Sie sind auf Seite 1von 2

Freqentemente, ns, psiclogos somos procurados por pais aflitos, que consideram seus filhos como sendo muito

agitados, desatentos e hiperativos. A Hiperatividade, tambm chamada de Distrbio do dficit da ateno com Hiperatividade

Normalmente aquela criana que no consegue brincar muito tempo com um mesmo jogo, muda rapidamente de uma atividade para outra, no assiste a um filme inteiro, no fica sentada por um longo perodo e se distrai facilmente com qualquer estmulo. Muitas vezes, durante um dilogo, no sabe esperar, responde s perguntas antes que a outra pessoa complete sua idia, e fala excessivamente. Tira brinquedos de seu lugar, esparrama todos eles pelo cho e, quase sem us-los, pega outros e outros. Interrompe permanentemente os adultos e as outras crianas, respondendo impulsivamente e de forma exagerada queles que o aborrecem. A criana hiperativa tem um comportamento irrequieto, superexcitado e infeliz.

A criana hiperativa apresenta tambm uma instabilidade emocional. Suas emoes so expressas com maior intensidade, independente do tipo de emoo e seu humor bastante oscilante. Alm disso, so crianas que possuem necessidade de agir rapidamente, no possuem auto-controle. importante que as pessoas que convivem com a criana, compreendam o seu comportamento como uma dificuldade e no como um comportamento desafiador ou desobediente. A criana hiperativa no faz o que faz simplesmente porque deseja e sim pelo fato de no possuir habilidades necessrias.

A diferena entre uma criana que tenha hiperatividade de outra mal educada que a segunda no apresenta alguns distrbios como perda relativa de viso ou audio, problemas de comunicao, estresse emocional, convulses e distrbios do sono, que so mais comuns na primeira, alm do mau humor constante. comum que pais e professores confundam a criana hiperativa com a sapeca. Muita gente no sabe, mas a hiperatividade uma doena que deve ser diagnosticada e tratada adequadamente ou vira um tormento para a criana e para todos os que vivem em volta dela. "Precisamos deixar claro que agitao no sinnimo de hiperatividade ou de Transtorno do Dficit de Ateno por Hiperatividade. Normalmente, no consegue se concentrar em uma nica atividade, vive derrubando e perdendo as coisas, fala compulsivamente e extremamente desatenta. Muitas crianas agitadas so rotuladas erroneamente de hiperativas. A grande diferena que quem sofre dessa doena, apresenta esse distrbio independente da hora, do dia e do lugar onde estejam. Elas so hiperativas de dia, durante a noite, em casa, na escola, na casa dos amigos, na igreja, em situaes agradveis e desagradveis.

Para os pais saberem se a criana hiperativa ou apenas sapeca, a dica da psicloga Mirene observar se os fatores ambientais como a escola, o desentendimento dos pais ou a perda de algum importante esto favorecendo esse comportamento. "Muitas vezes a agitao da criana o reflexo do que ela est vivendo no seu dia a dia".

na fase pr-escolar e escolar que o comportamento da criana hiperativa se torna mais evidente, pois neste contexto que se tem incio uma srie de exigncias das quais essa criana no desenvolveu. compreensvel e esperado que a criana com DDAH apresente problemas de aprendizagem e outros problemas de comportamento na escola, visto que cada vez mais exigido a concentrao, a ateno seletiva e principalmente que permanea sentada por um bom tempo e quase sempre em silncio. Habilidades estas que a criana hiperativa encontra maior dificuldade. Apesar da Hiperatividade ser mais perceptvel nesta fase possvel identific-la por volta dos 3 anos de idade. O diagnstico complexo e difcil, pois tambm neste perodo a criana apresenta uma "Hiperatividade normal" do desenvolvimento, dificultando o diagnstico precoce. O diagnstico deve ser cuidadoso e na maioria das vezes, conclumos que nem todas as crianas que chegam ao consultrio com essa queixa, so realmente hiperativas, apenas um pequeno nmero delas podem ser consideradas como tendo o DDAH.

RECOMENDAES AOS PAIS

Se o diagnstico for realmente de DDAH, os pais precisam adotar algumas mudanas, como por exemplo no rotular a criana, dizendo o tempo todo: " Esse menino no pra"; ou "Ele muito agitado" ou "Ele tem Hiperatividade". Os limites e as regras para a criana hiperativa devem ser ainda mais claros. As instrues devem ser objetivas e curtas. Alm disso importante que as instrues sejam colocadas para a criana uma de cada vez. Deve ainda existir uma rotina na vida da criana, respeitando horrios para levantar, comer, brincar, tomar banho, estudar e dormir. Os pais devem elogiar a criana diante de um bom comportamento e adotar uma atitude segura e consistente. .

Das könnte Ihnen auch gefallen