Sie sind auf Seite 1von 4

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Artes - CEART Programa de Ps Graduao em Design - PPDG Mestrado em Design Design,

Mtodos e Fatores Humanos Professor Dr. Flvio Anthero Nunes Vianna dos Santos Janaina Ramos Marcos Ergonomia, Fatores humanos e Design
O termo ergonomia foi utilizado pela primeira vez, em 1857, pelo polons W. JASTRZEBOWSKI, que publicou um "ensaio de ergonomia ou cincia do trabalho baseada nas leis objetivas da cincia da natureza". Quase um sculo mais tarde, a ergonomia veio a se desenvolver como uma rea de conhecimento humano, segundo (DUL e WEERDMEESTER, 1995):
quando, durante a II Guerra Mundial, pela primeira vez, houve uma conjugao sistemtica de esforos entre a tecnologia e as cincias humanas e biolgicas. Fisilogos, psiclogos, antroplogos, mdicos e engenheiros, trabalharam juntos para resolver os problemas causados pela operao de equipamentos militares complexos. Os resultados desse esforo interdisciplinar foram to frutferos, que foram aproveitados pela indstria, no ps-guerra.

Um engenheiro ingls chamado MURREL, em 1949 criou na Inglaterra, na Universidade de Oxford, a primeira sociedade nacional de ergonomia, a Ergonomics Research Society. Em 1959, foi organizada a Associao Internacional de Ergonomia, em Estocolmo. Segundo Franco (2010) e de acordo com a ABERGO1 entende-se por ergonomia o estudo das interaes das pessoas com a tecnologia, a organizao e o ambiente objetivando intervenes e projetos que visem melhorar de forma integrada e no dissociada a segurana, o conforto, o bem estar e a eficcia das atividades humanas. Iida (1990 apud CASTRO, 2006, p. 4) cita que :
para a melhoria da eficiencia, qualidade, confiabilidade e da seguranca do trabalho a analise pode ser realizada a partir do aperfeicoamento homem-maquinaambiente; na organizacao do trabalho com a reducao da fadiga, do trabalho repetitivo e com o aumento da participacao do usuario nas decisoes em que esta inserido; e tambem nas condicoes fisicas de trabalho.

Macroergonomia

1ABERGO

- Associao Brasileira de Ergonomia - http://www.abergo.org.br/

A macroergonomia engloba todas as questoes, sempre com a participacao direta dos envolvidos, objetivando avaliar as necessidades organizacionais dos setores em questao, levando em conta a capacidade e desempenho humano. (ZERBETTO et al, 2004 apud CASTRO 2006, p. 4). Franco (2010) cita que a macroergonomia atua no dilogo social e no convvio no trabalho, promovendo melhorias nas condies de segurana e sade de todos os envolvidos na relizao de tarefas e consequentemente ocasionado aumento na produtividade e competitividade das empresas. Microergonomia A microergonomia, segundo Franco busca adequar a carga de trabalho s capacidades e limitaes do trabalhador, fomentar o enriquecimento das tarefas do trabalho e o desenvolvimento das personalidades do trabalhador, propiciando uma ergonomia participativa. As bases tericas da Ergonomia se apoiam na psicologia e na fisiologia, permitindo avaliar a situao dos postos de trabalho a partir de tres dimensoes complementares: fisica, cognitiva e afetiva: a) A dimensao fisica: o trabalho exige uma determinada postura para executar uma serie de movimentos inerentes a tarefa. Estes movimentos e posturas relatam a carga fisica de cada trabalho. b) A dimensao cognitiva: elaborar estrategias cognitivas para resolver um problema usabilidade ou percepo do trabalho ou tarefa; c) A dimensao afetiva: dimensionar a satisfacao com o trabalho e as sensaes causadas por determinadas tarefas. O desenvolvimento atual da ergonomia pode ser caracterizado, ento, segundo quatro nveis de exigncias: 1) as exigncias tecnolgicas: refere-se ao surgimento de novas tcnicas de produo impondo novas formas de organizao do trabalho; 2) as exigncias organizacionais: refere-se a uma gesto mais participativa, trabalho em equipes e produo em clulas que impem uma maior capacitao e polivalncia profissional; 3) as exigncias econmicas: refere-se a qualidade e ao custo da produo que impem novas condicionantes s atividades de trabalho, como zero defeito, zero desperdcio, zero estoque, etc; 4) as exigncias sociais: refere-se a melhoria das condies de trabalho e, tambm, do meio ambiente. Dix e outros (1993), afirmam que:
" este final de sculo foi caracterizado pelo surgimento de profissionais trabalhando na combinao de ferramentas e mquinas para indivduos, suas tarefas e suas aspiraes sociais. A engenharia industrial, fatores humanos (human factors), ergonomia e os sistemas ser humano-mquina so denominaes de especialidades

profissionais que atuam nessa rea. Mais recentemente, a especialidade denominada interao ser humano-computador emergiu como outra especialidade, refletindo as transformaes em verses de computadores digitais interativos e a disseminao e popularizao de computadores pessoais.

Fatores humanos
Para a ICAO (2003), o conceito de Fator Humano:
(..) refere-se ao estudo das capacidades e das limitacoes humanas oferecidas pelo local de trabalho. E o estudo da interacao humana em suas situacoes de trabalho e de vida: entre as pessoas e as maquinas e equipamentos utilizados, os procedimentos escritos e verbais, as regras que devem ser seguidas, as condicoes ambientais ao seu redor e as interacoes com as outras pessoas. Todos esses aspectos podem influenciar no comportamento no trabalho de maneira a poder afetar a saude e a seguranca.

Para HAWKINS (1993 apud LANGE), a ateno aos fatores humanos visa proporcionar melhores resultados na relacao entre as pessoas e as suas tarefas, atraves de uma aplicacao sistematica das Ciencias Humanas, integrada aos conceitos da Engenharia de Sistemas. Seus objetivos sao a garantia da eficiencia do sistema que inclui a seguranca, a eficiencia e o bem-estar do sujeito, partindo da analise das interacoes entre os individuos, os grupos e as organizacoes as quais pertencem.

Design
Segundo Schneider o design a atividade criativa que procura fazer um ambiente artificial harmonico que ofereca a completa satisfacao das necessidades fisicas e espirituais do ser humano. Nao e possivel projetar nenhum artefato que ser utilizado pelo indivduo em seu trabalho sem considerar os aspectos humanos durante a execuo dessa atividade e seus diversos planos de interacao. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS SCHNEIDER, Henrique Nou. Fatores Humanos em Sistemas Computacionais: Conceitos, Principios e Desafios. Sergipe, UFS, 2008. Disponivel em: <200.17.141.88/images/8/8a/IHC-Curso_IHC.pdf> Acesso em: 16 ago. 2011, 10:30:30 FRANCO, Gustavo. Ergonomia e Reabilitao na adequao do Meio Ambiente do Trabalho. Disponivel em: <www.prt21.mpt.gov.br/fepmat/gustavo_franco.ppt> Acesso em: 22 ago. 2011. METODOLOGIA PROJETUAL EM DESIGN. Disponivel em: <http:// webcultura.com.br/web/?p=405> Acesso em: 16 ago. 2011. FATORES HUMANOS. Disponivel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ergonomia> Acesso em: 16 ago. 2011.

LANGE, Ruy Filho et al. O conceito de Fatores Humanos na aviacao. Disponivel em: <www.fef.unicamp.br/departamentos/deafa/qvaf/.../fadiga_cap14.pdf> Acesso em: 23 ago. 2011. ERGONOMIA. Disponivel em: < http://www.eps.ufsc.br/ergon/disciplinas/EPS5225/ aula_1.htm > Acesso em: 16 ago. 2011. ERGONOMIA. Disponivel em: <http://www.ruijose.com/pt/ergonomia.html> Acesso em: 16 ago. 2011. ABERGO. Disponvel em <http://www.abergo.org.br/> Acesso em: 23 ago. 2011. CASTRO, Rosani de et al. Macroergonomia: um diferencial nas organizacoes. Bauru, UNESP, 2006. Disponivel em: <www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/ 728.pdf> Acesso em: 23 ago. 2011

Das könnte Ihnen auch gefallen