Sie sind auf Seite 1von 6

FETICHISMO E DECADNCIA DO GOSTO MUSICAL EM ADORNO

Fabiano Leite Frana (COFIL-UFSJ). Prof. Dr. Paulo Csar de Oliveira orientador (DFIME-UFSJ)

Resumo: Este trabalho tem por objetivo demonstrar, sob a perspectiva esttico-poltica de Adorno, a progressiva fragmentao e padronizao da msica, bem como a sua transformao em mercadoria que, uma vez associada aos grandes veculos de comunicao de massas, imprime em seus ouvintes, contedos estticos formais pr- fabricados, os quais caracterizam as relaes entre arte e sociedade em tempos de tecnicizao da produo artstica e decadncia da apreciao esttica. Palavras-chave: Msica, Comunicao de Massas, Decadncia.

s conseqncias scio-psicolgicas que as produes artsticas provocam

em um determinado pblico, tem sido, atualmente, objeto de investigao filosfica. Acredita-se que, desde o surgimento de inmeras possibilidades de reproduo tcnica, a obra de arte, de forma gradativa, vem perdendo seu sentido em si, o qual, outrora, veiculava a prpria substancialidade da obra, atravs da autonomia de suas formas e contedos. Nesse sentido, as possibilidades de se desenvolver o fazer artstico, v-se quase que totalmente dependente de mecanismos de produo, divulgao e distribuio; esses processos, por sua vez, interferem negativamente na obra de arte, ao ponto de imprimir-lhe significados alheios queles inerentes prpria obra.

Uma vez enquadrados pela cultura de massa, os objetos de arte estaro perpetuamente condenados cega obedincia aos ditames de uma sistematizao que, racionalmente, se organiza em funo do poder do capital que, de forma subjacente e oculta, orienta o que se pode e se deve produzir, divulgar e vender.

Entram em cena os veculos de comunicao de massa que, ostensivamente circulam imagens e sons; que sugerem adeso a determinados valores, comportamentos e atitudes. Persuadido pelos suplcios da publicidade e propaganda, o cidado contemporneo compelido a acat-los como verdadeiros sem prvia mediao; por conseguinte, o indivduo recebe o rtulo da homogeneizao e o dever de no rebelar-

Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei Ano IV - Nmero IV janeiro a dezembro de 2008.

FRANA, Fabiano Leite -2-

se, uma vez que, perante uma sociedade padronizada, a diferena pr-requisito de excluso.

Percebendo o escopo e o poder da propaganda, o filsofo, socilogo e musiclogo Theodor Wiesengrund Adorno (1903-1969), um dos maiores expoentes da Escola de Frankfurt, cunhou a expresso Indstria cultural" para definir de forma mais precisa as intenes ideolgicas dos discursos miditicos que, a todo custo, buscam paralisar a mente dos indivduos, para que eles aceitem passivamente a realidade por ela imposta, fazendo de seus expectadores objeto de seus artifcios fetichistas.
Cai-se prontamente em estado de xtase diante do belssimo som convenientemente anunciado pela propaganda de um Estradivarius ou de um Amati; no entanto, s podem ser distinguidos de um violino moderno razoavelmente bom por um ouvido especializado, esquecendo-se de prestar ateno composio ou execuo, da qual sempre se poderia ainda tirar algo de valor. Quanto mais progride a moderna tcnica de fabricao de violinos, tanto maior o valor que se atribui aos instrumentos antigos. De vez que os atrativos dos sentidos, da voz e do instrumento so fetichizados e destitudos de suas funes nicas que lhes poderiam conferir sentido, em idntico isolamento lhes respondem - igualmente distanciadas e alheias ao significado de conjunto e igualmente determinadas pela lei do sucesso as emoes cegas e irracionais, como as relaes com a msica na qual entram carentes de relaes. Na realidade, as relaes so as mesmas que se verificam entre as msicas de sucesso e os seus consumidores. Parece-lhes prximo o totalmente estranho: so estranhos, alienado da conscincia das massas por um espesso vu, como algum que tenta falar aos mudos. Se estes por ventura ainda reagirem, j no far diferena alguma se tratar da 1 stima sinfonia ou do short de banho.

Pelo exposto, pode-se perceber o grau de complexidade da situao sob a qual a msica vem sendo submetida. Portanto, este trabalho busca demonstrar, sob a perspectiva de Adorno, o perfil das relaes existentes entre msica e sociedade, bem como a influncia dos veculos de comunicao no gosto musical.

nessa perspectiva esttica e de fortes matizes polticos, que o filsofo da Escola de Frankfurt ir abordar a questo da msica em sua obra, separando a arte de combinar os sons em duas esferas, a saber: a msica popular e a msica erudita.

ADORNO, Theodor W. Os pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 1999, p.76.


Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei Ano IV - Nmero IV janeiro a dezembro de 2008.

FETICHISMO E DECADNCIA DO GOSTO MUSICAL EM ADORNO -3-

O popular e o erudito

De acordo com Theodor W. Adorno, existem diferenas marcantes e fundamentais entre a msica popular e a msica erudita, especialmente no que concerne s formas e contedos de cada uma, bem como os respectivos efeitos scio-psicolgicos particulares, causados por essas duas esferas da msica.

Segundo Adorno, o que difere fundamentalmente a boa msica seria (erudita) da msica popular que esta ltima sujeitou-se a um rgido sistema de padronizao de tal forma que, no decorrer de seus processos psico-sociais, embotou a percepo esttica de seus ouvintes.

Ao processo de padronizao subjacente msica popular, Theodor Adorno introduz o conceito de estandardizao que, ao enquadrar a forma, estiliza o contedo, fracionando suas partes de maneira que estas adquiram significado independente do todo, isto , tenham um sentido em si, separado da totalidade da forma.

Em contrapartida, na boa msica erudita, o desenvolvimento do contedo formal faz com que as partes da composio contenham, virtualmente em si, a idia do todo; tambm os detalhes, assim como os fragmentos so produzidos a partir da concepo do todo e, cada movimento musical , geralmente, uma introduo ao final, o que confere msica erudita um constante estado de tenso favorvel sua prpria dinmica.

Ao referir-se msica popular, Adorno atesta que a estandardizao estrutural busca reaes estandardizadas; em outras palavras, a msica popular manipulada por aqueles que a promovem de tal maneira que seus ouvintes, ao ouvi-la, enquadram-na em estruturas subjetivas estereotipadas pr-existentes, de forma que facilite a compreenso e conseqente aceitao.

Na msica erudita, impossvel a substituio mecnica de seus contedos reais por padres estereotipados, uma vez que as linhas que delimitam seus contedos so demasiado singulares, originais e bem definidas; portanto; impassveis de indistines e pseudo-identificaes.

Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei Ano IV - Nmero IV janeiro a dezembro de 2008.

FRANA, Fabiano Leite -4-

Ento, ao analisarmos as reais condies destas duas esferas da msica, Adorno afirma que o sentido musical se faz atravs do Novo, isto , algo que o sujeito no espera e que acontece genuinamente. Esse carter de novidade impossvel na msica popular, uma vez que ela subsiste sob a tutela de processos insistentemente repetitivos, que determinam seu reconhecimento e sua aceitao por parte do pblico ouvinte.

Entretanto, pode-se constatar que, para Adorno, existe um abismo entre msica popular e msica erudita, uma vez que a msica popular, em seu desenvolver, foi acometida pelo advento da padronizao de suas estruturas formais. Outrossim, percebe-se que o processo de promoo e conseqente popularizao da msica hit se d atravs da repetio at torn-la reconhecvel e, uma vez reconhecida, simultaneamente aceita e, aceita cria uma iluso de valor que causa no ouvinte a falsa sensao de possuir hegemonicamente algo que outrora era utilidade pblica; portanto, em se tratando de msica popular e msica erudita, padronizao e no padronizao so termos contrastantes fundamentais.
Um julgamento claro no que concerne relao entre msica sria e msica popular s pode ser alcanado prestando-se estrita ateno caracterstica fundamental da msica popular: a estandardizao. Toda a estrutura da msica popular estandardizada , mesmo quando se busca desviar-se disso. A estandardizao se estende desde os traos mais genricos at os mais especficos. Muito conhecida a regra de que o chorus [a parte temtica] consiste em trinta e dois compassos e que a sua amplitude limitada a uma oitava e uma nota. Os tipos gerais de hits so tambm estandardizados: no s os tipos de msica para danar, cuja rgida padronizao se compreende, mas tambm os tipos caractersticos, como as canes de ninar, canes familiares, lamentos por uma garota perdida. E, o mais importante, os pilares harmnicos de cada hit o comeo e o final de cada parte precisam reiterar o esquema padro. Esse esquema enfatiza os mais primitivos fatos harmnicos, no importa o que tenha intervindo em termos de harmonia. Complicaes no tem conseqncias. Esse inexorvel procedimento garante que, no importa que aberraes ocorram, o hit acabar conduzindo tudo de volta para a mesma experincia familiar, e que 2 nada de fundamentalmente novo ser introduzido.

Por tudo isso, no que concerne msica, o popular e o erudito ocupam posies diametralmente opostas desde o processo de composio e definies formais at a

ADORNO, Theodor W. Sociologia. So Paulo: tica, 1986, p.116-117.

Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei Ano IV - Nmero IV janeiro a dezembro de 2008.

FETICHISMO E DECADNCIA DO GOSTO MUSICAL EM ADORNO -5-

sua promoo e venda. Ento, diante da dificuldade de apropriao da msica sria por parte das grandes agncias de publicidade e propaganda, estas ltimas encontram, na msica popular, um veculo adequado para levar a cabo seu intento de massificao do gosto. Dessa forma, no gostar de uma cano muito tocada e difundida pr-requisito de excluso e resistncia; ou seja, encarado como um sinal de m cidadania, como incapacidade de se divertir, como falta de sinceridade do pseudo-intelectual, pois, como pergunta Adorno, qual seria a pessoa normal que se colocaria contra essa msica normal?

Consideraes Finais

A gradativa perda da autonomia na produo musical, bem como a transformao da msica em mercadoria, convalida a coisificao da obra de arte que, sujeita s leis da oferta e da procura, torna-se objeto dos artifcios fetichistas da racional sistematizao da indstria cultural.

Nesse contexto, a msica, ao ser apropriada por seus algozes, corrobora a massificao do gosto e a conseqente perda da individualidade na apreciao esttica; e ainda, oblitera todas as possibilidades de liberdade na produo artstica, influenciando negativamente a relao entre arte e sociedade, interao que, pelo menos, deveria apontar para a emancipao e a plenitude na fruio do belo.

Nesse sentido, em funo dos meios de comunicao de massa e dos poderes ele subjacente, a msica, na atualidade, atrozmente instrumentalizada como veculo cuja senda o retorno barbrie esttico-poltica e social.

Por tudo isso, pode-se concluir que as produes artsticas culturais direcionadas as massas, introduz no seio da sociedade, uma homrica iluso de realizao individual, cujo objetivo substituir o prazer da apreciao da totalidade conteudstico-formal da verdadeira obra de arte, pelo gozo momentneo do efmero. Ento, a msica entra na categoria de entretenimento e se esvazia de qualquer possibilidade de apreciao esttica autntica, e legitima o ostensivo e tautolgico discurso miditico.

Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei Ano IV - Nmero IV janeiro a dezembro de 2008.

FRANA, Fabiano Leite -6-

Referncias Bibliogrficas: ADORNO, Theodor W. Teoria esttica. So Paulo Martins Fontes, 1998. __________ e HORKHEIMER, Max. Dialtica do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. ADORNO, Theodor W. Sociologia. So Paulo: tica, 1986. _________ . Os pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 1999. BENJAMIN, W. A obra de arte na poca de sua reprodutibilidade tcnica. So Paulo: Abril cultura, 1983. KOTHE, Flvio R. Benjamim & Adorno: Confrontos. So Paulo: tica, 1978.

Existncia e Arte- Revista Eletrnica do Grupo PET - Cincias Humanas, Esttica e Artes da Universidade Federal de So Joo Del-Rei Ano IV - Nmero IV janeiro a dezembro de 2008.

Das könnte Ihnen auch gefallen