Sie sind auf Seite 1von 13

Copyright 2009, Mrcio Retamero

Editora La Carvalho Projeto grco MaLu Santos Capa Leo Rosseti e MaLu Santos Reviso ortogrca Janice Mansur

Retamero, Mrcio R437b Banquete dos excludos / Mrcio Retamero Rio de Janeiro: Metanoia, 2009. 128p. Srie: (Mensagens de Incluso, n.1) 1. Sermes. Ttulo. ISBN 978-85-910-197-00 CDD: 230.4 2. Comunidade Betel do Rio de Janeiro. I. Retamero, Mrcio. II.

Catalogao elaborada por Fdia Pacheco CRB 5864 e Barbara Ribeiro CRB 59/7 Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. Nenhuma parte deste livro, sem autorizao prvia por escrito da Editora poder ser reduzida ou transmitida sejam quais forem os meios empregados: eletrnicos, mecnicos, fotogrcos, gravao ou quaisquer outros.

www.metanoiaeditora.com

In Memorian: para Manoel da C. Pereira Filho (1963 2003), meu querido companheiro por quase dez anos. Carrego em mim as marcas do nosso amor e se hoje sou um homem melhor, porque voc me ensinou a s-lo. Agradeo ao Senhor o nosso encontro e aguardo o reencontro. Obrigado por tudo!

Ao Senhor meu Deus, que me amou antes que eu fosse e me atraiu em Cristo para Seu amor e misericrdia. Seu chamado um desafio cotidiano e Seu trabalho em mim tem revolucionado meu caminhar. minha me querida Rosemary Retamero que me dedicou ao Senhor desde o primeiro dia de sua gravidez. Seu pulso firme, sua dedicao de me, seu amor e sua f me formaram desde o primeiro dia de minha existncia. Obrigado, mame! Ao Marcell, por me proporcionar o carinho, a dedicao e o amor de que preciso para continuar a peregrinao enquanto exero o ministrio para o qual fui chamado; voc um presente de Deus. s queridas amigas, mais chegadas que irms, La & Maria Luza e aos amigos, mais chegados que irmos, Roberval & Jess, que tornaram realidade a Editora Metanoia, sonho antigo, hoje, realizado. Aos pastores que durante esses 35 anos me pastorearam com dedicao e amor e que me ensinaram a ser pastor: carrego em mim profundas marcas desses grandes homens de Deus. Por fim, mas no menos importante, Comunidade Betel, meu povo, minha gente, meu projeto de vida, razo do ministrio que o Senhor me confiou: obrigado!

Agradecimentos

Convidarei Proust e Guevara, Maiakvski e Pound, Rilke e Rimbaud, materialistas e telogos (corja de loucos, graas a Deus!) para tomarem comigo um porre de justia. (...) E no fogo de nossas taas brindaremos o amor subversivo de Cristo. Entrem logo, bardos meus, para o banquete dos excludos. As baslicas do mundo esto falidas. Deus est no hmus, no precisa de nascer. (...) Natal. Ningum avisou a polcia que Cristo est nas ruas. (Gabriel Nascente. O grande banquete)

A religio o assunto em pauta no cenrio mundial. A dvida se isso corresponde fome e sede que a humanidade tem de Deus, possibilidade descrita poeticamente na Bblia, ou se ela resulta do marketing, produtor de desejos, agente da ideologia do poder dominante e excludente do mundo que, tambm, aparece de modo proftico nas Sagradas Escrituras. No primeiro caso, a sociedade responde ao anseio divino interrompido no fluxo do ser, pela magia do pecado, essa fora de atrao que o homem sofre para fora de si num convite tentador para o ser alm do humano, sofisticado e espiritualizado, fruto do enganoso corao. Sensveis, os poetas de Deus evocam e anunciam a misericrdia do Pai e a oferecem como o lugar comum aos filhos de Deus o aprisco, a casa do Pai, as asas da galinha, o reino, a mesa smbolo do jeito de viver segundo o amor de Deus, ou seja, em comunidade, numa relao baseada na tica do amor evanglico, amor materno-paternal que a todos tem por semelhantes. No segundo caso, o Deus da misericrdia passa a ser o Deus do poder. O Deus da vida abundante e plena, passa a ser o deus da prosperidade. Palavra usada para descrever a felicidade sem tica; a felicidade em detrimento do sofrimento dos que esto de fora, dos que no escolheram o mesmo deus, dos diferentes comportamento que justifica a excluso e a intolerncia. Deus, cujos profetas se levantam contra, denunciam sua afiliao com as estruturas e os sistemas econmicos, polticos e religiosos que matam, roubam e destroem (Joo 10,10). O deus Produto venda para os que podem pagar com a liberdade e com a conscincia e para aqueles que se vendem, no o Deus de Jesus. O Deus de Jesus est para aqueles que s podem se entregar, se doar. O primeiro, neste caso, nega a vida, induz corrupo, ao medo, competio, ao ter e ao acumular resduos e trapos de verdades-sem-humanidade. O segundo, o Emanuel, acolhe a todos e todas que desejam viver plenamente o seu tempo aqui e agora que esperam um espao, lugar de justia, de comunho,

Prefcio

de partilha, onde cada um Sua criao em Seu amor. Aquele Deus apresentado pela religio como objeto da vida ou da morte, publicado nos outdoors das vias pblicas, nos canais de rdio e televiso, na internet, no noticirio sobre os conflitos entre pases, no Parlamento, nas passeatas, nos antigos cinemas e teatros, nos templos religiosos. Um Deus, instrumento da religio, usado como afirmao do aparelho ideolgico na disseminao da des-graa de homens e mulheres que s querem o po de cada dia. Deus, cujo nome evocado na construo de catecismos, bulas e leis excludentes fundamentos de uma sociedade cada vez mais restrita aos seus escolhidos. Poucos poetas e profetas esto comprometidos com o anncio da Vida e com a denncia da religio que mata os pequeninos de Deus (o Deus de justia), que rouba seus direitos, os oprime, os empobrece... os exclui. Dentre estes, o reverendo Mrcio Retamero que, corajosamente, empresta sua voz a esse Deus. Este profeta/poeta que me permite o privilgio de me sentar ao seu sarau a fim de alimentar meu ser e me reanimar para a vida, agora, apresenta: Banquete dos Excludos, na qual ele organiza dezessete dos seus sermes proferidos para inspirao de BETEL, sua comunidade de f. Neste livro, Retamero, fala da vida sem anestesiar o leitor/ouvinte da dor da realidade de nossa existncia. Ele denuncia os elementos mais escondidos nos recndidos da conscincia individual e coletiva querendo, como Jesus, exorcizar os demnios disfarados de porcos, atormentadores da paz humana, que saltitam livres sobre as covas abertas da sociedade (Mateus 8,28-34). Em seus sermes, escolhidos para as festas litrgicas, ele nos convoca no s ao pensamento e reflexo, mas tomada de atitude frente Graa Divina. Este toma o seu corpo emprestado para arrebatar homens e mulheres dos poos da alienao e da marginalidade. Ouvir os seus sermes ou ler este livro alivia a saudade de um protestantismo engajado na vanguarda de Deus. No Deus anunciado como aquele que vai frente do seu povo, matando a nostalgia de um cristianismo cujo centro o homem de Nazar. Sua leitura para todos que acreditam que a religio pode agenciar a vida como morada de Deus em ns. Recomendo este livro emocionado, com a responsabilidade e temor de quem acredita na justia e no amor de Deus, Pai e Me de todos e todas. Com isso tambm, reconheo que Ele, o Dono da seara, no desistiu de levantar poetas/profetas para o seu povo.
Boa leitura, Joo Valena, rev.

esus estava na casa de um fariseu, jantando, quando percebeu que alguns convidados escolhiam os primeiros lugares (Lc 14.714). Ele usou esta situao para ensinar uma importante lio aos seus discpulos de ontem e de todo tempo: a humildade, que um dos mais caros valores do Reino de Deus. Tambm ensinou outra importante lio ao fariseu e a ns: quando deres um jantar ou uma ceia, no convides os teus amigos, nem teus irmos, nem teus parentes, nem vizinhos ricos; para no suceder que eles, por sua vez, te convidem e sejas recompensado. Antes, ao dares um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos... Nesta lio, Jesus, mais que ensinar aos seus seguidores que no devemos buscar recompensas pela nossa atuao aqui, declara sua misso e revela quem so os convidados do seu Reino: os excludos. Os Evangelhos revelam que Jesus, enquanto entre ns esteve, andou com os excludos e fez deles o alvo do seu amor e misso. Os religiosos, os fariseus e os saduceus do Novo Testamento, jamais aceitaram isso, pois se achavam os nicos eleitos e servos de Deus. A religio crist, em vez de se manter nos passos Daquele que ela diz seguir, preferiu andar nos passos dos fariseus e dos saduceus pervertendo a mensagem de Jesus. No entanto, homens e mulheres excludos da religio por trazerem em si mesmos as marcas dos cegos, dos coxos, dos pobres e aleijados; postos para fora do banquete servido somente aos exclusivos, abandonaram de vez esta mesa de bons e santarres para viverem em suas vidas os ideais e os valores do Reino, ensinado por Jesus. Inclusivos, tal como o Senhor Jesus, tais homens e mulheres entenderam que cristianismo no religio,

Introduo

mas caminho, vida vivida, que vai alm e muito alm de um encontro semanal dentro das quatro paredes de um templo. Os textos reunidos neste livro so frutos das reflexes que tenho ministrado na Comunidade Betel no Rio de Janeiro a partir dos textos bblicos. A Comunidade Betel tem sido o local de encontro de gente que foi excluda dos banquetes exclusivos da religio: lsbicas, gays, bissexuais, transexuais, heterossexuais que no se enquadram nos moldes e nas mscaras que a religio impe: Deus tem servido ali, dominicalmente, um banquete para tais excludos pela religio. Nossa misso e nossa razo de ser a mesma de Jesus. Nosso Caminho: reconhecer nos que vivem margem de uma sociedade excludente, os alvos do amor e da ternura de Deus, que Todo Amor. Desejo que tais mensagens, verdadeiro banquete que Deus tem nos servido, alimentem sua alma e corao como tem nos alimentado e que voc compreenda como j o fizemos que Jesus no uma religio isso pervert-lo mas o Caminho, a Verdade e a Vida! Mrcio Retamero Autor

2 Pentecostes, 9 3 Haja Luz, 15 4 A Santa Trindade e a vida trinitria dos cristos, 21 5 No chores! Levanta-te!, 27 6 Jesus, Simo Fariseu e a pecadora: o encontro da Lei e da Graa, 33 7 A Misso Proftica da Igreja e do cristo, 39 8 No olhe para trs, segure rme o teu arado!, 47 9 A Genuna alegria crist, 55 10 Ser o prximo, o carter do cristo, 61 11 Quais escolhas voc tem feito?, 69 12 Senhor, ensina-nos a orar, 77 13 A coragem de Ser, 85 14 Onde est teu tesouro?, 91 15 Discernindo os tempos, 99 16 A religio ou a graa de Cristo: o que voc decide?, 105 17 Humildade: um valor do Reino e o Banquete dos Excludos, 111

Sumrio

1 Asceno de Jesus: responsabilidade da Igreja, 3

Das könnte Ihnen auch gefallen