Sie sind auf Seite 1von 16

PROVA VERDE

Sistema ELITE de Ensino

COLGIO NAVAL
2005/2006

01. Observe a figura abaixo:

A charge, do incio dos anos cinqenta, satiriza qual episdio da histria brasileira? a) A ascenso de Eurico Gaspar Dutra presidncia da repblica, cujo governo apresentou entre outras caractersticas, o alinhamento com os Estados Unidos durante a Guerra Fria. b) A deposio de Getlio Vargas aps o trmino da Segunda Guerra Mundial pelo movimento denominado Queremismo que defendia o retorno do pas normalidade democrtica. c) A sada de Eurico Gaspar Dutra do poder, representando o fim de uma poltica denominada Plano de Metas na qual, entre outras caractersticas, estava o desenvolvimento dos transportes no Brasil. d) A ascenso de Getlio Vargas presidncia da repblica apoiado pelo empresariado vinculado s "multinacionais" estrangeiras, que tinham por base a Unio Democrtica Nacional. e) O retorno de Getlio Vargas presidncia da repblica, cujo governo caracterizou-se, entre outros aspectos, pela campanha de nacionalizao do Petrleo, a qual atinge o seu auge com a criao da Petrobrs em 1953.

produo, o recm criado governo, at mesmo por presso externa, procurava demonstrar interesse em resolver tal situao publicando leis que acabassem com a escravido ou com os instrumentos que alimentassem a mesma, no caso o trfico negreiro. correto afirmar que a primeira lei publicada proibindo trfico de escravos foi a: a) Lei proposta pelo Marques de Barbacena que decretara a ilegalidade do trfico negreiro, em 1831, a qual, no entanto, no obteve nenhum resultado prtico. b) Lei Eusbio de Queirs, a qual decretava a ilegalidade do Trfico de escravos em 1850. c) Lei proposta por Nabuco de Arajo, em 1854, a qual elevou as penas aos traficantes, inviabilizando qualquer forma de contrabando. d) Lei Eusbio de Queirs, a qual, em 1851, estabelecia o fim do trfico de escravos e formalizava a questo do acesso terra no Brasil. e) Lei Saraiva de Cotegipe, publicada em 1865, a qual definitivamente colocava um fim ao Trfico de Escravos no Brasil.

Soluo:
GABARITO A : A primeira Lei criada com o intuito de coibir o trfico de escravos datada de 07/11/1831 e foi proposta pelo Marques de Barbacena, cumprindo acordos firmados com a Inglaterra, sendo assim o governo regencial declara suspenso o trfico de escravos ilegal no territrio brasileiro. A entrada de escravos africanos, no entanto, permanece em grande escala. Muitos liberais brasileiros do imprio se declaram contrrios ao trfico e escravido, mas de modo geral o regime escravista visto como necessrio ao funcionamento da economia, o que favorece a Lei no obter nenhum resultado prtico. A opo B est incorreta, pois a lei Euzbio de Queirs no foi a primeira Lei proposta para coibir o trfico de escravos. A opo C est incorreta, pois assim como a Euzbio de Queirs, a Lei Nabuco de Arajo, no foi a primeira lei proposta para coibir o trfico de escravos. A opo D est incorreta devido aos motivos supracitados e tambm pela data de publicao da lei Euzbio de Queirs, no sendo 1851 e sim 1850. A opo E est incorreta porque a Lei Saraiva Cotegipe, tambm conhecida como sexagenrios, no legislava em relao ao trfico e sim permitia a libertao de escravos maiores de 60 anos, alm da data de publicao no estar correta, no sendo em 1865 e sim 1885.

Soluo:
GABARITO E: A charge refere-se ao jingle da campanha eleitoral que permitiu o retorno de Vargas ao poder pela via democrtica em 1951, tendo esse governo se caracterizado pelas aes nacionalistas, como a criao de diversas empresas estatais, como a Petrobrs e a Eletrobrs. A opo A est incorreta, pois a charge no retrata o Governo Dutra. A opo B est incorreta, a charge no se refere deposio de Vargas em 1945, que deu fim ao seu perodo ditatorial conhecido como Estado Novo, e sim ao seu retorno democrtico em 1951. A opo C est incorreta, pois a charge no retrata o Governo Dutra. A opo D est incorreta porque a governo Vargas de 19511954 caracteriza-se por diversos conflitos com o empresariado brasileiro, alm do fato de sua campanha presidencial ter sido empreendida pelo PTB, partido de grande apelo popular, e por setores dissidentes do PSD.

02. Embora, logo aps a independncia brasileira, se mantivesse ainda o escravismo como fora de

03. Durante o Segundo Reinado, as relaes externas do Brasil com os vizinhos do Cone Sul foram marcadas por vrios conflitos, sendo o mais grave e violento o ocorrido na segunda metade do sculo XIX que foi a: a) Guerra contra o Paraguai a qual foi motivada, entre outros aspectos, pelas disputas em torno do controle da Bacia Platina. b) Guerra dos Farrapos, que representou um movimento separatista no sul do Brasil, apoiado pelos governos da Argentina e Uruguai como represlia ao expansionismo brasileiro. c) Guerra do Paraguai, motivada pelos interesses expansionistas paraguaios, que provocou uma alterao na poltica de no interferncia do governo brasileiro em assuntos estrangeiros. d) Revoluo Farroupilha, movimento republicano defensor de um projeto federalista que reunisse os demais Estados do Cone Sul. e) Questo Aguirre, provocada pela aliana entre

PROVA VERDE

Sistema ELITE de Ensino

COLGIO NAVAL

Paraguai e Uruguai, contra as pretenses brasileiras e argentinas de controlar as atividades agropecurias na regio.

Soluo:
GABARITO A: O Paraguai via na ausncia de sada para o litoral um limitador para o seu desenvolvimento. Da a pretenso de expandir seu territrio atravs da ocupao de boa parte da Bacia Platina, opondo-se aos interesses do governo brasileiro que se opunha ao surgimento de uma grande potncia na regio, que pudesse impedir a liberdade de comrcio. O resultado foi a Guerra do Paraguai (18641870), o mais grave episdio ocorrido na segunda metade do sculo XIX. A opo B est incorreta, pois a Farroupilha no recebeu apoio de governos estrangeiros. A opo C est incorreta porque o Brasil no adotou postura de no interferncia do governo brasileiro em assuntos estrangeiros, uma vez que em 1852 o Brasil atuou para derrubar os presidentes Manuel Oribe do Uruguai e Juan Manuel Rosas da Argentina. Em 1864, o Brasil derrubou o presidente uruguaio Aguirre. A opo D est incorreta pois a Farroupilha no pretendia reunir os demais Estados do Cone Sul, mas apenas separar a Rio Grande do Sul e Santa Catarina em relao ao Brasil. A opo E est incorreta, pois a campanha do Brasil contra Aguirre fruto do no pagamento de indenizao aos fazendeiros gachos aps invases de fronteiras brasileiras para saque de cabeas de gado por uruguaios.

2005/2006 estrangeiras para o Brasil e indstrias multinacionais automobilsticas foram instaladas como smbolos de desenvolvimento. A opo A est incorreta, pois a charge no se refere ao governo Jnio Quadros. A opo B est incorreta, pois o governo Juscelino Kubitschek caracterizou-se pela atrao de multinacionais de bens-durveis como automveis e no atravs da entrada de automveis importados. A opo C est incorreta, pois a charge no se refere ao governo Jnio Quadros. A opo E est incorreta, pois a charge no se refere ao governo Jango.

04. Observe a figura abaixo:

05. Durante o governo de Rodrigues Alves, no que se refere poltica externa deste perodo, salientou-se mais uma vitria do ento ministro das Relaes exteriores, o baro do Rio Branco, que foi: a) a resoluo da questo fronteiria no Amap em que, desde a poca colonial, a Frana reivindicava cerca de 12 mil Km2 na regio Norte, na fronteira com a Guiana Francesa. b) o sucesso, sobre a Argentina, na questo de Palmas, em que a mesma foi arbitrada pelo presidente Cleveland, dos Estados Unidos. c) a assinatura do Tratado de Petrpolis, a partir do qual o Acre, que era uma provncia boliviana, produtora de borracha, passa a pertencer ao Brasil a partir de 1903. d) a questo do Rio Jaguaro, a partir da qual, aps o arbitramento do presidente suo Walter Hauser, o Brasil anexa a regio compreendida ao atual estado de Santa Catarina. e) a resoluo da questo fronteiria no Acre em que, atravs do Tratado de Petrpolis, a regio passa a pertencer ao Brasil, tendo como limite a estrada de ferro Madeira-Mamor.

Soluo:
GABARITO C: Apesar de ter tido diversas vitrias no campo diplomtico para o Brasil em vrias questes, a grande vitria do Baro do Rio Branco durante o governo Rodrigues Alves foi a Questo do Acre, que promoveu em 1903 o Tratado de Petrpolis em que a posse do Acre, at ento uma provncia boliviana produtora de borracha, passa a pertencer ao Brasil, aps diversos conflitos entre seringueiros brasileiros e bolivianos, estimulando ainda mais a assinatura deste tratado. A opo A est incorreta porque a Questo do Amap foi resolvida pelo Baro do Rio Branco durante o governo Campos Sales (1898-1902), arbitrada pelo presidente suo Walter Hauser. O fato ficou conhecido como Laudo Suo. A opo B est incorreta porque a Questo de Palmas, apesar de ter sido resolvida pelo baro do Rio Branco, ela ocorreu no governo Prudente de Moraes (1894-1898). A opo D est incorreta porque a Questo do rio Jaguaro foi solucionada atravs de um acordo afirmado entre o Brasil e o Uruguai em 1918, durante o governo Delfim Moreira (1918). A opo E est incorreta, pois o Tratado de Petrpolis no determina a estrada Madeira-Mamor como limite, visto que ela s vai ser construda durante o governo Hermes da Fonseca (1910-1914).

A charge acima, representa o governo de: a) Jnio Quadros, o qual se caracterizou por uma poltica baseada no estmulo entrada de empresas estrangeiras principalmente no ramo automobilstico. b) Juscelino Kubitschek, o qual se caracterizou pela abertura ao mercado externo, principalmente no que se refere importao de automveis. c) Jnio Quadros, que procurou desenvolver uma poltica de desenvolvimento industrial, destacando-se a construo de empresas automobilsticas de capital nacional. d) Juscelino Kubitschek, que adotou uma poltica nacional -desenvolvimentista da qual a indstria automobilstica foi o produto de maior xito e visibilidade. e) Joo Goulart, que assumiu o pas com a finalidade estimular um desenvolvimentismo denominado Plano de Metas, o qual priorizava as camadas mais baixas da populao.

Soluo:
GABARITO D: A charge se refere ao governo JK (19561961), caracterizado pelo processo de atrao de empresas

06. A Conjurao Baiana (1798) est entre os movimentos emancipacionistas que ocorreram no Brasil a partir da segunda metade do sculo XVIII. Sobre este movimento, INCORRETO afirmar que: a) teve um carter nacional, j que o objetivo maior era tornar todo o Brasil uma nao independente, dentro dos moldes de um regime

PROVA VERDE
b)

Sistema ELITE de Ensino

COLGIO NAVAL

c)

d) e)

parlamentarista. foi um movimento que teve um carter acentuadamente popular, contando com a participao de escravos, soldados e artesos humildes. a pesada carga fiscal estava entre os principais motivos da Conjurao j que os abusivos impostos pesavam tanto entre os ricos quanto entre os pobres. inspirados nos ideais da revoluo francesa, pretendiam estabelecer uma repblica igualitria com a abolio da escravido. contava com a participao de alguns membros da elite latifundiria e escravista da Bahia, que desejavam o fim do domnio portugus e do monoplio pela metrpole.

2005/2006 GABARITO C: Item I est correto - A revolta dos irmos Beckman teve como causas: o abuso dos preos praticados pela Companhia de Comrcio do Estado do Maranho e o conflito existente entre jesutas e colonos, causando a o problema da carncia de mo-de-obra na regio. Item II est correto A Guerra dos Mascates alterou a vida poltica em Pernambuco, possibilitando sua ascenso poltica condio de Vila, independente administrativamente de Olinda. Item III A Guerra dos Emboabas foi uma disputa pelo ouro, ocorrida entre portugueses (emboabas) e paulistas, exploradores da regio mineira. Item IV A Revolta de Filipe dos Santos foi conseqncia da opresso fiscal na regio de Vila Rica, a partir dos Regimentos Rgios (ordens da Coroa).

Soluo:
GABARITO A: A Conjurao Baiana (1798) foi uma rebelio separatista que, ao questionar o pacto colonial, defendia a separao da Bahia em relao ao Imprio Portugus. Esta revolta no apresentou ento caractersticas libertrias nacionais. Como a questo exige o item incorreto, o gabarito letra A. A opo B refere-se corretamente Conjurao Baiana por sua forte conotao popular. A opo C destacou a pesada carga fiscal que revoltava a massa popular baiana, excluda do acesso propriedade fundiria. A opo D refere-se corretamente Conjurao Baiana ao destacar a influncia da Revoluo Francesa (1789 1799), principalmente da Repblica Jacobina francesa que aboliu a escravido, objetivo dos baianos insurgidos. A opo E destaca a participao das elites na revolta, a exemplo da ao da sociedade secreta dos Cavaleiros da Luz na divulgao dos ideais iluministas na Bahia, pelo menos nos primeiros momentos do movimento.

08. Observe a figura abaixo:

Luis XIV da Seringao

07. Analise as afirmativas abaixo, em relao s revoltas nativistas. I - A Revolta dos Beckman teve como causas o abuso dos preos praticados pela Companhia de Comrcio do Estado do Maranho e a carncia de mo-de-obra escrava. II - A Guerra dos Mascates alterou a vida poltica na regio, pois, o povoado de Recife no ficou mais submetido cmara municipal de Olinda. III - A Guerra dos Emboabas foi uma disputa entre os diversos povos europeus e os colonos de diversas regies da colnia contra os paulistas pela posse do ouro descoberto no sculo XVII, na regio de Minas Gerais. IV - A Revolta de Filipe dos Santos se deu devido aos abusos cometidos pelo governador Conde de Assumar que cobrava impostos, sem autorizao da Coroa e impunha pesados castigos fsicos aos que no pagavam.

Durante o governo de Rodrigues Alves, verifica-se a poltica de reforma da cidade do Rio de Janeiro em diversos aspectos, a qual no foi bem recebida pelo povo. A charge acima demonstra uma faceta desta insatisfao ao criticar a figura de: a) Osvaldo Cruz, responsvel pela poltica de saneamento da Cidade do Rio de Janeiro. b) Pereira Passos, responsvel pela reforma da cidade do Rio de Janeiro. c) Osvaldo Cruz, responsvel pela reforma da cidade do Rio de Janeiro. d) Rodrigues Alves, autor da poltica de saneamento reforma da cidade do Rio de Janeiro. e) Pereira Passos, responsvel pela poltica de saneamento da cidade do Rio de Janeiro.

Soluo:
Assinale a opo correta. a) As afirmativas I, II e IV so verdadeiras. b) As afirmativas I, II e III so verdadeiras. c) Apenas as afirmativas I e II so verdadeiras. d) Apenas as afirmativas II e IV so verdadeiras. e) Apenas as afirmativas I e III so verdadeiras.
GABARITO A: A charge representa o Sanitarista Oswaldo Cruz, que promoveu durante o governo Rodrigues Alves (1902-1906) uma poltica saneamento bsico, com intuito de diminuir a proliferao de diversas doenas, como a febre amarela e varola, utilizando para isso diversos instrumentos como a vacinao em massa da populao, atendendo assim ao plano de governo do presidente Rodrigues Alves que desejava promover uma grande reestruturao do Rio de Janeiro. A opo B est incorreta, pois a charge no se refere ao prefeito Pereira Passos e nem as reformas urbansticas

Soluo:

PROVA VERDE

Sistema ELITE de Ensino

COLGIO NAVAL
2005/2006

promovidas por ele. A opo C est incorreta porque o sanitarista Oswaldo Cruz no promoveu a reforma urbanstica, que foi feita pelo prefeito Pereira Passos, e sim uma grande poltica de saneamento bsico no Rio de Janeiro. A opo D est incorreta, pois no se refere ao presidente Rodrigues Alves. A opo E est incorreta, pois a charge no se refere ao prefeito Pereira Passos e nem s reformas urbansticas promovidas por ele.

Oligrquica, dominada pelos fazendeiros do Caf. Em relao Repblica da Espada, correto afirmar que: a) apesar da instabilidade poltica, tambm corresponde ao processo de consolidao do regime republicano federativo no Brasil. b) se caracterizou pela estabilidade poltica, fato que auxilia no processo de consolidao do regime republicano, afastando as tentativas de restaurao monrquica. c) Corresponde poca de manuteno de uma srie de instrumentos do regime monrquico devido resistncia dos militares do exrcito em aceitar a Repblica. d) se caracterizou pela instabilidade poltica devido a setores militares, civis e da Igreja Catlica que inviabilizaram o processo de consolidao do regime republicano neste perodo. e) Corresponde ao momento em que setores civis resistem violentamente instaurao do regime republicano, como o caso da Revolta da Armada e Federalista.

09. Ministro do rei D. Jos I, Sebastio Jos Carvalho e Melo, o marqus de Pombal tomou diversas medidas em relao colnia portuguesa na Amrica. Entre essas medidas esto: a expulso da Companhia de Jesus do Brasil, a busca por extinguir a escravido indgena e o estmulo a criao de companhias de comrcio, como a do Estado do Gr-Par e Maranho (17551778). Assinale a opo que apresenta as finalidades pretendidas por essas medidas. a) Dar maior autonomia para as regies coloniais para que elas pudessem produzir mais e gerar mais riquezas para Portugal. b) Exaltar os valores do despotismo esclarecido que se mostrava sensvel s necessidades dos sditos portugueses. c) Saldar as dvidas da Corte lusitana com os seus credores franceses e flamengos que ameaavam tomar as alfndegas coloniais como pagamento da dvida. d) Reequilibrar o saldo da balana comercial portuguesa que se encontrava deficitria e dar maior eficincia administrativa ao reino. e) Desenvolver a economia do reino com o objetivo de reunir recursos para retomar a rota das ndias.

Soluo:
GABARITO A: O perodo da Repblica da Espada caracteriza-se pela instabilidade poltica provocada pelas tentativas autoritrias de Deodoro, e posteriormente de Floriano Peixoto, principalmente devido disputa pelo poder com as elites civis do pas. Porm, essa postura autoritria de Floriano, conhecido como Marechal de Ferro, que apesar de diversas revoltas e protestos, permitiram a consolidao do Regime Republicano Federalista no Brasil. A opo B est incorreta, pois afirma que havia estabilidade poltica no pas. Esse perodo se caracteriza por uma instabilidade principalmente devido a diversas revoltas, como a Revolta da Armada e a Federalista, ocorridas nesse perodo. A opo C est incorreta porque afirma que houve a manuteno de instrumentos monrquicos, o que no condiz com a realidade. Esse perodo abortou a maioria das prticas monrquicas, e tambm por afirmar que os militares estiveram contrrios a proclamao da Repblica, estando tambm incorreta, pois os militares participaram ativamente da proclamao da Repblica. A opo D est incorreta, pois tanto setores militares, quantos civis e a Igreja estavam rompidos com a monarquia, devido a diversos problemas como a questes militar, religiosa e abolicionista, participando assim da articulao da proclamao da Repblica. A opo E est incorreta, pois os civis compunham um dos principais setores articuladores da Repblica, alm de que as Revoltas da Armada e Federalista no eram contrrias ao regime republicano.

Soluo:
GABARITO D: A criao das companhias comerciais no Brasil pelo Ministro Pombal estava enquadrada na lgica do Despotismo Esclarecido que defendia a implementao de reformas para aperfeioar a administrao do Imprio Portugus, procurando ampliar a arrecadao da Coroa atravs da elevao da explorao e das restries mercantilistas sobre as reas coloniais como o Brasil, utilizando, por exemplo, companhias comerciais que detinham o monoplio da extrao. A opo A est incorreta, pois se refere concesso de autonomia para as regies coloniais, o que diverge da postura mercantilista de Pombal. A opo B est incorreta, pois destacou que o despotismo esclarecido mostrava-se sensvel s necessidades dos sditos portugueses. Apesar das reformas defendidas, o Despotismo Esclarecido mantinha a estrutura bsica do absolutismo, ou seja, a supremacia da vontade do rei e no dos sditos. A opo C est incorreta, pois destaca a dvida da Corte lusitana em relao a credores franceses e ingleses e as ameaas de tomada de alfndegas que no existiram. A opo E est incorreta, ao mencionar o projeto portugus de retomar o projeto das ndias, divergindo da ao exploratria portuguesa na Amrica atravs das companhias de comrcio em destaque.

11. " [. . .] Nela, at agora, no pudemos saber se h ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro nem o vimos. [...] Em tal maneira e graciosa [a terra] que querendo-a aproveitar, dar-se- nela tudo, por causa das guas que tem. [. . . ] "
(Pero Vaz de Caminha) (CORTESO, Jaime. A Carta de Pero Vaz de Caminha. In: GASMAN, Lidina. Documentos Histricos Brasileiros. Rio de Janeiro, Fename, 1976, pp. 23-4)

10. O perodo que se estende da queda da monarquia, em 1889, at a revoluo de 1930 conhecido em nossa Histria como Repblica Velha. Esta, por sua vez, divide-se em Repblica da Espada, controlada pelos militares, e Repblica

O relativo abandono que o Brasil passou nos primeiros trinta anos aps o registro feito por Pero Vaz de Caminha sobre as terras descobertas pela Coroa portuguesa deveu-se, entre outros aspectos:

PROVA VERDE

Sistema ELITE de Ensino

COLGIO NAVAL

a) falta de recursos para implementar um projeto explorao colonial semelhante ao da Espanha. b) aos constantes ataques dos holandeses contra a frota da Companhia de Comrcio do Brasil, o que inviabilizou a colonizao nesse perodo. c) falta de uma produo organizada que pudesse ser comercializada imediatamente, no se enquadrando dentro da perspectiva mercantilista da poca. d) carncia de mo-de-obra para o trabalho nos latifndios canavieiros, o que s se solucionar com o incio do trfico negreiro. e) aos inmeros levantes indgenas que queimavam as plantaes e combatiam a presena portuguesa na Amrica.

Soluo:
GABARITO C: A falta de uma produo indgena organizada de gneros de lucrativa comercializao na Europa (exemplo especiarias) foi um dos fatores que desestimulou a colonizao do territrio brasileiro pelos portugueses, pelo menos nas primeiras dcadas aps o descobrimento. A opo A est incorreta, pois a colonizao portuguesa divergia da colonizao espanhola, esta fundamentada na extrao de minrios. A opo B est incorreta, pois retrata ataques de holandeses ao Brasil que s ocorreram a partir da Unio Ibrica (1580) A opo D est incorreta, pois as primeiras plantaes de cana s surgem aps 1530 com o advento da colonizao. A opo E est incorreta, ao se referir a levantes indgenas que queimavam as plantaes. Os canaviais s se desenvolveram no Brasil aps a colonizao na dcada de 1530.

2005/2006 escravizao dos indgenas (pgina 67 da 8a Edio). Boris Fausto, em seu livro Histria do Brasil, destacou que a Coroa comeou a tomar medidas atravs de vrias leis, para tentar impedir o morticnio e a escravizao desenfreada dos ndios. Alm disso, o item C refere-se aos lucros do trfico negreiro, grande fator de estmulo ao uso da mo-de-obra escrava africana. A opo A est incorreta, pois a reduo do contingente de ndios no litoral no foi fator determinante na opo pelo uso do escravo africano, mas sim os itens apresentados acima. A opo B est incorreta, pois os negros no se adaptaram facilmente ao trabalho pesado e escravo, uma vez que era comum a fuga para quilombos durante o perodo colonial. A opo D est incorreta, pois no possvel atribuir a docilidade do negro a opo de Portugal por sua utilizao como mo-de-obra. A opo E est incorreta porque afirmar que a preguia do ndio no trabalho na lavoura foi o fator fundamental para escravizao do negro baseada apenas em perspectivas preconceituosas forjadas e no nos interesses econmicos e religiosos envolvidos.

12. "[...J Submetido durante trs sculos potncia europia que maneja o maior mercado de escravos, o Brasil converte-se no maior importador de escravos do Novo Mundo..."
(Alencastro, Luiz Felipe de - O Trato dos Viventes: formao do Brasil no Atlntico Sul - So Paulo: Companhia das Letras, 2000.)

As razes que levaram a utilizao de escravos africanos como mo-de-obra nas lavouras aucareiras do Brasil foram: a) a reduo considervel do nmero de ndios no litoral e a oposio da Igreja Catlica que combatia a escravizao indgena. b) as dificuldades enfrentadas pelos ndios em se adaptar ao trabalho na lavoura e a fcil adaptao dos negros ao trabalho pesado. c) a poltica de estado de preservao dos povos indgenas e os grandes lucros gerados para a Coroa portuguesa com a venda dos escravos africanos. d) o dficit populacional em Portugal e fato do negro ser mais dcil que o ndio, aceitando o seu estado de escravo. e) a instituio prvia do emprego da mo-de-obra escrava em Portugal e a preguia do ndio no trabalho na lavoura.

13. A Amaznia tem sido alvo da prtica da biopirataria. Atualmente, diversos grupos de diferentes pases so a favor da internacionalizao da floresta Amaznica. Ainda no perodo colonial, o Imprio Portugus se preocupava em criar medidas para impedir o avano de naes estrangeiras na regio. Dentre estas medidas, esto: a) a construo de diversos fortes, como os que deram origem a cidades como Belm e Manaus, e a criao do estado do Maranho e do GroPar. b) o incentivo pecuria no serto da regio amaznica e a concesso de monoplios para a explorao das drogas do serto. c) a formao de expedies para a patrulha do rio Amazonas e o envio de missionrios africanos para a regio. d) o envio de expedies bandeirantes pelo governo portugus e a criao de ncleos de povoamento. e) a formao de aldeamentos de ndios por jesutas nas zonas de fronteira e cultivo das drogas do serto.

Soluo:
GABARITO A: A construo de diversos fortes na Regio Norte, fizeram parte da poltica de ocupao do governo portugus que desde do sculo XVII tenta controlar a regio para evitar assim uma invaso de diversas outras naes na regio Amaznica. Outra medida tambm tomada foi a criao do Estado do Maranho, como uma forma de aumentar ainda mais o controle da Regio Norte. A opo B est incorreta porque a pecuria no ocorreu no serto da regio amaznica, e a explorao de drogas do serto no era regida pelo regime concesso de monoplios. A opo C est incorreta porque os missionrios que eram mandados regio amaznica com o intuito de catequizar os indgenas no foram os dominicanos, e sim os jesutas em sua grande maioria. A opo D est incorreta, pois as bandeiras no foram expedies enviadas pelo Governo Portugus e sim expedies particulares que tinham diversos objetivos, como apresamento, minerao e sertanismo de contrato. A opo E est incorreta porque a explorao de drogas do serto era feita atravs do extrativismo vegetal e no atravs do cultivo em aldeamentos jesuticos.

Soluo:
GABARITO C: Atravs de vrias leis, como as de 20 de maro de 1570 e 16 de janeiro de 1574, a Coroa Portuguesa procurou proibir a escravizao indgena, com exceo dos capturados em guerras justas. Segundo Luiz Koshiba. Em seu livro Histria do Brasil, O Estado, entretanto, continuava a manter, de um modo ou de outro, restries livre

PROVA VERDE

Sistema ELITE de Ensino


o oriente.

COLGIO NAVAL
2005/2006

14. Em 1835, depois de sucessivas rebelies, desde o incio do sculo quase dois mil negros e mulatos insurgiram-se em Salvador, tomaram quartis e praticamente ocuparam a cidade. Havia entre eles escravos e libertos. Eram na maioria adeptos do islamismo e de origem tnica hau e nag. Lutavam pelo fim da escravido, da propriedade particular da terra e do carter oficial e exclusivo da religio catlica. Temendo que se repetisse na Bahia a "revoluo do Haiti" (as lutas dos negros haitianos contra a escravido e a dominao colonial francesa), as autoridades usaram de extrema violncia contra o movimento, que terminou com centenas de prises, deportaes e execues sumrias. O texto acima refere-se a uma insurreio ocorrida durante o perodo das regncias, que ficou conhecida como a: a) Revolta dos Nags. b) Insurreio Baiana. c) Revolta dos Mals. d) Balaiada. e) Cabanagem.

Soluo:
GABARITO E: Diante dos ataques de piratas e corsrios de outros pases, ameaava-se a posse portuguesa sobre o Brasil. A Frana alegava o princpio do uti-possidetis (posse de um territrio determinada pelo uso) para legitimar sua invaso ao Brasil, diante do abandono do territrio por Portugal. Alm disso, diante da concorrncia estrangeira e a decadncia comercial no Oriente, Portugal voltou seus interesses para a explorao do Brasil. A opo A est incorreta porque se refere a ataques indgenas e estrangeiros a ncleos de povoamento no Brasil, que s foram instalados a partir de 1530 com o advento da colonizao. A opo B est incorreta, pois destacou a necessidade de punio a degredados portugueses que s foram transferidos para o Brasil com a colonizao. A opo C est incorreta, pois o incio da empresa aucareira foi uma estratgia econmica para garantir a colonizao, e no um motivo para esta. A opo D est incorreta, pois a explorao das drogas do serto no se configurou como motivo para a colonizao do Brasil, mas sim como agente de ampliao da ocupao para o interior.

Soluo:
GABARITO C: A questo destaca a revolta ocorrida na Provncia da Bahia, em 1835. Negros e mulatos islmicos (tambm chamados Mals), se revoltaram contra a escravido e a excluso social, no contexto de crise da economia baiana. A opo A est incorreta. A denominao Revolta dos nags est incorreta. A etnia nag foi parte do movimento chamado Revolta dos Mals. A opo B est incorreta. A Insurreio Baiana (Conjurao Baiana) ocorreu no final do sculo XVIII. A opo C est incorreta. A Revolta Balaiada ocorreu na Provncia do Maranho. Seus participantes eram sertanejos, negros e artesos (os balaios). A opo E est incorreta. A Cabanagem ocorreu na Provncia do Par. Seus participantes eram populares, em maioria moradores das margens dos rios (os cabanos).

16. Numa primeira aproximao, o sistema colonial apresenta-se-nos como o conjunto das relaes entre as metrpoles e suas respectivas colnias, num dado perodo da histria da colonizao: na poca Moderna, entre o Renascimento e a Revoluo Francesa. Parece-nos conveniente chamar essas relaes, seguindo a tradio de vrios historiadores, Antigo Sistema Colonial da era mercantilista."
(NOVAIS, Fernando A. - Estrutura e dinmica do Antigo Sistema colonial (sculos XVI-XVIII) - So Paulo: Brasiliense, 1998.)

15. Em 1534, o rei portugus D. Joo III instituiu um sistema de diviso do litoral do Brasil em capitanias. Tais extenses territoriais variavam entre trinta e cem lguas no sentido da latitude, mas de extenso indefinida para o interior; eram destinadas a serem comandadas por donatrios que deveriam, entre outras coisas, povoar, cultivar e defender as terras. Os motivos que levaram Portugal a_colonizar o Brasil foram: a) os constantes ataques indgenas e de estrangeiros aos ncleos de povoamento portugueses e o aumento do preo da cana-deacar na Europa. b) a explorao do pau-brasil e a necessidade de punir os criminosos do Estado portugus que vieram degredados ao Brasil. c) a instaurao do trfico negreiro na frica e o incio da empresa aucareira no nordeste brasileiro. d) a fertilidade do solo brasileiro para o cultivo de gneros tropicais e a explorao das drogas do serto. e) as ameaas estrangeiras em tomar o territrio brasileiro e a progressiva crise do comrcio com

Uma das bases do Antigo Sistema Colonial mencionado pelo historiador Fernando A. Novais foi a plantation que, no que diz respeito ao Brasil, durante o Perodo Colonial, pode ser definida como: a) pequena propriedade, policultura de gneros agrcolas voltados para o mercado interno e a utilizao do trabalho livre assalariado. b) grande propriedade, monocultura voltada para o mercado externo e mo-de-obra assalariada livre. c) monocultura voltada para o mercado externo, utilizao do trabalho compulsrio e pequena propriedade. d) utilizao de mo-de-obra escrava, grande propriedade e monocultura voltada para o mercado externo. e) utilizao de mo-de-obra escrava, grande propriedade e policultura de gneros agrcolas voltados para o mercado interno.

Soluo:
GABARITO - D: As bases do Antigo Sistema Colonial na Amrica Portuguesa correspondem grande propriedade da terra (latifndio- com produo em larga escala); monocultura para exportao; mo-de-obra escrava em trabalho compulsrio. A opo A est incorreta, pois a base da produo agrcola foi a monocultura, realizada em grande propriedade. A opo B est incorreta porque a mo-de-obra assalariada

PROVA VERDE

Sistema ELITE de Ensino

COLGIO NAVAL
2005/2006

no pode ser considerada base do Antigo Sistema Colonial. A opo C est incorreta porque a estrutura fundiria na Amrica Portuguesa foi baseada na grande propriedade, como ressaltado acima. A questo E est incorreta porque conforme ressaltado, a base da produo foi a monocultura para exportao; complemento da poltica mercantilista europia.

17. No final da segunda metade do sculo XIX, crescia, a insatisfao poltica entre os membros da elite agrria e liberal, das camadas mdias urbanas e setores militares verificada no ideal de substituir o regime monrquico pelo republicano. Essa situao combinada a outros fatores contribuiu para a proclamao da repblica em 1889. Dentre os fatores que auxiliaram este momento, correto citar: a) o descontentamento nos quartis, em Questo Religiosa e da Questo Militar. b) a indiferena da Igreja Catlica ante a sorte da monarquia, originria da Questo abolicionista, e priso dos Bispos de Olinda e de Belm do Par ligados a este movimento. c) o descontentamento dos cafeicultores das Provncias do Rio de Janeiro e So Paulo que estavam irritados, pois perderam todos o seus escravos em decorrncia da Lei do Ventre Livre. d) a influncia da filosofia positivista que estava presente, principalmente entre a jovem oficialidade do exrcito. e) a insatisfao, demonstrada na Revolta da Armada, da alta oficialidade da marinha de guerra que era to republicana quanto do exrcito.

pressas para Portugal, alm de forar D. Pedro a declarar a Independncia do Brasil antes que os revolucionrios a fizessem. d) beneficiar o partido portugus que detinha membros espalhados por todo o Imprio, de modo a evitar o retorno da monarquia portuguesa. e) defender o liberalismo em Portugal, segundo os moldes europeus, ao mesmo tempo em que buscavam retomar o pacto colonial, desagradando a elite do Brasil de tal forma que ela buscou apoio de D. Pedro em sua luta contra a recolonizao.

Soluo:
GABARITO E: Apesar da defesa do liberalismo e da constitucionalizao de Portugal, as Cortes de Lisboa instaladas aps a Revoluo Liberal do Porto (1820) adotaram uma postura centralizadora em relao ao Brasil. As Cortes defendiam o imediato retorno de D. Joo VI para Portugal e a recolonizao do Brasil, o que determinou a mobilizao de latifundirios do Brasil a favor da emancipao. A opo A est incorreta, pois destaca que o liberalismo das Cortes de Lisboa foi transferido para o Brasil, quando a inteno dos portugueses era promover a recolonizao do Brasil. A opo B est incorreta, pois destacou que as Cortes procuravam restabelecer a monarquia absoluta em Portugal. As cortes pretendiam derrubar o absolutismo atravs da constitucionalizao de Portugal. A opo C est incorreta, pois menciona que a Revoluo Liberal do Porto pretendia ampliar as conquistas liberais para todo o Imprio, uma vez que estas conquistas ficaram restritas a Portugal. A opo D est incorreta porque informou que o objetivo das Cortes era estimular portugueses do Imprio a evitar o retorno da monarquia portuguesa. O objetivo das Cortes era o retorno imediato da Famlia Real para Portugal.

Soluo:
GABARITO - D: A opo destaca o crescimento da influncia da filosofia francesa positivista (Benjamim Constant) entre a jovem oficialidade do Exrcito, sendo causa importante na crise da monarquia e no fortalecimento do ideal de Repblica. A opo A est incorreta por considerar o descontentamento dos quartis como conseqncia da questo religiosa. A opo B no corresponde ao gabarito pelo fato de destacar que a indiferena entre Igreja Catlica e Imperador originria da questo abolicionista, o que no se justifica. A opo C est incorreta. A Lei do Ventre Livre (1871) no determinou a perda para os cafeicultores de quantidade significativa de seus escravos. Pequena parcela de escravos estava inserida nesta lei. A opo E est incorreta. A Revolta da Armada ocorreu em 1893, no podendo assim ser considerada causa da proclamao da Repblica.

18. O resultado da Assemblia das Cortes de Lisboa, aps a Revoluo Liberal do Porto, foi um marco importante para a consolidao do processo de Independncia do Brasil. Os constituintes das Cortes de Lisboa tomaram decises no sentido de: a) defender o liberalismo do Imprio Portugus, segundo os princpios europeus e transmiti-lo para cada colnia portuguesa, o que permitiu a Independncia do Brasil sem maiores traumas. b) restabelecer a monarquia absoluta em Portugal, afastando o governo provisrio do lorde ingls Beresford e exigindo o retorno de D. Joo VI, que mantm o seu filho D. Pedro I como Imperador do Brasil. c) ampliar as conquistas adquiridas com a Revoluo liberal do Porto para todo o Imprio Portugus, o que fez D. Joo VI retornar s

19. Em 1945, as Foras Armadas Brasileiras retornaram das frentes de batalha da Segunda Guerra Mundial. A Marinha do Brasil executou a funo de patrulhar o litoral brasileiro e escoltar comboios em guas internacionais. O evento blico que fez o presidente Vargas declarar guerra contra as foras do Eixo foi: a) o ataque areo japons base norte-americana de Pearl Harbor. b) a invaso de submarinos alemes em costas brasileiras, infringindo o acordo de neutralidade do Brasil. c) a apreenso de navios mercantes brasileiros por submarinos alemes que patrulhavam costa africana. d) o ataque submarino alemo que afundou navios mercantes brasileiros. e) a invaso de tropas alemes em Portugal, forando o Brasil a declarar guerra Alemanha devido a acordos de mtua ajuda lusobrasileiros.

Soluo:
GABARITO D: A entrada do Brasil na II Guerra Mundial deveu-se principalmente ao bombardeio de navios mercantes brasileiros por submarinos alemes, apesar da inclinao inicial de Vargas ao Eixo Berlim-Roma-Tquio. A opo A est incorreta, pois o bombardeio a Pearl Harbor determinou a entrada dos EUA na II Guerra, e no do Brasil. A opo B est incorreta, pois os navios brasileiros foram afundados e no invadidos pela marinha alem.

PROVA VERDE

Sistema ELITE de Ensino

COLGIO NAVAL
2005/2006

A opo C est incorreta, pois os navios brasileiros foram afundados e no apreendidos pela marinha alem. A opo E est incorreta, pois no ocorreu invaso nazista a Portugal.

20. Entre 1835 e 1845, ocorreu a Revoluo Farroupilha na regio Sul do Brasil. Esse conflito teve por origens, entre outros motivos: a) a abdicao de D.Pedro I, que colocou frente a frente os monarquistas gachos com as tropas imperiais sob o comando regencial do padre Feij. b) as disparidades regionais provocadas pelo processo de descentralizao poltica, o qual foi gerado pelo Ato Adicional de 1834 cuja aprovao foi o resultado de intensa negociao entre Moderados, os chamados Chimangos e Conservadores denominados Caramurus. c) A centralizao poltico-administrativa no pas que, sobretudo durante as regncias, afetou de forma particular as relaes polticas do Sul com o poder central, alm do aumento da carga fiscal prejudicando principalmente a produo do charque. d) a descentralizao poltica motivada pela revogao do Ato Adicional de 1834, revoltando as provncias que mantinham forte dependncia com o governo central, o qual passou a se omitir na questo fiscal de cada regio, como o foi o caso do charque gacho. e) a ascenso de D. Pedro II, que despertou a revolta das provncias que desejavam o acontecimento do regime republicano, como foi o caso de Pernambuco durante a Revoluo praieira de 1838.

Em relao situao da biodiversidade brasileira, correto afirmar que a) ao assinar a Conveno sobre Diversidade Biolgica (CDB), o Brasil aumentou os lucros gerados pelo seu patrimnio, j que as empresas passaram a desenvolver todas as etapas da produo no pas. b) muitos pases desenvolvidos defendem a idia de considerar os recursos genticos como patrimnio comum da humanidade, fato que prejudica os grupos regionais do Brasil, como ndios, quilombolas, seringueiros, entre outros. c) com a criao do Conselho de Gesto do Patrimnio Gentico, rgo do Ministrio do Meio Ambiente, foram coibidas as prticas de acesso aos recursos e s remessas para o exterior, principalmente aps o aumento da fiscalizao das fronteiras. d) aps a assinatura dos acordos de conservao e utilizao racional dos recursos genticos, as patentes de medicamentos desenvolvidos a partir de extratos brasileiros passaram a pertencer a laboratrios nacionais. e) apesar de se restringir apenas Amaznia brasileira, a biopirataria uma ameaa ao patrimnio gentico do Brasil, pois muitos cientistas estrangeiros levam todo tipo de amostras mediante o pagamento de quantias irrisrias.

Soluo:
GABARITO B: A transformao da Floresta Amaznica em Patrimnio da Humanidade pode enfraquecer o poder dos povos locais, pela atuao das empresas multinacionais. A opo A est incorreta, pois o Brasil no recebe lucro das empresas localizadas no territrio para preservar a biodiversidade. A opo C est incorreta pois ocorre uma repartio de benefcios, nos tempos e nas condies legais. No foi proibido a retirada da vegetao. A opo D est incorreta, pois parte das patentes brasileiras pertencem s empresas e pases internacionais. A opo E est incorreta, pois essa lei no visa apenas a Floresta Amaznica mas a biodiversidade do Pas.

Soluo:
GABARITO C: Uma das causas da Revoluo Farroupilha foi a polarizao poltica entre o governo central (Rio de Janeiro) e elites gachas - centralizao X descentralizao. Somada a isto, a questo ainda destaca a importncia da questo fiscal como prejudicial para os produtores de charque da regio litoral, abastecedores do comrcio interno. Opo A est incorreta. A abdicao do Imperador D. Pedro I, em 1831, no pode ser considerada como origem da Revoluo Farroupilha. Opo B est incorreta. A descentralizao poltica foi causa e no conseqncia das disparidades regionais no Imprio do Brasil. Opo D est incorreta. A revogao do Ato Adicional de 1834 aparece na Regncia de Arajo Lima, como conseqncia da Lei de Interpretao de 1840. Opo E. A ascenso de D. Pedro II contribuiu para o processo de pacificao e no de origem da Revoluo Farroupilha.

21. Dentre os pases do mundo, o Brasil o que abriga a maior diversidade de animais e plantas. O banco gentico de milhares de espcies, cujo valor foi estimado pelo Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea) em pelo menos US$ 2 trilhes, pode ser o grande trunfo econmico do pas neste sculo XXI, que tanta nfase d biotecnologia.
(O Globo Caderno Especial: Planeta Terra, 03/07/2002)

22. Os processos de industrializao estabelecem toda uma dinmica espacial, em que as estratgias do Estado e os interesses da economia de mercado alteram a "ordem" estabelecida e produzem novas configuraes no espao geogrfico. Em relao correta industrializao brasileira, assinale a opo correta. a) A crise econmica da dcada de 1930 levou derrocada dos preos do caf e a decadncia de So Paulo, permitindo que uma indstria nacional protegida surgisse descentralizada do Centro-Sul. b) No modelo de substituio de importaes, coube ao Estado a funo de proteger o mercado interno, deixando a industrializao a cabo das iniciativas nacionais e transnacionais. c) O esgotamento do modelo por substituio de importaes levou o governo brasileiro a adotar, no incio dos anos 90, uma poltica de desmontagem do Estado como financiador da industrializao. d) A liberalizao da economia acelerou a insero do Brasil nos fluxos globais, tornando as indstrias brasileiras mais competitivas e modificando, significativamente, o panorama da concentrao regional da riqueza.

PROVA VERDE

Sistema ELITE de Ensino

COLGIO NAVAL

e) Atualmente, a ausncia de polticas governamentais que vise maior flexibilizao locacional das indstrias tem impedido a ruptura da concentrao espacial.

Soluo:
GABARITO C: A opo C est correta, pois na resposta D encontra-se a palavra financiador com o significado de investidor da economia, relacionado poltica neoliberal. A opo A est incorreta, pois a crise econmica da dcada de 1930 at gerou quedas de preos do caf mas no na decadncia de SP. Assim no foi descentralizada de crescimentos industriais (restrita ao Centro-Sul). A opo B est incorreta, pois o governo tambm auxiliou na implementao da poltica de substituio de importaes. A opo D est incorreta, pois no ocorre uma distribuio de riqueza pelo pas, (em grande escala) nesse momento a regio que apresenta a maior riqueza a Sudeste. A opo E est incorreta, pois ocorrem investimentos do governo para atrair empresas (ex: incentivos fiscais).

2005/2006 importantes recursos tcnicos no seu territrio. A opo D est incorreta, pois o trecho: ...impedindo o crescimento das cidades mdias. inviabiliza a questo. As cidades mdias esto em processo de expanso, consolidada pelo processo de involuo metropolitana constatado nas grandes cidades. A opo E est incorreta, pois o trecho: ...restringe-se s cidades mdias. inviabiliza a questo. As grandes cidades configuram-se como os plos de irradiaes dos fluxos no modo-de-produo capitalista.

24. Analise o fragmento abaixo. AS ENCHENTES As chuvaradas de vero, quase todos os anos, causam no nosso Rio de Janeiro inundaes desastrosas. Alm da suspenso total do trfego, com uma prejudicial interrupo das comunicaes entre os vrios pontos da cidade, essas inundaes causam desastres pessoais lamentveis (...)
(BARRETO, Lima. Crnicas Escolhidas. So Paulo: tica, 1995)

23. O advento da industrializao, a partir da dcada de 40, contribuiu para a instalao ou melhorias no sistema de transportes, fato que colaborou para a integrao do territrio nacional e a constituio de uma rede urbana brasileira. Em relao a urbanizao brasileira correto afirmar que: a) antes da dcada de 40, havia uma disseminao da desconcentrao urbana em escala nacional, com a presena de plos importantes fora do centro-sul. b) os elevados investimentos pblico e privado nos plos industriais do Rio de Janeiro e So Paulo favoreceram a concentrao urbana em escala regional. c) o desenvolvimento das atividades modernas em acentua seu papel na esfera global, j que recursos tcnicos esto ausentes em outras metrpoles brasileiras. d) os processos da globalizao tm acentuado a concentraco de diversos setores econmicos nas metrpoles, favorecendo a macrocefalia urbana e impedindo o crescimento das cidades mdias. e) nas regies onde a rede urbana desarticulada, no existem os nveis de polarizao das metrpoles, j que as trocas de informao e de mercadorias restringem-se s cidades mdias.

O trecho de Lima Barreto, retrata as enchentes no Rio de Janeiro, no incio do sculo XX: mas o problema persiste at hoje, o que refora a sua contemporaneidade. Assinale a opo que NO est relacionada s inundaes de vero na Cidade do Rio e Janeiro. a) Os rios meandrantes foram sendo substitudos por cursos d'gua retilneos, encaixados nas plancies de inundao. b) A expanso urbana levou execuo de obras de corte-aterro e verticalizao em excesso, fatores que contriburam para a impermeabilizao do solo. c) A ocupao irregular prxima bacia dos crregos favoreceu a eroso das encostas e o assoreamento dos rios que cortam a cidade. d) A expanso de favelas nas reas livres pblicas e onde existiam projetos de implantao de reas verdes tambm levaram supresso da vegetao e ao aterramento das vrzeas. e) A geografia do Rio de Janeiro a principal responsvel pelas enchentes, pois os macios gnissicos que cercam a cidade dificultam a disperso dos ventos ocenicos, fato que aumenta a umidade atmosfrica.

Soluo:
GABARITO - E: Os impactos gerados pela interveno humana/urbana presentes nas opes E, B, C e D prevalecem sobre os aspectos geomorfolgicos. A geomorfologia no o ponto chave sim as modificaes ocorridas no Rio de Janeiro (infra-estrutura urbana).

Soluo:
GABARITO B: A opo B est correta, pois o Estado do Rio de Janeiro, capital federal no perodo 1763-1960 e o Estado de So Paulo, membro principal da poltica do cafcom-leite na Repblica Velha (1889-1930) receberam benefcios do governo para a instalao de indstrias, alm de investimentos em infra-estrutura. A opo A est incorreta, pois o trecho: ...desconcentrao urbana em escala nacional... inviabiliza a questo. A urbanizao brasileira configura-se a partir da concentrao na core-rea (sudeste brasileiro). A opo C est incorreta, pois o trecho: ... esto ausentes em outras metrpoles brasileiras. inviabiliza a questo. A metrpole nacional do Rio de Janeiro, por exemplo, apresenta

25. Observe o mapa abaixo:

PROVA VERDE

Sistema ELITE de Ensino


tropical.

COLGIO NAVAL
2005/2006

Fonte: Suertegaray, Dirce M. A. Deserto Grande do Sul: controvrsia, 1998

A rea hachurada aponta para a ocorrncia de areais no sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tal contexto torna-se preocupante pela sua extenso e as conseqncias de sua expanso. Coloque F(falso) ou V(verdadeiro) nas afirmaes abaixo referentes aos areais do Rio Grande do Sul, assinalando, a seguir, a opo correta. ( ) A existncia natural de manchas arenosas est relacionada aos perodos secos do Quaternrio, quando da formao territorial. ( ) Essa regio conhecida como Campanha Gacha onde a pecuria intensiva e a agricultura familiar tm acelerado os processos erosivos. ( ) A expanso das reas pastoris associada ao incremento de atividades agrcolas, como a cultura do trigo e soja, objetivando a comercializao, contriburam para o avano dos areais. ( ) As condies climticas so responsveis pela fragilidade dessa regio, j que a baixa precipitao favorece a presena do clima semi-rido. ( ) Coxilhas e campos so palcos de reproduo do gado, onde a renda dos fazendeiros se assenta na extensibilidade da terra. a) b) c) d) e) (F) (V) (V) (F) (V) (F) (F) (F) (V) (V) (V) (F) (F) (V) (F) (V) (F) (V) (F) (V) (F) (V) (V) (F) (F)

26. Uma das grandes preocupaes dos brasileiros refere-se insero no mercado de trabalho, principalmente a partir das reestruturaes produtivas e das exigncias sobre a qualificao do trabalhador. Assim, o desemprego representa um dos principais "fantasmas" de nossa populao. No que diz respeito situao do trabalho no Brasil, correto afirmar que: a) a reduo do desemprego nas metrpoles brasileiras, no incio do sculo XXI, decorrente da maior insero do pas na economia global e do aumento do nmero de empresas competitivas. b) na era da informao, a produtividade do trabalhador brasileiro alcanou nveis de excelncia, fato que contribuiu para a disperso industrial pelo pas. c) o aumento da instruo e qualificao profissional dos trabalhadores rurais vem reduzindo a oferta sazonal de empregos e ampliando o nmero de empregos com carteira assinada. d) a integrao da mo-de-obra feminina no mercado de trabalho no apresentou grandes alteraes, pois as mulheres continuam, muitas vezes, a exercerem atividades de menor qualificao e baixa remunerao. e) a modernizao do parque industrial brasileiro permitiu que fosse ampliada a absoro da Populao Economicamente Ativa no setor secundrio.

Soluo:
GABARITO D: A mo-de-obra feminina apresenta aspectos que dificultam a sua insero plena no mercado de trabalho, tais como o preconceito, os abusos sexuais, a questo de parte fsica e a dupla-jornada (casa-trabalho) muitas vezes, dificulta a posio da mulher no mercado de trabalho. A opo A est incorreta devido expresso a reduo do desemprego nas metrpoles brasileiras. O desemprego cresce nas metrpoles, tanto no que tange s formas estruturais e conjunturais: A opo B est incorreta, pois a mo-de-obra brasileira se configura como pouco qualificada perante a dos paises centrais. A opo C est incorreta, pois o crescimento do setor tercirio e do sub-setor informal se destaca no atual estgio do capitalismo. A opo E est incorreta pois o setor que se amplia trata-se do tercirio.

Soluo:
GABARITO D: Os itens II e IV esto incorretos. item II: ...A agricultura familiar tem acelerado os processos erosivos. Os grandes proprietrios so os principais responsveis pela ao erosiva devido utilizao em larga escala de insumos fsicos / (mquinas e equipamentos) e qumicos (adubos, fertilizantes e pesticidas), contribuindo para a compactao e a conseqente ao erosiva no solo. item VI: presena do clima semi-rido. O estado do Rio Grande do Sul situa-se aqum dos limites do Trpico de Capricrnio contemplando, portanto, a atuao do clima sub-

27. "Acostumado ao clima do semi-rido, o agricultor Petrnio de Teixeira Dias, 59, j comeou a acender velas a So Jos, espera de que a chuva chegue pelo menos at o dia 19 de maro, dia do santo, para ele poder plantar. Ele mora em frente ao leito do nico rio de Monteiro, no interior da Paraba, seco nesta poca do ano, mas que poder ser perenizado com a obra de transposio do rio So Francisco".
(Folha de So Paulo, 13/03/2005)

Em relao ao projeto polmico de transposio do

10

PROVA VERDE

Sistema ELITE de Ensino

COLGIO NAVAL
2005/2006

rio So Francisco, correto afirmar que: a) as obras destinam-se, exclusivamente, s propriedades de subsistncia e produo de energia para as pequenas cidades do semi-rido nordestino. b) o elevado custo para as atividades agrcolas nas bacias receptoras compensado pela ausncia de aqferos no subsolo nordestino. c) a sua implantao acaba com os lobbys da velha poltica nordestina, que vem as grandes obras hidrulicas como sada para a escassez da regio. d) necessria a revitalizao hidroambiental da Bacia do So Francisco, recuperando a vegetao ciliar e os solos, como tambm desassoreando sua calha e tratando dos esgotos e dejetos industriais. e) h um consenso entre os tcnicos sobre a viabilidade do projeto, j que a capacidade das bacias receptoras est esgotada e o potencial energtico e de irrigao ameaa entrar em colapso.

a questo da sanidade animal e vegetal. d) os recentes embargos da carne bovina brasileira pela Rssia e Argentina e a recusa da China em receber a soja brasileira so conseqncias da rivalidade comercial e no da qualidade dos produtos. e) a derrubada dos subsdios agrcolas nos Estados Unidos e no Japo permitiu que o Brasil ampliasse suas exportaes para esses mercados, gerando o aumento do PIB nacional.

Soluo:
GABARITO D: Os recentes embargos pecuria de exportao brasileira refletem-se a problemas relacionados aos aspectos comerciais entre Brasil, Rssia, Argentina e China. A opo A est incorreta, pois a autonomia dos agricultores familiares apresenta-se como aspecto errneo da alternativa. A opo B est incorreta, pois os recordes de exportao do setor agrcola no esto relacionados elevada produtividade da maioria dos estabelecimentos, mas sim de grandes empresas agrcolas. A opo C est incorreta, pois no h crise do servio pblico nacional para a questo da sanidade animal e vegetal. A opo E est incorreta, pois os EUA mantm subsdios agrcolas.

Soluo:
GABARITO D - Esta opo est correta, pois necessrio um processo de reflorestamento das margens e adjacncias do So Francisco para diminuir o seu processo de assoreamento. necessrio tambm cuidar do esgoto domiciliar, industrial e dos agrotxicos que poluem essas reas que posteriormente so reutilizados para irrigao. A opo A est incorreta, pois essa obra no se destina exclusivamente a subsistncia e a produo de energia, mas a agricultura do semi-rido como um todo, principalmente e agricultura comercial. A opo B est incorreta, pois no existia ausncia de aqferos na regio nordeste, o subsolo possui bastante gua. Existem muitas reas como Mossor no Rio Grande do Norte, Petrolina em Pernambuco que tm elevadas produes e produtividade de frutos tropicais e parte da irrigao com gua de lenis profundos. A opo C est incorreta porque essa obra no acaba com o clientelismo poltico na regio, at porque esse no o interesse das oligarquias locais. A opo E est incorreta, porque no existe consenso entre os tcnicos quanto a viabilidade do projeto. Esse um ponto confuso que requer muito mais estudos e deve estar desvinculado do poltico. Suas conseqncias realmente podem ser danosas, mas precisam de mais estudos para comprovao.

28. Nos ltimos anos, a pujana das exportaes do agronegcio tem colocado o Brasil na mira dos pases concorrentes, que tm se utilizado de vrias prticas para tentar encontrar fragilidades e pontos em desacordo com as regras da OMC (Organizao Mundial do Comrcio). Com base na realidade da agricultura brasileira, correto afirmar que: a) a dinamizao das cadeias produtivas permitiu maior autonomia dos agricultores familiares quanto ao acesso aos crditos e absoro de novas terras. b) a elevada produtividade de grande parte dos estabelecimentos rurais brasileiros responsvel pelos recordes das exportaes do pas. c) o potencial crescimento da agropecuria brasileira encontra entraves na crise do servio pblico nacional e nos recursos financeiros para

29. Atualmente chama-se a ateno para a importncia de uma outra Amaznia que boa parte dos brasileiros desconhecem, ou seja, a "Amaznia Azul". Sabe-se que todos os bens econmicos sobre o leito do mar e no subsolo marinho, ao longo de uma faixa litornea de 200 milhas martimas de largura, so do Estado costeiro. Essas reas somadas a ZEE (Zonas Econmicas Exclusivas) mais a Plataforma Continental acresceriam ao territrio nacional mais 4,5 milhes de Km2. Quanto situao do litoral brasileiro, correto afirmar que: a) desde a colonizao, as atividades martimas j possuam um carter de integrao nacional. b) os elevados custos dos fretes martimos vm sendo compensados pelos investimentos macios no transporte feito por navios de bandeira brasileira. c) a ocupao dos vazios demogrficos da costa vem sendo feita pelos "resorts", os quais reduzem os danos ambientais e integram comunidade local a prosperidade do negcio. d) a explorao do petrleo no litoral fluminense impulsionou uma das primeiras atividades costeiras com impacto nacional, tornando a Petrobrs recordista mundial em profundidade de explorao. e) devido sua vastido, a pesca artesanal vem recebendo macios investimentos pblicos e privados para a modernizao da produo e gerao de empregos.

Soluo:
GABARITO D: A opo est correta, pois a estatal PETROBRS tem seu desenvolvimento ampliado no setor de extrao, principalmente no que tange a extrao na plataforma continental, onde se encontram as principais reservas petrolferas do pas. A opo A est incorreta porque no perodo dos descobrimentos (sculo XVI), o territrio do atual Brasil limitava-se faixa litornea. Alm disso, o carter de integrao nacional apresenta-se a partir de meados do sculo XX.

11

PROVA VERDE

Sistema ELITE de Ensino

COLGIO NAVAL
2005/2006

A opo B est incorreta, pois o setor martimo vem sendo subjugado ao longo dos tempos e, portanto, no recebeu macios investimentos para a sua melhoria. A opo C est incorreta, pois a costa litornea apresenta-se ocupada ao longo do territrio brasileiro, no apresentando vazios demogrficos. A opo E est incorreta, pois a pesca artesanal se configura de forma subjugada.

30. O mundo Ps-Guerra Fria tem reinventado a insero dos Estados na poltica externa, e o Brasil procura posicionar-se atravs de uma postura mais atuante. Assim, o governo Lula ambiciona redimensionar a geografia de nossas relaes internacionais. Analisando a poltica externa do governo Lula, correto afirmar que: a) h um maior realinhamento com os Estados Unidos, prtica comum da diplomacia brasileira que apia as aes do governo George W. Bush frente segurana internacional. b) o Brasil defende uma reforma no Conselho de Segurana da ONU, pleiteando uma vaga como membro permanente e representante da Amrica do Sul, atitude que recebeu apoio de todos os Estados latino-americanos. c) a criao do G-3 (Grupo dos Trs) com a ndia e a frica do Sul procura estabelecer um ponto de referncia poltica para os "pases do Sul" diante da unipolaridade do cenrio mundial. d) restringe-se Amrica do Sul, visando, principalmente, ao fortalecimento do Mercosul diante das ameaas de consolidao da ALCA. e) procura fortalecer a prtica diplomtica nacional, deslocando o eixo terceiromundista dos governos anteriores para um atrelamento incondicional a Washington.

c) Por sua dimenso territorial e baixa densidade demogrfica, a Amaznia mantm-se pouco alterada em seus elementos naturais, fortalecendo o mito de "floresta impenetrvel". d) O Centro-Sul possui maiores diversidades em sua organizao espacial, apresentando desde reas altamente industrializadas e urbanizadas a reas com agricultura tradicional e de baixa urbanizao. e) O Nordeste, por ser a regio mais antiga de colonizao, representa o "Brasil velho", em que o predomnio de estruturas agrrias tradicionais impedem a modernizao do seu parque industrial.

Soluo:
GABARITO D: A opo est correta pois exprime a importncia e a densidade humana e econmica do Centro Sul, que a core-rea do pas, com centros globais como SP, RJ e reas de menor urbanizao, dependentes de reas agrcolas. A opo A est incorreta, pois a diversidade social e espacial entre as regies cria uma dependncia inicial core-rea do pas, antes delas se interconectarem aos circuitos globais. A opo B est incorreta, pois no existe industrializao no sc. XVIII. O incio das primeiras tentativas de industrializao no Brasil datam da 2 metade do sc XIX, aps a tarifa Alves Branco. A opo C est incorreta, pois a regio amaznica hoje a que sofre maiores alteraes em sua natureza. A explorao de madeira, a pecuria e as atividades agrcolas, alm dos projetos minerais destroem milhares de hectares de floresta todos os anos. A opo E est incorreta, pois no a estrutura tradicional que impede a modernizao, mas sim a falta de interesse do poder pblico. Em muitas reas a iniciativa privada implementa atividades muito modernas para a produo de frutas tropicais: o AGROBUSSINES, mas ainda em tentativas isoladas, embora bem sucedidas.

Soluo:
GABARITO - C: O Brasil (Amrica), ndia (sia) e frica do Sul (frica) lideram os pases perifricos industrializados na tentativa de amenizar a fora neoimperialista dos pases centrais. A opo A est incorreta, pois o governo do Presidente Lula visa a liderana dos pases perifricos industrializados, mesmo que ocorram posicionamentos speros frente a pases como os EUA., por exemplo. A opo B est incorreta, pois o Presidente Nestor Kirchner adota uma postura rspida em relao ao governo Lula, desaprovando projetos que consolidem a liderana brasileira no cenrio internacional. A opo D est incorreta, pois a atuao diplomtica do governo Lula expande-se na escala global. A opo E est incorreta pela mesma razo expressa no item A.

32. O professor Aziz Ab'Sber lanou, em 2003, o livro "Os domnios de natureza no Brasil: potencialidades paisagsticas", no qual ressalta a relao entre a dinmica da natureza e as diversas formas de organizao espacial implementadas pela sociedade brasileira. Assinale a opo que apresenta a caracterizao correta dos domnios morfoclimticos do pas. a) O domnio amaznico exclusivamente brasileiro, apresentando um corpo florestal homogneo adaptado s temperaturas mdias elevadas, entrecortado por uma diversidade de cursos d'gua, os quais so alimentados pela precipitao abundante. b) A aridez que assola o domnio da caatinga influencia a pouca profundidade dos seus solos, dificultando a formao de aqferos perodo da estiagem, tornando-a inadequada s atividades econmicas. c) A mata atlntica estende-se de norte a sul pela linha costeira nos declives de rochas cristalinas e, bastante devastada durante a colonizao, hoje encontra-se totalmente preservada em funo da criao de parques ambientais pelo governo federal. d) As formaes litorneas so as mais preservadas do Brasil, pois sua distribuio sobre solos arenosos e lodosos impede seu uso comercial, fato que permite a diversidade marinha nos manguezais.

31. Muitos autores utilizam a formao histricoterritorial como critrio para a regionalizao do Brasil em trs grandes complexos, ou seja, a diviso em regies geoeconmicas. Sobre essa regionalizao, assinale a opo correta. a) As diversidades sociais e espaciais entre as trs regies geoeconmicas permitem maior autonomia para se conectarem, com mais intensidade, aos circuitos globais do que aos interesses nacionais. b) A colonizao do Nordeste baseou-se na economia canavieira produzida em grandes propriedades e com mo-de-obra escrava, fatos que proporcionaram a hegemonia de sua industrializao no sculo XVIII.

12

PROVA VERDE

Sistema ELITE de Ensino

COLGIO NAVAL

e) Mesmo possuindo solos de baixa fertilidade, o domnio de cerrados apresenta uma diversidade de espcies arbreo arbustivas e de herbceosubarbustivas, as quais vm sendo devastadas pelas queimadas e pelo uso de prticas agrcolas modernizadas.

2005/2006 brasileiros bem significativo alm de que a maioria dos pases da Europa Ocidental no requer visto de entrada. A opo E est incorreta, pois o menor ndice de desemprego no est entre os africanos.

Soluo:
GABARITO E: A expanso da fronteira agrcola, comparando com as terras presentes no Centro-Oeste, contribuiu para a ampliao dos focos de queimada, assim como os impactos ambientais que surgem no bojo do pacote tecnolgico presente nas empresas agrcolas. As espcies arbreo-arbustivas e de herbcio-subarbustivas so as principais encontradas no domnio da caatinga. A opo A est incorreta, pois o domnio amaznico estendese por pases de Amrica Andina, tais como Colmbia e Venezuela, dentre outros. A opo B est incorreta, pois a formao de aqferos no clima tropical semi-rido apresenta-se insuficiente em todas as estaes do ano, e no apenas no perodo de estiagem A opo C est incorreta, a ao predatria no domnio da Mata Atlntica encontra-se presente e atuante at os dias atuais. A opo D est incorreta, pois o processo de ocupao do territrio brasileiro ocorreu no sentido leste-oeste, isto , do litoral par as frentes pioneiras, o que contribuiu, de forma relevante, para a devastao em larga escala das formaes litorneas (interior).

33. Segundo o Ministrio das Relaes Exteriores do Brasil, cerca de 2,5 milhes de brasileiros vivem hoje fora do pas, tendo nos Estados Unidos o destino preferencial. Ao mesmo tempo, so contabilizados 1,5 milho de imigrantes irregulares em nosso pas, uma vez que o Brasil a Amrica para muitos estrangeiros. Analisando o contexto dessas duas migraes, correto afirmar que: a) os brasileiros que decidem morar fora do Brasil vo em busca de estabilidade financeira e so exclusivamente de regies economicamente deprimidas. b) o alto valor econmico do visto de turista para os Estados Unidos acaba levando muitos brasileiros a optarem por travessia de baixo custo, como a da fronteira mexicana. c) o fluxo de brasileiros ilegais para a Europa Ocidental pequeno, porque, alm da necessidade do visto, os pases desse continente aplicam severas leis anti-imigrao. d) a cidade de So Paulo o principal destino dos imigrantes latino-americanos que, muitas vezes, trabalham em regime de semi-escravido para pagar dvidas aos donos de oficinas de costura. e) a afinidade cultural com o Brasil torna mais fcil a adaptao dos imigrantes ilegais africanos ao pas, j que o grupo que apresenta os menores ndices de desemprego.

34. Apesar dos recordes de produo e do aumento da participao da agropecuria no PIB brasileiro, ainda est longe a resoluo dos conflitos no campo, os quais continuam a estampar as pginas dos jornais do pas. Em relao ao espao agrrio brasileiro, correto afirmar que: a) em geral, os assentamentos estabelecidos pelos programas oficiais so bem sucedidos, apresentando elevada produtividade por hectare. b) a expanso da agricultura de subsistncia tem sido a responsvel pelo aumento setor no PIB nacional, fruto dos incentivos governamentais e da organizao dos sindicatos dos trabalhadores rurais. c) a disponibilidade de terra para a reforma agrria insuficiente, fato que tem deslocado os trabalhadores rurais sem terra para os limites da agricultura de exportao. d) a criao de cooperativas associadas aos programas oficiais tem reduzido os conflitos no campo, tornando-os pontuais, como os do sul do Par. e) a crise agrria muito mais que um problema de produo no campo; , antes de tudo, um fato poltico que privilegiou, ao longo da histria, a concentrao fundiria.

Soluo:
GABARITO E: O processo de colonizao do atual Estado brasileiro estruturou-se em alicerces relacionados a itens como a desigualdade social e a concentrao fundiria, como reflexos no campo e na cidade. A opo A est incorreta, pois os assentamentos rurais, geralmente, no apresentam infraestrutura bsica para conquistar a produtividade almejada pelos assentados. A opo B est incorreta, pois o Brasil passa por um processo de reconcentrao fundiria, tendendo a desapropriao dos pequenos produtores rurais. A opo C est incorreta, pois as localidades prximas agricultura de exportao apresentam estgio avanados da especulao imobiliria e o conseguinte empobrecimento do solo, dificultando o acesso terra para trabalhadores sem terra. A opo D est incorreta, pois o meio rural brasileiro apresenta-se como alvo de disputas por diferentes setores e grupos de interesses, ampliando os conflitos no campo.

Soluo:
GABARITO D: Ocorre atualmente a entrada de latinos para o Brasil (destaque para bolivianos que so utilizados como forma de mo-de-obra semi-escrava) A opo A est incorreta, pois brasileiros que moram nas principais metrpoles tambm se deslocam para pases desenvolvidos. A opo B est incorreta, pois a concesso do visto americano no obstada somente pelo custo. A opo C est incorreta pois, o nmero de imigrantes

35. A dimenso territorial brasileira contribui para que o pas seja influenciado por diferentes massas de ar que, ao se deslocarem, estabelecem variadas condies climticas locais. Quanto aos domnios climticos brasileiros, correto afirmar que: a) o clima equatorial mido compreende a Amaznia e parte do Centro-Oeste, com pluviosidade anual elevada e ausncia da estao seca. b) o clima tropical abrange o Nordeste, Sudeste e partes do Centro-Oeste, com duas estaes bem definidas: uma chuvosa de outubro a maro e outra seca de abril a setembro. c) no clima tropical de altitude, a pluviosidade elevada apesar da baixa amplitude trmica

13

PROVA VERDE

Sistema ELITE de Ensino

COLGIO NAVAL

anual. d) o clima subtropical restringe-se ao sul do Brasil e apresenta baixa pluviosidade em funo da ao da massa polar atlntica que barra os ventos midos vindos do oceano. e) as frentes frias no exercem nenhuma influncia sobre o regime de chuvas no semi-rido nordestino, j que agem apenas no litoral da regio.

2005/2006 A opo E est incorreta, pois o a poltica de transportes intermodal est relacionada questo de integrao nacional e no somente a prioridade em relao ao Mercosul.

37. Observe a charge:

Soluo:
GABARITO - B: A opo B est correta pois o clima tropical atinge a maior parte do pas e possui duas estaes bem definidas: o vero quente e chuvoso e o inverno seco e ameno. A opo A est incorreta, pois o clima equatorial muito chuvoso, contudo, apresenta uma significativa diminuio de pluviosidade nos meses de inverno, perodo onde ocorrem queimadas naturais na regio. Portanto, errado afirmar que existe uma ausncia de estao seca. A opo C est incorreta, pois a amplitude trmica do clima tropical de altitude elevada. A opo D est incorreta, pois o clima subtropical possui pluviosidade elevada e bem distribuda ao longo do ano, entre outros fatores, pela ao de mPa e mTa, que atuam juntos na regio. A opo E est incorreta, pois a influncia das frentes frias pequena na regio. O serto um ponto final das massas de ar do pas, que chegam l desprovidos de umidade. No inverno, a mPa est mais forte e consegue atingir a regio de maneira bem branda. Sendo assim, a palavra nenhuma inviabiliza a questo.

36. A competitividade da economia globalizada impe ao territrio maior fluidez e aprofunda a distribuio produtiva, mas, para isso, necessria a modernizao da infra-estrutura, como a implantao de um transporte diversificado no Brasil. Em relao poltica de transporte intermodal, assinale opo correta. a) A integrao dos modos de transportes diminui a dependncia do pas ao petrleo, pois favorece o uso de outras fontes de energia. b) Essa poltica de transportes visa ao abandono prioridade dada ao setor rodovirio em detrimento do ferrovirio e hidrovirio. c) A instalao de estaes intermodais tem reduzido os custos porturios brasileiros, j que os mesmos tm elevado grau de modernizao. d) Apesar de o sistema intermodal incorporar novas reas agrcolas produo nacional, seu aproveitamento limitado pelas condies territoriais de cada lugar. e) Essa poltica de transportes tem priorizado o Mercosul devido geografia local, que torna os custos mais baixos e facilita o intenso comrcio com os pases vizinhos.

A figura acima apresenta uma crtica situao da populao indgena no Brasil, a qual tem ocupado as pginas dos jornais nos ltimos anos. Em relao s condies de vida das sociedades indgenas no pas correto afirmar que: a) as mortes de crianas desnutridas em aldeias de Dourados, no Mato Grosso do Sul, denunciam o convvio das exguas terras dos ndios ao lado de grandes fazendas de soja. b) a poltica desenvolvimentista implementada a partir da dcada de 70 na Amaznia e CentroOeste favoreceu o aumento da produtividade das terras indgenas com a introduo de novas tcnicas agrcolas. c) a explorao de diamantes na reserva dos cintas-largas, em Rondnia, e na rea da Raposa Serra do Sol, em Roraima, administrada pelo governo federal que permite a comunidade indgena movimentar os recursos livremente. d) a homologao das terras indgenas tem reduzido os confrontos com os fazendeiros e madeireiros, pois a segurana feita pelas Foras Armadas. e) a intermediao das ONGs em assuntos indgenas tem contribudo para a preservao de suas culturas e conservao do meio ambiente.

Soluo:
GABARITO A: A desigualdade social e a concentrao fundiria refletem a ambigidade e a ambivalncia presentes no espao rural brasileiro. A opo B est incorreta, pois os indgenas permaneceram margem do processo de modernizao tecnolgica no campo. A opo C est incorreta pois os ndios, devem satisfaes aos organismos pblicos de gesto como qualquer cidado. A opo D est incorreta, pois os conflitos se acentuam no espao agrrio rural, devido s insatisfaes de ambas as partes. A opo E est incorreta, pois a forma de atuao das ONGS ainda se configura em pequena escala, mediante os problemas agrrios.

Soluo:
GABARITO- B: A valorizao de outros transportes realmente vem minimizar a poltica implantada no governo J.K. A opo A est incorreta, pois a integrao no diminui a dependncia ao petrleo A opo A est incorreta, pois no h uma elevada modernizao nos portos brasileiros. A opo D est incorreta, pois o aproveitamento restringido pela ausncia de infra-estrutura para a instalao de tal.

38. A Constituio brasileira de 1988 foi marcada pelo embate entre duas posies sobre a explorao dos recursos minerais do pas. De um

14

PROVA VERDE

Sistema ELITE de Ensino

COLGIO NAVAL
2005/2006

lado, os nacionalistas que defendiam o subsolo para as empresas de capital nacional e, de outro, os defensores da permanncia do capital estrangeiro nesse setor. De acordo com as caractersticas da minerao no Brasil, correto afirmar que: a) a vitria dos nacionalistas impediu que a lavra de recursos minerais fosse controlada pelo capital estrangeiro, situao que permanece at os dias atuais. b) mesmo envolvendo enormes custos de investimentos, o Projeto Grande Carajs permaneceu restrito ao capital nacional, respeitando as deliberaes da Constituio de 1988. c) mudana do conceito de empresa brasileira de capital nacional nos anos 90, permitiu a explorao do subsolo brasileiro s empresas de capital estrangeiro. d) a aplicao de conhecimentos tcnicoscientficos nos garimpos tem aumentado a produo de ouro do pas, integrando os garimpeiros ao mercado de trabalho nacional e reduzindo os impactos ambientais. e) a preocupao com a segurana tem impedido que as empresas de capital estrangeiro explorem os recursos minerais das reas indgenas e faixas de fronteiras.

atuao do Programa Calha Norte, criado em 1985. A linha de fronteira includa neste projeto aumentar de 7.400 quilmetros para cerca de 11 mil quilmetros. A rea total do Calha Norte ser de 2,5 milhes de quilmetros quadrados, que representam 25,6% do territrio nacional".
(Adaptado de O Globot 10/01/2003)

O mapa acima representa as bases territoriais do Projeto Calha Norte e, em relao a ele, correto afirmar que: a) a sua criao foi apoiada pela sociedade brasileira que o via como nico meio eficaz para a proteo dos ndios. b) a reativao procura flexibilizar a soberania nacional, j que a explorao dos recursos naturais da regio compartilhada com os pases vizinhos. c) a expanso da rea total uma exigncia do governo norte-americano que desenvolve com o Brasil um plano de combate ao narcotrfico. d) um de seus objetivos visa evitar a atuao de grupos guerrilheiros dos pases vizinhos em nosso territrio, em particular os da Colmbia. e) a sua ampliao restringe-se segurana das fronteiras, pois no existe nenhum programa de desenvolvimento regional.

Soluo:
GABARITO C: A opo C est correta, pois a Privatizao a partir da dcada de 90 permitiu a venda de empresas e autorizao para a extrao mineral por empresas estrangeiras. A opo A est incorreta, pois empresas como a Companhia Vale do Rio Doce, privatizadas, no pertencem mais ao governo. A opo B est incorreta, pois o Projeto Carajs (PA) controlado pela Companhia Vale do Rio Doce, que j foi privatizada. A opo D est incorreta, pois os garimpeiros encontram-se excludos nessa sociedade global. E a retirada de minerais por garimpeiros aumenta os impactos ambientais. A opo E est incorreta, pois a fiscalizao brasileira ineficaz afetando as reas indgenas.

Soluo:
GABARITO D: A Colmbia apresenta um quadro de instabilidade poltica e econmica, sobretudo, no que tange a ao dos grupos extremistas de esquerda, como o M-19, o E.L.N., o E.L.P. e, principalmente as FARC, levando o Brasil a adotar posturas de defesa ao seu territrio de fronteira. A opo A est incorreta, pois o Projeto Calha Norte se estrutura na defesa do territrio nacional, no tendo como foco questes tnicas. A opo B est incorreta porque o Projeto Calha Norte visa, entre outros fatores, consolidou a soberania nacional. A opo C est incorreta porque as motivaes do Projeto Calha Norte esto fundamentadas, primordialmente, aos aspectos endgenos do territrio brasileiro. A opo E est incorreta, pois os programas desenvolvimento regional esto presentes na frica. de

39. Observe o mapa abaixo:

40. Analise as afirmativas abaixo, em relao s formas de apropriao do espao urbano de So Paulo. I - A expanso dos condomnios horizontais fechados vem se dirigindo para a periferia e adjacncias do municpio, alterando o padro de moradia da segunda metade do sculo XX, no qual as classes mais altas ficavam nos bairros ao redor do centro. II - O crescimento de condomnios horizontais para a periferia de So Paulo tem colocado a classe mdia e a populao pobre mais prximas geograficamente, fato que tem reduzido as distncias do ponto de vista social.

O Presidente Lula decidiu ampliar a presena militar na Regio Norte do pas, a pedido do Ministrio da Defesa, aumentando a rea de

III - Aps a proliferao dos condomnios verticais fechados nos anos 70, comearam a surgir os horizontais fechados, onde as classes mdia e alta buscam status e marcam distintamente

15

PROVA VERDE
seu poder. Assinale a opo correta. a) As afirmativas II e III so verdadeiras. b) As afirmativas I e II so verdadeiras. c) As afirmativas I e III so verdadeiras. d) Apenas a afirmativa I verdadeira. e) Apenas a afirmativa III verdadeira.

Sistema ELITE de Ensino

COLGIO NAVAL
2005/2006

Soluo:
GABARITO C: I e III esto certas. O item II est incorreto, pois no h uma reduo nas distncias do ponto de vista social, apenas geogrfico.

16

Das könnte Ihnen auch gefallen