Sie sind auf Seite 1von 12

Introduo

O conhecimento terico das tcnicas de coleta de sangue pode ser obtido em cursos terico cientficos. Porm, o conhecimento prtico sobre coleta e as reaes que podero ocorrer durante este procedimento so adquiridos, geralmente, atravs de experincias pessoais ou de informaes prestadas por outros profissionais. Como o acesso venoso em pacientes peditricos e geritricos difcil, pois estes possuem veias menos calibrosas, o xito de uma coleta nesses pacientes requer agulhas de menor calibre, escalpes e tubos de menor volume.

Desenvolvimento
Coleta de Sangue Infantil Sala de espera A sala de espera um local prprio para que o paciente repouse, mantendo sua fisiologia estvel, enquanto aguarda ser chamado para o procedimento de coleta. Por essa razo, conveniente que acriana tenha um ambiente prprio de espera, ou seja, sala de espera infantil. Um ambiente agradvel com algum tipo de entretenimento (televiso, revistas, brinquedos) pode ser providenciado, quando possvel, de forma que a criana desvie a ateno da situao que a levou at l. Coleta em criana A coleta de sangue em criana e neonato frequentemente problemtica e difcil, para o coletador, acompanhante e criana. No momento em que a criana convocada para o procedimento de coleta, deve-se orientar o acompanhante das situaes que podem ocorrer: A criana pode se debater e ter que ser contida; A maioria das crianas chora muito; Em casos de crianas rebeldes e/ou de veias difceis, h probabilidade de se ter que fazer mais de uma puno; Probabilidade do retorno para uma segunda coleta por necessidade tcnica ou diagnstica. A criana deve ser preparada psicologicamente para a coleta, cabendo ao coletador conseguir a confiana da criana. Isto pode ser obtido observando o comportamento da criana na sala de espera, verificando se ela traz algum brinquedo ou livro de estrias, e qual o nvel de relacionamento com o acompanhante. Caso a criana traga algum brinquedo, este deve ser mantido com ela sempre que possvel, mas sem que haja comprometimento da coleta. Sempre que possvel evitar que a criana assista a puno. O posicionamento de coleta para crianas maiores do que um ano depender muito do nvel de entendimento que elas possam ter. Como regra bsica sugere-se: Neonatos e bebs devem ser colocados deitados em maca prpria, solicitando a ajuda de outro profissional para garantir que a coleta acontea sem dificuldades. No aconselhvel que o acompanhante participe da coleta, pois o mesmo est envolvido psicologicamente com a criana. O auxiliar deve posicionar-se na cabeceira da maca no mesmo lado que o coletador, ficando um de frente para o outro. Com uma das mos conter o brao da criana segurando-a prximo ao pulso e com a outra prxima ao garrote, apoiando o antebrao no peito ou ombro da criana. O coletador de frente para o auxiliar faz a venipuno seguindo os mesmos passos utilizados para a puno em adulto.

Figura 1

Crianas maiores, de forma geral, colaboram para que possa fazer uma venipuno sentada. Existem duas maneiras confortveis de se posicionar uma criana. 1) Uma delas colocar a criana de lado, no colo do acompanhante, ficando de lado para o coletador. Um dos braos da criana ficar abraando o acompanhante e o outro posicionado para o coletador. Dessa forma, o acompanhante desviar a ateno da criana para si segurando o rosto da mesma com uma das mos. O auxiliar ficar posicionado ao lado do coletador onde com uma das mos segurar o brao da criana prximo ao garrote e com a outra mo prxima ao pulso. O coletador de frente para a criana faz a venipuno seguindo os mesmos passos utilizados para a puno em adulto.

Figura 2

2) A outra, colocar a criana no colo do acompanhante, de frente para ele com as pernas abertas e entrelaadas a seu corpo, na altura da cintura. O acompanhante estar abraado a criana e de costas ou de lado para o coletador. O brao da criana ficar estendido na direo do coletador sob o brao do acompanhante. O auxiliar ficar posicionado ao lado do coletador onde com uma das mos segurar o brao da criana prximo ao garrote e com a outra mo prxima ao pulso. O coletador de frente para a criana faz a venipuno seguindo os mesmos passos utilizados para a puno em adulto.

Figura 3

Microcoleta de sangue capilar e venoso para neonatos e bebs

A microcoleta um processo de escolha para obteno de sangue venoso ou perifrico, especialmente em pacientes peditricos, quando o volume a ser coletado menor que o obtido atravs de tubos a vcuo convencionais. O sangue obtido de puno capilar composto por uma mistura de sangue de arterola e vnulas alm de fluidos intercelular e intersticial. O sangue capilar pode ser assim obtido: puno digital - atravs de perfurao com lanceta na face palmar interna da falange distal do dedo mdio. Puno de calcanhar - atravs de perfurao com lanceta na face lateral plantar do calcanhar. H uma relao linear entre o volume de sangue coletado e a profundidade da perfurao no local da puno. Portanto, a lanceta, dever ser selecionada de acordo com o local a ser puncionado e a quantidade de sangue necessria.

Em neonatos e bebs, a profundidade da inciso crtica, no devendo ultrapassar 2,4 mm., caso contrrio, haver a possibilidade de causar srias leses no osso calcneo e falange. Isto pode ser evitado usando lancetas de aproximadamente 2 - 2.25 mm. de profundidade, com disparo semiautomtico com dispositivo de segurana.

Figura 4

A coleta de sangue em bebs e neonatos frequentemente problemtica e difcil, necessitando um profissional experiente e capacitado. O sistema de microcoleta facilita muito o trabalho, contribuindo para que a coleta possa ser mais fcil, segura e eficiente. Dessa forma possvel coletar sangue capilar e venoso. Desde que o mtodo tradicional para a coleta de sangue a vcuo no seja possvel em neonatos e bebs deve-se recorrer ao sistema de microcoleta. A microcoleta pode ser realizada de vrias formas : amostra capilar com microtubos e funil; amostra capilar com microtubos e tubo capilar; amostra venosa com escalpe (butterfly); amostra venosa com cnula-Luer.

Tcnica para microcoleta de sangue capilar Antes de iniciar uma microcoleta, certificar-se de que o material abaixo ser de fcil acesso: 1. Microtubos necessrios coleta; 2. Etiquetas para identificao do paciente; 3. Luvas; 4. Swabs de algodo embebida em lcool etlico a 70%; 5. Gaze seca e estril; 6. Lancetas;

7. Bandagem, esparadrapo; 8. Descartador de material prfuro-cortante. Antes de iniciar a puno: - Acoplar o microtubo ao tubo carregador ou de transporte. - Manter o microtubo conectado ao tubo carregador numa estante de sustentao. - Introduzir o funil ou tubo capilar atravs da tampa de borracha. Aps o material estar preparado, iniciar a puno: 1. Verificar quais os exames a serem realizados; 2. Aquecer a falange distal ou o calcanhar a ser puncionado usando uma bolsa de guaquente ou friccionando o local da puno para estimular a vascularizao; 3. Lavar e secar as mos; 4. Calar luvas; 5. Fazer antissepsia do local com algodo embebido em lcool etlico a 70%; 6. Secar o local da puno com uma gaze estril; 7. Selecionar a lanceta; 8. Segurar firmemente o neonato ou beb, para evitar movimentos imprevistos. 8.1 Puno digital: Posicionar o dedo e introduzir a lanceta de forma perpendicular na face lateral interna da falange.

Figura 5

8.2 Puno no calcanhar: Posicionar o calcanhar entre o polegar e o indicador e introduzir a lanceta de forma perpendicular na face lateral interna ou externa do calcanhar, evitando a regio central.

Figura 6

A puno deve ser feita perpendicularmente superfcie da pele e no de outra forma, pois poder causar inflamaes. 9. Desprezar a primeira gota, por conter maior quantidade de fluidos celulares do que sangue. Colher a amostra a partir da segunda gota. Nem sempre os neonatos sangram imediatamente; se a gota de sangue no fluir livremente, efetuar uma massagem leve para se obter uma gota bem redonda (esta massagem no local da puno no deve ser firme e nem causar presso, pois pode ocorrer contaminao). 10. As gotas de sangue so captadas pelo funil ou tubo-capilar; 11. Quando o microtubo estiver com o seu volume completo, troque-o pelo subsequente, na sequencia correta de coleta. Ao coletar amostras com capilar, o tubo de EDTA sempre deve ser o primeiro e em seguida o de sorologia (Esta sequencia oposta ao da coleta tradicional para sangue venoso, mas minimiza o efeito de influncia da coagulao nos resultados de anlise). 12. Aps a coleta do ltimo microtubo, o funil ou tubo-capilar deve ser removido e descartado. O microtubo pode ento, ser gentilmente homogeneizado. Agitar vigorosamente pode causar espuma e hemlise. Nos microtubos com anticoagulante, homogeneizao inadequada pode resultar em agregao plaquetria e/ou microcogulos. 13. Aps a coleta, pressionar o local da puno com gaze seca estril at parar o sangramento. 14. Descartar todo o material utilizado na coleta nos descartadores apropriados.

Tcnica para microcoleta de sangue venoso

Os locais de puno em bebs e neonatos, geralmente so as veias na cabea, dorso das mos e dos ps, e do brao. A rea escolhida para ser puncionada deve ser mantida imobilizada onde a visualizao da veia pode ser melhorada aplicando um garroteamento por poucos segundos e/ou aquecendo ou friccionando a rea. A "ordem de coleta" recomendada, segundo a NCCLS (National Committee for Clinical Laboratory 11 Standard), para uma micro venipuno, a seguinte: 1. Tubo contendo citrato, para coagulao; 2. Tubo contendo heparina, para plasma; 3. Tubo contendo EDTA-K3, para hematologia; 4. Tubo contendo fluoreto de sdio, para glicemia; 5. Tubo sem aditivo, para soro. 01. Antes de iniciar a puno: acoplar o microtubo ao tubo carregador ou de transporte. Introduzir o funil atravs da tampa de borracha. 02. Puncionar a veia utilizando um butterfly ou cnula luer. 03. Deixar que o sangue goteje para dentro do microtubo at completar o volume.

Figura 7

04. Remova a cnula ou butterfly, retire o funil e descarte todo o material utilizado na coleta no descartador apropriado. 05. Inverter os microtubos de 4-6 vezes, para uma homogeneizao perfeita.

Coleta de sangue em pacientes idosos

O cuidado com o idoso fundamental. So pacientes frgeis e podem ser mais sensveis ou emotivos. O laboratrio dever contar com uma estrutura adequada, sem barreiras fsicas e com sinalizao visual; um ambiente confortvel, intensidade de luz adequada, revistas ou outro entretenimento, que contribuam para diminuir a ansiedade do paciente durante a espera. Busque confortar o paciente, converse com bastante respeito e cordialidade. Pergunte se ele est de acordo com os procedimentos, esclarecendo as dvidas possveis. Algumas observaes devem ser feitas antes da coleta como: jejum, a falta de jejum aumenta a lipemia do sangue (taxa de gordura) alterando em resultados como glicose, gorduras e protenas. Ingesto de medicamentos: os medicamentos so constitudos por componentes orgnicos e inorgnicos, que podem interferir no resultado da anlise. Caso o paciente esteja tomando medicao, aconselhvel anotar na ficha do mesmo os nomes dos medicamentos, pois assim pode-se averiguar possveis resultados alterados, sem que haja um quadro clnico compatvel. O medicamento permanece por um perodo de at 24 horas no soro e 48 horas na urina. Em se tratando de pacientes hgidos sem maiores complicaes passa-se aos procedimentos usuais de coleta. Chamar e confirmar o nome do paciente. Acomodar o paciente de modo que o brao do mesmo fique em linha reta, do ombro ao punho. O cotovelo no deve estar dobrado. Fazer anti-sepsia das mos com gua e sabo, antes de realizar a puno. Usar luvas. Preparar previamente todo o material de coleta: tubo com anticoagulante, agulha, adaptador, mecha de algodo embebida em lcool etlico a 70%. Aplicar o garrote no brao prximo ao local escolhido. O garrote quando usado por longo tempo, mais de dois minutos, acarreta congesto local e hemoconcentrao, alterando os resultados, principalmente de plaquetas, teste de coagulao e clcio (para este, se possvel, efetuar a coleta sem garrote). Fazer anti-sepsia do local escolhido de baixo para cima. Com o bisel da agulha voltado para cima (usar de preferncia uma agulha de menor calibre), puncionar o local. Homogeneizar os tubos que contm anticoagulante. Aps a entrada de sangue, retirar o garrote e continuar a coleta normalmente.

Retirar a agulha e com auxlio da mecha de algodo, exercer presso por trs minutos sobre o local da puno, sem dobrar o brao, nem massagear. Descartar a agulha sem reencap-la. Aps a coleta, o material deve ser descartado e colocado como material contaminado para ser incinerado ou autoclavado. Cuidados aps a coleta: aconselhvel que o laboratrio oferea o desjejum, j que o paciente pode no sentir-se bem aps a coleta devido ao jejum prolongado. O hematoma causado pelo extravasamento de sangue sob a pele, formando uma mancha azulada. Determinadas situaes aumentam a predisposio formao do hematoma, tais como: veias finas e delicadas, quantidade de sangue a ser colhida, ausncia de compresso efetiva aps a puno, nvel de ansiedade, uso de medicamentos que alteram a coagulao sangnea e esforo fsico. Se surgir o hematoma, oriente o paciente a colocar compressa de gelo por quinze minutos a cada hora, nas primeiras seis horas e em seguida, se necessrio, colocar compressas mornas a fim de acelerar a eliminao do hematoma.

Consideraes Finais
Em cada caso devero ser observados quais so as caractersticas de cada paciente se idosos ou peditricos, visto as diferenas e particularidades de cada um durante a coleta por acesso venoso. A experincia prtica de cada flebotomista em grande parte responsvel por uma coleta eficiente, porem a pratica somente ser proveitosa se os profissionais estiverem amparados por uma Base firme de conhecimentos tericos. Portanto muito importante a observao de todos os aspectos pr- analticos nas coletas dos idosos e peditricos visando a excelncia e desta forma evitar recoletas. O que sempre e um incomodo para pacientes e profissionais de sade.

Referncias Bibliogrficas
Guia Prtico para Coleta de Sangue Vacuette.

www.biotecnica.ind.br.

Das könnte Ihnen auch gefallen