Sie sind auf Seite 1von 16

Cultur a , cidade e democr acia : o jog o da cultur a no mundo contempor neo 1

Gey Espinheira*

Resumo

As cidades so os lugares de todos. No todos na igualdade homognea, pasteurizada, mas, ao contrrio, na concentrao de desigualdades e diferenas da de todos! No a universalidade, mas um conjunto de singularidades que vm das desigualdades e das diferenas, na expresso do multiculturalismo. As contradies que emanam desse modelo levam ao paradoxal efeito de homogeneizao, acomodao e anulao do poltico, sob o domnio da cultura, esta a camuflar as verdadeiras razes das desigualdades sociais que tanto so econmicas, como o so, a partir das diferenas tnicas, religiosas e ideolgicas, mas tambm de gnero e de geraes, cujos resultados so tambm econmicos. Nas cidades, os espaos urbanos e a paisagem so construes dessas desigualdades e diferenas, com a tendncia ao processo, tambm contraditrio, de desdiferenciao social e cultural. Palavras-chave: cultura, multiculturalismo, desigualdade, diferena, democracia.

Texto elaborado para apresentao no iv Ciclo de Debates sobre Polticas Culturais Polticas Culturais para as Cidades, na mesa Polticas Urbanas e Cultura. Salvador, Conselho de Cultura da Bahia, 13 ago. 2008.

Foi Socilogo, doutor em Sociologia pela Universidade de So Paulo (usp), professor e pesquisador do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas da Universidade Federal da Bahia (ufba) e pesquisador associado ao Centro de Recursos Humanos (crh) da ufba.

O f uneral de uma era

Tem incio no artigo resenha de Cave: aqui jaz uma ideologia (cave, 2008), a profecia: est sendo preparado o funeral do multiculturalismo. Este o nosso tema de ligao da cultura com a cidade e da cidade com a multiplicidade de realidades. O foco do autor analisado, Kenan Malik, no seu livro Frutos estranhos, a questo racial sob a camuflagem do multiculturalismo, mas outras abordagens aparecem, tais como ambientalismo e movimentos sociais por direitos. O prprio direito como cultura. A exausto do multiculturalismo uma volta no parafuso para se chegar realidade dos objetivos do humanismo que se pretende alcanar no sculo xxi, no apenas para sobreviver nele e a ele, na sucesso das geraes, mas erigir um patrimnio poltico-cultural da dignidade humana. A euforia na exaltao e defesa das diferenas foi, em um primeiro momento, a ascenso da tolerncia, como um componente da convivncia poltico-cultural, na qual os diferentes e os desiguais puderam firmar suas caractersticas e, em nome delas, buscar a incluso social no que se toma como reconhecimento de direitos: direitos diferena e igualdade delas no acesso a todas as dimenses da vida social. Negros, indgenas, migrantes, mulheres, crianas e adolescentes, idosos e dependentes fsicos e mentais so algumas das categorias que se definem por seus corpos: cores, gnero e idades, atributos biolgicos, aos quais se acrescentam as culturais: religio, opo sexual, ideologias etc. Polticas urbanas foram postas em prtica na homogeneizao de espaos, a partir de conjuntos habitacionais programados ou de invases consentidas de reas da cidade, formando guetos, periferias a concentrar um mesmo tipo: o pobre, o afrodescendente, os deserdados da sociedade. E no sem o consentimento das pessoas que se julgam beneficiadas pelo reconhecimento de suas comunidades e o enaltecimento de suas resistncias.

192

gey espinheira

Afirmar e gozar das diferenas como direito de afirm-las, recusando o preconceito e a excluso, tornou-se a tolerncia contempornea no discurso ps-moderno, como uma expresso da superao do poltico pela cultura, fenmeno paralelo ou decorrente do neoliberalismo que assolou o mundo, a partir da dcada de oitenta do sculo vinte, e que abriu as portas do sculo xxi, anunciando um novo tempo que encontrou seu maior eco no Frum Social Mundial, a anunciar que um outro mundo possvel. O altermundismo assumiu a dimenso de ser o outro lado do encontro dos ricos, em Davos, em janeiro de cada ano, analisando a conjuntura econmica e poltica mundial e a partir da traando as estratgias do capitalismo internacional, o centro do poder real que conduz os destinos do planeta. Mobilizados aos milhares, polticos, jovens e intelectuais de todos os matizes passaram a se reunir em Porto Alegre, inicialmente para contrastar, com o frum dos pases ricos, apresentando alternativas ao capitalismo ou, mesmo, forma que atualmente o capitalismo assumiu diante da crise do Estado e frente ao fenmeno da globalizao, que gerou efeitos paradoxais a desafiarem as polticas internas de cada Estado-nao, desequilibrando foras sociais e com isso gerando crises mltiplas no campo das relaes sociais internas em cada nao. A concepo do estado-mnimo, ou no-estado, controversa e ao mesmo tempo paradoxal. medida que a ideia de Estado evoluiu da supergarantia da propriedade para a administrao coletiva, ou seja, do bem comum, ainda que isso seja apenas uma iluso, para a maioria da populao, pois nas prticas do dia a dia se v o Estado como meio de acumulao de grupos empresariais e lcus de um poder burocrtico que devora todas as ideologias e escraviza, pelo encantamento do poder ritualizado, todos os que chegam a ocupar cargos, onde a cultura? E as cidades? Vamos pensar no indivduo, este ser que sofre, para o bem ou para o mal, os efeitos dos acontecimentos histricos, do pas-

c u l t u r a , c i da d e e d e m o c r a c i a : o j o g o da c u l t u r a n o m u n d o c o n t e m p o r n e o

193

sado, do presente e das profecias que antecipam o futuro. Este ser, criado pelas transformaes tecnolgicas desde o sculo xviii, sonha com a liberdade; l sossegado ou inquietamente o romance e, em seu individualismo, transgride fronteiras com a imaginao, vivendo as vidas que a fico, mais que a realidade, constri. A cultura o campo do indivduo, seja ele o criador ou o consumidor da criao, mas, em ambos os casos, a liberdade essencial. O indivduo essencialmente poltico, tem uma causa, em que pese o fato de que toda poltica fundamentalmente coletiva. Ento, a poltica o encontro dos indivduos; a cultura o pano de fundo dos modos de ser, de querer e de sentir. Diante da tolerncia contempornea que se esboa no pluralismo, a percepo de Eagleton (2005, p. 28) merece ser aqui lembrada, para pontuar a nossa percepo do jogo da cultura no mundo contemporneo em que o Ocidente quer se impor, para alm da astcia ideolgica, pela fora militar:
Os que consideram a pluralidade como um valor em si mesmo so formalistas puros e, obviamente, no perceberam a espantosamente imaginativa variedade de forma que, por exemplo, pode assumir o racismo. De qualquer modo, como acontece com muito do pensamento ps-moderno, o pluralismo encontra-se aqui estranhamente cruzado com a auto-identidade. Em vez de dissolver identidades distintas, ele as multiplica. Pluralismo pressupe identidade, como hibridizao pressupe pureza. Estritamente falando, s se pode hibridizar uma cultura que pura; mas como Edward Said sugere, todas as culturas esto envolvidas umas com as outras; ne2 said, E. Culture and imperialism. Londres, 1993.

nhuma isolada e pura, todas so hbridas, heterogneas, extraordinariamente diferenciadas e no monolticas 2 . preciso lembrar, tambm, que nenhuma cultura humana mais heterognea do que o capitalismo.

As cidades so os espaos dos indivduos, o encontro de muita gente, um ajuntamento extraordinrio da diversidade humana e ao mesmo tempo uma curiosa sntese, como no caso da Bahia

194

gey espinheira

de Todos os Santos, a Cidade do Salvador, a Soterpolis em que todos esto salvos, ainda que no saibamos de qu. A terra da felicidade no para todos. Mas a cultura nos oferece uma ideia difusa de baianidade, essa singularidade coletiva que nos uniria em um modo peculiar de ser. E como uma crena acreditada com f, a baianidade passa a existir como um fato concreto: ento, sorria, voc est na Bahia. Parodiando o poeta, conclumos: uma rima, no uma soluo. Mas vamos mais uma vez recorrer a Eagleton (2005b, p. 75), para situar o fenmeno da culturalizao da ps-modernidade na controvrsia das diferenciaes culturais. Era irnico que o pensamento ps-moderno criasse tamanho fetiche em torno da diferena, dado que seu prprio impulso era apagar as distines entre imagem e realidade, verdade e fico, histria e fbula, tica e esttica, cultura e economia, arte culta e arte popular, esquerda e direita polticas. com ironia que Eagleton fala das contradies do mundo e, no mundo contemporneo, no jogo das ideologias, tal como o anncio pomposo do fim da histria: mais tarde ficaria claro que os fundamentalistas islmicos no estavam prestando suficiente ateno quando esse anncio foi feito. (2005 b, p. 75) E na sequncia, escreve:
A poltica cultural havia nascido. Mas a frase profundamente ambgua. H muito havia sido reconhecido em crculos radicais que a mudana poltica tinha que ser cultural para ser efetiva. Qualquer mudana poltica que no se entranhe nos sentimentos e nas percepes das pessoas que no obtenha seu consentimento, engaje seus desejos e permeie seu senso de identidade est provavelmente fadada a no durar muito.

Mas vamos um pouco mais adiante e pensemos na largueza do mundo e do tempo, na confluncia de foras que nos fizeram do modo que somos, nestes ltimos anos, a envolver desejos e

c u l t u r a , c i da d e e d e m o c r a c i a : o j o g o da c u l t u r a n o m u n d o c o n t e m p o r n e o

195

sonhos de uma unidade cultural latino-americana, de um encontro de todos os povos oprimidos, ligados pelo sentimento comum da opresso e do desejo da liberdade ou, de todos com todos, na afirmao de que um outro mundo possvel.

A guia, o condor e o albat roz

3 Le Pote est semblable au prince des nues / Que hante la tempte et se rit de larcher; / Exil sur Le sol au milieu des hues, /Ses ailes de gant lempchent de marcher. (Charles Baudelaire: lalbatros. Fleurs du mal, 1858)

A guia americana e o condor dos Andes abriram suas asas sobre os pases latino-americanos e instauraram o Estado de terror por dcadas. Como o albatroz, na metfora potica de Baudelaire, estavam as pessoas de esprito livre, que vagam nos sonhos de liberdade, com dificuldades de se mover 3 na estreiteza das ditaduras militares. O campo da cultura tornou-se lugar de resistncia e a arte assumiu o importante papel de comunicar esses sonhos libertrios, unindo, de algum modo, a Amrica Latina, sobretudo atravs da msica, da poesia e da literatura fantstica, capitaneada por Gabriel Garcia Marquez, Nobel de literatura. A Amrica Latina, sada do ciclo de ditaduras impostas pelos Estados Unidos, nos ltimos trinta anos do sculo vinte, segue elegendo candidatos com perfis esquerdistas, com discursos radicais, em termos de mudanas de orientao poltica, privilegiando as massas, como nos casos do Brasil, Bolvia, Venezuela e Equador. E personagens femininos, no Chile e na Argentina, quebrando tradies com promessas de inovaes, sempre mais esquerda. A diversidade tnica de pases, como a Bolvia e o Equador, confrontam diferentes grupos, sobretudo os descendentes indgenas e os brancos eurodescendentes, que sempre foram as elites dominantes. No Brasil, um fato inusitado: um operrio, sem nvel superior, chega presidncia da repblica e reeleito, consolidando uma liderana pessoal jamais vista. uma resposta das cidades e da cultura das cidades. Em cada um desses pases, o perfil do presidente ou da presidenta peculiar, no se encontrando nenhuma homogeneidade

196

gey espinheira

entre eles ou elas. O fato comum que houve uma mudana na aspirao poltica, o que levou os povos a dar mais ateno a personagens que poderiam se inclinar aos interesses da maioria da populao, ao contrrio de antes, quando os discursos elitistas manipulavam as massas em interesses prprios, cinicamente enunciados como se fossem de todos e para todos. Deve-se presumvel atribuir extenso da educao e elevao de formao educacional os principais fatores para a mudana de orientao do eleitorado nesses pases, dando mais ateno s propostas de soluo de problemas sociais, dentre os quais emprego, violncia e sade pontuam como os mais urgentes e preocupantes. As sociedades tornaram-se mais complexas, mais problemticas para elas prprias e da emergiu a ideia de sociedade reflexiva, a que se v como problema de si mesma ou um problema para si. O campo da cultura torna-se um refgio, assim como no passado foi um foco de resistncia. O quilombo cultural pode ser um exlio, mas, como todo quilombo, uma fuga para um outro espao de liberdade. A segmentao dos campos culturalmente alimentada e justificada. As cidades, portanto, como snteses da diversidade, so os lugares de diferenciaes que promovem a desdiferenciao na homogeneizao de espaos vivenciais no conjunto urbano. So contradies que esto a nos desafiar todo o tempo, sobretudo diante da ideologia do multiculturalismo como soluo para as mais diversas condies do ser humano na ps-modernidade, em que quase tudo possvel e permitido.

Politicamente cor reto...

Enquanto a poltica cuida dos destinos da coletividade, a poltica da cultura manipulada pelo multiculturalismo, como um vis do politicamente correto, fragmentando os campos sociais e jogando com parcelas da populao sob o comando burocrtico do

c u l t u r a , c i da d e e d e m o c r a c i a : o j o g o da c u l t u r a n o m u n d o c o n t e m p o r n e o

197

4 By Way of an Introduction - The end of History and the Last Man: I argued that liberal democracy may constitute the end point of mankinds ideological evolution and the final form of human government, and as such constituted the end of history. That is, while earlier forms of government were characterized by grave defects and irrationalities that led to their eventual collapse, liberal democracy was arguably free from such fundamental internal contradictions. This was not to say that todays stable democracies, like the United States, France, or Switzerland, were not without injustice or serious social problems. But these problems were ones of incomplete implementation of the twin principles of liberty and equality on which modern democracy is founded, rather than of flaws in the principles themselves. While some present-day countries might fail to achieve stable liberal democracy, and others might lapse back into other, more primitive forms of rule like theocracy or military dictatorship, the ideal of liberal democracy could not be improved

Estado, ainda que em outro sentido se possa encontrar o Estado como tutor da cultura, como um mecenato sem o qual certas expresses dificilmente poderiam se desenvolver. Assim, leis que reduzem a obrigao fiscal, como subsdios a empresas privadas ou a pessoas fsicas, desde que aplicando em programas especiais, a exemplo do Faz Cultura, na Bahia, ou da famosa Lei Rouanet. muito importante analisar tais benefcios como decorrentes de um plano poltico que expressa o esprito de poca, que pode ser traduzido como de recuo do espao pblico para campos sociais restritos, a exemplo da negritude que procura firmar uma dimenso racialista e obteve medidas de reparao, tal como a poltica de cotas, que reserva o mercado em certos setores especficos, desigualando a sociedade como forma de proteo para segmentos mais frgeis da populao, em termos de competio livre. Em razo das especificidades dos grupos sociais, a poltica de reconhecimento das diferenas torna-se, na realidade, paradoxal, pois se s vezes implica em incluso, como o reconhecimento das religies de matriz africana, por outras as isola, como expresses exticas, e as congela em suas posies sociais, levando ao esquecimento de que a distribuio das pessoas e grupos sociais na estrutura da sociedade se d pela classe a que pertencem e que, portanto, so as relaes econmicas e no as culturais que classificam a posio social. As lutas microlgicas perdem a dimenso de conjunto e as perspectivas se entrecruzam sem se sintonizarem. O abandono da perspectiva da luta de classes, como uma reminiscncia do passado, uma manobra ideolgica para apagar os ideais revolucionrios que se identificavam com a proposio socialista, sobretudo das correntes marxistas. Para o terico americano, Fukuyama 4 , chegava-se ao fim da histria, tal como analisa Anderson (1992), j que de agora em diante o planeta tinha uma s economia, a capitalista, com o malogro da Unio

198

gey espinheira

Sovitica, smbolo de uma era que ficou no passado, com a Rssia comunista de 1917 a 1989. Foi precisamente neste ano, 1989, que Fukuyama expressou pela primeira vez a sua tese e, dela, nos diz Anderson (1992, p. 99):
A obra de Fukuyama contm uma psicologia, uma histria e uma poltica. Apesar de toda a fora de seu conjunto, cada uma exibe sua prpria disposio interna. Intelectualmente, a mais notvel inovao de The end of History and the Last Man o preenchimento de uma teoria hegeliana da histria com uma teoria platnica da natureza humana. Como se encaixam uma na outra? A exposio de Fukuyama gravita em torno do papel de thumos o esprito que se situa entre a razo e o desejo na topografia platnica da alma.

on. Disponvel em: <http://www.marxists. org/reference/ subject/philosophy/ works/us/fukuyama. htm. Acesso em: ago. 2008.

Com a densidade da anlise combinada de uma psicologia, de uma histria e de uma poltica, fica a premissa do ajuste de interesse por outros meios, que no os tradicionais recursos militares, como sintetiza Anderson (1992, p. 84), uma resposta de Fukuyama dissuaso de uma guerra nuclear:
Os Estados modernos nunca buscaram simplesmente o poder como um objetivo independente em si mesmo, e sim como um meio a fim de garantir interesses particulares que so sempre ideologicamente definidos. Um mundo em que todos os Estados compartilham de uma adeso normativa comum a mercados livres e eleies livres no seria por certo o mais propcio recorrer ao repertrio clssico de hostilidades militares.

Se no plano internacional, o ajuste se daria com base em um consenso, tal como se registrou no famoso consenso de Washington, momento poltico mundial do neoliberalismo, aps 1989, as invases do Paquisto, no governo Clinton, e posteriormente a poltica belicista de George W. Bush, culminando com as invases do Paquisto e do Iraque, abalam a teoria exposta

c u l t u r a , c i da d e e d e m o c r a c i a : o j o g o da c u l t u r a n o m u n d o c o n t e m p o r n e o

199

e nos levam a ver que ainda a economia interesses particulares que define o andar da Histria e, por isso mesmo, no h como afirmar um fim da histria. No plano interno dos estados-nao, e neles, nas cidades, os conflitos no se findaram sob o imprio do desejo de coeso e harmonia, mas foram camuflados ou sufocados pela cultura do direito das mltiplas expresses, na denominao de multiculturalismo, to vivamente criticado por autores como Hall (2003), Bhabha (2003) e Jacoby (1999). Em vez da luta de classe, passa-se luta de afirmao de minorias, na sequncia do grande e vitorioso movimento feminista, incluindo-se a os raciais, que se inclinam para a dimenso tnica, sobretudo quando o dna desmistifica o conceito de raa. A luta pela igualdade, e posteriormente pela afirmao da especificidade de gnero das mulheres, acompanhada da busca de afirmao das condies dos afrodescendentes e dos indgenas. No campo religioso, o embate do neopentencostalismo com a tradio catlica latino-americana, certamente o continente mais catlico do planeta at ento. Tudo relegado, agora, ao campo da cultura e no mais ao da poltica. Tm-se, desse modo, lutas fragmentadas, em certos casos difusas, curiosamente quando se procura a interdisciplinaridade, ou as manifestaes de multido, como se empenham em teorizar Hard e Negri (2004), ou John Holloway (2003), a propor a despedida das teses do sculo xix e a recomendar as lutas revolucionrias, como uma nova expresso de um neoanarquismo, a negao do poder: mudar o mundo sem tomar o poder. A cidade estratifica por renda e por estilo de vida, ao tempo em que estratificada pelas caractersticas dos diversos grupos, nas polticas de cultura, que, salvo algumas curtas, embora eficazes, as polticas culturais trouxeram visibilidade de quem no se via no cenrio urbano, como as da Fundao Gregrio de Matos, sob o comando de Paulo Costa Lima, no perodo 2006/2007. No mais geral, cada qual em seu lugar nas polticas urbanas de

200

gey espinheira

cultura, quando a cultura atua como calmante a incentivar a passividade pelo suposto reconhecimento social do fazer cultural de grupos segregados, muitos dos quais concebem sua situao como um acaso de sua histria de vida. So contradies que merecem a nossa ateno, quando focamos as cidades como lugares das diferenas, e ao mesmo tempo lugar comum, no sentido de todos, no da universalidade da igualdade, mas da capilaridade para a diversidade social, mascarando nessa tolerncia o enquadramento dos mais diversos grupos sociais em suas expresses culturais.

No lugar de todos, os espaos de cada um

Se a cidade o lugar de todos, nela a diviso social pode ser percebida com nitidez ou de modo confuso, na medida em que polticas de dissimulao so postas em prtica, tanto do lado institucional do poder, como nas estratgias de representao de grupos sociais. Uma cidade sempre invisvel em sua totalidade, a contrariar os esteretipos que dela se constroem. Em uma sequncia de publicaes sobre a violncia urbana avanada, Wacquant (2001, 2005, 2008) examina e compara a situao dos guetos nos Estados Unidos, mais especificamente em Chicago, e na Frana, demonstrando diferentes polticas urbanas, sendo a dos Estados Unidos, com a evidente retrao do Estado e o aumento considervel da criminalidade em certos guetos, territrios da indiferenciao social e cultural, ao contrrio do fenmeno que se observa nas cits francesas, cidades perifricas, a famosa banlieu que, em 2006 e 2007, mostrou-se larga e poderosamente incendiria com os protestos de jovens da terceira gerao de migrantes acolhidos, sobretudo africanos e rabes. O padro brasileiro de polticas urbanas foi crescentemente o de distino da diversidade social, alocando os diferentes grupos em espaos homogeneizados, ou seja, de indiferenciao, em

c u l t u r a , c i da d e e d e m o c r a c i a : o j o g o da c u l t u r a n o m u n d o c o n t e m p o r n e o

201

5 Senhora dona Bahia, / nobre e opulenta cidade, / madrasta dos naturais, / e dos estrangeiros madre....

que as identidades se dissolvem na situao comum, do espao comungado na pobreza, na feira e na vida de sacrifcios cotidianos em relao aos servios pblicos das cidades. Tomemos o exemplo da cidade do Salvador, a qual consideramos, em um artigo, como cidade das desigualdades (1999), e, em um outro, mais como cidade invisvel e dissimulada (2002), ou ainda como em Mal-estar na baianidade: perdas e danos (2002). A cidade to dessemelhante de Gregrio de Matos (s.d., p. 30), mas tambm cidade madrasta5 (p. 39), demonstra a diversidade de olhares, dos lugares em que se posicionam os observadores. O olhar social da diversidade social obrigatoriamente deve ser o da economia, da diviso de classes sociais; o olhar alienado da cultura o da dissimulao e da afirmao das diferenas como um direito e, a igualdade de oportunidades, como uma alienao das condies sociais de produo da riqueza. A afirmao ideolgica dos direitos sociais no garante a aplicao real, concreta, desses direitos. Consegue-se que a capoeira seja reconhecida como patrimnio cultural; que o acaraj tambm o seja; que o candombl e a umbanda sejam religies respeitveis, quando outrora eram vistas como magia e feitiaria, na esteira do estigma e preconceito com a cultura africana. Reconhece-se o dia da conscincia negra e uma esttua de Zumbi erguida na Praa da S de Salvador. A parada gay rene milhares de pessoas, assim como as manifestaes dos evanglicos e as procisses dos catlicos. Ciclistas, motociclistas, corredores e maratonistas tambm se encenam nas ruas, assim como os mais diversos grupos da terceira idade. Vez por outra, so moradores revoltados que fecham as ruas principais, em protesto contra chacinas e homicdios cometidos por policiais. A cidade fala, protesta e se revela, por uns momentos, mas logo volta normalidade do destino consentido, conformado, impotncia de ir alm do juris esperneandi.

202

gey espinheira

Polticas culturais da memr ia e do esquecimento

Tome-se o exemplo da recuperao arquitetnica e urbanstica dos conjuntos de casarios histricos de Salvador. Em todos eles a populao residente foi retirada, inconsentida em permanecer, como se estivesse fora do seu lugar, to logo se dava a valorizao urbana, esttica e, consequentemente, imobiliria desses lugares. Em dois artigos sucessivos sobre as polticas de restaurao de stios histricos na Amrica Latina (azevedo, 2004; espinheira, 2005), considerando a experincia do Pelourinho, em Salvador-Bahia, e de outros, no Equador, ficou patente a interveno da Cultura na cultura da vida cotidiana, promovendo imposies e modificaes de prticas populares, afastando-as como indesejveis aos padres tursticos internacionais, cujo lema buscar a segurana, do conhecido em seu prprio pas, em lugares diferentes. Ou seja, o j conhecido no desconhecido, a padronizao que tranquiliza. Assim, a diversidade cultural tende a se moldar semelhana em que, em lugares diferentes, encontra-se o que igual no local de origem do viajante. Mundo repetitivo, reproduzido na domesticao da cultura popular. As cidades e seus lugares que se mostram ao turismo so aquelas domesticadas pelas instituies oficiais da cultura, que exilam as representaes populares ou as transformam em exotismos de demonstrao, a exemplo das representaes de danas do candombl em restaurantes e casas de shows tursticos, ou os tipos bahianas estilizadas no Centro Histrico de Salvador, fazendo as figuraes epocais. A, no caso, as pessoas de cor so recrutadas para o realismo inventado pela cultura do turismo. No processo de valorizao dos espaos urbanos, d-se tambm o processo de substituio das populaes, enfatizando racionalmente a segregao social como poltica cultural. Como se deu em Salvador, com a conhecida desfavelizao das festas

c u l t u r a , c i da d e e d e m o c r a c i a : o j o g o da c u l t u r a n o m u n d o c o n t e m p o r n e o

203

de largo, e pela transformao do carnaval em grande negcio, priorizando a negociao com empresas de todos os tipos em relao cultura popular que se manifestava na livre inveno e criao da fantasia. O fim da fantasia foi decretado pelo princpio de realidade da economia, na forma de mercantilizao da criatividade, sob o comando unificado de uma associao empresarial dos grandes blocos de trio eltrico, marca do carnaval de Salvador, tecnologia de comunicao musical de mobilizao de massa em expresso corporal no espao pblico da cidade. O folio compra a sua fantasia, o seu abad, como passaporte para entrar e participar em um bloco de trio e l, devidamente fardado, segue ao comando dos animadores que regem a forma de expresso do corpo e, qui, da alma. O espao urbano dos circuitos carnavalescos fica disposio dos administradores da cultura do ldico, agora sob a racionalidade instrumental do lucro empresarial a impor modelos de atuao de todos e do prprio uso da cidade. A poltica cultural no sentido de fazer da cidade um cenrio temtico para turista ver e participar na compra das emoes colocadas no mercado de entretenimento contemplativo e participativo, sendo esta opo ainda que orquestrada por maestros do corpo empresarial da indstria cultural. Mesmo em uma manisfestao ldica, considerada a maior festa do mundo, como registra o veculo de comunicao da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, inscrita no Guiness Book (Viver Bahia! p. 9), a segregao das pessoas evidente, salta aos olhos, e quando as classes socialmente dominantes dominam o espao pblico das ruas e praas, com suas cordas de isolamento de seus blocos, obrigando as camadas populares s margens estreitas e densas dos excludos. O rio claro corre por entre margens escurecidas e neste caso o rio que comprime as margens e esse o efeito dessa organizao social, da sociedade de classes, em que a solidez desse rio se separa de suas margens

204

gey espinheira

e no deixa que elas se encontrem e se reconheam; e, assim, alienadas de si, como se fosse natural, as margens contemplam os que danam, cantam e se mostram, pois ali esto para serem contemplados, mas sem toc-los, e se julgam tambm participantes da grande festa.

Bibliograf ia anderson, Perry. O fim da histria: de Hegel a Fukuyama. Traduo de lvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1992. azevedo, Paulo Ormindo de. El Pelourinho de Bahia, cuatro dcadas despus. conos, Ecuador: Revista de Ciencias Sociales flacso, n. 20, sept. 2004. bhabha, Homi K. O local da cultura. Traduo de Miriam vila, Eliana Loureno de Lima Reis e Glaucia Renate Gonalves. Belo Horizonte: ufmg, 2003. cave, Stephen. Aqui jaz uma ideologia. Folha de S. Paulo, So Paulo, 20 de julho de 2008. Caderno Mais: (+ livros), p. 6. eagleton, Terry. A idia de cultura. Traduo de Sandra Castello Branco. So Paulo: unesp, 2005. eagleton, Terry. Depois da teoria: um olhar sobre os estudos culturais e o ps-modernismo. Traduo de Maria Lcia Oliveira. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005b. espinheira, Gey. El patrimonio como domesticacin da la cultura. conos, Ecuador, Revista de Ciencias Sociales flacso, n. 21, ene. 2005. . Mal-estar na baianidade: perdas e danos. Cadernos do ceas, Salvador: Centro de Estudos e Ao Social, n 200, 2002. . Gey. Salvador: A cidade invisvel e a cidade dissimulada. In: lima, Paulo Costa et al. (Coords.). Quem faz Salvador? Salvador: ufba, 2002.

c u l t u r a , c i da d e e d e m o c r a c i a : o j o g o da c u l t u r a n o m u n d o c o n t e m p o r n e o

205

. Salvador: cidade das desigualdades. Cadernos do ceas, Salvador: Centro de Estudos e Ao Social, n 184, nov./dez, 1999. espinheira, Gey; gomes, lvaro. Paz s com justia social: pscolonialismo, multiculturalismo e autonomia dos povos: o desafio do sculo xxi. In: frum social mundial, Nairbi. Salvador: iapaz, 2007. fukuyama, Francis. The end of history and the last man. New York: Penguin Press: 1992. (Introduction). Disponvel em: <http://www.marxists.org/reference/subject/philosophy/ works/us/fukuyama.htm>. hall, Stuart. A questo multicultural. In: . A dispora: identidades e mediaes culturais. Traduo de Adelaine La Guardi Resende et al. Belo Horizonte: ufmg; Braslia: unesco do Brasil, 2003. hardt. Michael; negri, Antonio. Multitude: war and democracy in the age of impire. New York: The Penguin Press, 2004. holloway, John. Mudar o mundo sem tomar o poder. Traduo de Emir Sader. So Paulo: Viramundo, 2003. jacoby, Russell. O fim da utopia: poltica e cultura na era da apatia. Rio de Janeiro: Record, 1999. matos, Gregrio. Poemas escolhidos. So Paulo: Crculo do Livro, s.d. viver bahia!. Carnaval: vai ferver alegria nas ruas da Bahia (an explosion of joy in the streets of Bahia). Revista de Turismo da Bahia, Salvador, ano 1, n. 5, jan. 2008. wacquant. Loc. As duas faces do gueto. Traduo de Paulo Cezar Castanheira. So Paulo: Boitempo, 2008. . As prises da misria. Traduo de Andr Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. . Os condenados da cidade. Estudo sobre marginalidade avanada. Traduo de Joo Roberto Martins Filho. Rio de Janeiro: Revan; Fase, 2001; 2 ed. 2005.

206

gey espinheira

Das könnte Ihnen auch gefallen