Sie sind auf Seite 1von 19

NDICE DE MITOS HERICOS (FORMULRIO E)

Instrues A. Indique a freqncia com que cada afirmao descreve o seu modo de ser preenchendo os espaos em branco ao lado do nmero da afirmao. 1 = Quase nunca se aplica a mim. 2 = Raramente se aplica a mim. 3 = s vezes se aplica a mim. 4 = Geralmente se aplica a mim. 5 = Quase sempre se aplica a mim. B. Utilize o tempo que achar necessrio; a sua primeira reao geralmente o melhor indicador. C. No omita nenhum item, pois isso poderia invalidar os seus resultados. Se no tiver certeza, decida-se da melhor forma que puder e siga em frente.
____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. Eu reno informaes sem formar juzos. Sinto-me desorientado(a) por causa de tantas mudanas na minha vida. O processo da minha autocura permite que eu ajude a curar os outros. Eu humilho os outros. Sinto-me seguro(a). Deixo o medo de lado e fao o que precisa ser feito. Ponho as necessidades dos outros na frente das minhas. Procuro ser autntico(a) onde quer que eu esteja. Quando a vida fica montona, gosto de fazer uma mudana radical. Tenho prazer em cuidar das outras pessoas. Os outros me acham divertido(a). Sinto-me sexy. Acredito que as pessoas no querem realmente magoar as outras. Quando criana, eu era ludibriado(a) ou neglicenciado(a). Gosto mais de dar que de receber. Concordo com a seguinte afirmao: melhor Ter amado e perdido o objetivo desse amor do que nunca Ter amado. Vivo a vida plenamente. Mantenho um senso de perspectiva procurando Ter uma viso de longo alcance. Estou empenhado(a) no processo de criar a minha prpria vida. Acredito que uma mesma coisa pode ser considerada a partir de diferentes ngulos. No sou mais a pessoa que pensava ser. A vida um rosrio de tristezas. A ajuda espiritual responsvel pela minha eficincia. Acho mais fcil fazer as coisas para os outros do que para mim mesmo(a). Encontro satisfao nos meus relacionamentos. As pessoas me procuram em busca de orientao. Tenho medo das pessoas que ocupam posies de mando. No levo as regras muito a srio.

____ 17. ____ 18. ____ 19. ____ 20. ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28.

____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____

29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38.

____ 39. ____ 40. ____ 41. ____ 42. ____ ____ ____ ____ 43. 44. 45. 46.

____ 47. ____ 48. ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ 49. 50. 51. 52. 53. 54. 55. 56. 57. 58. 59. 60. 61. 62. 63. 64. 65. 66. 67. 68. 69. 70. 71.

Gosto de ajudar as pessoas a estabelecerem contato. Sinto-me abandonado(a). s vezes consigo realizar coisas importantes aparentemente sem esforo. Tenho capacidade de liderana. Procuro sempre me aperfeioar. Posso contar com outras pessoas para cuidarem de mim. Prefiro estar no comando das situaes. Procuro descobrir a verdade que est por trs das aparncias. A modificao de meus pensamentos altera a minha vida. Eu estimulo o desenvolvimento dos recursos, sejam eles humanos ou naturais. Estou disposto a correr riscos pessoais para defender as idias nas quais acredito. No consigo ficar sentado e deixar que uma injustia seja cometida sem tentar corrigi-la. Eu me esforo por ser objetivo(a). Minha presena muitas vezes atua como um catalisador para a realizao de mudanas. Gosto de fazer as pessoas rirem. Tenho disciplina para alcanar as minhas metas. Amo a humanidade como um todo. Tenha a capacidade de combinar as habilidades das pessoas com as tarefas a serem realizadas. A manuteno da minha independncia fundamental para mim. Acredito que todas as pessoas e todas as coisas do mundo esto interligadas. O mundo um lugar seguro. As pessoas em quem confiei me abandonaram. Sinto certa inquietao. Estou renunciando s coisas que no servem mais para mim. Gosto de alegrar as pessoas que so excessivamente srias. Um pouco de baguna bom para a alma. O fato de Ter me sacrificado para ajudar os outros fez de mim uma pessoa melhor. Sou uma pessoa calma. Costumo enfrentar as pessoas hostis. Gosto de transformar as situaes. A chave para o sucesso, em todos os aspectos da vida, a disciplina. A inspirao vem facilmente para mim. No estou altura das expectativas que tinha para mim mesmo(a). Tenho a sensao de que um mundo melhor est minha espera em alguma lugar. Quando conheo uma pessoa presumo que ela digna de confiana. Meus sonhos esto se transformando em realidade. Sei que as minhas necessidades sero supridas. Tenho vontade de realizar algum tipo de ruptura. Procuro administrar as situaes tendo em mente o bem geral. Sinto dificuldade para dizer no. Tenho mais idias boas do que tempo para transform-las em realidade. Estou procurando melhorar a minha vida. Tive decepes com pessoas que foram importantes na minha vida.

____ 72.

O ato de procurar alguma coisa to importante quanto encontr-la.

Instrues para a Contagem dos Pontos Sob o nome de cada arqutipo esto seis claros com nmeros correspondentes s questes do IMH. Transfira suas respostas (1-5) para as colunas abaixo. Por exemplo: se a sua resposta para a questo 5 foi 3 (s vezes), escreva um 3 no espao ao lado do 5, o primeiro nmero da coluna encima pelo Inocente. Quando tiver completado os claros, some as colunas. O seu escore total para cada arqutipo ficar entre 6 e 30. Quanto estiver completado a contagem de pontos, voc talvez queira colocar seus escores no diagrama circular da pgina 38 para obter uma representao visual dos seus resultados. Inocente 5 ______ 13 ______ 34 ______ 49 ______ 63 ______ 65 ______ Total ______ Destruidor 2 ______ 4 ______ 21 ______ 52 ______ 61 ______ 66 ______ Total ______ rf 14 ______ 22 ______ 27 ______ 30 ______ 50 ______ 71 ______ ______ Criador 8 ______ 19 ______ 31 ______ 60 ______ 64 ______ 69 ______ ______ Guerreiro 6 ______ 39 ______ 40 ______ 44 ______ 57 ______ 59 ______ ______ Mago 3 ______ 23 ______ 37 ______ 42 ______ 48 ______ 58 ______ ______ Caridoso 7 ______ 10 ______ 15 ______ 24 ______ 55 ______ 68 ______ ______ Governante 26 ______ 32 ______ 35 ______ 38 ______ 46 ______ 67 ______ ______ Explorador 33 ______ 47 ______ 51 ______ 62 ______ 70 ______ 72 ______ ______ Sbio 1 ______ 18 ______ 20 ______ 36 ______ 41 ______ 56 ______ ______ Amante 12 ______ 16 ______ 17 ______ 25 ______ 29 ______ 45 ______ ______ Bobo 9 ______ 11 ______ 28 ______ 43 ______ 53 ______ 54 ______ ______

O ndice de Mitos Hericos (IMH) foi criado para ajudar as pessoas a compreenderem melhor a si mesmas e aos outros atravs da identificao dos diferentes arqutipos que esto ativos em suas vidas. As pessoas que fazem o teste recebem um escore numrico indicando o seu grau de identificao com os doze arqutipos descritos neste livro. Todos os doze arqutipos so importantes e cada um deles traz consigo uma ddiva especial. Cada um deles tem uma importante contribuio a fazer na nossa vida. Nenhum melhor nem pior do que o outro. Assim, no existem respostas certas ou erradas.

O Formulrio E do IMH ( 1990 de Carol S. Pearson) foi desenvolvido por Carol S. Pearson, Sharon V. Seivert, Mary Leonard e Hugh Marr (sendo que Hugh Marr realizou os testes e retestes de validade e confiabilidade). Excetuando-se a sua prpria auto-avaliao, este instrumento no deve ser utilizado sem a permisso da autora.

EMPREENDENDO A JORNADA MTICA DA LIDERANA


No resta dvida que as organizaes esto abandonando a premissa de que empresas existem s para gerar lucros. Uma nova percepo emergente a de que as empresas se encontram para criar cooperativamente bens materiais e espirituais, por meio da utilizao e recursos humanos interiores: inteligncia, conhecimento, criatividade, sabedoria. Lderes mais sensveis comeam a tentar fazer do ambiente organizacional um lugar onde a realizao seja sentida no s no bolso, mas tambm na alma. Que foras operam em sua conscincia para lev-lo a intuir o caminho certo? Que ferramentas so necessrias uma vez que frmulas estratgicas analticas no so mais suficientes para a orquestrao da vida intensa de uma organizao? Um caminho para responder essas questes de base entrar na dimenso sutil do mito e dos arqutipos que o habitam. Mito em seu sentido universal se aplica a um conjunto de histrias, rituais, ritos e costumes ligados entre si que informa, do significado e senso de direo bsicos a uma pessoa, famlia, organizao comunidade ou cultura. O mito se reveste de uma linguagem simblica e dele participa heris, deuses, drages que representam aspectos da prpria natureza humana e de sua alma. Do mesmo jeito, o sentido de heri passa a ser aquele que se refere a qualquer pessoa que assume responsabilidade consciente pelo destino de sua prpria vida, onde quer que atue, qualquer que seja a extenso de sua influncia no mundo. Quem deseja liderar em sintonia profunda com a alma humana precisa conhecer o mito que est vivendo. A partir dos doze arqutipos convidamos Voc para uma jornada de autoconhecimento, onde ser possvel reconhecer como esses arqutipos influenciam sua maneira de liderar hoje. Como lder, voc est sendo influenciado, conscientemente ou inconscientemente, por vrios desses arqutipos ao mesmo tempo, e pode permitir que suas foras o inspirem ou suas fraquezas o limitem. Descrevemos cada arqutipo em suas caractersticas bsicas e destacamos os aspectos luminosos (que impulsionam, criam e motivam) e os aspectos sombrios (que impedem, embotam, desmotivam).

Arqutipos so modelos, padres primordiais que habitam a conscincia humana individual e coletivamente, para personificar certas premissas, crenas e padres de comportamento.

O LDER INOCENTE
SOMBRA
Recusa ao crescimento e desenvolvimento Recusa em aceitar uma verdade que contraria o que ele acredita ser a verdade Negao dos prprios atos Recusa em assumir uma parcela de responsabilidade pelos problemas; dificuldade em assumir imperfeies Negao de inadequaes Sentimentos velados de culpa Medo de ser expor ao redculo

LUZ
Capacidade de confiar em si e nos outros Fidelidade ao ideal Otimismo inquebrantvel Lealdade promessa feita, ao grupo e ao compromisso assumido F nos processos que se iniciam Entusiasmo; vale a pena tentar de novo Perseverana

Projeo dos prprios erros sobre os outros Capacidade de estar no presente, aqui e agora Represso de verdadeiros sentimentos Excessiva dependncia autoridade exterior Necessidade excessiva de aceitao e reconhecimento Espontaneidade autntica Vitalidade e jovialidade Sinceridade de intenes

O LDER RFO
SOMBRA LUZ

Cinismo e ceticismo que impedem o lder de Capacidade de processar dificuldades e atrair, influenciar e cativar pessoas desafios positivamente Mentalidade de escassez, crena na falta Atitude critica constante, depreciativa de si mesmo e dos outros Atitude de vtima autojustificada, utilizada para manipular o ambiente e as pessoas Incapacidade de olhar para dentro de si mesmo Atitude insolacionista que gera antipatias Traio de princpios de grupo ou de si mesmo Pessimismo resultante da no-elaborao do sofrimento Utilizao de vlvulas de escape por meio do vcio e da dependncia. Impotncia, perda de esperana e da confiana Conscincia de interdependncia: estamos todos juntos numa experincia comum Capacidade de ver a realidade sem distores com os dois ps no cho Capacidade de suportar e aceitar as incoerncias em si mesmo e na sociedade Libertao de qualquer estado de dependncia Solidariedade Capacidade de recuperar integridade pessoas diante do fracasso auto-infligido Capacidade de comunicar com clareza suas necessidade Capacidade de desenvolver expectativas realistas Condies de recuperar a confiana em si e nos outros

O LDER SERVIDOR ou CARIDOSO


SOMBRA LUZ

Capacidade de atrair situaes em que est Capacidade de ajudar e servir por meio de sempre no papel do mrtir/sofredor cuidado amoroso e do sacrifcio Comportamento controlado e repressor que gera dependncia e incompetncia Atitude generosa e compassiva

Manipulao por meio de fazer os outros se Capacidade de identificar e desenvolver os sentirem culpados de seu fracasso talentos/habilidades de pessoas e grupos D de si, porm sempre esperando algo em Atitude de ser educador em qualquer troca circunstancia Preocupao excessiva em ser o salvador da ptria. Incapacidade de dizer no por medo de afetar a auto-imagem de bonzinho/boazinha Incompetncia, ineficincia por assumir mais do que pode realmente cumprir Dificuldade de reconhecer e aceitar os entraves de uma emocionalidade excessiva Sentimento de dever/obrigao sobrepujando o de fazer as coisas com prazer Modstia, pacincia e perseverana Baixa auto-estima jamais conseguir o que deseja ou precisa do grupo Habilidades em criar ambientes onde pessoas se sentem seguras e vontade Facilitador de relacionamentos cooperativos e do sentido de comunidade Disponibilidade para assumir responsabilidade pela gerao de bem-estar Ateno s pequenas coisas que fazem a grande diferena Eficincia em fazer cumprir tarefas

O LDER GUERREIRO
SOMBRA
Necessidade obsessiva de vencer sempre mesmo que por meios inescrupulosos Uso do poder para dominar e subjugar pessoas Desumanidade, crueldade na conquista de poder Competitividade exacerbada: toda diferena uma ameaa Uso de capacidade para ganho pessoa Comportamento antitico, egocentrado

LUZ
Capacidade de estabelecer metas e cumprilas Capacidade de autodisciplinar-se Capacidade de lutar por princpios e verdades Coragem, destemor diante de desafios e dificuldades Capacidade de catalisar ao e apoio para causas nobres e justas Capacidade de ir alm do interesse pessoal

Indiferena, frieza em relao ao sentimento Capacidade de focar a ateno que naquilo dos outros realmente importa Sentimento de estar sendo constantemente ameaado pelo inimigo (concorrncia / colegas) Combatividade desmesurada Habilidade para definir e criar estratgias

Habilidade para resolver conflitos e preferncia por solues ganha/ganha/ganha Facilidade de tomar decises rpidas

Manipulao da realidade por medo da perda do poder

O LDER BUSCADOR ou EXPLORADOR


SOMBRA
Ambio obsessiva e implacvel

LUZ
Receptividade a novas idias e experincias que proporcionem uma vivncia de espiritualidade Aspirao profunda, desejo de aprender mais sobre si mesmo e sobre a realidade mais abrangente Capacidade de ir alm do que conhecido

Orgulho e imprudncia

Perfeccionismo exagerado e persecutrio

Dificuldade de assumir compromissos ou Habilidade para reconhecer o momento envolver-se em processos de aprendizagem certo e agir adequadamente Busca, investigao, explorao vazia, sem direo clara Idias/pessoas so descartveis quando no satisfazem o ego Discurso dissociado da ao Valorizao do esforo e das iniciativas individuais que fortalecem o grupo Necessidade de expandir a conscincia para alm das fronteiras do ego desejo de transformao Atitudes pioneiras inovadoras motivadas pela necessidade de explorar novos horizontes Busca de encontro com a verdadeira vocao Inquietude saudvel que questiona todo tipo de acomodao/conformismo Disponibilidade de assumir compromissos e criar vnculos verdadeiros; autenticidade

Incapacidade de ser pragmtico na realizao Conhecimento buscado em fontes exclusivamente externas Incapacidade de refletir sobre as prprias aes e seu impacto no grupo/ambiente

O LDER CRIADOR
SOMBRA
Criar sem senso de responsabilidade

LUZ
Responsabilidade pela maximizao do prprio poder pessoal

Inrcia mental e emocional/incapacidade de Capacidade de Ter uma viso e de tomar iniciativas comunic-la aos outros Deixar-se limitar excessivamente por normas e regras impostas e auto-impostas Criatividade pessoal em sintonia com a criatividade universal

Rigidez conceitual/racionalismo reducionista Capacidade de enxergar o futuro no que no oferece brechas intuio presente Sentimento de impotncia auto-justividada por no estar no controle do que acontece no ambiente onde atua Desorganizao generalizada Falta de imaginao e indiferena beleza Alienao, tdio e recusa de buscar significados mais profundos ao que lhe acontece Trabalhar compulsivamente Criar obsessivamente infinitas possibilidades que no se concretizam Impedir que sua energia criativa flua e deixar de estimular a energia criativa de outros para manter status quo Intuio aplicada e predominante lgica

Conscincia abrangente do seu papel na criao global Capacidade de transformar o sonho em realidade Conscincia clara do valor e do impacto de suas escolhas e decises no ambiente onde atua Equilbrio entre experincia do ego e valores de alma Senso de identidade (sabe quem ) e vocao (sabe o que quer verdadeiramente) para ser o verdadeiro artista social Sinceridade e autenticidade. Catalisador de aprendizagem coletiva.

O LDER DESTRUIDOR
SOMBRA
Comportamentos destruidores de si mesmos em dos outros no ambiente em que atua Vcios, compulses, dependncia e uso de drogas

LUZ
Capacidade de operar transformaes Si mesmo que causam impacto no ambiente em que atua Capacidade de exercer a vontade para dissolver impedimentos e por fim a questes dbias

Descuido, negligncia e indiferena levados Unidirecionalidade, certeza interior de saber ao extremo nas questes pessoais e aonde quer chegar organizacionais Despreocupao com o resultado de aes que afetam o bem-estar das pessoas e do meio ambiente/organizao Grosseria, impolidez, abuso de posio de autoridade Habilidade para romper e por fim a estruturas limitantes Prontido em soltar, desapegar-se e dar a volta por cima

Recusa ao reconhecimento da existncia da Aceitao construtiva de tudo que chega ao morte e dificuldade de aceitar o fim transcendente Autodestrutividade Ausncia de qualquer preocupao com questes ticas, carter duvidoso Aceitao do transcendente, do mistrio, daquilo que a mente racional no explica Humildade, resignao; capacidade de lidar com a adversidade e a transitoriedade do sucesso e da fama

O LDER AMANTE
SOMBRA
Cime, inveja resultante de insegurana pessoal Fixaes e compulses atitudinais que levam manipulao de pessoas Paixo cega, promiscuidade ou puritanismos excessivos

LUZ
Capacidade aplicada de amar ao prximo como a si mesmo. Auto-aceitao e autoestima Capacidade de combinar prudncia, respeito e paixes no trabalho e na vida Capacidade de resolver conflitos entre vida familiar e vida profissional

Seduo como instrumento de manipulao Compreenso ampla e irrestrita do sentido de complexidade/diversidade. Capacidade de fazer sntese Negao do poder pessoal, timidez paralisante Incoerncia entre discurso e ao. Pregase uma coisa (fundamentalismo) e praticase outra Assdio sexual e violncia estrutural Narcisismo que leva dominao e ausncia de reverncia pela vida Confronto e desequilbrio entre valores masculinos e femininos Antagonismo, frieza, ausncia de afeto nas relaes Objetificao do indivduo, desvitalizao Ausncia do medo em se mostrar como realmente Capacidade de correr riscos movidos por entusiasmo apaixonado e vitalidade Carisma resultante de atitude compassivas e amorosas Capacidade de conviver com paradoxos e polaridades. Equilbrio entre corpo e esprito Capacidade de formar vnculos e assumir compromissos autnticos Capacidade autntica de perdoar erros e fracassos interpessoais Facilitador de clima harmonioso e afetuoso no ambiente onde atua

O LDER REGENTE ou GOVERNANTE


SOMBRA
Comportamentos dominadores e rgidos com tirania e abuso de posio de autoridade Ira, arrogncia e distanciamento das pessoas que fracassam Crena no valor do escalonamento hierrquico como fonte de poder Desordem e desorganizao resultantes da incapacidade de lidar com situaes autocriadas Incapacidade de identificar as reais necessidades das pessoas/egosmo Incapacidade de confiar nos processos Perda de autenticidade Mentalidade de escassez acreditando que no h o suficiente para todos Intolerncia/cortar cabeas quando contrariado Contrastes entre indolncia e autoindulgncia e/ou rigidez espartana e intolerncia Arrogncia destrutiva que aprisiona na atitude de ver apenas aquilo que quer ver

LUZ
Humildade, empatia, competncia

Conhecimento dos desafios enfrentados por pessoas comuns Jovialidade interior independente de idade fsica Equilbrio interior de polaridades, manifestado na capacidade de expressar eficazmente valores e verdades universais Responsabilidades exercidas com excelncia Vida interior e exterior em equilbrio dinmico Habilidade em promover a ordem, a paz e a prosperidade Talento especial em lidar e gostar de pessoas, realando-lhes o melhor Uso sbio e amoroso do poder pessoal Capacidade de organizar, delegar, influenciar e dirigir com eficcia e excelncia Humildade criadora de ver vrias faces/aspectos da realidade

O LDER MAGO
SOMBRA
Tendncia a transformar ocorrncias positivas em negativas. Negatividade generalizada Uso do poder para causar o mal das pessoas/situaes

LUZ
Capacidade de transformar a realidade/condio/situaes por meio da transformao da conscincia Capacidade de curar/reverter condies no saudveis ao todo de uma pessoa ou organizao

Negao de realidades subjetivas e sutis no interior da conscincia Tolerncia e afirmao/visualizao do que precisa acontecer Apego excessivo materialidade, ao lucro indiscriminado Atitudes hostis e nocivas ao ambiente Capacidade de influenciar e de ajudar os outros a se transformarem pela irradiao do prprio exemplo vivo Percepo da ordem sagrada (interior e exterior) que atrai conscidncias significativas s experincias

Tendncia a ignorar o fato de que tudo est Capacidade de compreender o todo de interligado uma ao prejudicial localizada qualquer questo/situao e evento. Viso tem efeitos globalizantes sistmica Desconfiana/Falta de tato Conscincia do Propsito Maior, da motivao espiritual de uma pessoa/organizao ou nao Capacidade de atuar com os dois hemisfrios do crebro em equilbrio Equilbrio entre consciente e inconsciente imaginao e racionalizao que conduzem palpites corretos

Frieza/Desqualificao do sofrimento alheio Toda forma de ajuda implica uma forma de controle/manipulao

Distoro da realidade, reducionismo e Habilidades com a palavra: no s para manipulao da escolha humana atravs da nomear e criar identidade mas para publicidade abusiva comunicar-se com eficcia

O LDER SBIO
SOMBRA
Postura de quem sabe tudo e fica acima de qualquer questionamento. Atitude de Superioridade Ausncia de sentimento por isolar-se numa torre de marfim Causador de confuses por excesso de dvidas ou opes Inconsciente dos preconceitos que carrega acerca da realidade Entorpecimento do intelecto e do corao Esforo em excesso para ser perfeito e estar sempre certo Crtica e intolerncia: nada lhe parece suficientemente bom Ceticismo devido incapacidade de saber alguma coisa com segurana Pensamentos obsessivos na tentativa de entender Tentativa de explicar tudo pelo mtodo cientfico limitando o nmero de maneiras aceitveis de perceber a realidade

LUZ
Profundo interesse em participar na dissipao de todo o tipo de ignorncia Habilidade em aplicar conhecimento e transform-lo em sabedoria Capacidade extraordinria de compreenso que transcende necessidade de controlar ou modificar o mundo Dedicao descoberta da verdade que liberta Capacidade de fazer diagnsticos precisos e indicar caminhos adequados Capacidade de identificar as causas reais, pontos fortes e oportunidades de crescimento de pessoas e organizaes Habilidades extraordinrias em dissolver confuses. Calma Capacidade de adequar a metodologia tarefa Reflexo imparcial Capacidade de lidar com complexidade e aceitao da subjetividade e relatividade da condio humana. Sabedoria

O LDER LOUCO ou BOBO


SOMBRA
Auto-indulgncia, falsidade Preguia, desinteresse

LUZ
Capacidade de mostrar a verdade sem ser uma ameaa para ningum Capacidade de mudar o curso das coisas por meio do bom humor ou da alegria contagiante Ausncia total de medo

Irresponsabilidade baseada na crena de que nada vale a pena e de que no existe sada Clandestinidade, marginalizao do potencial criativo Gula e parasitismo: perda do sentido de dignidade e autocontrole Vida dupla. Dupla personalidade Aes que levam ao escndalo envolvendo outras pessoas Corrupo Exageros que levam insanidade e autodestruio Estupidez incapacidade de enxergar o que est fazendo de errado. Comportamento rgido e estreito que embota a alegria e tolhe a liberdade.

Senso de liberdade e soltura que no ameaa ou intimida Capacidade de fazer tudo com fruio, prazer e vivacidade Crena de que gente nasceu para ser feliz Viso inclusiva da totalidade mente abarcante Capacidade de dissolver barreiras e quebrar o gelo pela irreverncia Capacidade de viver integralmente o momento presente Capacidade de lidar com absurdos do mundo e suas burocracias mecnicas e amorfas

Quadro das classificaes do Papel (In Psicodrama, de J.L. Moreno, p. 129 e Psicologia do Encontro, de Eugnio Garrido Martin, pp. 222-223) Origem Papis Coletivos Papis individuais Grau de liberdade da espontaneidade Adoo de papis Representao de papis Criao de papis Contedo Papis psicossomticos Papis psicodramticos Papis sociais Quantidade Deficincia de papis Adequao de papis Superioridade de papeis

Tempo Expectao (futuro) Atualidade Reminiscente (passado)

Velocidade Lenta Mdia Rpida Excessiva

Consistncia Dbil Equilibrada Forte

Posio Dominante Recessiva

Forma Flexvel Rgida

Em que Ponto da Jornada Voc Est?


O PONTO DE PARTIDA
INOCENTE RFO SERVIDOR GUERREIRO
_____________ _____________ _____________ _____________

A TRANSIO
BUSCADOR DESTRUIDOR CRIADOR AMANTE
_____________ _____________ _____________ _____________

A SNTESE
REGENTE MAGO SBIO LOUCO
_____________ _____________ _____________ _____________

Das könnte Ihnen auch gefallen