Sie sind auf Seite 1von 4

INSTITUIO: CURSO: DISCIPLINA: MESTRANDO:

UNICSUL UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL Mestrado em Ensino de Cincias e Matemtica Polticas Pblicas Para a rea da Educao Aureo de Albuquerque Ribeiro aureoaribeiro@yahoo.com.br

Resenha do livro AVALIAR PARA CONHECER, EXAMINAR PARA EXCLUIR de Juan Manuel Alvarez Mndez

So Paulo SP Novembro de 2004

INSTITUIO: CURSO: DISCIPLINA: DOCENTES: MESTRANDO:

UNICSUL UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL Mestrado em Ensino de Cincias e Matemtica Polticas Pblicas Para a rea da Educao Prof. Dr. Abigail F. Lins e Prof. Dr. Celi E. Lopes Aureo de Albuquerque Ribeiro aureoaribeiro@yahoo.com.br

Resenha do livro AVALIAR PARA CONHECER, EXAMINAR PARA EXCLUIR de Juan Manuel Alvarez Mndez ALVAREZ MNDEZ, Juan Manuel. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Trad. Magda Schwartzhaupt Chaves. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. Juan Manuel Alvarez Mndez professor titular de Didtica na Faculdade de Educao da Universidade Complutense de Madrid, onde trabalha desde 1974. Seu trabalho docente e suas publicaes centram-se em temas relacionados didtica aplicada ao ensino da lngua e didtica geral e ao currculo, dedicando ateno especial formao de professores e ao estudo das reformas educativas e da avaliao. Alguns de seus livros publicados so: Lingstica fundamental: introduccin a los autores (1985); Didctica de la lengua desde el punto de vista lingstico (1987); Teoria lingstica y enseanza de la lengua; textos de orientacin interdisciplinar (1987); Didctica, currculun y evoluacin (2002, 2.ed.); Entender la didctica, entender el currculum (no prelo). Alm disso, autor de inmeros artigos em revistas de educao. muito freqente sua participao em cursos de formao docente e de ps-graduao sobre temas de didtica aplicada, currculo e avaliao. O autor se prope a analisar as estruturas finais da educao, que a aprendizagem, tomando por base o caminho da avaliao. O livro foi elaborado de forma didtica e est dividido em captulos que facilitam a compreenso dos argumentos apresentados. Tomando como referncia que a avaliao tem uma funo formativa importante nos processos de aprendizagem, o autor avana em suas explanaes para alm dessa teoria.

Neste livro, ele adota o que chamo de teoria estrutural de funcionalidade e se apia e faz referncias a autores importantes neste campo como Paulo Freire, M. Foucalt, E. Morrin, Ph. Perrenoud, e outros. O autor, ao abordar o assunto avaliao, a coloca como sendo formativa o que no a mesma coisa de classificar, examinar, etc. Ela deve ser entendida como uma atividade de aprendizagem e onde se adquire conhecimentos. Explicita tambm que a avaliao oferece a oportunidade de que quem aprende pode por em prtica os conhecimentos adquiridos, defendendo suas idias e saberes. A avaliao, segundo Alvarez Mndez, numa caracterizao global de avaliao educativa, questiona o momento de avaliar. Somente no final? Por unidade? Por contedo? E com esse questionamento pode afirma que chegar tarde para garantir a aprendizagem contnua e oportuna. A educao expandiu-se, ento o autor coloca que tudo que se relaciona com ela tornou-se complexo. A avaliao no est mais a mesma pois j no apenas a avaliao dos alunos que est em jogo, mas tambm a escola e os professores. O autor diz que a avaliao deve ser reconhecida como sendo boa quando torna boa a atividade de ensino e de aprendizagem. Quando existe uma relao de equilbrio entre cada um dos elementos que compem o currculo. A preocupao com os exames no deve condicionar a aprendizagem, nem o ensino. As prticas de avaliao tm fraca relao com as concepes pedaggicas ou curriculares que lhes servem de base e de fonte de inspirao para prticas coerentes e coesas. Trata-se de uma obra com metodologia bastante rigorosa, que explora a aprendizagem e os problemas que envolvem o sistema de avaliao, utilizando tcnicas de abordagem que mostram a riqueza de informaes sobre o assunto que se prope estudar. uma obra valiosa e bastante significativa porque aborda um dos tabus da comunidade educacional em relao aos mtodos de avaliao. A anlise e as observaes so apresentadas de forma simples e num estilo claro, mesmo extrapolando para outros campos da educao, logicamente respeitando as particularidades surgidas em cada situao. Este livro interessa aos educadores de um modo geral, tambm aos que trabalham com a educao e a todos os que se interessam em conhecer profundamente as transformaes do ensino na escola pblica, particularmente no que diz respeito aos tipos de aprendizagem e avaliao.

BIBLIOGRAFIA FREIRE, P. Pedagogia da autonomia.Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1999 LAKATOS, Eva M. Metodologia do trabalho cientfico. So Paulo: Atlas, 1992. PRESTES, Maria L. de M. A pesquisa e a construo do conhecimento cientfico. So Paulo: Respel, 2002.

Das könnte Ihnen auch gefallen