Sie sind auf Seite 1von 1

PAUTA LOCAL DA UNIIVERSIIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PAUTA LOCAL DA UN VERS DADE FEDERAL DE ALAGOAS

Estimulada pelo movimento grevista nacional dos docentes das IFES, a pauta local resultado do amadurecimento poltico da comunidade acadmica, expresso pela iniciativa da instalao de um espao amplo e democrtico de discusses e de negociaes envolvendo os representantes da comunidade acadmica e a Reitoria, com o objetivo de tratar das PRINCIPAIS E MAIS EMERGENTES NECESSIDADES DA UFAL, em todas as suas dimenses.

CONTRA A CRIMINALIZAO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL E EM DEFESA DA LIBERDADE POLTICA

Para que esse espao de discusses e de negociaes coletivas seja construdo com o mesmo grau de amadurecimento poltico alcanado, torna-se uma condio que a Reitoria: 1) proceda a RETIRADA IMEDIATA DOS PROCESSOS EM ANDAMENTO CONTRA ALUNOS DA UFAL, visto que a criminalizao de atos polticos no condiz com o sentido histrico e social da universidade; 2) respeite a LIBERDADE DE EXPRESSO, DE CONSCINCIA E DE ORIENTAO POLTICA de toda a comunidade acadmica.
FIM DAS PRTICAS DE ASSDIO MORAL

Extino e punio de prticas que configurem assdio moral envolvendo chefias, servidores (docentes e tcnicos) e estudantes.
INFRAESTRUTURA

Reforma de espaos fsicos sem condies de funcionamento digno; concluso das obras em andamento e das previstas; construo de novas salas de aula e de laboratrios.
CARGA HORRIA DE TRABALHO

Redistribuio da carga horria docente, considerando as atividades de ensino, pesquisa, extenso e gesto e tendo como referncia o mnimo de 8 horas aula semanais e o mximo de 12 horas aula semanais.
AVALIAO DO PROCESSO DE EXPANSO DA UFAL

Estabelecimento de um processo de avaliao da expanso da UFAL, envolvendo a comunidade universitria, que considere a experincia recente de crescimento e de interiorizao e que redefina prioridades, planejamentos, prticas e procedimentos, na direo da garantia da qualidade acadmica historicamente defendida.
SITUAO DE ARAPIRACA

Resoluo definitiva do caso envolvendo o presdio estadual e o campus de Arapiraca e das problemticas decorrentes dessa situao.

QUALIFICAO DE DOCENTES E DE TCNICOS

Definio de uma poltica de qualificao dos servidores da UFAL (docentes e tcnicos), estimulando e garantindo a frequncia e a concluso de cursos de mestrado, de doutorado e de ps-doutorado, por meio de afastamentos (totais e parciais), de contratao de servidores substitutos, de garantia dos direitos adquiridos por docentes e tcnicos (como o pagamento de frias, por exemplo) e de bolsas e/ou ajuda de custo.

Ampliao da segurana nos campi (espaos externos e internos), com discusso coletiva de aes que prevejam a eliminao de rotinas e de condies infraestruturais que colocam em risco a integridade fsica e psicolgica da comunidade universitria.
NO EBSERH

SEGURANA

Garantia da no entrega da gesto do Hospital Universitrio Professor Alberto Antunes Empresa Brasileira de Servios Hospitalares (EBSERH), que quebra a autonomia universitria, acaba com o concurso pblico, aprofunda a precarizao do trabalho e abre precedente para a venda de servios de sade e de ensino.
TRANSPORTE

Interferncia junto aos rgos pblicos responsveis pelo transporte urbano, com vistas a garantir a oferta de nibus em condies e em quantidade suficiente e definio de formas de ressarcimento imediato de despesas de passagem e de pagamento de auxlio transporte para os servidores dos campi do interior, considerando seus locais de moradia.
PELA GARANTIA DO CARTER PBLICO DA UFAL E CONTRA AS FORMAS DE PRIVATIZAO DA UNIVERSIDADE

Garantia do princpio constitucional da gratuidade do ensino pblico por meio do impedimento do estabelecimento de prticas privatizantes na universidade como cobranas de mensalidades e entrega de setores iniciativa privada, por exemplo.

Definio de uma poltica institucional de fomento pesquisa que seja equiparada entre as reas, que contemple equitativamente todos os campi da UFAL (Macei, Arapiraca e Serto) e que aperfeioe o desenvolvimento de projetos institucionais financiados por agncias de fomento.

VALORIZAO DA PESQUISA

UFAL Macei, julho de 2012.

Das könnte Ihnen auch gefallen