Sie sind auf Seite 1von 11

Fundao Universidade do Amazonas

Universidade Federal do Amazonas


Gabinete da Reitoria

E D I T A L N. 54, de 09 de outubro de 2011.


PROCESSO SELETIVO EXTRAMACRO (PSE) 2012

A Universidade Federal do Amazonas - UFAM, em conformidade com a Resoluo n. 025/2011, da Cmara de Ensino de Graduao do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso torna pblico as condies de seleo e oferecimento de 251 (duzentas e cinquenta e uma) vagas para ingresso em seus cursos de graduao no ano letivo de 2012, constantes do Quadro Anexo, nas modalidades: Transferncia de Curso (Reopo), Transferncia Facultativa e Portador de Diploma de Nvel Superior.

1 - DA DEFINIO DE CRITRIOS E NMERO DE VAGAS 1.1 - O nmero de vagas, constantes do Quadro (Anexo 2), bem como os critrios de seleo constantes do
presente Edital, foram definidos conforme o disposto na Lei n. 9.394/96 e na Resoluo n. 025/2011, da Cmara de Ensino de Graduao do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso (CEG/CONSEPE) e demais regulamentaes aplicveis.

2DA INSCRIO 2.1 - As inscries sero realizadas em 02 (duas) etapas:


I - Preenchimento de Ficha de Inscrio (formulrio eletrnico). II - Entrega da documentao.

2.2 - O preenchimento da ficha de inscrio ser efetuado, via internet, no endereo eletrnico www.comvest.ufam.edu.br, no perodo entre 0 (zero) hora do dia 18 de outubro de 2011 e 15h do dia 20 de outubro de 2011, observado o horrio oficial de Manaus/AM. O candidato dever preencher a ficha de inscrio eletrnica, imprimi-la e junta-la aos documentos exigidos. 2.3 - O candidato responsvel por todas as informaes prestadas na ficha de inscrio, ficando assegurada Comisso Permanente de Concursos - COMVEST o direito de excluir do processo o interessado que no preench-la de forma completa e correta, ou que fornecer dados comprovadamente inverdicos. 2.4 A COMVEST no se responsabilizar por solicitaes de inscries no recebidas por motivos de ordem tcnica de computador do candidato, falhas de comunicao, congestionamento das linhas de transmisso, bem como outros fatores que impossibilitem a transferncia dos dados. 2.5 - A documentao exigida nos itens 3.1, 3.2 e 3.3 dever ser entregue na sede da Pr-Reitoria de Ensino de Graduao - PROEG, Diviso de Orientao Acadmica - DOA, situada no Setor Norte - Prdio Administrativo, Campus Universitrio, na Avenida Rodrigo Otvio Jordo Ramos, 6200 - Coroado, Manaus/AM, no perodo de 18 a 20 de outubro de 2011, de 09h s 12h e 14h s 17h30min.
A inscrio somente ser efetivada aps entrega da documentao exigida. 2.7 A inscrio vincular o candidato ao curso pretendido, no sendo aceita, aps essa fase, qualquer manifestao de preferncia por outro curso.

2.6 -

2.8 - A inscrio no concurso implica a aceitao irrestrita das normas contidas neste Edital, no cabendo ao candidato qualquer recurso do indeferimento da mesma. 33.1 DA DOCUMENTAO EXIGIDA PARA CADA MODALIDADE PREVISTA TRANSFERNCIA DE CURSO (REOPO):

Formulrio de inscrio preenchido e impresso aps inscrio on line; II Carteira de Identidade (original e cpia); III CPF (original e cpia); IV Histrico Escolar Analtico atualizado at o primeiro semestre letivo de 2011, emitido e autenticado eletronicamente no Portal do aluno, comprovando que: a. Tenha integralizado, no mnimo, 48 (quarenta e oito) crditos;

I-

b. Tenha Coeficiente de Rendimento Acumulado de, no mnimo, 5,0 (cinco vrgula zero);
Processo Seletvo Extramacro - PSE/2012 Pgina 1 de 11

Fundao Universidade do Amazonas


Universidade Federal do Amazonas
Gabinete da Reitoria
c. Esteja matriculado em curso da mesma rea do curso pretendido; d. No tenha integralizado mais que 50% (cinquenta por cento) da matriz curricular do curso de origem. 3.2 TRANSFERNCIA FACULTATIVA: Formulrio de inscrio preenchido e impresso aps inscrio on line; II Carteira de Identidade (original e cpia); III CPF (original e cpia); IV Histrico Escolar atualizado at o primeiro semestre letivo de 2011, emitido e autenticado pela Instituio de origem comprovando:

I-

a) A integralizao de, no mnimo, 24 (vinte e quatro) crditos ou 360 (trezentos e sessenta) horas-aula no ato
da inscrio; b) Que no tenha integralizado mais de 50% (cinquenta por cento) da matriz curricular do curso de origem; c) A autorizao ou reconhecimento do curso de origem; d) Esteja matriculado em curso da mesma rea do curso pretendido.

2.1 - Os estudantes vinculados a Universidades Estrangeiras devem apresentar documentao traduzida por tradutor juramentado e autenticada no Consulado Brasileiro no pas de origem. 3.3 - PORTADOR DE DIPLOMA DE NVEL SUPERIOR (GRADUADO): a) Formulrio de inscrio preenchido e impresso aps inscrio on line;
b) Carteira de Identidade (original e cpia); c) CPF (original e cpia);

d) Diploma ou Certificado de Concluso de Curso de Nvel Superior autorizado ou reconhecido, na mesma rea do Curso pretendido, conforme classificao adotada pela UFAM (Cincias Agrrias, Biolgicas, Exatas e Humanas), e, se expedido por Instituio Estrangeira, devidamente, revalidado (original e cpia); e) Histrico Escolar atualizado, emitido e autenticado pela Instituio de origem comprovando a integralizao da grade curricular do curso de origem. 2CRITRIOS COMUNS S MODALIDADES E CURSOS 4.1 4.2
4.3 indispensvel a existncia de vaga no Curso pretendido e na modalidade pretendida. Pedido de inscrio redigido por terceiro dever ser acompanhado de procurao. No sero aceitas inscries de candidatos matriculados ou egressos de cursos sequenciais.

4.4 No sero aceitas inscries de candidatos matriculados ou egressos de Instituies pias, confessionais ou de seminrios, cujo curso no tenha sido autorizado pelo MEC. 4.5 O candidato classificado no poder estar matriculado simultaneamente em outra Instituio Pblica de Ensino Superior, em conformidade com a Lei n 12.089/2009. No caso de a UFAM constatar tal irregularidade conceder o prazo de 5 (cinco) dias teis para o aluno optar por um dos cursos.
Ao candidato com deficincia (PcD) assegurado o direito de requerer condies especiais, para realizar as provas. Tais condies no incluem atendimento domiciliar e nem prova em Braille. 5.1.1 - O candidato que possua deficincia ou necessidade de atendimento diferenciado para a realizao das provas dever informar, no ato da inscrio, a deficincia ou a condio especial que motiva o atendimento diferenciado. 5.2 - A solicitao da condio especial ou de atendimento diferenciado para a realizao das provas dever ser feita mediante requerimento prprio disponibilizado no endereo eletrnico www.comvest.ufam.edu.br o qual dever ser protocolado na sede da COMVEST, localizada na Av. Gen. Rodrigo Octvio Jordo Ramos, n. 3000, Coroado I, Campus Universitrio, Setor Sul, Av. Octvio Hamilton Botelho Mouro, Bloco da COMVEST, CEP 69.077-000, Manaus/AM, durante o perodo de inscrio, no horrio das 08h s 12h e das 13h s 17h, ou ento, poder ainda ser enviado atravs dos CORREIOS, via carta registrada e com Aviso de Recebimento (AR) ou SEDEX, com data de postagem at o dia 20/10/2011. necessrio, ainda, anexar:
Processo Seletvo Extramacro - PSE/2012 Pgina 2 de 11

55.1 -

DA PESSOA COM DEFICINCIA E DO ATENDIMENTO DIFERENCIADO

Fundao Universidade do Amazonas


Universidade Federal do Amazonas
Gabinete da Reitoria
I - Cpia do comprovante de entrega da documentao exigida no item 3 deste Edital. II - Laudo mdico com indicao do tipo e do grau de deficincia do qual portador, com referncia ao cdigo correspondente da Classificao Internacional de Doenas - CID e com a especificao de suas necessidades quanto ao atendimento personalizado. III - Solicitao de prova especial, se necessrio.

5.3 -

O candidato, portador de deficincia, que no cumprir as condies previstas no item 5.2, ficar impossibilitado de realizar as provas em condies especiais e eximir a COMVEST de qualquer providncia.

5.4 - Os candidatos, cujas necessidades especiais ou problemas de sade impossibilitem a transcrio das respostas das questes para o Carto-Resposta, tero o auxlio de um fiscal para faz-lo, no podendo a COMVEST ser responsabilizada posteriormente, sob qualquer alegao, por parte do candidato, de eventuais erros de transcrio provocados pelo fiscal. 5.5 - A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realizao das provas, alm de solicitar atendimento especial para tal fim no endereo especificado no subitem 5.2, dever levar um acompanhante, que ficar em sala reservada e ser responsvel pela guarda da criana. O no cumprimento deste item impedir que a candidata realize as provas. 5.5.1- A candidata, a acompanhante e a criana somente podero ausentar-se do prdio, em conjunto, aps decorridos 90 (noventa) minutos do incio das provas. 5.6 - As solicitaes de atendimentos diferenciados e condies especiais sero atendidas segundo critrios de viabilidade e razoabilidade. 5.1 DAS FASES DO PROCESSO 6.1 - O certame objeto deste edital ser executado em duas fases: a primeira de carter eliminatrio, que consistir da anlise dos documentos apresentados, e a segunda de carter eliminatrio e classificatrio, composta de exame objetivo. 6.2 - PRIMEIRA FASE: DA ANLISE DOS DOCUMENTOS (carter eliminatrio). 6.1.1 - OBJETIVO: classificar os candidatos para a segunda fase, atravs da anlise dos documentos apresentados, 6.1.2 - DATA DO RESULTADO DA PRIMEIRA FASE: at 09 de novembro de 2011. 6.1.3 - LOCAL: Nos endereos eletrnicos www.comvest.ufam.edu.br e www.proeg.ufam.edu.br e na sede
da COMVEST, Campus Universitrio, Setor Sul.

conforme os critrios estabelecidos neste edital.

6.1.4 - Ao lado do nome de cada candidato, constar o cdigo esclarecendo a deciso sobre seu pedido de inscrio, que poder ser: CDIGO A - Classificados para a segunda fase (candidatos aptos a se submeterem ao Exame de Conhecimentos). CDIGO B - Indeferidos. Este cdigo ser acompanhado do nmero esclarecendo o motivo do indeferimento, podendo ser:
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 Coeficiente de Rendimento Insuficiente (mnimo = 5,0) (RP) Nmero insuficiente de crditos integralizados no curso de origem (mnimo de 48 crditos) (RP) Nmero insuficiente de crditos ou horas-aula cursadas no curso de origem (mnimo de 24 crditos ou 360 horas-aula) (TF) Integralizou mais de 50% do currculo do curso de origem (TF e RP). Inexistncia de vaga no curso pretendido (RP, TF e PD). Solicitao para curso diferente do curso de origem (TF). Candidatos matriculados ou egressos de cursos sequenciais (TF e PD). Solicitao para rea diferente do curso de origem (RP e PD). Ausncia de documentos exigidos (RP, TF e PD). Documentao no traduzida (TF e PD). Diploma no revalidado (PD). Curso no reconhecido ou autorizado (TF e PD). Ausncia de vnculo com a instituio de origem (TF).
Processo Seletvo Extramacro - PSE/2012 Pgina 3 de 11

Fundao Universidade do Amazonas


Universidade Federal do Amazonas
Gabinete da Reitoria
14 - Inscrio na modalidade errada (TF, PD e RP). LEGENDA: RP: TRANSFERNCIA DE CURSO (REOPO) TF: TRANSFERNCIA FACULTATIVA PD: PORTADOR DE DIPLOMA

6.1.1 - RECURSOS REFERENTES PRIMEIRA FASE (carter eliminatrio): Os candidatos tero o prazo de 02 (dois) dias teis, no horrio das 08h s 12h e das 13h s 17h, a partir do dia subsequente ao da divulgao do resultado da primeira fase, para ingressar com recurso junto Cmara de Ensino de Graduao - CEG, situada no prdio da PROEG, Campus Universitrio, Setor Norte, Prdio Administrativo. 6.1.2 - A Relao Definitiva de Inscritos, aptos para a segunda fase, ser divulgada nos endereos eletrnicos www.comvest.ufam.edu.br e www.proeg.ufam.edu.br, at 16 de novembro de 2011. 6.1.3 - Todos os candidatos constantes da Relao Definitiva de Inscritos, referida no item 6.2.6 esto habilitados para a segunda fase. 6.1 - SEGUNDA FASE: DO EXAME OBJETIVO (carter eliminatrio e classificatrio). 6.1.1 - Exame Especfico por rea, com 25 (vinte e cinco) questes objetivas sendo:

EXAME 1 - CURSOS DA REA DE CINCIAS HUMANAS Tpico 1: Lngua Portuguesa - 15 (quinze) questes; Tpico 2: Sociologia - 10 (dez) questes. EXAME 2 - CURSOS DA REA DE CINCIAS EXATAS Tpico 1: Clculo - 10 (dez) questes; Tpico 2: lgebra Linear - 10 (dez) questes; Tpico 3: Lngua Portuguesa - 05 (cinco) questes. EXAME 3 - CURSOS DA REA DE CINCIAS BIOLGICAS - SADE Tpico 1: Citologia - 10 (dez) questes; Tpico 2: Fundamentos de Anatomia - 10 (dez) questes; Tpico 3: Lngua Portuguesa - 05 (cinco) questes. EXAME 4 - CURSOS DA REA DE CINCIAS BIOLGICAS - BIOLOGIA E CINCIAS NATURAIS Tpico 1: Biologia Celular - 20 (vinte) questes; Tpico 2: Lngua Portuguesa - 05 (cinco) questes. EXAME 5 - CURSOS DA REA DE CINCIAS AGRRIAS Tpico 1: Clculo - 10 (dez) questes; Tpico 2: Bioqumica Bsica - 10 (dez) questes; Tpico 3: Lngua Portuguesa - 05 (cinco) questes.

6.1.1 - Sero eliminados do Processo Seletivo os candidatos que obtiverem nota ZERO em qualquer um dos tpicos que compem o exame de cada rea pretendida. 6.1.2 - Para efeito de classificao, a pontuao mnima de cada exame (soma dos pontos de todos os tpicos do exame) dever ser igual ou superior a 5,0 (cinco vrgula zero) pontos. 6.1 - DA REALIZAO DOS EXAMES OBJETIVOS DO PROCESSO SELETIVO EXTRAMACRO 6.1.1 - O local ser divulgado no Carto de Confirmao de Inscrio - CCI, que estar disponvel aos

candidatos no endereo eletrnico www.comvest.ufam.edu.br, a partir de 0:00 (zero) hora do dia 25 de novembro de 2011.

6.1.2 - Data e horrio dos exames objetivos: 11 de dezembro de 2011, das 09h s 12h. A data dos exames ser nica para todos os cursos e modalidades. 6.1 - DA CLASSIFICAO FINAL E DOS CRITRIOS DE DESEMPATE 6.1.1 - Sero classificados os candidatos que, na ordem decrescente da pontuao final, preencherem o limite
de vagas fixado, observados os critrios de desempate, caso acontea.

6.1.2 - Aos candidatos que no assinalarem ou preencherem corretamente nenhuma das questes em qualquer uma das disciplinas da rea do conhecimento, ser atribuda nota ZERO sendo considerados eliminados.
Processo Seletvo Extramacro - PSE/2012 Pgina 4 de 11

Fundao Universidade do Amazonas


Universidade Federal do Amazonas
Gabinete da Reitoria
6.1.3 - Na hiptese de igualdade de pontos na classificao final, far-se- o desempate, para fins de classificao na vaga, com base, sucessivamente, nos seguintes critrios: I

Maior pontuao em tpicos da rea de conhecimento, como segue: EXAME 1 - Maior pontuao em Lngua Portuguesa. EXAME 2 - Maior pontuao em Clculo. EXAME 3 - Maior pontuao em Fundamentos de Anatomia. EXAME 4 - Maior pontuao em Biologia Celular. EXAME 5 - Maior pontuao em Bioqumica Bsica. DAS DISPOSIES GERAIS

II - O mais idoso.
7-

7.1 - Recomenda-se aos candidatos que cheguem ao local de exames com uma hora de antecedncia do incio previsto. As portas dos estabelecimentos onde se realizaro os exames sero fechadas s 09h. 7.2 - No ser permitido o ingresso de candidatos, em hiptese alguma, no local designado, aps o fechamento dos portes. 7.3 - Somente ter acesso sala de prova o candidato que estiver com inscrio efetivada e munida do original de seu documento oficial de identidade, no sendo aceitas cpias ou reprodues, ainda que autenticadas. 7.4 - Sero considerados documentos oficiais de identidade: carteiras expedidas pelas Secretarias de Segurana Pblica, pelo Corpo de Bombeiros Militares, pela Polcia Militar, pelo Ministrio da Defesa (Exrcito, Marinha e Aeronutica); pelos rgos fiscalizadores de exerccio profissional (Ordens, Conselhos), passaporte (ainda vlido), certificado de reservista, carteiras funcionais do Ministrio Pblico e da Magistratura, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitao (modelo novo). 7.1.1 - Os documentos devero estar em perfeitas condies, de forma a permitirem, com clareza, a identificao do candidato. 7.1 - Durante a realizao de todos os exames, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, nem a utilizao de livros, manuais, impressos ou anotaes. 7.2 - vedado o ingresso de candidato em local do exame portando bip, telefone celular, relgios de grande porte, relgio calculadora, calculadora, walkman, agenda eletrnica, palm tops, notebooks, ou outros aparelhos eletrnicos que possam vir a caracterizar instrumento de fraude ou de indevida comunicao entre os concursandos e outrem. O candidato que no se adequar s vedaes aqui fixadas ser imediatamente eliminado do Processo Seletivo.
ou azul.

7.3 -

Somente ser permitido o preenchimento do Carto-Resposta com caneta esferogrfica de tinta preta

7.4 - Aps ser identificado, nenhum candidato poder retirar-se da sala de exames sem autorizao e acompanhamento da fiscalizao, inclusive para ir ao banheiro. 7.5 - Deve haver assinatura de, no mnimo, 3 (trs) candidatos e membro da equipe de fiscalizao, em termo no qual atestem que o lacre do envelope dos exames no estava violado e que presenciaram seu rompimento, na presena dos demais candidatos. 7.6 - Os trs ltimos candidatos devero permanecer na sala dos exames e somente podero sair juntos do recinto, aps a aposio de suas respectivas assinaturas em Ata, a qual dever referir-se s ocorrncias em geral, ao rompimento do lacre e ao fechamento dos envelopes contendo os Cartes-Respostas, com o lacre correspondente. 7.7 - O envelope contendo os Cartes-Respostas entregues pelos candidatos dever ser lacrado e rubricado pelos candidatos mencionados no item acima. 7.8 - Ser disponibilizado formulrio prprio, em duas vias, para que os candidatos veiculem solicitaes de registro em Ata de fatos que considerem pertinentes, o qual dever ser recebido pelo fiscal de sala, mediante entrega de recibo ao candidato. Ao trmino dos exames, estas solicitaes devem constar em Ata, com o registro de eventual divergncia quanto a sua real ocorrncia por parte daqueles que firmem a indigitada Ata. 7.9 - Ser eliminado do Processo Seletivo o candidato que desrespeitar membro da equipe de fiscalizao, assim como proceder de forma a perturbar a ordem e a tranquilidade necessrias realizao dos exames.
Processo Seletvo Extramacro - PSE/2012 Pgina 5 de 11

Fundao Universidade do Amazonas


Universidade Federal do Amazonas
Gabinete da Reitoria
7.10 7.11 7.12 7.13 No haver segunda chamada para os exames. Em hiptese alguma, o candidato poder prestar os exames fora do local previamente estabelecido. Ao terminar os exames, o candidato entregar, obrigatoriamente, ao fiscal de sala, o seu Carto-Resposta.

Na correo do Carto-Resposta ser atribuda pontuao ZERO questo com mais de uma opo assinalada, sem opo assinalada ou com rasura.

transcorridos 90 (noventa) minutos de seu incio, mediante entrega de seu Carto-Resposta. O candidato que insistir em sair da sala de exames, descumprindo o aqui disposto, dever assinar Termo de Ocorrncia declarando sua desistncia do Processo Seletivo, o qual dever ser assinado tambm pelo fiscal de sala e pelo coordenador responsvel.

7.14 - Em hiptese alguma haver substituio do Carto-Resposta em virtude de erro do candidato. 7.15 - Os candidatos somente podero se retirar definitivamente do local de realizao dos exames aps

7.16 - Questionamentos sobre qualquer questo dos exames devero ser feitos por escrito, fundamentados e encaminhados COMVEST, via internet, no endereo eletrnico www.comvest.ufam.edu.br no prazo mximo de 2 (dois) dias teis aps a divulgao do gabarito do respectivo exame. 7.17 - No obstante ter o Processo Seletivo, objeto deste Edital, divulgao nacional, no compete Fundao Universidade do Amazonas qualquer responsabilidade referente a extravios de documentos, passagens areas, bem como dirias, alimentao e estada, ou quaisquer outras despesas individuais relacionadas com o Processo Seletivo. 7.18 - A PROEG divulgar, sempre que necessrio, editais, normas complementares e avisos oficiais sobre o Processo Seletivo. 8DO REMANEJAMENTO DE VAGAS 8.1 - Em caso de no preenchimento de vagas, poder-se- remanejar as vagas restantes, seguindo a ordem de classificao, para, respectivamente: I - Transferncia de Curso (Reopo); II - Transferncia Facultativa; III - Portador de Diploma.
O resultado final do PSE2012 ser divulgado pela COMVEST no endereo eletrnico www.comvest.ufam.edu.br at 05 de janeiro de 2012. 10 DO CADASTRAMENTO E DA MATRCULA INSTITUCIONAL DOS APROVADOS

99.1 -

DA DIVULGAO DO RESULTADO FINAL

10.1 - O cadastramento ser on line, no Portal do Calouro, no endereo eletrnico www.calouro.ufam.edu.br, em perodo a ser divulgado pela PROEG. 10.1.1 - Todos os candidatos classificados no processo seletivo, regido por este Edital, devero ingressar no primeiro semestre letivo 2012. 10.1 - A matrcula institucional ser realizada na PROEG pela Diviso de Matrcula - DM, a ser divulgada em Edital especfico. 10.2 - Documentos exigidos para a matrcula institucional (original e cpia): I - Para candidatos Portadores de Diploma de curso superior: a) Diploma de curso superior reconhecido, na mesma rea do curso pretendido; b) Histrico escolar expedido pela Instituio de origem;
c) Carteira de Identidade; d) CPF; e) 1 (uma) foto 3x4. II - Para candidatos s modalidades de Transferncia Facultativa e Reopo de Curso: a) Diploma ou certificado de concluso do ensino mdio ou equivalente; b) Histrico escolar do ensino mdio; c) Carteira de identidade; d) CPF; e) 1 (uma) foto 3x4.
Processo Seletvo Extramacro - PSE/2012 Pgina 6 de 11

Fundao Universidade do Amazonas


Universidade Federal do Amazonas
Gabinete da Reitoria
10.3 - Perdero, sem qualquer regalia ou exceo, o direito de ingresso e a vaga, em favor dos subsequentes aprovados, os candidatos que no obedecerem ao prazo de matrcula institucional ou que, no referido prazo, no apresentarem os documentos exigidos. 11 DAS DISPOSIES FINAIS 11.1 - A inscrio do candidato implicar a aceitao das normas estabelecidas e referenciadas neste Edital. 11.2 - Os casos omissos neste edital sero resolvidos pela comisso responsvel pelo processo seletivo.

Manaus, 14 de outubro de 2011. Profa. Dra. MRCIA PERALES MENDES SILVA PRESIDENTE DO CONSELHO DIRETOR DA FUA E REITORA DA UNIVERSIDADE FEDRAL DO AMAZONAS

Processo Seletvo Extramacro - PSE/2012 Pgina 7 de 11

Fundao Universidade do Amazonas


Universidade Federal do Amazonas
Gabinete da Reitoria
ANEXO 1 TPICOS DE ESTUDO LNGUA PORTUGUESA Contedo programtico: - Sintaxe de concordncia: verbal e nominal - Sintaxe de regncia: verbal e nominal - Sintaxe de colocao dos pronomes oblquos tonos e das palavras na orao. - Dificuldades mais frequentes da Lngua Portuguesa: a fim ou afim; a par ou ao par; a cerca de, acerca de ou h cerca de; ao encontro de ou de encontro a; h ou a; para eu ou para mim; entre mim e ti ou entre eu e tu; haver ou ter; enfim ou em fim; haja vista ou haja visto. - Crase - Conjugao verbal. Bibliografia:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramtica Portuguesa. So Paulo: Editora Nacional. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa: So Paulo. Editora Nacional. CUNHA, Celso. Gramtica do Portugus Contemporneo. Belo Horizonte. Bernardo lvares. LIMA, Rocha. Gramtica Normativa da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro. Jos Olympio. MARTINS, Dileta Silveira. Portugus Instrumental/Dileta Silveira Martins e Lbia Sliar Ziberknop. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto.

CLCULO Contedo programtico: - Introduo: Nmeros reais; funes; grficos. - Limite e Continuidade: limite de funes; limites laterais; limites laterais infinitos e no Infinito; assntotas; continuidade. - Derivao: A derivada; propriedades; regras da cadeia; derivao implcita. - Aplicao da Derivada: teorema do valor mdio; pontos crticos; esboos de grfico. - Integrao: integral definida; propriedades da integral; teorema fundamental do clculo. - Tcnicas de integrao: integrao por partes; integrao por mudana de variveis; integrao por fraes parciais; outras tcnicas; aplicaes de integrais. Bibliografia:
VILA, G.S.S. Clculo das Funes de Uma Varivel - Vol. 1. Editora LTC, 2003. GUIDORIZZI, H.L. Um Curso de Clculo - Vol 1. LTC, 2001. STEWART, J. Clculo - Vol. 1. Editora Cengage Learning, 2005. LEITHOLD, L. O Clculo Com Geometria Analtica - Vol. 1, Editora: HARBRA DIDATICO, 1994.

LGEBRA LINEAR Contedo programtico: - Matrizes e Sistemas Lineares: Matrizes; Determinantes; Sistemas de Equaes Lineares. - Vetores: vetores; operaes com vetores; produto interno, vetorial e misto; dependncia e independncia linear; - Retas e Planos: Coordenadas Cartesianas. Equaes do Plano; ngulos entre planos. Equaes da Reta; ngulos entre Retas. Condies de Paralelismo e Perpendicularismo. Distncias. Intersees. - Cnicas e Qudricas: Cnicas. Superfcies Qudricas. A equao geral do 2 grau. Equaes paramtricas de algumas curvas e superfcies. - Espaos vetoriais: definio e exemplo de espao vetorial. Subespaos vetoriais. Dependncia e Independncia Linear. Base e dimenso de um espao vetorial. Bibliografia:
BOLDRINI, J. L. lgebra Linear. Editora: HARBRA Ltda, 1980. REIS, G.; SILVA, V. Geometria Analtica. Editora LTC, 1993. STEINBRUCH, A.; WINTERLE, P. lgebra Linear. MAKRON Books do Brasil Editora Ltda, 1987. SANTOS, N. Vetores e Matrizes - Uma introduo lgebra Linear. Editora Thomson, 2007.

SOCIOLOGIA Contedo programtico: - A Sociologia como cincia da sociedade industrial - O modo de produo capitalista: classes sociais e relaes de produo - Estado e sociedade civil - Estrutura social e histria
Processo Seletvo Extramacro - PSE/2012 Pgina 8 de 11

Fundao Universidade do Amazonas


Universidade Federal do Amazonas
Gabinete da Reitoria
Bibliografia:
ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociolgico. Traduo de Srgio Bath. 2 ed. Braslia: Ed. da UnB, 1987. BERMAN, Marshall. Tudo que slido desmancha no ar: a aventura da modernidade. SP: Companhia das Letras, 1986. COHN, Gabriel (org.). Sociologia; para ler os clssicos. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1977. DURKHEIM, mile. As regras do mtodo sociolgico. Traduo de Maria Isaura Pereira de Queiroz. 16 ed. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 2001. DURKHEIM, mile. Prefcio Segunda Edio, Introduo, Captulo I. In: Da diviso do trabalho social. Trad. Eduardo Brando. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1999. GIDDENS, Anthony. As consequncias da modernidade. SP: UNESP, 1991. MARTINS, Carlos Benedito. O que sociologia. So Paulo: Brasiliense, 2003. MARX, K. & ENGELS, F. A ideologia alem. Traduo de Jos Carlos Bruni e Marco Aurlio Nogueira. 11 ed. So Paulo: Ed. Hucitec, 1999. MARX, K. & ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. Traduo de Marcus Vinicus Mazzari. Estudos Avanados. So Paulo, USP, 12 (34), 1998, p. 17-46. QUINTANEIRO, Tania. Um toque de clssicos: Marx, Durkheim e Weber. BH: Editora UFMG, 2002. SELL, Carlos Eduardo. Sociologia clssica: Durkheim, Weber e Marx. Itaja: Ed. UNIVALI, 2002. WEBER, Max. A tica protestante e o esprito do capitalismo. Traduo de Jos Carlos Mariani de Macedo. So Paulo: Companhia das Letras, 2004.

BIOQUMICA BSICA Contedo programtico: - Estrutura e funo de: Carboidratos; Lipdeos; Aminocidos; Protenas e cidos Nuclicos. - Enzimologia. - Metabolismo degradativo dos carboidratos (gliclise e fermentao) e via pentose fosfato. - Metabolismo dos triglicerdios. - Oxidaes biolgicas (ciclo de Krebs e cadeia respiratria). - Metabolismo dos aminocidos e protenas. - Fotossntese. - Ciclo do nitrognio. - Integrao e regulao metablica. Bibliografia:
CAMPBELL, M.K; FARRELL, S.O. Bioqumica, 5a Edio. Editora Thomson. 2008. MARZZOCO, A.; TORRES, B.B. Bioqumica Bsica. 3a Edio. Editora Guanabara Koogan.2007. NELSON, D. L.; COX, M. M. Lehninger: Princpios de Bioqumica. 3 ed., Sarvier, 2003.

ANATOMIA HUMANA Contedo programtico: - Introduo ao estudo da Anatomia: Consideraes gerais. Conceito de variao Anatmica. Planos e eixos anatmicos. - Sistema esqueltico: conceito, funes, tipos e diviso do esqueleto; Nmeros de ossos; Classificao dos ossos. Tipos de substncias sseas; Peristeo; Nutrio. Esqueleto axial e apendicular. - Sistema Articular: Conceito e Classificao das articulaes (fibrosas, cartilaginosas, sinoviais). - Sistema muscular: conceito e variedades de msculos. Componentes anatmicos dos msculos estriados; Fscia muscular; Origem e insero dos msculos; Classificao e ao dos msculos; Inervao e nutrio dos msculos. - Sistema Circulatrio: conceito, diviso. Corao (circulao do sangue); Sistema de conduo; Tipos de circulao; Tipos de vasos sanguneos (artrias, veias e capilares sanguneos). Corao, vasos sanguneos (artrias e veias). - Sistema Linftico: Conceito, rgos linfides primrios e secundrios, vasos linfticos, linfonodos e cadeias ganglionares. - Sistema Respiratrio: Conceito e Diviso (nariz, cavidade nasal, seios paranasais, faringe, laringe, traquia e brnquios, pleura e pulmes). - Sistema Digestrio: conceito, diviso (boca, cavidade bucal, palato, lngua, dentes, glndulas salivares, faringe, esfago, abdome, diafragma, peritnio, estmago, intestino delgado e grosso, anexos (fgado, pncreas, bao); Cavidade peritoneal. - Sistema Urinrio: Conceito; Diviso (rins, ureter, bexiga, uretra). Genitlia masculina e feminina. - Sistema Endcrino: Conceito anatmico funcional; Glndulas Endcrinas. - Sistema Tegumentar: Conceito - Pele (camada, glndulas, colorao), Anexos da pele (plos, unhas e glndulas). - Sistema Nervoso: Conceito - Diviso (Sistema Nervoso Central: Medula e Encfalo), Sistema Nervoso Perifrico (Nervos e gnglios), Sistema Nervoso Autnomo (Simptico e Parassimptico). Bibliografia:
GARDNER, Ernest; GRAY, Donald JO RAHILLY, Ronan. Anatomia Regional do Corpo Humano. 4. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.
Processo Seletvo Extramacro - PSE/2012 Pgina 9 de 11

Fundao Universidade do Amazonas


Universidade Federal do Amazonas
Gabinete da Reitoria
KAPIT, Wynn. Anatomia: um livro para colorir. 3. Ed. So Paulo: Roca, 2000. MOORE, Keith L; Delley, Arthur F. Anatomia Orientada para Clnica 5 Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. NETTER, Frank H. Atlas de Anatomia Humana. So Paulo: Elsevier Medicina v.1e2. SCHNKE, Michael Prometheus. Atlas de Anatomia: Cabea e Neuroanatomia./Pescoo e rgos Internos Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. SOBOTTA. Atlas de Anatomia Humana-Cabea e Pescoo . 22. Ed. 2007. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. v.1e2. TANK, Patrick W. Atlas de Anatomia Humana - Porto Alegre: Artmed, 2009.

CITOLOGIA Contedo programtico: - Estrutura e fisiologia celular. Biomolculas: Organizao molecular da clula: gua, ons, macromolculas carboidratos, lipdeos, cidos nuclicos e protenas (estrutura e funo). - Membrana plasmtica: organizao estrutural: protenas, carboidratos e lipdeos. Biofsica das membranas. Transporte. Eventos eltricos. - Citoesqueleto: filamentos intermedirios, microfilamentos e microtbulos. Dinmica dos microtbulos e dos microfilamentos. - Sinalizao Celular: princpios gerais da comunicao celular, sinalizao por meio de receptores de superfcie associados protena G e associados a enzimas, oncognes, proto-oncogenes e cncer. - Compartimentos Intracelulares: retculo endoplasmtico rugoso e liso, sntese protica, transporte vesicular, aparelho de Golgi, via secretora, via endoctica, lisossomos e peroxissomos. - Converso de Energia: Mitocndria. Estrutura e funo, ciclo do acido ctrico, cadeia transportadora de eltrons, fosforilao oxidativa. - Diviso Celular: mitose e meiose. - Controle do Ciclo Celular: ncleo interfsio, complexo ciclina-CDK, pontos de checagem, protenas reguladoras. - Matriz extracelular: clulas, protenas e substncia fundamental. Colgeno, elastina, integrinas, selectinas. Glicosaminoglicanas. Proteoglicanas. Bibliografia:
ALBERTS, B.; BRAY, D.; LEWIS, J. Biologia Molecular da Clula. 5 Ed. Artmed 2009 - Porto Alegre. ALBERTS B., BRAY D., JOHNSON A., LEWIS J., RAFF M., ROBERTS K., WALTER P. Fundamentos da Biologia Celular. 2 Ed. Artmed 2006 - Porto Alegre.

BIOLOGIA CELULAR Contedo programtico: - ORIGEM DAS CLULAS. PROCARIONTES. BIOMOLCULAS: Organizao molecular da clula: gua, ons biomolculas, macromolculas - carboidratos, lipdeos, cidos nuclicos e protenas (estrutura e funo). - ORGANIZAO INTERNA DA CLULA. MEMBRANA PLASMTICA: organizao estrutural: protenas, carboidratos e lipdeos. Biofsica das membranas. Transporte. Eventos eltricos. - CITOESQUELETO: filamentos intermedirios, microfilamentos e microtbulos. Dinmica dos microtbulos e dos microfilamentos. - SINALIZAO CELULAR: princpios gerais da comunicao celular, sinalizao por meio de receptores de superfcie associados protena G e associados a enzimas, oncogenes, proto-oncogenes e cncer. COMPARTIMENTOS INTRACELULARES: retculo endoplasmtico rugoso e liso, sntese protica, transporte vesicular, aparelho de Golgi, via secretora, via endoctica, lisossomos e peroxissomos. - CONVERSO DE ENERGIA: Mitocndria. Estrutura e funo, ciclo do acido ctrico, cadeia transportadora de eltrons, fosforizao oxidativa. - CLOROPLASTOS E FOTOSSNTESE. DIVISO CELULAR: mitose e meiose. MATRIZ EXTRACELULAR: clulas, protenas e substncia fundamental. Colgeno, elastina, integrinas, selectinas. Glicosaminoglicanas. Proteoglicanas. Bibliografia:
ALBERTS, B., BRAY, D.; LEWIS, J. Biologia Molecular da Clula. 5 Ed. Artmed 2009 - Porto Alegre. ALBERTS B., BRAY D., JOHNSON A., LEWIS J., RAFF M., ROBERTS K., WALTER P. Fundamentos da Biologia Celular. 2 Ed. Artmed 2006 - Porto Alegre.

Processo Seletvo Extramacro - PSE/2012 Pgina 10 de 11

Fundao Universidade do Amazonas


Universidade Federal do Amazonas
Gabinete da Reitoria
ANEXO 2 Quadro 1 - Vagas oferecidas no Processo Seletivo Extramacro 2012
REA CURSO SIGLA FG01 FG02 FG03 FG04 IB09 IB01-B IB01-L IB05 IB14 IB06 IB02 EM01 FS01 IB08 FS02 FS03 FT10 IE08 FT01 FT05 FT08 FT06 FT02-ET FT09 FT11 FT12 IE01 IE14 IE10 IE13 IE02 IE03-L IE07 IE11 IE09 IE12 IE15 FA01 FA02 IH25 IH24 IH01 FA03 FA04 FA05 FA06 IH10 FD01 IH14 IH07-L IH22 IH08 IH20 IH27 IH16 IH15 IH23 IH13 IH21 FE02 FE03 FE06 IH06 TURNO DIURNO DIURNO DIURNO DIURNO NOTURNO DIURNO DIURNO DIURNO NOTURNO VESPERTINO DIURNO DIURNO DIURNO VESPERTINO/NOTURNO DIURNO DIURNO VESPERTINO/NOTURNO DIURNO VESPERTINO DIURNO DIURNO NOTURNO MATUTINO DIURNO VESPERTINO/NOTURNO VESPERTINO/NOTURNO DIURNO DIURNO DIURNO NOTURNO DIURNO MATUTINO NOTURNO DIURNO NOTURNO DIURNO VESPERTINO/NOTURNO MATUTINO NOTURNO NOTURNO NOTURNO MATUTINO VESPERTINO NOTURNO MATUTINO NOTURNO MATUTINO DIURNO VESPERTINO MATUTINO NOTURNO MATUTINO NOTURNO DIURNO VESPERTINO VESPERTINO VESPERTINO NOTURNO MATUTINO MATUTINO VESPERTINO NOTURNO VESPERTINO TOTAL TF 1 1 4 1 2 3 2 3 2 1 2 7 5 2 9 5 1 2 4 1 3 2 3 3 1 3 1 2 2 1 1 3 1 2 1 3 3 2 1 2 2 1 3 3 3 2 1 2 2 117 RC 1 1 1 2 2 2 1 3 2 4 1 2 2 2 1 2 1 1 1 2 1 5 40 PD 1 1 1 2 6 3 2 3 3 1 1 3 1 1 2 2 1 1 1 1 1 2 2 2 1 2 2 1 2 1 4 2 2 1 2 1 4 1 1 2 2 3 2 2 1 2 1 3 4 1 94 TOTAL 2 2 5 3 8 6 4 6 5 2 3 10 5 4 11 7 4 3 3 4 2 1 3 5 2 6 2 8 4 9 1 4 3 2 2 6 4 7 2 4 1 4 3 2 5 6 5 2 2 1 4 3 2 3 2 5 6 3 1 5 6 1 5 251

AGRONOMIA CINCIAS AGRRIAS ENGENHARIA FLORESTAL ENGENHARIA DE PESCA ZOOTECNIA BIOTECNOLOGIA CINCIAS BIOLGICAS - BACHARELADO CIENCIAS BIOLOGICAS - LICENCIATURA CINCIAS NATURAIS CINCIASNATURAIS CINCIAS EDUCAO FSICA - PROMOO EM SADE E LAZER BIOLGICAS EDUCAO FSICA ENFERMAGEM FARMCIA FISIOTERAPIA MEDICINA ODONTOLOGIA ARQUITETURA CINCIA DA COMPUTAO ENGENHARIA CIVIL ENGENHARIA DA COMPUTAO ENGENHARIA DE MATERIAIS ENGENHARIA DE PRODUO ENGENHARIA ELETRICA - ELETROTCNICA ENGENHARIA MECNICA ENGENHARIA DE GS E PETROLEO ENGENHARIA QUIMICA CINCIAS EXATAS ESTATSTICA FSICA - BACHARELADO FSICA - LICENCIATURA FSICA - LICENCIATURA GEOLOGIA MATEMTICA - LICENCIATURA MATEMTICA - LICENCIATURA QUMICA - BACHARELADO QUMICA - LICENCIATURA QUMICA - LICENCIATURA SISTEMA DE INFORMAO ADMINISTRAO ADMINISTRAO ARQUIVOLOGIA ARTES PLSTICAS BIBLIOTECONOMIA CINCIAS CONTBEIS CINCIAS CONTBEIS CINCIAS ECONMICAS CINCIAS ECONMICAS CINCIAS SOCIAIS DIREITO FILOSOFIA GEOGRAFIA - LICENCIATURA CINCIAS HUMANAS GEOGRAFIA - LICENCIATURA HISTRIA HISTRIA JORNALISMO LETRAS - LINGUA E LITERATURA FRANCESA LETRAS - LNGUA E LITERATURA INGLESA LETRAS - LINGUA E LITERATURA PORTUGUESA LETRAS - LNGUA E LITERATURA PORTUGUESA LETRAS - LINGUA ESPANHOLA PEDAGOGIA PEDAGOGIA PSICOLOGIA SERVIO SOCIAL Legenda: TF - Transferncia Facultativa; RC - Reopo de Curso; PD - Portador de Diploma

Processo Seletvo Extramacro - PSE/2012 Pgina 11 de 11

Das könnte Ihnen auch gefallen