontade humana, por meio da autonomia da vontade, da autonomia privada e da consequente autorresponsabilidade, bem como da confiana legtima, da qual brota a boa f; a eticidade, por fim, vem complementar o sustentculo principiolgico que deve delinear os contornos da norma jurdica. - At o advento da Lei n. 6.515/77 (Lei do Divrcio), vigeu no Direito brasileiro, como regime legal de bens, o da comunho universal , no qual o cnjuge sobrevivente no concorre herana, por j lhe ser conferida a meao sobre a totalidade do patrimnio do casal; a partir da vigncia da Lei do Divrcio, contudo, o regime legal de bens no casamento passou a ser o da comunho parcial , o que foi referendado pelo art. 1.640 do CC/02. - Preserva-se o regime da comunho parcial de bens, de acordo com o postulado da autodeterminao, ao contemplar o cnjuge sobrevivente com o direito meao, alm da concorrncia hereditria sobre os bens comuns, mesmo que haja bens particulares, os quais, em qualquer hiptese, so partilhados unicamente entre os descendentes. - O regime de separao obrigatria de bens, previsto no art. 1.829, inc. I, do CC/02, gnero que congrega duas espcies: (i) separao legal; (ii) separao convencional . Uma decorre da lei e a outra da vontade das partes, e ambas obrigam os cnjuges, uma vez estipulado o regime de separao de bens, sua observncia. - No remanesce, para o cnjuge casado mediante separao de bens, direito meao, tampouco concorrncia sucessria,
Documento: 5015618 - EMENTA / ACORDO - Site certificado - DJe: 05/02/2010 Pgina 1 de 3

Superior Tribunal de Justia


respeitando-se o regime de bens estipulado, que obriga as partes na vida e na morte. Nos dois casos, portanto, o cnjuge sobrevivente no herdeiro necessrio. - Entendimento em sentido diverso, suscitaria clara antinomia entre os arts. 1.829, inc. I, e 1.687, do CC/02, o que geraria uma quebra da unidade sistemtica da lei codificada, e provocaria a morte do regime de separao de bens. Por isso, deve prevalecer a interpretao que conjuga e torna complementares os citados dispositivos. - No processo analisado, a situao ftica vivenciada pelo casal declarada desde j a insuscetibilidade de seu reexame nesta via recursal a seguinte: (i) no houve longa convivncia, mas um casamento que durou meses, mais especificamente, 10 meses; (ii) quando desse segundo casamento, o autor da herana j havia formado todo seu patrimnio e padecia de doena incapacitante; (iii) os nubentes escolheram voluntariamente casar pelo regime da separao convencional, optando, por meio de pacto antenupcial lavrado em escritura pblica, pela incomunicabilidade de todos os bens adquiridos antes e depois do casamento, inclusive frutos e rendimentos. - A ampla liberdade advinda da possibilidade de pactuao quanto ao regime matrimonial de bens, prevista pelo Direito Patrimonial de Famlia, no pode ser toldada pela imposio fleumtica do Direito das Sucesses, porque o fenmeno sucessrio traduz a continuao da personalidade do morto pela projeo jurdica dos arranjos patrimoniais feitos em vida. - Trata-se, pois, de um ato de liberdade conjuntamente exercido, ao qual o fenmeno sucessrio no pode estabelecer limitaes.. - Se o casal firmou pacto no sentido de no ter patrimnio comum e, se no requereu a alterao do regime estipulado, no houve doao de um cnjuge ao outro durante o casamento, tampouco foi deixado testamento ou legado para o cnjuge sobrevivente, quando seria livre e lcita qualquer dessas providncias, no deve o intrprete da lei alar o cnjuge sobrevivente condio de herdeiro necessrio, concorrendo com os descendentes, sob pena de clara violao ao regime de bens pactuado. - Haveria, induvidosamente, em tais situaes, a alterao do regime matrimonial de bens post mortem, ou seja, com o fim do casamento pela morte de um dos cnjuges, seria alterado o regime de separao convencional de bens pactuado em vida, permitindo ao cnjuge sobrevivente o recebimento de bens de exclusiva propriedade do autor da herana, patrimnio ao qual recusou, quando do pacto antenupcial, por vontade prpria. - Por fim, cumpre invocar a boa f objetiva, como exigncia de lealdade e honestidade na conduta das partes, no sentido de que o cnjuge sobrevivente, aps manifestar de forma livre e lcita a sua vontade, no pode dela se esquivar e, por conseguinte, arvorar-se
Documento: 5015618 - EMENTA / ACORDO - Site certificado - DJe: 05/02/2010 Pgina 2 de 3

Superior Tribunal de Justia


em direito do qual solenemente declinou, ao estipular, no processo de habilitao para o casamento, conjuntamente com o autor da herana, o regime de separao convencional de bens, em pacto antenupcial por escritura pblica. - O princpio da exclusividade, que rege a vida do casal e veda a interferncia de terceiros ou do prprio Estado nas opes feitas licitamente quanto aos aspectos patrimoniais e extrapatrimoniais da vida familiar, robustece a nica interpretao vivel do art. 1.829, inc. I, do CC/02, em consonncia com o art. 1.687 do mesmo cdigo, que assegura os efeitos prticos do regime de bens licitamente escolhido, bem como preserva a autonomia privada guindada pela eticidade. Recurso especial provido. Pedido cautelar incidental julgado prejudicado.

ACRDO Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros da TERCEIRA TURMA do Superior Tribunal de Justia, na conformidade dos votos e das notas taquigrficas constantes dos autos, por unanimidade, dar provimento ao recurso especial, nos termos do voto da Sra. Ministra Relatora. Os Srs. Ministros Massami Uyeda, Sidnei Beneti, Vasco Della Giustina e Paulo Furtado votaram com a Sra. Ministra Relatora. Braslia (DF), 1 de dezembro de 2009(data do julgamento)

MINISTRA NANCY ANDRIGHI Relatora

Documento: 5015618 - EMENTA / ACORDO - Site certificado - DJe: 05/02/2010

Pgina 3 de 3

Das könnte Ihnen auch gefallen