Sie sind auf Seite 1von 15

Comportamento Social e Comunicao no-verbal

Etiqueta Social Muita gente ainda acha que Etiqueta "frescura". Puro engano! As regras so necessrias para que tenhamos um bom convvio em sociedade e como as mesmas podem transformar ou diferenciar uma pessoa da outra. A educao social, as regras da etiqueta so fundamentais para que as pessoas sejam mais bem aceitas na sociedade, independente de sua classe social. Quando temos ao nosso lado uma pessoa lapidada socialmente sentimos mais prazer em t-las em nosso convvio social. Pessoas discretas, elegantes nos seus modos chamam a ateno naturalmente.

O que Etiqueta Social A Etiqueta Social est alm dos talheres postos mesa, ou de uma postura ereta do corpo. A etiqueta a que sustenta o respeito, a dignidade e a valorizao de um indivduo que vive e reconhecido socialmente e sendo assim a etiqueta tem como base:

Respeito para consigo e com o prximo; Limite entre o certo e o errado; Que pode e o que no pode...; A ponderao, a delicadeza, a forma correta de se expressar verbalmente.

Comunicao social ter Etiqueta, ser lapidado no somente nos seus gestos, no seu falar, no seu caminhar, mas principalmente no seu carter como pessoa, como ser humano. saber se comportar, saber ter e dar limites, saber impor as regras necessrias a uma sociedade, comeando pela prpria famlia, um dever de cada um ns. O respeito, a valorizao, os limites, as regras, a dignidade so reflexo daquilo que voc oferece sociedade direta ou indiretamente. Quem apresentado a quem As apresentaes sero sem muitos detalhes. No devemos apresentar uma pessoa dando o seu currculo ou ainda identificando-a por terceiros (parentes) ou situaes de posio social, o certo : - Este fulano de tal, e esta minha amiga.... A pessoa jovem sempre ser apresentada pessoa de mais idade; O menos importante sempre ser apresentado ao mais importante socialmente; O homem ser apresentado mulher, menos em ocasies onde o homem ocupe cargo social mais elevado socialmente. "Prevalece o respeito com a pessoa de mais idade. Mesmo que o mais importante seja o mais jovem, ser mais delicado apresent-lo pessoa de mais idade"; Quando voc for convidado por terceiros para uma recepo tome o cuidado de ser logo apresentado aos anfitries. Caso, a pessoa que tenha lhe convidado no tenha tido a oportunidade de firmar a apresentao, faa voc mesmo uma auto-apresentao, discreta, rpida, simples e tomando o cuidado de identificar por quem voc foi convidado; O casal que chega segue a regra: primeiro as apresentaes devero comear pelos cavalheiros, em seguida o cavalheiro que chega cumprimenta a senhora anfitri e depois ele apresenta a sua senhora ou acompanhante;

Cumprimentos - contato fsico No se cumprimenta uma pessoa que acabamos de conhecer, dando-lhe beijos na face.

O homem apresentado mulher, mas caber a mulher estender a mo para o homem; A mulher quando estiver usando luva, dever retir-la sempre que se sentar mesa. O homem deve saber, que no se beija a mo de uma senhorita. O beijo na mo se estende apenas s senhoras casadas. Tapinhas nas costas entre cavalheiros, so dispensveis.

Cumprimentos com elegncia e descrio aceno de mo Os cumprimentos feitos a distncia tambm requerem cuidados especiais. Imagine voc caminhando na rua e do outro um amigo lhe v. Ele comea a gritar o seu nome e fazer gestos para que voc o perceba... Bom, o mais elegante seria que caminhssemos olhando na linha do horizonte e de preferncia tomando devido cuidado de perceber o que acontece ao nosso redor. Para cumprimentar uma pessoa na rua, basta um breve aceno de mos, sem muito exagero, isto se a pessoa para quem se acena tambm tiver lhe visto. No se faa enxergar voc corre o risco de passar vergonha. Outros cumprimentos como um aceno de cabea, uma piscada rpida, um gesticular com os lbios so discretos e muito charmosos. Conversando Conversar uma arte, e conversar com pessoas inteligentes que saibam expressar-se verbalmente e tenham bons assuntos indiscutivelmente agradvel. Ento saiba que: Quando estiver conversando, a conversa feita atravs de um dilogo e no um monlogo; Espere a pessoa concluir o raciocnio e depois faa o seu; No fique cutucando a pessoa que voc conversa, este sim um gesto deselegante; Olhe diretamente para a pessoa que voc conversa, uma das coisas desagradveis conversar com algum que fica olhando para os lados, esta atitude demonstra falta de interesse com quem conversamos e ao mesmo tempo insegurana.

Atualizao - O que conversar e Interrompendo a Conversa Saiba que podemos identificar o grau de cultural e intelectual de uma pessoa pela maneira a qual ela conversa. Por isso receba bem essas dicas:

Leia sempre, jornais e revistas, atualiza-se; Saiba o que falar e evite assuntos pesados, principalmente mesa; No exalte o valor prprio; No faa fofocas; No faa consultas com profissionais liberais fora de seus devidos escritrios ou consultrios; No fale demais, aprenda a ouvir, voc com certeza aprende mais; Fale pausadamente; Pea licena quando quiser ou precisar interromper a conversa; Educando o Tom de Voz

Depois de termos visto algumas regras de como conversar. Vejamos agora, e saibamos que nem todo mundo tem vozes aveludadas, macias. Mas possvel melhorar e muito o nosso tom de voz. Voc sabia, que a voz que sai de nossa boca no igual a que ns ouvimos? isso mesmo. E ainda, hoje existem tcnicas para que possamos educar a nossa voz; para que ela possa ser mais agradvel de ser ouvida. Falar corretamente, pausadamente e em tom agradvel questo de praticar, de disciplinar a voz. Tente, siga as tcnicas abaixo, e melhore ainda mais o som da sua voz. A voz o resultado da soma: velocidade, ritmo, durao, projeo e respirao = freqncia, intensidade, ressonncia e articulao. Sabendo disso tome como hbito dirio: tomar bastante gua; bocejar e espreguiar-se com vontade; ouvir a sua prpria voz; cuidar da postura corporal; respirar direito; cantar.

Depois de praticar os itens acima, faa o teste contando uma historia para uma outra pessoa, e certifique-se que a pessoa que lhe ouve est gostando de ouvir voc. Dicas: Falar alto e gesticular ao mesmo tempo, muito deselegante. Mas so caractersticas muitas vezes herdadas de nossos pais e avs, por isso policie seus gestos. Obs: Para uma voz gostosa voc precisa evitar: lcool e cigarro; auto medicao - sprays e pastilhas; drogas; choque trmico; tosse e pigarro; gritos. Esquecendo Nome Esse drama acontece com todo mundo, s vezes ns conseguimos esquecer o nome da pessoa que acabamos de conhecer, e o que fazer? Bom, eu recomendo a soluo que para mim a mais digna, esqueceu, pea licena e desculpas e pergunte em tom amvel - Como mesmo o seu nome?... e ento continue a conversa. Outras pessoas recorrem a outros tipos de recursos, como por exemplo: - Perdo! Como mesmo seu nome completo?. - Ah! Desculpe-me, como escreve mesmo o seu nome. Entre diversas desculpas, use a que voc preferir, mas sempre seja gentil e demonstre interesse pela pessoa.

Fora de Casa Logradouros Pblicos Ter respeito pelo prximo, saber impor limites e respeitar os limites de outrem, saber seguir as regras (ver limites e regras), so caractersticas de uma pessoa bem educada.

No mundo atual parece-me que as pessoas no tm muito tempo para serem gentis e educadas, mas necessrio ter o mnimo de educao ao sairmos de casa, para garantir pelo menos o nosso espao. Condutas tais como: falar alto, gritar com pessoas em pblico para chamar a ateno, e o empurra-empurra devem ser banidas do nosso cotidiano. E, para os homens: apesar das mulheres estarem ocupando parte do mercado de trabalho, no se esqueam de serem gentis. Postura Social Comportamental Falar sobre postura no se aplica apenas a nossa postura corporal. Nossas atitudes sociais tambm se encaixam dentro de uma postura: moral. Saber se comportar socialmente um dos primeiros deveres de uma pessoa que vive em sociedade. Saber falar, comer e conversar faz parte de uma postura correta e aprazvel, de se ver em uma pessoa. A cortesia com o prximo, o respeito ateno, com os limites e as regras que nos rodeiam, esto cada vez mais num passado distante e que precisam ser resgatadas, antes que seja tarde demais. Vejamos esses exemplos de comportamentos: Uma pessoa caminhando na rua, por sua vez cheia de sacolas, algum passa por ela e derruba tudo. Muitas vezes a pessoa que causou o acidente no se preocupa nem ao menos em pronunciar uma frase e ou ter uma atitude de cortesia e reparao como: Desculpe, deixe-me ajud-lo(a). Outras vezes podemos ver pessoas enfrentando filas em supermercados em caixas que no foram criados para elas, e sim para pessoas idosas, gestantes e deficientes. So vrios e muitos os exemplos negativos de comportamento social, mas esses dois citados acima, servem para fazer pensar: - Como tem sido a sua educao e o que voc tem feito para que esta situao se reverta? Afinal de contas, precisamos encarar a realidade e no mais arrumar desculpas como muita gente ainda o faz, como por exemplo: a de colocar a culpa da cultura social no governo.

So de nossa responsabilidade as nossas culturas sociais, educacionais e morais. Claro que mais cmodo continuar colocando a culpa de nossas falhas e dos nossos insucessos em outras pessoas, mas tambm uma atitude bastante mesquinha e pobre. Senso de Oportunidade Saber ter oportunidade saber criar as suas oportunidades e tirar algum proveito delas. Agora, ter discrio com certeza fundamental. No seja indelicado(a), se voc for apresentada a algum que voc gostaria muito de conhecer, mantenha a discrio; uma frase simples: Como vai o suficiente, nada de elogios em demasia. Se voc quer marcar um encontro, por motivos de trabalho s trocar os cartes, nada de entrevistas em reunies sociais. Criar oportunidades no arrumar a sua vida nessas ocasies. Use o melhor do seu bom senso. Restaurantes e Bares Nada mais comum em restaurantes ou bares do que a impacincia dos clientes; veja a seguir as dicas de como se comportar:

Ao entrar em um restaurante, espere que o garom ou o maitr lhe acompanhe mesa; No chame o garom por apelidos, nada melhor para os nossos ouvidos do que ouvir o prprio nome; Palavras como "Por favor", "Obrigado" so para serem usadas; O cavalheiro deixar que a dama se sente primeiro, para depois se acomodar; A dama no se dirigir diretamente ao garom, o seu companheiro o far. Esta regra poder ser modificada caso a dama seja a anfitri de um grupo de amigos que se reunir no restaurante; O cardpio de um jantar em grupo poder ser previamente definido pela anfitri ou, caso cada um v pagar a sua conta, todos devem optar por um cardpio semelhante no que diz respeito ao preo, facilitando assim a diviso na hora de pagar a conta.

NEGCIOS A MESA Na literatura gastronmica, encontram-se muitos dos elementos que garantem a harmonia nas reunies em torno de uma mesa bem servida, tanto num banquete, na residncia de um executivo ou num restaurante. A Histria registra que a mesa

de refeies se tornou um meio para o exerccio do poder. "A sorte de muitos povos foi decidida num banquete, inclusive s conspiraes", escreveu Savarin. "No houve na Frana um grande acontecimento que no tenha sido concebido, preparado e ordenado num festim", lembrou ainda. O paladar estimulado predispe ao otimismo e, numa conversa de negcios, o clima ameno ajuda a quebrar as tenses. O que servido mesa importante para se conseguir esta atmosfera agradvel, e um cardpio pesado ou o excesso de bebida podem atrapalhar o jogo de influncias. No mundo atual, no h tempo a perder, at pela preservao das horas de lazer, reconhecidas como ponto de equilbrio para o desempenho profissional. Os minutos devem ser bem aproveitados e longos almoos, em carter profissional no so mais bem aceitos. Como comer alguns alimentos Alface e folhas em geral No devemos cortar folhas de alface ou de quaisquer outros tipos de folhas, mas se necessrio voc poder rasgar a folha, para em seguida dobr-la em forma de trouxinha. Azeitonas Se fizer parte do couvert, come-se com a mo, devolvendo o caroo mo em forma de concha. Quando a azeitona fizer parte do prato que foi servido, voc devolver o caroo no garfo, mas em ambos os casos voc depositar o caroo no canto do prato, ou na caroadeira que estiver a sua frente. Abacaxi apresentado em rodelas. Com o garfo e a faca voc come aos pedaos, deixando a parte rija. Abacate Em reunies ntimas, voc deve com-lo com a colher de sobremesa. Mas se for apresentado inteiro, com a ajuda da faca voc deve cort-lo ao meio, tirando o caroo com a ajuda da colher e acrescentando acar se desejar. Batatas As batatas cozidas, fritas e/ou "sauts", devem ser comidas com o auxlio do garfo; j as batatas "chips" podem ser comidas com o auxlio das mos.

Po Na hora de comer o seu pedacinho de po mesa, saiba que no poder cort-lo com a faca e sim com a ajuda das mos. Sanduches grandes devero ser comidos com auxlio do garfo, os pequenos podero ser comidos com as mos. Creme ou sopa O creme ou sopa servido em um recipiente que tem duas alas, parecendo com uma xcara. A forma correta de tomar com o auxlio da colher de sopa. H pessoas que costumam tom-lo segurando a "consomeira" pelas duas asas. Frango No se deve comer frango com as mos, por mais descontrada que seja a ocasio. Se o frango estiver sendo servido mesa, voc o comer com garfo e faca, mas para no deixar outras pessoas constrangidas voc poder segur-lo com as mos, protegendo-as com um guardanapo de papel. Macarro (spaghetti, talharin) Deve ser enrolado no garfo e comido com o auxlio de uma colher, segura pela mo esquerda. No se deve cortar o macarro para com-lo. Mexilhes Retira-se o mexilho de dentro da casca com ajuda de um garfo prprio para comer mexilhes. Se ele for servido fora da casca, voc usar o garfo de peixe. Frutas Frutas frescas na mesa um hbito saudvel, e para torn-lo mais saudvel e agradvel, vamos aprender como comer essas frutas: Obs: necessrio que se coloque um tigelinha acima do prato da fruta e do lado esquerdo; dentro desta tigela estar a gua que dever ser usada logo aps voc terminar de comer a fruta. Abacaxi apresentado em rodelas. Com o garfo e a faca voc come aos pedaos, deixando a parte rija. Abacate

Em reunies ntimas, voc deve com-lo com a colher de sobremesa. Mas se for apresentado inteiro, com a ajuda da faca voc deve cort-lo ao meio, tirando o caroo com a ajuda da colher e acrescentando acar se desejar. Laranja Quando servida j descascada, come-se de garfo e faca, tirando os gomos. Se a laranja vier inteira, mas sem estar descascada, o procedimento correto : fixa-se o garfo no alto da fruta, e com o garfo vai-se descascando a fruta em pedaos, de cima para baixo. Morangos Morangos grados necessitam de garfo para que no escorreguem no prato. Quando servidos sem cobertura de chantilly, devero estar mesa em uma bonita travessa, sob raspas de gelo. Manga cortada nos quatros lados do caroo, e comida com ajuda do garfo e da faca. Uvas So comidas com os dedos. Com a mo em concha, retire as sementes da boca e deposite-as na beira do prato. Ameixas, cerejas, amoras e jabuticabas comem-se da mesma forma.

O SEU VISUAL Se voc uma daquelas pessoas preocupado com seu visual, parabns! Preocuparse positivo, mas no tudo. O ato de vestir, por si s, j uma ao de comunicao. Porm, algumas pessoas, mesmo com esforo, erram na escolha da roupa. Voc j deve ter ouvido falar a expresso: "Roupa certa para a ocasio certa" Pois bem, a idia que devemos estar sempre preocupados, no apenas com a primeira impresso, mas com a segunda, a terceira... Por isso as roupas e acessrios devem estar em harmonia com uma srie de fatores que comporo a sua imagem profissional. E como fazer isto? Agindo com bom senso na hora da escolha. Desta forma voc estar apto para enfrentar qualquer situao, sentindo-se elegantemente vontade. A seguir alguns fatores que voc deve considerar na hora de escolher a roupa ideal: - Tipo de evento ou compromisso - Horrio - Tons, cores, padres e texturas (adequao de peas) - Clima - Idade - Tipo fsico. Vestir determinado tipo de roupa apenas porque est na moda pode no ser o ideal. O importante que voc fique bem e acima de tudo, que se sinta psicolgica e fisicamente bem ao us-la. Para que voc possa se aprofundar sobre o assunto, importante conhecer a opinio de quem, h vrios anos, escreve sobre moda, d consultorias sobre moda, enfim, entende realmente do assunto e, por isso, tem todas as condies de orient-los com segurana. ELEGNCIA Um determinado fabricante de roupas fez um concurso para premiar aquele que criasse a frase que melhor definisse o sentido da palavra ELEGNCIA. A frase vencedora do concurso foi a seguinte: "A elegncia a arte de se fazer notado, sem querer aparecer". De fato, o vesturio apenas a base, que em conjunto com outros fatores como personalidade, estilo, postura e comportamento, vo traduzir por completo o real sentido da elegncia pessoal de cada um. Para completar, fundamental levar em

considerao a qualidade da expresso verbal. Ou seja, a verbalizao de idias e pensamentos, devem acompanhar todo o conjunto. Leve em conta a poca em que voc vive Voc gosta muito de como as pessoas se vestiam na dcada de 50? Tambm acho bonito ver aquelas fotos onde aparecem os homens todos de ternos escuros, guardachuva e chapu, enquanto que as mulheres desfilavam nas ruas com vestidos longos, sombrinhas e tambm com chapus largos, levemente cados de um lado da cabea. Tudo muito bonito nas fotografias, pois no teria cabimento nos dias de hoje algum saindo por a com esse tipo de traje. Da mesma maneira, seria estranho uma pessoa assistir a um desfile nas passarelas de Roma ou Paris, ficar encantada com as novidades e no dia seguinte vestir um daqueles modelitos mais avanados. Poderia ficar a um passo de ser confundido com os marcianos. Tome cuidado com esses entusiasmos de poca. Vista-se de acordo com o tempo em que est vivendo. So roupas que no chamam ateno pela excentricidade e o deixaro mais vontade diante da platia. Observe que estou me referindo roupa para falar em pblico, pois se trata de uma situao geralmente delicada, e se voc comear a inventar com trajes que desviam a ateno dos ouvintes, poder tornar a situao ainda mais difcil. Entre com seu estilo Considere agora o que dever prevalecer na hora de escolher a roupa que usar em suas apresentaes: o seu prprio estilo. Todos os fatores mencionados at aqui, atividade profissional, formalidade da circunstncia e a poca em que vivemos devero ser adaptados ao seu prprio estilo de se vestir. De nada adiantar voc atender a todas as recomendaes para acertar na escolha da roupa se no se sentir bem com o traje. Acima de tudo, sempre dever estar o seu prprio estilo de vestir. Siga seu caminho Se voc for uma pessoa que gosta de usar roupas novas e est habituado a essas experincias, fique vontade para comprar um novo terno ou um novo vestido para fazer aquela apresentao importante na sua carreira. Entretanto, se comprar roupa no est entre as suas prioridades e a ltima vez que passou na porta de uma loja foi no casamento ou na formatura, no queira fazer experincias num momento to delicado. Desde que no seja a roupa da primeira comunho, prefira usar aquele velho terno ou aquele vestido j meio batido, mas que voc conhece muito bem. Com sua velha roupa conhecida ficar tranqilo quanto ao caimento, a dobra da

manga, o aperto da cintura, enfim, estar acompanhado de uma velha conhecida que no aprontar surpresas e incmodos desagradveis. Ao escolher a roupa analise como as pessoas que atuam na mesma atividade que a sua se vestem. Um diretor de banco, normalmente, se veste de terno e gravata se for homem, e com tailler ou vestido mais formal se for mulher; um publicitrio, por sua vez, embora tambm possa usar as roupas que acabei de mencionar, geralmente se traja de forma mais descontrada. Ao se vestir de acordo o perfil das pessoas que exercem a mesma profisso que a sua, alm de voc se sentir vontade, estar se valendo de sinais que identificam suas funes e correspondendo s possveis expectativas dos ouvintes. Considere a formalidade da circunstncia Em poca de campanha eleitoral, ao receber os candidatos polticos essa uma das questes geralmente levantadas: o tipo de roupa a ser utilizada num comcio. Tambm nesse caso, basta olhar como os mais experientes se comportam. Mesmo os mais sisudos se afastam das roupas formais e se apresentam nos palanques com uma camisa branca e mangas arregaadas. Essa atitude demonstra a imagem de algum que est pondo a mo na massa e quer se aproximar ainda mais dos eleitores. Alguns, entretanto, ao se apresentar em programas de televiso voltam aos trajes mais formais. Observe que a formalidade de cada circunstncia exige um tipo de roupa apropriado. Se voc pressentir que o local onde far a apresentao ser formal, v formalmente vestido. Ao contrrio, se o ambiente for mais descontrado e informal, vista-se de acordo com essa informalidade. Se no tiver informaes de como ser o ambiente aonde ir se apresentar e, por isso, ficar com dvidas, v formalmente vestido. Chegando ao local, se constatar que as pessoas esto vontade com roupas descontradas, se voc for homem bastar tirar o palet, a gravata e dar uma arregaada nas mangas da camisa que j estar vestido de acordo com a circunstncia; se voc for mulher, da mesma forma, poder se livrar de alguns adereos, que tambm estar vestida de maneira apropriada. Se agir de maneira diversa, comparecendo com trajes informais, se errar na previso, no ter como consertar o engano e poder se sentir deslocado no ambiente. No se esquea, entretanto, do que foi comentado h pouco sobre a atividade profissional, pois mesmo em ambientes bem descontrados, se suas funes exigirem roupas formais, talvez seja interessante trajar-se com essa formalidade, pois, provavelmente, seja essa a expectativa dos ouvintes.

COM QUE ROUPA EU VOU? Essa pergunta s vezes se torna incmoda diante do guarda roupa. Principalmente quando estamos de sada para um compromisso. A preocupao com o tipo de roupa a ser utilizada super importante, j que a aparncia, a maior responsvel pela aprovao das pessoas nos contatos que mantemos. Quando estamos trajados adequadamente, alm de exercermos influncia positiva nas outras pessoas, tambm nos sentimos bem, com o estado de esprito elevado. Os homens em relao s mulheres contam com menos opes em peas e acessrios, mas nem por isso tem sua tarefa facilitada na hora de se vestir. Estar bem vestido, no apenas uma questo esttica. Na verdade, precisamos nos sentir inseridos em um contexto de pessoas e ambientes. O conjunto de tudo aquilo que representa a nossa imagem tem uma fora comunicativa espetacular e pode dizer muito sobre ns. Da ser to representativo o quesito visual. Existem alguns fatores interessantes, que podem ser fundamentais na escolha da roupa adequada. A aplicao destes cuidados de forma habitual poder ser de grande auxlio ao seu dia a dia. Vejamos alguns deles: Ocasio Qual o tipo de evento? Coquetel, casamento, aniversrio, batizado, sada com amigos, velrio, entrevista de emprego, reunio de negcios, churrasco... Enfim, cada tipo de evento, pede uma roupa.

Horrio O compromisso ser noite, pela manh, tarde. Uma roupa belssima pode se tornar inoportuna em determinados horrios.

Clima e temperatura - Est chovendo, fazendo frio, calor... O ambiente do evento em ar refrigerado ou ser ao ar livre?

Tipo fsico Dependendo do tipo fsico, certas roupas so proibitivas. Pessoas obesas no devem usar roupas listradas na horizontal. Isso aumenta ainda mais seu tamanho, assim como as pessoas muito magras, no devem usar roupas com listras verticais, pois ficaro ainda mais magras. fundamental usar roupas que sejam harmoniosas com as formas do corpo.

Idade Pode no parecer importante, mas a idade um quesito importantssimo na escolha das roupas. Determinados tipos de roupa, por mais bonitos que possam ser, so destinados aos adolescentes. No fica bem ser um

senhor ou senhora e se vestir como garotinho ou garotinha s porque moda. Esse descuido pode prejudicar e muito sua imagem. Cores, texturas e padres As cores e tons, o tipo de tecido e os padres, devem constituir um conjunto e no brigar entre si. Um bom recurso usar cores com tom sobre tom, onde as variaes de uma mesma cor ajudam a compor uma boa apresentao.

Acessrios Os acessrios, constituem um captulo importante no universo do bem vestir, pois podem tanto engrandecer, como diminuir uma pessoa se utilizados de forma indevida. No exagerar a ordem do dia.

Vale lembrar que as lojas a disposio atendem a todos os gostos e bolsos, no entanto na hora da escolha importante usar o bom senso. Afinal, elegncia no est venda nas lojas. Sendo assim, os fatores listados acima, somente sero de verdadeira utilidade, se associados a posturas e atitudes elegantes e gentis. Isso sim pode fazer a grande diferena. At mais e tenha uma boa semana

Das könnte Ihnen auch gefallen