Sie sind auf Seite 1von 19

Dicas para Apresentaes

Curso Tcnico em Edificaes Introduo Informtica

Prof. Dr. Carlos Henrique da Silva Santos carlos.santos@cefetsp.br

Agenda

Dicas para montar uma apresentao; Exemplos de apresentaes; Apredendendo a criar apresentaes no BrOffice e OpenOffice; Exerccios.

Dicas para montar uma apresentao Escrito por Fernanda Carpegiani em 26.08.2009 Categorias: Inovao, Marketing Causar uma boa impresso pode garantir timos negcios. Preparao e prtica so fundamentais na hora de apresentar suas idias; Organiz-las num arquivo comum quanto eficiente se for bem feito..

Dicas para montar uma apresentao Em recente coluna no site Business Week, o coach em comunicao para empresas Carmine Gallo deu dicas bem humoradas de como causar uma m impresso ao se fazer uma pssima apresentao. Se quiser impressionar, no cometa nenhum dos 15 erros que ele descreve

1. Cometa erros de ortografia:


No checar a escrita das palavras demonstra completa falta de cuidado e ateno. Se voc no se importa o suficiente para por prova a sua apresentao, sua audincia vai ficar menos interessada em voc e na sua mensagem. a forma mais fcil de parecer amador.

2. Crie combinaes de cores que causem distrao

Azul

e verde so as mais difceis de ler.

3. Use fontes inconsistentes


Designers

profissionais de Apresentao usam duas, no mximo trs, estilos de fontes numa apresentao inteira. Mas porque parar por a? H centenas de tipografias disponveis, mas usar vrias no mesmo slide pode prejudicar o entendimento da mensagem.

4. Use uma fonte muito pequena

Se voc quer deixar as pessoas malucas, diga algo como: Eu sei que vocs no conseguem ler isso, mas se conseguissem eis o que diria

5. Insira fotos distorcidas esticadas para caber no tamanho do slide


Imagens usadas em PowerPoint devem ter pelo menos 900720 pixels. Designers comeam com imagens maiores e diminuem seu tamanho para caber no slide. Se voc quer parecer ruim, encontre imagens de tamanho 200300 pixels e estique-as para caber no slide. Sua qualidade ficar pssima.

6. Parea completamente e totalmente desinteressado


Carmine Gallo comenta uma conferncia da qual participou em que o palestrante no havia sequer preparado uma apresentao e tinha apenas algumas anotaes escritas mo. O maior problema foi que ele se perdia no meio das notas, remexendo nos papis, e perguntou duas vezes ao mediador: Quanto tempo ainda me resta?. As pessoas na plateia acharam to terrvel que comearam a se entreolhar e rir.

7. Parea desarrumado

Se quiser causar uma pssima impresso, use uma cala jeans desbotada, sapatos gastos e sujos e uma camisa manchada.

8. Leia todas as palavras de cada slide

Melhor ainda, vire as costas pra o pblico e leia seus slides palavra por palavra. No tem coisa melhor para entendiar a platia.

9. No se importe com um plano B


Se voc precisa usar a internet para mostrar um site, no se preocupe em capturar uma imagem da pgina para caso a conexo no funcione. Assim, voc no saber o que dizer quando a internet falhar. J imaginou que situao chata?

10. No pratique

Nem um pouco. Praticar uma apresentao em voz alta d trabalho e faz com que voc parea polido, mas garantia de que o assunto vai fluir melhor e no tempo certo.

11. Chame ateno para os seus erros

Se voc quer mostrar total falta de preparo, diga algo como: Ops, no tenho idia de como este slide veio parar aqui.

12. Comece com uma piada ofensiva e sem graa

Metade das pessoas vai sair da apresentao imediatamente e voc ter conseguido causar uma pssima impresso logo de cara.

13. Use animaes doidas

Deixar o texto simplesmente desaparecer gradualmente muito simplista. Especialmente quando o PowerPoint oferece as funes saltar, bumerangue e a temida nutrons, que faz as letras circularem descontroladas. Todas faro a plateia ficar com dor de cabea. A simplicidade, muitas vezes, a melhor opo.

14. Use desenhos de clip art


Por que gastar dinheiro com fotos de alta-resoluo de um servio de banco de imagens quando h muitos desenhos ordinrios e sem custo que faro sua apresentao parecer um projeto de escola? O acabamento - at em uma apresentao - faz toda a diferena.

5. Use softwares de apresentao antigos

PowerPoint 2003 serviu seu propsito (foi usado por anos). Mas no h comparao com o PowerPoint 2007, que uma ferramenta simplesmente melhor e mais robusta. Darla Wigginton, uma designer expert em PowerPoint e diretora de criao da eVision Design em So Francisco, diz: Quando o [PowerPoint] 2007 foi lanado, ele assustou o mundo do design, pois o usurio comum poderia criar coisas realmente impressionantes. Por que assustar os designers profissionais? Fique com as verses mais antigas e perca a ateno da sua platia.

Das könnte Ihnen auch gefallen