Sie sind auf Seite 1von 4

Revoluo Russa 1- Explique a importncia para a Histria do acontecimento denominado Revoluo Russa.

2- Quais fatores contriburam para a ecloso da Revoluo Russa? 3- O que eram os Sovietes? 4- Diferencie os Mencheviques dos Bolcheviques citando as caractersticas de cada partido. 5- De qual maneira a 1 Guerra Mundial influenciou o processo da Revoluo Russa? Relacione Revoluo Russa e a 1 Guerra. 6- Explique as duas etapas do processo da Revoluo Russa . 7- O que foi a NEP executada por Lenin? 8- Diferencie as idias de Stalin das de Trotsky. 1 - A queda da burguesia e a vitria do proletariado so igualmente inevitveis ... Os proletrios nada tm a perder com ela, a no ser as prprias cadeias e tm um mundo a ganhar. Proletrios de todos os pases, uni-vos! Assinale, nas alternativas abaixo, o nome do grande personagem da histria a que devemos este pensamento: a) Napoleo Bonaparte; b) Thomas Malthus; c) David Ricardo; d) Friedrich Engels; e) Karl Marx. 2 - O Manifesto Comunista, 150 anos depois da 1 edio, guarda um carter de atualidade porque: a) a burguesia ainda uma classe revolucionria. b) a explorao das massas proletrias continua em andamento. c) o capitalismo chegou fase final das suas contradies. d) os direitos civis dos proletrios esto completamente assegurados. e) a unio proletria se concretiza em escala mundial. 3 - Leia o fragmento de texto seguinte, cuja referncia bibliogrfica foi intencionalmente omitida.

A burguesia no forjou apenas as armas que lhe traro a morte, produziu tambm os homens que empunharo essas armas: os operrios modernos, os proletrios. A queda da burguesia e a vitria do proletariado so igualmente inevitveis. Os proletrios nada tm a perder, a no ser as prprias cadeias. E tm um mundo a ganhar. Proletrios de todos os pases, uni-vos. [adaptao] As idias contidas nesse fragmento so representativas do(a) a) Tratado de Versalhes, que criou uma srie de determinaes, visando enfraquecer o poder da burguesia na Europa. b) Declarao dos Direitos do Homem que se colocou contra a sociedade, a qual mantinha privilgios exclusivos da burguesia. c) Doutrina Monroe, que consolidou a autonomia latino-americana, propondo a unio dos povos americanos. d) Manifesto Comunista, que esboou as proposies que se tornaram o alicerce do movimento comunista internacional. 4- O Partido Socialista era composto de duas correntes com diferentes idias a respeito de como os operrios tomariam o poder da Rssia: Os bolcheviques e os mencheviques. A partir desta informao podemos afirmar que: I- Os bolcheviques achavam que se deveria formar um partido capaz do organizar a classe operria e instaurar a ditadura do proletariado atravs da luta armada. II- Os mencheviques acreditavam que deveria formar um grande partido de massas, incluindo a burguesia, e participar das atividades polticas. III- Lenin era o lder dos mencheviques e Kerensky dos bolcheviques. IV- Bolchevique significa maioria e Menchevique significa minoria. V- Os mencheviques conseguiram impor suas idias e conduziram a Revoluo Russa. Aps analisar as proposies acima assinale a alternativa correta: A) Apenas a alternativa I correta. alternativa III correta D) As alternativas I e III esto corretas B) Apenas a alternativa II correta C) Apenas a

E) As alternativas I, II e IV esto corretas.

5- Com relao ao processo revolucionrio russo, que culminou com a tomada do poder pelos bolcheviques 1917, pode-se afirmar que: a) Na fase denominada Comunismo de Guerra, as medidas tomadas por Lenin est a centralizao da produo e a eliminao da economia de mercado. b) O governo provisrio de Kerensky, to logo assumiu o poder, retirou a Rssia da Guerra atravs do tratado de Brest-Litovsky.

c) O lema Paz, Terra e Po, adotado por Lenin, lder menchevique ,foi fundamental para o apoio do campesinato a revoluo. d) Na guerra civil entre brancos e vermelhos, os vermelhos receberam auxlio dos pases capitalistas europeus. e) Na fase da NEP (Nova Poltica Econmica), houve a estatizao definitiva de todas as indstrias e a proibio de entrada de tcnicos estrangeiros. 6 -Todo poder aos sovietes Esta frase de Lenin estabelecia uma das bases da Revoluo Bolchevique. O que eram os Sovietes? a) Representavam os conselhos populares formados pela burguesia industrial, os camponeses e os operrios. b) Assemblia capaz do organizar a classe operria e instaurar a ditadura do proletariado atravs da luta armada c) Significa comits, eram congressos que reuniam trabalhadores, soldados e camponeses. d) Um tipo de assemblia chamada Duma que congregaria representantes os trabalhadores e de outra classes sociais. 7- Quais as principais medidas estabelecidas pelos bolcheviques ao chegar no poder? a) Estatizou fbricas, bancos, confiscou os bens e propriedades. Distribuindo os latifndios aos camponeses. Retirou a Rssia da guerra b) Mantiveram a Rssia na guerra. Aplicaram a economia de mercado e derrubaram o governo provisrio. c) Aboliram a censura imprensa, legalizaram os partidos polticos e concederam anistia aos exilados polticos. d) Derrubaram o Czar. Mantiveram a Rssia na guerra. No atenderam a principal reivindicao dos camponeses: a reforma agrria Respostas das questes abertas:1- O estudo deste processo revolucionrio tornou-se importante para a Histria, em razo das representaes e rupturas relacionadas com as mudanas na estrutura do poder poltico, sociais e econmicas. Em linhas gerais considerada o modelo clssico de revoluo proletria que destruiu a ordem capitalista e burguesa lanando os fundamentos do primeiro Estado socialista da histria da humanidade, acontecimento este de relevncia para a Histria. 2- Devido a uma combinao de vrios fatores: - A crise econmica; pesados impostos; a fome que atingia grande parte da populao; - Incapacidade administrativa dos Czares; - As derrotas da Primeira Guerra Mundial;

- Grande desigualdade social existente no pas. 3-Sovietes eram os conselhos ou comites populares formados por operrios, soldados e camponeses que em tese representariam o poder do proletariado. 4-Bolchevique, cujo o significado em russo maioria, achavam que se deveria formar um partido capaz do organizar a classe operria e instaurar a ditadura do proletariado atravs da luta armada. Menchevique que significa minoria, acreditavam que deveria formar um grande partido de massas, incluindo a burguesia, e participar das atividades polticas. 5-A participao da Rssia na 1 Grande Guerra foi desastrosa, apesar de ser o maior contingente militar entre os paises envolvidos era tambm o mais despreparado em matria de armamentos. Evidentemente que este despreparo provocou enormes baixas no contingente militar e trouxe revolta entre a populao. Alm das perdas de vidas os elevados custos com a guerra agravou ainda mais as dificuldades econmicas do pas e agudizou a reprovao do povo em relao a participao no conflito. A manuteno da Rssia na guerra pelo governo czarista foi um dos motivos que contribuiram para a deflagrao da Revoluo Bolchevique. 6- O primeiro momento deu-se com a revoluo de fevereiro, que promoveu a queda do czarismo e a instalao de um governo da burguesia, democrtico e liberal, comandado pelo partido Menchevique. O segundo momento, com a revoluo de outubro, marca o perodo da tomada do poder pelos bolcheviques marxistas (do partido operrio), para instaurar o governo composto pelos proletrios e incio da histria de um novo pas que se chamou Unio das Repblicas Socialistas Soviticas (URSS) a partir de 1921. 7-Eram medidas de urgncia, impostas pela gravidade da situao. Para aumentar a produo a qualquer custo, foram tomadas algumas medidas capitalistas, como a restaurao da pequena e da mdia propriedade na industria alimentcia, no comrcio varejista e na agricultura.

8-Trotsky era a favor de implementar o modelo de internacionalizao da revoluo, enquanto Stalin propunha primeiro consolidar a revoluo dentro da URSS para depois promover a expanso.

Respostas das questes objetivas:1-e;2-b;3-d;4-e;5-a;6-c;7-a

Das könnte Ihnen auch gefallen