Sie sind auf Seite 1von 80

Carlos Biasotti

Apropriao Indbita
(Doutrina e Jurisprudncia)

2012 So Paulo, Brasil

O Autor

Carlos Biasotti foi advogado criminalista, presidente da Acrimesp (Associao dos Advogados Criminalistas do Estado de So Paulo) e membro efetivo de diversas entidades (OAB, AASP, IASP, ADESG, UBE, IBCCrim, Sociedade Brasileira de Criminologia, Associao Americana de Juristas, Academia Brasileira de Direito Criminal, Academia Brasileira de Arte, Cultura e Histria, etc.).

Premiado pelo Instituto dos Advogados de So Paulo, no concurso O Melhor Arrazoado Forense, realizado em 1982, autor de Lies Prticas de Processo Penal, O Crime da Pedra, Tributo aos Advogados Criminalistas, Advocacia Criminal (Teoria e Prtica), alm de numerosos artigos jurdicos publicados em jornais e revistas.

Juiz do Tribunal de Alada Criminal do Estado de So Paulo (nomeado pelo critrio do quinto constitucional, classe dos advogados), desde 30.8.1996, foi promovido, por merecimento, em 14.4.2004, ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justia.

Condecoraes e ttulos honorficos: Colar do Mrito Judicirio (institudo e conferido pelo Poder Judicirio do Estado de So Paulo); medalha cvica da Ordem dos Nobres Cavaleiros de So Paulo; medalha Prof. Dr. Antonio Chaves, etc.

Carlos Biasotti

Apropriao Indbita
(Doutrina e Jurisprudncia)

2012 So Paulo, Brasil

Introduo

Isto de submeter-se o juiz, incondicionalmente, s decises e jurisprudncia dos tribunais superiores tem sido, na opinio de renomado autor, uma das fontes mais constantes de erros judicirios(1). As mais das vezes, contudo, representam essas decises o ltimo esforo para aplicar o direito segundo o critrio de justia; pelo que, fora imprudncia (e talvez rebeldia de esprito) dar-lhes de mo. Em todo o caso, o magistrio uniforme dos rgos judicirios constitui, se no espelho para decises, certamente seara opulenta de questes que sempre interessam aos aplicadores da Lei e aos cultores do Direito. O tema ou espcie delituosa de que trata este caderninho a apropriao indbita, prevista no art. 168 do Cdigo Penal: Apropriar-se de coisa alheia mvel, de que tem a posse ou a deteno: Pena recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.
(1) Auto Fortes, Questes Criminais, p. 95.

6 Acentua Nlson Hungria que, na apropriao indbita, h uma arbitrria inverso da posse nomine alieno em propriedade de fato, prevalecendo-se o agente da conferida disponibilidade fsica da coisa (Comentrios ao Cdigo Penal, 1980, vol. VII, pp. 129-130). A simples negativa de restituio da coisa, porm, no caracteriza apropriao indbita; indispensvel observa o excelso penalista que a negativa seja precedida ou acompanhada de circunstncias que inequivocamente revelem o arbitrrio animus rem sibi habendi (...) (op. cit., p. 135). Os votos que proferi na 2a. Instncia da Justia Criminal aqui reproduzidos por suas ementas acham-se disposio do amvel leitor no Portal do Tribunal de Justia. O Autor

Ementrio Forense
(Votos que, em matria criminal, proferiu o Desembargador Carlos Biasotti, do Tribunal de Justia do Estado de So Paulo. Veja a ntegra dos votos no Portal do Tribunal de Justia: http://www.tj.sp.gov.br).

Apropriao Indbita
(Arts. 168 e 169 do Cd. Penal) Voto n 1235

Reviso Criminal n 328.254/5


Art. 168 do Cd. Penal No cessa a Humanidade de encarecer aos que julgam muita prudncia ao firmar e confirmar decretos condenatrios. conta de certo padeirinho, que fora obrigado a vestir a alva dos condenados e a padecer morte no patbulo, sendo inocente, reza a tradio que ainda hoje, em memria do infausto sucesso, Veneza conserva, em templo de f, duas lmpadas votivas, que ardem perpetuamente, e junto delas esta letra de advertncia aos Juzes: Recordve del povero Fornr ou Ricordatevi del povero fornaio (Fumagalli, Chi lha detto?, 1995, p. 170) , que, traspassada para o portugus, soa: Lembrai--vos do pobre padeirinho! Todo o escrpulo se tem por legtimo, enfim, quando o Juiz entra a considerar na terrvel realidade de uma sentena condenatria! Comete o crime de apropriao indbita (art. 168 do Cd. Penal) o agente que no devolve ao proprietrio, no prazo assinado, fitas de videocassete que lhe tomara em locao, pois inverte o ttulo da posse: de detentor alieno nomine passa a possuidor animo domini.

8 O locatrio que no restitui fitas de videocassete a seu dono, somente no viola o Direito Penal e pratica apropriao indbita se comprovar que entre ele e o locador havia contrato com clusula de ressarcimento em pecnia; nesse caso, a questo convola para a esfera do Direito Civil. Para a caracterizao de reincidncia, nossos Tribunais tm preconizado critrio rigoroso: mister a comprovao do trnsito em julgado da sentena condenatria anterior, com meno da data em que se tornou irrecorrvel (cf. Rev. Tribs., vol. 600, p. 397; apud Damsio E. de Jesus, Cdigo Penal Anotado, 1998, p. 186). Voto n 711

Reviso Criminal n 312.726/6


Art. 168, 1, n III, do Cd. Penal Comete crime de apropriao indbita quem converte em proveito prprio coisa alheia de que era simples detentor. Voto no 375

Apelao Criminal no 1.057.149/8


Arts. 168 e 170 do Cd. Penal Este, precisamente, o dado da apropriao indbita: fazer sua o agente a coisa alheia mvel, de que tem a simples posse ou deteno. Se primrio o ru, e o valor da coisa de que se apropriara no tiver sido assentado nos autos com rigor matemtico, haver lugar o privilgio do art. 170 do Cd. Penal: a pena de multa bastarlhe- para a emenda e reedificao moral, no havendo mister recorrer aos pices do direito punitivo.

Voto n 167

Apelao Criminal n 1.031.991/8


Art. 168, 1, n III, do Cd. Penal Quando o apelante deliberou entre si no proceder entrega da mercadoria empresa-vtima, como lhe cumpria, nesse mesmo ponto cometeu o crime de apropriao indbita, porque a inverteu o ttulo de posse: de mero detentor da coisa alheia (detentor alieno nomine) passou a possuidor animo domini, ou seu proprietrio aparernte. Peculiar s hipteses nas quais existe reciprocidade de crditos e dbitos compensveis, o confronto de contas no tem lugar em simples relaes empregatcias. Ainda nos casos de exceo, no cabe a prestao de contas, se patente a indevida apropriao. A doutrina no menos que do pernclito Nlson Hungria (cf. Comentrios ao Cdigo Penal, 1980, vol. VII, p. 168). No necessria prvia prestao de contas para apurar-se a responsabilidade da apropriao indbita, se outros meios de prova repontam idneos (STF; in JTACrSP, vol. 93, p. 393; rel. Min. Francisco Rezek). Tendo confessado seu delito, certo que o apelante fazia jus mitigao de sua pena; esta, no entanto, j lhe fora fixada no mnimo legal; incabvel, pois, sua reduo: As atenuantes no permitem a reduo da pena abaixo do mnimo previsto na lei para o crime (STF; in Rev. Tribs., vol. 644, p. 379). O haver o apelante reconhecido e publicado sua falta, batendo no peito, compungido, no deixa de edificar a quem quer lhe venha a conhecer um dia o episdio que o trouxe barra da Justia. Nos autos ficar o registro de que o sangue ainda lhe no esqueceu o caminho do rosto! E isto no ser pouco de louvar!

10 Voto n 470

Apelao Criminal n 1.062.337/1


Arts. 168, 1, n III, e 171 do Cd. Penal Quando grosseiramente inverossmil, a defesa do ru mais um indcio de sua culpabilidade (Nlson Hungria, in Jurisprudncia, vol. 13, p. 236). Dificuldades de ordem econmica, por si ss, no so poderosas a derrogar a lei penal; ao mbito do Direito Civil unicamente se circunscreve a inadimplncia de obrigao quando ausente o embuste na formao do negcio jurdico; a dar-se o caso, entretanto, que o vicie alguma forma de malcia, h mister apur-la no foro criminal, prprio dos ilcitos penais.

Voto n 966

Apelao Criminal n 1.086.053/8


Art. 168, 1, n III do Cd. Penal; art. 89 da Lei n 9.099/95 A falta de alegaes finais no acarreta nulidade do processo, se foi aberta vista dos autos ao patrono do ru para os fins do art. 500 do Cd. Proc. Penal, cujo prazo corre em cartrio (art. 501). No para esquecer, ao demais, o preceito, comum a todo advogado (mxime quando postula em causa prpria), de acompanhar com especial diligncia os trmites dos processos confiados a seu patrocnio. Comete crime de apropriao indbita o advogado que recebe de terceiro importncias devidas ao cliente e delas dispe como se o dono, fazendo que lhe integrem o patrimnio (art. 168, 1, n III, do Cd. Penal). No se aplica o art. 89 da Lei n 9.099/95 aos tipos qualificados do art. 168 do Cd. Penal, cuja pena mnima excede por fora a um ano (cf. STF; in Rev. Tribs., vol. 746, p. 522).

11

Voto n 1036

Apelao Criminal n 1.089.387/8


Art. 168, 1, n III, do Cd. Penal Desde que possa favorecer o ru, cabe recurso de deciso absolutria com o fito exclusivo de modificar-lhe o fundamento legal (arts. 593, n I, e 386 do Cd. Proc. Penal). o inc. I (e no o VI) do Cd. Proc. Penal o fundamento da absolvio quando provada a inexistncia do fato. Simples erro material da sentena, cumpre emend-lo em obsquio da verdade processual e no interesse do ru. Mxime em pontos de honra, no h transigir o Advogado, uma vez que seu augusto ministrio como o assentou em pgina imortal o sbio Magistrado Elizer Rosa substancialmente paixo da verdade, amor do bem, culto da honra, combate pelo Direito, sacrifcio pela Justia (Dicionrio de Processo Civil, 1973, p. 29). A probidade condio sine qua non da advocacia. A vida do advogado tem que resumir-se numa constante e permanente regra de conduta: ser honesto. Pode-se viver sem talento j o disse um monografista da profisso mas no se vive sem honra (Ruy de Azevedo Sodr, A tica Profissional e o Estatuto do Advogado, 1977, p. 58). Voto n 721

Apelao Criminal n 1.066.335/6


Art. 168, 1, n III (e art. 71), do Cd. Penal Pratica a conduta tpica do art. 168, 1, n III, do Cd. Penal o empregado que se apropria de dinheiro do estabelecimentovtima, passando de detentor alieno nomine a possuidor com animus domini.

12 Voto n 1480

Apelao Criminal n 1.147.703/9


Arts. 168 e 24 do Cd. Penal (estado de necessidade) A necessidade faz do homem o que quer, reza o aforismo jurdico: necessitas non habet legem. Mas s constitui causa excludente de criminalidade se o agente no podia conjurar o mal, exceto com o sacrifcio do bem jurdico alheio (art. 24 do Cd. Penal). A mera alegao de estreiteza de recursos, desacompanhada de prova cabal e convincente, no basta para o reconhecimento da descriminante legal, seno se converteria em razo universal de impunidade. Comete o crime do art. 168 do Cd. Penal (apropriao indbita) aquele que, havendo tomado de emprstimo vtima sua bicicleta, no lha devolve (a despeito de instantes rogos) e, sobre isso, vende-a a terceiro, invertendo arbitrariamente o ttulo de posse.

Voto n 1560

Apelao Criminal n 1.139.615/5


Art. 168 do Cd. Penal A arguio de nulidade por falta de apreciao de teses da Defesa no prevalece contra a sentena, cuja concluso se mostre com elas inconcilivel. que a sentena precisa ser lida como discurso lgico (STF; REsp n 47.474/RS; 6a. Turma; rel. Min. Luiz Vicente Cernicchiaro; DJU 24.10.94, p. 28.790). Comete crime de apropriao indbita (art. 168 do Cd. Penal) aquele que inverte, em proveito prprio, dinheiro que recebeu de terceiros com a finalidade de satisfazer-lhes dbitos. Se um fato ilcito, hostil a um interesse individual ou coletivo, pode ser convenientemente reprimido com as sanes civis, no h outro motivo para a reao penal (Nlson Hungria, Comentrios ao Cdigo Penal, 1978, vol. I, t. II, pp. 34-35).

13

Voto n 1896

Apelao Criminal n 1.161.905/3


Art. 168, 1, n III, do Cd. Penal Comete crime de apropriao indbita na sua forma qualificada o empregado que recebe dinheiro de clientes do consultrio em que trabalha e no o repassa ao patro (art. 168, 1, n III, do Cd. Penal). A restituio do dano vtima, antes da denncia, no elide a justa causa para a persecutio criminis, se no foi inteira e cabal.

Voto n 1900

Apelao Criminal n 1.164.223/3


Art. 168, 1, n III, do Cd. Penal A demora na devoluo da coisa legitimamente recebida no configura o tipo do art. 168 do Cd. Penal, uma vez que apropriao indbita e espontnea devoluo (mesmo tardia) so ideias que se repugnam. O teor de proceder de quem restitui a coisa a seu dono antinmico do de apropriar-se. No caso de dvida sobre o elemento subjetivo do tipo, procede com exemplar equilbrio e prudncia o Juiz que absolve o acusado, como o preconiza o venervel aforismo jurdico in dubio pro reo.

14

Voto n 2203

Apelao Criminal n 1.186.901/0


Art. 168, 1, n III, do Cd. Penal Defende-se o ru do fato criminoso descrito na denncia, no de sua classificao jurdica. A contumcia do ru mais uma prova de sua culpa (lato sensu), pois conforme o recitavam os antigos, no foge nem se teme a inocncia da Justia (Antnio Ferreira, Castro, ato IV). Comete crime de apropriao indbita agravada (art. 168, 1, n III, do Cd. Penal) o corretor de imveis que, mediador em negcio, recebe o dinheiro da venda e no o entrega a quem de direito, antes o emprega em proveito prprio. Voto n 2428

Apelao Criminal n 1.212.823/5


Arts. 168 e 33, 2, letra c, do Cd. Penal luz do texto legal e de tradicional conceituao, comete o crime do art. 168 do Cd. Penal aquele que se apropria de coisa alheia mvel, de que tem a posse ou a deteno. H, na apropriao indbita, uma arbitrria inverso da posse nomine alieno em propriedade de fato, prevalecendo-se o agente da conferida disponibilidade fsica da coisa (Nlson Hungria, Comentrios ao Cdigo Penal, 1980, vol. VII, pp. 129-130). Tratando-se de pena de curta durao, no defeso ao Magistrado conceder ao condenado reincidente o benefcio do regime semiaberto, se mais compatvel com o critrio de suficincia para a reprovabilidade e preveno de novas infraes (art. 33, 2, letra c, do Cd. Penal).

15

Voto n 1856

Apelao Criminal n 1.175.963/0


Art. 169, parg. nico, n II, do Cd. Penal Quem acha coisa alheia perdida est obrigado a restitu-la ao dono ou a entreg-la Polcia, no prazo de 15 dias, sob pena de cometer o crime de apropriao indbita (art. 169, parg. nico, n II, do Cd. Penal). Enquanto no decorrida a quinzena, o achador da coisa perdida, exceto se dela tiver disposto, no incide na sano do direito, pois que atpico o fato. Se a coisa foi abandonada (e no perdida), no se integra a figura delituosa do art. 169, parg. nico, n II, do Cd. Penal). Abandonada diz-se, em direito, a coisa cuja posse foi renunciada; perdida a coisa que, tendo sado, casualmente ou por descuido, do poder de fato do dominus (ou possuidor legtimo), no pode ser por este recuperada, porque ignora o seu paradeiro (cf. Nlson Hungria, Comentrios ao Cdigo Penal, 1980, vol VII, p. 153). Voto n 2865

Apelao Criminal n 1.240.103/1


Art. 168, 1, n III, do Cd. Penal A contumcia, a fuga e a ocultao do ru definem-lhe, de regra, a culpa (lato sensu), pois conforme o recitavam os antigos, no foge nem se teme a inocncia da Justia (Antnio Ferreira, Castro, ato IV). Comete crime de apropriao indbita agravada (art. 168, 1, n III, do Cd. Penal) o empregado que, em nome da firma para a qual efetuava cobranas, recebe dinheiro e valores de clientes e no lhe presta contas, usando-os em proveito prprio.

16

Voto n 2592

Habeas Corpus n 370.480/4


Art. 168, 1, n III, do Cd. Penal; art. 648, n I, do Cd. Proc. Penal O exame de provas no mbito do habeas corpus, para a verificao da falta de justa causa para a ao penal, tem sido pbulo de tormentosas disputas. Mas, a inteligncia que, de presente, prevalece a tal respeito, assim na Doutrina como na Jurisprudncia, a de que, embora incompatvel o processo de habeas corpus com o contraditrio ou ampla indagao probatria, tem lugar o exame dos elementos dos autos, para avaliar-se da legalidade ou ilegalidade da ao penal (cf. Rev. Tribs., vol. 491, p. 375; rel. Min. Costa Lima). Exame de provas em habeas corpus cabvel desde que simples, no contraditria e que no deixa alternativa convico do julgador (STF; HC; rel. Min. Clvis Ramalhete; DJU 18.9.81, p. 9.157). Qui jure suo utitur neminem laedit. (Quer isto dizer, tirado em vernculo: Quem usa de seu direito a ningum prejudica). As sanes penais so o ltimo recurso para conjurar a antinomia entre a vontade individual e a vontade normativa do Estado (Nlson Hungria, Comentrios ao Cdigo Penal, 1978, vol. I, t. II, pp. 14-15). Nenhuma cousa merece maior estimao que a que tem custado muito tempo, porque o tempo a mais preciosa cousa do mundo (Bluteau, Vocabulrio, 1712, t. I, Prlogo).

17

Voto n 2880

Apelao Criminal n 1.242.169/8


Arts. 168, 1, n III e 44, 2, do Cd. Penal A responsabilidade criminal independe da civil; no h, pois, razo de direito em suspender o curso do processo-crime por apropriao indbita at se resolva, no cvel, pendncia entre as partes. que a prova elementar do crime no est subordinada ao desfecho da ao cvel. A citao o princpio e o fundamento do juzo (Baro de Ramalho, Postilas de Prtica, 1872, p. 71). A suspenso do processo (art. 366 do Cd. Proc. Penal) visa a impedir que o ru, com postergao de princpio de direito natural, seja condenado sem ser ouvido (nemo inauditus damnari potest). Mas, no caso que se oculte para no ser citado, no lhe aproveita a cautela da lei: reconhec-la a seu favor o mesmo seria que admitir pudesse beneficiar-se da prpria torpeza (turpitudinem suam allegans, non est audiendus). Comete o crime de apropriao indbita qualificada (art. 168, 1, n III, do Cd. Penal) o advogado que, em nome do cliente, efetua levantamento de depsito em dinheiro e no lho entrega, ao invs o emprega em proveito prprio. Ainda que, ao praticar apropriao indbita, o advogado ofenda a nclita profisso em seu ponto mais sagrado a fora moral e d em terra com os princpios fundamentais do Direito, no se lhe haver agravar o rigor da lei: se primrio e de bons antecedentes, faz jus substituio da pena privativa de liberdade por restritivas de direitos (art. 44, 2, do Cd. Penal).

18

Voto n 2549

Apelao Criminal n 1.216.311/9


Art. 168, 1, n III, do Cd. Penal Comete o crime de apropriao indbita qualificada (art. 168, 1, n III, do Cd. Penal) o sujeito que, corretor de imveis incumbido de receber aluguis, deles se apropria e no os repassa ao locador, a quem, por isso, acarreta vultoso dano patrimonial. Louvvel a deciso que, por amor do princpio de poltica criminal que desaconselha o cumprimento de pena de curta durao no crcere, substitui-a por restritiva de direitos (art. 44 do Cd. Penal). Voto n 3231

Apelao Criminal n 1.264.381/6


Art. 168 do Cd. Penal A palavra da vtima passa por excelente meio de prova e autoriza decreto condenatrio, se em conformidade com os outros elementos de convico reunidos no processado. Se um fato ilcito, hostil a um interesse individual ou coletivo, pode ser convenientemente reprimido com as sanes civis, no h motivo para a reao penal (Nlson Hungria, Comentrios ao Cdigo Penal, 1978, vol. I, t. II, p. 35). questo que entende com o Direito Penal (e no com o Direito Civil), por encerrar assinalada malcia, o teor de proceder do sujeito que, invertendo arbitrariamente o ttulo de posse da coisa, vende-a a terceiro como se lhe pertencesse, incorrendo assim nas penas do art. 168 do Cd. Penal (apropriao indbita).

19

Voto n 3296

Apelao Criminal n 1.269.189/6


Art. 168, 1, n III, do Cd. Penal Comete apropriao indbita o sujeito que, tendo recebido valores de terceiros, no lhes d a destinao a que estava obrigado e inverte o ttulo da posse ou deteno, obrando como se fora o dono (art. 168, 1, n III, do Cd. Penal). Preconiza a jurisprudncia dos Tribunais que, em se tratando de ru primrio, a regra partir da pena-base no grau mnimo (cf. Celso Delmanto, Cdigo Penal Comentado, 3a. ed., p. 92). A pena, para ser justa, h mister do rigor somente que baste a desviar os homens da senda do crime: Perch una pena sia giusta, non deve avere che quei soli gradi dintensione che bastano a rimuovere gli uomini dai delitti (Cesare Beccaria, Dei delitti e delle pene, XVI). Voto n 3392

Apelao Criminal n 1.281.209/2


Art. 168, 1, n I, do Cd. Penal; art. 386, n III, do Cd. Proc. Penal No incorre em crime de apropriao indbita (art. 168, n I, do Cd. Penal), por falta do elemento subjetivo do tipo, o empresrio que, em face de graves e comprovadas dificuldades financeiras, paga a empregados o valor bruto de seus salrios e deixa de recolher as contribuies devidas ao sindicato da categoria profissional. quele que se acha num dilema ou conjuntura difcil sempre lcito escolher a alternativa mais razovel e justa. Se um fato ilcito, hostil a um interesse individual ou coletivo, pode ser convenientemente reprimido com as sanes civis, no h outro motivo para a reao penal (Nlson Hungria, Comentrios ao Cdigo Penal, 1978, vol. I, t. II, pp. 34-35).

20

Voto n 3415

Apelao Criminal n 1.268.109/0


Art. 168, 1, n III, do Cd. Penal Funcionrio que se apropria de importncia em dinheiro, que devia entregar empresa para a qual trabalha, no comete somente falta moral grave, com quebra da confiana, mas infringe preceito da lei penal e, pois, incorre na sano do art. 168, 1, n III, do Cd. Penal.

Voto n 3542

Apelao Criminal n 1.290.873/3


Art. 168, 1, n III, do Cd. Penal Comete crime de apropriao indbita agravada (art. 168, 1, n III, do Cd. Penal) o empregado que, a seu talante e em proveito prprio, entrega a terceiro, para vend-lo, veculo sobre o qual tinha a posse direta, pertencente ao patro. Em bom direito, alegar e no provar o alegado uma s e a mesma coisa (allegare nihil et allegatum non probare paria sunt). Voto n 4299

Apelao Criminal n 1.321.929/7


Art. 168, 1, n III, do Cd. Penal Comete crime de apropriao indbita agravada (art. 168, 1, n III, do Cd. Penal) o advogado que, tendo recebido dinheiro de cliente para procur-lo em Juzo, no lhe d o destino a que estava obrigado (alis, o emprega em proveito prprio) nem restitui o dano vtima.

21 Voto n 4119

Apelao Criminal n 1.297.637/4


Arts. 168, n III e 345 do Cd. Penal Ainda que veementes os indcios de sua culpabilidade, no lcito condenar advogado por apropriao indbita de numerrio de cliente (art. 168, n III, do Cd. Penal), sem a prova convincente do elemento subjetivo do tipo, caracterizado pela obteno de proveito injusto. No se passa de um salto da vida honesta para o crime. A fora probatria da incapacidade moral genrica, como indcio absolutrio, funda-se na experincia comum, que ensina que os homens de passado honesto ordinariamente no cometem crimes (Nicola Framarino dei Malatesta, La Logica delle Prove in Criminale, 1895, t. I, p. 235). Comete o crime de exerccio arbitrrio das prprias razes o advogado que, para satisfazer pretenso que supe legtima pagamento de honorrios retm importncias devidas ao cliente (art. 345 do Cd. Penal).

Voto n 5280

Apelao Criminal n 1.364.601/1


Art. 168, 1, n III, do Cd. Penal Comete crime de apropriao indbita agravada (art. 168, 1, n III, do Cd. Penal) o vendedor que recebe dinheiro de cliente e no o repassa empresa, antes o utiliza em proveito prprio. A invocao de crises conjunturais scio-econmicas do Pas no basta a excluir a antijuridicidade do fato criminoso praticado pelo ru, pois no h confundir preciso com estado de necessidade (art. 24 do Cd. Penal); alis, seria transformar a descriminante legal em verdadeiro claviculrio com que se abrissem todas as portas que do para a delinquncia.

22

Voto n 4327

Apelao Criminal n 1.323.109/1


Arts. 168, 1, n III, e 70, do Cd. Penal A palavra da vtima passa por excelente meio de prova e autoriza decreto condenatrio, se em conformidade com os outros elementos de convico reunidos no processado. Se um fato ilcito, hostil a um interesse individual ou coletivo, pode ser convenientemente reprimido com as sanes civis, no h motivo para a reao penal (Nlson Hungria, Comentrios ao Cdigo Penal, 1978, vol. I, t. II, p. 35). questo que entende com o Direito Penal (e no com o Direito Civil), por encerrar assinalada malcia, o teor de proceder do sujeito que, invertendo arbitrariamente o ttulo de posse de coisa alheia, usa-a em proveito prprio, com prejuzo de seu legtimo dono, incorrendo assim nas penas do art. 168 do Cd. Penal (apropriao indbita). Voto n 5280

Apelao Criminal n 1.364.601/1


Art. 168, 1, n III, do Cd. Penal Comete crime de apropriao indbita agravada (art. 168, 1, n III, do Cd. Penal) o vendedor que recebe dinheiro de cliente e no o repassa empresa, antes o utiliza em proveito prprio. A invocao de crises conjunturais scio-econmicas do Pas no basta a excluir a antijuridicidade do fato criminoso praticado pelo ru, pois no h confundir preciso com estado de necessidade (art. 24 do Cd. Penal); alis, seria transformar a descriminante legal em verdadeiro claviculrio com que se abrissem todas as portas que do para a delinquncia.

23

Voto n 4686

Apelao Criminal n 1.337.975/6


Art. 168, 1, n III, do Cd. Penal; art. 386, n VI, do Cd. Proc. Penal A prvia prestao de contas, pelo comum dispensvel instaurao da persecuo penal por delito de apropriao indbita, imprescindvel nos casos em que o ru, sujeito da mxima confiana da empresa-vtima, tinha poder de gerncia, com autonomia administrativa e financeira (art. 168, 1, n III, do Cd. Penal). De todas as mximas que devem inspirar o Julgador, nenhuma se tem por mais respeitvel que esta: condenao exige certeza. Dvida, em Direito Penal, o outro nome da falta de prova. Desde que os autos deparem dvida ao Juiz, no far melhor que absolver o acusado, em obsquio ao princpio geral, vigorante nas legislaes dos povos cultos: In dubio, pro reo. A confisso extrajudicial os tratadistas da prova sempre a reputaram precria e frgil, pela suspeita de violncia ou coao. Mas, desde que isto se no comprove, pode justificar a prolao de sentena condenatria, sobretudo se em conformidade com os mais elementos de convico do processo. Voto n 5462

Apelao Criminal n 1.369.621/0


Art. 168, 1, n III, do Cd. Penal Funcionrio que se apropria de importncia em dinheiro, que devia entregar empresa para a qual trabalha, no comete somente falta moral grave, com quebra da confiana, mas infringe preceito da lei penal e, pois, incorre na sano do art. 168, 1, n III, do Cd. Penal.

24

Voto n 9574

Apelao Criminal n 858.149-3/2-00


Art. 168, 1, n III, do Cd. Penal Funcionrio que se apropria de importncia em dinheiro, que devia entregar empresa para a qual trabalha, no comete somente falta moral grave, com quebra da confiana, mas infringe preceito da lei penal e, pois, incorre na sano do art. 168, 1, n III, do Cd. Penal. Comete crime de apropriao indbita agravada (art. 168, 1, n III, do Cd. Penal) o vendedor que recebe dinheiro de cliente e no o repassa empresa, antes o utiliza em proveito prprio. Voto n 5252

Apelao Criminal n 1.361.167/7


Arts. 171, caput, do Cd. Penal e 24, do Cd. Penal Comete o crime do art. 168 do Cd. Penal (apropriao indbita) aquele que, alm de no executar os servios que lhe so confiados, gasta em proveito prprio o dinheiro do cliente. A necessidade faz do homem o que quer, reza o aforismo jurdico: necessitas non habet legem. Mas s constitui causa excludente de criminalidade se o agente no podia conjurar o mal, exceto com o sacrifcio do bem jurdico alheio (art. 24 do Cd. Penal). A mera alegao de estreiteza de recursos, desacompanhada de prova cabal e convincente, no basta para o reconhecimento da descriminante legal, seno se converteria em razo universal de impunidade.

25 Voto n 7532

Apelao Criminal n 901.594-3/0-00


Art. 168, 1, n III, do Cd. Penal; art. 386, n III, do Cd. Proc. Penal; art. 36 do Cdigo Criminal do Imprio do Brasil A sentena operao lgica do esprito, pelo que o Juiz no pode renunciar razo. No lhe lcito, porm, condenar, ainda o pior delinquente, por mera presuno, pois desde o nosso velho Direito Criminal consta que nenhuma presuno, por mais veemente que seja, dar motivo para imposio de pena (art. 36 do Cdigo Criminal do Imprio do Brasil). A vontade de restituir, evidentemente, elide a de apropriar-se (Heleno Cludio Fragoso, Lies de Direito Penal, 2a. ed., vol. II, p. 331).

Voto n 9424

Apelao Criminal n 484.687-3/6-00


Arts. 168, 1, n III, e 107, n IV do Cd. Penal; , art. 61 do Cd. Proc. Penal Comete crime de apropriao indbita agravada (art. 168, 1, n III, do Cd. Penal) o empregado que, a seu talante e em proveito prprio, entrega a terceiro, para vend-lo, veculo sobre o qual tinha a posse direta, pertencente ao patro. Em bom direito, alegar e no provar o alegado uma s e a mesma coisa (allegare nihil et allegatum non probare paria sunt). A prescrio intercorrente (art. 110, 1, do Cd. Penal) constitui forma de prescrio da pretenso punitiva (da ao), que rescinde a prpria sentena condenatria (Damsio E. de Jesus, Cdigo Penal Anotado, 18a. ed., p. 358). Decretada a extino da punibilidade do apelante pela prescrio da pretenso punitiva estatal, j nenhuma outra matria poder ser objeto de exame ou deliberao.

26

Voto n 11.331

Apelao Criminal n 993.06.106448-0


Arts. 168, 1, n III, 59 e 65, n III, alnea b, do Cd. Penal; arts. 222, 2, 399, 2, 563 e 566 do Cd. Proc. Penal Embora consagrado, de presente, pelo direito positivo por fora da Lei n 11.719, de 20.6.2008: O Juiz que presidiu a instruo dever proferir a sentena (art. 399, 2, do Cd. Proc. Penal) , o princpio da identidade fsica do juiz no existia antes no processo penal. Pelo que, a alegao de quebra do citado princpio, com respeito a fato anterior Lei n 11.719, de 20.6.2008, carecer inteiramente de fomento jurdico, sendo desprezvel. Nulidade de ato processual somente se declara em face de prova plena e incontroversa de prejuzo s partes, ou se houver infludo na apurao da verdade substancial ou na deciso da causa (arts. 563 e 566 do Cd. Proc. Penal). Comete crime de apropriao indbita agravada (art. 168, 1, n III, do Cd. Penal) o advogado que, tendo recebido dinheiro de cliente para procur-lo em Juzo, no lhe d o destino a que estava obrigado (alis, o emprega em proveito prprio), e no restitui o dano vtima seno depois de largo tempo e muitas instncias. Tratando-se de ru primrio, e sendo-lhe favorveis as diretrizes judiciais do art. 59 do Cd. Penal, dever sua pena-base aproximar-se do mnimo legal, no se configure exagero punitivo.

27

Voto n 12.247

Apelao Criminal n 993.08.017201-3


Arts. 168 e 44, 2 e 3, do Cd. Penal A palavra da vtima passa por excelente meio de prova e autoriza decreto condenatrio, se em conformidade com os outros elementos de convico reunidos no processado. Se um fato ilcito, hostil a um interesse individual ou coletivo, pode ser convenientemente reprimido com as sanes civis, no h motivo para a reao penal (Nlson Hungria, Comentrios ao Cdigo Penal, 1978, vol. I, t. II, p. 35). questo que entende com o Direito Penal (e no com o Direito Civil), por encerrar assinalada malcia, o teor de proceder do sujeito que, invertendo arbitrariamente o ttulo de posse de coisa alheia, usa-a em proveito prprio, com prejuzo de seu legtimo dono, incorrendo assim nas penas do art. 168 do Cd. Penal (apropriao indbita).

28

Voto n 11.868

Embargos de Declarao n 993.06.106448-0/5


Arts. 168, 1, n III, 59 e 65, n III, alnea b, do Cd. Penal; arts. 222, 2, 399, 2, 535, 563, 566 e 619, do Cd. Proc. Penal; Smula n 231 do STJ Recurso prprio para corrigir equvoco e dirimir dvida ou contradio, os embargos de declarao no tm carter infringente, pelo que devem ser rejeitados se armam ao fito apenas de impugnar os fundamentos do acrdo (art. 619 do Cd. Proc. Penal). Segundo o cnon inscrito no art. 619 do CPP os embargos de declarao , tm por objetivo to-somente expungir do acrdo ambiguidade, contradio ou obscuridade ou ainda suprir omisso sobre tema de pronunciamento obrigatrio pelo Tribunal. Tal recurso no se presta para rediscutir o tema analisado e proclamado no julgamento, pois o mesmo desprovido de efeito infringente, salvo se a modificao decorrer da correo dos citados defeitos (STJ; ED n 6.275; rel. Min. Vicente Leal; j. 19.8.97; DJU 20.10.97, p. 53.138; apud Alberto Silva Franco et alii, Cdigo de Processo Penal e sua Interpretao Jurisprudencial, 1999, vol. II, p. 3.031).

29

Voto n 11.850

Apelao Criminal n 993.06.051372-9


Arts. 168, 1, n III, 24 e 117, n I, do Cd. Penal No decorrido o necessrio lapso temporal, no se reconhece a prescrio (STJ; HC n 9241/SP; 5a. T., rel. Min. Edson Vidigal; DJU 11.10.99, p.76; v.u). Comete crime de apropriao indbita agravada (art. 168, 1, n III, do Cd. Penal) o agente que, encarregado de efetuar cobranas, recebe dinheiro de cliente e no presta contas empresa, antes o usa em proveito prprio. A necessidade faz do homem o que quer, reza o aforismo jurdico: necessitas non habet legem. Mas s constitui causa excludente de criminalidade se o agente no podia conjurar o mal, exceto com o sacrifcio do bem jurdico alheio (art. 24 do Cd. Penal). A mera alegao de estreiteza de recursos, desacompanhada de prova cabal e convincente, no basta para o reconhecimento da descriminante legal, seno se converteria em razo universal de impunidade.

30

Voto n 12.531

Habeas Corpus n 990.09.131649-0


Art. 168, 1, n III, do Cd. Penal; arts. 93 e 648, n I, do Cd. Proc. Penal Em caso de habeas corpus fundado na alegao de falta de justa causa, foroso proceder ao exame da prova, nico processo lgico de apreenso da verdade. O que a lei no permite e o que a doutrina desaconselha a reabertura de um contraditrio de provas, no processo sumarssimo de habeas corpus (Rev. Trim. Jurisp., vol. 40, p. 271). Como a Justia Criminal no foro competente para dirimir conflitos que entendam com o vasto campo do Direito das Obrigaes, no entra em dvida que a instaurao da persecuo penal, nesses casos, constitui grave exemplo de subverso de princpios capitais de nosso sistema jurdico. Toda a ameaa ao status dignitatis do indivduo deve o Juiz, to logo lhe venha de molde a ocasio, atalhar com firmeza e vigor, em ordem a no sancionar, com sua autoridade e prestgio, situao a um tempo ilegal e injusta; no raro, inqua. O Estado s deve recorrer pena quando a conservao da ordem jurdica no se possa obter com outros meios de reao, isto , com os meios prprios do direito civil (ou de outro ramo do direito que no o penal). A pena um mal, no somente para o ru e sua famlia, seno tambm, sob o ponto de vista econmico, para o prprio Estado (Nlson Hungria, Comentrios ao Cdigo Penal, 1980, vol. VIII, p. 173).

31 Voto n 7741

Apelao Criminal n 423.364-3/6-00


Art. 169, parg. nico, n II, do Cd. Penal; art. 24 do Cd. Penal Feita em Juzo, tem a confisso do ru valor absoluto, porque estreme de eventuais defeitos que a podiam viciar, como a coao moral. Rainha das provas (regina probationum) chamavam-lhe os velhos praxistas, e tal apangio ainda lhe reconhece a jurisprudncia dos Tribunais, pelo que autoriza a edio de decreto condenatrio. Quem acha coisa alheia perdida est obrigado a restitu-la ao dono ou entreg-la Polcia, no prazo de 15 dias, sob pena de cometer o crime de apropriao indbita (art. 169, parg. nico, n II, do Cd. Penal). A necessidade faz do homem o que quer, reza o aforismo jurdico: necessitas non habet legem. Mas s constitui causa excludente de criminalidade se o agente no podia conjurar o mal, exceto com o sacrifcio do bem jurdico alheio (art. 24 do Cd. Penal). A mera alegao de estreiteza de recursos, desacompanhada de prova cabal e convincente, no basta para o reconhecimento da descriminante legal, seno se converteria em razo universal de impunidade. Destitudo de natureza formal, o crime de corrupo de menores (art. 1 da Lei n 2.252/54), no se caracteriza sem a prova da inocncia do sujeito passivo, que no se presume. S a inocncia no v a serpente debaixo das flores! A prescrio intercorrente (art. 110, 1, do Cd. Penal) constitui forma de prescrio da pretenso punitiva (da ao), que rescinde a prpria sentena condenatria (Damsio E. de Jesus, Cdigo Penal Anotado, 17a. ed., p. 358). Aplicam-se s penas restritivas de direito os mesmos prazos previstos para as privativas de liberdade (art. 109, parg. nico, do Cd. Penal). Decretada a extino da punibilidade do apelante pela prescrio da pretenso punitiva estatal, j nenhuma outra matria poder ser objeto de exame ou deliberao.

Casos Especiais

Alguns casos, por sua particular feio, mereciam considerados mais de espao; ajuntei-lhes, por isso, o respectivo acrdo.

PODER JUDICIRIO

1
TRIBUNAL DE ALADA CRIMINAL
DCIMA QUINTA CMARA

Apelao Criminal n 1.031.991/8


Comarca: Apelante: Apelado: So Pedro JHGO Ministrio Pblico

Voto n 167 Relator


No necessria prvia prestao de contas para apurar-se a realidade da apropriao indbita, se outros meios de prova repontam idneos (STF; rel. Min. Francisco Rezek; in JTACrSP, vol. 93, p. 393). Tendo confessado seu delito, certo que o apelante faria jus mitigao de sua pena; esta, no entanto, j lhe foi fixada no mnimo legal; incabvel, pois, sua reduo: As atenuantes no permitem a reduo da pena abaixo do mnimo previsto na lei para o crime (STF, in Rev. Tribs., vol. 644, p. 379; apud Celso Delmanto, Cdigo Penal Comentado, 1991, p. 108).

36
O haver o apelante reconhecido e publicado sua falta, batendo no peito, compungido, no deixa de edificar a quem quer lhe conhea um dia o episdio que o trouxe barra da Justia. Nos autos ficar o registro de que o sangue ainda lhe no esqueceu o caminho do rosto! E isto no ser pouco de louvar!

Irresignado com a r. sentena de fls. 115/118, proferida 1. pelo MM. Juzo de Direito da comarca de So Pedro, que o condenou a cumprir, em regime aberto, a pena de 1 ano e 4 meses de recluso, por infrao do art. 168, 1o, no III, do Cdigo Penal, com sursis, dela recorre JHGO, levando a mira na absolvio, visto no tipificado o delito, mngua de cobrana de prestao de contas. A dar-se o caso, porm, que se mantenha o edito condenatrio, seja reduzida ao apelante sua pena, em vista da circunstncia atenuante do art. 65, no I, alnea d, do Cdigo Penal (confisso espontnea da autoria do crime), e substituda por multa, na conformidade do art. 170 do mencionado estatuto (fls. 127/128). O rgo do Ministrio Pblico de Primeira Instncia contrariou o apelo, e o de Segunda, em claro e escorreito parecer do Dr. Luiz Cludio Pastina, opinou pelo seu improvimento (fls. 137/140). o relatrio.

Foi posta ao contra o ru porque se apropriara de 100 2. jogos de lenis bordados da empresa Benevides Txtil Imp. e Exp. Ltda., dos quais tinha a posse, como seu funcionrio.

37 Os elementos informativos e probatrios entranhados nos autos, dentre esses notadamente o interrogatrio do ru, demonstraram saciedade a procedncia da imputao. De feito, assim na Polcia como em Juzo, confessou o ru, sem ambages nem rebuos, a autoria do delito que lhe foi imputado. Motorista que era da empresa-vtima, foi incumbido de promover o transporte de tais peas de roupa. Mas, em um momento de fraqueza (que assim qualificou seu ato), reteve-as em seu poder; depois determinou vend-las nesta Capital, no o conseguindo, porm. Desalentado indigno proceder, lenis. Primeiro, fumaa espertasse fez. e receoso de que algum lhe descobrisse o assentou a traa de dar cabo dos malsinados ateou fogo a alguns deles; todavia, como a geral ateno, decidiu enterr-los; e foi o que

Telefonema annimo deu a conhecer, porm, Polcia que o ru se apropriara das roupas. Instado por seus agentes, informou-lhes onde as ocultara, e assim foram apreendidas e entregues vtima.

Quando o apelante entre si deliberou no proceder 3. entrega das roupas empresa-vtima, como lhe cumpria, nesse mesmo ponto cometeu o crime de apropriao indbita, porque a inverteu o ttulo da posse, convolando de mero detentor da coisa alheia (detentor alieno nomine) para possuidor animo domini, ou seu proprietrio aparente. Visto era empregado da vtima, configurou-se a forma qualificada do tipo. O confronto de contas argumento de que fez grande cabedal o douto patrono do apelante era, no particular, de todo despiciendo. Peculiar s hipteses nas quais exista reciprocidade de crditos e dbitos compensveis, no tem lugar

38 em simples relaes empregatcias. Ainda naqueles casos que passam por excees, a prestao de contas no tem lugar, se patente a indevida apropriao. A doutrina no menos que do pernclito Nlson Hungria (cf. Comentrios ao Cdigo Penal, 1980, vol. VII, p. 168). Esta, por igual, a jurisprudncia dos Tribunais, como o persuade o venerando aresto citado no parecer da ilustrada Procuradoria Geral de Justia, do teor seguinte:

No necessria prvia prestao de contas para apurar-se a realidade da apropriao indbita, se outros meios de prova repontam idneos (STF; rel. Min. Francisco Rezek; in JTACrSP, vol. 93, p. 393).

Tendo confessado seu delito, certo que o apelante faria jus mitigao de sua pena; esta, no entanto, j lhe foi fixada no mnimo legal; incabvel, pois, sua reduo: As atenuantes no permitem a reduo da pena abaixo do mnimo previsto na lei para o crime (STF, in Rev. Tribs., vol. 644, p. 379; apud Celso Delmanto, Cdigo Penal Comentado, 1991, p. 108). Contudo, o haver o apelante reconhecido e publicado sua falta, batendo no peito, compungido, no deixa de edificar a quem quer lhe conhea um dia o episdio que o trouxe barra da Justia. Nos autos ficar o registro de que o sangue ainda lhe no esqueceu o caminho do rosto! E isto no ser pouco de louvar! A pena mnima prevista para a modalidade criminosa do art. 168, 1o, no III, do Cdigo Penal (1 ano e 4 meses de recluso e 13 dias-multa) obsta a aplicao ao ru do benefcio do art. 89 da Lei no 9.099/95 (Lei dos Juizados Criminais).

39 Deciso que se apoia em elementos de certeza da materialidade do fato delituoso (v.g.: boletim de ocorrncia de fl. 3, auto de apreenso de fl. 4, de avaliao de fl. 8, de entrega e reconhecimento de fl. 9) e de sua autoria (confessa pelo ru e confirmada convincentemente pelo representante legal da firma-vtima e por testemunhas acima de toda a exceo) e que aplicou espcie o Direito positivo com critrio seguro, no passvel de reforma, seno confirmao.

Daqui as razes por que, a despeito da exemplar dedicao 4. e talentos revelados pela defesa do apelante, nego provimento ao recurso.

So Paulo, 27 de dezembro de 1996 Carlos Biasotti Relator

PODER JUDICIRIO

2
TRIBUNAL DE ALADA CRIMINAL
DCIMA QUINTA CMARA

Reviso Criminal n 328.254/5


Comarca: So Paulo Peticionrio: AAO

Voto n 1235 Relator

No cessa a Humanidade de encarecer aos que julgam muita prudncia ao firmar e confirmar decretos condenatrios. conta de certo padeirinho, que fora obrigado a vestir a alva dos condenados e a padecer morte no patbulo, sendo inocente, reza a tradio que ainda hoje, em memria do infausto sucesso, Veneza conserva, em templo de f, duas lmpadas votivas, que ardem perpetuamente, e junto delas esta letra de advertncia aos Juzes: Recordve del povero Fornr ou Ricordatevi del povero fornaio (Fumagalli, Chi lha detto?, 1995, p. 170) , que, traspassada para o portugus, soa: Lembrai-vos do pobre padeirinho!

41
Todo o escrpulo se tem por legtimo quando o Juiz entra a considerar na terrvel realidade de uma sentena condenatria! Comete o crime de apropriao indbita (art. 168 do Cd. Penal) o agente que no devolve ao proprietrio, no prazo assinado, fitas de videocassete que lhe tomara em locao, pois inverte o ttulo da posse: de detentor alieno nomine passa a possuidor animo domini. O locatrio que no restitui fitas de videocassete a seu dono, somente no viola o Direito Penal e pratica apropriao indbita, se comprovar que entre ele e o locador havia contrato com clusula de ressarcimento em pecnia; nesse caso, a questo convola para a esfera do Direito Civil. Para a caracterizao de reincidncia, nossos Tribunais tm preconizado critrio rigoroso: mister a comprovao do trnsito em julgado da sentena condenatria anterior, com meno da data em que se tornou irrecorrvel (cf. Rev. Tribs., vol. 600, p. 397; apud Damsio E. de Jesus, Cdigo Penal Anotado, 1998, p. 186).

Condenado pelo MM. Juzo de Direito da 18a. Vara 1. Criminal da Comarca da Capital pena de 1 ano e 2 meses de recluso e 11 dias-multa, por infrao do art. 168, combinado com o art. 29, do Cdigo Penal, requer AAO a este Egrgio Tribunal a reviso de seu processo. Alega, por distinta Procuradora do Estado, que a deciso impugnada contrariou a evidncia dos autos; pelo que, em vista daquele a que chamou frgil conjunto probatrio, pleiteia a absolvio; mas, se o Colendo Grupo de Cmaras mantiver o edito condenatrio, espera lhe defira o regime semiaberto (fls. 17/20).

42 A ilustrada Procuradoria Geral de Justia, em minucioso parecer do Dr. Carlos Roberto Barretto, opina, preliminarmente, pelo no-conhecimento do pedido; se conhecido, porm, que se indefira (fls. 23/27). o relatrio.

A r. sentena, que o peticionrio pretende seja revista, 2. condenou-o porque, no dia 19 de maro de 1993, na Rua Mrio Mariani, nesta Capital, obrando em concurso e unidade de propsitos com outro indivduo, apropriou-se de 14 fitas de vdeo VHS gravadas, pertencentes locadora de propriedade de Benedita Soares Magro. Foi o caso que o requerente, de posse das fitas, no nas devolveu ao estabelecimento da vtima no termo do prazo de trs dias que lhe fora estipulado; ao contrrio, reteve-as consigo. Ao cabo da persecuo criminal, foi condenado por sentena que, sem recurso, transitou em julgado (fl. 162 v.). Pe a mira agora em rescindi-la, pela via revisional.

O alvitre da douta Procuradoria Geral de Justia, de no3. -conhecimento do pedido, ainda que se esforce em razo de muito alcance, tem contra si o princpio geralmente observado neste Egrgio Tribunal, de que se no devem examinar com demasiado rigor as hipteses de admissibilidade da reviso criminal. A razo que o pedido revisional constitui a ltima oportunidade que a Lei concede ao condenado de provar sua inocncia. Demais, a autoridade do caso julgado como que sobe de ponto, quando confirmada por segunda instncia julgadora.

43 derradeira, no cessa a Humanidade de encarecer aos que julgam muita prudncia ao firmar e confirmar decretos condenatrios. conta de certo padeirinho, que fora obrigado a vestir a alva dos condenados e a padecer morte no patbulo, sendo inocente, reza a tradio que ainda hoje, em memria do infausto sucesso, Veneza conserva, em templo de f, duas lmpadas votivas, que ardem perpetuamente, e junto delas esta letra de advertncia aos Juzes: Recordve del povero Fornr ou Ricordatevi del povero fornaio (Fumagalli, Chi lha detto?, 1995, p. 170) , que, traspassada para o portugus, soa: Lembrai-vos do pobre padeirinho! Todo o escrpulo se tem por legtimo, enfim, quando o Juiz entra a considerar na terrvel realidade de uma sentena condenatria! Em face do que levo exposto, conheo da reviso criminal.

O argumento-arete de que se valeu o peticionrio para 4. tentar fazer algum abalo deciso condenatria afronta evidncia dos autos , carece de procedncia. De feito, examinado com tento e diligncia seu conjunto probatrio, nenhum outro desfecho consentiam os autos do processo--crime seno a condenao do ru. Interrogado em Juzo, empenhou-se em depor de si a carga da responsabilidade criminal, ao afirmar que entregara as fitas ao corru JFS, seu primo, com determinao de as restituir locadora (fl. 109). O corru, no entanto, ouvido fl. 121, repeliu a acusao e redarguiu que incumbido de entregar as fitas ficara o peticionrio. A vtima, essa declarou ter sabido pelo filho que o peticionrio foi quem retirara as mencionadas fitas (fls. 12 e 123),

44 o que tambm significaram os recibos de fl. 13; neles se vem duas assinaturas autnticas do ru (fl. 89). Ora, por isso mesmo que no devolveu, no trduo emprazado, as fitas que tomara em locao, praticou o ru apropriao indbita, pois inverteu o ttulo da posse: de detentor alieno nomine passou a possuidor animo domini. verdade que, segundo jurisprudncia deste Egrgio Tribunal, a falta de devoluo de fita de videocassete no configura crime se entre a locadora e o locatrio houver contrato com clusula de ressarcimento em pecnia, como consta dos venerandos acrdos de que foram relatores os eminentes Juzes Dcio Barretti (RJDTACrimSP vol. 26, p. 43); Bento Mascarenhas (ibidem, p. 41) e Rubens Gonalves (ibidem, vol. 22, p. 66), etc. No fez prova, porm, o peticionrio do vnculo contratual com a empresa-vtima; tampouco demonstrou haver composto o prejuzo. Foi mesmo crime de apropriao indbita, destarte, o que perpetrou, visto se apropriara de coisa mvel de que tinha a posse direta, e no na restitura sua proprietria. A condenao, portanto, foi acertada e merecida. Na fixao da pena-base, pouco acima do mnimo legal, a r. sentena meteu em linha de conta os antecedentes, de que o ru no deve orgulhar-se (fls. 97, 100 e 106). O MM. Juiz estipulou-lhe o regime fechado, por sua reincidncia. Tal circunstncia, no entanto, no se acha comprovada nos autos. As certides de fls. 97, 100 e 106 mencionam condenao anterior do ru por furto (proc. n 587/91, da 29a. Vara Criminal); no referem, contudo, a data do trnsito em julgado; sem o que, no lcito reconhec-la. Deveras, para efeito de reincidncia, nossos Tribunais tm preconizado critrio rigoroso:

45 necessria a comprovao do trnsito em julgado da sentena condenatria anterior, com meno da data em que se tornou irrecorrvel (Rev. Tribs., vol. 600, p. 397; 447/422, 561/317 e 575/400; apud Damsio E. de Jesus, Cdigo Penal Anotado, 1998, p. 186).

Por isso, afastada a nota de reincidncia, de razo e justia deferir ao peticionrio o benefcio do regime semiaberto.

Pelo exposto, conheo da reviso criminal e defiro-a em 5. parte para fixar ao peticionrio o regime semiaberto.

So Paulo, 22 de novembro de 1998 Carlos Biasotti Relator

PODER JUDICIRIO

3
TRIBUNAL DE ALADA CRIMINAL
DCIMA QUINTA CMARA

Apelao Criminal n 1.242.169/8


Comarca: Apelante: Apelado: So Paulo JGFC Ministrio Pblico

Voto n 2880 Relator

A citao o princpio e o fundamento do juzo (Baro de Ramalho, Postilas de Prtica, 1872, p. 71). A suspenso do processo (art. 366 do Cd. Proc. Penal) visa a impedir que o ru, com postergao de princpio de direito natural, seja condenado sem ser ouvido (nemo inauditus damnari potest). Mas,no caso que se oculte para no ser citado, no lhe aproveita a cautela da lei: reconhec-la a seu favor o mesmo seria que admitir pudesse beneficiar-se da prpria torpeza (turpitudinem suam allegans, non est audiendus).

47
Comete o crime de apropriao indbita qualificada (art. 168, 1, n III, do Cd. Penal) o advogado que, em nome do cliente, efetua levantamento de depsito em dinheiro e no lho entrega, ao invs o emprega em proveito prprio. Ainda que, ao praticar apropriao indbita, o advogado ofenda a nclita profisso em seu ponto mais sagrado a fora moral e d em terra com os princpios fundamentais do Direito, no se lhe haver agravar o rigor da lei: se primrio e de bons antecedentes, faz jus substituio da pena privativa de liberdade por restritivas de direitos (art. 44, 2, do Cd. Penal).

Da r. sentena que proferiu o MM. Juzo de Direito da 9a. 1. Vara Criminal da Comarca da Capital, condenando-o a cumprir, sob o regime semiaberto, a pena de 2 anos de recluso e 14 dias-multa, por infrao do art. 168, 1, n III, do Cdigo Penal, interps recurso para este Egrgio Tribunal, levando em vista reform-la, JGCF. Pleiteia, nas razes de recurso apresentadas por distintos e competentes advogados, preliminarmente, a anulao do feito, em ordem a ser devidamente citado para os atos e termos da ao penal; requer ainda a suspenso do processo at que se decida, na esfera cvel (20a. Vara), a controvrsia entretida nestes autos. Pelo que respeita ao mrito, afirma que o presente litgio no cai sob o rigor da lei penal, uma vez que, mero ilcito civil, devia ser dirimido no mbito do Direito Civil, no vasto campo da inadimplncia das obrigaes; pelo que, em face da atipicidade do fato que lhe imputado, espera absolvio, ao mdulo do art. 386, n III, do Cdigo de Processo Penal.

48 Mas, a dar-se o caso que a colenda Cmara lhe confirme a condenao, espera ao menos lhe reduza a pena, que tem por exagerada; requer, derradeira, a modificao do regime prisional para a modalidade aberta (fls. 132/136). A douta Promotoria de Justia apresentou contrarrazes de recurso, nas quais repeliu a argumentao da nobre Defesa e propugnou a mantena do decreto condenatrio, por seus prprios fundamentos (fls. 138/142). A ilustrada Procuradoria Geral de Justia, em firme, extenso e escorreito parecer do Dr. Carlos Henrique Maciel, opina pelo improvimento da apelao (fls. 144/148). o relatrio.

O apelante, Advogado de profisso, foi chamado s barras 2. da Justia Criminal porque, no dia 16 de julho de 1998, na agncia do Banco do Brasil S.A., situada na Praa Alfredo Issa, nesta Capital, apropriou-se de coisa alheia mvel, de que tinha a posse ou deteno. Contratou-o Vanderley Picossi para ajuizar ao trabalhista contra o Banco Francs e Brasileiro S.A., em 1993, que tramitou perante a 13a. Junta de Conciliao e Julgamento de So Paulo (proc. n 0711/93). A deciso do pleito foi favorvel a Vanderlei, cabendo-lhe receber a quantia de R$ 39.358,81, sendo que 30% deste valor correspondiam aos honorrios advocatcios. Rezam os autos que o ru procedeu ao levantamento da quantia total e dela repassou vtima a importncia de R$ 10.000,00, apropriando-se indevidamente do restante.

49 Instaurada a persecuo criminal, transcorreu o processo na forma da lei; ao cabo, a r. sentena de fls. 100/105, julgando procedente a pretenso punitiva, houve por bem condenar o ru; este, irresignado com o desfecho adverso da lide penal, comparece perante esta colenda Corte de Justia em busca de absolvio, ou atenuao do castigo.

As questes que a digna Defesa articulou, guisa de 3. preliminares, no apresentam, data venia, a importncia nem o peso que lhes conferiu. Em verdade, no que toca ao pedido de suspenso da ao penal, at se resolva, no cvel, a pendncia entre as partes, no tem cabida no caso de que se trata. uma, porque independente da civil a responsabilidade criminal; o sobrestamento necessrio do processo--crime somente se d quando se questiona a respeito do estado das pessoas e a questo controvertida influi na apresentao dos elementos do crime e indispensveis sua existncia, conforme a lio de Joaquim de Sylos Cintra (apud Damsio E. de Jesus, Cdigo de Processo Penal Anotado, 13a. ed., p. 117). outra, porque, como o advertiu a douta Promotoria de Justia, o reconhecimento da existncia do crime de apropriao indbita independe do resultado da ao cvel (fl. 83). De igual teor, a jurisprudncia dos Tribunais:

A circunstncia de pender litgio civil no pode obstar a averiguao criminal, no s porque h a plena independncia de instncias como porque, sob tal perspectiva, a discusso no cvel sequer se constitui em questo prejudicial obrigatria (STF; rel. Min. Cordeiro Guerra; JTACrSP, vol. 69, p. 546);

50 O apelante averbou tambm de nulo o processo, por defeito de citao, mas nenhuma razo lhe assiste. Deveras, primeiro que lhe determinasse a citao por edital, foi o ru insistentemente procurado pelo oficial de justia, no local de trabalho e na residncia. Foram baldadas todas as diligncias. E, o que mais, avulta dos autos que buscava ocultar-se para no ser citado. Est a persuadi-lo a circunstncia de que, tendo-o procurado o meirinho em sua casa, informara-lhe a domstica achar-se presente o ru. Transcorrido, porm, algum tempo, retornou e disse que se equivocara, pois o ru no somente no se encontrava em casa, mas sara para local desconhecido (fl. 49). A citao ato importantssimo do processo. Afirmou-o elegantemente o Baro de Ramalho:

A citao o princpio e o fundamento do juzo: o princpio, porque por ela comea o processo; e o fundamento, porque sem ela no pode o juiz conhecer, nem julgar a causa; tambm o fundamento porque importa defesa (Postilas de Prtica, 1872, p. 71).

De regra, a citao realiza-se in faciem, na pessoa mesma do ru. No caso, todavia, que se esteja ocultando por no ser citado, sua vocao a Juzo para defender-se e integrar a lide far-se- por ditos. Esta a exegese consagrada por venerandos arestos de nossos Tribunais:

51

a) A citao edital tem cabimento quando haja fundados indcios de que o ru se esteja ocultando, atravs de seguidas mudanas de endereo, para obstaculizar a realizao da citao pessoal por intermdio de oficial de justia (STF; rel. Min. Soares Muoz; Rev. Tribs. 538, p. 445); b) perfeitamente possvel a citao por edital do acusado que, astuciosamente, e por vrias vezes, se recusou a receber, em seu local de trabalho, o oficial de justia encarregado de sua citao (STJ; HC n 1.392; rel. Min. Jos Cndido; DJU 30.11.92, p. 22.636; apud Alberto Silva Franco et alii, Cdigo de Processo Penal e sua Interpretao Jurisprudencial, 1999, vol. I, pp. 1483-1484).

Motivada por seu pertinaz intuito de no atender ao chamamento da Justia Criminal, a citao ficta do ru conformou-se dico da lei (art. 362 do Cd. Proc. Penal) e, pois, est alm de toda a censura.

No se mostra igualmente atendvel a pretenso do ru de 4. que lhe sejam aplicadas as disposies do art. 366 do Cdigo de Processo Penal, com o sobrestamento do processo. Resume-se a mens legis a evitar que o acusado, com a postergao de princpio de direito natural, seja condenado sem ser ouvido (nemo inauditus damnari potest). Arma, portanto, ao intuito de obstar o curso do processo instaurado sem o conhecimento do ru.

Vem a pelo aqui a lio benemrita de Damsio E. de Jesus:

52 O novo princpio legal, com fundamento na regra de que o ru tem direito de ser informado da imputao, pressupe, para ensejar a suspenso do processo, que no tenha tido cincia da acusao. Dessa forma, se o infrator, tendo conhecimento da persecuo penal, oculta-se para no ser citado pessoalmente, no h o suporte teleolgico necessrio incidncia da medida, ainda que venha a ser expedido o edital (Cdigo de Processo Penal Anotado, 17a. ed., p. 249).

Ora, os elementos dos autos patenteiam a resoluo em que estava o ru de iludir os esforos do meirinho, que o procurava para citar. A acolher a reclamao do apelante, o mesmo fora que sancionar franca rebeldia ao aforismo jurdico, segundo o qual, ningum deve alegar sua torpeza (turpitudinem suam allegans, non est audiendus). Rejeito, por isso, as preliminares arguidas pela douta Defesa.

A argumentao relativa ao mrito da causa no encerra a 5. fora lgica necessria para abalar os fundamentos da r. sentena apelada. Com efeito, extrai-se do documento de fl. 17 ter sido expedido alvar de levantamento da importncia de R$ 39.358,81, da qual foram depositados R$ 10.000,00 em favor da vtima, aps insistentes reclamaes, como afirmou em Juzo (fl. 86). A verso escusatria ofertada pelo ru no se mostra aceitvel, uma vez que em franco antagonismo com os mais elementos do processo.

53 O ru, ao trair a confiana do cliente e inverter a posse do dinheiro da vtima, no s lhe traiu o patrocnio da causa, mas tambm infringiu o art. 168, 1, n III, do Cdigo Penal. Perfez a conduta tpica:

Tendo o sujeito a posse ou a deteno do objeto material, em dado momento faz mudar o ttulo da posse ou da deteno, comportando-se como se fosse dono (Rev. Tribs., vol. 598, p. 350; apud Damsio E. de Jesus, Cdigo Penal Anotado, 9a. ed., p. 575).

Com efeito:

Incorre nas sanes do art. 168, 1, n III, do Cd. Penal o advogado que, no desempenho de sua profisso, recebe importncia em razo e para os fins contratados e, de posse do dinheiro, dele se apropria, no o entregando a quem de direito (...) (RJDTACrimSP, vol. 22, p. 61; rel. Jos Santana).

De que o ru procedeu com dolo, isto , com o intuito de possuir como prpria coisa alheia (animus rem sibi habendi), est a demonstr-lo a circunstncia de que, sobre falsear a verdade dos fatos vtima, at aqui no lhe restituiu o dano. Inafastvel, portanto, era o decreto de condenao. A majorante do art. 168, 1, n III, do Cdigo Penal foi bem reconhecida e aplicada, pois que, na condio de advogado, o apelante apropriou-se indevidamente de dinheiro da vtima.

Assaz de razo teve o insigne Procurador de Justia, 6. quando estigmatizou com ferro em brasa a fronte do apelante, por muito abaixo do grau de altivez da Advocacia (fl. 148).

54 De feito, com o teor de seu proceder, o apelante feriu a nclita profisso naquilo que possui de mais sagrado: sua fora moral. Ao reter, de modo indevido, dinheiro do cliente, deu em terra com os augustos preceitos em que assenta aquela que Voltaire definiu pela mais bela das profisses Le plus bel tat du monde (apud Carvalho Neto, Advogados, 1946, p. 83) , os quais Ulpiano confiou eternidade do bronze: Honeste vivere, neminem laedere, jus suum cuique tribuere. No entra em dvida que, ao rastejar na lama, tendo asas para voar, o ru cobriu de ignomnia a nobre Classe dos Advogados. Mas, nem por esta razo se lhe haver agravar o rigor da lei: primrio e de bons antecedentes (fl. 46), tem jus aos benefcios que geralmente se dispensam a autores de delito de apropriao indbita. Assim, com base no art. 44, 2, do Cdigo Penal, substituolhe a pena privativa de liberdade por duas restritivas de direitos: prestao pecuniria e prestao de servio comunidade ou a entidades pblicas (art. 43, ns. I e IV do Cd. Penal). , A prestao pecuniria consistir no pagamento em dinheiro vtima da importncia de 36 salrios mnimos (10% do valor legal mximo). Nos termos do art. 45, 1, do referido diploma, o valor pago ser deduzido do montante de eventual condenao em ao de reparao civil. Na hiptese de descumprimento injustificado das restries impostas, o ru cumprir sua pena privativa de liberdade sob o regime aberto. Apenas neste pouco me pareceu de bom conselho modificar a r. sentena de Primeiro Grau, que mantenho quanto ao mais, por seus prprios e jurdicos fundamentos.

55 Pelo exposto, dou provimento parcial apelao para 7. substituir a pena privativa de liberdade do ru por duas restritivas de direitos e deferir-lhe regime aberto.

So Paulo, 9 de abril de 2001 Carlos Biasotti Relator

PODER JUDICIRIO

4
TRIBUNAL DE ALADA CRIMINAL
DCIMA QUINTA CMARA

Apelao Criminal n 1.297.637/4


Comarca: Apelante: Apelado: Diadema JMAB Ministrio Pblico Voto n 4119 3 Juiz
Ainda que veementes os indcios de sua culpabilidade, no lcito condenar advogado por apropriao indbita de numerrio de cliente (art. 168, n III, do Cd. Penal), sem a prova convincente do elemento subjetivo do tipo, caracterizado pela obteno de proveito injusto. No se passa de um salto da vida honesta para o crime. A fora probatria da incapacidade moral genrica, como indcio absolutrio, funda-se na experincia comum, que ensina que os homens de passado honesto ordinariamente no cometem crimes (Nicola Framarino dei Malatesta, La Logica delle Prove in Criminale, 1895, t. I, p. 235).

57
Comete o crime de exerccio arbitrrio das prprias razes o advogado que, para satisfazer pretenso que supe legtima pagamento de honorrios retm importncias devidas ao cliente (art. 345 do Cd. Penal).

Pedi vista dos autos, aps os votos dos eminentes Juzes 1. Dcio Barretti e Fernando Matallo, para melhor exame da controvrsia penal. O apelante JMAB foi condenado pelo MM. Juzo de Direito da 2a. Vara Criminal da Comarca de Diadema pena de 2 anos e 8 meses de recluso, em regime aberto, e 66 dias-multa, no valor de 1/3 do salrio mnimo, substituda a privativa de liberdade por restritivas de direito, por infrao do art. 168, parg. nico, n III, do Cdigo Penal. Inconformado com o xito adverso da causa, interps recurso para esta augusta Corte de Justia, com o escopo de alcanar absolvio, firme no argumento da precariedade da prova e da ausncia de dolo. Foi o caso que, na condio de advogado contratado pela Municipalidade de Diadema para promover-lhe a defesa dos direitos e interesses em aes de procedimento ordinrio, em cujo polo passivo figuravam as empresas Dersa e Fepasa, o apelante apropriara-se da importncia de R$ 374.078,59, referente indenizao de R$ 73.848.690,68 paga pela Dersa. As parcelas eram levantadas pelo recorrente, que delas deduzia a verba honorria fixada pela r. sentena em 10% sobre o valor da causa.

Ao receber a ltima parcela, o apelante retivera-a, sob color 2. de que o autorizava o contrato de prestao de servios que firmara com a Municipalidade, em sua clusula III, item 2.

58 Testemunhas inquiridas na fase de instruo criminal deram fora e relevo s palavras do apelante. Com efeito, as testemunhas Mlton Gurgel Filho (fls. 317/404) e Maria Izabel Fumeiro (fl. 391) confirmaram a existncia de acordo com a Dersa, pelo qual receberia o apelante 10% de sucumbncia da Dersa e 10% de honorrios pela Prefeitura de Diadema. A prova dos autos no infirmou a alegao da Defesa de que o apelante no obrara dolosamente. Ainda que pudesse haver indcios veementes de sua culpabilidade, no deparam os autos quele que os examinar com alguma considerao a certeza de que o apelante procedeu cum animo rem sibi habendi, que o movia e inspirava o propsito de apropriar-se de coisa alheia. Ora, conforme o prego da Jurisprudncia, sem a ocorrncia de dolo especfico, consistente em obter proveito injusto, no se integra o crime de apropriao indbita (Rev. Tribs., vol. 181, p. 121).

No entra em dvida que, em tema de valores materiais 3. ou, por diz-lo claramente, dinheiro, vil metal, etc., ainda que sob a rubrica de galardo pecunirio , foi sempre digna de profunda reflexo a queixa daquele alto esprito: A que coisas no induzes os mortais, o execrvel sede de ouro!. Quid non mortalia pectora cogis, auri sacra fames! (Virgilio, Aen., 56-57). O ru, contudo, negou sempre com a nfase de que s os inocentes so capazes a imputao delituosa: jamais pretendeu reter seno o que supunha lhe pertencia. No um infrator de quatro costados que foi trazido s barras da Justia Criminal, mas um advogado de reconhecido nome e opinio.

59 Ora, lio que nos herdou o egrgio Malatesta, em sua obra clssica A Lgica das Provas em Matria Criminal, que no se passa de um salto da vida honesta para o crime. A fora probatria da incapacidade moral genrica, como indcio absolutrio, funda-se na experincia comum, que ensina que os homens de passado honesto ordinariamente no cometem crimes. Portanto, encontrando-se no acusado um passado honesto, logicamente se conclui pela sua provvel inocncia.

Palavras formais:

Quindi, trovandosi nellimputato un passato onesto, logicamente si conclude alla sua probabile innocenza (La Logica delle Prove in Criminale, 1895, t. I, p. 235).

A ter o apelante cometido algum ilcito penal, esse no 4. passara de exerccio arbitrrio das prprias razes, com o que pretendeu fazer justia pelas prprias mos, praticando ato com o escopo de satisfazer pretenso (pagamento de honorrios). Ora, impe-se que algum que tenha uma pretenso no a satisfaa pessoalmente, incumbindo Justia a sua realizao. Ningum deve ser juiz e parte a um tempo (Damsio E. de Jesus, Cdigo Penal Anotado, 9a. ed., p. 979). Em face do que levo expendido, provejo em parte o recurso, para desclassificar o crime por que foi condenado o apelante para o tipo previsto no art. 345 do Cdigo Penal (exerccio arbitrrio das prprias razes). Fixo-lhe em 1 ms de deteno a pena privativa de liberdade, a qual substituo, com fundamento no art. 44, 2, 1a. parte, do Cdigo Penal, por multa, de valor idntico ao da r. sentena recorrida: 66 dias-multa, no valor de 1/3 do salrio mnimo.

60 Atendendo natureza da infrao penal e quantidade da pena, relevo a proibio do exerccio da Advocacia, imposta ao ru, em carter subsidirio.

Pelo meu voto, dou provimento parcial ao recurso para 5. desclassificar o crime para o tipo previsto no art. 345 do Cdigo Penal (exerccio arbitrrio das prprias razes), cancelada a proibio do exerccio da Advocacia.

So Paulo, 8 de outubro de 2002 Carlos Biasotti Relator

PODER JUDICIRIO

5
TRIBUNAL DE ALADA CRIMINAL
DCIMA QUINTA CMARA

Apelao Criminal n 423.364.-3/6-00


Comarca: Apelante: Apelado: Buritama MC Ministrio Pblico Voto n 3198 Relator
Feita em Juzo, tem a confisso do ru valor absoluto, porque estreme de eventuais defeitos que a podiam viciar, como a coao moral. Rainha das provas (regina probationum) chamavam-lhe os velhos praxistas, e tal apangio ainda lhe reconhece a jurisprudncia dos Tribunais, pelo que autoriza a edio de decreto condenatrio. Quem acha coisa alheia perdida est obrigado a restitu-la ao dono ou entreg-la Polcia, no prazo de 15 dias, sob pena de cometer o crime de apropriao indbita (art. 169, parg. nico, n II, do Cd. Penal).

62
A necessidade faz do homem o que quer, reza o aforismo jurdico: necessitas non habet legem. Mas s constitui causa excludente de criminalidade se o agente no podia conjurar o mal, exceto com o sacrifcio do bem jurdico alheio (art. 24 do Cd. Penal). A mera alegao de estreiteza de recursos, desacompanhada de prova cabal e convincente, no basta para o reconhecimento da descriminante legal, seno se converteria em razo universal de impunidade. Destitudo de natureza formal, o crime de corrupo de menores (art. 1 da Lei n 2.252/54) no se caracteriza sem a prova da inocncia do sujeito passivo, que no se presume. S a inocncia no v a serpente debaixo das flores! A prescrio intercorrente (art. 110, 1, do Cd. Penal) constitui forma de prescrio da pretenso punitiva (da ao), que rescinde a prpria sentena condenatria (Damsio E. de Jesus, Cdigo Penal Anotado, 17a. ed., p. 358). Aplicam-se s penas restritivas de direito os mesmos prazos previstos para as privativas de liberdade (art. 109, parg. nico, do Cd. Penal). Decretada a extino da punibilidade do apelante pela prescrio da pretenso punitiva estatal, j nenhuma outra matria poder ser objeto de exame ou deliberao.

Condenado pelo MM. Juzo de Direito da Comarca de 1. Buritama s penas de 1 ano de recluso e 10 dias-multa, por infrao do art. 168 do Cdigo Penal, e 1 ano de recluso, por infrao do art. 1 da Lei n 2.252/64, substitudas as penas privativas de liberdade por prestao de servios comunidade, em igual perodo, interps MC recurso de Apelao para este Egrgio Tribunal, no intuito de reform-la.

63 Nas razes de apelao, subscritas por esforado patrono, afirma no obrara com dolo, ou inteno predeterminada de causar prejuzos financeiros a terceiro; pleiteia, por isso, absolvio, como ato de justia (fls. 87/88). A douta Promotoria de Justia apresentou contra-razes, nas quais propugnou o provimento parcial do recurso para absolver o ru do crime de corrupo de menores (fls. 90/94). A ilustrada Procuradoria Geral de Justia, em esmerado e erudito parecer do Dr. Joo Diogo Urias dos Santos, opina pelo improvimento da apelao (fls. 99/105).

o relatrio.

A Justia Pblica demandou o ru na esfera criminal 2. porque, na tarde do dia 18.7.2001, na Rua Guilherme Guerbas, em Buritama, apropriara-se da quantia de R$ 600,00, pertencente a Nilton Monteiro de Aquino. Reza a denncia que, nas mesmas condies de tempo e lugar, o ru corrompeu seu filho TAC, ento com 15 anos de idade, induzindo-o a praticar infrao penal. Foi o caso que, pelas 15h do dia 18.7.2001, o menor Thiago andava de bicicleta pelo local dos fatos, quando deparou com uma carteira com R$ 1.650,00, em dinheiro, alm de documentos pessoais e cheques, pertencentes vtima Nilton Monteiro de Aquino. Dirigiu-se o menor sua residncia e entregou ao pai a quantia de R$ 600,00, informando-lhe que a havia encontrado na via pblica, dentro de uma carteira.

64 Seu pai o ru MC , em vez de procurar a autoridade policial ou o proprietrio da carteira para fazer-lhe a devoluo, preferiu apropriar-se dos valores nela contidos, e pagar algumas contas; induziu ainda seu filho Thiago a praticar ato infracional tipificado no art. 169, parg. nico, n II, do Cdigo Penal, escusando-se e corrompendo-o, sob o aforismo o que achado no roubado. Instaurada a persecuo penal (fl. 54), transcorreu o processo na forma da lei; ao cabo, a r. sentena de fls. 77/81 decretou a condenao do ru. Este, inconformado com o revs processual, veio Segunda Instncia, na expectativa de absolvio.

Em que pese ao esforo de seu patrono, improcedem, data 3. venia, os protestos de inocncia do ru. Deveras, consta do processado que o ru recebeu de seu filho Thiago R$ 600,00 em dinheiro, oriundos da carteira de Nilton Monteiro de Aquino, encontrada na via pblica. Mas, sobre no comunicar autoridade policial ou ao proprietrio a inveno da carteira, inverteu, arbitrariamente, o ttulo da posse, apropriando-se do numerrio alheio. Impossvel, portanto, elidir a condenao imposta ao ru; a razo que, segundo a prova oral, nemine discrepante, apropriara-se de coisa alheia mvel de que havia a posse (fl. 14). O prprio ru, tocado da fora da verdade, admitiu-o, sem salva nem rodeios, em seu interrogatrio judicial. Ajuntou, contudo, a modo de causa excludente da ilicitude jurdica, que usou o dinheiro para pagar as contas pessoais (fl. 58). O argumento, porm, no releva a criminalidade de seu ato. Ora, feita em Juzo, a confisso passa por expresso irrefutvel da verdade, pelo que lhe chama a doutrina rainha das provas (regina probationum).

65 Com efeito, segundo graves autores, a confisso prestada em Juzo tem fora absoluta:

Ora, a confisso livre , sem contradio, prova a mais peremptria, aquela que esclarece, convence e satisfaz, no mais alto grau, a conscincia do Juiz: Omnium probationum maxima (Cons. Vicente Alves de Paula Pessoa, Cdigo do Processo Criminal, 1882, p. 157).

Alega a combativa Defesa que o ru necessitava de dinheiro 4. com que ocorresse s despesas domsticas (fl. 87). O argumento no lhe aproveita, contudo. A necessidade faz do homem o que quer, reza a parmia jurdica (necessitas non habet legem). No h confundir, entretanto, o estado de preciso com o estado de necessidade. Com efeito:

Para que se configure a excludente mister que o agente pratique o fato como recurso extremo, para salvar direito prprio ou alheio de perigo atual inevitvel, e que s pode ser impedido atravs da violao do bem jurdico alheio. Sem comprovao de se tratar de recurso inevitvel, de uma ao in extremis, no se caracteriza estado de necessidade (RJTACrimSP, vol. 38, p. 148; rel. Xavier de Aquino).

No comprovada a existncia, no particular, de causa excludente de ilicitude jurdica, fora reconhecer que o ru cometeu o crime previsto no art. 168 do Cdigo Penal, visto se apropriou de coisa alheia, de que tinha a posse.

66 Foi-lhe tambm presente o dolo, consubstanciado na vontade, que o ru ps por obra, de apropriar-se da importncia em dinheiro da vtima. Ora, proclama a jurisprudncia de nossos Tribunais que:

A apropriao indbita consuma-se no instante em que o possuidor transforma a posse em domnio e usa a coisa alheia como se fosse sua. Se ele pretende, ou no, de futuro, indenizar a vtima, questo alheia consumao do delito (Rev. Tribs., vol. 223, p. 96).

A condenao do ru pelo crime de apropriao indbita era, portanto, injuno legal e consequncia do exame refletido e pontual dos autos.

No que tange imputao de corrupo de menores (art. 1 5. da Lei n 2.252/54), tenho que no se caracterizou, como advertidamente demonstrou a douta Promotoria de Justia, nas contrarrazes de apelao (fls. 90/94). Com efeito, de haver o ru interpretado com largueza o prosaico anexim o que achado no roubado no parece arrazoado se possa inferir tenha corrompido o menor: havia mister se comprovasse primeiro a inocncia do sujeito passivo. Ora, o adolescente, ouvido pela autoridade policial, declarou que, antes mesmo de ter chegado a casa e entregue ao pai o restante do dinheiro que achara na rua, j o repartira entre amigos (fl. 20).

67 Ao demais e a prpria sentena o inculcara (fl. 80) , o menor j praticara outras infraes penais, de tal sorte que repugnava razo lgica atribuir-lhe a qualificao de indivduo inocente, ou ainda no corrompido. S a inocncia no v a serpente debaixo das flores! Esta a lio de graves autores:

A corrupo de menores, pela prtica de infrao penal diferente dos atos de libidinagem, implica tambm que as vtimas no sejam corrompidas. A inocncia no pode ser presumida, mas deve ser provada, tanto mais que a inocncia no se limita ao terreno penal, mas tambm ao campo moral, conquanto no exija inocncia absoluta, bastando a relativa (Edgard de Moura Bittencourt, Vtima, 1a. ed., p. 237).

Esta, igualmente, a orientao predominante nos Tribunais:

a)

Para a caracterizao do crime de corrupo de menores, previsto na Lei n 2.252/54, preciso prova da conduta pretrita do menor e mesmo do efetivo resultado lesivo formao moral do jovem, no bastando a prtica do delito em sua companhia para que se tenha, ipso facto, demonstrado que este suportou a corrupo (TJSP; rel. Walter Guilherme; Rev. Tribs., vol. 771, p. 595);

b)

Corrupo de menores No-caracterizao Delito de natureza no-formal, a exigir prova de efetiva corrupo Absolvio decretada (JTJ, vol. 127, p. 268).

68 Absolvo, destarte, o apelante da acusao de ter incorrido nas penas do art. 1 da Lei n 2.252/54 (corrupo de menores), por no haver prova da existncia do fato (art. 386, n II, do Cd. Proc. Penal). Fica, portanto, sua pena emendada para 1 ano de recluso e 10 dias-multa, correspondente ao crime do art. 168 do Cdigo Penal, como estipulado pela r. sentena recorrida (fl. 80).

O Estado, contudo, j lhe no pode exigir o cumprimento 6. da pena relativa ao crime do art. 168 do Cdigo Penal, em face da prescrio da pretenso punitiva. Deveras, dispe o art. 109, n V do Cdigo Penal que a pena , igual a 1 ano prescreve em 4. Ora, da data da publicao da sentena 25.11.2002 (fl. 82) at hoje decorreu lapso de tempo superior a 4 anos, suficiente ao reconhecimento da prescrio. fora, pelo conseguinte, decretar a extino da punibilidade do ru pela prescrio intercorrente, que constitui forma de prescrio da pretenso punitiva (da ao), que rescinde a prpria sentena condenatria (Damsio E. de Jesus, Cdigo Penal Anotado, 17a. ed., p. 358). derradeira, faz tambm ao caso o ven. acrdo abaixo transcrito por sua ementa:

A extino da punibilidade pela prescrio da pretenso punitiva precede e afasta qualquer outra questo. Por isso, depois do seu reconhecimento, no h que se emitir juzo sobre qualquer outra matria, preliminar ou de mrito (RJDTACrimSP, vol. 11, p. 121; rel. S.C. Garcia).

69 Pelo exposto, dou provimento parcial apelao para, com 7. fundamento no art. 386, n II, do Cdigo de Processo Penal, absolver o ru da imputao do art. 1 da Lei n 2.252/54 (corrupo de menores) e, quanto ao crime de apropriao indbita, julgar-lhe, de ofcio, extinta a punibilidade pela prescrio intercorrente da pretenso punitiva estatal, nos termos dos arts. 107, n IV primeira , figura, combinado com os arts. 109, n V e 110, 1, do Cdigo Penal. ,

So Paulo, 10 de janeiro de 2007 Carlos Biasotti Relator

PODER JUDICIRIO

6
TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO
QUINTA CMARA SEO CRIMINAL

Habeas Corpus n 990.09.131649-0


Comarca: Impetrantes: Itapira Dr. Denilson Donizete Loureno de Paula, Dr. tila Pimenta Coelho Machado, Dr. Odel Mikael Jean Antun e Dr. Roberto Podval LFB

Paciente:

Voto n 12531
Relator Designado Em caso de habeas corpus fundado na alegao de falta de justa causa, foroso proceder ao exame da prova, nico processo lgico de apreenso da verdade. O que a lei no permite e o que a doutrina desaconselha a reabertura de um contraditrio de provas, no processo sumarssimo de habeas corpus (Rev. Trim. Jurisp., vol. 40, p. 271). Como a Justia Criminal no foro competente para dirimir conflitos que entendam com o vasto campo do Direito das Obrigaes, no entra em dvida que a instaurao da persecuo penal, nesses casos, constitui grave exemplo de subverso de princpios capitais de nosso sistema jurdico.

71
Toda a ameaa ao status dignitatis do indivduo deve o Juiz, to logo lhe venha de molde a ocasio, atalhar com firmeza e vigor, em ordem a no sancionar, com sua autoridade e prestgio, situao a um tempo ilegal e injusta; no raro, inqua. O Estado s deve recorrer pena quando a conservao da ordem jurdica no se possa obter com outros meios de reao, isto , com os meios prprios do direito civil (ou de outro ramo do direito que no o penal). A pena um mal, no somente para o ru e sua famlia, seno tambm, sob o ponto de vista econmico, para o prprio Estado (Nlson Hungria, Comentrios ao Cdigo Penal, 1980, vol. VIII, p. 173).

Aps o voto do Relator (o eminente Des. Damio Cogan), que denegava a ordem de habeas corpus, solicitei vista dos autos para melhor compreenso da questo submetida ao Tribunal, deveras complexa, e num como preito Defesa, representada por advogado que, por sua cultura jurdica e humanstica e por seus predicados de inteligncia e carter, serve de paradigma e inspirao aos que exercem to nobre ofcio. Estou a falar do distinto advogado Dr. Roberto Podval. Tendo esclarecido o esprito com a leitura da petio de habeas corpus com a sustentao oral do advogado do paciente, do assistente de Acusao, do parecer emitido perante a Cmara pelo Dr. Gabriel Eduardo Scotti, com o voto minucioso e lapidar do insigne Relator e, ultimamente, com o refletido exame dos alentados volumes que instruem a presente ao, entro a proferir meu voto.

72 Os ilustres advogados Dr. Denilson Donizete Loureno de 1. Paula, Dr. tila Pimenta Coelho Machado, Dr. Odel Mikael Jean Antun e Dr. Roberto Podval impetram a este Egrgio Tribunal ordem de Habeas Corpus em favor de LFB, sob a alegao de que padece constrangimento ilegal da parte do MM. Juzo de Direito da 2a. Vara da Comarca de Itapira. Alegam, em bem elaborada petio (fls. 2/25), que o paciente estava sendo processado por infrao do art. 168, 1, n III, do Cdigo Penal (apropriao indbita qualificada). Acrescentam que, no entanto, lhe faltava justa causa para a ao penal. Afirmam ainda que eram penalmente atpicos os fatos narrados na denncia. Argumentam que, em verdade, os fatos imputados ao paciente no pertenciam para a esfera criminal, seno para a cvel, no campo das obrigaes. Alis, aduzem os combativos impetrantes, no Juzo Cvel, diversas aes j corriam a propsito desses fatos. Rematam no ser de bom exemplo submeter Instncia Criminal litgio de cunho estritamente cvel, dado que a aplicao do Direito Penal, no mbito das relaes comerciais, somente pode operar como providncia ultima ratio. Requerem, destarte, a suspenso do processo instaurado contra o paciente perante o MM. Juzo de Direito da 2a. Vara da Comarca de Itapira. Instruram o pedido com numerosas cpias de peas processuais. O r. despacho de fl. 27 deferiu a medida liminar para sustar o andamento da ao penal.

73 A ilustrada Procuradoria Geral de Justia, em firme e incisivo parecer do Dr. Levy Emanuel Magno, opina pela concesso da ordem de habeas corpus (fls. 34/38). o relatrio.

Extrai-se dos autos que o paciente e os corrus OM e AB, 2. no dia 27 de maro de 2007, no interior do estabelecimento empresarial denominado Teka Tecelagem Kuehenrich S.A., localizada na Rodovia SP 147 km 40 (Jardim Guaruj), em Itapira, obrando em concurso e unidade de propsitos, apropriaram-se de insumos e matrias-primas de propriedade da empresa Center Trading Indstria e Comrcio S.A., avaliados em R$ 29.285.307,00, de que tinham a posse em razo de exerccio de atividade empresarial. O rgo do Ministrio Pblico, por isso, deu incursos os rus nas sanes do art. 168, 1, n III, do Cdigo Penal (fl. 31). J instaurada a ao penal, requerem os dignos impetrantes o sobrestamento do curso do processo-crime, at se decidam, no Juzo Cvel, as aes intentadas pelas duas empresas: Ao de Prestao de Contas que a Teka props contra Center Trading, e duas aes de indenizao que esta ajuizou contra aquela. Em bem de sua argumentao aduzem os impetrantes que a tecelagem Teka, vista de graves dificuldades financeiras por que passava, celebrou contrato de financiamento com a empresa Center Trading para a aquisio de matria-prima com que pudesse prover industrializao de mercadorias. Problemas de cunho contratual porm surgiram, que comprometeram o bom xito do negcio e desafiaram as partes a transferir as questes para o campo contencioso.

74 E, o que mais, a empresa Center Trading, por seu representante, ofereceu notcia-crime perante a 1a. Delegacia de Polcia Fazendria da Capital contra a tecelagem Teka, por haver-se apropriado de matria-prima, insumos e produtos de sua propriedade, no valor de R$ 34.000.000,00 (trinta e quatro milhes de reais). Os impetrantes vm ao Tribunal com o escopo de obter a suspenso do feito-crime, a fim de que sobre o ponto primeiro se manifeste o Juzo Cvel.

A anlise da justa causa tem suscitado diferentes opinies no 3. grmio dos doutores em Direito. Exame de assento e sobremo de temas probatrios certo que se no compadece com seu ritual sumarssimo nem com seus angustos limites, salvo se dele depende a aferio do alegado constrangimento. Esta doutrina tem por fiador no menos que ao saudoso Ministro Pedro Chaves, que a perpetuou em voto memorvel:

Acho indispensvel o exame das provas, quando se trata de habeas corpus fundado na alegao de falta de justa causa. No conheo outro processo lgico de apreendimento da verdade perante uma alegao, sem o exame das provas. O que a lei no permite, e o que a doutrina desaconselha, a reabertura de um contraditrio de provas, no processo sumarssimo de habeas corpus. Mas, aquelas que vm atravs de certides, aquelas que so incontestveis perante o Direito, tm de ser examinadas pelo juiz, porque, seno, este no chegar a saber se h ou no justa causa (Rev. Trim. Jurisp., vol. 40, p. 271).

75 4. O problema da justa causa para a persecuo criminal constitui, na repblica das letras jurdicas, perdifficilis ac vexata quaestio, em cujo desate autores conspcuos despenderam tesouros de engenho e erudio. A noo que lhes granjeou a preferncia foi a que atribuiu justa causa a ideia de ato que depare justificativa ou fundamento na ordem jurdica (cf. Jos Frederico Marques, Elementos de Direito Processual Penal, 1965, vol. IV, p. 397). Tal lio tambm se esfora na autoridade de Pontes de Miranda, segundo quem, justa ser a causa que, pelo direito, bastaria, se ocorresse, para a coao (Histria e Prtica do Habeas Corpus, 4a. ed., p. 468). Justa causa, enfim, ser somente aquela estribada em lei.

No o trancamento da ao penal que lhe encetou a 5. Justia Pblica o que o paciente pretende por distintos advogados, seno a sustao de seu curso enquanto se apurem os fatos na jurisdio civil. Vem a talho notar e isto mesmo advertiu o preclaro subscritor do parecer da Procuradoria Geral de Justia que a empresa Teka ingressou com Ao de Prestao de Contas; alm de que, atentas as particularidades do negcio, coisa difcil era concluir, de plano, se houve realmente a apropriao imputada. Por certo, a ao civil de prestao de contas nortear com mais propriedade a ocorrncia de apropriao ou no (fl. 37). Ora, dispe o art. 93 do Cdigo de Processo Penal que, sendo a questo de difcil soluo, poder o Juiz Criminal suspender o curso do processo, aps a inquirio das testemunhas e realizao das outras provas de natureza urgente.

76 De igual teor a jurisprudncia dos Tribunais:

Havendo convenincia de se conhecer antes a deciso a ser proferida no Juzo Cvel, impe-se a suspenso do processo criminal (Rev. Forense, vol. 133, p. 262; rel. Alencar Araripe).

Destarte, como a Justia Criminal no o foro competente 6. para dirimir conflitos que entendam com o vasto campo do Direito das Obrigaes, no entra em dvida que a instaurao da persecuo penal contra o paciente constituiu grave exemplo de subverso de princpios capitais de nosso sistema jurdico. Donde o rigoroso libelo daquele que, pela suma reputao em pontos de Direito Penal, rivaliza com o orculo de Apolo no templo de Delfos: Nlson Hungria. Escreveu esse egrgio autor que:

O Estado s deve recorrer pena quando a conservao da ordem jurdica no se possa obter com outros meios de reao, isto , com os meios prprios do direito civil (ou de outro ramo do direito que no o penal). A pena um mal, no somente para o ru e sua famlia, seno tambm, sob o ponto de vista econmico, para o prprio Estado (Comentrios ao Cdigo Penal, 1980, vol. III, p. 173).

Por esta craveira de sabedoria e prudncia decidiram sempre os augustos pretrios da Justia Criminal:

77

Formular uma acusao, de que resulte processo penal, sem que haja os pressupostos de direito, como tambm os pressupostos de fato, para a ao penal caso, sem dvida, de uso irregular de poder de denncia, porque o poder de denunciar no existe para atormentar as pessoas, para criar dificuldades aos seus negcios, para cercear sua liberdade de locomoo (Rev. Tribs., vol. 581, p. 340).

Toda a ameaa ao status dignitatis do indivduo deve o Juiz, to logo lhe venha de molde a ocasio, atalhar com firmeza e vigor, por no sancionar, com sua autoridade e prestgio, situao a um tempo ilegal e injusta; no raro, inqua. Por estas razes e pelos argumentos expendidos pelos estrnuos e cultos impetrantes, advogados de que justamente se ufana e envaidece a veneranda Ordem a que pertencem, defiro a impetrao para sobrestar o curso do feito-crime at se deslinde a controvrsia no Juzo Cvel, observada a causa de interrupo da prescrio de que trata o art. 116, n II, do Cdigo Penal.

Pelo exposto, concedo a ordem de habeas corpus ao 7. paciente para, nos termos do art. 93 do Cdigo de Processo Penal, suspender o processo que lhe foi instaurado perante o MM. Juzo de Direito da 2a. Vara da Comarca de Itapira, observada a causa de interrupo da prescrio de que trata o art. 116, n II, do Cdigo Penal.

So Paulo, 19 de novembro de 2009 Des. Carlos Biasotti Relator Designado

http://www.scribd.com/Biasotti

Das könnte Ihnen auch gefallen