Sie sind auf Seite 1von 35

do Cinema Roma ao Frum Lisboa

breve histria de um espao de cidadania

do Cinema Roma ao Frum Lisboa


breve histria de um espao de cidadania

ficha tcnica | EDIO Assembleia Municipal de Lisboa / Departamento de Apoio aos rgos do Municpio | COORDENAO Jos Bastos | TEXTO, INVESTIGAO & PAGINAO Isabel Fiadeiro Advirta | APOIO NA INVESTIGAO Lucinda Tamagnini Figueiredo | EXECUO GRFICA Diviso de Imprensa Municipal | EDIO COMEMORATIVA DOS 50 ANOS DO EDIFCIO DO FRUM LISBOA Maro de 2007 | 600 exemplares

prefcio
Este livro um recordatrio para que as memrias nos no atraioem e as verdades se no percam, que ficamos a dever ao saudvel voluntarismo e iniciativa da Dra. Isabel Advirta. Mas este livro tambm uma reconstituio, fruto da conscincia profissional, mas tambm cvica da sua Autora, sem esquecimentos ou cedncias confortveis: esto l todos e cada um (Lucnio Cruz, Ribeiro Belga, Laura Elrio, Pedro Bandeira Freire, Manuel Lima, Divas) e com eles ns, num percurso nunca acabado. Nesta publicao ainda impressiva, uma inteligente e subtil crtica cegueira da burocracia que tolhe a Liberdade, na descrio do percurso de um sonho e da sua realizao, como tantas vezes sucede, apelando nossa ateno e envolvimento. Do Cinema Roma ao Frum Lisboa, breve histria de um espao de Cidadania, no se reduz, todavia - o que j no seria pouco - a uma memria de um espao, que nos leva a conhec-lo e das gentes que o foram fazendo: tambm uma promessa de futuro com penhor de um passado, protagonizando a sua Autora o arrojo que muito antes e alm do seu tempo, Ribeiro Belga, seu criador - que conheci, criana, em Angola ousou, numa curiosa fuso de atitudes que cruzam o tempo e se encontram neste Frum, nesta Cidade de Lisboa, que se quer e se faz intercultural, plural, como este espao.
A Presidente

Paula Teixeira da Cruz

introduo
O Frum Lisboa, sede da Assembleia Municipal de Lisboa, foi um dos grandes cinemas de Lisboa que pde ser preservado pela autarquia, e devolvido cidade para palco de iniciativas imprescindveis construo da cidadania. Vinda do Cinema So Jorge, a Dra. Isabel Advirta tem vindo a trabalhar no Frum de forma a garantir a operacionalidade das reunies/sesses da AML. Curiosa, desde logo quis que o antigo Cinema Roma lhe falasse do seu passado. Entusiasmou-se e entusiasmou-me. Pesquisou e bisbilhotou. Aproveitou o encerramento do Frum em Agosto para tal. E constatou: no existia qualquer documentao do que fora o cinema Roma. Esta falha tornou-se ainda mais bvia quando foi iniciado o processo de pesquisa documental: na verdade, e embora existam alguns livros ou captulos de livros publicados em Portugal sobre cinemas, os raros, rarssimos que referem o Roma fazem-no de passagem, a vol d'oiseaux, constantando a sua existncia e pouco mais. Deste deserto de informaes procurou-se reunir a documentao necessria para se poder divulgar a(s) histria(s) desta casa, desde a sua abertura em 1957 ao seu funcionamento nos dias de hoje. Da recolha de informao dispersa, organizou-se os dados descobertos de forma clara e simples. Este processo, longe de estar terminado, tem neste livro a sua primeira forma pblica. Outras, certamente, se seguiro. No se pretende com este trabalho, pois, um levantamento tcnico ou arquitectnico exaustivo, mas antes contribuir para que se perceba e aprecie o lugar do Roma e do Frum Lisboa na Cidade. Sempre que possvel, privilegiou-se algum enquadramento histrico e cultural e testemunhos de vida, indispensveis para melhor se compreender o percurso sinuoso do cinema. Como Cinema Roma, o espao conquistou o seu lugar na histria cinematogrfica da Lisboa do Sc. XX. Como sede da AML tem honrado o seu papel como palco de algumas das mais importantes discusses polticas que cidade dizem respeito. O futuro... a todos ns (lisboetas) pertence.

Jos Bastos
Novembro de 2005

Histria(s) da construo do Roma


E Lisboa conta, desde ontem, com mais um agradvel cinema a que deram o nome de Roma, c e r t a m e n t e p o rq u e n a Av e n i d a d e R o m a s e e n c o n t r a , uma acolhedora casa de espectculos de linhas simples mas elegantes. No se trata de um cinema de Bairro, porque no fica mal numa cidade como a nossa e no destoa comparado com os outros que se encontram em vrios pontos da nossa capital.

O comentrio consta no jornal Repblica, na sua edio de 16 de Maro de 1957, e retrata o coroar de um processo moroso, complexo e s possvel graas vontade de um homem, Joaquim Braz Ribeiro Belga: a edificao do cinema Roma.
A COMPRA DO TERRENO O Dirio Municipal de 2 de Outubro de 1953 explicita as condies de alienao de um terreno situado na avenida de Roma destinado construo de cinema, teatro, ou cinema e teatro. A parcela venda no local onde viria a nascer o cinema Roma tinha a superfcie total de 1050m2 ao preo de 900$00 o m2, confrontava por todos os lados com terrenos da Cmara Municipal de Lisboa (CML) e era proveniente de expropriao feita aos herdeiros do Conde da Guarda. O Dirio Municipal refere tambm o prazo de 6 meses para o incio da obra e de dois anos at sua concluso. O PLANEAMENTO DO EDIFCIO A memria descritiva que acompanha o projecto inicial de construo do Cinema Roma est assinada pelo arquitecto Lucnio Cruz e data de 14 de Abril de 1954. Nele, est explcita a ideia inicial de aliar o aproveitamento do espao de uma grande plateia dividida por zonas a um terrao para sesses ao ar livre.

Vista area do Areeiro. No cimo da foto, ao centro, visvel o terreno onde viria a ser construdo o Roma. Foto: fundo SNI; Arquivo de Fotografia de Lisboa CPF / MC

A preocupao de fazer uma sala com qualidade de projeco foi grande: Com a nova tcnica adoptada pelos produtores de filmes, cinescpio e panormico, a cabine de projeco dever ficar numa posio tal que o ngulo de projeco sobre o cran no seja superior a 5 graus, ngulo que permitiria uma boa projeco e evitaria um desequilbrio no desenrolar das cenas e uma aberrao perspctica com o alongamento da figura humana no sentido vertical. Esta

O presidente do Municpio, general Frana Borges, procedendo inaugurao do prolongamento da avenida Joo XXI (melhoramento de grande importncia para o trnsito na parte norte da cidade) Foto do fundo O Sculo- Arquivo de Fotografia de Lisboa CPF/MC

D O

C I N E M A

R O M A

A O

F R U M

L I S B O A

teoria, j demonstrada em revistas de cinema da altura, presidiu motivao da inclinao da sala. Naquele documento, aparece uma referncia ao pblico esperado no cinema: como se trata de um cinema de bairro, no houve a preocupao de aplicar materiais ricos nem grandes baixos-relevos ou pinturas murais. Existe sim a preocupao de proporcionar ao espectador uma boa projeco e sonorizao, assentos confortveis, tiragem forada do ar e sua renovao e dar cinema s classes menos abastecidas. A natureza das matrias a aplicar em pavimentos, paredes, tectos e demais revestimentos foram estudados sob um ponto de vista econmico, embora estivesse presente a preocupao de se tirar partido, atravs da sua cor e composio, do ambiente a dar sala e seus mveis. Contemplando a valncia de cinema ao ar livre, e prevendo os ventos das noites de Agosto e Setembro, o projecto inclua uma proteco em todo o permetro do terrao, para os clientes da esplanada. Para acesso a esta zona foram previstos dois elevadores com lotao para 10 pessoas cada. As galerias que envolviam parte da sala destinavam-se a bar e estacionamento do pblico durante os intervalos.
DIFICULDADES INESPERADAS

Este parecia o projecto ideal para um grande Cinema numa nova avenida. Os dados estavam lanados, e aparentemente tudo se desenrolaria rapidamente, at porque os prazos previstos para a obra eram diminutos.
No entanto, Portugal dos finais dos anos 50 assistiu rigorosa aplicao da Lei de Proteco ao Teatro, que indirectamente foi responsvel por um atraso de anos na construo do Roma. Esta Lei, apesar de amplamente contestada, levantava constantes problemas construo de cinemas. Mas Joaquim Braz Ribeiro Belga, longe de desistir do seu sonho de construir o Cinema Roma, envia um requerimento ao Presidente do Conselho no qual expunha os acontecimentos, desde a compra em hasta pblica do do terreno at ao primeiro grande problema: um despacho, datado de Julho de 1954 e em resposta ao pedido de construo do Roma, com um teor pouco incentivante: Aguarde, por convir rever o problema em relao com o funcionamento que agora vai iniciar-se da lei de proteco ao Teatro.

Requerimento da CML Inspeco dos Espectculos em 1954

H I S T R I A

D A

C O N S T R U O

D O

R O M A

Argumentando que, de acordo com as condies da hasta pblica do terreno, mandara elaborar os projectos para um edifcio destinado a cinema, verificando-se no mesmo a obedincia a todas as condies legais exigidas, Joaquim Ribeiro Belga alega que o facto de ter avanado com projectos arquitectnicos, pagamentos CML, estudos de estabilidade e outras necessidades tcnicas, se v com uma soma de capitais completamente imobilizados e na absoluta ignorncia do tempo em que poder vir a realizar o edifcio projectado. Mais, acrescenta que a CML ao alienar o terreno em hasta pblica nos termos em que o fizera reconhece implicitamente que o terreno tem as condies necessrias para a construo de um cinema sem explorao.

Continuando a exposio, Joaquim Braz Ribeiro Belga concorda com o interesse nacional de proteco ao teatro, recordando que esto funcionando como cinemas casas que foram expressamente construdas para teatro S. Lus, den, Politeama, que h um Teatro fechado que funciona de longe em longe - Trindade, que foi autorizada a demolio de um Ginsio e que h Cine Teatros funcionando como cinemas Imprio, acrescendo que este ltimo com lotao para cerca de 2000 pessoas se situa no mesmo bairro, a cerca de 800 metros do local onde o requerente adquiriu o terreno para construo do cinema. O parecer da Inspeco dos Espectculos (IE) fora no sentido da autorizao da construo do cinema, considerando que o Roma se localizaria num bairro excntrico; na opinio da IE, as novas casas de espectculos a construir deveriam sempre permitir espectculos teatrais excepto em bairros excntricos no dotados de cinema. O documento ajuda a compreender um pouco o panorama cultural da Lisboa de ento quando refere que em Lisboa, excluindo o Teatro D. Maria II, esto em explorao cinco teatros quase todos condenados a desaparecer, quer por imposio urbanstica quer por carncia de comodidade e higiene que tem sido tolerada e 35 cinemas dos quais trs foram construdos especialmente para teatros. A presso para a construo do Roma era grande. Em Outubro 1954 o ento presidente da Cmara Municipal de Lisboa, lvaro de Salvao Barreto, junta-se luta de Joaquim Ribeiro Belga e envia ao Inspector-geral dos Espectculos um pedido para efeito de poder ser fundamentada qualquer resoluo sobre o assunto, se digne mandar informar o que tiver por conveniente, dado o facto de aquele se ter comprometido a iniciar a obra no prazo de seis meses a partir da data de arrematao sob a clusula de reverso do terreno para a CML. Alguns meses depois, j no decorrer de 1955, a construo do edifcio finalmente autorizada.
Requerimento de Joaquim Ribeiro Belga, Maro de 1957

D O

C I N E M A

R O M A

A O

F R U M

L I S B O A

10

A CONSTRUO DO EDIFCIO

Em Julho a Inspeco-geral dos Espectculos emite um parecer: que embora em princpio o projecto merea aprovao, esta contudo s ser definitiva quando, num novo aditamento a apresentar se considerem algumas alteraes principalmente a nvel de segurana, como a instalao de bocas-de-incndio, aumentar e melhorar as sadas da sala, melhorar as condies de segurana e vigilncia da cabine do bombeiro de servio e que seja apresentado o projecto de ocupao do terrao bem como o da electricidade. Tratam-se, portanto, j de pormenores tcnicos finais, e no de alteraes de fundo ao projecto arquitectnico. No entanto este foi alterado por vontade expressa de Ribeiro Belga e do Arq. Lucnio Cruz, por mais de uma vez. Em Setembro de 1955, na resposta ao parecer da IE , a empresa responsvel pelo Roma apresenta os novos projectos solicitados mas duvida da ocupao projectada para o terrao: praticamente impossvel prever desde j qual o fim como vai ser explorado, mas ser sempre dentro do mbito de Cinema de Esplanada. Em Janeiro de 1956, desiste-se de vez da utilizao do terrao, que estava previsto para funcionar como cinema ao ar livre, mas devido ao seu custo exagerado pensou o proprietrio fazer a sua eliminao e por consequncia a cobertura deixou de ser em terrao. Desta alterao resultaram outros ajustamentos, como a supresso dos elevadores. Finalmente o Roma conseguira vencer as adversidades e ser construdo, embora com algumas alteraes ao projecto inicial. O Auto da 1 Vistoria da Inspeco dos Espectculos, datado de 12 de Maro de 1957, autoriza a abertura do Cinema (para trs dias depois!) referindo que as instalaes do Cinema Roma esto em condies de funcionamento, apontando no entanto algumas disposies a modificar (indicaes das instalaes sanitrias e dos locais para fumadores, bem como outras disposies menores.) O mesmo Auto refere que ser necessrio proceder reserva de lugares cativos, na fila A do Balco Central, para o Governador Civil (A9), Fiscalizao da Inspeco dos Espectculos (A8), Fiscalizao das Contribuies e Impostos(A11), PSP (A10) e GNR(B10).

Maio de 1956 - construo do Roma

Maio de 1956 - construo do Roma

11

H I S T R I A

D A

C O N S T R U O

D O

R O M A

ROMA, DOCUMENTO DE UMA POCA

Com o Roma, nascera um documento de poca, e por motivos distintos. Por um lado, a sua construo na horizontal, prolongando a plateia e desnivelando-a, dando origem a trs diferentes pisos, era pouco usual em Portugal. Na Europa de ento, a construo dos cinemas era feita quase sempre em altura, jogando-se com a altitude dos balces e com a existncia de camarotes de forma a poder encaixar-se o mximo de lugares possvel no mnimo de espao disponvel para a construo. Mesmo os cinemas muito grandes e com um comprimento considervel tinham tambm balces que ajudavam a aproveitar o espao disponvel. Os outros dois cinemas de Ribeiro Belga em Lisboa Aviz e Estdio 444 partilhavam a caracterstica do Roma de ter balces apenas como prolongamento desnivelado da plateia. Esta opo, alm de menos dispendiosa, permite de facto uma viso do cran mais democrtica: todos os lugares da sala so bons lugares para se ver o filme. Desaparecidos os outros dois cinemas referidos, em Lisboa resta o Roma como testemunho do trabalho do grupo Ribeiro Belga. Por outro lado, tambm um representante dos grandes cinemas dos anos 50 e, mesmo sendo diferente destes, vem na linha dos grandes cinemas que se construram nas dcadas de 40/50 como o Imprio, o Monumental e o So Jorge, entre outros. O que aponta para mais uma caracterstica que o distingue dos outros cinemas da altura: no sendo um cine-teatro, as dimenses do palco do Roma permitiam, e permitem, algumas utilizaes que no estritamente o cinema. Tambm pelos trabalhos do artista plstico responsvel pela coordenao mobilirio, decorao e painis, Manuel Lima, o Roma marcou a diferena.

Fachada do Roma - 1957

Pormenor do painel do Foyer Pequeno

D O

C I N E M A

R O M A

A O

F R U M

L I S B O A

12

JOAQUIM BRS RIBEIRO BELGA (1913-1972)


Alentejano de Montemor-o-Novo, Joaquim Braz Ribeiro Belga entrou no negcio dos cinemas a pouco e pouco, ganhando a confiana de investidores que nele reconheciam integridade, inteligncia e fora de vontade. A sua paixo pela actividade cinematogrfica vinha do ps-Segunda Guerra Mundial, quando conheceu negociantes espanhis que procuravam coproduzir longas metragens destinadas ao pas vizinho, recm-sado da Guerra Civil. Aproveitando a oportunidade comercial, Ribeiro Belga soube associar-se a estes na produo e distribuio de filmes. J em Lisboa, criou uma distribuidora importantssima, a Doperfilme, atravs da qual entraram em Portugal muitos filmes europeus, tendo mais tarde conseguido a representao da Universal International. Acoplada Doperfilme fundou toda uma estrutura composta por vrias outras empresas que, juntas, abrangiam todos os sectores da indstria cinematogrfica, como a Talma Filmes (produtora e distribuidora) ou a Sacil (exibio em salas), entre outras. Todas estas empresas constituam o Grupo Ribeiro Belga, um dos maiores no meio cinematogrfico durante largos anos. Dos vrios cinemas que detinha - espalhados pela provncia e pelas antigas colnias - o Roma era um dos construdos de raiz pelo Grupo Ribeiro Belga, em parceria com vrias outras entidades/scios, e a concretizao de um sonho pessoal de Ribeiro Belga. Na construo do Roma, inovou e conseguiu inaugurar um cinema moderno, elegante e de grande qualidade tcnica, ainda hoje amplamente reconhecida. Em Lisboa, alm do Roma, Ribeiro Belga foi tambm responsvel pela construo de outro cinema, o Estdio 444, que fora em tempos uma garagem, e tambm pela adaptao do Cinema Aviz, que era o antigo Cinema Palcio. Visionrio, no auge da guerra colonial decidiu expandir o negcio dos cinemas para frica, calculando que dali viria negcio. E ao longo de alguns anos foi investindo grande parte dos lucros das empresas em Portugal nos territrios ultramarinos, sendo responsvel pela construo de vrios cinemas, principalmente em Angola e Moambique, muitos dos quais existem ainda hoje. Mas a ligao frica-Portugal foi alm da simples explorao dos cinemas. Ribeiro Belga deslocava-se frequentemente aos territrios portugueses em frica, e foi assim que em 1959 descobriu o Duo Ouro Negro em Luanda, tendo sido a pessoa responsvel pela sua vinda a Lisboa no mesmo ano,

13

H I S T R I A

D A

C O N S T R U O

D O

R O M A

onde alis se estrearam no Roma. O Duo Ouro Negro um caso especial de sucesso, mas ao longo dos anos Ribeiro Belga foi solidificando as trocas culturais entre os dois continentes, tambm pela dinamizao da msica africana em Portugal, nomeadamente atravs da vinda de variadssimos artistas ao nosso pas. Alm de frica, tambm as relaes com a msica brasileira foram privilegiadas, e os espaos culturais de Ribeiro Belga foram frequentemente palco de espectculos de msica popular brasileira. De forte personalidade, Ribeiro Belga deixou impressa em quem o recorda uma memria forte. De dois dos episdios que ajudam a perceber a fora deste homem, um retrata a sua generosidade e outro o seu pragmatismo. Generosidade porque certa vez, perante um seu funcionrio que se casara h pouco tempo, decidiu ajudar a dar um impulso na vida de casado aumentando o seu ordenado para o dobro. Pragmatismo porque perante uma pessoa que, devendo-lhe algum dinheiro, estava disposto a tentar negociar o pagamento da dvida at em troca de trabalho, resolveu no acto, e sem grandes hipteses explicativas, propor o pagamento de uma pequena percentagem da divida, perdoando o restante. Em 1972, e na sequncia de um acidente vascular-cerebral aps uma viagem a frica, Ribeiro Belga acaba por falecer, j em Lisboa. Patro respeitado e tido como muito correcto, Ribeiro Belga conseguiu ser lembrado por aqueles que trabalharam para ele como algum com excelente olho para o negcio e simultaneamente como uma pessoa humana e justa. Desempoeirado, sem preconceitos, tratava todos da mesma forma, independentemente de quaisquer valorizaes sociais. Apesar de pouco dado a demonstraes carinhosas, apreciava muito a lealdade e a rectido e sabia compensar as pessoas nos momentos-chave.
Ribeiro Belga (ao centro, em baixo) com os scios do Roma e a equipa de arrumadoras, num almoo oferecido por estas aos patres, na ocasio do 1 aniversrio do Roma, em Maro de 1958.

Foi sem duvida uma pessoa extremamente importante na actividade cultural e cinematogrfica: alm de responsvel pela construo de vrios cinemas e produo de filmes e documentrios, dinamizou claramente a exibio de cinematografias europeias no nosso pas. A actividade de distribuio de Ribeiro Belga, graas qual entraram e foram exibidas no pas vrias cinematografias europeias (foi o primeiro distribuidor cinematogrfico a divulgar em Portugal filmes da nouvelle vague francesa como os de Truffaut e Godard), conferiu uma importncia adicional ao papel de Ribeiro Belga no panorama cinematogrfico portugus.

D O

C I N E M A

R O M A

A O

F R U M

L I S B O A

14

O Roma afirma-se
A GRANDE NOITE DE INAUGURAO Os jornais dirios da poca ilustram a grandeza do acontecimento na Lisboa de 1957. Eis o relato do Dirio de Lisboa na apresentao do novo cinema:
Enquanto Lisboa se estende lanando a sua rede habitacional para a periferia da cidade velha, as zonas comerciais vo-se gradualmente afastando do centro para criarem, afinal, novos centros que a prpria explorao comercial de diverses vai explorando. Em relao s salas de espectculo o facto passa-se de igual forma. Assim, para servir uma cidade nova que se ergue para Norte, apareceu primeiro o Cine-teatro Monumental, depois o Imprio, a seguir o Alvalade, mais tarde o Avis e, desde ontem, o Cine-Roma situado na avenida que tem o mesmo nome da Cidade Eterna, entre a de Joo XXI a e Rua de Edison. O novo cinema, construdo em pouco mais de dois anos, tem lotao para mais de um milhar de espectadores, com uma ampla plateia e uma tribuna que descem para o palco formando um segmento de coroa circular. As linhas arquitectnicas do edifcio so sbrias, como norma nas novas casas de espectculos e a prpria decorao dos corredores e ptios prima pela descrio. As cadeiras da sala, forradas a verde, so cmodas e o ambiente cria no pblico uma sensao de bem-estar. A sesso inaugural ficou assinalada pela presena de Silvana Pampanini, a formosa artista italiana que participa no filme exibido, uma produo em cinemascpio e a cores, intitulada Contos Romanos. Foi ela porm a grande vedeta da estreia, recebida com aplausos entrada do cinema por uma multido de curiosos e aplaudida tambm dentro da sala, onde distribuiu largamente sorrisos e autgrafos. Num dos intervalos Silvana Pampanini foi ao palco, apresentada por Fernando Pessa, e dirigiu aos espectadores algumas palavras de agradecimentos pela forma como fora recebida. A sua beleza incontestvel e a maneira simples como se apresentou cativaram o publico, que a aplaudiu sem reservas. O filme exibido, sem atingir a craveira das obras-primas, uma pelcula agradvel pela sua leveza e despretenso, com algumas belas imagens de Roma e uma histria que faz sorrir ou at mesmo rir sem esforo com a curta apario

O Roma exibiu o filme Contos Romanos na sua estreia.

Silvana Pampanini (ao centro, de vestido escuro) na abertura do Roma, com a equipe de arrumadoras do Cinema.

15

H I S T R I A

D A

C O N S T R U O

D O

R O M A

de Tt e Vittorio de Sica. A vida de quatro rapazes romanos entregues s maquinaes fraudulentas de um deles, contada com graa. Ao espectculo assistiram os Srs. Ministro da Presidncia, governador civil de Lisboa, secretrio nacional da Informao e inspector-geral dos Espectculos.

O Dirio Popular, descrevendo os complementos apresentados, refere um pequeno filme/ documentrio, com apontamentos graciosssimos at nas legendas, A Sina Saiu Certa, animada com uma interpretao do gracioso artista Raul Solnado o qual, infelizmente, aparenta estar perdido. Mas o Dirio Popular continua:
tarde, os proprietrios do cinema, Sr. Joaquim Ribeiro Belga, Eng. Antnio Praa, Fernando Santos e o produtor espanhol Pedro Curet convidaram os representantes da Imprensa e os crticos cinematogrficos para uma visita ao novo cinema. A sala de espectculos, de um s piso mas em trs planos, bem lanados o que d uma excelente viso de todos os lugares, tem acomodaes para mil espectadores, sendo as cadeiras muito confortveis. O palco estendese a toda a largura da sala e provido de cran panormico, com 14 metros de extenso. Rodeia a sala um amplo corredor, onde esto instalados os bars e vestirios e toda a decorao e mobilirio, elegantes e sbrios, foram orientados pelo artista plstico Manuel Lima que tambm executou alguns painis de lindo sentido moderno. Aos convidados foi servido um cocktail que teve a presena de Silvana Pampanini, que entreteve larga conversao com todos os jornalistas, e dos produtores italiano Marqus Giancarlo Cappelli e francs Conde de Robien, que acompanharam aquela vedeta a Lisboa.

O Foyer em 1957 correspondia ao actual trio de entrada.

O evento causou tantas impresses diferentes, que o relato do jornal O Sculo escolhe outros detalhes para transmitir o acontecimento aos seus leitores:
Lisboa conta, desde ontem, com uma nova sala de espectculos: o Cinema Roma. Manda a verdade dizer que a sua abertura ficar assinalada como mais uma feliz iniciativa a juntar a tantas outras, no s do esprito empreendedor e ousado do empresrio e distribuidor de filmes Sr. Joaquim Ribeiro Belga cujas faculdades de inteligncia e de actividades so credoras de todas as homenagens mas tambm dos seus scios Sr. Eng. Antnio Praa; o milionrio espanhol D. Pedro Couret, figura de relevo nos meios cinematogrficos de Madrid e Paris; e Fernando Santos, fundador e proprietrio da firma distribuidora Sonoro Filmes, que igualmente so dignos de louvores pela pela

Anncio no Sculo do dia da abertura do Roma.

D O

C I N E M A

R O M A

A O

F R U M

L I S B O A

16

coragem que evidenciaram em dotar o popular bairro de Alvalade com uma sala de espectculos edificada, desde os alicerces, com o mais escrupuloso respeito por tudo quanto envolve problemas de ordem tcnica, conforto e distribuio de lugares, sem deixarem de ser meticulosamente considerados os requisitos modernos indispensveis num cinema de estreias de primeira categoria. A convite da gerncia, os representantes da Imprensa visitaram ontem de tarde o Roma, cuja monumental fachada constitui a primeira nota marcante do seu feliz traado. Um exame mais atento s suas amplas perspectivas torna os olhos cativos de muitos pormenores de construo, sobretudo no que se refere ao aproveitamento do espao destinado s vitrinas, para servirem de m os tr ur io afixao de c ar t az e s e , ai nda , r e so lu o do s problemas de acesso ao trio principal, cujo desafogo permite ao pblico dirigir-se s bilheteiras sem demoras e tornar menos morosa a entrada de espectadores na sala. Esta, pelo seu risco, em tudo diferente de qualquer outra casa de espectculos da capital, deixou os visitantes surpreendidos. Evidenciando uma ligeira inclinao, que revela a preocupao de valorizar as cadeiras da plateia, a qual se sucedem, em planos mais afastados semelhantes a dois degraus espaosos, os lugares de balco especial e de balco, tudo reflecte o desejo de bem servir o pblico, proporcionando-lhe as melhores condies de visibilidade de qualquer ponto da sala. Salienta-se ainda, pelo efeito de seduo que se desprende do conjunto do ambiente, a distribuio de luz, a delicadeza dos pormenores da decorao pelo pintor Manuel Lima, a suavidade das tintas, a comodidade das poltronas em todos os lugares: o desafogo dos corredores, atapetados; o estudo das condies acsticas da sala realizadas pelo Sr. Eng. Cavaleiro Ferreira, e ter-se- uma ideia agradvel do considervel esforo despendido pelo notvel artista Lucnio

Jornal Repblica, 15 de Maro de 1957

O Roma em 1957 tinha capacidade para 1056 pessoas.

17

R O M A

A F I R M A

S E

Cruz, arquitecto, por ter levado a cabo a construo do Roma, em cerca de dez meses. No primeiro pavimento esto instalados um espaoso bar e amplos vestirios.A tela foi alvo de cuidados especiais. Mede 14 metros e ocupa toda a largura da sala para obedecer s dimenses de cran panormico e satisfazer as exigncias de projeco de filmes rodados em cinemascpio.

A primeira vez que o Roma abriu ao pblico contava com 1056 lugares, mais 355 do que a actual capacidade mxima. Cinema de grande sucesso entre as gentes das novas avenidas, o fim que inicialmente fora previsto - dar cinemas s classes menos abastadas - acabou por no ser cumprido, e o Roma tornou-se um Cinema com os seus rituais e pblico prprio e exigente. Classificado pela Inspeco-geral dos Espectculos como sendo de 2 classe, obtm autorizao para a realizao de espectculos ou divertimentos pblicos de cinema e variedades. Apesar de ser um cinema simples em comparao com os exemplares luxuosos frequentes na poca o ambiente era considerado excepcional por quem o frequentava. E desde cedo comeou a ganhar clientela assdua. Incontornvel era Fernando Pessa, que todos os dias de manh dava a volta ao cinema de bicicleta, sempre de chapu e com a mala a tiracolo. Pessa foi, alis, um cliente dos mais assduos, tendo inclusivamente apresentado muitos dos espectculos do Roma comeando, como no podia deixar de ser, pela inaugurao. Os bares eram pequenos e funcionavam direita de quem entra no trio do cinema, no piso trreo e no 1 piso, uma vez que o Foyer grande no existia. E a sua falta fazia-se sentir. NECESSIDADE DE ALTERAES Em Abril de 1957, j com o Cinema em funcionamento pleno, deu entrada na CML um pedido de obras de alterao ao Roma. O arquitecto Lucnio Cruz justifica as alteraes e ampliao do Cinema Roma atravs da necessidade sentida de aumentar a rea dos Foyers reservado ao pblico, e que tem dado lugar a grandes aglomerados e consequente falta de comodidade para o pblico, nico elemento real, tornando-se por isso imprescindvel o aumento do Foyer esquerdo. Assim, os pilares existentes mantiveram-se (so as colunas que hoje atravessam o Foyer Grande), havendo uma deslocao da parede exterior com respectivas portas e janelas, configurando um espao j muito semelhante ao que hoje o Foyer. E assim o cinema acabou por encerrar para obras em Agosto de 1958, reabrindo a 30 de Outubro, j com o Foyer, exactamente um ano e meio depois de ter sido inaugurado.
Equipa do Roma em 1957, nas escadas que ligavam a Plateia ao actual Foyer e que foram eliminadas. (ver abaixo)

Projecto do Roma, 1954.

D O

C I N E M A

R O M A

A O

F R U M

L I S B O A

18

Em Setembro de 1959 h um novo pedido de alteraes fruto de uma srie de observaes colhidas durante o funcionamento da sala de espectculos. O pblico com os seus caprichos por vezes quem dita a melhor soluo a adaptar ou a transformar o existente e assim a empresa do Cinema Roma sempre pronta a atender o pblico e proporcionar-lhe bem-estar e conforto durante o tempo do espectculos apresentou mais algumas alteraes, como a demolio da escada no Foyer lateral esquerdo. As escadas tinham sido necessrias antes da construo do Foyer, uma vez que serviam um acesso suplementar plateia. Construdo o Foyer e perdida a necessidade da porta suplementar, que fora fechada, as escadas tinham deixado de fazer sentido. E um ano mais tarde so exactamente no mesmo local colocadas as vitrinas interiores centrais, que por l continuam. Um auto de vistoria da Inspeco dos Espectculos datado de Agosto de 1964 refere a instalao recente de um novo ecr (com 16m de comprimento por 7,30m de altura) que permite a projeco de filmes em 70 milmetros, bem como a existncia de novas mquinas de projeco (Cinemecnicas Vitoria 8). Este auto refere ainda que nos espectculos pelo sistema Todd AO 70 mm as quatro primeiras filas da plateia, num total de 110 lugares, no oferecem condies de visibilidade perfeita pelo que deve ser interdita a sua utilizao. Data de Janeiro de 1970 o pedido de Ribeiro Belga Lda. de construo de uma zona de escritrios na parte superior do Foyer lateral esquerdo, com acessos completamente independentes. O parecer do Conselho Tcnico da Direco dos Servios de Espectculos, de Fevereiro do mesmo ano, favorvel:
A ampliao projectado est proporcionada com o actual volume do cinema, originando-se, assim, um edifcio misto, nos termos em que a legislao em vigor o permite. Na verdade, tratando-se de uma zona com acessos absolutamente independentes e construda com materiais incombustveis. A rea retirada ao Foyer considera-se de admitir, em principio. Dada a informao, que consta da memria, de que as novas instalaes se destinam apenas a escritrio da empresa, o que parece no se coadunar com as solues em planta, entende este Conselho Tcnico que dever o interessado explicitar quais os tipos de utilizao realmente previstos, em que se esclarea no surgirem proximidades ou vizinhanas perigosas ou incmodas para o normal funcionamento do cinema.

Foyer do Roma aps as obras de alterao de 1958

Esta construo deu origem aos pisos que hoje albergam os servios da Assembleia Municipal de Lisboa.
Pedido de construo de trs pisos.

Enquanto as alteraes arquitectura se sucediam, sintomticas de novas necessidades sentidas, o Roma ia conquistando cada vez mais o seu lugar na cultura cinematogrfica e no s de Lisboa.

19

R O M A

A F I R M A

S E

OS CINEMAS NA CIDADE
Os cinemas em Lisboa foram avanando com o desenvolvimento da prpria cidade. Nos incios do sculo 20 existiam nas zonas mais centrais, onde estava concentrado o comrcio: a Baixa e o Chiado. Eram frequentados por pblico de elite intelectual e eram ainda experimentais. medida que o prprio cinema se vai popularizando, cresce a tendncia de alargar a arte a espaos menos centrais na cidade. A nvel de entretenimento familiar o Cinema assume-se como concorrencial popularidade de feiras, circos e teatros, espectculos por excelncia de grande tradio popular. Dados os requisitos tcnicos necessrios, o cinema comea por utilizar os meios disponveis, adaptando-se ao existente, em salas circunstanciais veja-se o caso da primeira sesso de fotografia animada em Lisboa, no Real Colyseu de Lisboa, na Rua da Palma, em 1896 e s paulatinamente se inicia o processo de autonomia construtiva. O primeiro edifcio construdo de raiz para receber sesses cinematogrficas foi o Chiado Terrasse, em 1908. Sucederam-se vrias outras salas, algumas deles ainda hoje de p embora nem sempre como cinema, como o Politeama (1913) ou o Tivoli (1924). A segunda metade dos anos 20 trouxe para Portugal a linguagem modernista tambm na arquitectura, e corresponde na edificao de cinemas expanso geogrfica da construo, que deixa o corao da cidade e se comea a estender pelas zonas de bairro, algumas na altura quase perifricas, como o Royal na Graa (1929), o primeiro cinema a receber o cinema sonoro ou o Paris, na Estrela (1931). As dcadas de 40-50 correspondem construo das grandes salas, preparadas para receber projeces de maior qualidade em ecr gigante, correspondentes ao prestgio que comeava a caracterizar a capital. nesta poca que aparecem alguns dos mais monumentais cinemas da cidade, como o Condes (1951), o Monumental (1945/51), o So Jorge (1950) ou o Roma, de 1957.

Cinema Roma, 1958

Com a crise do cinema provocada em parte pela exploso da televiso surge a necessidade de reduzir o tamanho das salas de forma a rentabilizar o investimento e a prpria explorao. J nos anos 60, a legislao muda e passa a permitir a construo de salas de cinema em edifcios com outras funes. Foi o incio dos cinemas multiplex, em que num espao possvel escolher de entre alguns filmes. Sob o ponto de vista de riqueza arquitectnica so tendencialmente salas mais desinteressantes. Esta tendncia tem-se mantido at aos nossos dias, basta relembrar os ltimos cinemas a serem inaugurados na cidade (UCI e Alvalxia). No entanto, e desde meados dos anos 90, notou-se alguma tendncia de preservao de salas arquitectonicamente valiosas e qualificadas. A compra, pela autarquia, do Roma e mais tarde do So Jorge sintomaticamente demonstra a preocupao com o futuro destas salas, muitas das quais irremediavelmente perdidas para sempre.

D O

C I N E M A

R O M A

A O

F R U M

L I S B O A

20

Relatrio de incidente com bombeiro

Relatrio do Batalho Sapadores Bombeiros

21

R O M A

A F I R M A

S E

CINEMA MAS NO S Ao longo dos anos, muitos e muitos eventos se sucederam, aliando-se muitas vezes s exibies cinematogrficas ou complementando-as. Alm, obviamente, dos muitos filmes que se impuseram como imperdveis por si s, mesmo sem quaisquer actividades complementares. Desde a sua abertura que o Cinema Roma esteve destinado a ser um plo de acontecimentos no apenas cinfilos mas tambm recreativos, musicais, polticos, sociais e educativos. Um embrio de Frum, portanto. Vrios acontecimentos diferentes complementavam as sesses cinematogrficas, que eram um verdadeiro acontecimento para quem as podia frequentar. Ir ao cinema exigia uma postura que em pouco se assemelha que se assiste hoje em dia. Os cinemas assumiam tambm um importante papel de banco de namoro, dado que a troca de um beijo num jardim pblico podia dar lugar a uma reprimenda ou at uma ida esquadra policial mais prxima, razo pela qual muitos namoros tinham incio nas salas de cinema. As salas do cinema como espectculo, e no apenas de exibio de cinema, contavam com uma equipa de pessoal alargada. No Roma, faziam parte da equipa 16 arrumadoras efectivas, 6 porteiros, 4 bilheteiras (alm de mais um elemento para colmatar as folgas), duas senhoras de toilete (e uma para fazer as folgas), 4 projeccionistas, o gerente, o secretrio e o fiscal: quase 40 pessoas. Alm do pessoal de limpeza, que era constitudo por uma equipa de 10 a 12 pessoas. Cada uma desta categorias profissionais obedecia a rigorosos padres e cumpria com brio as suas funes. A Revista Cinfilo j pelo menos desde 1939 que enaltecia as qualificaes dos projeccionistas:
A escolha de projeccionistas, no nosso Pas, no tem sido feita com o severo critrio de ser honesto perante o pblico, como de uso l fora. Os projeccionistas (este seu verdadeiro nome; o de operador nada ou bem pouco significa) os projeccionistas americanos, por exemplo so quasi engenheiros. Uma carta de projeccionista no pode ser entregue a qualquer pessoa porque no se justifica que centenas de espectadores sejam vtimas do pouco saber ou experincia do chefe de cabina.

Foto de Salvador Almeida Fernandes, Arquivo Fotogrfico de Lisboa, C.M.L.

Alm da qualidade da projeco, importava receber bem os espectadores e faz-lo com profissionalismo e aprumo. As arrumadoras do Roma, cujo fardamento era examinado diariamente pelo fiscal antes de se abrirem as portas, eram conhecidas como o grupo das mais bem fardadas de Lisboa.

Projecto da fachada do Roma, 1970

D O

C I N E M A

R O M A

A O

F R U M

L I S B O A

22

Os cinemas eram de Estreia, como o Roma, ou de Reprise. Cada sala de cinema de estreia exibia um filme em exclusivo, o que permitia criar a sua personalidade cinfila prpria. No caso do Roma, eram exibidos principalmente filmes europeus, que eram os distribudos pelas empresas do grupo Ribeiro Belga. Para se comprar o bilhete, era comum haver filas maiores do que as de hoje, uma vez que o cinema era um entretenimento de crescente popularidade e de grande adeso. As sesses eram s tarde (matin) e noite (soire). Distribuam-se os programas, onde constavam dados do filme a exibir bem como uma relao dos complementos. As luzes apagavam-se, os cortinados abriam-se e a sesso comeava. Mas no com o filme propriamente dito, que esse s viria depois do primeiro intervalo. Antes, ainda se podia ver um pequeno documentrio ou filmagens de locais e ainda um magazine de actualidades ou um pequeno filme de animao, alm das apresentaes das prximas estreias. Findo o primeiro intervalo, iniciava-se o filme propriamente dito, com direito a um intervalo prprio.

Equipa do Roma, finais dos anos 50

No Roma, este ritual foi frequentemente abalado por espectculos e acontecimentos paralelos, como quando aliado projeco do filme Fim de semana em Londres foi realizada uma passagem de modelos num estrado montado para o efeito e que inviabilizou alis a utilizao de algumas filas da plateia; ou quando os espectadores ao sarem da sesso se depararam com uma exposio de fotografias da provncia de Angola exposta em cavaletes no Foyer de forma a no prejudicar a segurana; ou ainda numa ocasio em que, aliado ao filme A vida sempre igual, em que a entrada era apenas feita por convites, se pde assistir, no intervalo, a um evento marcadamente comercial: uma demonstrao de um novo modelo de mquina de lavar. Estes so apenas exemplos de inmeras variaes simples ida ao cinema.
Mas o ritmo do cinema foi tambm amide alterado por motivos estritamente cinematogrficos. Exemplos importantes so os ciclos de cinema, alguns dos primeiros realizados no pas. O ROMA FAZ HISTRIA Lauro Antnio foi pioneiro e responsvel, no inicio dos anos 60, por um ciclo de cinema dedicado aos audiovisuais em cinema, seguramente um dos primeiros ciclos realizados em Portugal. Com alguns colegas da Faculdade que frequentava e com o apoio de dois ou trs professores, conseguiram concretizar um evento que pretendia dar relevo aos audiovisuais, o qual teve um sucesso considervel, conseguindo salas sempre completas de pblico obviamente vido de sesses fora do comum e de oportunidades culturais distintas das habituais.

Arrumadoras do Roma, impecavelmente fardadas, com Maria Angla.

23

R O M A

A F I R M A

S E

LAURA ELRIO passou a sua vida profissional no Roma. O Cinema estava para abrir e fiz o pedido 15 dias
de antecedncia, j estava a equipa toda preenchida. Mas fui aceite e no dia seguinte, atravs de um postal, mandaram-me logo chamar, recorda. Com as datas na ponta da lngua e uma memria verdadeiramente espantosa, Laura confessa que se emociona cada vez que volta ao seu Roma. E foi no j no Roma mas no Frum Lisboa que recordou o seu percurso profissional, indissocivel da vida do Cinema. Motivos de to forte ligao? Talvez os mais de 30 anos que passou no Cinema. Certamente o ambiente e o esprito de equipa e de entre-ajuda tero contribudo para um profundo sentimento de pertena. Foi sempre um ambiente muito bom, vivemos momentos muito bons, de muita felicidade, tnhamos uma boa empresa, incluindo os patres que eram muito bons para ns, apesar de muita gente falar mal dos patres ns nunca tivemos razo de queixa dos nossos! Era uma equipa muito unida, nunca tivemos problemas.
Sr D Laura Elrio no terrao do Frum, local onde petiscou com os colegas muitas vezes, ao longo dos anos.

O brio profissional e a exigncia tambm contriburam para um orgulho desmedido na farda envergada. Chegamos a aparecer no jornal como as empregadas mais bem fardadas de Lisboa e era verdade! A gente andava sempre impecvel. E com muita disciplina, chegavam-nos a perguntar se estvamos na tropa...

Tivemos aqui grandes artistas internacionais, o Cinema era conhecido como a fina flor de Lisboa, recorda. Das presenas de artistas, recorda com maior vivacidade a de Silvana Pampanini na estreia, de Sarita Montiel com o filme Carmen, la de Ronda, que foi um xito: foi quando se inaugurou o salo (bar). Toda a praceta estava cheia de gente! Mais tarde veio Marisol, por duas vezes tambm Carmen Sevilha, Elis Regina Mas vrios outros artistas, tambm portugueses passaram pelo Roma, de Amlia Rodrigues ao Duo Ouro Negro, recorda. Foram tantos e com tanta categoria que seria difcil dizer todos os nomes!. A recordao dos rituais do Roma nos anos 60 deixa estampadas no rosto de Laura as saudades da sua querida profisso: chegmos a ter matins danantes, a segunda matin Segunda feira, no salo. Vinha aquela camada jovem, entre os 14 e os 18 anos, mas com uma postura e num ambiente no era nada do que se v agora! Entravam aqui, no se ouvia uma palavroAchvamos muita piada porque eram muito novinhos. Laura assistiu, naturalmente, aos sucessos e aos grandes xitos de bilheteira. Uma experincia muito marcante, j no ps 25 de Abril, prendeu-se com o filme Emanuelle : est a fazer exactamente 30 anos que fui entrevistada pela Dra. Maria Elisa Domingues - o programa era sobre o filme Emanuelle. Foi um filme com um xito tremendo, que esteve em cartaz 4 meses e meio! A angstia do encerramento do Roma ainda visvel em Laura. Quanto voltei c, em 1997, ao espectculo de Simone e de Carlos Quintas foi uma grande emoo, uma saudade que no faz ideia. Principalmente por ter sido um ambiente muito bom! s vezes dizem so muitas mulheres, mas continuamos todas a ser amigas, depois destes anos todos!

D O

C I N E M A

R O M A

A O

F R U M

L I S B O A

24

A equipa de arrumadoras do Roma com Henrique Mendes e Simone de Oliveira.

Tambm na dcada de 60, o jovem Pedro Bandeira Freire resolve aproveitar o tempo morto entre as sesses e propor a Portal da Costa, crtico de cinema e gerente do Roma na altura, um ciclo Msica e Cinema. E semanalmente, durante mais de um ano, por volta das 18h30, decorreu uma sesso de cinema seguida de uma actuao de uma banda ou artista. O sistema era simples: o cinema era alugado ao organizador, que se encarregava de trazer o filme, a banda e o pblico. Foram dezenas de filmes e de grupos musicais que passaram pelo Roma na altura, dinamizando o Cinema e o panorama cultural lisboeta. O conceito funcionava: os filmes eram escolhidos tambm pela banda sonora e o conjunto que actuava no palco aps a exibio estava de algum modo relacionado com o filme projectado. Como exemplo: o filme Sait-on jamais tinha msica do Modern Jazz Quartet, que entre os seus elementos contava com um xilofonista; e o grupo escolhido para actuar nesse dia tinha tambm o mesmo gnero de som, sendo que o xilofonista era Mrio Viegas. No mbito deste ciclo, pisaram o palco do Roma importantes nomes da msica nacional como Jorge Machado, Hlder Martins ou Thilo Krassman, entre muitos outros. Mais uma vez, o sucesso da iniciativa confirmava que o pblico reagia bem perante uma oferta cultural mais complexa do que aquilo que normalmente lhe era disponibilizado. Alm destas, de origem externa, houve outras iniciativas cinfilas organizadas pela empresa do Roma, como a Semana do Cinema Espanhol, motivo de visita ao nosso pas de realizadores como Bardem ou Berlanga. Estes acontecimentos, juntamente com as inmeras e constantes presenas das estrelas, do cinema europeu e no s, foram sempre o garante e o motivo da grande agitao e animao que existiam volta do Roma. Os eventos recreativos tiveram tambm um papel especial na histria do Roma. Anualmente, o Cinema era extremamente concorrido por outros motivos que no os cinematogrficos, pelo menos em duas ocasies: o Carnaval e a Passagem de Ano. Nas noites de fim do ano, o Roma promovia festas de arromba! As pessoas ao entrarem recebiam uma bolsa com brinde: uma garrafinha com espumante, as 12 passas e outras surpresas variveis. O tecto estava cheio de bales, que meia noite rebentavam num som ensurdecedor. Era um dos reveillons mais famosos de Lisboa, e que fazia jus sua fama pela animao e pela qualidade dos conjuntos musicais presentes na data. Tambm o Carnaval do Cinema Roma era um acontecimento especial e concorrido, considerado por alguns como o maior Carnaval de Lisboa, a par do antigo Monumental. Os cinemas eram por excelncia um prolongamento do Carnaval popular, em que as programaes especiais para o efeito

Assistncia festa infantil do Grmio Nacional das Empresas de Cinema, no cinema Roma, 1962. Fundo O Sculo, Arquivo de Fotografia de Lisboa CPF / MC

25

R O M A

A F I R M A

S E

atraam as pessoas, por vezes em bailes at s tantas - matins infantis, soires para os adultos. Foi alis num Carnaval de arromba que o Roma proporcionou aos muitos lisboetas que l acorreram trs espectculos sempre esgotadssimos da grande Elis Regina com Jair Rodrigues, nomes-mito da msica brasileira. Alm das duas ocasies referidas, era extremamente frequente haver um espectculo de variedades complementar sesso cinematogrfica. Como eram as sesses especiais, as programadas por Igrejas Caeiro s Quartas-feiras e dedicada s donas de casa, ou ainda as dedicadas aos estudantes, onde se desenvolveram paixes e despertaram inmeros amores, para referir algumas que fizeram sucesso. Outros eventos populares eram os concertos de conjuntos, uns j de renome e outros ainda em fase de lanamento na carreira musical. O Roma foi palco da estreia de marcos da msica portuguesa, como o Duo Ouro Negro, que o prprio Ribeiro Belga ajudara a chegar a Portugal continental exactamente com o intuito de iniciarem uma carreira na dita ento metrpole. Mas o Roma foi palco de outros lanamentos fundamentais para a histria da msica popular portuguesa como o disco de estreia de Srgio Godinho, Romance de Um Dia na Estrada, e o lbum de estreia a solo de Jos Mrio Branco, Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades, ambos editados pela Sassetti. A visita e participao de Escolas no Roma verificou-se tambm desde o incio da histria deste cinema. Principalmente no Natal mas no s, as crianas tinham oportunidade de ver os filmes infantis do momento, e de caminho um desenho animado em jeito de complemento. Alm das escolas, era comum fazerem-se sesses, mais ou menos privadas, nomeadamente a pedido de empresas que alugavam a sala para o efeito, proporcionando os patres aos seus empregados uma benesse a cujo acesso seria difcil de outro modo. Mas tambm de fracassos se fez a histria do Roma. Um filme importante na histria da exibio cinematogrfica portuguesa - at por ter estado mais de um ano em exibio - foi Msica no Corao, de Robert Wise, que estreou simultaneamente no Roma e no Tivoli. No entanto, no incio o filme foi um fracasso de bilheteira em ambos os cinemas. O Roma substituiu-o rapidamente, mas aps insistncia do distribuidor para que Msica no Corao ficasse em exibio por mais tempo, o Tivoli acede. Entretanto, em frente a este cinema o So Jorge estreara Goldfinger, fita extremamente

Crianas que participaram no concurso de mscaras do cinema Roma, 1965. Fundo O Sculo, Arquivo de Fotografia de Lisboa CPF/MC

Anncio de Elis Regina e Jair Rodrigues no Roma, 1966

D O

C I N E M A

R O M A

A O

F R U M

L I S B O A

26

concorrida em termos de acorrncia de multides. E assim, aps lotar o So Jorge, as pessoas que no conseguiam bilhete tiveram a tendncia de atravessar a Avenida e ir ao Tivoli. Ao ver Msica no Corao gostam, espalham a palavra, e num processo bastante comum de construo de sucessos de bilheteira o filme de Wise tornou-se um dos maiores sucessos de sempre em termos de exibio em Lisboa. No entanto, no Roma no esteve em cartaz tempo suficiente para poder viver esta afluncia. Enquanto o Roma acolhia todas estas experincias, o panorama e a lgica do(s) cinema(s) foi-se alterando. MUDAM-SE OS TEMPOS

Matins infantis. A artista Marisol procedendo distribuio de prmios na matin infantil no cinema Roma, 1964. Fundo O Sculo, Arquivo de Fotografia de Lisboa CPF/MC

A explorao, que at determinada altura fora feita em termos de tempo (um s filme podia estar vrios meses numa s sala), comeou paulatinamente a ser feita em quantidade: o mesmo filme passou a estrear em vrias salas simultaneamente, e a explorao comeou a fazer-se no em tempo mas em nmero de salas. Esta estratgia, directamente relacionada com o domnio norte-americano que se comeou a impor, implicou directamente grandes alteraes na explorao dos cinemas. medida que a televiso e o vdeo ganharam adeptos e se foram desenvolvendo, comeou a ser insustentvel um filme ficar muito tempo numa sala, sendo o ciclo de vida do filme no cinema encurtado tendo em conta a sada em vdeo e mesmo a sua difuso na televiso. Ou seja, se ao fim de alguns meses de exibio cinematogrfica o filme podia ser requisitado num clube de vdeo, obviamente que o tempo de exibio tinha que ser bastante diminudo.
Este facto obrigou a que houvesse uma explorao conjunta, pelo que os cinemas comearam a ser muito semelhantes nas escolhas dos filmes que exibiam, sacrificando as caractersticas prprias outrora privilegiadas. O Roma, que sempre exibira filmes mais marginais, foi um dos cinemas mais prejudicados com esta nova lgica de explorao cinematogrfica. Tambm o ritual de deslocao ao cinema estava j muito mais normalizado. Apesar das condies de projeco e qualidade tcnica das mesmas serem cada vez melhores, ou talvez tambm em parte por este motivo, ir ao cinema era j um acto comum, algo feito por impulso ou pelo menos de modo mais automtico. Uma das grandes vantagens do Roma era o tamanho do seu ecr, entretanto aumentado, e que proporcionava condies excepcionais de exibio quer em formato cinemascpio quer em 70 milmetros.

Dirio Popular de 15 de Outubro de 1964.

27

R O M A

A F I R M A

S E

Os intervalos deixaram de vir pr-assinalados na fita, cabendo a cada projeccionista decidir onde pausar o filme. A regra no Roma era escolher uma cena calma, sem grande tenso dramtica, num mximo de 65 minutos decorridos de filme, dependendo da durao total do filme. Fruto das mudanas de lgica de exibio, nasceu um fenmeno novo: as ante-estreias. Estas tendiam a ser eventos de grande prestgio, onde se usava o tapete vermelho e em que os convidados eram estritamente seleccionados. Entretanto, em 1972, morre Joaquim Braz Ribeiro Belga e sucede-lhe, na gerncia da empresa, um sobrinho. MUDAM-SE AS VONTADES O perodo que segue ao 25 de Abril foi, em termos de exibio cinematogrfica, absolutamente excepcional em Portugal, e as causas no so difceis de depreender: podia-se finalmente ver os filmes proibidos pela censura ao longo das ltimas dcadas. E o Roma conhece alguns dos seus mais estrondosos xitos de bilheteira neste perodo, semelhana do que acontece um pouco por todo o pas. Destes, os filmes erticos que de ertico nem sempre tinham muito! foram dos que obtiveram mais sucessos. Para assistir a Harlis - Amor entre mulheres, por exemplo, as pessoas chegaram a comprar bilhetes por dois mil escudos, no mercado negro. A afluncia s bilheteiras era enorme, e frequentemente as sesses esgotavam muito antes de chegar sequer a meio da fila acumulada para comprar bilhetes. A abertura ao estrangeiro potenciou novas mudanas na lgica cinematogrfica de Lisboa, e tornou-se mais difcil a explorao de cinemas fora do grupo norte-americano que conquistou grande parte do mercado em Portugal. A Lusomundo comeou a ter uma crescente agressividade comercial, que rapidamente se alastrou s restantes grandes empresas exibidoras, e que a pouco e pouco levou a um estrangulamento de mercado. E tanto a distribuio como a exibio por parte do grupo Ribeiro Belga comearam a ressentir-se. Por outro lado, os cinemas do grupo Ribeiro Belga eram afastados do centro, e os cinemas de bairro foram os que mais e mais rapidamente se ressentiram com a crescente importncia da televiso, uma vez que as famlias tinham uma alternativa fcil ao programa: ficar em casa. Os cinemas do centro da cidade, tal como os teatros, tendiam a continuar a ter uma carga quase mtica de local de espectculo onde se ia ver e ser visto, estrear a ltima moda e saber dos ltimos mexericos sociais.

Crianas que assistiram festa de Natal realizada no cinema Roma, 1962. Fundo O Sculo, Arquivo de Fotografia de Lisboa CPF / MC

A equipa das arrumadoras do Roma, incio dos anos 70.

D O

C I N E M A

R O M A

A O

F R U M

L I S B O A

28

Sentindo a necessidade de se aliar a uma das empresas dominantes, a empresa detentora do Roma cede Lusomundo parte do capital. E apesar de o Roma ter sempre acolhido e exibido filmes distribudos por outras empresas, como a Castello Lopes ou a prpria Lusomundo, o forte da sua programao eram os filmes distribudos pelo grupo Ribeiro Belga. Nos finais dos anos 70 este processo alterou-se definitivamente, e atravs desta nova parceria comeam a passar no Roma principalmente filmes representados em Portugal pela Lusomundo, que iam alternando aos distribudos pelas empresas do grupo Ribeiro Belga. Paralelamente s alteraes cinematogrficas o Roma continua, nos finais dos anos 70 e incio dos anos 80, a ser palco de mudana. Anos antes de vir a ser sede da Assembleia Municipal de Lisboa, o edifcio acolheu eventos importantes para o desenrolar da actividade poltica e, consequentemente, dos destinos de Lisboa e do pas. Foi aqui, a ttulo de exemplo, que Francisco S Carneiro foi reeleito Presidente da Comisso Poltica Nacional, no VII Congresso do PSD, em 16 e 17 Junho de 1979, sendo na sequncia deste Congresso que viria a assumir a liderana do Governo AD eleito pouco depois. Ter sido tambm neste evento que S Carneiro ter sido apresentado a Pedro Santana Lopes, no Foyer do Cinema. O cinema portugus, que sempre fora privilegiado na exibio no Roma, continua a poder contar com este local para apresentar muitos dos seus filmes, embora nem sempre para o pblico em geral. Foi no Roma, mais concretamente na sala de provas do 2 piso, que foi seleccionado o filme Manh Submersa, de Lauro Antnio, para representar Portugal no Festival de Cannes. O realizador recorda-se do acontecimento:
No Roma talvez se tenha dado a sesso mais importante para mim com um filme meu durante toda a minha vida: foi na sala de provas que passou pela, primeira vez a Manh Submersa quando c veio PierreHenri Deleau o director da quinzena dos realizadores do Festival de Cannes, e que veio a Portugal escolher filmes para levar para o festival de Cannes. Na altura o Instituto Portugus de Cinema organizou a sesso para o Pierre-Henri Deleau e foi l que o filme passou nas piores condies! Acho que nunca sofri tanto na minha vida. A cpia tinha sado h pouco tempo da Tobis, a sesso comeou e cerca de 20 minutos depois comeou a no se ouvir nada. Ao principio fui cabine de projeco

VII Congresso Nacional do PSD, Cinema Roma, 1979. Foto de Joo Nascimento, Arquivo do PSD.

Cinema Roma, 1979. Foto de Joo Nascimento, Arquivo do PSD.

29

R O M A

A F I R M A

S E

para ver se havia algum problema, mas no era nada com o filme, era com a mquina que tinha tido um problema qualquer. E o filme foi assim at ao fim. Acho que nunca devo ter suado tanto na minha vida! A ver um filme que podia ter algumas hipteses de ir ao festival de Cannes a v-lo passar numas condies miserveis. s tantas perguntei ao Pierre-Henri Deleau se ele queria parar, ele respondeu que no, que se percebia e no final seleccionou o filme! Disse que tinha percebido que aquilo eram condies tcnicas da mquina, mas que caso fosse da cpia para o recuperarmos at ao festival! O dia foi dramtico, mas foi dos dias mais importantes da minha vida em termos de cinema e de evoluo, porque o facto de ter ido a Cannes onde foi muito bem recebido alterou por completo a percepo do filme no s em todo o mundo como inclusivamente em Lisboa.

A festa do Carnaval inclua at o pequeno almoo, s 07h.

Depois de mais alguns grandes xitos de bilheteira (com Terra Sangrenta por exemplo, as pessoas s 10h da manh j formavam fila para conseguirem bilhete), em 13 de Outubro de 1988, o Roma exibe o filme Comboio em Fuga, de Andrei Konchalovsky, que foi a sua ltima sesso, com direito a muita emoo e algumas lgrimas.

Lotao da sala 1957: 1056 lugares 1962: 1099 lugares 1973: 1032 lugares 1986: 976 lugares 1997: 701 lugares

Sala de projeco do Frum em plena actividade

D O

C I N E M A

R O M A

A O

F R U M

L I S B O A

30

DIVAS veio parar ao cinema por acaso: o pai era, em Moambique, projeccionista de um dos cinemas ligado ao grupo Ribeiro Belga. E desde cedo o filho foi tomando contacto com o mundo das mquinas de projeco e das bobines. Entre o ver fazer e o comear a ajudar foi um passo, incentivado em grande medida pelo pai. Uma vez aprendido o bsico do ofcio, e ganha a experincia custa de ir ajudando aqui e ali, Divas aprendeu os segredos de uma boa projeco.
Quando, aps o 25 de Abril, a sua famlia veio para Lisboa, o seu percurso foi, naturalmente, dar mais uma vez ao cinema. E mesmo sem ter tido alguma vez esse objectivo profissional especfico, Divas teve um convite para ir fazer as frias de um trabalhador e acabou por se tornar projeccionista profissional, agregado ao Roma desde os finais dos anos 70. A facilidade de adaptao teve uma grande ajuda: as mquinas instaladas no Roma eram iguais s com que lidava em Moambique. Na altura, o Roma possua o maior ecr da cidade, sendo dos poucos cinemas que podia exibir filmes em 70 milmetros. O Cinemascope do Roma antigo era quase os 70mm do Condes, agora imagine o nosso 70mm! recordou, orgulhoso, o projeccionista. E de facto, apesar de estarmos na altura da decadncia dos grandes cinemas, vir ao Roma era ainda um ritual especial. Para se ter uma ideia, basta imaginar que o fiscal, antes de abrir a porta, passava revista s arrumadoras e aos porteiros, tinham que estar na linha, os fardamentos bem vestidos esta era uma sala com prestgio. Quando em 1988 o Roma encerrou, Divas teve a sorte de ter um convite para manter a sua profisso mas deslocla uns metros: foi inaugurar os cinemas King, aos quais continua ligado sendo projeccionista do Monumental. Recorda com saudades o ltima dia do Roma, em que se exibiu o filme Comboio em fuga: as pessoas que l tinham estado na vida toda, fizeram daquilo uma casa, estavam muito tristes Houve pessoas que passaram a vida l, ainda hoje vivem na zona, foi muito duro.

Divas, projeccionista do Roma de 1979 a 1988

Quando a CML adquiriu o edifcio e o reabriu, quis o destino que Divas fosse chamado para fazer a abertura do Frum Lisboa, anos depois de o ter encerrado. Emocionalmente, estava calmo, notei as diferenas das obras, foi bom regressar ao Roma, recorda, emocionado, o projeccionista.

31

E N C E R R A M E N T O

O encerramento
Dos cinemas do Grupo Ribeiro Belga, o Roma foi o ltimo a fechar. O Aviz fechara j em 30 de Setembro de 1987 e no ltimo dia do mesmo ano fora a vez do Estdio 444. Este fenmeno de fecho de salas foi generalizado, no apenas em Portugal mas um pouco pelo mundo ocidental fora, e embora cada cinema tenha uma histria, vivncia e motivaes prprias, alguns factores comuns podem ser apontados como parcialmente responsveis pelo processo. O primeiro prende-se com o surgimento de um outro fenmeno que muito mais interessante para as grandes empresas, que entretanto tinham conseguido dominar o mercado: os cinemas multiplex. Por outro lado, tambm a lei que exigia que os cinemas tivessem que ser edifcios autnomos e que uma sala no poderia estar integrada noutra superfcie comercial foi alterada, dando rapidamente origem a cinemas em centros comerciais, que entretanto comearam a aparecer com alguma fora. Estes motivos aliados frequentemente ao conforto das salas em si e qualidade da projeco com mquinas e tecnologias novas, levam a uma nova frmula de trilogia compras-jantar-cinemas sem sair do mesmo espao, apelo apetecvel a uma sociedade urbana em galopante instinto consumista. E o cinema passa a ser encarado por muitos como um produto de consumo para um pblico urbano e com pouco tempo para gastar em cultura. Referem os nmeros do ento Instituto Portugus de Cinema que estavam 394 salas de cinemas abertas em 1981, nmero que dez anos mais tarde j tinha sido reduzido para 291, a nvel nacional, sendo que nestas salas esto includas cada vez mais salas com reduzido nmero de espectadores. No difcil vislumbrar o real significado destes nmeros, se nos lembrarmos que nos dez anos em questo, de 1981 a 1991, fecharam alguns dos gigantes cinemas lisboetas como o Monumental, o Tivoli, o Path, o den e, claro, o Roma. Como resultado, os grandes cinemas mesmo os que foram sendo comprados pelas grandes distribuidoras - acabaram por ser desactivados como cinema. O Roma no foi excepo e durante uns anos foi utilizado como armazm da Lusomundo. Data de 1993 um pedido da Lusomundo S.A. Direco Geral dos Espectculos e das Artes em que consta o cinema Roma, entre outros recintos, e em que pedido por se encontrarem encerrados h longos perodos devido sua total inviabilidade comercial e aos avultados prejuzos acumulados ao longo dos ltimos anos de explorao que seja dada baixa nos respectivos registos e que seja tomada nota da consequente desafectao definitiva de actividades cinematogrficas.

Projecto de alterao ao Roma datado de 1982, que mostra a tentativa de rentabilizar o espao, transformando o Foyer em pequenas lojas.

D O

C I N E M A

R O M A

A O

F R U M

L I S B O A

32

Na reunio de Cmara de 27 de Dezembro de 1996 foi aprovada a compra do Cinema Roma pela Cmara Municipal de Lisboa. Declaraes comunicao social do ento presidente da autarquia, Dr. Joo Soares, referem a salvao da uma sala de espectculos e a necessidade de instalar convenientemente a Assembleia Municipal de Lisboa como os motivos para esta compra, no valor de 1 milho de contos. O contrato-promessa assinado em 11 de Maro de 1997 foi efectuado atravs da EPUL, entre esta e os scios do Roma que discordaram quanto ao preo de venda do imvel.
Alexandre o Grande, de Robert Rossen, estreou no Roma em 1957

O projecto de Joo Soares previa a adaptao da ala direita do edifcio para se instalarem os servios da AML, evitando-se a construo de um edifcio adjacente, hiptese que chegou a ser equacionada. A sala seria tambm adaptada realizao de conferncias e ao visionamento de cinema num grande cran. As obras, avaliadas inicialmente em 590 mil contos (vieram a custar 620 mil) estariam prontas em Julho de 1997. Encomendadas e supervisionadas pela EPUL e CML, as obras levantaram alguma celeuma. Victor Gonalves, deputado municipal do PSD, discordou do processo uma vez que a proposta aprovada em sesso de Cmara previa a aquisio do antigo cinema devidamente reabilitado e reequipado por um valor mximo total de um milho e 590 mil contos, ficando as obras a cargo dos antigos proprietrios. A verdade que com ou sem polmicas, a compra do imvel veio pr fim a anos de impasse quanto instalao condigna da AML, que at ali funcionara num edifcio sem condies logsticas ou de dignidade, na Rua Teixeira de Pascoaes, bem perto do Frum Lisboa, num edifcio em cujas traseiras chegou a ser aberto um enorme buraco durante a gesto de Jorge Sampaio, onde deveria nascer um espao de raiz para a Assembleia Municipal. Mas o projecto encalhou nos protestos dos moradores dos prdios vizinhos. Funcionando durante alguns anos sem quaisquer condies, nos tempos que precederam a compra do Roma a AML reunia-se no Teatro Maria Matos. Com o cinema Roma nas mos, a CML pretendeu desde sempre no s instalar ali a AML, mas tambm manter o espao aberto a eventos culturais, sociais, educativos, polticos e cvicos considerados de interesse para a cidade. A ideia era a de criar um frum da cidade de Lisboa. E foi com este objectivo que as obras de reabilitao e adaptao procuraram manter as caractersticas de cinema, enquadrando-as o mais possvel com a possibilidade de se transformar num espao multifacetado.

Alexandre o Grande, de Oliver Stone, ante-estreou no Frum Lisboa em 2004

Frum Lisboa. Foto da DCI, CML

33

R O M A

R E N A S C E

C O M O

F R U M

O Roma renasce como Frum


A INAUGURAO DO FRUM LISBOA O Frum Lisboa acabou por ter duas inauguraes: uma sesso solene da AML, pela primeira vez na sua nova sede, e um evento cultural mais aberto a convidados externos edilidade. A AML reuniu-se pela primeira vez no Frum Lisboa no dia 7 de Novembro de 1997, tambm sob algumas crticas da oposio, nomeadamente do grupo parlamentar do PSD que considerou inaceitvel que na cerimnia apenas discursassem os presidentes da CML e AML. Na noite seguinte, 8 de Novembro de 1997, houve ento a ante-estreia do filme Pour Rire, de Lucas Belvaux, distribudo pela Atalanta. Nessa noite, vrios clientes habituais do Roma puderam constatar que o Frum Lisboa mantivera a estrutura da sala e que os melhoramentos introduzidos beneficiavam o edifcio. Entre outros responsveis e dinamizadores das concorridas sesses e espectculos do Roma, vieram estreia do Frum Lisboa Fernando Pessa e Igrejas Caeiro. Por coincidncia, o projeccionista contactado para aquela sesso, a primeira do Frum Lisboa, foi precisamente o responsvel, quase 20 anos antes, pela projeco do ltimo filme no Roma, Comboio em Fuga. O FRUM LISBOA HOJE O Auditrio Principal tem capacidade de 701 lugares e est provido de mobilirio adequado a um plenrio com mesas de apoio rebatveis e equipado com som, luz, traduo simultnea, projeco em vdeo e cinema. Possui acessibilidades para deficientes, dispondo de duas plataformas elevatrias de acesso ao auditrio e palco. A versatilidade deste espao evidente no possvel vasto leque de utilizaes, de sala de cinema (equipada com projeco em cinema em 35 e 16 mm e projeco em Vdeo) a sala de conferncias, passando por sala de espectculos (concertos e expresses teatrais). Alm do auditrio, existem outros espaos que pontualmente acolhem eventos prprios ou complementam a actividade programada na sala principal.
Sesso Solene da AML, Novembro 1997, fotos DCI -CML

Inaugurao do Frum Lisboa, Novembro 1997 foto DCI-CML

D O

C I N E M A

R O M A

A O

F R U M

L I S B O A

34

A Sala de Apoio, no 1 piso um espao vocacionado para a realizao de eventos com nmero restrito de participantes, como reunies, aces de formao e workshops. O Foyer Grande, com servio de cafetaria, tem mltiplas funes, considerando que tem caractersticas de Bar, onde podem ser servidos cocktails, portos de honra, almoos, coffee-breaks, etc. Por outro lado, tem as caractersticas de Foyer, espao aberto para a realizao de exposies artsticas nas reas da pintura, fotografia, cinema, escultura, lanamentos de novos livros e discos, realizao de performances, debates, conferncias de imprensa, etc. O Bar Pequeno um espao de bar e caf por excelncia, com caractersticas que permitem transformlo em Sala VIP. Desde 1997 que o Frum Lisboa tem acolhido as sesses da AML e tem sido simultaneamente um plo cultural mas tambm cvico, educativo e social primordial para o modus vivendi da cidade de Lisboa. A gesto do Frum Lisboa passou em Abril de 2003 para a EGEAC, Empresa Municipal de Gesto de Equipamentos e Animao Cultural, juntamente com os Teatros S. Lus e Maria Matos, o Cinema So Jorge e o Padro dos Descobrimentos, voltando em Agosto de 2005 a ser de responsabilidade directa da CML, em colaborao com a AML.

Inaugurao do Frum Lisboa, Novembro 1997 Foto da DCI, CML

FIM
Foyer do Frum Lisboa. Foto da DCI, CML

35

Montagem de vrios jornais. Segundo dados da Cinemateca Portuguesa, no Roma estrearam 699 filmes e foram repostos 17.

Montagem com bilhetes do Roma e do Frum Lisboa, de 1957 a 2005

bibliografia | Fernandes, Jos Manuel, Cinemas de Portugal, Edies INAPA, 1995 | Tavares Dias, Marina, Lisboa Desaparecida, Quimera, 1987 | Tostes, Ana, Os Verdes Anos na Arquitectura Portuguesa dos Anos 50, FAUP, 1997 | outros | Arquivo do SNI Documentao de Cinema, na Torre do Tombo | Processo do Cinema Roma/Frum Lisboa na Diviso de Gesto de Arquivos da CML | Processo do Cinema Roma/Frum Lisboa na Inspeco Geral das Actividades Culturais | imprensa | A arquitectura portuguesa, n12, 4 srie, Jul/Out 1957 | Vrias edies dos jornais A Capital, Dirio de Notcias, Dirio de Lisboa, Dirio Popular, O Sculo, Pblico, Repblica e das revistas Cinfilo e Imagem | outras fontes | conversas com Almeida Faria, Divas, Laura Elrio, Lauro Antnio, Manuel Moreira e Pedro Bandeira Freire. agradecimentos | Dra. Amlia Dias e equipa do Gabinete de Estudos Olissiponenses | Armanda Parreira | Divas | Diviso de Comunicao e Imagem | Dra. Elsa Ferreira e equipa da Hemeroteca Municipal de Lisboa | Dra. Ins Viegas e equipa da Diviso de Gesto de Arquivos | Arq. Jorge Carvalho e Eng Cristina Fadigas da Diviso de Patrimnio Cultural | Joaquim Mendes | Eng. Joaquim Valente e equipa da Diviso de Recintos de Espectculos da Inspeco Geral de Actividades Culturais | Jos de Almeida Faria | Jlio Pisa, Vtor Antnio e Arquivo do PSD | Laura Elrio | Lauro Antnio | Manuel Moreira | Dra. Maria de Lurdes Baptista e equipa do Arquivo Fotogrfico Municipal da CML | Dra. Paula Ucha e equipa da sala de leitura da Torre do Tombo | Dr. Paulo Leme e Arquivo de Fotografia de Lisboa | Pedro Bandeira Freire | Teresa Barreto Borges e equipa do Centro de Documentao e Informao da Cinemateca Portuguesa | Videoteca Municipal de Lisboa
1 edio: Novembro de 2005 2 Edio (revista): Maro de 2007

Comprado pela Cmara Municipal de Lisboa em 1997, o Cinema Roma teve um percurso extremamente variado at se tornar o equipamento multifacetado de excelncia que o Frum Lisboa.

Das könnte Ihnen auch gefallen