Sie sind auf Seite 1von 76

MANUAL DE

ILUMINAO

FOTOGRFICA

Produo apoiada pelo Programa Operacional Formao e Desenvolvimento Social (POEFDS), co-nanciado pelo Estado Portugus e pela Unio Europeia, atravs do Fundo Social Europeu Ministrio do Trabalho e da Solidariedade Social

FICHA
Ttulo Manual de Iluminao Fotogrca Autores Manuel Silveira Ramos e Jos Soudo (Texto e Fotos) Edio Centro Protocolar de Formao Prossional para Jornalistas (Cenjor) R. de Jlio de Andrade, 5 1150-206 Lisboa Telef. 21 885 50 00 Coordenao de Projecto Fernando Cascais Coordenao Editorial Jos Luiz Fernandes Produo fotogrca Lusa Neves Digitalizao de fotos Bruno Rasco Infograas Soa Rosa Capa e Design Maria Ramos Reviso ELingua Instituto do Emprego e Formao Prossional
Todos os direitos reservados de acordo com a legislao em vigor.

Manuel Silveira Ramos Jos Soudo

MANUAL DE

ILUMINAO

FOTOGRFICA

SUMRIO INTRODUO 1. FOTOMETRIA


1.1. Valores de medida 1.2. Exposio fotogrfica
1.2.1. EV (Exposure Value)

7 9 9 9 10 11 12 12 17 17 20 20 21 23 23 24 25 27 27 29 29 33 34 35 35 38 38

1.3. Leitura incidente e reflectida da luz 1.4. Leitura integrada nas cmaras reflex 1.5. Leitura pontual analtica

2. ILUMINAO
2.1. Iluminao natural solar 2.2. Regras bsicas de iluminao
2.2.1. Lei do inverso do quadrado e Lei de Lambert 2.2.2. Modelao de contrastes

2.3. Luzes duras e suaves


2.3.1. Alterao da iluminao existente 2.3.2. Difusores e reflectores de luz

2.4. Luz contnua e flash electrnico 2.5. O flashmeter 2.6. Contraste e modelao
3.6.1. High key e low key

2.7. Texturas 2.8. Transparncias 2.9. Metais 2.10. Iluminao polarizada


2.10.1. Superfcies espelhantes 2.10.2. Polarizadores 2.10.3. O azul celeste

SUMRIO
2.10.4. Polarizadores na iluminao

2.11. Reproduo de planos 2.12. Exerccios prticos

39 40 43 45 45 46 46 52 53 54 55 56 57 57 58 58 60 60 63 65 71 72 73 77

3. O FLASH PORTTIL
3.1. Cortina e sincronizao 3.2. Nmero Guia e controlo no automtico do flash 3.3. Luz directa, difusa e reflectida 3.4. Flash em iluminao ambiente relevante 3.5. Arrastamento e sincronizao cortina traseira 3.6. Correco de cor em interior 3.7. Olhos vermelhos 3.8. Exerccios prticos

4. FLASH AUXILIAR EM EXTERIOR


4.1. Alterao de contrastes 4.2. Contra-luz
4.2.1. Flare 4.2.2. Contra-luz com flash auxiliar 4.2.3. Noite americana

EXERCCIOS FINAIS GLOSSRIO BIBLIOGRAFIA STIOS NA INTERNET NDICE DE FIGURAS NDICE REMISSIVO

Introduo

Manual de Iluminao Fotogrfica integra-se num conjunto de recursos didcticos orientados para um processo de ensino/aprendizagem na rea da fotografia documental e de reportagem, tendo como objectivos prprios: - Abordar as tcnicas de modelao lumnica, de controlo de contrastes e de expresso tridimensional. - Descrever o trabalho de iluminao independentemente de qualquer tipologia fotogrfica ou aplicao especfica. - Tratar as realidades fsicas, as tcnicas e os meios de trabalho como elementos comuns maioria dos objectivos fotogrficos sectoriais e especializados. No Captulo 1 desenvolvem-se consideraes gerais para a medio de luz e no Captulo 2 estudam-se alguns problemas de iluminao aplicada. Nos Captulos 3 e 4 descrevem-se mtodos e prticas de fotografia com iluminao electrnica porttil (flash de mo), equipamento particularmente adequado reportagem. Alm dos exerccios especficos dos captulos, este manual contm, em apndice, exerccios para consolidao de competncias e incorpora um Glossrio, uma Bibliografia e uma lista de stios a consultar na Internet relativos matria nele tratada. Este manual faz parte de uma srie de edies para a rea da Fotografia, que inclui mais os seguintes ttulos: Tcnicas Fotogrficas, ptica Fotogrfica, Teoria da Cor Fotogrfica e Fotografia Digital.

ILUMINAO FOTOGRFICA

1. FOTOMETRIA

Objectivo: Conhecer os principais meios de medio de luz para controlo da exposio fotogrfica.
1.1. Valores de medida
Parte substancial da tcnica fotogrfica baseia-se no controlo quantitativo e qualitativo da luz. As relaes entre luz e assunto fotogrfico criam ambiente, plasticidade e forma, representaes que o acto fotogrfico regista sobre a prata ou no pixel. A quantificao da luz em valoraes rigorosas e matematizadas est a montante dos conceitos prticos que os fotgrafos usam diariamente. As principais unidades de medida da luminotecnia so: Candela (cd) unidade de intensidade de luz. Lmen (lm) unidade de fluxo emitido por uma fonte luminosa. Lux (lx) unidade da iluminao recebida por um corpo. Lux/segundo unidade de exposio (intensidade vezes o tempo). Candela/m2 unidade de energia lumnica devolvida pelo corpo iluminado.

1.2. Exposio fotogrfica


A fotometria fotogrfica utiliza nomenclatura prpria embora se reporte aos conceitos bsicos da luminotecnia tcnico-cientfica.

1.2. Exposio fotogrca


Diafragma f/1 f/1.4 f/2 f/2.8 f/4 f/5.6 f/8 f/11 f/16 f/22 f/32 f/45 f/64 1s

Tempo de 1/4000s 1/2000s 1/1000s 1/500s 1/250s 1/125s 1/60s 1/30s 1/15s 1/8s 1/4s 1/2s Obturao

O fotmetro um dispositivo para leitura da luz recebida ou reflectida pelo assunto fotogrfico (Fig. 1). Estas medies sero transformadas em indicaes para a regulao da cmara diafragma e tempo de obturao em funo do n. ISO. Para uma mesma exposio, so diversas as combinaes tempo de obturao / diafragma: Todas as relaes verticais, tempo de obturao/diafragma, representam exposies iguais.
1 Fotmetro de mo para luz contnua. No faz leituras de flash

Calote integradora Nmeros de referncia


30 15 60 4 5.6 8 8 2 .8

Agulha indicadora
5

Tempos de obturao Escala de Diafragmas Transferncia do nmero de referncia

4 11

Relao de escalas

ISO

Nmero EV
EV

1.2.1. EV (Exposure Value)


ILUMINAO FOTOGRFICA

O sistema de valores de exposio, EV, relaciona qualquer nmero da sua escala com o conjunto das opes tempo de obturao/ diafragma que resultem nas mesmas exposies. Algumas cmaras fotogrficas, como as clssicas Hasselblad, utilizam este sistema incorporando mecanismos de fixao entre a

10

1.3. Leitura incidente e reectida da luz


escala de diafragma e a escala de tempos de obturao. Assim, para determinado nmero EV, a escolha de um valor de qualquer das escalas arrastar o seu par para uma exposio sem variaes. Como a numerao EV est organizada na base duma progresso geomtrica de razo 2, cada unidade de variao representa um dobro ou uma metade de exposio. EV e stop no so sinnimos porque a escala EV resulta duma aplicao matemtica (EV=log 2 f ) que determina T todas as relaes efectivas de tempo de obturao/diafragma por cada valor. O termo stop indica somente, e em abstracto, a metade (- 1 stop) ou o dobro (+ 1 stop) de qualquer exposio considerada. Todas as combinaes expressas no quadro tempos de obturao/diafragmas (ver atrs, em 1.2.) podem ser lidas, em termos de exposio efectiva, como EV 12.

1.3. Leitura incidente e reflectida da luz


O processo de leitura fotomtrico pode incidir, exclusivamente, sobre a energia lumnica que chega ao assunto fotogrfico (lux) (Fig. 2) ou contemplar a energia reflectida por uma determinada rea do assunto (cd/m2) (Fig. 3).

incidente

reflectida

2 Leitura fotomtrica de luz incidente

3 Leitura fotomtrica de luz reflectida

11

1.4. Leitura integrada nas cmaras reex


leitura fotomtrica medida com a luz que chega ao assunto, chama-se mtodo de leitura incidente; leitura da luz reflectida pelo assunto, chama-se mtodo de leitura reflectida. A fotometria incidente exige a cobertura da clula fotossensvel com uma calote opalina calibrada para o efeito.
4 Fotmetro sem calote integradora, para leitura de luz reflectida

5 Fotmetro com calote integradora para leitura de luz incidente

COMPARAO DOS MTODOS DE LEITURA


LEITURA DE LUZ INCIDENTE
a) Fotmetro com calote integradora sobre a clula fotossensvel (Fig.5)

LEITURA DE LUZ REFLECTIDA

ILUMINAO FOTOGRFICA

a) Fotmetro com clula a descoberto (Fig.4) b) Clula orientada para o assunto. Os resultados da leitura variam em funo b) Clula orientada para a fonte de luz. das caractersticas especficas das reas de leitura cobertas. c) Nem sempre os resultados podem c) Na maioria dos casos, aplicao dos ser aplicados na cmara sem avaliao resultados sem correco dos dados prvia das condies de leitura, anlise de contrastes e introduo de fornecidos pelo fotmetro. compensaes. d) A leitura pode ser feita distncia, d) Quase sempre obriga a leituras na medida do ngulo de cobertura da fisicamente prximas do assunto clula. o mtodo mais rigoroso mas, fotogrfico. tambm, o mais exigente tecnicamente.

12

1.5. Leitura pontual analtica 1.4. Leitura integrada nas cmaras reflex
As cmaras SLR podem ter uma ou mais clulas de leitura fotomtrica no seu interior. A leitura produzida atravs da ptica pelo sistema de luz reflectida. Estas cmaras possuem, normalmente, quatro opes de cobertura: global, matricial, central e pontual. O sistema matricial o mais sofisticado, produzindo diversas leituras simultneas em diferentes segmentos da imagem que o sistema organiza em funo de dados lgicos pr-programados. O sistema de leitura pontual reduz a zona de leitura a uma rea mnima, desprezando a quase totalidade da imagem. Este sistema no pode, por isso, na maioria das vezes, ser aceite sem avaliao analtica das situaes concretas. No deve por isso ser praticado por iniciados. Conforme a zona considerada na leitura pontual seja mais ou menos luminosa, as indicaes fotomtricas obtidas sero diferentes (Figuras 6, 7 e 8).

1.5. Leitura pontual analtica


O mtodo de leitura pontual o menos aconselhado para quem no tenha conhecimento e prtica de fotometria aplicada. tambm desaconselhado a apressados e ansiosos! A fotometria pontual obriga a avaliaes prvias da relao dos brilhos que compem o assunto. Por cada leitura em rea restrita, o fotmetro indicar a exposio necessria para uma reproduo fotogrfica de densidade mdia, idntica do carto cinzento neutro de 18% de reflexo (Fig. 9). Se o assunto a fotografar contiver uma zona branca e nela fizermos incidir, exclusivamente, a nossa leitura pontual, esse branco do assunto ser representado na fotografia por uma luminosidade semelhante do cinzento mdio. Todas as outras zonas de brilho que componham a imagem desviar-se-o para tons mais densos, por arrastamento (Fig. 10). Se a leitura pontual incidir sobre uma rea negra, a sua reproduo fotogrfica resultar na densidade do cinzento mdio, arrastando todos os tons para zonas mais claras (Fig. 11).

13

1.5. Leitura pontual analtica


6 Leitura fotomtrica pontual na rea menos iluminada do abacaxi

7 Leitura fotomtrica pontual no fruto verde escuro ( esquerda)

8 Leitura fotomtrica pontual no fruto amarelo claro ( direita)

ILUMINAO FOTOGRFICA

14

1.5. Leitura pontual analtica


9 Leitura fotomtrica no carto cinzento

10 Leitura fotomtrica em zona de alta luz

11 Leitura fotomtrica em zona de sombra

15

1.5. Leitura pontual analtica


No primeiro caso, obteramos uma fotografia subexposta; no segundo, uma fotografia sobreexposta. s Quando, na composio fotogrfica do assunto, existir uma zona com um ndice de reflexo muito prximo da do carto cinz zento, a fotometria lida nessa rea pelo mtodo de leitura pontual z ( (por reflexo) ser igual leitura da luz incidente no mesmo ponto. Fotografando em conformidade com as indicaes fotomtrit cas, resultaro boas exposies. c No existindo no assunto nenhuma rea com as caractersticas do carto cinzento dever-se- eleger uma zona importante da c composio e, deduzindo a quantos EV esta rea se encontra da c reflexo do carto cinzento, compensar a leitura do fotmetro, r adicionando-lhe ou subtraindo-lhe os mesmos EV diferenciais. a

Exemplo: a rea eleita para leitura pontual tem dois EV de diferena, comparada com o carto cinzento, no sentido de uma maior luminosidade; por hiptese, a leitura pontual indica 1/30 f/8. Cumprindo a indicao fotomtrica, esta zona resultaria em dois EV mais escura de que o desejado. A regulao correcta da cmara deveria, por isso, ser compensada: 1/15 f/5.6, ou qualquer outra relao com o mesmo EV.

Num assunto fotogrfico contendo uma relao de contrastes razovel (9 stop), quando for garantida uma boa exposio ponr tual em qualquer das zonas, todas as outras se colocaro correct tamente. t Em fotometria analtica pontual, as reas de leitura preferenciais podem variar em funo do contraste da imagem e do suporte c fotogrfico. O rigor ter que ser tanto maior quanto maior for o f contraste do assunto. Regra geral, o diapositivo e os suportes digic tais recomendam uma especial ateno s altas luzes, enquanto as t pelculas negativas, de cor ou preto e branco exigem maior ponp derao nas sombras. d
ILUMINAO FOTOGRFICA

16

2. ILUMINAO

Objectivo: Dominar as resultantes fotogrficas da aco controlada da luz sobre os corpos. Compreender e saber utilizar algumas regras de fotografia aplicada.
2.1. Iluminao natural solar
O dia a melhor escola de iluminao. Foi o Sol que nos ensinou a ver. Montanhas, rios, rvores, casas, pessoas, objectos, tudo o que nos diz respeito recebe do Sol a razo da sua visibilidade. Os grandes iluminadores naturais so o Sol e a abbada azul celeste, com os seus principais auxiliares as nuvens (Fig. 12).

12 A luz diurna pode ser mais ou menos contrastante conforme a influncia do cu azul e a interferncia de nuvens

O Sol desloca-se no cu de Leste para Oeste, inclinado sobre o Sul na nossa latitude. Mais alto durante o Vero, mais deitado no Inverno, a sua luz directa dura e contrastante, produzindo sombras vigorosas e bem desenhadas.

17

2.1. Iluminao natural solar


A abbada azul celeste contrape ao Sol uma iluminao envolvente e suave, atenuando sombras e contrastes. Mais ou menos prximas da superfcie da terra, as nuvens, com maior ou menor espessura e densidade, quando pairam sob o Sol coam a sua luz vibrante, uniformizando o que sem elas se manteria com excesso de contraste e brilho. com tantas variveis mas to poucos instrumentos que a natureza nos ensinou a olhar. Porque estranhamos o que no nos familiar, as bases tcnicas da iluminao fotogrfica artificial tendem a reconstruir as variveis da iluminao diurna, com instrumentos que, modestamente, se equiparam ao Sol, abbada e s nuvens. Num retrato iluminado de baixo para cima, as sombras do queixo, da boca, das faces e nariz projectam-se de forma inversa da iluminao comum (Fig. 13 e 14). Uma imagem assim produzida poder funcionar num bom filme de terror mas dificilmente ilustrar o lbum de famlia. Em situaes de fotografia com luz natural diurna como iluminao exclusiva, o fotgrafo depara-se com ambientes que escapam, normalmente, sua iniciativa. Escolher o dia, a hora e o ponto de vista j um privilgio na prtica corrente de muita da fotografia profissional. S em sesses programadas, a equipa fotogrfica poder organizar um conjunto de condies optimizadas e de meios tcnicos a que se chama produo (Fig. 15 e 16).

13 Cabea sob iluminao convencional

ILUMINAO FOTOGRFICA

18

2.2. Regras bsicas de iluminao


14 Cabea sob iluminao contrria convencional

Em reportagem social, de aco de rua ou fotojornalismo situaes tpicas de limitao de meios so grandes os condicionamentos para uma iluminao ideal. Drama, expresso e plasticidade estaro sempre directamente relacionados com a iluminao natural existente. Compete-nos tirar dela o melhor partido.

15 Tronco iluminado por luz directa do Sol contraste excessivo

16 Tronco nas mesmas condies da Fig. 15, com produo para suavizar contrastes. Aplicao de difusores e reflectores de luz

19

2.2. Regras bsicas de iluminao 2 2.2. Regras bsicas de iluminao


2 2.2.1. Lei do Inverso do Quadrado e Lei de Lambert

Os iluminadores fotogrficos comuns emitem feixes divergentes. Quanto maior for a sua distncia ao assunto, mais rea ser iluminada; quanto mais prximo estiver o assunto do iluminador, mais n concentrada ser a iluminao (Fig. 17). c

17 Duplicando a distncia dum foco ao plano do assunto, a rea iluminada elevada ao quadrado e a intensidade luminosa reduzida para

4 metros

Equipamentos de luz paralela, com feixes dirigidos atravs de pticas, so excepo a esta regra conhecida por Lei do Inverso do Quadrado, segundo a qual: multiplicando a distncia por dois d reduziremos a intensidade para . r A inclinao incidente da luz sobre o assunto fotogrfico , tambm, um factor de reduo da energia lumnica por unidade t de rea. Quanto maior for a inclinao menor ser a intensidade d recebida, em funo do co-seno do ngulo de incidncia da luz r (Fig. 18). (
ILUMINAO FOTOGRFICA

Estas duas regras, de concepo cientfica e quantificao matemtica, no so normalmente utilizadas na fotografia prtim ca. So, no entanto, leis que interessa conhecer como alerta para c cuidados a ter com leituras fotomtricas, quando alteramos subsc tancialmente os posicionamentos relativos entre iluminadores e t temas iluminados. t

20

2.2. Regras bsicas de iluminao

18 A iluminao oblqua sobre uma superfcie proporcional ao coseno do ngulo de incidncia da luz. Quanto mais inclinada incidir a luz menos intensa ser a iluminao

2.2.2. Modelao de contrastes

A experincia das iluminaes naturais diurnas deve orientarnos como referncia. A sombra dum corpo no deve multiplicar-se uma sombra chega; duas so sempre demais! A luz principal modela os volumes, relevos e texturas, posicionando a sombra. Quanto mais pequeno e/ou distante do assunto se situar o iluminador, mais dura e desenhada ser a sua sombra. Quanto maior for o iluminador e mais prximo estiver, mais suave ser a iluminao e menos recortada a sombra resultante. A luz directa do Sol dura. A luz da abbada azul celeste suave. Enquanto o Sol produz sombras vigorosas, a abbada suaviza-as. Para reconstruir artificialmente esta parceria, utilizaremos um foco intenso e distante, de luz crua ou concentrada opticamente (spot), auxiliado por mais um iluminador de grande rea e luz coada por difusores. Materiais de alto ndice de reflexo ou com boas qualidades difusoras quando atravessados pela luz, so as ferramentas a aplicar na harmonizao de contrastes, modelao de volumes e anulao de alguns reflexos indesejveis.

21

2.2. Regras bsicas de iluminao


19 Cabea sob iluminao contrastante. Luz dura e directa

20 Cabea sob iluminao suave. Grande rea iluminante

ILUMINAO FOTOGRFICA

22

2.3. Luzes duras e suaves


A esferovite, a cartolina e o papel vegetal, podem substituir os sempre dispendiosos equipamentos e materiais prprios para fotografia e cinema (Fig. 19 e 20). O controlo das posies relativas entre luz principal, luz de ambiente, assunto fotogrco e cmara so as principais variveis criativas. Em iluminao, cada caso um caso. difcil normalizar. Tentaremos, no entanto, em prximos captulos, exemplicar por imagens as relaes causa/efeito de algumas tcnicas de iluminao. Os princpios orientadores devero ser: - A melhor qualidade com o menor aparato; - Quanto menos focos e auxiliares, melhor.

2.3. Luzes duras e suaves


2.3.1. Alterao da iluminao existente

As principais situaes que aconselham o fotgrafo a intervir para alterar situaes de iluminao existentes so as seguintes: a) Insuficincia lumnica condicionante das opes tempo de obturao/diafragma, convenientes; b) Dominantes cromticas; c) Recriao da expresso e drama; d) Excesso de contrastes. Em a) trata-se, no essencial, de colocar mais luz onde ela insuficiente sem que isso implique qualquer alterao plstica. Com esta operao eleva-se o EV, permitindo opes mais rpidas de velocidade e/ou diafragmas mais fechados. Em b) trata-se de colocar, por adio ou substituio da luz existente, uma outra iluminao equilibrada cromaticamente em funo do suporte fotogrfico utilizado (Fig. 21 e 22). Na fotografia analgica, este mtodo sempre vantajoso; na fotografia digital particularmente til quando se trata de ambientes compostos por zonas sob iluminaes de qualidade diferentes. Exemplo: flashar um primeiro plano num interior sob iluminao tubular. Desde que bem controlada a situao flash mais luz ambiente, este um mtodo expedito de equilbrio de cores que poupar tempo e trabalho ps-produo digital.

23

2.3. Luzes duras e suaves


21 Figuras sob iluminao de espectro descontnuo

22 Figuras sob iluminao de espectro descontnuo, com correco de cor por disparo de flash no primeiro plano

Em c) trata-se do tpico trabalho fotogrfico de estdio onde, estando tudo por fazer, o fotgrafo ser o criador nico de todas as aparncias. Em d) trata-se, aps avaliao visual ou leitura fotomtrica, de tomar as medidas necessrias quando a cena exceda o contraste desejvel e/ou suportvel pelos sistemas fotogrficos de registo, CCD/CMOS ou pelcula.
2.3.2. Difusores e reflectores de luz

ILUMINAO FOTOGRFICA

Em exterior diurno com Sol aberto comum, quando a dimen-

24

2.4. Luz contnua e ash electrnico


so da cena o permite, construir um toldo difusor translcido de proteco, com alguns metros quadrados, quase sempre transportado mo por assistentes de imagem. A diferena EV entre a zona protegida e a restante rea de fundo a descoberto no exceder um contraste fotograficamente suportvel, permitindo, no caso de retrato ou figura, uma expresso facial descontrada e sem encadeamento. Quando necessrio, particularmente em situaes de contraluz, a iluminao frontal pode ser reforada com a luz mais ou menos intensa de um reflector que reaproveite e reoriente a luz principal (Fig. 23)

23 Grandes difusores e reflectores reorganizam a iluminao directa do Sol suavizando contrastes e abrindo sombras

Condies semelhantes podem ser recriadas em estdio, na fotografia de figura, retrato ou de objectos. A luz do Sol ser representada pela fonte luminosa mais intensa e responsvel pela produo e modelao da sombra. nesta circunstncia que devemos aplicar os princpios gerais de iluminao j referidos: iluminadores maiores ou mais prximos produzindo iluminaes mais suaves; iluminadores mais pequenos e/ou mais distantes produzindo iluminaes mais contrastadas; uma sombra basta; fontes de luz a mais, s complicam!

2.4. Luz contnua e flash electrnico


As principais fontes de iluminao contnua so: o Sol; as lmpadas de filamento incandescente; as lmpadas fluorescentes tubu-

25

2.4. Luz contnua e ash electrnico


l lares frias; as lmpadas de vapor de sdio e mercrio para ilumina o pblica. Nalgumas destas fontes a continuidade no real. A aparente permanncia esconde uma intermitncia imperceptvel aos nossos p olhos. o O flash electrnico produz uma iluminao por impulso, de curtssima durao, com tempos centenas de vezes mais curtos que o t segundo. s Estes dois tipos de iluminadores (luz contnua e flash) distinguem-se, essencialmente, pelos nveis temporais em que exercem g a sua aco. A iluminao produzida pelo flash equipara-se, em qualidade espectral, luz diurna. Este facto permite a mistura de iluminaes, e flash mais luz de dia, sem desequilbrios cromticos significantes. f Com uma iluminao exclusivamente produzida pelo disparo de flashes, a escolha dos tempos de obturao torna-se, praticamente, f irrelevante. i Por exemplo: Com disparos de igual potncia, em escurido ambiente total, fotografias do mesmo objecto a uma distncia fixa, executadas a 1/15 f/8, 1/30 f/8 e 1/60 f/8, resultaro em exposies iguais porque o verdadeiro tempo de exposio no produzido pelo obturador da cmara mas, sim, pela durao do disparo do flash. As lmpadas fotogrficas de iluminao contnua de tungstnio ou quartzo-halogneo s garantem boa reproduo de cor com as o cmaras digitais reguladas para 3.200 K ou, no sistema analgico, c com utilizao de filmes tungstnio equilibrados para 3.200 K. c Para o fotgrafo, a natureza do seu equipamento de iluminao, flash ou luz contnua, obriga-o a ajustes tcnicos e operativos parf ticulares. t
ILUMINAO FOTOGRFICA

No entanto, as boas fotografias produzidas por iluminao natural, flashes de estdio ou sistemas de tungstnio, dificilmente deir xam perceber quais os meios utilizados. x Nos ltimos captulos deste manual abordaremos um tipo especial de flash, o flash porttil. Estes iluminadores encabeam as cc maras fotogrficas em reportagem, com vantagens de portabilidade m

26

2.5. O ashmeter
e automatismo em relao aos flashes de estdio, mas dificilmente se lhes equiparam nos resultados.

2.5. O flashmeter
Os fotmetros integrados nas cmaras fotogrficas e os fotmetros de mo para luz contnua no lem impulsos. So insensveis luz dos flashes. Os flashmeters, com uma morfologia muito semelhante dos fotmetros de mo para luz contnua, cumprem esta funo. Tambm eles podem ler luz incidente ou reflectida nos moldes que estudmos em fotometria geral no Captulo 2. Actualmente, quase todos os equipamentos deste tipo integram clulas para leitura de luz contnua e clulas para leitura de flash. Os mais sofisticados lem luz incidente e reflectida, contnua ou de flash e, ainda: EV, lux, lux/segundo e candelas/m2 (Fig. 24).

2.6. Contraste e modelao


Expresso, drama, ambiente, volume, nveis de informao e de detalhe devem grande parte da sua eficcia forma como so utilizados os meios de iluminao:

24 Os fotmetros / flashmeters mais sofisticados lem luz contnua e luz de flash, tanto incidente como reflectida. Podem, ainda, medir temperaturas de cor, densidades, lux, candela/ m2 e EV.

27

2.6. Contraste e modelao


- Os iluminadores de maior ou menor rea iluminante. - Os iluminadores de luz mais ou menos concentrada e dura. - A distncia do iluminador ao assunto. - As dimenses relativas entre rea iluminante e assunto iluminado. - Os nveis de difuso introduzidos na cena por difusores ou reflectores. - O nmero de iluminadores (focos e acessrios). - O posicionamento dos focos, reflectores e difusores, e, em especial, a colocao da luz principal e respectiva sombra. Todas estas variveis tcnicas abrem campos de interpretao fotogrfica. Grandes paisagens, corpos minsculos, dramas sociais, retratos glamorosos, guerras, desportos s se mostram como e porque a luz o permite. Situaes diversas de iluminao podem criar, a partir da mesma

ILUMINAO FOTOGRFICA

25 Perfil com iluminao suave

26 Cabea em silhueta

28

2.6. Contraste e modelao

27 Torso em contraluz fechado

28 Torso em contraluz aberto

realidade concreta, muitas formas e ambientes diferentes de percepo e resposta emocional (Figuras 25, 26, 27 e 28).
2.6.1. High key e low key

Para resultados extremados em luminosidade e contraste, aplicam-se as tcnicas dos chamados high key diluio da cena nas altas luzes (Fig. 29); ou do low key (Fig. 30) diluio da cena nas baixas luzes. Perde-se, voluntariamente, informaes e detalhe. O high key produto duma iluminao envolvente, semelhante em todos os pontos do assunto e do fundo (Fig. 31). No low key, o assunto, sombrio, mergulha no fundo escurecido, deixando-se desenhar por recortes de luz dura (Fig. 32).

2.7. Texturas
Quando no assunto a fotografar importe realar texturas, grava-

29

2.7. Texturas

29 High key

30 Low key

ILUMINAO FOTOGRFICA

31 Um fundo claro iluminado com intensidades semelhantes s do modelo, com sombras muito reduzidas e suaves, so a base da iluminao High Key

30

2.7. Texturas
32 Um fundo escuro e uma iluminao lateral dura so a base para uma iluminao Low Key

es, relevos estruturais ou quaisquer outros detalhes de superfcie, a iluminao deve incidir de forma muito inclinada, quase paralelamente ao plano do assunto onde se pretende informao. Dura quanto baste, esta luz rasante deve garantir uma distribuio equilibrada em toda a superfcie, evitando dgrads. A luz rasante utilizada, por exemplo, para realar a pele envelhecida quando se queiram vincar rugas ou outras marcas (retrato ou fotografias mdicas); na fotografia txtil; na fotografia de numismtica, etc. Habitualmente, resolve-se a iluminao rasante com um s foco, distante do assunto a fotografar. Quanto mais afastada estiver a luz, menor ser o dgrad. (Figuras 33, 34, 35 e 36).
33 Medalha sob iluminao frontal

31

2.8. Transparncias
34 Medalha sob iluminao rasante

35 Textura sob iluminao frontal

36 Textura sob iluminao rasante

ILUMINAO FOTOGRFICA

32

2.8. Transparncias 2.8. Transparncias


A maior parte dos assuntos fotogrficos so opacos. Reflectem a luz que recebem dos iluminadores. Os fotmetros podem medir a luz que estes corpos recebem ou reflectem. Mas o vidro, ou qualquer outra matria transparente, no obstculo luz deixa-se atravessar por ela, e, neste sentido, no fotografvel. Com os materiais transparentes e incolores, temos que centrar a nossa ateno no fundo onde a pea se recorta. Essa a matria e cor que, melhor ou pior, lhe ir permitir existncia visual. Por mais cristalina que uma pea de vidro seja, ela ter zonas mais espessas ou menos espessas, reas mais redondas ou direitas que, aqui ou ali, funcionaro como semiopacidades ou lentes criadoras de nuances, brilhos e reflexos. Estas alteraes de luz sero a nossa principal matria de fotografia. Cada pea ser um caso particular. No entanto, so predominantes as vezes em que a melhor soluo fotogrfica a iluminao em contraluz ou vertical (Fig. 38 e 39).

37 Vidro sob iluminao frontal (iluminao no adequada)

38 Vidro sob iluminao vertical, em fundo escuro

33

2.9. Metais
39 Vidro em contraluz sobre fundo branco de acrlico

2.9. Metais
As superfcies metlicas, lisas e espelhantes, levantam problemas especficos de iluminao. Iluminadores, acessrios, cmara, trips, fotgrafo, etc. espelhamse nestas superfcies, trazendo para a cena todo o aparato circundante, mais um sem nmero de brilhos fericos despropositados. Por isso, na fotografia de metais, so de evitar: a) Focos directos sobre as peas; b) Objectos, prximos ou distantes, em posio de serem reproduzidos como imagens sobrepostas e fora do contexto.
ILUMINAO FOTOGRFICA

Aconselha-se a utilizao de grandes superfcies de envolvimento e proteco que se espelhem nas peas, fornecendo-lhes matria limpa e bem iluminada. Colocadas em ngulos estudados, estas reas suficientemente extensas de pano branco, materiais opalinos ou cartolina constituindo o que por vezes chamamos de tendas oferecem super-

34

2.10. Iluminao polarizada


40 Talheres de prata sob iluminao directa, sem apoio de reflectores

41 Talheres de prata reflectindo um painel branco iluminado

fcie metalizada a sua aparncia natural, subtrada dos excessos de brilhos e espelhamentos. Resolvidos estes principais problemas, o fotgrafo livre de criar zonas negras ou de brilho forte para vitalizao da imagem. F-lo-, produzindo e situando criteriosamente s o que quiser integrar na fotografia (Fig. 40 e 41).

2.10. Iluminao polarizada


2.10.1. Superfcies espelhantes

Superfcies muito polidas ou espelhantes, como o vidro, a gua,

35

2.10. Iluminao polarizada

42 O ngulo de incidncia igual ao ngulo de reflexo

a cermica vidrada, etc. podem brilhar de forma intensa reflectindo a quase totalidade da luz recebida. Quando uma superfcie deste tipo recebe um feixe de luz com um ngulo de incidncia determinado, reflecte-o num ngulo de u valor igual. O ngulo de incidncia igual ao ngulo de reflexo v (Fig. 42). ( Se a ptica se posicionar no eixo de brilho reflectido, a imagem do objecto substituda pela luz directa do iluminador. d O primeiro cuidado a ter, quando possvel, procurar melhor a colocao da cmara fotogrfica. c

ILUMINAO FOTOGRFICA

43 Quando a luz reflectida numa superfcie espelhante no metlica, as suas vibraes caractersticas de propagao num nico plano, reduzem-se a luz polarizada

36

2.10. Iluminao polarizada


44 Conforme a orientao do filtro polarizador, a luz polarizada , ou no , obstruda

45 Superfcie do mar sem filtro polarizador

46 Superfcie do mar com filtro polarizador

37

2.10. Iluminao polarizada


2 2.10.2. Polarizadores

As ondas electromagnticas, como a luz, oscilam em todos os planos que contm a sua direco de propagao. p As superfcies espelhantes organizam num plano nico estas oscilaes. luz assim orientada, chama-se polarizada (Fig. 43). c Com excepo dos brilhos reflectidos por superfcies metlicas, a luz polarizada pode ser cortada por um filtro chamado polarizador. l O ltro polarizador ser colocado junto ptica e o seu efeito controlado visualmente por rotao (Figuras 44, 45 e 46). c
2 2.10.3. O azul celeste

A luz azul da abbada celeste , tambm, luz polarizada. Este facto permite a utilizao de um filtro polarizador para evidenciar f o desenho de nuvens, sem alterar as cores naturais. O azul do cu, escurecido pelo filtro polarizador, desenhar melhor a nuvem branca e (Fig. 48 e 49). ( Note-se, no entanto, que este efeito s efectivo com uma tomada de vista direccionada a 90 da direco do Sol (Fig. 47). d O uso de filtros polarizadores na ptica obriga a valores de exposio superiores aos necessrios nas mesmas condies, mas sem p filtro. Esta compensao oscila entre 1 e 2 EV, podendo ultrapassar f esses valores, em funo do corte efectivo de luz polarizada. e

47 O mximo escurecimento de cu d-se com o polarizador orientado a 90 da direco solar

ILUMINAO FOTOGRFICA

38

2.10. Iluminao polarizada


48 Cu sem filtro polarizador

49 Cu com filtro polarizador

2.10.4. Polarizadores na iluminao

Em estdio, com filtros polarizadores construdos em folhas de acetato apropriado, pode-se polarizar a luz sada dos focos. Um objecto iluminado com luz polarizada pode ser fotografado atravs dum polarizador de ptica bem orientado, de forma a eliminar a quase totalidade dos brilhos esta capacidade mantm-se mesmo em superfcies metlicas. Mas, cuidado! Subtradas dos seus brilhos as superfcies metlicas podem alterar o seu aspecto visual. Por exemplo, uma moldura dourada aparecer, muito provavelmente, como madeira pintada (Fig. 50 e 51).

39

2.11. Reproduo de planos 2 2.11. Reproduo de planos


A reproduo, para edio em livro ou catlogo, de obras como o desenho, a gravura ou a pintura, requer uma fotografia tecnicamente perfeita. m

50 Pormenor de moldura dourada sob luz no P polarizada p

ILUMINAO FOTOGRFICA

51 P Pormenor de moldura dourada sob iluminao polarizada e filtro polarizador na ptica

40

2.11. Reproduo de planos


um trabalho rigoroso, no especialmente criativo mas exigente no que respeita s suas regras de iluminao prprias ( Fig. 52 ). Garantindo trs condies, obteremos bons resultados: 1 Manter o eixo ptico perpendicular ao centro da pea a reproduzir. 2 Fazer incidir em cada ponto, exactamente, a mesma intensidade lumnica. 3 No permitir que, em qualquer ponto da pea, a luz produza reflexos que dessaturem a cor ou reduzam definio e detalhe. Para que estas condies se cumpram, a iluminao, com pelo menos dois focos, deve: a) Ser colocada de forma simtrica, com lmpadas de igual potncia; b) Incidir sobre a rea a reproduzir com um ngulo de 45; c) Ser polarizada sada dos focos; Com uma iluminao fotometricamente bem distribuda e os

52 Montagem para reproduo com luz e ptica polarizadas

41

2.11. Reproduo de planos

53 Reproduo de pintura com iluminao directa e frontal

54 R Reproduo de pintura com aplicao da montagem da Fig. 52

ILUMINAO FOTOGRFICA

brilhos j reduzidos ao mnimo resta cortar os reflexos restantes, utilizando um polarizador na ptica ( Fig. 53 e 54 ). No esquecer de compensar as percas fotomtricas provocadas pelos filtros a ttulo de indicao grosseira, uma reproduo com polarizadores na luz e na ptica no dever perder menos de 3 ou 4 EV, em relao a igual fotografia sem filtros.

42

2.12. Exerccios prticos 2.12. Exerccios prticos


I Execute as seguintes fotografias em filme diapositivo ou suporte digital: a) Trs retratos de meio corpo, no exterior sob Sol directo e sem auxiliares de iluminao. Cada imagem deve distinguir-se por diferentes pontos de vista em relao ao Sol. b) Com recurso a reflectores e difusores adequados, repita as imagens de a) mantendo o modelo e o local, mas alterando os nveis de contraste e modelao de sombras. II Em interior, com iluminao electrnica, execute seis rplicas das imagens produzidas em I a) e b). Mantenha o mesmo tipo de suporte fotogrfico. III Com um s foco de luz contnua (tungstnio) e os auxiliares de iluminao que julgar convenientes execute, em filme diapositivo ou suporte digital, duas imagens onde se justifique a utilizao de polarizador na ptica: a) Sem polarizador. b) Com polarizador. IV Em diapositivo ou suporte digital, reproduza fotograficamente com a mxima nitidez, pormenor de leitura e detalhe: a) Uma medalha ou moeda com figurao em relevo. b) Uma gravura policromada.

43

ILUMINAO FOTOGRFICA

44

3. O FLASH PORTTIL

Objectivo: Aprender a utilizar o flash porttil conhecendo as suas reais capacidades e limitaes.
O flash porttil, para acoplar cmara fotogrfica, caracteriza-se pelo seguinte: a) Ser um iluminador de dimenses muito reduzidas; b) Produzir iluminao frontal, muito dirigida, com uma incidncia quase coincidente com o eixo ptico; c) Ter um tempo de iluminao til muito curto, com disparos centenas de vezes mais curtos que o segundo. Estas caractersticas contrariam todas as boas regras de iluminao e levantam um conjunto de problemas prticos, tcnicos e estticos. Com uma luz crua, directa e frontal, o flash provoca brilhos, destri volumes, desarmoniza ambientes, queima os primeiros planos e subexpe os fundos. Com tantos inconvenientes, no seria melhor rejeit-lo ou recorrer a ele s em situaes desesperadas de escurido ou penumbra? Bem pelo contrrio, aprenderemos a recorrer ao flash como meio de melhorar resultados, muitas vezes em situaes de iluminao forte.

3.1. Cortina e sincronizao


As manobras operativas de cada flash obrigam leitura dos manuais editados pelas marcas de cada aparelho.

45

3.2. Nmero guia e controlo no automtico do flash


Estudaremos, exclusivamente, os procedimentos comuns a todos os equipamentos deste tipo, independentemente da marca, nveis de o automatismo ou mtodos de manuseamento especficos. a Quando a cmara fotogrfica integra um obturador de cortina no plano focal, tem que se respeitar um limite mximo para a velocip dade de obturao com utilizao de flash. Com velocidades mais d rpidas do que este limite, a imagem surgir incompleta. r Esta velocidade mxima de obturao no universal, podendo variar com o modelo de cmara fotogrfica. Se, por exemplo, 1/250 v do segundo for a velocidade limite, podem ser utilizadas todas as d velocidades at esse valor, mas no podero ser utilizadas obturav es mais rpidas (Fig. 55 e 56). Este tempo limite com obturadores de cortina , habitualmente, referido como velocidade de sincrod nizao. n

3 3.2. Nmero guia e controlo n no automtico do flash


O tempo de iluminao de um disparo de flash curtssimo. Quase sempre mais rpido que 1/500 do segundo. Q Em fotografia com flash, quando a luz ambiente de uma cena fotogrfica no actuar significativamente na exposio geral, a escala t dos d tempos de obturao perde a sua eficcia. O tempo de iluminao efectivo do flash tender a ser o verdadeiro tempo da exposio, independentemente do tempo de obturao da cmara. i

Exemplo: a) A iluminao ambiente que envolve a cena fotogrfica exige 1s f/4 para uma imagem sem flash. b) A fotografia executada com 1/30 s f/11 mais flash, o que, por hiptese, resulta numa exposio correcta. Note-se que a iluminao ambiente estar em subexposio de sete EV.
ILUMINAO FOTOGRFICA

c) Ento, nas mesmas condies de iluminao ambiente e potncias de flash, outras fotografias, com 1/15 s f/11 ou 1/60 s f/11, resultaro em imagens semelhantes nem subexpostas, nem sobre expostas porque a iluminao ambiente manter-se- irrelevante com 6 ou 8 stops de subexposio e s a luz do flash efectiva para f/11.

46

3.2. Nmero guia e controlo no automtico do flash


55 Figura retratada com cmara de obturador focal com tempo de obturao dentro do limite mximo de sincronismo

56 Situao idntica da Fig. 55, com tempo de obturao mais rpido que o limite mximo de sincronismo

47

3.3. Luz directa, difusa e reectida


Para a regulao da cmara com flash, na condio duma luz ambiente irrelevante, basta-nos considerar trs variveis: a potncia do b flash (energia de sada, concentrao do feixe, tipo de reflector/difuf sor, etc.); a distncia do flash ao assunto fotogrfico; o diafragma. s Se a potncia do flash se mantiver fixa, s a relao distncia/ diafragma interessa. Quanto mais afastado o flash estiver do asd sunto, mais aberto ter de ser o diafragma; e quanto mais prximo, s mais fechado. m NG o valor fornecido pelo fabricante do flash como indicador auxiliar do clculo do diafragma (f/=NG/d), em funo da distncia a flash/assunto, para um ISO predefinido (normalmente, 100). f A maioria dos flashes portteis actuais oferece muitos e bons automatismos de controlo. Dispensam, por isso, a utilizao do na mero guia e a ingrata necessidade de calcular distncias. m Tambm o recurso a potncias variveis de disparo veio facilitar o trabalho fotogrfico, garantindo rigor nos resultados e celeridade nos processos. n

3 3.3. Luz directa, difusa e reflectida


Equipamentos mais modestos com flashes integrados nas cmaras r no permitem a movimentao e orientao da luz de disparo. Nestes casos, o flash ser sempre dirigido frontalmente, na direco da cena a fotografar (Fig. 58 e 59). J descrevemos alguns r dos d principais inconvenientes deste tipo de iluminao: planos prximos mais claros que os planos distantes; sombras projectadas e x duras; destruio da modelao de volumes; excesso de brilhos em d reas espelhantes, etc. Os flashes portteis articulados permitem orientar o disparo para cima, para trs e para os lados, mantendo o enquadramento p da d cmara (Fig. 57).
ILUMINAO FOTOGRFICA

Esta mobilidade pode ajudar a reduzir os efeitos negativos da iluminao directa (Fig. 60). i Orientando o flash, no para o assunto fotogrfico directamente (Fig. 58 e 59), mas para o tecto ou paredes do recinto onde a aco ( se s desenrola, alteramos as ms caractersticas da iluminao directa. t Como condio de sucesso para esta tcnica, h que contar com um u flash potente e tons claros nas zonas de rebatimento da luz. As

48

3.3. Luz directa, difusa e reectida


perdas sero sempre muito acentuadas, por absoro e disperso da energia. A distncia percorrida pela luz ter de ser, agora, medida como distncia entre o ash e a zona de rebatimento, mais a distncia desta zona cena fotogrca. O diafragma a utilizar ser o resultado da diviso do nmero guia pela soma das duas distncias, mais dois stops abertos, ou seja: f/ = 0,5 x (NG) d+d

57 Flash porttil iluminando por reflexo no tecto (luz rebatida)

No sendo possvel utilizar paredes e tecto como superfcies para reorientao e difuso da luz do flash, recorre-se aplicao de artefactos que permitam aumentar a rea iluminante e/ou afastar o feixe do eixo ptico. Para isso, o fotgrafo compra ou constri difusores ou reflectores de acoplao ao flash. O mais artesanal dos meios utilizados a pala. Com a cabea do flash virada para cima, acopla-se-lhe uma superfcie reflectora. O desaproveitamento lumnico grande, mas o resultado para pontos de vista prximos positivo (Fig. 61 e 62). Com a utilizao de palas, o recurso frmula do nmero guia no aplicvel. O fotgrafo ter de instituir um nmero guia pr-

49

3.3. Luz directa, difusa e reectida


58 Flash calculado para a distncia do primeiro plano subexposio do ltimo plano

59 Flash calculado para a distncia do ltimo plano sobreexposio do primeiro plano

60 Flash rebatido para o tecto maior equilbrio na iluminao dos dois planos

ILUMINAO FOTOGRFICA

50

3.3. Luz directa, difusa e reectida

61 Retrato com flash directo

62 Situao idntica da Fig. 61, com luz rebatida e pala reflectora

prio, em conformidade com testes efectuados. A experincia ainda a chave do sucesso. Os sistemas automticos A, TTL e DTTL so meios actuais muito fiveis para o controlo inteligente das exposies tempo de obturao/diafragma mais flash. Nota: Neste manual no abordaremos qualquer manuseamento automtico. Reportamos essas questes para leitura atenta dos textos editados pelos fabricantes do equipamento.

51

3.4. Flash em iluminao ambiente relevante 3 3.4. Flash em iluminao a ambiente relevante
No interior de salas razoavelmente iluminadas, a utilizao do flash deve ser pensada como luz complementar. O fotgrafo d ter de levar em linha de conta ambas as fontes de iluminao t a do flash, que pode ser controlada, e a do ambiente que, em princpio, no pode. p O tempo de obturao da cmara dever, nestas circunstncias, cumprir a tarefa de adequar o diafragma condicionado c

63 Arrasto com sincronismo 1 cortina

ILUMINAO FOTOGRFICA

64 Arrasto com sincronismo 2 cortina

52

3.5. Arrastamento e sincronizao cortina traseira


pelo flash fotometria da luz ambiente, quantificada pela relao tempo de obturao/diafragma.

Exemplo: Hiptese Para 400 ISO, o fotmetro da cmara sugere 1/8s f/5.6, mas por clculo do nmero guia o disparo do flash exige o diafragma f/4 a) Para diafragma 4, colocar na cmara a relao 1/15s f/4, garantindo uma exposio correcta para as duas fontes de luz, consideradas isoladamente; b) Como as duas iluminaes se adicionam, cortar um stop na exposio luz ambiente. Regulao aconselhada: 1/30s f/4. Alterando, a nosso gosto, o valor de uma das escalas em detrimento da outra, podemos manipular as relaes de influncia flash/luz ambiente. No caso em hiptese, 1/60 f/4 reduz a iluminao ambiente e mantm a aco do flash; 1/15 f/5.6 manteria a iluminao ambiente, reduzindo a aco do flash.

Os flashes portteis que operam de forma inteligente com a cmara fotogrfica, lendo atravs da lente em conjugao automtica, resolvem muito razoavelmente estas misturas. So os chamados sistemas TTL. Compete ao fotgrafo compensar o sistema, para maior ou menor influncia de uma ou outra das fontes de iluminao.

3.5. Arrastamento e sincronizao cortina traseira


Utilizando o flash possvel adicionar, numa mesma imagem, aspectos arrastados e congelados do mesmo assunto. No clculo da exposio para a luz ambiente, a opo ser feita para um tempo de obturao suficientemente lento para que um arrastamento, ou panning, seja produzido. Com a luz do flash condicionada ao nf/ de trabalho, garante-se, na exposio simultnea ambiente/flash, um momento de imobilizao do assunto mvel sobreposto ao seu arrastamento.

53

3.6. Correco de cor em interior

65 Interior/exterior com sala iluminada por luz de espectro descontnuo

66 Situao semelhante da Fig. 65, com luz de flash amarelando a dominante do espectro descontnuo

Actualmente, a maioria das cmaras fotogrficas de obturao por cortinas pode disparar o flash em dois momentos opcionais: Com a sincronizao cortina dianteira, o flash dispara no incio do processo de obturao (Fig. 63); Com a sincronizao cortina traseira, o flash disparar no fim do tempo de obturao (Fig. 64).
ILUMINAO FOTOGRFICA

No primeiro caso o efeito de arrastamento ser produzido para a frente da imagem congelada pelo flash; no segundo, esse arrastamento ficar registado para trs do congelamento.

3.6. Correco de cor em interior


Com a mesma tcnica aplicada mistura das iluminaes am-

54

3.7. Olhos vermelhos


biente mais flash, podemos minorar os desvios de cor nos primeiros planos, quando a luz ambiente no preencha as condies da temperatura de cor exigida (Fig. 65 e 66). Nas grandes superfcies iluminadas por tubos fluorescentes, ou com mistura de lmpadas de especificaes diferentes, uma opo razovel deixar o ambiente sua sorte cromtica e garantir o equilbrio de cor no primeiro plano. Preparando a cmara para uma boa resposta cromtica a 5500 K (daylight) e utilizando o flash como iluminador no assunto principal (plano prximo), garantimos, nesta rea, um equilbrio cromtico razovel, deixando as dominantes inevitveis para as zonas de envolvimento distante ( Fig. 22 ).

3.7. Olhos vermelhos


Outra m consequncia do disparo directo de flash , no retrato, o avermelhar das pupilas oculares do modelo. Quanto maior for a dilatao da pupila e quanto maior o afastamento entre o flash e o retratado, maiores sero as probabilidades do efeito de olhos vermelhos. No espantar, por isso, que o fenmeno surja, quase sempre, em retratos nocturnos de exterior, produzidos por cmaras com flash acoplado e ptica de longa focal. A pupila, dilatada pela escurido, receber uma iluminao com um ngulo de incidncia tanto menor quanto maior a distncia flash/olho. O efeito de olhos vermelhos , no entanto, evitvel recorrendo a: 1 Disparo prvio para provocar a contraco da pupila (imediatamente antes da fotografia). 2 Enquadramentos com pontos de vista relativamente prximos do retratado. 3 Aplicao de meios para difuso da luz. 4 Afastamento entre a luz do flash e a cmara, descentrando-a do eixo ptico.

55

3.8. Exerccios prticos 3 3.8. Exerccios prticos


Execute as seguintes fotografias com cmara digital ou filme de d diapositivo. Utilize um flash porttil articulado: I a) Enquadre duas pessoas numa sala de tecto branco. O modelo A fica no primeiro plano do enquadramento a 2 metros d da cmara; o modelo B fica em segundo plano, a 5 metros da d cmara. c Com o mesmo enquadramento, execute duas fotografias sob iluminao exclusiva de flash acoplado (no incorporado). i 1 Com exposio correcta para o primeiro plano 2 Com exposio correcta para o segundo plano b) Nas mesmas condies das fotografias anteriores, tente aproveitar o tecto branco da sala para conseguir o mximo equia lbrio de contraste entre o primeiro e o segundo plano. l Nota: No d demasiada importncia aos problemas de foco. Foque a figura em primeiro plano. F II Execute dois retratos, com o mesmo enquadramento, de um modelo junto a uma parede branca: m a) Com o flash em iluminao exclusiva e directa. b) Com o flash em iluminao exclusiva e aplicao de pala reflectora. r III Procure, num recinto fechado mas bem iluminado, um ambiente de convvio e movimento. b Execute uma srie de fotografias de retrato e ambiente. Em todas elas utilize o seu flash porttil como iluminao complet mentar da luz ambiente. Procure criar dinmicas interessantes m entre arrastamentos e congelamentos parciais. Edite trs boas e imagens. i

ILUMINAO FOTOGRFICA

56

4. FLASH AUXILIAR EM EXTERIOR

Objectivo: Compreender e saber aplicar as vantagens do flash porttil enquanto iluminador suplementar e meio criativo.
Sensibilidades ISO altas, diafragmas mximos de f/1.2 e trip dispensariam, na opinio de alguns, este objecto incmodo chamado flash. Habilidades ps-fotografia, como as alquimias laboratoriais e o tratamento digital, vm ajudando a sustentar estas teses abolicionistas. Mas ainda no tempo para isso. Na verdade, o uso do flash de mo tem vindo a justificar-se, principalmente, como auxiliar de iluminao diurna e intensa: como luz moderadora de contrastes; como auxiliar nas sombras e na contraluz; como tcnica para anoitecer.

4.1. Alterao de contrastes


Sob sol aberto, uma cena fotogrfica sujeita a contrastes excessivos. As altas luzes tendero a perder textura e as sombras fecharo, inviabilizando a leitura de pormenor nas zonas mais densas da imagem. Quanto mais se ajustar a leitura fotomtrica a um dos extremos, mais o outro se afastar da latitude de exposio agravando a os resultados.

57

4.2. Contraluz
As situaes fotogrficas mais comuns onde estes inconvenientes podem ser minorados com um flash so o retrato de pessoa ou t de grupo em sombra, com o fundo ao Sol. A zona de interveno do d flash dever estar no primeiro plano do enquadramento, no excesf sivamente distante do flash ( entre 2 e 10 metros). s Mtodo de trabalho: a) Escolher o diafragma em funo da luz do flash necessria para uma boa exposio do primeiro plano; p b) No ultrapassando a velocidade de sincronizao da cmara de cortina, escolha uma exposio tempo de obturao/diafragma d que garanta boa leitura nas latas luzes. q Exemplos: Fotografia A Por hiptese, exposio correcta com 1/60s f/8 Fotografia B Pretende-se alterar a Fotografia A, aclarando o fundo mas mantendo os nveis de exposio do primeiro plano. Soluo: 1/30s f/8 Fotografia C Pretende-se manter o nvel de exposio do fundo conseguido na Fotografia B mas escurecer em 1 EV o primeiro plano. Soluo: 1/15s f/11

4.2. Contraluz
O termo contraluz refere uma iluminao orientada a partir de planos mais distantes que o plano do assunto principal.
4.2.1. Flare
ILUMINAO FOTOGRFICA

Flare o termo ingls utilizado para nomear o resultado de entradas de luz na cmara fotogrfica, sem formao de imagem. Esta luz parasita dessatura a cor e reduz a nitidez e o contraste. O pra-sol um acessrio de proteco da ptica com uma aco muito positiva em relao ao flare.

58

4.2. Contraluz

68 Situao de contraluz exterior/ interior. Leitura fotomtrica para o fundo, sem recurso a flash silhueta no primeiro plano

69 Situao idntica da Fig. 68. Leitura fotomtrica para o primeiro plano

70 Situao idntica s da Figuras 68 e 69. Leitura fotomtrica para o fundo e equilbrio (nf) do flash para o primeiro plano

59

4.2. Contraluz
Uma ptica de menor qualidade trabalhando com pra-sol pode p produzir imagens com mais definio que outra topo de gama, mas s sem pra-sol.
4 4.2.2. Contraluz com flash auxiliar

Com tcnicas semelhantes s estudadas para moderao de contrastes (ver em 2.6.1.), estamos aptos a resolver problemas caractersticos do t contraluz extremo. c Imaginemos uma cena em que a aco se desenrola num recinto interior aberto para o exterior. r Nestas condies, as diferenas lumnica interior/exterior facilmente atingiro contrastes prximos dos 10 EV. a Sem a utilizao de flash, teramos trs hipteses para regulao da c cmara: a) Equilibrar os valores tempo de obturao/diafragma para uma boa e exposio fotogrfica do exterior os primeiros planos resultaro em s subexposio ou silhueta (Fig. 68); b) Equilibrar os valores tempo de obturao/diafragma para uma boa e exposio fotogrfica dos primeiros planos a paisagem exterior resultar em extrema alta luz com sobreexposio e flare (Fig. 69); r c) Encontrar compromissos intermdios, o que, em casos de contraste t extremo, nunca seria alternativa. to Soluo com flash: Iluminar os planos interiores com flash garantindo uma exposio, t tempo de obturao/diafragma correcta da paisagem exterior (Fig. 70).
4 4.2.3. Noite americana

O flash auxiliar aplicado fotografia diurna tem, habitualmente, a funo de abrir as sombras nos primeiros planos.
ILUMINAO FOTOGRFICA

Em contraluz, aprendemos a equilibrar o excesso de iluminao relativa do fundo face s reduzidas luminncias do primeiro plano. r Com as mesmas aplicaes tcnicas de controlo separado entre a iluminao de flash no primeiro plano e a exposio do fundo, podemos inverter as relaes de contraste indicadas atrs, em 4.1., p (Fig. 70). (

60

4.2. Contraluz
Escurecendo fortemente o fundo, em dois ou mais EV, e mantendo, com o flash, uma exposio correcta no primeiro plano, produziremos fotograficamente um ambiente nocturno. a chamada noite americana (Fig. 71 e 72). Exemplo: a) Leitura fotomtrica do ambiente: 1/60s n. f//8 b) Velocidade de sincronizao da cmara: 1/250s c) Primeiro plano bem iluminado a flash com f/16 d) Regulao da cmara 1/250s e f/16 e) Resultado fotogrfico: A figura em primeiro plano, exposta correctamente com flash e f/16, recorta-se num ambiente subexposto em quatro EV (Fig.72)

71 Retrato de figura em ambiente diurno sem flash

72 Situao igual da Fig. 71, com aplicao de flash para noite americana

61

ILUMINAO FOTOGRFICA

62

EXERCCIOS FINAIS

Objectivo: Consolidar, por experimentao, o domnio das principais tcnicas de iluminao estudadas.
A aplicao prtica deste objectivo exige o acesso a equipamentos, reas de trabalho e orientao tcnica profissionais. No Captulo 2, foram propostos quatro exerccios de iluminao geral aplicada ao retrato e reproduo; no Captulo 3, foram propostos trs exerccios para utilizao do flash porttil em condies pr-estabelecidas.

Trabalhos prticos
I Repita, nas mesmas condies descritas em 2.12 e em 3.8. todos os exerccios j efectuados, procurando: a) Corrigir eventuais insucessos; b) Criar novos ambientes onde a aplicao das tcnicas propostas obtenha maior eficcia e evidncia de resultados. II a) Em ambiente vincadamente de contraluz, com um primeiro plano em sombra e um segundo plano (fundo) com mais 5 EV, execute uma fotografia sem flash. Procure aplicar uma relao tempo de obturao/diafragma de compromisso para obteno do mximo detalhe em ambos os planos.

63

Trabalhos prticos
b) Nas mesmas condies da alnea anterior, mas com aplicao de d flash, execute uma nova imagem com as seguintes caractersticas: c 1 Subexposio de 1 EV no primeiro plano; 2 Sobreexposio de 1 EV no segundo plano. III a) Em exterior diurno, execute um retrato de meio corpo onde modelo e fundo distem pelo menos 5 metros e o contraste de ilumim nao entre ambos os planos seja nulo. n b) Execute uma fotografia idntica anterior, nas mesmas condies de luz ambiente, mas de maneira a que o modelo se mantenha correctamente exposto e o fundo entre em subexposio de 4 EV. c IV Edite todas as imagens executadas nos trabalhos prticos anteriores e organize-as num porteflio. Escreva as respectivas fichas r tcnicas, explicando os mtodos e objectivos. t

ILUMINAO FOTOGRFICA

64

Glossrio
A Funo automtica atravs do ash, que permite o recurso a um diafragma preestabelecido pelo fotgrafo que dever ser indicado no ash e na cmara. Acumulador Elemento que armazena e posteriormente liberta um impulso elctrico. Acutncia Medida fsica de nitidez de uma imagem. Almofada Na gria fotogrca refere a aberrao ptica que projecta linhas paralelas como linhas curvas mais prximas no centro e mais afastadas no topo da imagem. Altas luzes Na gria fotogrca designa as zonas mais luminosas de um assunto. ngulo de cobertura ngulo formado pelas linhas que ligam o ponto nodal posterior da ptica com os dois pontos extremos do crculo de nitidez do assunto; ngulo mximo sobre o qual a lente ainda capaz de formar uma imagem de qualidade aceitvel. Autofocagem Sistema auxiliar de focagem por emisso de sinal infravermelho. Axial O que est no eixo. Back Dispositivo de suporte, de modo geral amovvel, para material fotossensvel. Que possibilita a utilizao, na mesma cmara, de diferentes tipos de formatos e suportes sensveis luz. Barril Na gria fotogrca refere a aberrao ptica que projecta linhas paralelas como curvas prximas nos topos da imagem e afastadas no centro. Calibrao Processo de conjugar o comportamento ou caractersticas de um dispositivo com determinado padro. Calote integradora Semiesfera opalina que se coloca nos fotmetros manuais para integrar todas as luzes que incidem no assunto. Cmara de visor por reflexo Cmara em que o feixe luminoso que atravessa a objectiva para formar imagem, se torna visvel no visor aps ser desviada por um espelho inclinado a 45, rebatvel e situado no interior do seu corpo. Cmara Reflex ou SLR Ver Cmara de visor por reflexo. Candela (Cd) Unidade de intensidade de luz. Carto cinzento (forma portuguesa do Kodak neutral test card) Reflecte 18% da luz recebida, nas trs cores RGB densidade 0,75. Na face oposta branco com 0,05 de densidade neutra (2 stops de diferena). Do lado cinzento uma importante referncia fotomtrica (zona V no Sistema de Zonas); do lado branco um bom elemento para o ajuste electrnico dos equilbrios cromticos. A maioria dos fotmetros est calibrada para uma reproduo fotogrfica de 0,75 de densidade. CCD (Charges Coupled Device) Dispositivo para acoplamento de cargas. Inventado nos anos 60 nos laboratrios Bell, foi concebido como um tipo de circuito de memria para computadores. Devido sensibilidade luz das clulas que o compem (silcio), este dispositivo, semicondutor, pode ser usado como elemento fotossensvel num aparelho de captao de imagens digital. , basicamente, uma matriz de clulas fotoelctricas capazes de armazenar uma carga elctrica proporcional luz captada. Cada clula, ou photosite, responsvel pela criao de um pixel. Como o CCD apenas regista quantidade de luz, tem de estar associado a um conjunto de filtros vermelho, verde e azul para captar cor. Centro de uma lente Ponto de convergncia do eixo ptico com o eixo meridional.

65

Glossrio
CMOS (Complementary Metal-Oxide Semiconductor) Semicondutor complementar de xido metlico com clulas sensveis luz, utilizado como elemento fotossensvel em mquinas fotogrcas digitais. Dispositivo semicondutor que utiliza dois circuitos de polaridades opostas. Consome pouca energia e mais barato de produzir que o CCD. CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, Key, em Portugus: ci, magenta, amarelo e chave, que o preto) Sistema padronizado de cor utilizado na impresso com tintas. CMY so as cores subtractivas, complementares das RGB. Como os pigmentos no so perfeitos, a mistura CMY apenas produz uma tonalidade escura, prxima do preto. Para se obter um preto de boa qualidade, necessrio utilizar tinta preta pura em separado a chave (K). Coma (de cometa) Aberrao ptica. Condensador Ver Acumulador. Compensao de exposio Correco para evitar subexposies. 1) Em macrofotograa, aplicando a frmula f/ = f/ (M+1) em que f/ = diafragma a usar; f/ = diafragma indicado pelo fotmetro de mo; M = magnicao; P = dimetro do diafragma medido pela face posterior da ptica: dimetro do mesmo diafragma medido pela face anterior da ptica. 2) Utilizando ltros na ptica, para compensar a luz subtrada consultar tabelas ou aceitar a resposta fotomtrica TTL. A compensao tempo de obturao / diafragma nas tabelas indicativas pode ser expressa de trs maneiras. Em stops, exemplo: +1 , expor mais 1,5 stop; Idem em EV; ou por factores, multiplicando o factor pelo tempo de obturao. Exemplo: 1/8s f/11 com factor 4 = 1/2s f/11. Contraste Associado cor e ao brilho de uma imagem, reecte a diferena entre extremos. Quanto maior for a diferena entre tonalidades maior o contraste. Em imagens monocromticas refere-se diferena entre a tonalidade mais escura e a mais clara. Em imagens a cores, as cores complementares so as que produzem maior contraste.
ILUMINAO FOTOGRFICA

Cor Qualidade da percepo visual caracterizada pelo tom, saturao e luminosidade. Cores complementares Cores opostas na rosa das cores: R M; B Y. Cores primrias Da luz: vermelho, verde e azul Cores secundrias Soma de duas primrias G + B = C; R + B = M; R + G = Y. Corpo da objectiva Estrutura onde esto colocados os diversos elementos da objectiva. Curva caracterstica Grco do comportamento de um suporte fotossensvel analgico perante a luz e o processamento qumico a que sujeito. Densidade (1) Logaritmo da opacidade na base 10 mede o nvel de obstruo luz dos materiais fotossensveis analgicos. (2) Nmero de pixels por unidade de rea, produzidos por um processo de impresso. Densitometria Estudo cientco dos materiais fotossensveis atravs da anlise da sua densidade aps processamento. Densitmetro Instrumento para medir as densidades de uma imagem. Difusor de luz Acessrio de iluminao opalino para desorganizar, por disperso, a luz que o atravessa. Suaviza a iluminao original. Digital Qualicativo que indica a utilizao de dados representados de um modo numrico, em oposio ao analgico. Distncia focal Distncia entre a objectiva (ponto nodal posterior) e o plano de imagem ntida, com o foco em innito. Divergir O que acontece a um raio de luz que atravesse uma lente negativa fora do eixo ptico. C; G

66

Glossrio
Dominante Predominncia cromtica, normalmente indesejvel numa fotograa a cores (ver Vu de cor).

Espectro visvel A luz. A parte visvel, com comprimentos de onda entre os 400 nm e 700 nm, do espectro electromagntico. EV (Exposure Value) Valor de exposio em Portugus. a escala de nmeros onde cada um representa uma srie xa de relaes tempo de obturao/diafragma, com exposio igual. Progresso geomtrica de razo 2, com a expresso logartmica EV = Log2 (f 2 / T) em que f = diafragma e T = tempo de obturao. A progresso de 1 valor EV na escala representa a duplicao da exposio; a subtraco de 1 valor EV representa a reduo da exposio para metade. A numerao EV , por isso, tambm utilizada como diferencial de stops. Por exemplo: a compensao de ltro em +1 EV ou em +1 stop refere, em ambas as expresses, o mesmo ajustamento. Exposio da cmara Quantidade de luz que chega ao elemento fotossensvel por unidade de tempo. determinada pela abertura do diafragma, pelo tempo de obturao e pelas luminncias do assunto. Exposio encadeada Captao de vrias verses da mesma imagem, com relaes de exposio diferentes. Exposmetro Instrumento para indicao de exposies tempo de obturao / diafragma a aplicar nas cmaras fotogrcas. Fazem leituras de luz incidente e reectida. Filtro (1) Dispositivo ptico para reduzir determinados comprimentos de onda. (2) Parte de um software de manipulao programada para alterar a aparncia de uma imagem. (3) Parte de um programa informtico que utilizado para converter um formato de cheiro noutro. (4) Programa ou parte de uma aplicao utilizados para remover ou ltrar dados Filtro de converso Filtro colorido utilizado para compensar diferenas entre a temperatura de cor da fonte de luz e o equilbrio de cor do elemento fotossensvel. Filtro de densidade neutra Filtro sem cor que reduz a quantidade de luz transmitida. Flare Ver Luz parasita.

DTTL (Digital Through The Lens) Flash TTL (ver) apropriado para as cmaras digitais.
Ecr de cristais lquidos (forma portuguesa de Liquid Cristal Display, ou LCD) Monitor ou painel de informaes alimentado electronicamente. Mostra uma representao visual temporria de dados digitais. Eixo ptico Linha imaginria perpendicular ao plano ptico que passa pelo centro de uma lente. Um raio de luz coincidente com o eixo ptico no sofre refraco. Electricidade esttica Atraco sofrida entre materiais com cargas elctricas de sinal contrrio. Emulso Camada de gelatina com sais de prata em suspenso. Equilbrio de cor ou cromtico Refere-se temperatura de cor, em graus Kelvin. Para reproduzir cores, com preciso, a temperatura de cor da luz e o elemento fotossensvel devem estar ajustados. Escala de cinzentos Nmero de tonalidades, entre o preto e o branco, que pode ser registado ou reproduzido por um sistema. Espectro contnuo Composio da luz onde todas as componentes cromticas esto presentes, do azul (400 nm) ao vermelho (700 nm). Tpico espectro emitido por radiao trmica, i.e. luz do sol. Espectro descontnuo Composio incompleta da luz, com falha nalguns comprimentos de onda. As lmpadas tubulares frias misturam uma base espectral contnua com picos descontnuos. Os espectros descontnuos ou mistos levantam problemas reproduo da cor fotogrca.

67

Glossrio
Flash Termo ingls para designar equipamento de iluminao que se caracteriza por emitir, quando accionado, uma luz instantnea semelhante a um relmpago. Flashmeter Termo ingls para designar aparelho de medida para iluminao de relmpago (ash). Fotododo Dispositivo semicondutor que responde muito rapidamente e de modo proporcional intensidade da luz que sobre ele incide. Fotmetro Termo correntemente utilizado com o sentido de exposmetro. Fotossensvel O que reage luz. Gama Medida de contraste dos materiais fotossensveis em que se relacionam as densidades obtidas com as luminosidades que lhe do origem. Gama cromtica ou de cores Leque de cores e tonalidades que podem ser reproduzidos por um dispositivo ou sistema de reproduo. Gama de brilhos Riqueza de gradao diferenciada entre as maiores e as menores luminncias de um motivo. Gradao Escala de valores. Gradiente mdio Medida de contraste que relaciona as luminosidades do assunto com as luminosidades do material fotossensvel. Mede-se a partir da tangente do ngulo constitudo pela juno dos pontos mais significativos da curva e o eixo das luminosidades. Grande-angular Objectiva com ngulo de cobertura mais aberto que a objectiva normal e distncia focal mais curta. Grayscale Ver Escala de cinzentos.

Halo Anis de prata revelada, produzidos por reexo nos suportes fotogrcos analgicos, quando a emulso atingida por pontos muito enrgicos de luz. Intermitncia Caracterstica de alguma iluminao de ambiente, com curtssimos intervalos cegos imperceptveis para a viso humana mas com inuncia nos registos fotogrcos; p.ex: lmpadas tubulares frias. ISO (International Standards Organization) Organizao das Naes Unidas responsvel pelos sistemas de normalizao internacional. Na fotograa, dene e quantica a sensibilidade dos materiais fotossensveis. Kelvin (K) Unidade de medida da temperatura de cor. Deve o seu nome ao cientista ingls Lorde Kelvin. Kilowatt Mil watts. LCD Ver Ecr de Cristais Lquidos. Lei de Lambert ou Lei do Co-seno Um feixe de luz que incida obliquamente sobre uma superfcie ilumina-a com uma reduo de energia proporcional ao co-seno do ngulo. Quando uma superfcie plana iluminada por um ponto de luz (foco) perpendicular, a iluminao perifrica inferior central. Lei do Inverso do Quadrado A iluminao recebida dum foco de luz varia na razo inversa do quadrado da distncia do foco ao assunto. Leitura fotomtrica incidente Medio da luz que chega ao assunto fotogrco. Clula dirigida para a cmara. Leitura fotomtrica reflectida Medio da luz remetida do assunto fotogrco para a cmara. Clula dirigida para o assunto. Expressa-se em Candelas/m2. Longitudinal O que se passa no sentido do eixo ptico. Lmen (Lm) Unidade de uxo emitido por uma fonte luminosa. Luminncia Quantidade de luz mensurvel numa superfcie. Expressa-se Cd/m2. Brilho.

ILUMINAO FOTOGRFICA

68

Glossrio
Luminosidade Qualidade da percepo visual que varia com a quantidade de luz que um determinado elemento transmite. O brilho de uma cor. Lux (Lx) Medida de luz. Unidade de iluminao recebida por um corpo. Luz Energia que constitui a parte visvel do espectro electromagntico e cujas radiaes esto compreendidas entre 400nm e 700nm de comprimento de onda. Luz ambiente Designao genrica que abrange a iluminao de um assunto e que no produzida pelo fotgrafo. Luz artificial Expresso genrica para qualquer fonte de iluminao produzida pelo ser humano. Luz branca Iluminao que contm igual percentagem de R (Red), G (Green) e B (Blue). Luz contnua Iluminao que permanece acesa durante aces prolongadas. Luz ambiente sem intermitncia. Luz de dia Luz com uma temperatura de cor de 5500 Kelvin. Luz parasita Luz introduzida no interior da cmara atravs do meio ptico, sem pertencer imagem. Luz polarizada Luz que se propaga em ondas orientadas sobre um mesmo plano de deslocao (a propagao comum da luz faz-se com vibraes em todas as direces e polariza-se em superfcies espelhantes). O vidro, o verniz, pinturas brilhantes, plsticos, polarizam a luz num ngulo de 56 com a normal (ngulo de Berwster). Com ltros polarizadores, os reexos procedentes de superfcies brilhantes, so eliminados ou reduzidos, sempre que o ngulo de reexo se mantiver entre 40 e 70.

Magnificao Relao de escala linear entre imagem e objecto. Meios-tons Gradao contnua de densidades entre o preto e o branco. Menisco Lente com uma face cncava e outra convexa. Monocromtico Imagem constituda apenas por variaes duma cor. As imagens a Preto e Branco so constitudas por uma gama de cinzentos que pode ir do branco ao preto. Nanmetro Unidade de comprimento utilizada na medida da luz. Corresponde milionsima parte de um milmetro ou bilionsima parte de um metro (10-9 m). n. f/ Valor de diafragma. Cada abertura f/ igual ao valor do dimetro efectivo do diafragma dividido pela distncia focal da objectiva. Objectiva normal A que tem uma distncia focal semelhante diagonal do formato do suporte fotossensvel. Objectiva zoom Objectiva com distncia focal varivel entre dois parmetros F-max e F-min, sem perder os ajustes de focagem (ver Zoom). Opacidade Relao entre a luz que incide na superfcie dum material e a luz transmitida atravs dele. Paralaxe Diferena de enquadramento entre a imagem registada pelo meio ptico e a que vista atravs do visor. Pra-sol Acessrio que se aplica nas objectivas para evitar entradas de luz parasita. Pelcula Suporte em polister sobre o qual colocada a emulso fotogrca. Pixel Termo ingls que significa o elemento bsico constituinte da imagem formada electronicamente.

69

Glossrio
Poder de cobertura Crculo ntido de imagem que uma objectiva produz. Tem de exceder a diagonal do formato da rea fotossensvel. Poder de resoluo Capacidade de diferenciar pormenores. Profundidade de campo Nitidez da imagem entre planos situados para c e para l do plano focado no assunto. Profundidade de foco Latitude de afastamento/aproximao do plano de foco, no interior da cmara, em relao ptica, sem que se alterem as condies de nitidez da imagem. Profundidade de preto Apreciao subjectiva da riqueza (variao de tonalidades escuras) das reas de sombra numa imagem. Prova Processo de vericao ou conrmao das caractersticas de uma imagem antes de ser executada a sada nal. Reflector Auxiliar de iluminao que reorienta a luz recebida. Pode suavizar, manter ou endurecer a iluminao, conforme as superfcies e formas utilizadas. Refraco da luz Desvio sofrido pela luz quando se altera a densidade do meio de propagao. RGB (Red, Green, Blue) As trs cores primrias aditivas: vermelho, verde e azul. Saturao Pureza de uma cor. Quando se misturam iguais quantidades de uma cor com a sua complementar, obtemos uma tonalidade neutra, sem cor. Este processo designa-se dessaturao. Sensitometria Estudo cientco dos materiais fotossensveis por avaliao da curva caracterstica. SLR (Single Lens Reex) Ver Cmara de visor por reexo.

Sombra Na gria fotogrca designa as zonas menos luminosas de um assunto. Spot Foco que concentra a luz emitida atravs dum sistema ptico. Pode produzir feixes de luz paralela, formalmente semelhantes luz recebida do Sol sombras duras e desenhadas. Telmetro Dispositivo para medir distncias. Teleobjectiva Objectiva com ngulo de cobertura mais fechado que a objectiva normal e uma distncia focal mais longa. Temperatura de cor Medida em graus Kelvin, da qualidade de cor duma fonte de luz com espectro contnuo. Teorema de Pitgoras O quadrado da diagonal dum tringulo recto igual soma dos quadrados dos catetos. Tons contnuos Transio suave entre tonalidades cromticas. TTL (Through The Lens) O fotmetro incorporado nas cmaras fotogrcas do tipo reex faz a leitura da luz que o assunto reecte depois de esta atravessar o meio ptico. Velocidade angular Velocidade de deslocao relativa, medida em funo do ngulo e da distncia. Vu de cor Tonalidade que cobre uma imagem por igual. Vu Densidade provocada nas emulses fotogrcas por aco qumica sobre os sais de prata no expostos luz. Xnon Gs de enchimento das lmpadas de ash electrnico. Zoom Termo ingls que na gria fotogrca refere uma objectiva que por deslocao de elementos pticos na estrutura, adquire distncias focais variveis (ver Objectiva zoom).

ILUMINAO FOTOGRFICA

70

Bibliograa
Encyclopedia of Photography, Focal Press, 1969 Encyclopedia of Practical Photography, New York, AM Photo, 1978 Handbook of Kodak Photographic Filters, Rochester, New York, Eastman Kodak Company, 1990 Kodak Professional Photoguide (Sixth Edition, Ref R28), Rochester, New York, Kodak Books, 1998 ARNOLD, C. R. - Applied Photography, Londres, Focal Press, 1971 CLERC, J. R. - Fotograa Teoria y Practica, Barcelona, Ed. Omega, SA, 1975 FREEMAN, Michael - Light & Lighting, East Sussex, United Kingdom, Ilex, 2000 GRAVES, C. - The zone system for 35mm photographers, Focal Press, 1982 JOHNSON, Chris - The pratical zone system, Focal Press, 1992 LANGFORD, Michael - Advanced photography, Focal Press, 1991 LANGFORD, Michael - Fotograa bsica, Dinalivro, 1989 LANGFORD, Michael - Professional photography, Focal Press, 1991 MALKIEWICS, Kris - Film lighting, Fireside books, 1997 MARCHESI, Jost J. - Professional Lighting Technique, Allschwill/Switzerland, Bron Elektronik AG, 1996 NURNBERG, Walter - Lighting for photography, Focal Press, 1995 RALPH, E. Jacobson; Ray, SIDNEY F.; ATTRIDGE, Geoffrey G. - The Manual of Photography, London and Boston, Focal Press, 1988 WHITE, Minor; ZAKIA, Richard - The new zone system manual, Focal Press, 1990

71

Stios na Internet
Tenha em considerao que os endereos na Internet mudam frequentemente e os stios aparecem e desaparecem com regularidade. Motores de busca como o Google (www.google.com), ou directrios como o PhotoLinks (www.photolinks.com), servem para localizar endereos de que no haja certezas de existncia ou sobre os quais se tenha informao incompleta. Sugestes de stios que podem servir de referncia:

Iluminao
Lighting in photography - www.electricteacher.com/ diversity/lighting.htm Professional Photography 101 - www.professionalphotography101.com Howdedodat - www.foodportfolio.com/howdedodat/

Outros
Agfa - www.agfa.com Canon - www.canon.com Epson - www.epson.com E-zine sobre fotograa - http://www.ephotozine. com/ Fujifilm - www.fujifilm.com Foveon - www.foveon.com Hasselblad - www.hasselblad.com Kodak - www.kodak.com Linotype - www.linocolor.com Minolta - http://konicaminolta.com Nikon - www.nikon.com Polaroid - www.polaroid.com Samsung - www.samsung.com The Royal Photographic Society - www.rps.org

ILUMINAO FOTOGRFICA

72

ndice de guras
1. FOTOMETRIA
Calote integradora Nmeros de referncia
30 15 60 4 5.6 8 8 2 .8

9 10

Figura 1
Agulha indicadora
5
1

Tempos de obturao Escala de Diafragmas Transferncia do nmero de referncia

4 11

Relao de escalas

ISO

Nmero EV
EV

Figuras 2; 3

11

Calote

Clula

Figuras 4; 5

12

Figuras 6; 7 e 8 Figuras 9; 10 e 11

14 15 17 17 18 19

2. ILUMINAO
Figura 12 Figura 13 Figuras 14; 15; 16

Figuras 17 Figuras 18 Figuras 19; 20

20 21 22

Figuras 21; 22

24

73

ndice de guras
Figura 23 Figura 24 25 27

Figura 25; 26

28

Figuras 27; 28

29

Figuras 29; 30; 31

30

Figuras 32; 33

31

Figuras 34; 35; 36 Figuras 37; 38

32 33

Figura 39

34

Figura 40; 41
ILUMINAO FOTOGRFICA

35 36 37

Figuras 42; 43 Figuras 44; 45; 46

74

ndice de guras
Figuras 47 Figuras 48; 49 Figuras 50; 51 Figura 52 Figuras 53; 54 38 39 40 41 42 45 47

3. O FLASH PORTTIL
Figuras 55; 56

Figura 57 Figura 58; 59 e 60 Figuras 61; 62 Figuras 63; 64 Figuras 65; 66

49 50 51 52 54 57 59

4. FLASH AUXILIAR EM EXTERIOR


Figuras 68; 69; 70

Figuras 70; 71

61

75

ILUMINAO FOTOGRFICA

76

ndice remissivo
A Alta luz 77 Arrastamento 6, 53, 77 C Calote integradora 65, 77 Cmara reex 77 Candela 77 Carto cinzento 65, 77 Clula fotossensvel 77 Contra-luz 6, 77 Contraste 5, 27, 28, 29, 66, 77 Cor 7, 66, 77 Correco de cor 6, 54, 77 Cortina 6, 45, 77 Cortina traseira 77 D Difusor 66, 77 E Electrnico 77 Espectro 67, 77 Espectro contnuo 77 Espectro descontnuo 67, 77 EV 77 Exposio 5, 9, 10, 67, 77 F Filtro 67, 77 Filtro polarizador 77 Flashmeter 68, 77 Fotmetro 10, 12, 68, 77 Frequncia 77 H High key 5, 29, 30, 77 I ISO 10, 48, 53, 57, 68, 77 L Lambert 5, 20, 68, 77 Lei de Lambert 5, 20, 68, 77 Lei do inverso do quadrado 5, 77 Leitura incidente 5, 11, 77 Leitura pontual 5, 13, 14, 15, 16, 77 Leitura reectida 77 Low key 30, 77 Lux 9, 69, 77 Luz contnua 5, 25, 26, 69, 77 Luz descontnua 77 Luz difusa 77 Luz dura 22, 77 Luz suave 77 M Modelao 5, 21, 77 Modelao de contraste 77 N NG 48, 49, 77 Noite americana 6, 60, 77 Nmero guia 46, 47, 77 O Obturador 77 P Pixel 69, 77 Polarizao 77 Polarizador 77 R Reector 70, 77 Reproduo 6, 40, 41, 42, 77 S Sincronizao 77 Sombra 70, 77 Stop 77

77

Das könnte Ihnen auch gefallen