Sie sind auf Seite 1von 49

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

Curso Teolgico Distncia Bsico em Teologia

GEOGRAFIA BBLICA

Pastor Josias Costa Gomes 2005

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

@ Copyright - 2005 Pastor Josias Costa Gomes Proibida a reproduo por quaisquer meios, salvo em breves citaes, com indicao da fonte.

Seminrio Pentecostal de Gois


Presidente: Pastor Jorge Branco de Gouveia Direo: Pastor Lourival Dias Neto Diretor Acadmico: Gilmar Alonso Valrio Secretrio Geral: Sebastio Diniz de Jesus Autoria do texto: Pastor Josias Costa Gomes Reviso: Professora Arlet Tereza Silva Garcia

Realizao: SEPEGO - Seminrio Pentecostal de Gois Rua 215, n 193 , Setor Vila Nova
2

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois Goinia GO - Telefone: ( 6 2 ) 3261 4073

Geografia Bblica

Para o bom aproveitamento deste estudo


Programe um tempo dirio de estudo e seja criterioso no seu cumprimento. Estude este livro pedindo a orientao do Esprito Santo. Estude-o com, pelo menos, duas verses da Bblia e um dicionrio. Consulte as referncias citadas para melhor compreenso do texto. Responda os exerccios propostos em cada seco. Faa anotaes dos pontos em dvida, para posterior esclarecimento. Este livro no esgota o tema abordado, procure ampli-lo atravs da bibliografia citada no final do mesmo. No inicie uma nova seco sem a compreenso total daquela que voc est estudando. O estudo desta matria s ter utilidade prtica, se primeiro, voc aplic-lo sua vida pessoal.

Todo estudo demanda dificuldades e desafios, super-los condio para o aprendizado.

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

CONFISSO DE F
Cremos: 1 - Em um s Deus, eternamente subsistente em trs pessoas: o Pai, o Filho e o Esprito Santo, Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29. Na inspirao verbal da Bblia Sagrada, nica regra infalvel de f normativa para a vida e o carter cristo, II Tm 3.14-17. 2 - No nascimento virginal de Jesus, em sua morte vicria e expiatria, em sua ressurreio corporal dentre os mortos e sua ascenso vitoriosa aos cus, Is 7.14; Rm 8.34; At 1.9. 3 - Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glria de Deus, e que somente o arrependimento e a f na obra expiatria e redentora de Jesus Cristo que o pode restaurar a Deus, Rm 3.23; At 3.19. 4 - Na necessidade absoluta do novo nascimento pela f em Cristo e pelo poder atuante do Esprito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do reino dos cus, Jo 3.3-8. 5 - No perdo dos pecados, na salvao presente e perfeita e na eterna justificao da alma recebidos gratuitamente de Deus pela f no sacrifcio efetuado por Jesus Cristo em nosso favor, At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26; Hb 7.25; 5.9. 6 - No batismo bblico efetuado por imerso do corpo inteiro, uma s vez em guas, em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo, Mt 28.19; Rm 6,1-6; Cl 2.12. 7 - Na necessidade e na possibilidade que temos de viver em santidade mediante a obra expiatria e redentora de Jesus no Calvrio, atravs do poder regenerador, inspirador e santificador do Esprito Santo, que nos capacita a viver como fiis testemunhas do poder de Cristo, Hb 9.14; I Pd 1.15. 8 - No batismo bblico com o Esprito Santo que nos dado por Deus mediante a intercesso de Cristo, com evidncia inicial do falar em outras lnguas, conforme a sua vontade, At 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7. 9 - Na atualidade dos dons espirituais distribudos pelo Esprito Santo Igreja para sua edificao, conforme a sua soberana vontade, I Co 12.1-12. 10 - Na segunda vinda premilenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira invisvel ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel, da terra, antes da grande tribulao; Segunda - visvel e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar
4

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

sobre o mundo durante mil anos, I Ts 4.16,17; I Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5; Jd 14. 11 - Que todos os cristos comparecero ante ao tribunal de Cristo, para receber a recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra, II Co 5.10. 12 - No juzo vindouro que recompensar os fiis e condenar os infiis, Ap 20.11-15 e na vida eterna de gozo e felicidade para os fiis e tristeza e tormento para os infiis, Mt 25.46.

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

NDICE

Apresentao....................................................................................................06 Introduo ....................................................................................................... 07 Geografia Bblica .............................................................................................08 Noes de Geografia Geral ............................................................................09 Mundo Bblico Antigo .....................................................................................13 Nomes de Israel ...............................................................................................21 A Hidrografia da Palestina ..............................................................................26 Montes da Palestina ........................................................................................28 Os Primitivos Moradores de Cana ...............................................................30 Jerusalm Antiga ...........................................................................................37 Israel .................................................................................................................44 Bibliografia ..................................................................................................... 48

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

APRESENTAO

Apresentamos por hora esta apostila de Geografia Bblica com a qual temos o intuito de fazer com que o povo de Deus compreenda um pouco mais as verdades profundas da Bblia. O contexto geogrfico, s vezes, para ns do ocidente, pode parecer um pouco alheio, mas grande parte desta indiferena ou incapacidade se mostra por no termos um manual ou apostila que trata didaticamente do assunto. Quando se tem tal manual ou apostila em mos, a partir da, esta indiferena ou incapacidade de compreenso dissipada, e o acesso interpretao bblica se torna uma tarefa fcil e prazerosa. Procuramos ilustrar esta apostila com mapas a fim de que esta elucidao se torne mais acessvel e fcil, pois entendemos que a funo dos manuais a de expor tcnicas e meios de compreenso e uso de instrumento ou apostila e no de uma outra ou de outras funes.

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

INTRODUO
A Geografia Bblica como disciplina teolgica tem seu lugar e seu valor. Quanto ao seu lugar, quase que impossvel uma compreenso satisfatria dos textos bblicos sem a mesma. Parece nos algo sem base, sem um nexo, sem um lado palpvel, falar, por exemplo, de Jerusalm, sem a contemplao geogrfica dos montes sobre os quais ela est edificada. Um manual de Geografia Bblica deve ser cada vez mais um manual atualizado, pois luz das novas descobertas arqueolgicas percebe-se que h uma elucidao dos textos bblicos, cada vez mais crescente. Esta disciplina ajuda tambm na compreenso histrica de lugares e ajuda na iluminao de questes antropolgicas do contexto bblico. Quanto ao seu valor, o que se sabe da natureza humana que a mesma tem facilidade de apreenso mais fcil quando se trata de lugar e de tempo. Parece que no conseguimos de uma maneira ntida nos libertarmos da idia de lugar ou tempo. A idia de lugar para a humanidade pode ser vista como um valor, principalmente quando se entende que sem ela no h compreenso suficiente da prpria Bblia.

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

GEOGRAFIA BBLICA
o estudo das diferentes reas da Terra relacionadas com as Sagradas Escrituras e a influncia que teve o meio ambiente na vida de seus habitantes. Auxilia-nos na compreenso dos fatos bblicos.

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

NOES DE GEOGRAFIA GERAL Espao geogrfico a superfcie terrestre, parte do planeta habitado pelo homem. o espao que o homem utiliza, ocupa e transforma. Planeta Astro iluminado, no possui luz prpria e gira ao redor de uma estrela. Estrela Astro luminoso (possui luz prpria), formado principalmente por materiais gasosos (hidrognio e hlio), com temperaturas elevadssimas. O sol uma estrela considerada pequena. Seu dimetro 109 vezes maior que o da Terra e sua massa 334 mil vezes maior que a do nosso planeta.

Galxias So partes ou regies do universo onde se agrupam bilhes de estrelas e outros astros (planetas, asterides, satlites, etc.). A galxia onde ns estamos chama-se Via LCTEA.

Constelao um conjunto de estrelas, serve para classificar o espao sideral por partes. Exemplo: Cncer, Cruzeiro do Sul, Escorpio, rion, Ursa Maior, etc.
10

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

TEORIA DO BIG BANG

Hemisfrio Cada uma das duas metades de uma esfera.

A Terra dividida ao meio por uma linha imaginria (paralelo) chamada Equador. As duas metades so chamadas Hemisfrio Norte e Hemisfrio Sul.

Obs: No universo no existe em cima ou em baixo, depende da posio em que nos encontramos. A Terra ligeiramente achatada. Os dois lados onde h achatamento receberam os nomes de plo Norte e plo Sul. Observando a natureza, o homem percebeu que o sol aparece todas as manhs num mesmo lado do horizonte e se pe, ao entardecer, no lado
11

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

oposto. Tomando esses dois lados como referncia, foram estabelecidos os pontos Cardeais - Norte, Sul, Leste e Oeste.

O lado onde o sol nasce o Leste (L), Este (E) ou Oriente (que quer dizer nascente). A direo onde o sol se pe chamada de oeste (O), poente ou Ocidente. Tendo como base os quatro pontos cardeais, podemos traar outros pontos ou direes intermedirias, que so os pontos colaterais. Nordeste (NE) entre o norte e o leste; Noroeste (NO) entre o norte e o oeste; Sudeste ou Sueste (SE) entre o sul e o leste e Sudoeste (SO) entre sul e oeste. O meio mais seguro para se orientar usar a bssola, uma inveno criada pelos chineses no sc.x. um pequeno instrumento circular, semelhante a um relgio. Possui uma agulha imantada que gira sobre um eixo vertical, e um mostrador, onde esto assinalados os pontos cardeais e os 360 (Graus) de uma circunferncia. A agulha aponta sempre para o norte, a partir da possvel localizar todos os outros pontos.

A agulha sempre aponta para o norte porque a Terra possui, nas vizinhanas do Plo norte, um plo magntico que atrai a agulha imantada da Bssola.

O plo Norte chamado NORTE GEOGRFICO e o plo magntico, NORTE MAGNTICO. A distncia entre o NORTE GEOGRFICO e o NORTE MAGNTICO de cerca de 1400 km, o que significa que existe uma ligeira diferena entre o NORTE apontado pela bssola e o norte real, isto , o Plo Norte Geogrfico. Essa diferena quase insignificante para as reas distantes do plo Norte, mas significativa para as regies prximas a ele. COORDENADAS GEOGRFICAS

12

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

So usadas para localizar qualquer ponto na superfcie terrestre. Baseiam - se em linhas imaginrias traadas sobre o globo terrestre, chamadas de. PARALELOS E MERIDIANOS. Paralelos So linhas circulares que do volta na Terra. Por formarem crculos, todos paralelos medem 360. O maior paralelo a linha do Equador, pois marca o meio, a parte mais larga da terra. Meridianos So linhas semicirculares, isto , linhas de 180. Vo do Plo Norte ao Plo Sul e cruzam com os paralelos.

Para determinao do meridiano principal, ou de 0 (zero grau) houve um acordo entre as naes. Escolheu-se o meridiano que passa pela torre do Observatrio Astronmico de Greenwich, localizado no bairro de Greenwich, em Londres, na Inglaterra. Ele a linha de partida para enumerar, em graus, os outros meridianos situados tanto ao leste como ao oeste. Desse modo, conta-se 180 meridianos para leste e 180 para oeste do meridiano de Greenwich, num total de 360 meridianos (01) hm grau cada.

Latitude distncia de um ponto qualquer da superfcie da terra ao Equador. medida em graus (0 a 90). Longitude distncia de um ponto qualquer da superfcie da terra ao meridiano de Greenwich. medida em graus (0 a 180).

o cruzamento de um paralelo com um meridiano que possibilita a


localizao de um ponto na superfcie da terra. FUSOS HORRIOS Como o dia tem 24 horas e o globo terrestre tem 360 de longitude (180 leste e 180 oeste de Greenwich), a superfcie terrestre est dividida em 24 fusos horrios. Cada fuso corresponde a uma faixa de horrio que mede mais ou menos 15 (360 divididos por 24 horas). Dessa forma de leste para oeste, a cada 15 o horrio diminui em 01 hora.
13

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

O fuso horrio inicial fica ao redor do meridiano de Greenwich, abrangendo partes da frica, da Europa e da Antrtida. Quando nesse fuso meio-dia, para leste as horas vo aumentando at chegar ao dcimo segundo fuso, onde ser meia-noite. Do mesmo modo, para oeste, o dcimo segundo fuso marcar zero hora. No horrio mais adiantando do globo localizam-se a Nova Zelndia e a parte leste da Rssia. No horrio mais atrasado localizam-se o Alasca e vrias ilhas do pacfico sul. FUSOS HORRIOS DO BRASIL

O Brasil um pas muito extenso: De leste para oeste tem aproximadamente 4320 km Alm disso, ele possuiu algumas ilhas no oceano Atlntico, que ficam a 1100 km do litoral. No possvel estabelecer apenas um horrio num territrio to grande. Por isso existem no Brasil 04 fusos horrios (ver mapa).

PRIMEIRO QUESTIONRIO 01 Qual a diferena entre Geografia Bblica e Geografia Geral? 02 O que espao geogrfico? 03 Defina o que hemisfrio e destaque as caractersticas do hemisfrio norte e hemisfrio sul. 04 Qual a diferena entre Norte Geogrfico e Norte Magntico? 05 O que o Meridiano de Greenwich e qual o seu valor em relao ao outros Meridianos? 06 O que Latitude e longitude? 07 Quantos fusos horrios tm o Brasil? 08 Cite os pontos Colaterais e como os encontramos? 09 Como so definidos os fusos Horrios no mundo? 10 De acordo com a Teoria do Big Bang como se originou o universo? _____________________________________________________________ MUNDO BBLICO ANTIGO QUADRO DAS NAES (dos filhos de No) JAF Gmer celtas e cimbros Magoque russos e citas Madai Medos e persas CO Cuxe etopes Mizraim egpcios Pute Lbios
14

SEM Elo Elamitas Assur Assrios Arfaxade caldeus

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

Jav gregos Tubal russos Meseque russos Tiras trcios

Cana cananeus.

Lude ldios Ar Srios ou arameus

NAES JAFTICAS (Jaf = engrandecimento) Formaram os povos Indo europeus ou arianos. No se distinguiram na histria antiga, embora constituam em nossos dias as raas dominantes do mundo. NAES CAMITAS (Co = calor) Se tornaram muito poderosos no princpio da histria do mundo antigo. Constituram a raa que estava mais intimamente ligada com os hebreus, tanto como amigos ou inimigos, Co era progenitor das raas que se estabeleceram na frica, no litoral oriental do mediterrneo, na Arbia e na Mesopotmia. NAES SEMITAS (Sem = nome) - Povoaram a sia desde as praias do mediterrneo at ao Indico, ocupando maior parte do terreno entre Jaf e Co. Desta raa Deus escolheu seu povo, cuja histria constitui o tema especial das Escrituras. O CRESCENTE FRTIL Os acontecimentos relacionados com o povo escolhido e o salvador do mundo se desenvolveram dentro de um pequeno retngulo da sia Ocidental dentro do qual se acha uma regio de terra frtil que foi o verdadeiro cenrio do drama bblico. Esta regio se estende em forma semicircular entre o Golfo Prsico e o sul da palestina. Sua histria pode ser resumida numa srie de lutas entre os habitantes das serranias e as tribos nmades do deserto para a possesso da cobiada terra para frtil. Seu lado oriental foi o bero da raa humana e de sua primeira civilizao. Em suas grandes curvas levantaram-se os grandes imprios dos persas. Foi em seu extremo ocidental que nasceu o salvador do mundo.

15

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

Essa regio chamada de Mesopotmia (entre rios), cercada plos rios Tigre e Eufrates em cujas nascentes, segundo a narrativa bblica, localizava-se o jardim do dem. Atualmente, essa regio ocupada pelo Iraque. Foi em UR dos caldeus, uma das mais progressistas e desenvolvidas cidades do crescente frtil que teve incio a histria de Israel. Tudo comeou com a chamada de Abrao, pai do povo escolhido.

16

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

A jornada de Abrao de Ur dos Caldeus a Terra Prometida e Egito OS POVOS DO FRTIL CRESCENTE PERODO ANTE DILUVIANO As civilizaes tiveram sua origem nas plancies de Sinear, que se estende entre os rios Tigre e Eufrates. Os dados relativos os perodo ante diluviano so sumamente escassos. O livro de Gnesis relata que alguns homens comearam a especializar-se em certas ocupaes e ofcios, particularmente a criao de gado, ferraria e manufatura de instrumentos musicais de sopro e corda. PERODO PS DILVIANO a) NINRODE E ASSUR No perodo ps diluviano os filhos de Co e Sem assentaram suas bases na mesma plancie, sendo Ninrode, neto de Co, o primeiro a destacar-se sobre os demais. O princpio do seu reino foi Babel, Ereque, Acabe e Caln, na Terra de Sinear. Foi tambm dessa terra que saiu Assur, filho de Sem, para estabelecer-se na regio do Tigre, mais ao norte e edificar as cidades de Nnive, Reobote, Resm e Cal: b) SUMRIOS A escritura mais antiga descoberta plos arquelogos corresponde a uma raa conhecida como a Sumria, cujo idioma no pertence famlia Camita. possvel que corresponda ao idioma universal empregado antes da confuso das lnguas, associadas com a Torre de Babel. c) SEMITAS: Reino de Acade Os restos arqueologicos revelam que os Semitas, numa poca remota conquistaram sinear e organizaram al o reino de Acade. Sob a direo do rei Sargo I, este reino estendeu seu domnio desde Elo pelo Sul at ao mediterrneo.
17

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

d) AMORREU Cerca de 1050 a.C. os amorreus, outro povo semita, estabelecendo ao noroeste do Frtil crescente, subjugaram a metade oriental dessa terra e sob seu grande rei Hamurbi, contemporneo de Abrao, fizeram sentir sua autoridade e domnio desde Elo at ao mediterrneo. e) Os CASITAS, tribo brbara procedente das serranias a noroeste do crescente Frtil, a parti do ano 1900 a.C. comearam a descer de suas montanhas em busca de terras mais propcias para estabelecer-se Pouco a pouco infiltraram-se no territrio dos amorreus assenhorando-se dele. Sua falta de apreo plos valores culturais e seu amor aos saques e pilhagens colocaram um ponto final civilizao amorria, e como conseqncia o crescente Frtil foi condenado ao estancamento cultural e cvico durante cerca de mil anos at surgir o imprio dos Assrios. O MUNDO BBLICO

01 ASSRIA. Rei Assur, descendente de No (Gn 10:11). O povo que forma a Assria so os acdios e semitas. Local Norte da Mesopotmia cidades principais Nnive e Assur. Era um povo militarizado, cuja principal atividade econmica eram os saques e os despojos de guerra. Povo que se destacou pelas tticas de guerra e conquistas militares. Salmonazar determinou a ocupao de Israel Reino do norte.
18

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

02 BABILNIA CALDEUS (Sumer, Arcade, Sine, Sinear). Principais povos Acdios, Sumrios, babilnicos O povo babilnico de Nabucodonosor era chamado Neo Babilnicos. Os primitivos habitantes foram os Sumrios vindos do Planalto persa que, fundindo-se com os ACDIOS, formaram mais tarde o povo babilnico. O solo da regio chamado Solo ALUVIO. Isso tornou a rea objeto de permanente cobia dos vrios habitantes. A organizao poltica e administrativa da regio girou em torno das cidades estados (Ur, Eridu, Obeide, Larsa, Fara, Ereque, Nipur, Babilnia). Cidade de Babilnia, fundador Ninrode, filho de Cusi, neto de Co, bisneto de No. Nabopolasar, pai de Nabucodonosor, construiu os grandes monumentos, desenvolveu a cidade. 03 PRSIA Primitivamente a regio era pequena, situada a nordeste do GOLFO PRSICO, a sudeste de Babilnia e ao sul da mdia. A capital mais antiga da regio era a cidade de pasrgada ou perspoles, na Bblia chamada Sus. Depois da queda do Imprio Babilnico sob o poder Medo-persa, Ciro rei persa, foi quem decretou o repatriamento dos judeus. 04 LBANO Fencia, Lebon. A Fencia desde os tempos antigos palco de desenvolvimento de uma civilizao que soube contornar os adventos naturais e investir, como meio de subsistncia principalmente na atividade comercial. Desenvolvimento das cidades Estados (Tiro, Sidon). RELIGIO Era politesta, principais deuses: Baal (e suas vrias representaes) Astarote, Moloc, (deus da guerra e do fogo). Seus habitantes provavelmente eram originrios do Golfo Prsico, ocuparam a costa do Mediterrneo por volta de 1700 a.C. Eram famosos em navegao, comercio, cincias, arte e literatura. Exerceram notvel influncia sobre os demais povos da antiguidade. Suas colnias estavam espalhadas por todo Mediterrneo. Os libaneses que hoje ocupam a regio so descendentes da minoria remanescente fencia.

EGITO Depois da palestina, a terra que ocupa maior destaque na geografia bblica do ponto de vista histrica e religiosa o Egito, isso porque est intimamente ligado histria dos Hebreus.

19

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

Mapa atual da regio do mundo bblico


20

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

SEGUNDO QUESTIONRIO 01 Descreva o Crescente Frtil 02 Descreva a regio do Crescente Frtil. 03 Fale da localizao do Jardim do dem. 04 Quais os povos que povoaram o Crescente Frtil. 05 Qual a origem da Assria e como eram suas guerras? 06 Quem foi o fundador da cidade de Babilnia? 07 Qual a origem da Prsia? 08 Qual a principal atividade desenvolvida no Lbano? 09 quais os principais deuses dos Libaneses? 10 Qual a importncia do Egito na histria Bblica? _____________________________________________________________ ______ NOMES DE ISRAEL Tanto na histria sagrada como na secular a terra de Israel recebeu vrias designaes. Cada nome por ela recebido encerra um drama vivido pelo povo de Israel. Desde a era patriarcal at os nossos dias, o territrio Israel recebeu a mais variada nomenclatura. 01 CANA Aps a disperso da humanidade ocorrida quando da construo da torre de Babel, os descendentes de Cana, filho de Co e neto de No, fixaram-se nas terras que seriam entregues a Abrao. Isso ocorreu h mais de dois mil anos antes de Cristo, nessas paragens, conhecidas por suas riquezas naturais e fertilidade, os cananeus se multiplicaram sobremaneira. A partir de ento, passou a ser chamada terra de Cana. Com o passar dos sculos, Cana passou a ter uma conotao potica. 02 TERRA DOS AMORREUS - Essa designao encontrada tanto no Antigo Testamento como nos escritos profanos. um dos mais antigos nomes da terra Santa. 03 TERRA DOS HEBREUS De acordo com a rvore genealgica de Sem, os israelitas so descendentes de Hber. Por esse motivo o territrio judaico era conhecido por terra dos Hebreus. 04 - TERRA DE JUD Depois da diviso feita por Josu s tribos de Israel coube tribo de Jud uma herana ao sul. Essa possesso ficou conhecida como Terra de Jud. Aps o cisma do reino davdico, ocorrido em
21

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

931 a. C. Essa designao passou a incluir tambm as terras ocupadas por Benjamim. Terminado a cativeiro babilnico, em 538 a.C. o povo de Jud retorna sua herana sob o comando de Zorobabel e reorganiza-se nacionalmente. A partir desse renascimento parcial da soberania hebraica, as possesses abramicas passaram a ser designado como Terra de Jud e seus habitantes comearam a ser chamados de Judeus. 05 TERRA DE ISRAEL Aps o cisma do reino salomnico essa nomenclatura passou a designar as terras ocupadas pelas dez tribos do norte, comandadas pelo idlatra e profano Jeroboo. Com os exlios, a terra de Israel torna-se um nome esquecido, que s voltou a existir com a criao do moderno estado de Israel. PALESTINA Esse termo uma adaptao da palavra filistia (gr. Philistia terra dos filisteus) que significa o terreno dos filisteus que havia desempenhado um papel muito importante na histria hebraica, o que levou os escritores gregos e latinos a aplicarem esse nome a todo o pas. 06. PALESTINA NOES GERAIS. LOCALIZAO: A Palestina propriamente dita, a terra das doze tribos que abrange Cana e a regio Transjordnica, est situada no extremo meridional (sul) da curva ocidental do crescente Frtil. Limita-se ao N com a Sria e a Fencia (Lbano) ao sul com a Arbia, ao Leste com Jordo e os desertos da Jordnia e a Oeste com o mar Mediterrneo.

22

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

TOPOGRAFIA 01 Plancie do mediterrneo (Martima). 02 Sefel 03 Regies das plancies centrais (montanhas). 04 Vale do Jordo.
1

Plancie martima (do mediterrneo) - estende-se pela costa mediterrnea como uma faixa estreita que vai se dilatando para o sul. de terra ondulante e altamente produtiva cuja altura oscila entre 45 e 75 metros e dividi-se em sees: Fencia, Acre, Saron e Filistia.

23

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

02 Sefel - Regio no centro-sul de Israel de 10-15 km de baixas colinas entre


o Monte Hebrom central e as plancies litorneas da Filstiadentro da rea da Judia. Regada pelas torrentes de Besor e Soreque, de solo muito

apropriado para o cultivo de oliveiras, vinhais e gros. Est formada pelas ramificaes dos contrafortes do planalto de Jud do qual esto separadas parcialmente por uma srie de vales que se estende desde Aijalom at perto de Berseba. Suas cidades Fortificadas eram Laquis, Debir, Azeca e BeteSemes. Era a histrica comarca de disputa entre israelitas e filisteus e, numa poca posterior, entre os gregos srios e os macabeus. 03 Cordilheira Central - uma continuao da cordilheira do Lbano que vai estendendo de Norte a Sul desde as falhas desta cordilheira at o deserto da Arbia. Suas subdivises: Alta Galilia, Baixa Galilia, terra montanhosa de Samaria e Jud e Neguebe. 04 Vale do Jordo Grande fenda geolgica, formando a mais profunda depresso da terra, comea na Sria e vai at o extremo sul do Mar Morto. Grande parte desse vale altamente frtil. Por ser de difcil acesso, esse vale dificultava o trfego entre as tribos irms em ambos os lados. 05 Planalto Oriental Territrio montanhoso que, visto do oeste atravs da depresso do Jordo, parece um impressionante muro paralelo ao horizonte. O solo pouco apropriado para a agricultura, porm se presta admirvel para criao de gado e ovelhas. Possui trs subdivises: Bas, Gileade e Moabe. O golfo de Aqaba[1] (ou em hebraico golfo de Eilat, , Mifratz Eilat), ou golfo de Acaba (em rabe, , Bahr el-Akabah) uma poro do mar Vermelho que separa a pennsula do Sinai da pennsula Arbica e que banha Israel,Egipto, Jordnia e Arbia Saudita. O golfo de Aqaba uma das duas reentrncias criadas pela bifurcao da extremidade setentrional do mar Vermelho, na altura da pennsula do Sinai, com o golfo de Suez a oeste da pennsula e o golfo de Aqaba a leste. Sua largura mxima de 24 km e estende-se por cerca de 160 km, desde o estreito de Tiran at um ponto em que as fronteiras de Israel, Egipto e Jordnia convergem. Nesta rea ao fundo do golfo encontram-se trs importantes cidades, Taba, no Egipto, Eilat, em Israel, e Aqaba, na Jordnia.

24

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

Mapa da Palestina
25

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

O Golfo de Suez ( Khalyj as-Suways, em rabe) um dos dois ramos em que se divide o extremo norte do mar Vermelho. O outro ramo o Golfo de Acaba, a leste, separado do Golfo de Suez, a oeste, pela pennsula do Sinai. O Golfo de Suez um rift relativamente recente, de cerca de 40 milhes de anos, e estende-se por aproximadamente 300 km do mar Vermelho at a cidade egpcia de Suez e a entrada do Canal de Suez. O golfo, assim como o Canal de Suez e o mar Vermelho, separa africa da sia.

HIDROGRAFIA Os rios da Palestina formam duas vertentes: 1. Do Mediterrneo. 2. Do Jordo. 1 VERTENTES DO MEDITERRNEO. A ela pertencem todos os riachos que nasceram na falha ocidental da Cordilheira Central que correm para o oeste e lanam suas guas no mediterrneo. Quase todos so caudalosos na estao chuvosa, porm no estio suas guas minguam consideravelmente. PRINCIPAIS RIOS:
1.

LEONTES Forma o limite setentrional (norte) de Cana e desgua a 8 km ao norte de Tiro. BELUS O sior Libnate, mencionando em Js. 19:26 um pequeno arroio situado a sudoeste da tribo de Aser. Desemboca no Mediterrneo. A margem deste rio o lugar tradicional do descobrimento do vidro. QUISOM Depois do Jordo , talvez, o rio mais importante da Palestina, banha a plancie de Esdraelon e de Acre desgua no mediterrneo. (Jz 5: 21). SOREQUE Tem sua origem a 21 km a oeste de Jerusalm e desgua entre Jope e Ascalom (Jz 16: 4). BESOR Situa-se ao sudoeste de Cana. o principal dos rios que desguam na costa Ocidental da Palestina ao sul do Carmelo. Desgua no mar ao sul de Gaza (I Sm 30: 9 10).
26

2.

3.

4.

5.

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

6.

SIOR uma corrente hibernal do deserto na fronteira Meridional (sul) da Palestina (Jz 13:3).

2 VERTENTE DO JORDO. Compreende: O rio Jordo. Seus afluentes orientais. Seus afluentes ocidentais. Seus lagos.

O JORDO nico em seu gnero formado pela confluncia de quatro correntes que se unem perto da extremidade setentrional (norte) do Lago Merom, a saber: Barreighit, Hasbany, Leddn e Banias. O Jordo percorre 64 km desde Hasbany at ao Lago Meron que atravessa e segue uns 24 km at ao Mar da Galilia, outro lago alimentado por ele. Saindo do lago segue velozmente entre cataratas, quedas e ziguezagues e perdendo profundidade medida que se aproxima do mar Morto, onde desgua. Sua largura varia entre 27 e 45m e sua profundidade entre 1,50 e 3,50 (Gn 32: 10).

27

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

AFLUENTES ORIENTAIS: Hieromax ou Yarmuc que rega o planalto de Bas que atravessa os montes de Gileade. AFLUNTES OCIDENTES O nico digno de ser mencionado o Oriente que desembocava a curta distncia do Mar Morto. LAGOS:

1. MEROM Hoje chamado Huleh, ocupa a parte meridional (sul) de um vale pantanoso. triangular, de 06 km de comprimento por 05 km de largura. De pouca profundidade, grande parte de sua superfcie est coberta por plantas aquticas (Jz 11:5 7). 2. GALILIA ou QUERITE belssimo lago da Palestina Setentrional (norte) cujas guas se renovam constantemente pelas do Jordo (Nm 34: 11). O Mar da Galileia, tambm dito Mar de Tiberades ou Lago de Genesar (em lngua hebraica: ,Kinneret) um extenso lago de gua doce, o maior de Israel, com comprimento mximo de cerca de 19 km e largura mxima de cerca de 13 km. Na moderna lngua hebraica conhecido por Yam Kinneret. 3. MAR MORTO Ocupa a parte inferior da depresso vulcnica que se estende atravs da Palestina de Norte a Sul. Alm do Jordo, recebe as guas de muitos riachos e mananciais, a maioria dos quais nasceram de fontes sulfurosas ou atravessam um terreno salitrado, de maneira que seu contedo salino muito elevado antes de desaguar no lago. Este mar se distingue por no ter sada, porm suas guas se mantm num nvel constante devido, em parte, infiltrao, mas principalmente evaporao; o calor excessivo que predomina naquela depresso acelera enormemente a evaporao, circunstncia que explica a elevada quantidade de sal abundante em suas guas, na proporo de 28g de sal em cada 100, comparado com 0,6 g de sal que se encontra em 100g de gua do mar. Com uma superfcie de aproximadamente 1050 km2, correspondente a um comprimento mximo de 80 quilmetros e a uma largura de mxima de 18 km, alimentado pelo Rio Jordo e banha a Jordnia, Israel e a Cisjordnia.

O Mar Vermelho (rabe:Bahr el-Ahmar, hebraico Yam Suf ou Hayam Haadm) um golfo do Oceano ndico entre a frica e a sia. Ao sul, o mar Vermelho comunica com o oceano ndico pelo estreito de Bab el Mandeb e
28

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

o golfo de den. A norte se encontram a pennsula do Sinai, ogolfo de Aqaba e o canal de Suez (que permite a comunicao com o Mar Mediterrneo). O mar Vermelho tem um comprimento de aproximadamente 1900 km, por uma largura mxima de 300 km e uma profundidade mxima de 2 500metros na fossa central, com uma profundidade mdia de 500 m, sua gua tem um percentual de salinidade de 40%. O mar Vermelho famoso pela exuberncia de sua vida submarina, sejam as inmeras variedades de peixes ou os magnficos corais. A superfcie do mar Vermelho de aproximadamente 450 000 km, com uma populao de mais de 1000 espcies de invertebrados, de 200 espcies de corais e de ao menos 300 espcies de tubares.

AFLUENTES ORIENTAIS Armom, Zarede. AFLUENTE OCIDENTAL Cedrom Somente tem gua na estao chuvosa. Separa Jerusalm do Monte das Oliveiras (2 Sm 15:23).
29

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

TERCEIRO QUESTIONRIO 01 Porque a terra dada por Deus a Abrao era chamada terra de Cana? 02 De onde vem o nome JUDEUS para os filhos de Israel? 03 Quais os limites da Palestina (mundo antigo)? 04 descreva a mais profunda depresso de terra? 05 Quais os rios que desgua no mar Mediterrneo? 06 Onde nasce o rio Jordo e onde desgua? 07 Cite os afluentes do rio Jordo? 08 Como formado o lago de Merom e qual sua localizao? 09 Cite todos os nomes do mar da Galilia? 10 Pesquise e descreva as dimenses do mar morto, largura e profundidade. _____________________________________________________________ ______ MONTES DA PALESTINA Em vista da importncia dos montes na histria sagrada, mencionamos alguns deles: 1. LBANO Dt 1:7 Quer dizer alvo, chamado assim devido pedra calcrea de que formado e por sua brancura no inverno. Os cedros milenrios que cobriram suas encostas foram utilizados freqentemente na construo de templos, palcios e mastros de embarcaes fencias. 2. CORNOS DE HATIM MT 5:1 Ou das bem aventuranas. Um monte a oeste de Tiberades onde o Salvador pronunciou o Sermo do Monte! 3. TABOR Jz 19:22 Aqui Baraque passou em revista os 10.000 homens com os quais desbaratou o exrcito de Ssera. 4. PEQUENO HERMOM OU MOR Dt 11:30 Entre os montes Tabor e Gilboa. 5. GILBOA 1 Sm 28:4 Nas cercanias desse monte, do lado oriental, teve lugar trgica morte de Saul e seus filhos. 6. CARMELO I Rs 18:17:40 Suas cavernas provavelmente serviam de esconderijo aos cem profetas socorridos por Obadias. sombra de suas rvores frutferas verificaram - se os grandes sucessos de Elias.
30

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

7. EBAL E GERIZIM Dt 11:29 Montes de Samaria, so separados entre si por em pequeno vale, em cuja entrada se encontrava a antiga Siqum. Neste monte foi renovado o pacto, pouco antes do incio da conquista. Josu levou seis tribos a Ebal para que pronunciassem as maldies sobre as transgresses da lei, levando seis a Gerizim para que lessem as bnos destinadas aos que observassem a Lei: 8. SIO E MORI Gn 22:2 e II Cr 3:1 Montes sobre os quais estava construda Jerusalm. A arca foi guardada em Sio at que Salomo a transferisse para o templo que fora construdo sobre o monte Mori. Mais tarde o nome Sio servia para incluir Mori tambm. 9. MONTE DAS OLIVEIRAS 14:4 e Mt 24:3 situado prximo de Jerusalm, da qual est separado pelo vale do Cedron. 10, HEBROM- Js 14:12-13 situado a sudoeste de Jerusalm. 11. HERMOM MAIOR Dt 3:8-9 Formou o limite nordeste das conquistas sob Moiss e Josu. 12. GILEADE Gn 31: 23 Situado a sudeste do rio Hieromax. 13. PISGA Dt 3:27 Do alto do seu cume, Nebo, Moiss pde avistar a Terra prometida desde D at Berseba, pouco antes de morrer. QUARTO QUESTIONRIO 01 Cite os principais montes da Palestina. 02 Em que regio fica os montes Ebal e Gerizim e qual acontecimento marcou aquele local? 03 Qual a localizao do monte Sio? 04 Descreva o monte Carmelo e os acontecimentos relacionados com o mesmo. 05 De onde Moiss viu a terra Prometida? 06 Como o Relevo da Palestina? 07 Qual o monte que fica na nascente do rio Jordo? 08 Qual a principal plancie da Palestina? 09 Como so os montes ao redor de Jerusalm? 10 De qual monte Jesus subiu para o Cu? E em qual ele voltar?

31

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

OS PRIMITIVOS MORADORES DE CANA No se pode determinar com certeza os limites das primitivas tribos de Cana, por falta de dados sobre sua origem, idioma e costumes. Se as escrituras no as houvessem mencionado, teriam desaparecido da histria sem deixar sinal algum. Procuraremos consignar as principais dessas tribos, assinalando sua posio aproximada: 1 REFAINS Que viviam em Bas, eram homens de estatura e fora colossais. Com o correr dos anos perderam sua nacionalidade, fundindo-se com os amorreus. Havia outra diviso dessa raa denominada Enaquins no sudeste do Mar Morto sendo sua cidade principal Hebron, ou Quiriate Arba. Foram vencidos por Calebe, porm alguns sobreviventes dessa destruio se refugiaram em Gate, Gaza e Asdode. O mais clebre descendente dessa tribo foi Golias ( Dt 3:11). 2 ZANSUMINS ou ZUZINS Ocupavam o planalto oriental ao sul e sudeste de Gileade, na vizinhana de Rebate Amon (Dt 2: 20 21). 3 EMINS OU EMITAS Estabeleceram-se leste do Mar Morto. provvel que tenham sido da mesma famlia dos Refains. Quedorlaomer em sua marcha triunfante desde Elo, derrotou todas essas tribos (Gn 14:5 e Dt 2: 10-11). 4 HOREUS Moraram nas cavernas do Monte Seir (Gn 14:6). Quedorlaomer os venceu, e num perodo posterior foram expulsos do seu territrio pelos descendentes de Esa (Dt 2: 12). 5 AVEUS Povo oriundo de Sefel e da regio em volta de Gate. Foi conquistado pelos Caftorins, ou Filisteus (Dt 2: 23). TRIBOS DA ERA PATRIARCAL
1.

FENCIOS A esse povo se deve a inveno das letras do alfabeto. Procediam segundo se supe, das plancies da Caldia. Ocupavam o litoral entre o Monte Carmelo e a foz do rio Leontes. Ocupavam-se do Comrcio Martimo com os povos do Mediterrneo at o Atlntico, sem objetivo de conquista. Sua colnia mais notvel era Cartago (atual Tnis) no norte da frica.
32

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

2.

CANANEUS O nome de Cananeu vem de Cana, filho de Co, neto de No (Gn 10.6) Os irmos de Cana foram Cuxe, Mizraim e Pute. Ocuparam uma grande faixa de terra no vale do Jordo e se estenderam pela orla do Mediterrneo (Nm 13.29 e 14.25). Apesar de procederem de um mesmo tronco racial, trazem o mesmo nome, o grupo do Jordo era independente do grupo mediterrneo e vice-versa. O Fara MEMPTAH transformou os cananeus numa colnia egpcia. Quando Israel conquistou Cana, o Egito perdeu sua colnia e seus aliados. Nos dias de Josu, era um povo forte, belicoso, possuindo carros de ferro e fortes cavalos. Tinham cidades fortificadas, tais como, Megido, Sidom, Hebrom, Dor, Jope, Adm, Leboim, Sodoma e Gomorra etc. estas ltimas foram destrudas por Deus devido sua corrupo moral, Josu no conseguiu desapossar totalmente os cananeus (Jz 1.27-33). Dbora infringiu-lhes desastrosa derrota, e Sisera, general Cananeu, pereceu (Jz 4). FILISTEUS So de origem incerta. Algumas citaes bblicas dizem que seriam oriundos do Egito, da pronncia de Caftor, perto de Tebas (Jr 47: 4, Am 9:7). Suas cidades situadas na Plancie Martima, Ascalom, Asdode, Ecrom, Gate e Gaza, constituam uma poderosa federao. Os filisteus foram inimigos de Israel durante longo perodo e, embora Davi os tivesse subjugado, no conseguiu seu completo extermnio. Parece que ao fim se fundiram com o povo de Israel, na poca dos Macabeus (Js 13: 2-3).

3.

HETEUS Eram pequenas colnias do poderoso imprio da sia menor, estabelecidas em Cana prximo o mar da Galilia, Nas pastagens de Hebrom (Js 1: 4). Gnesis 10.15 linha Hete como o segundo filho de Cana de Hete vem Heteus; na literatura profana, principalmente em obras de arqueologia, usase HETEUS e HITITAS. Alguns crticos ousam afirmar que os Heteus no passavam de um povo sem importncia e apagado, como que pretendendo negar o valor histrico de II Rs 7.6. E neste passo bblico, os HETEUS aparecem em p de igualdade com os egpcios; afirma ainda pluralidade de reis, isto , uma confederao, um imprio; ainda mais: povo forte, e guerreiro, com carros, cavalos e cavaleiros. Hoje, entretanto, pelas grandiosas descobertas arqueolgicas, sabemos que os HETEUS formavam poderoso imprio e eram senhores de vasta cultura e apuradssima civilizao. Os heteus eram fisicamente feios, de pele amarelada, com fisionomia pronunciadamente monglica, fielmente reproduzidos nos seus prprios monumentos e nos do Egito. Seus olhos eram negros, cabelos lisos eram caapados* e fortes, o contrario dos amorreus que eram altos e bem formados, de boa aparncia, de olhos azuis e cabelos louros. No sculo 12 a. C. os heteus eram fortes e aguerridos e puderam conter o avano assrio na
4. 33

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

sia Meridional. Aos poucos, porem, foram se enfraquecendo e os assrios os venceram. Concentraram-se em Carquemis at 712 a. C no ano em que sargo II da assria derrubou o ultimo e o mais forte baluarte dos heteus. *Obs.: Acaapado = Homem baixo e grosso O local da antiga Carquemis, chamado atualmente de Jerablus, situa-se na fronteira entre a Turquia e Sria, aproximadamente a 100 km a NE de Alepo. Pela sua localizao geo-estratgica, foi uma importante cidade comercial e base militar na parte superior do Rio Eufrates.
5.

6.

GIRGASEUS Residiram a Oeste do mar da Galilia. Tambm os girgaseus procedem de Cana (Gn 10.16 e II Cr 1.14). Quando Abrao chegou em Cana, os girgaseus j estavam na terra e fizeram parte da lista de povos que Deus deu a Abrao (Gn 15.21 e Ne 9.8). Pouco se sabe das atividades deste povo. Ofereceram resistncia a Josu na conquista de Cana, mas foram vencidos plos Exrcitos do Deus Vivo (Dt 7.1 e Js 3.10). HEVEUS No tempo de Jac Siqum era sua cidade principal. Um dos povos descendentes de Cana (Gn 10.17 e II Cr 1.15). Povo antigo da Sria e Palestina, e s vezes associados aos arqueus, habitantes do Lbano (Jz 3.3), bem como na serra de Hermom (Js 11.3). O rei Davi os encontrou no vale que leva a Hamate e os alistou com Tiro e Sidom (II Sm 24.7). Foram conscritos por Israel como trabalhadores nos projetos de edificao do templo de Salomo (I Rs 9.20 e II Cr 8.7). Sem duvida alguma, outro grupo Heveu se localizou em Siqum, nas proximidades de Samaria. E foi nessa regio que houve o incidente de Hamor, o heveu, com Din filha de Jac, que resultou na morte de uma grande parte desse povo (Gn 34). No tempo da conquista de Cana. FERESEUS No tempo dos patriarcas tiveram sua residncia principalmente no Norte de Sefel. Conservaram sua identidade como raa at o tempo do Cativeiro (Gn 34: 30 e Js 17: 15). Povo pequeno, comparado com as outras seis naes cananias. Descendentes de Cana (Gn 15.20). Fereseus significa CAMPONS ou ALDEO. O nome parece indicar a inferior posio social que ocupavam na terra. Na Bblia, aparecem sempre ligados aos cananeus; da muitos acreditarem tratar-se de um mesmo povo, diferindo apenas nas condies sociais: os cananeus habitavam as cidades e por isso constituam a classe mais alta, enquanto que os Fereseus habitavam os campos, dedicavam-se agricultura; razo por que eram mais rudes e constituam um grupo inferior (Gn 13.7), Jac teve pavor deles quando em Siqum, Levi e Simeo passaram ao fio de espada os Siquemitas (Gn 34).

7.

34

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

8.

JEBUSEUS Tambm descendentes de Cana (Gn 10.16; 15.21) Colonizaram o distrito em redor de Jerusalm, que primitivamente se chamava JEBUS (Jz 19.10-11; II Cr 11.4-5 e Js 15.28). Habitaram as colinas, talvez no em Jerusalm, mas nos seus arredores (Nm 13.29; Js 11. 13; 15.8-16). A primeira referencia aos Jebuseus feita pelos 12 espias (Nm 13.29). Quando Josu tomou Jerico, e tomou Ai os Gibeonitas fizeram paz com Israel. Adoni Zedeque, rei de Jerusalm, convocou o rei de Hebron, o rei de Jarmute, o rei de Laquis e o rei de Eglom e formaram uma confederao para combater Gibeo, por ter feito paz com Israel, Investiram contra Gibeo, Josu socorrera seus aliados e a confederao dos cinco reis foi derrotada diante do Senhor (Js 10.1-11). Entram em cena novamente nos dias de Davi. Construram no monte OFEL, ao sul do Monte Mori, uma quase inexpugnvel fortaleza. Ningum conseguia penetrar nela. Joabe, sobrinho do rei Davi, descobriu o canal que abastecia de gua a cidade e entrou e tomou a fortaleza (II Sm 5.6-10), a mesma que Josu no conseguira (Js 15.63) Davi fortificou ainda mais a fortaleza dos Jebuseus habitou nela e chamou-lhe CIDADE DE DAVI (Jerusalm).

AMORREUS A princpio ocupavam o deserto a Oeste do mar Morto e as regies montanhosas adjacentes a este. Sofreram na invaso de Quedorlaomer, porm ajudaram Abrao a perseguir o invasor. Depois levaram suas conquistas ao outro lado do Jordo, desalojando os amonitas e moabitas da regio do Sul e aos refains do Norte, fundando ali reinos amorreus. O nome AMORREU usado no Velho Testamento para designar: 1) Os habitantes da Palestina em geral. 2) Os povos dos montes que se opem aos das plancies 3) Um povo especifico, ocupando uma cidade ou uma regio maior, com seu rei. Encontramo-los no lado ocidental do Mar Morto (Gn 14.7), em Hebron (Gn 14.13), em Siqum (Gn 48.22), em Gileade e Bas (Dt 3.8-10) e nas imediaes do monte Hermom (Dt 2.1). Aparecem com cinco reis para enfrentar Josu (Js 10.5).
9.

A CONQUISTA DE CANA Embora o perodo da conquista no sentido mais restrito da palavra compreenda somente os sete anos durante os quais os hebreus se apoderaram da Palestina, a dominao israelita, no se completou antes da captura de Jerusalm por Davi e subsequente destruio do poder filisteu. A conquista se fez em trs etapas:
35

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

1 Conquista da Palestina Oriental. 2 Conquista da Palestina Ocidental. 3 Campanhas Suplementares. 1 - CONQUISTA DA PALESTINA ORIENTAL Compreende trs campanhas levadas a cabo durante a vida de Moiss. Estas foram a) Campanha contra Gileade: No tempo da conquista, a regio transjordnica ao norte do Arnom estava ocupada pelos amorreus, que a tinham dividido em dois reinos, Bas e Gileade. Israel pediu permisso a Seom, rei de Gileade para passar pacificamente por seu territrio, o que lhe foi negado. A batalha motivada pela resposta negativa, teve como resultado a derrota do rei amorreu em gaza, prxima a Rab - Amom perdendo assim no somente o antigo territrio moabita, ao sul do Joboque mas toda a regio ao norte desse rio (Nm 21:21-31). Campanha contra Bas: Animados pelo triunfo sobre o rei Seon, os hebreus cruzaram o rio Hieromax para invadir Bas, onde o rei Ogue tinha sua capital em Asterote Carmaim. Com a vitria decisiva que se obteve sobre os nativos dessa regio em Edrei, toda a Palestina Oriental. Passou ao poder de Israel e foi logo repartida entre Rubm, Gade e a meia tribo de Manasss (Nm 21: 33-35).
b)

Campanha contra Mid: Enquanto os Israelitas repousavam em Sitim os midianitas ligaram com os moabitas para opor resistncia a Israel. Balaque, rei de Moabe, mandou chamar a Balao, clebre adivinho da cidade de Petor, sobre o Eufrates, para amaldioar a Israel. Balao viu-se constrangido por Deus a abenoar o seu povo, atitude que o privou da recompensa prometida. Depois tentou vingar-se, induzindo as mulheres de Midi e de Moabe a seduzirem os vares de Israel, com os impudicos ritos de Baal-Peor. Na luta que se seguiu, estas duas tribos foram vencidas, permanecendo deste modo toda a terra leste do Jordo em mos de Israel (Nm 25 e 31).
c)

2 - CONQUISTA DA PALESTINA OCIDENTAL Realizou-se em trs etapas, sob o comando de Josu.


36

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

Conquista da Palestina Central. Rompendo o acampamento em Sitim, nas plancies de Moabe, os hebreus cruzaram o Jordo a p e acamparam em Gilgal, entre Jeric e o Jordo. Depois tomaram Jeric, abrindo caminho para o centro do pas enfraquecendo e dividindo com isso as foras do inimigo. Ato contnuo foi tomada Ai, e pouco depois nos montes Ebal e Gerizim se deu a leitura das bnos e das maldies sobre a observncia da Lei, em presena de todo o povo.
a)

b) Conquista da Palestina Meridional Atemorizado pelas faanhas de Josu e feridos em seu orgulho com o procedimento indgno dos heveus (Js 3 8), os reis de Hebrom, Jarmute, Laquis e Eglom formaram uma confederao encabeada por Adoni Zedeque, rei de Jerusalm, para resistir s foras estrangeiras de invaso. Atacaram Gibeom, cidade Heveia tributria de Israel. Avisado Josu, suas tropas irromperam em rpida investida perto de Bete Herom, onde feriu o inimigo. Em Maqued, os reis vencidos foram capturados e executados, e tomadas de assalto s cidades fortes de Libna, Laquis, Eglom, Hebrom e Debir Foi nessa batalha que Deus fez o prolongamento do dia. c) Conquista da Palestina Setentrional O mais poderoso dos reis dessa regio foi Jobim, rei de Hozor. Este reuniu os caciques confederados desde o Monte de Hermom at ao Carmelo e fixou seu acampamento junto s guas de Merom onde a poderosa liga foi surpreendida e derrotada por Josu, que dessa maneira se apoderou de toda regio norte de Cana, at ao Monte Lbano (Js 11).

3 - CAMPANHAS SUPLEMENTARES. A conquista da Palestina foi parcial, ficando o pas semeado de pequenos ncleos de tribos nativas. A plancie martima se encontrava em grande parte nas mos dos filisteus e muitas das cidades tomadas em diversas partes foram novamente ocupadas e fortificadas por seus antigos donos. O livro de juzes relata trs campanhas depois da conquista: a) Campanha de Jud e Simeo: Foi dirigida contra Adon Bezeque, lugar desconhecido de Jud, derrotado em batalha pelas foras de Jud e Simeo e tomadas as cidades de Gaza, Ascalom e Ecrom. Tal conquista, porm, no foi permanente,
37

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

posto que dentro em breve os filisteus desalojaram os israelitas das ditas cidades (Js 1:1-8). Outra ao foi dirigida contra as cidades de Neguebe, dando como resultado a destruio de Zefate, chamada depois Horm, ao sul do Hebrom. b) Campanha de Calebe e Otniel A regio ao redor de Hebrom foi conquistada por Josu e dada a Calebe. Porm os enaquins amorreus voltaram a recuper-la. Calebe dirigiu uma campanha contra eles e, havendo derrotado-os, tomou posse da terra. Depois recompensou a coragem de seu parente Otniel, que havia subjugado a Debir Quiriate-Sefer, dando-lhe sua filha a quem dotou com parte de seu prmio (Js 14: 1-5 e 15:13-19). c) Campanha dos Danitas. Na repartio da terra pelas doze tribos, a parte que coube aos Danitas era muito frtil, porm muito estreita. 600 de seus guerreiros se dirigiram ao sop do monte Hermom e conquistaram a cidade de Las, cidade fencia cujo nome mudaram para D desde aquela poca de D a Berseba (240 km) representava as possesses de Israel (Js 18e Js 19: 47). As israelitas entraram em Cana como um povo disciplinado, organizado e instrudo na Lei Divina, havendo recebido sua forma de governo civil, seu ritual religioso completo, alm do estabelecimento do sacerdcio.

QUINTO QUESTIONRIO 01 Quem era Golias e qual a sua origem? 02 Quantos povos havia na terra de Cana? 03 Cite cada povo de Cana e a referencia dos mesmos na Bblia. 04 Em quantas etapas se divide a conquista de Cana? 05 Quem comandou a conquista da Palestina central? 06 Descreva a conquista comandada por Jud e Simeo. 07 Como foi a campanha de Calebe e Otniel? 08 Que regio ficou para a tribo de Manasses?
38

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

09 Qual povo habitava Jerusalm antes da conquista e qual seu domnio? 10 Para salvar que povo de Cana Josu entrou na guerra? _____________________________________________________________ _______ JERUSALM ANTIGA Nomes de Jerusalm 1 URUSALIM Talvez o nome mais antigo, era aplicado aos tempos antes da conquista como consta nas cartas de Tel-el-Amana. 2 SALM Do tempo de Melquisedeque foi provavelmente uma abreviatura de Urusalim, embora isto no seja comprovado. 3 JEBUS Foi seu nome quando constitua a capital dos jebuseus. 4 JERUSALM Mencionado no tempo da conquista, veio a ser seu nome permanente quando Davi estabeleceu nela sua capital (Js 15: 8). 5 CIDADE SANTA Outro nome aplicado a Jerusalm talvez depois de se tornar lugar permanente da Arca da Aliana (Ne 11:1). 6 AELIA CAPITOLINA Nome dado a nova Jerusalm constituda por Adriano, imperador romano, depois da destruio da antiga cidade por Tito. 7 EL KUDS seu nome moderno entre os rabes e quer dizer cidade Santa. DEFESAS ARTIFICIAIS. 1 MURO - dos muros de Jerusalm, o de maior Antigidade, construdo por Davi e Salomo, seguia a crista do monte Sio (Sudoeste) desde a porta de Jafa at parte oeste do templo. No tempo dos reis prolongava-se at ao tanque de Silo. 2 MURO Construdo por Joto, Ezequias e Manasss, estendia-se desde a extremidade Noroeste de Sio, na torre de Hipico, em linha curva, at a torre de Antnia, encerrando Acra e uma parte de Bezeta unindo-se por fim ao antigo muro oriental. Foi destrudo por Nabucodonosor, sendo reedificado mais tarde por Neemias.
39

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

3 MURO Comeado no tempo de Herodes Agripa e terminado pouco antes do sitio de Roma, partia da porta de Jafa, em direo ao norte at um ponto pouco a sudoeste da torre de psfinos, a qual dava a volta pelas tumbas dos reis para seguir em direo sul a leste de Bezeta. Unia-se ao final com o muro do templo, nas proximidades da torre de Antonia. Este muro j foi localizado com preciso pelos arquelogos. PEQUENO ESBOO HISTRICO DE JERUSALM Fonte: NATIONAL GEOGRAPHIC A cidade de Jerusalm est localizada a 52 quilmetros do Mediterrneo, a 22 quilmetros do Mar Morto, a 250 quilmetros do Mar Vermelho e a 150 quilmetros de Akka. H mais de 5 mil anos, depois de um perodo de grande seca na Pennsula Arbica, os cananeus, rabes semitas, vieram se estabelecer nos territrios a leste do Mar Mediterrneo que formam hoje a Sria, o Lbano, a Jordnia e a Palestina. Os jebusitas (um subgrupo cananeu) fundaram Jebus e edificaram o primeiro muro ao seu redor, com 30 torres e 7 portes. E chamavam sua cidade Orshalem, a Cidade da Paz. Cerca de 2 mil anos mais tarde, os filisteus, vindos de Creta, chegaram s terra de Cana. Misturaram-se s tribos cananias e viveram na rea sudoeste, sobre a costa do Mar Mediterrneo, no espao que se estende na Faixa de Gaza, at Ashdod e Ashkelon. Os cananeus deram aos territrios que habitavam o nome de Cana, enquanto os filisteus a chamavam de Filistina ou Palestina. Desde logo ficou evidente que quem controlasse Jerusalm (Jebus) controlaria a Palestina e esta a raiz das turbulenta e conflituosa histria da cidade. Por volta do sculo XVIII, antes de Cristo, Abraho veio de Ur, na Caldia, ao sul da Mesopotmia, para a terra de Cana. Ele se estabeleceu perto do Vale do rio Jordo. Nem o Velho e, evidentemente, nem o Novo Testamento, foram revelados durante a sua vida. Assim, ele reconhecia a existncia de um s Deus, mas no era judeu ou cristo. Ele descrito no Gnesis como tendo adorado "o mais alto Deus". O Coro menciona Abraho como muulmano, mas no sentido de algum que se submeteu vontade de Deus. Assim, judeus, cristo e muulmanos fazem meno dele em suas preces. Por volta do ano 1000 a.C. o rei dos israelitas, Davi, subjugou os pequenos Estados de Edom, Moab, e Amon. Durante sete anos ele fez de Hebron sua capital, mas depois transferiu o centro do poder para Jerusalm, onde ficou por 35 anos, at morrer. Por volta de 720 a.C. os assrios do rei Sargo destruram o reino israelita. Em 600 a.C. os babilnios de Nabucodonozor conquistaram o reino da Judia, destruindo o Templo de Salomo (586 a.C.).
40

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

Cerca de 838 a.C.. Ciro, rei dos persas, conquistou o imprio babilnico da Mesopotmia e prosseguiu suas conquistas at submeter a Sria e a Palestina, incluindo Jerusalm. Ele permitiu que os escravos de Nabucodonozor retornassem Palestina e o Segundo Templo foi concludo em 515 a.C. Quando o Imprio grego floresceu os gregos governaram Jerusalm durante sete anos. Mas a Palestina caiu sob domnio do Egito (322 a 200 a.C.). Depois, de 200 a 142 a.C. foi a vez do domnio dos selucidas, da Sria. Nesse ano o rei Antiquioo IV danificou o Templo e forou os judeus a renunciarem ao judasmo para abraar o paganismo grego. Por volta de 63 a.C., depois que os romanos venceram os seldjucidas na Sria, o general romano Pompeu assumiu o poder em Jerusalm. Com a ajuda dos romanos, Herodes tornou-se o rei da Judia no ano 40 a.C. e seu reinado durou at a sua morte no ano 4 depois de Cristo. Na era de Tito (Titus), cerca de 70 a.D. os romanos infligiram aos judeus um golpe devastador, impedindo-lhes o controle do poder, tomando Jerusalm, queimando o Templo de uma vez por todas. Adriano, vrias dcadas depois, subjugou os judeus remanescentes e expulsou-os da Palestina. Os romanos ergueram um nova cidade sobre as runas de Jerusalm e deram-lhe o nome de Aelia Capitolina (em homenagem ao imperador Aelius Adrianus. Em 395 Jerusalm tornou-se uma cidade bizantina e crist. Mas embora a Palestina e seus habitantes fossem considerados parte do Imprio Bizantino, poltica e religiosamente a vida e a cultura dos cananeus permaneceram voltadas para Jerusalm. Aps um breve perodo de controle dos persas, no comeo do sculo VII, a Palestina e a Sria saram do controle dos romanos e caram na esfera do imprio rabe-islmico. A Palestina foi reconhecida como "o recinto que Deus abenoou" e Jerusalm tornou-se a primeira direo das preces dos muulmanos (qibia). O segundo califa, Omar Ibn al-Khattab, chegou a Jerusalm em 638. Por 1300 anos Jerusalm permaneceu rabe sob todos os pontos de vista, inclusive a lngua e a cultura. Omar acreditava que Al ordenara todo o respeito santidade de Jerusalm e ao "povo do livro". De acordo com o Isl, a liberdade de culto em Jerusalm foi uma ddiva de Deus e por isso no podia ser subtrada por mos humanas. Omar instituiu uma Conveno, um acordo que determinava o controle muulmano sobre a cidade mas reconhecia "o direito inalienvel liberdade de expresso para judeus e cristos em Jerusalm". Fez mais, decretando que os templos judeus e igrejas e locais sagrados cristos no poderiam sofrer desrespeito, violao ou atentado, de nenhum modo. Ele resolveu as rixas entre os diversos cristos que queriam controlar as igrejas e admitiu que famlias rabes assumissem livremente a religio crist, o que ocorreu com muitas delas, entre as quais os Khalid, Alami, Nuseibeth, Judah, Nassar e Haddad.
41

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

A lei muulmana vigorou em Jerusalm do sculo VII at o comeo do sculo XX, excetuando o perodo das Cruzadas. Os cruzados capturaram a cidade em 1099. Saladino a libertou em 1187. A cidade foi recapturada em 1229 e 15 anos mais tarde voltou s mos dos muulmanos, at a ocupao Britnica, em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial. Todas as dinastias islmicas, os omadas, os abssidas, os fatimidas, os seldjcidas, os albidas, os mamelucos, os otomanos e os hashimitas, respeitaram a Conveno de Omar Ibn al-Khattab. Todos participaram da reconstruo de Jerusalm, preservando a santidade de sua herana. O califa Abd al-Malik ergueu, em 691, a abbada (Qubbat al-Sakhara) sobre a Rocha Santa onde Abraho quase sacrificou Ismael e de onde Maom subiu aos cus. Tambm ergueu a Mesquita de El-Aqsa, para substituir a velha mesquita de madeira.E foi o primeiro governante a sugerir que Jerusalm se tornasse uma cidade "livre de poltica", governada por representantes das trs religies.

A histria de Jerusalm divide-se em trs grandes eras:


Jerusalm cidade do Grande Rei Jesus

1 Desde o perodo patriarcal, at sua captura por Davi, tempo em que as informaes histricas que se tm so escassas em extremo. 2 Desde sua tomada por Davi at ao cativeiro, poca em que os judeus estavam de posse da cidade, sem responsabilidade para com outros governos. 3 Desde o cativeiro at sua destruio por Tito, quanto era cidade tributria de algum poder estrangeiro, gozando, porm ao mesmo tempo de considervel medida de auto-governo.

42

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

1 Desde o perodo patriarcal, at sua captura por Davi pode subdividir-se:


a)

POCA DE ABRAO Salm de Gnesis 14:18 se refere a Jerusalm, e entendemos que era um centro poltico muito antigo. POCA DO SILNCIO Podemos chamar a poca que ficava entre o tempo de Abrao at tomada da cidade por Josu, poca da qual no h informaes. POCA DA CONQUISTA - Ainda que a cidade que rodeava Jebus fosse queimada por Josu, a fortaleza mesma no conseguiu tomar, resistindo a todas as tentativas de Israel de apoderar-se dela ao tempo Davi (2 Sm 5:7). POCA DE DAVI Foi capturada pela proeza de Joabe, que penetrou no tnel que servia para conduzir gua dentro dos limites da fortaleza. A certa distncia deu com um tnel vertical de uns 12m de altura. Conseguiu subir por esse conduto e a seguir por um tnel oblquo de uns 50m de comprimento, que conduzia ao centro da fortaleza. Uma vez dentro, conseguiu desnortear os defensores e abrir as portas s foras do rei, que aguardavam do lado de fora. Em seguida foi constituda em capital do reino, denominando-a a cidade de Davi (II Sm 5:7-9).

b)

c)

d)

2 Desde sua tomada por Davi at ao cativeiro, nas seguintes pocas:


a)

POCA DE SALOMO Ele a alargou para o norte e a embelezou mediante a construo de custosos edifcios inclusive, o luxuoso templo circundado por um muro que lhe deu aparncia de uma fortaleza. POCA DA REVOLTA Devido revolta das dez tribos e o estabelecimento do reino do norte, Jerusalm deixou de ser capital de toda a Palestina. POCA DOS REINOS DIVIDIDOS E O CATIVEIRO DE JUD. Durante a poca dos reinos divididos, Jerusalm era a capital de Jud. Nos primeiros anos da diviso foi tomada por Sisaque, rei do Egito, e pouco depois, no reinado de Joro, os filisteus e as tribos nmades do deserto a saquearam, regressando depois s suas respectiva regies, levando ricos despojos. Depois de 838 a. C, Hazael, rei da Sria, derrotou os de Jud e s foi impedido de tomar a cidade com a entrega de um magnfico presente. No reinado de Amazias, seus muros foram derribados e despojada de seus tesouros por Israel. Foi Nabucodonosor quem efetuou sua destruio final. Quando seu vassalo Zedequias se
43

b)

c) -

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

rebelou contra ele. Nabucodonosor, em represlia, sitiou Jerusalm, abriu uma brecha em suas defesas e depois a reduziu a runas, levando seus habitantes ao desterro. 3 Desde o regresso do cativeiro at sua destruio por Tito: a) POCA DA DOMINAO PERSA E GREGA Depois de haver estado em runas por cerca de 50 anos, a cidade foi ocupada novamente pelos judeus que foram libertos do cativeiro pelo edito de Ciro no ano 535 a.C. Ficou sem muros at que Neemias os construsse, sob o regime persa chegou a ser Metrpole e Capital da Judia. No ano 332 a.C. a cidade se rendeu a Alexandre Magno, que no a destruiu. Logo aps a morte de Alexandre, foi tomada por seu general Ptolomeu Soter. No ano 198 foi tomada do Ptolomeu pelos greco-srios. A ascenso de Antoco IV Epfanes ao trono em 175 a. C. assegurou a vitria do partido helenizante. A perseguio helnica aos judeus provocou a revolta encabeada pelo sacerdote Matatias Asmonia, que recebeu a adeso dos judeus que no queriam se deixar helenizar. Seu filho Judas, depois chamado Macabeu tomou Jerusalm e restaurou o culto a Deus no templo. POCA DA DOMINAO ROMANA: Os romanos tomaram Jerusalm no ano 63 a. C. Herodes, seu vassalo, fez muito para restaurar seu antigo esplendor, mediante a construo de custosos edifcios. Os governadores satlites de Roma eram dspotas, fato que provocou por parte dos judeus uma srie de revoltas, culminando numa insurreio geral que teve como resultado o stio da cidade pelos romanos. No fim de cinco meses, os romanos conseguiram derrubar seus muros. Um milho de judeus foram mortos e igual nmero tomado como prisioneiros e vendidos publicamente como escravos, alguns foram obrigados a trabalhar em minas, outros serviram de espetculo nos circos e anfiteatros de Roma, para divertir um pblico sedento de cenas sangrentas.
b)

Jerusalm, por longo tempo o centro religioso e smbolo da unidade do povo judeu, estava reduzida nessa ocasio a mais completa destruio havendo sido queimada, saqueada e arrasada, restando da outrora orgulhosa capital somente trs torres e uma parte do muro oeste. A RESTAURAO
44

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

A ltima etapa do Antigo Testamento, que comea com o edito de Ciro, o qual permitia o regresso dos judeus Palestina, e conhecido como o perodo da restaurao.

A REPATRIAO DOS JUDEUS. Babilnia caiu nas mos de Ciro, rei da Prsia, que no ano 536 publicou o prego que se encontra em Ec 1: 2- 4. O primeiro grupo que respondeu ao prego real foi encabeado por Sesbasar que colocou os fundamentos da casa de Deus, porm no conseguiu completar a obra devido oposio. Quando Drio ascendeu ao trono nomeou Zorobabel governador da Judia. Este levou provncia um contigente de 50.000 expatriados, e terminou a reconstruo do templo no ano 516 a. C. Mais tarde, o reinado de Artaxerxes I, mais dois grupos de desterrados se dirigiram Jerusalm; o primeiro comandado por Esdras (458 a. C), o qual se dedicou restaurao do culto ao Senhor, e o segundo por Neemias (455 a.C.), que recebeu nomeao como governador da Judia, com permisso para levantar os muros de Jerusalm, obra que levou a cabo, embora houvesse forte oposio dos vizinhos. Os anos do desterro no transcorreram sem operar notveis mudanas na poltica secular e religiosa dos judeus. Destacam-se entre as principais, as seguintes:
a)

Abandono da Idia Monrquica Como elo de unidade nacional e a adoo de um governo teocrtico que abarcava os judeus, tanto da Palestina como os da Disperso.

b) Rejeio definitiva da Idolatria e do Politesmo c) Adoo do Aramaico como dialeto popular


d)

Estabelecimento de Sinagogas em todos os centros de populao judaica Graas a esta inovao, os judeus puderam manter viva a sua f religiosa, apesar de sua ausncia da me Ptria.

45

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

SEXTO QUESTIONRIO 01 Quais os nomes que Jerusalm j teve? 02 Quais os povos que j dominaram Jerusalm? 03 Quantos muros j foram feitos para proteger Jerusalm? 04 Porque Jerusalm chamada Cidade de Davi? 05 Quando foi restaurada Jerusalm e atravs de quem? 06 Quantas portas tem Jerusalm e qual o nome de cada uma delas? 07 Como dividida Jerusalm nos dias atuais? 08 Quais a Principais religies tm Jerusalm como cidade santa? 09 Qual a populao do atual Estado de Israel? 10 Descreva o relevo de Israel. _____________________________________________________________ ______ ISRAEL Criado em 1948, Israel tem fronteiras com Egito, Jordania, S ria e Lbano. Sua topografia variada inclui o deserto de Negev, no sul, e o mar Morto, o ponto mais baixo da superfcie da Terra. Depois das guerras com seus vizinhos rabes, Israel ampliou unilateralmente suas fronteiras originais e passou a controlar as Colinas de Golan ao norte, a Cisjordania a leste, a Faixa de Gaza no sul (agora objeto de um acordo de autonomia limitada com os palestinos) e Jerusalm Oriental. DADOS GERAIS GEOGRAFIA rea: 20.700 km. Hora local: +5h. Clima: mediterrneo. Capitais: Jerusalm (no reconhecida pela ONU), Telaviv (sede da maioria das embaixadas estrangeiras).
46

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

Cidades: Jerusalm (670.000), Telaviv (358.800), Haifa (272.200), Rishon Leziyyon (207.900), Ashdod (181.100) (2001). POPULAO 6,4 milhes (2003); nacionalidade: israelense; composio: israelenses nativos de origem europia 41%, europeus, norteamericanos, africanos e mdio-orientais. 40%, rabes palestinos 19% (1996). Idiomas: hebraico, rabe (oficiais), ingls. RELIGIO: - judasmo 77,1%, islamismo 12%, cristianismo 5,8% (catlicos 2,7%, outros 3,1%), sem religio e atesmo 4,8%, bahasmo 0,3% (2000).

GOVERNO Repblica parlamentarista. Div. administrativa: 6 distritos subdivididos em municipalidades. Constituio: no h Constituio escrita.

47

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

ECONOMIA Moeda: shekel novo; cotao para US$ 1: 4,35 (jul./2003). PIB: US$ 108,3 bilhes (2001). DEFESA Exrcito: 120 mil; Marinha: 6,5 mil; Aeronutica: 35 mil (2002). Gastos: US$ 10,4 bilhes (2001). RELAES EXTERIORES Organizaes: Banco Mundial, FMI, OMC, ONU. Embaixada: Tel. (61) 244-7675, fax (61) 244-6129 Braslia (DF); e-mail: brasilia@israel.org, site na internet: www.israel.org.br. DESCRIO Protagonista central dos conflitos no Oriente Mdio, o Estado de Israel nasce em 1948, com o retorno dos judeus ao territrio de onde haviam sido expulsos quase 2 mil anos antes. Sua fundao gera uma das mais intrincadas disputas territoriais da atualidade, objeto de complexas negociaes envolvendo israelenses e palestinos que habitam a regio h milnios e exigem que l seja criado seu prprio Estado. O maior smbolo da situao em que vive o pas o status de Jerusalm, cidade considerada sagrada por trs religies: o judasmo, o cristianismo e o islamismo. A poro oriental, que inclui a Cidade Velha, reivindicada por Israel e pelos palestinos.A ajuda financeira dos Estados Unidos (EUA) e dos judeus da dispora, mais uma populao de elevado nvel educacional, fazem de Israel a economia mais desenvolvida do Oriente Mdio. Usando tecnologia avanada, os israelenses introduzem uma agricultura moderna nas terras ridas do pas. Contam com uma indstria de ponta em informtica e um poderoso arsenal de guerra. Estrategicamente localizada no encontro da sia com a frica, a nao possui enormes contrastes geogrficos em seu territrio: praias na costa mediterrnea, picos nevados no extremo norte, vales verdes nos arredores do mar da Galilia, um grande deserto no sul e a maior depresso do mundo, o mar Morto, no leste. MAPA DE ISRAEL ATUAL

48

SEPEGO Seminrio Pentecostal de Gois

Geografia Bblica

Israel (foto de satlite)

BIBLIOGRAFIA - Apostila de Geografia Bblica do SEPEGO - Atlas Histrico de Bblia e do Antigo Oriente - Editora Vozes - Manual Bblico Henry H. Halley Edies Vida Nova - Pequena enciclopdia Bblica O. S. Boyer Imprensa Metodista - Bblia Online Sociedade Bblica do Brasil - Almanaque Abril 2004 Editora Abril - Geografia Histrica do mundo Bblico Netta Kemp de Money Editora Vida - Dicionrio da Bblia John D. Davis JUERP - Historia dos Hebreus Flavio Josefo CPAD - O Antigo Testamento Interpretado Versculo por Versculo Editora AGNOS - National Geographic (Internet) - Atlas da Bblia Edies Paulinas.
49

Das könnte Ihnen auch gefallen