Sie sind auf Seite 1von 2

Henri Wallon (1879-1962) concentrou seus estudos na anlise do psiquismo humano, voltando se para a psicologia da criana.

Seu interesse pela educao ajudou-nos a compreender a Psicologia e a Pedagogia como cincias complementares, sem que se priorizasse uma ou outra rea. Ou seja, o estudo da Psicologia tem como base uma possvel renovao da prtica educativa, assim como a prtica educativa como campo para a pesquisa psicolgica numa relao de troca. Para Henri, o ser humano resultado da integrao entre afetividade, cognio e movimento. Sua teoria prope que a formao humana est intrinsecamente ligada as suas experincias e interaes com o meio. Wallon procurou compreender o desenvolvimento infantil por meio das relaes estabelecidas entre a criana e seu ambiente, vendo a pessoa como um ser total, tanto em sua individualidade como na relao com os outros. Henri prope o estudo integrado do desenvolvimento, que abarca toda a atividade infantil
afetividade, motricidade, inteligncia podendo assim definir seu projeto terico como a elaborao de uma psicognese da pessoa total. E o desenvolvimento se d de forma descontnua, marcado por retrocessos e rupturas. A cada estgio de desenvolvimento infantil h uma reformulao e no simplesmente uma adio ou uma reorganizao dos estgios anteriores, ocorrendo uma interao entre ambiente e sujeito.

A afetividade para Wallon designar os processos psquicos que acompanham as manifestaes orgnicas da emoo, que depois iro se juntar sensibilidade externa, ou seja, elementos do mundo exterior, para a caracterizar o aspecto cognitivo do desenvolvimento. Para Henri, o projeto de sociedade define o projeto de educao, onde formar sujeitos histricos, autnomos, capazes de construir sua sociedade implicaria em associar essa meta aos mtodos pedaggicos, apoiando se em princpios cientficos relativos ao conhecimento da criana e do meio em que est se desenvolvendo. As Teorias de Wallon para a educao buscam identificar a presena de aspectos afetivos na relao professor-aluno e as possveis influncias destes no processo de aprendizagem. Na rea educacional, o educador tem que ter cincia de que aprendizagem uma atividade de interao social, sendo mediada por elementos culturais, para produzir-se um novo olhar sobre as prticas pedaggicas. A preocupao que se tinha com o "o que ensinar" (os contedos das disciplinas), comea a ser dividida com o "como ensinar" (a forma de, as maneiras, os modos).

Referncias Bibliogrficas:

Queiroz, Elaine Moral. Teoria da Aprendizagem. Disponvel em <https://ava.uninove.br> Acesso em 22/06/2012

Laskiewicz, Chafiha Maria Suiti. Linguagem e Aquisio da Escritura Disponvel em <https://ava.uninove.br> Acesso em 23/06/2012

Das könnte Ihnen auch gefallen