Sie sind auf Seite 1von 38

Dirio da Repblica, 1. srie N.

. 136 16 de julho de 2012 ML8 Propergis substncias ou misturas que reagem quimicamente para produzirem grandes volumes de gases quentes a dbitos controlados para realizar trabalho mecnico. ML4 e 8 Produto(s) pirotcnico(s) misturas de combustveis slidos ou lquidos e oxidantes que, quando inflamados, sofrem uma reao qumica energtica a velocidade controlada destinada a obter tempos de resposta especficos, ou quantidades de calor, rudo, fumo, luz visvel, ou radiaes infravermelhas. Os pirofricos so uma subclasse dos produtos pirotcnicos, que no contm oxidantes mas se inflamam espontaneamente em contacto com o ar. ML22 Necessrio este termo, quando aplicado a tecnologia, designa unicamente a parte especfica da tecnologia que permite alcanar ou exceder os nveis de comportamento funcional, as caractersticas ou as funes submetidos a controlo. Essa tecnologia necessria poder ser partilhada por diferentes produtos. ML7 Vetores de expresso substncias que, nas condies de utilizao previstas para efeitos antimotim, provoquem rapidamente nos seres humanos uma irritao sensorial ou uma incapacidade fsica que desaparece pouco tempo aps terminada a exposio ao agente. (Os gases lacrimogneos so um subconjunto de agentes antimotim.) ML17 Rob mecanismo de manipulao que pode ser do tipo de trajetria contnua ou do tipo ponto a ponto, que pode utilizar sensores e que apresenta as seguintes caractersticas: a) Ser multifuncional; b) Ser capaz de posicionar ou orientar materiais, peas, ferramentas ou dispositivos especiais atravs de movimentos variveis no espao tridimensional; c) Possuir trs ou mais servomecanismos de circuito aberto ou fechado, com possibilidade de incluso de motores passo a passo; e d) Ser dotado de programao acessvel ao utilizador pelo mtodo de aprendizagem ou por um computador eletrnico que pode ser uma unidade de programao lgica, isto , sem interveno mecnica.
Nota. A definio anterior no inclui: 1) Mecanismos de manipulao de controlo manual ou por teleoperador apenas; 2) Mecanismos de manipulao de sequncia fixa que constituem dispositivos mveis automatizados cujos movimentos so programados e definidos por meios mecnicos. O programa limitado mecanicamente por batentes fixos, como pernos ou cames. A sequncia dos movimentos e a seleo das trajetrias ou dos ngulos no so variveis nem modificveis por meios mecnicos, eletrnicos ou eltricos; 3) Mecanismos de manipulao de sequncia varivel e de controlo mecnico que constituem dispositivos mveis automatizados cujos movimentos so programados e definidos por meios mecnicos. O programa limitado mecanicamente por batentes fixos, mas regulveis, como pernos ou cames. A sequncia dos movimentos e a seleo das trajetrias ou dos ngulos so variveis dentro da configurao programada. As variaes ou modificaes da configurao programada (por exemplo, mudana de pernos ou troca de cames) em um ou mais eixos de movimento so efetuadas unicamente por operaes mecnicas; 4) Mecanismos de manipulao de sequncia varivel, sem servocontrolo, que constituem dispositivos mveis automatizados, cujos movimentos so programados e definidos por meios mecnicos. O programa varivel, mas a sequncia apenas se processa atravs do sinal binrio proveniente de dispositivos binrios eltricos fixados mecanicamente ou de batentes regulveis; 5) Empilhadores, definidos como sistemas manipuladores que funcionam em coordenadas cartesianas, fabricados como partes integrantes de um conjunto vertical de clulas de armazenamento, e

3745
concebidos para o acesso s referidas clulas para armazenamento ou recuperao.

ML21 Software conjunto de um ou mais programas ou microprogramas, fixados em qualquer suporte material. ML19 Qualificados para uso espacial produtos concebidos, fabricados e testados para obedecer aos requisitos eltricos, mecnicos e ambientais especiais necessrios para utilizao no lanamento e colocao em rbita de satlites ou de sistemas de voo a grande altitude, que operam a altitudes iguais ou superiores a 100 km. ML18 e 20 Supercondutores refere-se a materiais (metais, ligas ou compostos) que podem perder toda a resistncia eltrica, isto , podem atingir uma condutividade eltrica infinita e transportar correntes eltricas muito elevadas sem aquecimento por efeito de Joule.
Nota tcnica. O estado supercondutor de um material individualmente caracterizado por uma temperatura crtica, um campo magntico crtico, funo da temperatura, e uma densidade de corrente crtica que , no entanto, funo do campo magntico e da temperatura.

ML22 Tecnologia informao especfica necessria para o desenvolvimento, produo ou utilizao de um produto. A informao pode apresentar-se sob a forma de dados tcnicos ou de assistncia tcnica.
Notas tcnicas 1 Os dados tcnicos podem assumir formas como esquemas, planos, diagramas, modelos, frmulas, tabelas, projetos e especificaes de engenharia, manuais e instrues, escritos ou registados noutros suportes ou dispositivos como discos, fitas magnticas, memrias ROM. 2 A assistncia tcnica pode assumir formas como instrues, tcnicas, formao, conhecimentos prticos e servios de consultoria. A assistncia tcnica pode implicar a transferncia de dados tcnicos.

ML21 e 22 Utilizao termo que inclui a explorao, a instalao (incluindo a instalao in situ), a manuteno (verificao), a reparao, a reviso geral e a renovao.

MINISTRIO DA SADE
Decreto-Lei n. 154/2012
de 16 de julho

O presente decreto-lei visa transpor para a ordem jurdica interna oito diretivas europeias que alteram o anexo I da Diretiva n. 98/8/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de fevereiro, relativa colocao no mercado dos produtos biocidas (inseticidas, acaricidas, herbicidas, etc.). Os designados produtos biocidas compreendem uma vasta gama de substncias ativas e de preparados que as contm, de composio muito variada, e cobrem um amplo leque de utilizaes, constituindo uma arma muito eficaz no combate aos organismos nocivos e atuando ao nvel dos produtos e dos processos com ntido benefcio para a proteo da sade humana e animal, e

3746
para a salvaguarda do ambiente, desde que observadas determinadas condies. A harmonizao legislativa gerada pela referida Diretiva n. 98/8/CE tem em vista propiciar uma utilizao segura para a sade humana e animal, e para o ambiente, dos produtos biocidas necessrios para o controlo dos organismos nocivos para o homem ou para a sade animal e dos que provocam danos nos produtos naturais ou transformados. O citado anexo I constitui a lista de substncias ativas biocidas cujos requisitos de incluso em produtos biocidas foram decididos a nvel europeu. A aprovao dessas substncias depende de deciso da Comisso Europeia, no sentido de inclu-las num dos anexos I, I-A ou I-B da referida diretiva, precedida de avaliao por um Estado membro. O presente decreto-lei procede, assim, transposio para o direito nacional das Diretivas n.os 2011/66/UE, 2011/67/UE, 2011/69/UE, da Comisso, de 1 de julho, da Diretiva n. 2011/71/UE, da Comisso, de 26 de julho, e das Diretivas n.os 2011/78/UE, 2011/79/UE, 2011/80/UE, 2011/81/UE, da Comisso, de 20 de setembro, que determinaram a incluso das substncias ativas 4,5-dicloro-2-octi l-2H-isotiazol-3-ona, abamectina, imidaclopride, creosote, Bacillus thuringiensis subsp. israelensis, sertipo H14, estirpe AM65-52, fipronil, lambda-cialotrina, deltametrina no anexo I da Diretiva n. 98/8/CE, de 16 de fevereiro, para os usos especificados. Assim: Nos termos da alnea a) do n. 1 do artigo 198. da Constituio, o Governo decreta o seguinte: Artigo 1.
Objeto

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012 estirpe AM65-52, para o uso em inseticidas, acaricidas e produtos destinados a controlar outros artrpodes, no anexo I; f) Diretiva n. 2011/79/UE, da Comisso, de 20 de setembro, com o objetivo de incluir a substncia ativa fipronil, para o uso em inseticidas, no anexo I; g) Diretiva n. 2011/80/UE, da Comisso, de 20 de setembro, com o objetivo de incluir a substncia ativa lambda-cialotrina, para o uso em inseticidas, acaricidas e produtos destinados a controlar outros artrpodes, no anexo I; h) Diretiva n. 2011/81/UE, da Comisso, de 20 de setembro, com o objetivo de incluir a substncia ativa deltametrina para o uso em inseticidas, acaricidas e produtos destinados a controlar outros artrpodes, no anexo I. Artigo 2.
Alterao ao anexo I ao Decreto-Lei n. 121/2002, de 3 de maio

O anexo I ao Decreto-Lei n. 121/2002, de 3 de maio, alterado pelos Decretos-Leis n.os 332/2007, de 9 de outubro, 138/2008, de 21 de julho, 116/2009, de 18 de maio, 145/2009, de 17 de junho, 13/2010, de 24 de fevereiro, 112/2010, de 20 de outubro, 47/2011, de 31 de maro, e 72/2012, de 23 de maro, alterado nos termos constantes do anexo I ao presente decreto-lei, do qual faz parte integrante. Artigo 3.
Produo de efeitos

O presente decreto-lei procede nona alterao ao Decreto-Lei n. 121/2002, de 3 de maio, alterado pelos Decretos-Leis n.os 332/2007, de 9 de outubro, 138/2008, de 21 de julho, 116/2009, de 18 de maio, 145/2009, de 17 de junho, 13/2010, de 24 de fevereiro, 112/2010, de 20 de outubro, 47/2011, de 31 de maro, e 72/2012, de 23 de maro, transpondo para a ordem jurdica interna as seguintes diretivas europeias, que alteram a Diretiva n. 98/8/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de fevereiro, relativa colocao no mercado de produtos biocidas: a) Diretiva n. 2011/66/UE, da Comisso, de 1 de julho, com o objetivo de incluir a substncia ativa 4,5-dicloro-2-octil-2H-isotiazol-3-ona para o uso em proteo de madeiras, no anexo I; b) Diretiva n. 2011/67/UE, da Comisso, de 1 de julho, com o objetivo de incluir a substncia ativa abamectina para o uso em inseticidas, acaricidas e produtos destinados a controlar outros artrpodes, no anexo I; c) Diretiva n. 2011/69/UE, da Comisso, de 1 de julho, com o objetivo de incluir a substncia ativa imidaclopride para o uso em inseticidas, acaricidas e produtos destinados a controlar outros artrpodes, no anexo I; d) Diretiva n. 2011/71/UE, da Comisso, de 26 de julho, com o objetivo de incluir a substncia ativa creosote para o uso em produtos de proteo da madeira, no anexo I; e) Diretiva n. 2011/78/UE, da Comisso, de 20 de setembro, com o objetivo de incluir a substncia ativa Bacillus thuringiensis subsp. israelensis, sertipo H14,

As alteraes ao anexo I ao Decreto-Lei n. 121/2002, de 3 de maio, produzem efeitos para cada substncia ativa, para os tipos de produto indicados, nos seguintes termos: a) Creosote, a partir de 1 de maio de 2013; b) 4,5-dicloro-2-octil-2H- -isotiazol-3-ona, abamectina e imidaclopride, a partir de 1 de julho de 2013; c) Bacillus thuringiensis subsp. israelensis, sertipo H14, estirpe AM65-52, fipronil, lambda-cialotrina, deltametrina, a partir de 1 de outubro de 2013. Artigo 4.
Republicao

republicado no anexo II ao presente decreto-lei, do qual faz parte integrante, o anexo I ao Decreto-Lei n. 121/2002, de 3 de maio, com a redao atual. Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 6 de junho de 2012. Pedro Passos Coelho Paulo Sacadura Cabral Portas lvaro Santos Pereira Maria de Assuno Oliveira Cristas Machado da Graa Paulo Jos de Ribeiro Moita de Macedo. Promulgado em 3 de julho de 2012. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendado em 5 de julho de 2012. O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

ANEXO I (a que se refere o artigo 2.) Lista de substncias ativas e seus requisitos decididos a nvel europeu para incluso em produtos biocidas
(ANEXO I Alteraes introduzidas) Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

.................. .................. .................. .................. .................. .................. .................. .................. .................. .................. .................. .................. .................. .................. ..................

.................................... .................................... .................................... .................................... .................................... .................................... .................................... .................................... .................................... .................................... .................................... .................................... .................................... .................................... ....................................

................. ................. ................. ................. ................. ................. ................. ................. ................. ................. ................. ................. ................. ................. .................

................................................... ................................................... ................................................... ................................................... ................................................... ................................................... ................................................... ................................................... ................................................... ................................................... ................................................... ................................................... ................................................... ...................................................

3747

...................................................

3748

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33

.................. .................. .................. .................. .................. .................. .................. .................. .................. .................. .................. .................. .................. .................. .................. .................. .................. ..................

.................................... .................................... .................................... .................................... .................................... .................................... .................................... .................................... .................................... .................................... .................................... .................................... .................................... .................................... .................................... .................................... .................................... ....................................

................. ................. ................. ................. ................. ................. ................. ................. ................. ................. ................. ................. ................. ................. ................. ................. ................. .................

................................................... ................................................... ................................................... ................................................... ................................................... ................................................... ...................................................

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

................................................... ................................................... ................................................... ................................................... ................................................... ................................................... ................................................... ................................................... ................................................... ................................................... ...................................................

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

34 35 36 37 38 39 40 41 42

.................. .................. .................. .................. .................. .................. .................. .................. Imidaclopride . . . . . . .

.................................... .................................... .................................... .................................... .................................... .................................... .................................... ....................................

................. ................. ................. ................. ................. ................. ................. .................

1 de julho de 2013

30 de junho de 2015

30 de junho de 2023

18

................................................... ................................................... ................................................... ................................................... ................................................... ................................................... ................................................... ................................................... Ao avaliarem, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, os Estados membros devem determinar, sempre que pertinente, em funo do produto especfico, os cenrios de utilizao ou de exposio, bem como os riscos para as populaes humanas e para os meios ambientais que no tenham sido contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala da Unio Europeia. No podem ser autorizados produtos para utilizao em alojamentos de animais, se no for possvel evitar a emisso para estaes de tratamento de guas residuais ou a emisso direta para guas de superfcie, salvo se forem apresentados dados que demonstrem que o produto cumpre as exigncias do artigo 11. e do anexo VI, se necessrio atravs da aplicao de medidas adequadas de reduo dos riscos. As autorizaes ficam subordinadas adoo de medidas adequadas de reduo dos riscos. Devem, nomeadamente, ser tomadas medidas adequadas de reduo dos riscos para minimizar a possibilidade de exposio de crianas. No caso dos produtos com imidaclopride que possam originar resduos em gneros alimentcios ou em alimentos para animais, os Estados membros devem verificar a necessidade de fixar novos limites mximos de resduos (LMR) ou de alterar os limites existentes, em conformidade com o Regulamento (CE) n. 470/2009 ou o Regulamento (CE) n. 396/2005, bem como tomar medidas adequadas de reduo dos riscos para garantir que os LMR aplicveis no so excedidos.

(2E)-1-[(6-cloropiridin-3-il)metil]-N-nitroimi- 970 g/kg . . . . . . . . . . . dazolidin-2-imina N. CE: 428-040-8 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 138261-41-3. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3749

3750

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

43

Abamectina . . . . . . . .

A abamectina uma mistura de avermectina B A substncia ativa deve cumprir os seguintes 1a e avermectina B 1b Abamectina: critrios de pureza: Denominao IUPAC: n.d. Abamectina: mnimo N. CE: n.d. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 900 g/kg Avermectina N. CAS: 71751-41-2. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . B 1a: mnimo 830 g/ Avermectina B 1a: kg Avermectina B 1b: Denominao IUPAC: 2,6-Didesoxi4-O-(2,6mximo 80 g/kg -didesoxi3-O-metil-L-arabino-hexopiranosil)-3-O-metil-L-arabino-hexopiransido (10E,14E,16E,22Z) (1R,4S,5S,6S,6R,8R,12S,13S,20R,21R,24S)6-[(S)-secbutil]-21,24-di-hdroxi5,11,13,22-tetrametil2-oxo3,7,19-trioxatetraciclo[15.6.1.14,8.020,24 ]pentacosa-10,14,16,22-tetraeno6-espiro2-(5,6-di-hidro2H-piran)-12-lico N. CE: 265-610-3 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 65195-55-3. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Avermectina B 1b: Denominao IUPAC: (10E,14E,16E,22Z)-2,6-Didesoxi4-O(2,6-didesoxi3-O-metil-L-arabino-hexopiranosil)-3-O-metil-L-arabino-hexopiransido (1R,4S,5S,6S, 6R,8R,12S,13S,20R,21R,24S)--21,24-dihidroxi6-isopropil5,11,13,22--tetrametil2-oxo3,7,19-trioxatetraciclo[15.6.1. 14,8.020,24]pentacosa-10,14,16,22-tetraeno6-espiro2-(5,6-di-hidro2H-piran)12-lico N. CE: 265-611-9 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 65195-56-4. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1 de julho de 2013

30 de junho de 2015

30 de junho de 2023

18

Ao avaliarem, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, os Estados membros devem determinar, sempre que pertinente, em funo do produto especfico, os cenrios de utilizao ou de exposio, bem como os riscos para as populaes humanas e para os meios ambientais que no tenham sido contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala da Unio Europeia. Os produtos aplicados de tal forma que no possa ser evitada a emisso para estaes de tratamento de guas residuais no podem ser autorizados para aplicao em doses relativamente s quais a avaliao de riscos escala da Unio tenha mostrado existirem riscos inaceitveis, salvo se forem apresentados dados que demonstrem que o produto cumpre as exigncias do artigo 11. e do anexo VI, se necessrio atravs da aplicao de medidas adequadas de reduo dos riscos. As autorizaes esto subordinadas adoo de medidas adequadas de reduo dos riscos. Devem ser tomadas, nomeadamente, medidas para minimizar a possibilidade de exposio de crianas.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

44

4,5-Dicloro -2-octil2H- 4,5-Dicloro2-octilisotiazol3(2H)-ona . . . . . . . 950 g/kg -isotiazol3-ona N. CE: 264-843-8 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 64359-81-5. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1 de julho de 2013

30 de junho de 2015

30 de junho de 2023

Ao avaliarem, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, os Estados membros devem determinar, sempre que pertinente, em funo do produto especfico, os cenrios de utilizao ou de exposio, bem como os riscos para as populaes humanas e para os meios ambientais, que no tenham sido contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala da Unio Europeia. No so autorizados produtos para o tratamento de madeiras que estaro permanentemente expostas aos agentes atmosfricos, ou protegidas destes mas frequentemente sujeitas humidade, ou em contacto com gua doce, salvo se forem apresentados dados que demonstrem que o produto cumpre as exigncias do artigo 11. e do anexo VI, se necessrio atravs da aplicao de medidas adequadas de reduo dos riscos. Os Estados membros

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

devem assegurar que as autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) Os produtos autorizados para utilizao industrial ou profissional esto sujeitos a procedimentos operacionais seguros e so aplicados por operadores munidos de equipamentos de proteo individual adequados, salvo se o pedido de autorizao do produto demonstrar a possibilidade de, por outros meios, reduzir a nveis aceitveis os riscos para os utilizadores industriais e ou profissionais; 2) Os rtulos e, se for o caso, as fichas de dados de segurana dos produtos autorizados indicam que a madeira recentemente tratada deve ser armazenada em abrigo e ou sobre um suporte slido impermevel coberto, a fim de evitar derrames diretos para o solo e para a gua, e que os produtos derramados ao serem aplicados devem ser recolhidos, para reutilizao ou eliminao. 45 Creosote . . . . . . . . . . . Creosote . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Creosote dos graus B N. CE: 232-287-5 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . e C definidos na N. CAS: 8001-58-9. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . norma europeia EN 13991:2003. 1 de maio de 2013 30 de abril de 2015 30 de abril de 2018 8 Os produtos biocidas com creosote s podem ser autorizados para utilizaes relativamente s quais o Estado membro que concede a autorizao, com base numa anlise da viabilidade tcnica e econmica da substituio, que solicita ao requerente, bem como em quaisquer outras informaes de que disponha, concluir no existirem alternativas adequadas. Os Estados membros que autorizem esses produtos no seu territrio devem apresentar Comisso, o mais tardar em 31 de julho de 2016, um relatrio que justifique a sua concluso de inexistncia de alternativas adequadas e indique como promovido o desenvolvimento de alternativas. A Comisso deve tornar pblicos esses relatrios. A substncia ativa deve ser sujeita a uma avaliao de riscos comparativa, em conformidade com o n. 5 do artigo 25., antes de ser renovada a sua incluso no presente anexo. Ao avaliarem, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, os Estados membros devem determinar, sempre que pertinente, em funo do produto especfico, os cenrios de utilizao ou de exposio, bem como os riscos para os meios ambientais e para as populaes que no tenham sido contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala da Unio Europeia. Os Estados membros devem assegurar que as autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) O creosote s pode ser utilizado nas condies referidas na entrada 31, segunda coluna, ponto 2, do anexo XVII do Regulamento (CE) n. 1907/2006, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 18 de dezembro de 2006, relativo ao registo, avaliao, autorizao e restrio dos produtos qumicos (REACH), que cria a Agncia Europeia dos Produtos Qumicos, que altera a Diretiva

3751

3752

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

n. 1999/45/CE e revoga o Regulamento (CEE) n. 793/93, do Conselho, e o Regulamento (CE) n. 1488/94, da Comisso, bem como a Diretiva n. 76/769/CEE, do Conselho, e as Diretivas n. os 91/155/CEE, 93/67/CEE, 93/105/CE e 2000/21/CE, da Comisso (1); 2) O creosote no pode ser utilizado para o tratamento de madeiras destinadas s utilizaes referidas na entrada 31, segunda coluna, ponto 3, do anexo XVII do Regulamento (CE) n. 1907/2006; 3) So tomadas medidas adequadas de reduo dos riscos para a proteo dos trabalhadores, incluindo os utilizadores a jusante, da exposio durante o tratamento das madeiras e a manipulao de madeiras tratadas, em conformidade com o Regulamento (CE) n. 1907/2006 e a Diretiva n. 2004/37/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de abril de 2004, relativa proteo dos trabalhadores contra riscos ligados exposio a agentes cancergenos ou mutagnicos durante o trabalho (Sexta diretiva especial nos termos do n. 1 do artigo 16. da Diretiva n. 89/391/CEE, do Conselho) (2); 4) So tomadas medidas adequadas de reduo dos riscos para a proteo dos solos e do meio aqutico. Os rtulos e, se for o caso, as fichas de dados de segurana dos produtos autorizados devem indicar, nomeadamente, que a madeira recentemente tratada deve ser armazenada em abrigo e ou sobre um suporte slido impermevel, a fim de evitar derrames diretos para o solo e para a gua, e que os produtos derramados devem ser recolhidos, para reutilizao ou eliminao. 46 Bacillus thuringiensis No aplicvel . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Sem impurezas signifisubsp. israelensis, cativas. sertipo H14, estirpe AM65-52, 1 de outubro de 2013 30 de setembro de 2015 30 de setembro de 2023 18 Ao avaliarem, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, os Estados membros devem determinar, sempre que pertinente, em funo do produto especfico, os cenrios de utilizao ou de exposio, bem como os riscos para as populaes humanas e para os meios ambientais, que no tenham sido contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala da Unio Europeia. Os produtos autorizados para utilizaes profissionais devem ser aplicados com equipamentos de proteo individual adequados, salvo se o pedido de autorizao do produto demonstrar a possibilidade de reduzir por outros meios, para um nvel aceitvel, os riscos para os utilizadores profissionais. No caso dos produtos com Bacillus thuringiensis subsp. israelensis, sertipo H14, estirpe AM65-52, que possam originar resduos em gneros alimentcios ou em alimentos para animais, os Estados membros devem verificar a necessidade de fixar novos limites mximos de resduos (LMR) ou de alterar os limites existentes, em conformidade com o Regulamento (CE) n. 470/2009 ou o Regulamento (CE) n. 396/2005, bem como tomar medidas adequadas de reduo dos riscos para garantir que os LMR aplicveis no so excedidos.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

47

Fipronil. . . . . . . . . . . .

()-5-Amino-1-(2,6-dicloro-,,,-trifluo- 950 g/kg . . . . . . . . . . . ro-p-tolil)-4-trifluorometilsulfinilpirazol-3-carbonitrilo (1:1) N. CE: 424-610-5 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 120068-37-3. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1 de outubro de 2013

30 de setembro de 2015

30 de setembro de 2023

18

A avaliao de riscos escala da Unio Europeia abrangeu apenas a aplicao por profissionais em locais interiores geralmente inacessveis s pessoas e aos animais domsticos aps a aplicao. Ao avaliarem, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, os Estados membros devem determinar, sempre que pertinente, em funo do produto especfico, os cenrios de utilizao ou de exposio, bem como os riscos para as populaes humanas e para os meios ambientais, que no tenham sido contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala da Unio Europeia. Ao avaliarem, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, os Estados membros devem determinar, sempre que pertinente, em funo do produto especfico, os cenrios de utilizao ou de exposio, bem como os riscos para as populaes humanas e para os meios ambientais, que no tenham sido contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala da Unio Europeia. No podem ser autorizados produtos aplicados de forma que no permita evitar a sua emisso para estaes de tratamento de guas residuais, salvo se forem apresentados dados que demonstrem que o produto cumpre as exigncias do artigo 11. e do anexo VI, se necessrio atravs da aplicao de medidas adequadas de reduo dos riscos. Os produtos autorizados para utilizao por profissionais devem ser aplicados com equipamentos de proteo individual adequados, salvo se o pedido de autorizao do produto demonstrar a possibilidade de, por outros meios, reduzir a nveis aceitveis os riscos para os utilizadores profissionais. No caso dos produtos com lambda-cialotrina que possam originar resduos em gneros alimentcios ou em alimentos para animais, os Estados membros devem verificar a necessidade de fixar novos limites mximos de resduos (LMR) ou de alterar os limites existentes, em conformidade com o Regulamento (CE) n. 470/2009 ou o Regulamento (CE) n. 396/2005, bem como tomar medidas adequadas de reduo dos riscos para garantir que os LMR aplicveis no so excedidos. Ao avaliarem, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, os Estados membros devem determinar, sempre que pertinente, em funo do produto especfico, os cenrios de utilizao ou de exposio, bem como os riscos para as populaes humanas e para os meios ambientais, que no tenham sido contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala da Unio Europeia. No podem ser autorizados para tratamentos em interiores produtos

48

Lambda-cialotrina . . .

Mistura reacional de (1S,3S)-3-[(Z)-2-cloro-3,3,3- 900 g/kg . . . . . . . . . . . -trifluoropropenil]-2,2-dimetilciclopropanocarboxilato de (R)--ciano-3-fenoxibenzilo e (1R,3R)-3-[(Z)-2-cloro-3,3,3-trifluoropropenil]-2,2-dimetilciclopropanocarboxilato de (S)--ciano-3-fenoxibenzilo (1:1) N. CAS: 91465-08-6. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CE: 415-130-7 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1 de outubro de 2013

30 de setembro de 2015

30 de setembro de 2023

18

49

Deltametrina. . . . . . . .

(1R,3R)-3-(2,2-Dibromovinil)-2,2-dimetilciclo- 985 g/kg . . . . . . . . . . . propanocarboxilato de (S)--ciano-3-fenoxibenzilo N. CAS: 52918-63-5. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CE: 258-256-6 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1 de outubro de 2013

30 de setembro de 2015

30 de setembro de 2023

18

3753

3754

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

que possam gerar emisses para estaes de tratamento de guas residuais em quantidades s quais a avaliao de riscos escala da Unio tenha mostrado estarem associados riscos inaceitveis, salvo se forem apresentados dados que demonstrem que o produto cumpre as exigncias do artigo 11. e do anexo VI, se necessrio atravs da aplicao de medidas adequadas de reduo dos riscos.
(*) Para a aplicao dos princpios comuns do anexo VI, o teor e as concluses dos relatrios de avaliao encontram-se disponveis no stio web da Comisso: http://ec.europa.eu/comm/environment/biocides/index.htm.

ANEXO II (a que se refere o artigo 4.)

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

Lista de substncias ativas e seus requisitos decididos a nvel europeu para incluso em produtos biocidas
(ANEXO I Republicao) Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

Fluoreto de sulfurilo. . .

Difluoreto de sulfurilo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . > 994 g/kg . . . . . . . . . N. CE: 220 -281 -5 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 2699 -79 -8. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1 de janeiro de 2009

31 de dezembro de 2010 31 de dezembro de 2018

As autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) O produto s pode ser vendido a profissionais formados para a sua utilizao e s pode ser utilizado pelos mesmos; 2) As autorizaes incluem medidas adequadas de reduo dos riscos para os operadores e as pessoas que se encontrem nas imediaes; 3) efetuada a monitorizao das concentraes de fluoreto de sulfurilo nas zonas remotas da troposfera; 4) Os relatrios da monitorizao referida no ponto 3) so transmitidos diretamente Comisso pelos titulares das autorizaes no quinto ano de cada perodo quinquenal sucessivo com incio em 1 de janeiro de 2009.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

994 g/kg . . . . . . . . . . .

1 de julho de 2011

30 de junho de 2013

30 de junho de 2021

18

As autorizaes tm de respeitar as seguintes condies: 1) Os produtos apenas sejam vendidos a profissionais com formao especfica e utilizados pelos mesmos; 2) Sejam tomadas medidas adequadas para a proteo dos fumigadores e circunstantes durante a fumigao e a ventilao dos edifcios tratados ou de outros recintos; 3) Os rtulos e ou fichas de segurana dos produtos indiquem que, antes da fumigao de um recinto, devem ser removidos todos os produtos alimentares presentes; 4) Sejam monitorizadas as concentraes de fluoreto de sulfurilo no ar troposfrico remoto; 5) Os relatrios da monitorizao referida no ponto 4) sejam transmitidos diretamente Comisso, de cinco em cinco anos, pelos titulares das autorizaes, com incio, no mnimo, cinco anos aps a autorizao. O limite de deteo analtico mnimo deve ser de 0,5 ppt (equivalente a 2,1 ng de fluoreto de sulfurilo/m3 de ar troposfrico).

Diclofluanida . . . . . . .

N-(Diclorofluorometiltio)-N,N-dimetil-N-fe- > 96 % m/m . . . . . . . . nilsulfamida N. CE: 214-118-7 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 1085-98-9. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1 de maro de 2009

28 de fevereiro de 2011 28 de fevereiro de 2019

A autoridade competente para os produtos preservadores de madeira assegurar que as autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) Os produtos autorizados para a utilizao industrial devem ser aplicados por operadores munidos de equipamentos de proteo individual adequados; 2) Tendo em conta os riscos identificados para o solo, necessrio tomar medidas adequadas de reduo dos riscos para a proteo do mesmo; 3) Os rtulos e ou fichas de segurana dos produtos autorizados para utilizao industrial indicaro que a madeira recentemente tratada deve ser armazenada sobre um suporte slido impermevel, a fim de evitar derrames diretos para o solo, e que quaisquer produtos derramados devem ser recolhidos para reutilizao ou eliminao. Ao avaliar, em conformidade com o artigo 11. e o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, a autoridade competente para os produtos preservadores de madeira analisar os perfis de utilizao/exposio e ou as populaes que possam ser expostas ao produto, no contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala comunitria. Ao conceder as autorizaes dos produtos, a autoridade competente avaliar os riscos e, posteriormente, assegurar que so tomadas medidas adequadas ou estabelecidas condies especficas para reduzir os riscos identificados. As autorizaes dos produtos apenas podero ser concedidas se o pedido demonstrar a possibilidade de reduzir os riscos a nveis aceitveis.

Clotianidina . . . . . . . .

(E)-1-(2-Cloro1,3-tiazol-5-ilmetil)-3-metil2- 950 g/kg . . . . . . . . . . . -nitroguanidina N. CE: 433-460-1 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 210880-92-5. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1 de fevereiro de 2010

31 de janeiro de 2012

31 de janeiro de 2020

3755

3756

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

A autoridade competente assegurar que as autorizaes respeitam as seguintes condies: Atendendo aos riscos identificados para os solos, as guas de superfcie e as guas subterrneas, no sero autorizados produtos para o tratamento de madeiras a utilizar em exteriores, salvo se forem apresentados dados que demonstrem que o produto cumpre as exigncias do artigo 11. e do anexo VI, se necessrio atravs da aplicao de medidas adequadas. Os rtulos e ou as fichas de segurana dos produtos autorizados para utilizao industrial indicaro, nomeadamente, que a madeira recentemente tratada deve ser armazenada sobre um suporte slido impermevel, a fim de evitar derrames diretos para o solo e de permitir que os produtos derramados sejam recolhidos, para reutilizao ou eliminao. 4 Difetialona . . . . . . . . . 3-[3-(4-Bromo[1,1-bifenil]-4-il)-1,2,3,4-tetra- 976 g/kg . . . . . . . . . . . hidronaft-1-il]-4-hidroxi2H-1-benzotiopiran2-ona N. CE: n/d . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 104653-34-1. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 de novembro de 2009 31 de outubro de 2011 31 de outubro de 2014 14 Assente que as caractersticas da substncia ativa a tornam potencialmente persistente, bioacumulvel e txica, ou muito persistente e muito bioacumulvel, a substncia ativa ser sujeita a uma avaliao de riscos comparativa, em conformidade com o n. 5, do artigo 25., antes de ser renovada a sua incluso no anexo I. As autoridades competentes para os produtos rodenticidas asseguraro que as autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) A concentrao nominal da substncia ativa nos produtos no exceder 0,0025 % (m/m) e apenas sero autorizados iscos prontos a usar; 2) Os produtos contero um agente repugnante e, se pertinente, um corante; 3) Os produtos no sero utilizados como ps de rasto; 4) A exposio primria e secundria das pessoas, dos animais no visados e do ambiente minimizada atravs da ponderao e aplicao de todas as medidas disponveis adequadas de reduo dos riscos. Estas incluem, nomeadamente, a restrio utilizao por profissionais, a fixao de um limite para as dimenses da embalagem e a utilizao obrigatria de caixas de isco inviolveis e seguras. 5 Etofenprox . . . . . . . . . ter 3-fenoxibenzil-2-(4-etoxifenil)-2-metil- 970 g/kg . . . . . . . . . . . proplico N. CE: 407-980-2 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 80844-07-1. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 de fevereiro de 2010 31 de janeiro de 2012 31 de janeiro de 2020 8 Ao avaliar, em conformidade com o artigo 11. e o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, a autoridade competente para os produtos preservadores de madeira analisar os perfis de utilizao e ou exposio e ou as populaes no contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala comunitria e que possam ser expostos ao produto. Ao conceder as autorizaes dos produtos, aquela autoridade avaliar os riscos e, posteriormente, assegurar que so tomadas medidas adequadas ou estabelecidas condies especficas para reduzir os riscos identificados.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

As autorizaes dos produtos apenas podero ser concedidas se o pedido demonstrar a possibilidade de reduzir os riscos a nveis aceitveis. A autoridade competente assegurar que as autorizaes respeitam as seguintes condies: Atendendo ao risco identificado para os trabalhadores, os produtos no podem ser utilizados durante todo o ano, salvo se forem apresentados dados de absoro cutnea que demonstrem no existirem riscos inaceitveis decorrentes da exposio crnica. Alm disso, utilizar-se-o equipamentos de proteo pessoal apropriados na aplicao dos produtos destinados a uso industrial. 6 Tebuconazol . . . . . . . . 1-(4-Clorofenil)-4,4-dimetil-3-(1,2,4-triazol1- 950 g/kg . . . . . . . . . . . -ilmetil)pentan-3-ol N. CE: 403-640-2 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 107534-96-3. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 de abril de 2010 31 de maro de 2012 31 de maro de 2020 8 A autoridade competente assegurar que as autorizaes se subordinam s seguintes condies: Atendendo aos riscos identificados para os solos e para os meios aquticos, devem tomar-se medidas adequadas de reduo dos riscos para a proteo desses meios ambientais. Os rtulos e ou as fichas de segurana dos produtos autorizados para utilizao industrial indicaro, nomeadamente, que a madeira recentemente tratada deve ser armazenada em abrigo ou sobre um suporte slido impermevel, a fim de evitar derrames diretos para o solo e a gua e de permitir que os produtos derramados sejam recolhidos, para reutilizao ou eliminao. Alm disso, no sero autorizados produtos para o tratamento in situ de madeira em exteriores nem para o tratamento de madeiras destinadas a estarem em contacto permanente com a gua, salvo se forem apresentados dados que demonstrem que o produto cumpre as exigncias do artigo 11. e do anexo VI, se necessrio atravs da aplicao de medidas adequadas de reduo dos riscos. Ao avaliar, em conformidade com o artigo 11. e o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, a autoridade competente avaliar sempre que pertinente, em funo do produto especfico, as populaes que possam ser expostas ao mesmo e os perfis de utilizao ou exposio no contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala comunitria. Ao concederem as autorizaes dos produtos, a autoridade competente avaliar os riscos e, posteriormente, asseguraro que so tomadas medidas adequadas ou estabelecidas condies especficas para reduzir os riscos identificados. As autorizaes dos produtos apenas podero ser concedidas se o pedido demonstrar a possibilidade de reduzir os riscos a nveis aceitveis.

Dixido de carbono. . .

Dixido de carbono . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 990 ml/l . . . . . . . . . . . N. CE: 204-696-9 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 124-38-9. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1 de novembro de 2009

31 de outubro de 2011

31 de outubro de 2019

14

3757

3758

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

990 ml/l

1 de novembro de 2012

31 de outubro de 2014

31 de outubro de 2022

18

Ao avaliarem, em conformidade com o artigo 5. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, os Estados membros devem determinar, sempre que pertinente, em funo do produto especfico, os perfis de utilizao ou de exposio, bem como os riscos para os meios ambientais e para as populaes que no tenham sido contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala europeia. Ao concederem as autorizaes dos produtos, os Estados membros devem avaliar os riscos e, posteriormente, assegurar que sejam tomadas medidas adequadas ou estabelecidas condies especficas para reduzir os riscos identificados. Os Estados membros devem assegurar que as autorizaes respeitem as seguintes condies: 1) Os produtos apenas so vendidos para utilizao por profissionais com formao especfica; 2) So tomadas medidas adequadas de minimizao dos riscos para proteo dos operadores, incluindo, se necessrio, a disponibilizao de equipamento de proteo pessoal; 3) So tomadas medidas adequadas de proteo dos circunstantes, como a interdio da zona de tratamento durante a fumigao.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

Propiconazol . . . . . . .

1-[[2-(2,4-Diclorofenil)-4-propil1,3-dioxolan2- 930 g/kg . . . . . . . . . . . -il]metil]-1H-1,2,4-triazole N. CE: 262-104-4 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 60207-90-1. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1 de abril de 2010

31 de maro de 2012

31 de maro de 2020

A autoridade competente assegurar que as autorizaes se subordinam s seguintes condies: Atendendo aos cenrios contemplados pela avaliao de riscos, os produtos autorizados para utilizao industrial e ou profissional devem ser aplicados por operadores munidos de equipamentos de proteo individual adequados, salvo se o pedido de autorizao do produto demonstrar a possibilidade de reduzir para um nvel aceitvel, por outros meios, os riscos para os utilizadores industriais e ou profissionais. Atendendo aos riscos identificados para os solos e para o meio aqutico, devem tomar-se medidas adequadas de reduo dos riscos para a proteo desses meios ambientais. Os rtulos e ou as fichas de segurana dos produtos autorizados para utilizao industrial indicaro, nomeadamente, que a madeira recentemente tratada deve ser armazenada em abrigo ou sobre um suporte slido impermevel, a fim de evitar derrames diretos para o solo e a gua e de permitir que os produtos derramados sejam recolhidos, para reutilizao ou eliminao. Alm disso, no sero autorizados produtos para o tratamento in situ de madeira em exteriores nem para o tratamento de madeiras destinadas a serem expostas aos agentes atmosfricos, salvo se forem apresentados dados que demonstrem que o produto cumpre as exigncias do artigo 11. e do anexo VI, se necessrio atravs da aplicao de medidas adequadas de reduo dos riscos.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

Difenacume . . . . . . . .

3-(3-Bifenil4-il1,2,3,4-tetrahidro1-naftil)-4- 960 g/kg . . . . . . . . . . . -hidroxicumarina N. CE: 259-978-4 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 56073-07-5. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1 de abril de 2010

31 de maro de 2012

31 de maro de 2015

14

Assente que as caractersticas da substncia ativa a tornam potencialmente persistente, bioacumulvel e txica, ou muito persistente e muito bioacumulvel, a substncia ativa ser sujeita a uma avaliao de riscos comparativa, em conformidade com o n. 5 do artigo 25., antes de ser renovada a sua incluso no presente anexo. Os Estados membros asseguraro que as autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) A concentrao nominal da substncia ativa nos produtos no exceder 75 mg/kg e apenas sero autorizados produtos prontos a usar; 2) Os produtos contero um agente repugnante e, se pertinente, um corante; 3) Os produtos no sero utilizados como p de rasto; 4) A exposio primria e secundria das pessoas, dos animais no-visados e do ambiente ser minimizada atravs da ponderao e aplicao de todas as medidas disponveis adequadas de reduo dos riscos. Estas incluem, nomeadamente, a restrio utilizao por profissionais, a fixao de um limite mximo para as dimenses da embalagem e a utilizao obrigatria de caixas de isco inviolveis e seguras.

10

K-HDO. . . . . . . . . . . .

Sal potssico do 1-xido de ciclo-hexil-hidro- 977 g/kg . . . . . . . . . . . xidiazeno N. CE: n/d . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 66603-10-9. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . (Esta entrada abrange tambm as formas hidratadas do K HDO).

1 de julho de 2010

30 de junho de 2012

30 de junho de 2020

Ao avaliar, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, a autoridade competente avaliar sempre que pertinente, em funo do produto especfico, as populaes que possam ser expostas ao mesmo e os perfis de utilizao ou exposio no contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala comunitria. A autoridade competente assegurar que as autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) Atendendo aos riscos potenciais para o ambiente e para os trabalhadores, os produtos no sero utilizados em sistemas que no sejam sistemas industriais totalmente automatizados e fechados, salvo se o pedido de autorizao do produto em causa demonstrar a possibilidade de reduzir os riscos a nveis aceitveis, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI; 2) Atendendo aos cenrios contemplados na avaliao de riscos, os produtos sero aplicados por operadores munidos de equipamentos de proteo individual adequados, salvo se o pedido de autorizao do produto em causa demonstrar a possibilidade de reduzir a nveis aceitveis, por outros meios, os riscos para os utilizadores; 3) Atendendo aos riscos identificados para as crianas mais pequenas, os produtos no sero utilizados no tratamento de madeiras com as quais essas crianas possam entrar em contacto direto.

3759

3760

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

11

IPBC. . . . . . . . . . . . . .

Butilcarbamato de 3-iodo2-propinilo. . . . . . . . 980 g/kg . . . . . . . . . . . N. CE: 259-627-5 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 55406-53-6. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1 de julho de 2010

30 de junho de 2012

30 de junho de 2020

A autoridade competente assegurar que as autorizaes respeitam as seguintes condies: Atendendo aos cenrios contemplados na avaliao de riscos, os produtos autorizados para utilizao industrial e ou profissional sero aplicados por operadores munidos de equipamentos de proteo individual adequados, salvo se o pedido de autorizao do produto em causa demonstrar a possibilidade de reduzir a nveis aceitveis, por outros meios, os riscos para os utilizadores industriais e ou profissionais. Atendendo aos riscos identificados para os solos e para o meio aqutico, devem tomar-se medidas adequadas de reduo dos riscos para a proteo desses meios ambientais. Os rtulos e ou as fichas de segurana dos produtos autorizados para utilizao industrial indicaro, nomeadamente, que a madeira recentemente tratada deve ser armazenada em abrigo ou sobre um suporte slido impermevel, a fim de evitar derrames diretos para o solo e para as guas e de permitir que os produtos derramados sejam recolhidos, para reutilizao ou eliminao. Atendendo aos riscos definidos para animais no visados, a substncia ativa ser sujeita a uma avaliao de riscos comparativa, em conformidade com o n. 5 do artigo 25., antes de ser renovada a sua incluso no anexo I. A autoridade competente assegurar que as autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) A concentrao nominal da substncia ativa em produtos distintos dos ps de rasto no exceder 50 mg/kg e apenas sero autorizados produtos prontos a utilizar; 2) Os produtos para utilizao como ps de rasto apenas sero colocados no mercado para utilizao por profissionais com formao; 3) Os produtos contero um agente repugnante e, se pertinente, um corante; 4) A exposio primria e secundria das pessoas, dos animais no visados e do ambiente minimizada atravs da ponderao e aplicao de todas as medidas disponveis adequadas de reduo dos riscos. Estas incluem, nomeadamente, a restrio utilizao por profissionais, a fixao de um limite mximo para as dimenses da embalagem e a utilizao obrigatria de caixas de isco inviolveis e seguras.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

12

Clorofacinona. . . . . . .

Clorofacinona. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 978 g/kg . . . . . . . . . . . N. CE: 223-003-0 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 3691-35-8. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1 de julho de 2011

30 de junho de 2013

30 de junho de 2016

14

13

Tiabendazol . . . . . . . .

2-Tiazol4-il1H-benzoimidazole . . . . . . . . . . . . 985 g/kg . . . . . . . . . . . N. CE: 205-725-8 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 148-79-8. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1 de julho de 2010

30 de junho de 2012

30 de junho de 2020

A autoridade competente assegurar que as autorizaes respeitam as seguintes condies: Atendendo aos cenrios contemplados na avaliao de riscos, os produtos autorizados para utilizao industrial e ou profissional, no respeitante aos processos de aplicao sob vcuo duplo e por

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

imerso, sero aplicados por operadores munidos de equipamentos de proteo individual adequados, salvo se o pedido de autorizao do produto em causa demonstrar a possibilidade de reduzir a nveis aceitveis, por outros meios, os riscos para os utilizadores industriais e ou profissionais. Atendendo aos riscos identificados para os solos e para o meio aqutico, devem tomar-se medidas adequadas de reduo dos riscos para a proteo desses meios ambientais. Os rtulos e ou as fichas de segurana dos produtos autorizados para utilizao industrial indicaro, nomeadamente, que a madeira recentemente tratada deve ser armazenada em abrigo ou sobre um suporte slido impermevel, a fim de evitar derrames diretos para o solo e para as guas e de permitir que os produtos derramados sejam recolhidos, para reutilizao ou eliminao. No sero autorizados produtos para o tratamento in situ de madeiras em exteriores nem para o tratamento de madeiras destinadas a serem expostas aos agentes atmosfricos, salvo se forem apresentados dados que demonstrem que o produto cumpre as exigncias do artigo 11. e do anexo VI, se necessrio atravs da aplicao de medidas adequadas de reduo dos riscos. 14 Tiametoxame . . . . . . . 3-(2-cloro-tiazol5-ilmetil)-5-metil[1,3,5]oxa- 980 g/kg . . . . . . . . . . . diazinan-4-ilidene-N-nitroamina N. CE: 428-650-4 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 153719-23-4. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 de julho de 2010 30 de junho de 2012 30 de junho de 2020 8 A autoridade competente assegurar que as autorizaes respeitam as seguintes condies: Atendendo aos cenrios contemplados na avaliao de riscos, os produtos autorizados para utilizao industrial e ou profissional sero aplicados por operadores munidos de equipamentos de proteo individual adequados, salvo se o pedido de autorizao do produto em causa demonstrar a possibilidade de reduzir a nveis aceitveis, por outros meios, os riscos para os utilizadores industriais e ou profissionais. Atendendo aos riscos identificados para os solos e para o meio aqutico, devem tomar-se medidas adequadas de reduo dos riscos para a proteo desses meios ambientais. Os rtulos e ou as fichas de segurana dos produtos autorizados para utilizao industrial indicaro, nomeadamente, que a madeira recentemente tratada deve ser armazenada em abrigo ou sobre um suporte slido impermevel, a fim de evitar derrames diretos para o solo e para as guas e de permitir que os produtos derramados sejam recolhidos, para reutilizao ou eliminao. No sero autorizados produtos para o tratamento in situ de madeiras em exteriores nem para o tratamento de madeiras destinadas a serem expostas aos agentes atmosfricos, salvo se tiverem sido apresentados dados que demonstrem que o produto cumpre as exigncias do artigo 11. e do anexo VI, se necessrio atravs da aplicao de medidas adequadas de reduo dos riscos.

3761

3762

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

15

Alfacloralose . . . . . . .

(R)-1,2-O(2,2,2- tricloroetilideno)--D-gluco- 825 g/kg . . . . . . . . . . . furanose N. CE: 240-016-7 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 15879-93-3. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1 de julho de 2011

30 de junho de 2013

30 de junho de 2021

14

Ao avaliar, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, a autoridade competente avaliar sempre que pertinente, em funo do produto especfico, as populaes que possam ser expostas ao mesmo e os perfis de utilizao ou exposio no contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala comunitria. Ao conceder as autorizaes dos produtos, a autoridade competente avaliar os riscos e, posteriormente, assegurar que so tomadas medidas adequadas ou estabelecidas condies especficas para reduzir os riscos identificados. As autorizaes dos produtos apenas podero ser concedidas se o pedido demonstrar a possibilidade de reduzir os riscos a nveis aceitveis. Os produtos no podero ser autorizados, nomeadamente, para utilizao no exterior, salvo se forem apresentados dados que demonstrem que um determinado produto cumpre as exigncias do artigo 11. e do anexo VI, se necessrio atravs da aplicao de medidas adequadas de reduo dos riscos. A autoridade competente assegurar que as autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) A concentrao nominal da substncia ativa nos produtos no exceder 40 mg/kg; 2) Os produtos contero um agente repugnante e um corante; 3) Apenas sero autorizados produtos destinados a utilizao em caixas de isco inviolveis e seguras.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

16

Brodifacume - . . . . . .

3-[3-(4-bromobifenil-4-il)-1,2,3,4-tetra-hidro1- 950 g/kg - . . . . . . . . . . -naftil]-4-hidroxicumarina N. CE: 259-980-5 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 56073-10-0 -. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

-1 de fevereiro de 2012

31 de janeiro de 2014-

-31 de janeiro de 2017

14 -

Assente que as caractersticas da substncia ativa a tornam potencialmente persistente, bioacumulvel e txica, ou muito persistente e muito bioacumulvel, a substncia ativa deve ser sujeita a uma avaliao de riscos comparativa, em conformidade com o n. 5 do artigo 25. antes de ser renovada a sua incluso no presente anexo. As autoridades competentes asseguraro que as autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) A concentrao nominal da substncia ativa nos produtos no excede 50 mg/kg e apenas so autorizados produtos prontos a utilizar; 2) Os produtos contm um agente repugnante e, se pertinente, um corante; 3) Os produtos no so utilizados como ps de rasto; 4) A exposio primria e secundria das pessoas, dos animais no-visados e do ambiente minimizada atravs da ponderao e aplicao de todas as medidas disponveis adequadas de reduo dos riscos. Estas incluem, nomeadamente, a restrio da utilizao a fins profissionais, a fixao de um limite mximo para as dimenses da embalagem e a utilizao obrigatria de caixas de isco inviolveis e seguras.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

17

Bromadiolona. . . . . . .

3-[3-(4-Bromo[1,1-bifenil]-4-il)-3-hidroxi1- 969 g/kg . . . . . . . . . . . -fenilpropil]-4-hidroxi2H-1-benzopirano-2-ona N. CE: 249-205-9 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 28772-56-7. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1 de julho de 2011

30 de junho de 2013

30 de junho de 2016

14

Assente que as caractersticas da substncia ativa a tornam potencialmente persistente, bioacumulvel e txica, ou muito persistente e muito bioacumulvel, a substncia ativa ser sujeita a uma avaliao de riscos comparativa, em conformidade com o n. 5 do artigo 25., antes de ser renovada a sua incluso no presente anexo. A autoridade competente assegurar que as autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) A concentrao nominal da substncia ativa nos produtos no exceder 50 mg/kg e apenas sero autorizados produtos prontos a utilizar; 2) Os produtos contero um agente repugnante e, se pertinente, um corante; 3) Os produtos no sero utilizados como ps de rasto; 4) A exposio primria e secundria das pessoas, dos animais no-visados e do ambiente minimizada atravs da ponderao e aplicao de todas as medidas disponveis adequadas de reduo dos riscos. Estas incluem, nomeadamente, a restrio utilizao por profissionais, a fixao de um limite mximo para as dimenses da embalagem e a utilizao obrigatria de caixas de isco inviolveis e seguras.

18

Tiaclopride . . . . . . . . .

(Z)-3-(6-Cloro3-piridilmetil)-1,3-tiazolidina2- 975 g/kg . . . . . . . . . . . -ilidenocianamida N. CE: n/d . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 111988-49-9 . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1 de janeiro de 2010

n/d

31 de dezembro de 2019

Ao avaliar, em conformidade com o artigo 11. e o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, a autoridade competente avaliar sempre que pertinente, em funo do produto especfico, as populaes que possam ser expostas ao mesmo e os perfis de utilizao ou exposio no contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala comunitria. Ao conceder as autorizaes dos produtos, a autoridade competente avaliar os riscos e, posteriormente, assegurar que so tomadas medidas adequadas ou estabelecidas condies especficas para reduzir os riscos identificados. As autorizaes dos produtos apenas podero ser concedidas se o pedido demonstrar a possibilidade de reduzir os riscos a nveis aceitveis. A autoridade competente assegurar que as autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) Atendendo aos cenrios contemplados na avaliao de riscos, os produtos autorizados para utilizao industrial e ou profissional sero aplicados por operadores munidos de equipamentos de proteo individual adequados, salvo se o pedido de autorizao do produto em causa demonstrar a possibilidade de reduzir a nveis aceitveis, por outros meios, os riscos para os utilizadores industriais e ou profissionais; 2) Atendendo aos riscos identificados para os solos e para o meio aqutico, devem tomar-se medidas adequadas de reduo dos riscos para a proteo desses meios ambientais. Os rtulos e ou as fichas de dados de segurana dos produtos autorizados para

3763

3764

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

utilizao industrial indicaro, nomeadamente, que a madeira recentemente tratada deve ser armazenada em abrigo e ou sobre um suporte slido impermevel, a fim de evitar derrames diretos para o solo e para as guas e de permitir que os produtos derramados sejam recolhidos, para reutilizao ou eliminao; 3) No sero autorizados produtos para o tratamento in situ de estruturas de madeira situadas perto de gua, nos casos em que no consegue evitar-se perdas diretas para o meio aqutico, nem para o tratamento de madeiras destinadas a entrar em contacto com guas de superfcie, salvo se tiverem sido apresentados dados que demonstrem que o produto cumpre as exigncias do artigo 11. e do anexo VI , se necessrio atravs da aplicao de medidas adequadas de reduo dos riscos. 19 Indoxacarbe (Mistura Mistura reacional de (S)- e (R)-7-cloro2,3,4a,5-tetra- 796 g/kg . . . . . . . . . . . reacional, na proporo -hidro2-[metoxicarbonil-(4-trifluorometoxifenil) 75:25, dos enantimeros carbamoil]indeno[1,2-e][1,3,4]oxadiazina-4aS e R). -carboxilato de metilo (esta rubrica refere-se mistura reacional, na proporo 75:25, dos enantimeros S e R). N. CE: n/d . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS:. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Enantimero S: 173584-44-6. . . . . . . . . . . . . . Enantimero R: 185608-75-7 . . . . . . . . . . . . . 1 de janeiro de 2010 n/d 31 de dezembro de 2019 18 Ao avaliar, em conformidade com o artigo 11. e o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, a autoridade competente deve englobar sempre que pertinente, em funo do produto especfico, as populaes que possam ser expostas ao mesmo e os perfis de utilizao ou exposio no contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala comunitria. Ao conceder as autorizaes dos produtos, a autoridade competente avaliar os riscos e, posteriormente, assegurar que so tomadas medidas adequadas ou estabelecidas condies especficas para reduzir os riscos identificados. As autorizaes dos produtos apenas podero ser concedidas se o pedido demonstrar a possibilidade de reduzir os riscos a nveis aceitveis. A autoridade competente assegurar que as autorizaes respeitam as seguintes condies: Devem ser aplicadas medidas para minimizar a potencial exposio do ser humano, de espcies no visadas e do meio aqutico. Os rtulos e ou as fichas de dados de segurana dos produtos autorizados indicaro, nomeadamente, que: 1) Os produtos no devero ser colocados em zonas acessveis a crianas, bebs e animais de companhia; 2) Os produtos no devem ser colocados na proximidade de sistemas de drenagem exteriores; 3) Os produtos no utilizados devem ser eliminados de forma adequada e no devem ser lanados em sistemas de drenagem. No que respeita aos utilizadores no profissionais, s sero autorizados produtos prontos a utilizar.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

20

Fosforeto de alumnio, Fosforeto de alumnio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 830 g/kg . . . . . . . . . . . que liberta fosfina N. CE: 244-088-0 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 20859-73-8. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1 de setembro de 2011

31 de agosto de 2013

31 de agosto de 2021

14

Ao avaliar, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, a autoridade competente avaliar sempre que pertinente, em funo do produto especfico, as populaes que possam ser expostas ao mesmo e os perfis de utilizao ou exposio no contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala comunitria. Ao conceder as autorizaes dos produtos, a autoridade competente avaliar os riscos e, posteriormente, assegurar que so tomadas medidas adequadas ou estabelecidas condies especficas para reduzir os riscos identificados. As autorizaes dos produtos apenas podero ser concedidas se o pedido demonstrar a possibilidade de reduzir os riscos a nveis aceitveis. Os produtos no podero ser autorizados, em especial, para utilizao em interiores, salvo se forem apresentados dados que demonstrem que o produto cumpre as exigncias do artigo 11. e do anexo VI, se necessrio atravs da aplicao de medidas adequadas de reduo dos riscos. A Autoridade Competente assegurar que as autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) Os produtos s podero ser vendidos a e utilizados por profissionais com formao especfica; 2) Atendendo aos riscos identificados para os operadores, devem tomar-se medidas adequadas de reduo dos riscos. Essas medidas incluem, nomeadamente, a utilizao de equipamento de proteo pessoal apropriado, a utilizao de aplicadores e a apresentao do produto numa forma destinada a reduzir a exposio do operador a nveis aceitveis; 3) Atendendo aos riscos identificados para espcies terrestres no visadas, devem tomar-se medidas adequadas de reduo dos riscos. Essas medidas incluem, nomeadamente, a no aplicao da substncia nas zonas onde se encontrem presentes mamferos distintos da espcie visada, que construam tocas.

830 g/kg . . . . . . . . . .

1 de fevereiro de 2012

31 de janeiro de 2014

31 de janeiro de 2022

18

Ao avaliarem, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, as autoridades competentes avaliaro sempre que pertinente, em funo do produto especfico, os perfis de utilizao ou exposio e os riscos para os meios ambientais que no tenham sido contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala da Unio. As autoridades competentes devem, nomeadamente, avaliar as utilizaes em exteriores. Ao concederem as autorizaes dos produtos, as Autoridades competentes asseguraro que so realizados estudos adequados sobre os resduos, que permitam avaliar os riscos para os consumidores, e tomadas medidas adequadas ou estabelecidas condies especficas para reduzir os

3765

3766

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

riscos identificados. As autoridades competentes asseguraro que as autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) Os produtos s podero ser fornecidos a profissionais com formao especfica, numa forma pronta a usar, e s podero ser utilizados por esses profissionais; 2) Atendendo aos riscos identificados para os operadores, devem tomar-se medidas adequadas de reduo dos riscos. Essas medidas incluem, nomeadamente, o recurso a equipamentos adequados de proteo pessoal e respiratria, bem como a dispositivos de aplicao, e a apresentao do produto numa forma destinada a reduzir a exposio dos operadores para um nvel aceitvel. No caso das utilizaes em interiores, essas medidas incluem tambm a proteo dos operadores e dos trabalhadores durante as fumigaes, a proteo dos trabalhadores ao voltarem ao local aps o perodo de fumigao e a proteo dos circunstantes contra fugas de gs.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

21

Fenepropimorfe . . . . .

(+)-cis4-[3-(p-Tercbutilfenil)-2-metilpropil]- 930 g/kg . . . . . . . . . . . -2,6-dimetilmorfolina N. CE: 266-719-9 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 67564-91-4. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1 de julho de 2011

30 de junho de 2013

30 de junho de 2021

A avaliar, em conformidade com o artigo 11. e o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, a autoridade competente engloba sempre que pertinente, em funo do produto especfico, as populaes que possam ser expostas ao mesmo e os perfis de utilizao ou exposio no contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala comunitria. Ao conceder as autorizaes dos produtos, a autoridade competente avaliar os riscos e, posteriormente, assegurar que so tomadas medidas adequadas ou estabelecidas condies especficas para reduzir os riscos identificados. As autorizaes dos produtos apenas podero ser concedidas se o pedido demonstrar a possibilidade de reduzir os riscos a nveis aceitveis. A autoridade competente assegurar que as autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) Atendendo aos cenrios contemplados na avaliao de riscos, os produtos autorizados para uso industrial devem ser aplicados por operadores munidos de equipamentos de proteo individual adequados, salvo se o pedido de autorizao do produto demonstrar a possibilidade de reduzir para um nvel aceitvel, por outros meios, os riscos para os utilizadores industriais; 2) Atendendo aos riscos identificados para os solos e os meios aquticos, devem tomar-se medidas adequadas de reduo dos riscos para a proteo desses meios ambientais. Os rtulos e ou as fichas de dados de segurana dos produtos autorizados para utilizao industrial indicaro, nomeadamente, que a madeira recentemente tratada deve ser armazenada em abrigo e

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

ou sobre um suporte slido impermevel, a fim de evitar derrames diretos para o solo e a gua e de permitir que os produtos derramados sejam recolhidos, para reutilizao ou eliminao. 22 cido brico. . . . . . . . cido brico. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 990 g/kg . . . . . . . . . . . N. CE: 233-139-2 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 10043-35-3. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 de setembro de 2011 31 de agosto de 2013 31 de agosto de 2021 8 Ao avaliar, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, a autoridade competente avaliar sempre que pertinente, em funo do produto especfico, as populaes que possam ser expostas ao mesmo e os perfis de utilizao ou exposio no contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala comunitria. Ao conceder as autorizaes dos produtos, a autoridade competente avaliar os riscos e, posteriormente, assegurar que so tomadas medidas adequadas ou estabelecidas condies especficas para reduzir os riscos identificados. As autorizaes dos produtos apenas podero ser concedidas se o pedido demonstrar a possibilidade de reduzir os riscos a nveis aceitveis. A autoridade competente assegurar que as autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) Os produtos autorizados para utilizaes industriais e profissionais devem ser aplicados por operadores munidos de equipamentos de proteo individual adequados, salvo se o pedido de autorizao do produto demonstrar a possibilidade de reduzir para um nvel aceitvel, por outros meios, os riscos para os utilizadores industriais e ou profissionais; 2) Atendendo aos riscos identificados para os solos e o meio aqutico, no sero autorizados produtos para o tratamento in situ de madeiras em exteriores nem para o tratamento de madeiras destinadas a serem expostas aos agentes atmosfricos, salvo se forem apresentados dados que demonstrem que o produto cumpre as exigncias do artigo 11. e do anexo VI, se necessrio atravs da aplicao de medidas adequadas de reduo dos riscos. Os rtulos e ou as fichas de dados de segurana dos produtos autorizados para utilizao industrial indicaro, nomeadamente, que a madeira recentemente tratada deve ser armazenada em abrigo ou sobre um suporte slido impermevel, a fim de evitar derrames diretos para o solo e a gua e de permitir que os produtos derramados sejam recolhidos, para reutilizao ou eliminao. 23 xido brico . . . . . . . Trixido de diboro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 975 g/kg . . . . . . . . . . . N. CE: 215-125-8 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 1303-86-2. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 de setembro de 2011 31 de agosto de 2013 31 de agosto de 2021 8 Ao avaliar, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, a autoridade competente avaliar sempre que pertinente, em funo do produto especfico, as populaes que possam ser expostas ao mesmo e os perfis de utilizao ou exposio no contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala comunitria. Ao

3767

3768

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

conceder as autorizaes dos produtos, a autoridade competente avaliar os riscos e, posteriormente, assegurar que so tomadas medidas adequadas ou estabelecidas condies especficas para reduzir os riscos identificados. As autorizaes dos produtos apenas podero ser concedidas se o pedido demonstrar a possibilidade de reduzir os riscos a nveis aceitveis. A autoridade competente assegurar que as autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) Os produtos autorizados para utilizaes industriais e profissionais devem ser aplicados por operadores munidos de equipamentos de proteo individual adequados, salvo se o pedido de autorizao do produto demonstrar a possibilidade de reduzir para um nvel aceitvel, por outros meios, os riscos para os utilizadores industriais e ou profissionais; 2) Atendendo aos riscos identificados para os solos e o meio aqutico, no sero autorizados produtos para o tratamento in situ de madeiras em exteriores nem para o tratamento de madeiras destinadas a serem expostas aos agentes atmosfricos, salvo se forem apresentados dados que demonstrem que o produto cumpre as exigncias do artigo 11. e do anexo VI, se necessrio atravs da aplicao de medidas adequadas de reduo dos riscos. Os rtulos e ou as fichas de dados de segurana dos produtos autorizados para utilizao industrial indicaro, nomeadamente, que a madeira recentemente tratada deve ser armazenada em abrigo ou sobre um suporte slido impermevel, a fim de evitar derrames diretos para o solo e a gua e de permitir que os produtos derramados sejam recolhidos, para reutilizao ou eliminao. 24 Tetraborato dissdico Tetraborato dissdico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 990 g/kg . . . . . . . . . . . N. CE: 215-540-4 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS (forma anidra): 1330-43-4. . . . . . . . . N. CAS (forma penta-hidratada): 12267-73-1 N. CAS (forma deca-hidratada): 1303-96-4 1 de setembro de 2011 31 de agosto de 2013 31 de agosto de 2021 8 Ao avaliar, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, a autoridade competente avaliar sempre que pertinente, em funo do produto especfico, as populaes que possam ser expostas ao mesmo e os perfis de utilizao ou exposio no contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala comunitria. Ao conceder as autorizaes dos produtos, a autoridade competente avaliar os riscos e, posteriormente, assegurar que so tomadas medidas adequadas ou estabelecidas condies especficas para reduzir os riscos identificados. As autorizaes dos produtos apenas podero ser concedidas se o pedido demonstrar a possibilidade de reduzir os riscos a nveis aceitveis. A autoridade competente assegurar que as autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) Os produtos autorizados para utilizaes industriais e profissionais devem ser aplicados por operadores munidos de equipamentos de proteo individual adequados, salvo se o pedido de autorizao do produto demonstrar a possibilidade de reduzir para um

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

nvel aceitvel, por outros meios, os riscos para os utilizadores industriais e ou profissionais; 2) Atendendo aos riscos identificados para os solos e o meio aqutico, no sero autorizados produtos para o tratamento in situ de madeiras em exteriores nem para o tratamento de madeiras destinadas a serem expostas aos agentes atmosfricos, salvo se forem apresentados dados que demonstrem que o produto cumpre as exigncias do artigo 11. e do anexo VI, se necessrio atravs da aplicao de medidas adequadas de reduo dos riscos. Os rtulos e ou as fichas de dados de segurana dos produtos autorizados para utilizao industrial indicaro, nomeadamente, que a madeira recentemente tratada deve ser armazenada em abrigo ou sobre um suporte slido impermevel, a fim de evitar derrames diretos para o solo e a gua e de permitir que os produtos derramados sejam recolhidos, para reutilizao ou eliminao. 25 Octaborato dissdico Octaborato dissdico tetra-hidratado . . . . . . . . 975 g/kg . . . . . . . . . . . tetra-hidratado. N. CE: 234-541-0 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 12280-03-4. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 de setembro de 2011 31 de agosto de 2013 31 de agosto de 2021 8 Ao avaliar, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, a autoridade competente avaliar sempre que pertinente, em funo do produto especfico, as populaes que possam ser expostas ao mesmo e os perfis de utilizao ou exposio no contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala comunitria. Ao conceder as autorizaes dos produtos, a autoridade competente avaliar os riscos e, posteriormente, assegurar que so tomadas medidas adequadas ou estabelecidas condies especficas para reduzir os riscos identificados. As autorizaes dos produtos apenas podero ser concedidas se o pedido demonstrar a possibilidade de reduzir os riscos a nveis aceitveis. A autoridade competente assegurar que as autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) Os produtos autorizados para utilizaes industriais e profissionais devem ser aplicados por operadores munidos de equipamentos de proteo individual adequados, salvo se o pedido de autorizao do produto demonstrar a possibilidade de reduzir para um nvel aceitvel, por outros meios, os riscos para os utilizadores industriais e ou profissionais; 2) Atendendo aos riscos identificados para os solos e os meios aquticos, no sero autorizados produtos para o tratamento in situ de madeiras em exteriores nem para o tratamento de madeiras destinadas a serem expostas aos agentes atmosfricos, salvo se forem apresentados dados que demonstrem que o produto cumpre as exigncias do artigo 11. e do anexo VI, se necessrio atravs da aplicao de medidas adequadas de reduo dos riscos. Os rtulos e ou as fichas de segurana dos produtos autorizados para utilizao industrial indicaro, nomeadamente, que a madeira

3769

3770

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

recentemente tratada deve ser armazenada em abrigo ou sobre um suporte slido impermevel, a fim de evitar derrames diretos para o solo e a gua e de permitir que os produtos derramados sejam recolhidos, para reutilizao ou eliminao. 26 Fosforeto de magnsio, Difosforeto de trimagnsio . . . . . . . . . . . . . . . 880 g/kg - . . . . . . . . . . que liberta fosfina N. CE: 235-023-7 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 12057-74-8 -. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 de fevereiro de 2012 31 de janeiro de 2014 31 de janeiro de 2022 18 Ao avaliarem, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, as autoridades competentes avaliaro sempre que pertinente, em funo do produto especfico, os perfis de utilizao ou exposio e os riscos para os meios ambientais e populaes que no tenham sido contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala da Unio. Quando pertinente, as Autoridades competentes devem, nomeadamente, avaliar as utilizaes em exteriores. Ao concederem as autorizaes dos produtos, as autoridades competentes asseguraro que so realizados estudos adequados sobre os resduos, que permitam avaliar os riscos para os consumidores, e tomadas medidas adequadas ou estabelecidas condies especficas para reduzir os riscos identificados. As autoridades competentes asseguraro que as autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) Os produtos s podero ser fornecidos a profissionais com formao especfica, numa forma pronta a usar, e s podero ser utilizados por esses profissionais; 2) Atendendo aos riscos identificados para os operadores, devem tomar-se medidas adequadas de reduo dos riscos. Essas medidas incluem, nomeadamente, o recurso a equipamentos adequados de proteo pessoal e respiratria, bem como a dispositivos de aplicao, e a apresentao do produto numa forma destinada a reduzir a exposio dos operadores para um nvel aceitvel. No caso das utilizaes em interiores, essas medidas incluem tambm a proteo dos operadores e dos trabalhadores durante as fumigaes, a proteo dos trabalhadores ao voltarem ao local aps o perodo de fumigao e a proteo dos circunstantes contra fugas de gs; 3) No caso dos produtos com fosforeto de magnsio que possam originar resduos nos gneros alimentcios ou alimentos para animais, os rtulos e ou as fichas de dados de segurana dos produtos autorizados devem conter instrues de utilizao, nomeadamente os intervalos de segurana a adotar, com vista a garantir o cumprimento das disposies do artigo 18. do Regulamento (CE) n. 396/2005, do Parlamento Europeu e do Conselho (JO, L, 70, de 16 de maro de 2005, p. 1). 27 Azoto . . . . . . . . . . . . . Azoto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 999 g/kg . . . . . . . . . . . N. CE: 231-783-9 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 7727-37-9. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 de setembro de 2011 31 de agosto de 2013 31 de agosto de 2021 18 Ao avaliar, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, a autoridade competente avaliar sempre que pertinente, em funo do produto especfico,

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

as populaes que possam ser expostas ao mesmo e os perfis de utilizao ou exposio no contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala comunitria. Ao conceder as autorizaes dos produtos, a autoridade competente avaliar os riscos e, posteriormente, assegurar que so tomadas medidas adequadas ou estabelecidas condies especficas para reduzir os riscos identificados. As autorizaes dos produtos apenas podero ser concedidas se o pedido demonstrar a possibilidade de reduzir os riscos a nveis aceitveis. A autoridade competente assegurar que as autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) O produto s pode ser vendido a profissionais formados para a sua utilizao e s pode ser utilizado pelos mesmos; 2) Esto estabelecidas prticas de trabalho seguras e sistemas de trabalho seguros, incluindo, se necessrio, o recurso a equipamentos de proteo individual, de forma a garantir a minimizao dos riscos. 28 Cumatetralilo . . . . . . . Cumatetralilo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 980 g/kg . . . . . . . . . . . N. CE: 227-424-0 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 5836-29-3. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 de julho de 2011 30 de junho de 2013 30 de junho de 2016 14 Em face dos riscos identificados para animais no visados, a substncia ativa deve ser sujeita a uma avaliao de riscos comparativa, em conformidade com o n. 5 do artigo 25., antes de ser renovada a sua incluso no presente anexo. As autorizaes tm de respeitar as seguintes condies: 1) A concentrao nominal da substncia ativa em produtos distintos dos ps de rasto no excede 375 mg/kg e apenas so autorizados produtos prontos a utilizar; 2) Os produtos contm um agente repugnante e, se pertinente, um corante; 3) A exposio primria e secundria das pessoas, dos animais no visados e do ambiente minimizada atravs da ponderao e aplicao de todas as medidas disponveis adequadas de reduo dos riscos. Estas incluem, nomeadamente, a restrio da utilizao a fins profissionais, a fixao de um limite mximo para as dimenses da embalagem e a utilizao obrigatria de caixas de isco inviolveis e seguras. 29 Tolilfluanida. . . . . . . . Dicloro-N[(dimetilamino)sulfonil]fluoro-N-(p- 960 g/kg . . . . . . . . . . . -tolil)metanossulfenamida N. CE: 211-986-9 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 731-27-1. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 de outubro de 2011 30 de setembro de 2013 30 de setembro de 2021 8 No sero autorizados produtos para o tratamento in situ de madeira em exteriores nem para o tratamento de madeiras destinadas a serem expostas aos agentes atmosfricos. As autoridades competentes asseguraro que as autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) Atendendo aos cenrios contemplados na avaliao de riscos, os produtos autorizados para utilizao industrial ou profissional sero aplicados por operadores munidos de equipamentos de proteo individual adequados, salvo se o pedido de autorizao

3771

3772

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

do produto em causa demonstrar a possibilidade de reduzir a nveis aceitveis, por outros meios, os riscos para os utilizadores industriais e profissionais; 2) Atendendo aos riscos identificados para os solos e os meios aquticos, devem tomar-se medidas adequadas de reduo dos riscos para a proteo desses meios ambientais. Os rtulos e ou as fichas de segurana dos produtos autorizados para utilizao industrial ou profissional indicaro, nomeadamente, que a madeira recentemente tratada deve ser armazenada em abrigo e ou sobre um suporte slido impermevel, a fim de evitar derrames diretos para o solo e para as guas e de permitir que os produtos derramados sejam recolhidos, para reutilizao ou eliminao. 30 Acrolena . . . . . . . . . . Acrilaldedo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 913 g/kg . . . . . . . . . . . N. CE: 203-453-4 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 107-02-8. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 de setembro de 2010 Inaplicvel 31 de agosto de 2020 12 Ao avaliarem, em conformidade com o artigo 11.. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, as autoridades competentes avaliaro sempre que pertinente, em funo do produto especfico, as populaes que possam ser expostas ao mesmo e os perfis de utilizao ou exposio no contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala da Unio Europeia. As autoridades competentes asseguraro que as autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) As guas residuais que contenham acrolena devem ser monitorizadas antes da descarga, a no ser que possa demonstrar-se que os riscos para o ambiente podem reduzir-se por outros meios. Se necessrio, em funo dos riscos para o meio marinho, as guas residuais devem ser mantidas em tanques ou reservatrios apropriados ou ser adequadamente tratadas antes da descarga; 2) Os produtos autorizados para utilizaes industriais e ou profissionais devem ser aplicados com equipamentos de proteo individual adequados e devem ser estabelecidos procedimentos operacionais seguros, salvo se o pedido de autorizao do produto demonstrar a possibilidade de reduzir por outros meios para um nvel aceitvel os riscos para os utilizadores industriais e ou profissionais. 31 Flocumafena. . . . . . . . 4-hidroxi3-[(1RS,3RS;1RS,3RS)-1,2,3,4-tetra- 955 g/kg . . . . . . . . . . . -hidro3-[4-(4-trifluorometilbenziloxi)fenil]-1-naftil]cumarina N. CE: 421-960-0 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 90035-08-8. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 de outubro de 2011 30 de setembro de 2013 30 de setembro de 2016 14 Assente que as caractersticas da substncia ativa a tornam potencialmente persistente, bioacumulvel e txica, ou muito persistente e muito bioacumulvel, a substncia ativa ser sujeita a uma avaliao de riscos comparativa, em conformidade com o n. 5 do artigo 25. antes de ser renovada a sua incluso no presente anexo. As autoridades competentes asseguraro que as autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) A concentrao nominal da substncia ativa nos produtos no exceder 50 mg/kg e apenas sero autorizados produtos prontos a usar;

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

2) Os produtos contero um agente amargante e, se pertinente, um corante; 3) Os produtos no sero utilizados como ps de rasto; 4) A exposio primria e secundria das pessoas, dos animais no visados e do ambiente ser minimizada atravs da ponderao e aplicao de todas as medidas disponveis adequadas de reduo dos riscos. Estas incluem, nomeadamente, a restrio utilizao por profissionais, a fixao de um limite mximo para as dimenses da embalagem e a utilizao obrigatria de caixas de isco inviolveis e seguras. 32 Warfarina . . . . . . . . . . (RS)-4-Hidroxi3-(3-oxo1-fenilbutil)cumarina 990 g/kg . . . . . . . . . . . N. CE: 201-377-6 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 81-81-2. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 de fevereiro de 2012 31 de janeiro de 2014 31 de janeiro de 2017 14 A substncia ativa deve ser sujeita a uma avaliao de riscos comparativa, em conformidade com o artigo 25., n. 5, antes de ser renovada a sua incluso no presente anexo. As autoridades competentes asseguraro que as autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) A concentrao nominal da substncia ativa no exceder 790 mg/ kg e apenas sero autorizados produtos prontos a utilizar; 2) Os produtos contero um agente repugnante e, se pertinente, um corante; 3) A exposio primria e secundria das pessoas, dos animais novisados e do ambiente ser minimizada atravs da ponderao e aplicao de todas as medidas disponveis adequadas de reduo dos riscos. Estas incluem, nomeadamente, a possibilidade de restrio da utilizao utilizao por profissionais, a fixao de um limite mximo para as dimenses da embalagem e a utilizao obrigatria de caixas de isco inviolveis e seguras. 33 Warfarina-sdio . . . . . 2-oxo3-(3-oxo1-fenilbutil)cromen-4-olato de 910 g/kg . . . . . . . . . . . sdio N. CE: 204-929-4 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 129-06-6. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 de fevereiro de 2012 31 de janeiro de 2014 31 de janeiro de 2017 14 A substncia ativa deve ser sujeita a uma avaliao de riscos comparativa, em conformidade com o n. 5 do artigo 25. antes de ser renovada a sua incluso no presente anexo. As autoridades competentes asseguraro que as autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) A concentrao nominal da substncia ativa no exceder 790 mg/ kg e apenas sero autorizados produtos prontos a utilizar; 2) Os produtos contero um agente repugnante e, se pertinente, um corante; 3) A exposio primria e secundria das pessoas, dos animais novisados e do ambiente ser minimizada atravs da ponderao e aplicao de todas as medidas disponveis adequadas de reduo dos riscos. Estas incluem, nomeadamente, a possibilidade de restrio da utilizao utilizao por profissionais, a fixao de um limite mximo para as dimenses da embalagem e a utilizao obrigatria de caixas de isco inviolveis e seguras.

3773

3774

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

34

Dazomete . . . . . . . . . .

Tetra-hidro3,5-dimetil-1,3,5-tiadiazina2-tiona 960 g/kg . . . . . . . . . . . N. CE: 208-576-7 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 533-74-4. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1 de agosto de 2012

31 de julho de 2014

31 de julho de 2022

Ao avaliarem, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, os Estados membros avaliaro sempre que pertinente, em funo do produto especfico, os perfis de utilizao ou de exposio, bem como os riscos para os meios ambientais e para as populaes que no tenham sido contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala da UE. Quando pertinente, os Estados membros avaliaro, nomeadamente, quaisquer outras utilizaes no profissionais em exteriores, no tratamento curativo de postes de madeira por aplicao de grnulos. Os Estados membros asseguraro que as autorizaes respeitam a seguinte condio: Os produtos autorizados para utilizaes industriais e ou profissionais devem ser aplicados com equipamentos de proteo individual adequados, salvo se o pedido de autorizao do produto demonstrar a possibilidade de reduzir por outros meios para um nvel aceitvel os riscos para os utilizadores industriais e ou profissionais.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

35

N,N-dietilmetatoluamida.

N,N-dietilmetatoluamida . . . . . . . . . . . . . . . . . 970 g/kg . . . . . . . . . . . N. CE: 205-149-7 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 134-62-3. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1 de agosto de 2012

31 de julho de 2014

31 de julho de 2022

19

Os Estados membros asseguram que as autorizaes respeitem as seguintes condies: 1) A exposio primria de pessoas deve ser minimizada atravs da ponderao e aplicao de medidas adequadas de limitao dos riscos, incluindo, quando pertinente, instrues sobre a quantidade a aplicar e a frequncia de aplicao do produto na pele humana; 2) Os rtulos dos produtos destinados a aplicao na pele humana, no sistema capilar ou no vesturio devem indicar que a utilizao do produto restrita no caso das crianas com idade compreendida entre dois e doze anos e que o produto no se destina a ser utilizado em crianas com menos de dois anos, salvo se o pedido de autorizao do produto demonstrar que este cumpre as exigncias do artigo 11. e do anexo VI, na ausncia de tais medidas; 3) Os produtos devem conter dissuasores de ingesto.

36

Metoflutrina . . . . . . . .

Ismero RTZ: (1R,3R)-2,2-dimetil3-(Z)-(prop- A substncia ativa deve -1-enil)ciclopropanocarboxilato de 2,3,5,6respeitar as seguintes -tetrafluoro4-(metoximetil)benzilo N. CE: condies de pureza n.d. N. CAS: 240494-71-7 Soma de todos mnima: Ismero os ismeros: (EZ)-(1RS,3RS;1SR,3SR)-2,2RTZ 754 g/kg Soma -dimetil3-prop1-enilciclopropanocarboxilato de todos os ismeros 930 g/kg. de 2,3,5,6-tetrafluoro4-(metoximetil)benzilo N. CE: n.d. N. CAS: 240494-70-6 . . . . . .

1 de maio de 2011

No aplicvel

30 de abril de 2021

18

Ao avaliarem, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, os Estados membros devem determinar, sempre que pertinente, em funo do produto especfico, os perfis de utilizao ou de exposio, bem como os riscos para os meios ambientais e para as populaes que no tenham sido contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala europeia.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

37

Espinosade . . . . . . . . .

N. CE: 434-300-1 N. CAS: 168316-95-8 850 g/kg . . . . . . . . . . . O espinosade uma mistura de 50-95 % de espinosina A e 5-50 % de espinosina D. Espinosina A (2R,3aS,5aR,5bS,9S,13S, 14R,16aS,16bR)-2-[(6-desoxi2,3,4-tri-O-metil-l-manopiranosil)oxi]-13-[[(2R,5S,6R)-5-(dimetilamino)tetra-hidro6-metil2H-piran2-il]oxi]-9-etil2,3,3a, 5a,5b,6,9,10,11,12,13,14,16a, 16b-tetradeca-hidro14-metil-1H-as-indaceno[3,2-d]oxaciclododecin-7,15-diona N. CAS: 131929-60-7 Espinosina D (2S,3aR,5aS,5bS,9S,13S, 14R,16aS,16bS)-2-[(6-desoxi2,3,4-tri-O-metil-l-manopiranosil)oxi]-13-[[(2R,5S,6R)-5-(dimetilamino)tetra-hidro6-metil2H-piran2-il]oxi]-9-etil2,3,3a, 5a,5b,6,9,10,11,12,13,14,16a, 16b-tetradeca-hidro4,14-dimetil1H-as-indaceno[3,2-d]oxaciclododecin-7,15-diona N. CAS: 131929-63-0 Denominao IUPAC: (1RS)-cis3-[(Z)-2-cloro- 911 g/kg . . . . . . . . . . . -3,3,3-trifluoroprop1-enil]-2,2-dimetilciclopropanocarboxilato de 2-metilbifenil3-ilmetilo. N. CE: n.d. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 82657-04-3. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1 de novembro de 2012

31 de outubro de 2014

31 de outubro de 2022

18

Ao avaliarem, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, os Estados membros devem determinar, sempre que pertinente, em funo do produto especfico, os perfis de utilizao ou de exposio, bem como os riscos para os meios ambientais e para as populaes que no tenham sido contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala da Unio Europeia. Os Estados membros asseguram que as autorizaes respeitem as seguintes condies: As autorizaes esto subordinadas adoo de medidas adequadas de reduo dos riscos. Nomeadamente, os produtos autorizados para utilizaes profissionais por pulverizao devem ser aplicados com equipamentos de proteo individual adequados, salvo se o pedido de autorizao do produto demonstrar a possibilidade de reduzir por outros meios, para um nvel aceitvel, os riscos para os utilizadores.

38

Bifentrina . . . . . . . . . .

1 de fevereiro de 2013

31 de janeiro de 2015

31 de janeiro de 2023

Ao avaliarem, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, os Estados membros devem determinar, sempre que pertinente em funo do produto especfico, os perfis de utilizao ou de exposio, bem como os riscos para os compartimentos ambientais e as populaes que no tenham sido contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala da Unio Europeia. Os Estados membros devem assegurar que as autorizaes respeitam as seguintes condies: Os produtos apenas podem ser autorizados para utilizao industrial e ou profissional, salvo se o pedido de autorizao do produto demonstrar a possibilidade de reduzir a nveis aceitveis os riscos para os utilizadores no-profissionais, em conformidade com o artigo 11. e o anexo VI. Os produtos autorizados para utilizaes industriais ou profissionais devem ser aplicados por operadores munidos de equipamentos de proteo individual adequados, salvo se o pedido de autorizao do produto demonstrar a possibilidade de, por outros meios, reduzir a nveis aceitveis os riscos para os utilizadores industriais ou profissionais. Devem ser tomadas medidas adequadas de reduo dos riscos para proteo dos solos e do meio aqutico. Os rtulos e as eventuais fichas de dados de segurana dos produtos autorizados devem indicar, nomeadamente, que a madeira recentemente tratada

3775

3776

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

deve ser armazenada em abrigo e ou sobre um suporte slido impermevel, a fim de evitar derrames diretos para o solo e para a gua, e que os produtos derramados aquando da sua aplicao devem ser recolhidos, para reutilizao ou eliminao. No so autorizados produtos para o tratamento in situ de madeiras em exteriores nem para o tratamento de madeiras que venham a estar permanentemente expostas aos agentes atmosfricos ou protegidas destes mas frequentemente sujeitas humidade, salvo se tiverem sido apresentados dados que demonstrem que o produto cumpre o prescrito no artigo 11. e no anexo VI, se necessrio atravs da aplicao de medidas adequadas de reduo dos riscos 39 Acetato de (Z,E)-tetra- Acetato de (9Z,12E)-tetradeca-9,12-dien1-ilo 977 g/kg . . . . . . . . . . . deca-9,12-dienilo N. CE: n.d. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 30507-70-1. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 de fevereiro de 2013 31 de janeiro de 2015 31 de janeiro de 2023 19 Ao avaliarem, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, os Estados membros devem determinar, sempre que pertinente, em funo do produto especfico, os perfis de utilizao ou de exposio, bem como os riscos para os compartimentos ambientais e as populaes que no tenham sido contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala da Unio Europeia. Os Estados membros devem assegurar que as autorizaes respeitem a seguinte condio: Os rtulos dos produtos biocidas com acetato de (Z,E)-tetradeca9,12-dienilo devem indicar que esses produtos no podem ser utilizados em locais onde sejam armazenados gneros alimentcios ou alimentos para animais que no se encontrem embalados. Os Estados membros devem assegurar que os registos respeitem as seguintes condies: Os produtos s podem ser utilizados em armadilhas para utilizao em interiores que contenham, no mximo, 2 mg de acetato de (Z,E)- -tetradeca9,12-dienilo. Os rtulos dos produtos biocidas com acetato de (Z,E)-tetradeca9,12dienilo devem indicar que os produtos s podem ser utilizados em interiores e no podem ser utilizados em locais onde sejam armazenados gneros alimentcios ou alimentos para animais que no se encontrem embalados. Ao avaliarem, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, os Estados membros devem determinar, sempre que pertinente, em funo do produto especfico, os perfis de utilizao ou de exposio, bem como os riscos para os compartimentos ambientais e as populaes que no tenham sido contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala da Unio Europeia. Os Estados

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

40

Fenoxicarbe . . . . . . . .

Denominao IUPAC: [2-(4-Fenoxifenoxi)etil]- 960 g/kg . . . . . . . . . . . 1................. carbamato de etilo N. CE: 276-696-7 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 72490-01-8. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1 de fevereiro de 2013

31 de janeiro de 2015

31 de janeiro de 2023

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

membros devem assegurar que as autorizaes respeitam as seguintes condies: Devem ser tomadas medidas adequadas de reduo dos riscos para proteo dos solos e do meio aqutico. Os rtulos e, quando pertinente, as fichas de dados de segurana dos produtos autorizados devem indicar, nomeadamente, que a madeira recentemente tratada deve ser armazenada em abrigo e ou sobre um suporte slido impermevel coberto, a fim de evitar derrames diretos para o solo e para a gua, e que os produtos derramados ao serem aplicados devem ser recolhidos, para reutilizao ou eliminao. No podem ser autorizados produtos de tratamento da madeira que se destinem a ser utilizados em construes ao ar livre situadas perto da gua ou sobre a gua, salvo se forem apresentados dados que demonstrem que o produto cumpre as exigncias do artigo 11. e do anexo VI, se necessrio atravs da aplicao de medidas adequadas de reduo dos riscos. 41 cido nonanico, cido Denominao IUPAC: cido nonanico . . . . . 896 g/kg . . . . . . . . . . . pelargnico. N. CE: 203-931-2 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 112-05-0 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 de fevereiro de 2013 31 de janeiro de 2015 31 de janeiro de 2023 19 Ao avaliarem, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, os Estados membros devem determinar, sempre que pertinente, em funo do produto especfico, os perfis de utilizao ou de exposio, bem como os riscos para os compartimentos ambientais e as populaes que no tenham sido contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala da Unio Europeia. Ao avaliarem, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, os Estados membros devem determinar, sempre que pertinente, em funo do produto especfico, os cenrios de utilizao ou de exposio, bem como os riscos para as populaes humanas e para os meios ambientais, que no tenham sido contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala da Unio Europeia. No podem ser autorizados produtos para utilizao em instalaes destinadas ao alojamento de animais, caso no seja possvel evitar a emisso para estaes de tratamento de guas residuais ou a emisso direta para guas de superfcie, salvo se forem apresentados dados que demonstrem que o produto cumpre as exigncias do artigo 11. e do anexo VI, se necessrio atravs da aplicao de medidas adequadas de reduo dos riscos. As autorizaes esto subordinadas adoo de medidas adequadas de reduo dos riscos. Devem nomeadamente, ser tomadas medidas adequadas de reduo dos riscos para minimizar a possibilidade de exposio de crianas. No caso dos produtos com imidaclopride que possam originar resduos em gneros alimentcios ou em alimentos para animais, os Estados membros devem verificar a necessidade de fixar novos limites mximos de resduos (LMR) ou de alterar os

42

Imidaclopride . . . . . . .

(2E)-1-[(6-cloropiridin3-il)metil]-N-nitroimi- 970 g/kg . . . . . . . . . . . dazolidin2-imina N. CE: 428-040-8 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 138261-41-3. . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1 de julho de 2013

30 de junho de 2015

30 de junho de 2023

18

3777

3778

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

limites existentes, em conformidade com o Regulamento (CE) n. 470/2009 ou o Regulamento (CE) n. 396/2005, bem como tomar medidas adequadas de reduo dos riscos para garantir que os LMR aplicveis no so excedidos. 43 Abamectina A abamectina uma mistura de avermectina B A substncia ativa deve cumprir os seguintes 1a e avermectina B 1b. Abamectina: critrios de pureza: Denominao IUPAC: n.d. Abamectina: mnimo N. CE: n.d. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 900 g/kg Avermectina N. CAS: 71751-41-2. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . B 1a: mnimo 830 g/ kg Avermectina B 1b: Avermectina B 1a: mximo 80 g/kg. Denominao IUPAC: 2,6-Didesoxi4-O-(2,6-didesoxi3-O-metil-L-arabino-hexopiranosil)-3-O-metil-L-arabino-hexopiransido (10E,14E,16E,22Z)- (1R,4S,5S,6S,6R,8R, 12S,13S,20R,21R,24S)-6-[(S)-secbutil]-21,24-di-hidroxi5,11,13,22-tetrametil2-oxo3,7,19-trioxatetraciclo[15.6.1.14,8.020,24]pentacosa-10,14,16,22-tetraeno6-espiro2-(5,6-di-hidro2H-piran)-12-lico N. CE: 265-610-3 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 65195-55-3. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Avermectina B 1b: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Denominao IUPAC: (10E,14E,16E,22Z)-2,6-Didesoxi4-O(2,6-didesoxi3-O-metil-L-arabino-hexopiranosil)-3-O-metil-L-arabino-hexopiransido (1R,4S,5S,6S,6R,8R, 12S,13S,20R,21R,24S)-21,24-di-hidroxi6-isopropil5,11,13,22-tetrametil2-oxo3,7,19-trioxatetraciclo[15.6.1.14,8.020,24 ] pentacosa-10,14,16,22-tetraeno6-espiro2-(5,6-di-hidro2H-piran)-12-lico N. CE: 265-611-9 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 65195-56-4. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 44 4,5-Dicloro-2-octil2H- 4,5-Dicloro2-octilisotiazol3(2H)-ona . . . . . . . 950 g/kg . . . . . . . . . . . -isotiazol3-ona N. CE: 264-843-8 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 64359-81-5. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 de julho de 2013 30 de junho de 2015 30 de junho de 2023 8 Ao avaliarem, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, os Estados membros devem determinar, sempre que pertinente, em funo do produto especfico, os cenrios de utilizao ou de exposio, bem como os riscos para as populaes humanas e para os meios ambientais que no tenham sido contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala da Unio Europeia. No so autorizados produtos para o tratamento de madeiras que venham a estar permanentemente expostas aos 1 de julho de 2013 30 de junho de 2015 30 de junho de 2023 18 Ao avaliarem, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, os Estados membros devem determinar, sempre que pertinente, em funo do produto especfico, os cenrios de utilizao ou de exposio, bem como os riscos para as populaes humanas e para os meios ambientais que no tenham sido contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala da Unio Europeia. Os produtos aplicados de tal forma que no possa ser evitada a emisso para estaes de tratamento de guas residuais no devem ser autorizados para aplicao em doses relativamente s quais a avaliao dos riscos escala da Unio tenha mostrado existirem riscos inaceitveis, salvo se forem apresentados dados que demonstrem que o produto cumpre as exigncias do artigo 11. e do anexo VI, se necessrio atravs da aplicao de medidas adequadas de reduo dos riscos. As autorizaes esto subordinadas adoo de medidas adequadas de reduo dos riscos. Devem ser tomadas, nomeadamente, medidas para minimizar a possibilidade de exposio de crianas.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

agentes atmosfricos, ou protegidas destes mas frequentemente sujeitas humidade, ou em contacto com gua doce, salvo se forem apresentados dados que demonstrem que o produto cumpre as exigncias do artigo 11. e do anexo VI, se necessrio atravs da aplicao de medidas adequadas de reduo dos riscos. Os Estados membros devem assegurar que as autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) Os produtos autorizados para utilizao industrial ou profissional esto sujeitos a procedimentos operacionais seguros e so aplicados por operadores munidos de equipamentos de proteo individual adequados, salvo se o pedido de autorizao do produto demonstrar a possibilidade de, por outros meios, reduzir a nveis aceitveis os riscos para os utilizadores industriais e ou profissionais; 2) Os rtulos e, se for o caso, as fichas de dados de segurana dos produtos autorizados indicam que a madeira recentemente tratada deve ser armazenada em abrigo e ou sobre um suporte slido impermevel coberto, a fim de evitar derrames diretos para o solo e para a gua, e que os produtos derramados ao serem aplicados devem ser recolhidos, para reutilizao ou eliminao. 45 Creosote . . . . . . . . . . . Creosote . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Creosote dos graus B N. CE: 232-287-5 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . e C definidos na N. CAS: 8001-58-9. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . norma europeia EN 13991:2003. 1 de maio de 2013 30 de abril de 2015 30 de abril de 2018 8 Os produtos biocidas com creosote s podem ser autorizados para utilizaes relativamente s quais o Estado membro que concede a autorizao, com base numa anlise da viabilidade tcnica e econmica da substituio, que solicita ao requerente, bem como em quaisquer outras informaes de que disponha, concluir no existirem alternativas adequadas. Os Estados membros que autorizem esses produtos no seu territrio devem apresentar Comisso, o mais tardar em 31 de julho de 2016, um relatrio que justifique a sua concluso de inexistncia de alternativas adequadas e indique como promovido o desenvolvimento de alternativas. A Comisso deve tornar pblicos esses relatrios. A substncia ativa deve ser sujeita a uma avaliao de riscos comparativa, em conformidade com o n. 5 do artigo 25., antes de ser renovada a sua incluso no presente anexo. Ao avaliarem, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, os Estados membros devem determinar, sempre que pertinente, em funo do produto especfico, os cenrios de utilizao ou de exposio, bem como os riscos para os meios ambientais e as populaes que no tenham sido contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala da Unio Europeia. Os Estados membros devem assegurar que as autorizaes respeitam as seguintes condies: 1) O creosote s pode ser utilizado nas condies referidas na entrada 31, segunda coluna, ponto 2, do anexo XVII do Regulamento (CE) n. 1907/2006, do Parlamento Europeu e do Conselho, de

3779

3780

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

18 de dezembro de 2006, relativo ao registo, avaliao, autorizao e restrio dos produtos qumicos (REACH), que cria a Agncia Europeia dos Produtos Qumicos, que altera a Diretiva n. 1999/45/CE e revoga o Regulamento (CEE) n. 793/93, do Conselho, e o Regulamento (CE) n. 1488/94, da Comisso, bem como a Diretiva n. 76/769/CEE, do Conselho, e as Diretivas n.os 91/155/CEE, 93/67/CEE, 93/105/CE e 2000/21/CE, da Comisso (1); 2) O creosote no pode ser utilizado para o tratamento de madeiras destinadas s utilizaes referidas na entrada 31, segunda coluna, ponto 3, do anexo XVII do Regulamento (CE) n. 1907/2006; 3) So tomadas medidas adequadas de reduo dos riscos para a proteo dos trabalhadores, incluindo os utilizadores a jusante, da exposio durante o tratamento das madeiras e a manipulao de madeiras tratadas, em conformidade com o Regulamento (CE) n. 1907/2006 e a Diretiva n. 2004/37/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de abril de 2004, relativa proteo dos trabalhadores contra riscos ligados exposio a agentes cancergenos ou mutagnicos durante o trabalho (Sexta diretiva especial nos termos do n. 1 do artigo 16. da Diretiva n. 89/391/ CEE, do Conselho) (2); 4) So tomadas medidas adequadas de reduo dos riscos para a proteo dos solos e do meio aqutico. Os rtulos e, se for o caso, as fichas de dados de segurana dos produtos autorizados devem indicar, nomeadamente, que a madeira recentemente tratada deve ser armazenada em abrigo e ou sobre um suporte slido impermevel, a fim de evitar derrames diretos para o solo e para a gua, e que os produtos derramados devem ser recolhidos, para reutilizao ou eliminao. 46 Bacillus thuringien- No aplicvel . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Sem impurezas signifisis subsp. israelensis, cativas. sertipo H14, estirpe AM65-52, 1 de outubro de 2013 30 de setembro de 2015 30 de setembro de 2023 18 Ao avaliarem, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, os Estados membros devem determinar, sempre que pertinente, em funo do produto especfico, os cenrios de utilizao ou de exposio, bem como os riscos para as populaes humanas e para os meios ambientais que no tenham sido contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala da Unio Europeia. Os produtos autorizados para utilizaes profissionais devem ser aplicados com equipamentos de proteo individual adequados, salvo se o pedido de autorizao do produto demonstrar a possibilidade de reduzir por outros meios, para um nvel aceitvel, os riscos para os utilizadores profissionais. No caso dos produtos com Bacillus thuringiensis subsp. israelensis, sertipo H14, estirpe AM65-52, que possam originar resduos em gneros alimentcios ou em alimentos para animais, os Estados membros devem verificar a necessidade de fixar novos limites mximos de resduos (LMR)

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

Nmero

Denominao comum

Denominao IUPAC Nmeros de identificao

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

Data de incluso

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas).

Data de termo da incluso

Tipo de produto

Disposies especficas (*)

ou de alterar os limites existentes, em conformidade com o Regulamento (CE) n. 470/2009 ou o Regulamento (CE) n. 396/2005, bem como tomar medidas adequadas de reduo dos riscos para garantir que os LMR aplicveis no so excedidos. 47 Fipronil. . . . . . . . . . . . ()-5-Amino-1-(2,6- dicloro-,,,-trifluoro- 950 g/kg . . . . . . . . . . . -p-tolil)-4-trifluorometilsulfinilpirazol-3-carbonitrilo (1:1) N. CE: 424-610-5 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CAS: 120068-37-3. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1 de outubro de 2013 30 de setembro de 2015 30 de setembro de 2023 18 A avaliao de riscos escala da Unio Europeia abrangeu apenas a aplicao por profissionais em locais interiores geralmente inacessveis s pessoas e aos animais domsticos aps a aplicao. Ao avaliarem, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, os Estados membros devem determinar, sempre que pertinente, em funo do produto especfico, os cenrios de utilizao ou de exposio, bem como os riscos para as populaes humanas e para os meios ambientais que no tenham sido contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala da Unio Europeia. Ao avaliarem, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, os Estados membros devem determinar, sempre que pertinente, em funo do produto especfico, os cenrios de utilizao ou de exposio, bem como os riscos para as populaes humanas e para os meios ambientais que no tenham sido contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala da Unio Europeia. No podem ser autorizados produtos aplicados de forma que no permita evitar a sua emisso para estaes de tratamento de guas residuais, salvo se forem apresentados dados que demonstrem que o produto cumpre as exigncias do artigo 11. e do anexo VI, se necessrio atravs da aplicao de medidas adequadas de reduo dos riscos. Os produtos autorizados para utilizao por profissionais devem ser aplicados com equipamentos de proteo individual adequados, salvo se o pedido de autorizao do produto demonstrar a possibilidade de, por outros meios, reduzir a nveis aceitveis os riscos para os utilizadores profissionais. No caso dos produtos com lambda-cialotrina que possam originar resduos em gneros alimentcios ou em alimentos para animais, os Estados membros devem verificar a necessidade de fixar novos limites mximos de resduos (LMR) ou de alterar os limites existentes, em conformidade com o Regulamento (CE) n. 470/2009 ou o Regulamento (CE) n. 396/2005, bem como tomar medidas adequadas de reduo dos riscos para garantir que os LMR aplicveis no so excedidos.

48

Lambda-cialotrina . . .

Mistura reacional de (1S,3S)-3-[(Z)-2-cloro-3,3,3- 900 g/kg . . . . . . . . . . . -trifluoropropenil]-2,2-dimetilciclopropanocarboxilato de (R)--ciano-3-fenoxibenzilo e (1R,3R)-3-[(Z)-2-cloro-3,3,3-trifluoropropenil]-2,2-dimetilciclopropanocarboxilato de (S)--ciano-3-fenoxibenzilo (1:1) N. CAS: 91465-08-6. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CE: 415-130-7 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1 de outubro de 2013

30 de setembro de 2015

30 de setembro de 2023

18

3781

3782
Ao avaliarem, em conformidade com o artigo 11. e com o anexo VI, o pedido de autorizao de um produto, os Estados membros devem determinar, sempre que pertinente, em funo do produto especfico, os cenrios de utilizao ou de exposio, bem como os riscos para as populaes humanas e para os meios ambientais que no tenham sido contemplados com suficiente representatividade na avaliao de riscos escala da Unio Europeia. No podem ser autorizados para tratamentos em interiores produtos que possam gerar emisses para estaes de tratamento de guas residuais em quantidades s quais a avaliao de riscos escala da Unio tenha mostrado estarem associados riscos inaceitveis, salvo se forem apresentados dados que demonstrem que o produto cumpre as exigncias do artigo 11. e do anexo VI, se necessrio atravs da aplicao de medidas adequadas de reduo dos riscos.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 136 16 de julho de 2012

REGIO AUTNOMA DOS AORES


Assembleia Legislativa Decreto Legislativo Regional n. 33/2012/A
Primeira alterao do Decreto Legislativo Regional n. 32/2008/A, de 28 de julho (regime jurdico da Reserva Agrcola Regional)

Disposies especficas (*)

(*) Para a aplicao dos princpios comuns do anexo VI, o teor e as concluses dos relatrios de avaliao encontram-se disponveis no stio web da Comisso: http://ec.europa.eu/comm/environment/biocides/index.htm.

Pureza mnima da substncia ativa no produto biocida colocado no mercado

(1R,3R)-3-(2,2-Dibromovinil)-2,2-dimetilci- 985 g/kg . . . . . . . . . . . clopropanocarboxilato de (S)--ciano-3-fenoxibenzilo N. CAS: 52918-63-5. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . N. CE: 258-256-6 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Considerando o ordenamento do espao rural, no mbito da poltica fundiria, uma prioridade essencial do ordenamento do territrio da Regio Autnoma dos Aores, o Decreto Legislativo Regional n. 32/2008/A, de 28 de julho, procedeu alterao do regime jurdico que disciplina a utilizao dos solos integrados na Reserva Agrcola Regional (RAR) no intuito de continuar a assegurar a sua preservao e o seu adequado uso, salvaguardando o bem-estar das populaes rurais e a criao de riqueza. Tendo presente a necessidade de eliminar a inutilizao de terrenos agrcolas num arquiplago com boas condies climticas e de elevada fertilidade dos solos, onde este recurso natural assume especial importncia, uma vez que o fator de produo imprescindvel a um setor vital para a economia aoriana como a agropecuria, procura-se com o presente decreto legislativo regional clarificar o processo de desafetao e reafetao de solos da RAR a efetuar no mbito dos planos municipais e especiais de ordenamento do territrio. Com efeito, o Plano Regional de Ordenamento do Territrio dos Aores (PROTA), aprovado pelo Decreto Legislativo Regional n. 26/2010/A, de 12 de agosto, no mbito das normas gerais orientadoras do uso e gesto do territrio, vem estabelecer que a Regio deve impor fortes restries desafetao de solos da RAR, razo tambm pela qual importa proceder reviso do regime de excees utilizao dos solos abrangidos por essa restrio de utilidade pblica. Assim, a Assembleia Legislativa da Regio Autnoma dos Aores decreta, nos termos da alnea a) do n. 1 do artigo 227. da Constituio da Repblica Portuguesa e do n. 1 do artigo 37. do Estatuto Poltico-Administrativo da Regio Autnoma dos Aores, o seguinte: Artigo 1.
Alterao ao Decreto Legislativo Regional n. 32/2008/A, de 28 de julho

Tipo de produto

Prazo para o cumprimento do artigo 38. (exceto no caso dos produtos que contenham mais de uma substncia ativa, relativamente aos quais o prazo para o cumprimento do artigo 38. o prazo estabelecido na ltima das decises de incluso respeitantes s suas substncias ativas). Data de incluso Denominao IUPAC Nmeros de identificao

1 de outubro de 2013

30 de setembro de 2015

30 de setembro de 2023

Data de termo da incluso

18

So alterados os artigos 3. a 9., 11. e 14. a 18. do Decreto Legislativo Regional n. 32/2008/A, de 28 de julho, que passam a ter a seguinte redao: Artigo 3.
[...]

Nmero

1 As reas da RAR so constitudas por solos das classes de capacidade de uso I, II, III, IV e ou solos de outros tipos cuja salvaguarda se mostre conveniente, particularmente nas ilhas em que as classes referidas apresentem expresso reduzida. 2 A classificao da capacidade de uso referida no nmero anterior foi estabelecida de acordo com os critrios tcnicos constantes da Carta de Capacidade de Uso do Solo, em depsito na sede da entidade gestora da RAR.

49

Deltametrina. . . . . . . .

Denominao comum

Das könnte Ihnen auch gefallen