Sie sind auf Seite 1von 10

20/05/2009

Referncias

Palestra para Turma de Administrao Newton Paiva

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos / logstica empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. BARBIERI, Carlos. BI - Business Inteligence: Modelagem e tecnologia. Rio de Janeiro, Axcel Books, 2001. CAMPOS, M. L. Data Ware Housing. UFRJ, 2007. JAMIL, George. L. Repensando a TI na empresa moderna: atualizando a gesto com a tecnologia da informao. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 2001. LAUDON, K. C.; LAUDON J. P. Sistemas de informao gerenciais: administrando a empresa digital. 7. ed. So Paulo: Prentice Hall, 2007. NOVAES, Antnio Galvo. Logstica e gerenciamento da cadeia de distribuio: estratgia, operao e avaliao. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
1 2

Data Warehouse Data Mining SCM Supply Chain Management


Maio - 2009

Referncias
OBRIEN, James A. Sistemas de informao e as decises gerenciais na era da internet. 2. ed. So Paulo: Editora Saraiva, 2004. REZENDE, Denis A.; ABREU, Aline F. de. Tecnologia da informao aplicada a sistemas de informao empresariais. 3.ed. So Paulo: Atlas, 2003. SILBERSCHATZ, Abraham; KORTH, Henry F.; SUDARSHAN, S. Sistema de banco de dados. So Paulo: Campus, 2006. STAIR, Ralph M. Princpios de sistemas de informao: uma abordagem Gerencial. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1998. TURBAN, E.; RAINER JR, R. K.; POTTER, E. P. Administrao de tecnologia da informao: teoria e prtica. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
3

Parte 1

SCM Supply Chain Management


Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
4

Logstica
Elementos chave para a estratgia competitiva das empresas; No incio, era confundida com transporte e armazenagem de produtos.

Logstica
Conceito de logstica na sua origem, sempre esteve ligado s operaes militares. Tem apresentado uma evoluo continuada desde a segunda guerra mundial; Ramo da cincia militar responsvel por obter, dar manuteno e transportar material, pessoas e equipamentos.

Hoje um ponto principal da cadeia produtiva integrada, procurando atuar de acordo com o moderno conceito de SCM.

20/05/2009

Logstica
Uma indstria precisava transportar seus produtos da fbrica para seus depsitos e para as lojas de seus clientes, bem como armazenar a matria prima suficiente para garantir os nveis de fabricao desejados.

Elementos bsicos da Logstica


Valor da Informao permite as empresas que seus clientes faam o rastreamento de suas encomendas pela internet, a qualquer momento. Agregar estes valores cadeia produtiva elimina tudo o que acarrete somente custos e perda de tempo aos clientes.

Valores que o sistema logstico necessitou agregar: - valor de lugar, - valor de tempo, - valor de qualidade, - valor da informao.
7

Definio de Logstica: Processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os servios e informaes associados, cobrindo desde o ponto de origem at o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor. (Council of supply chain management professionals)
8

Conceito de Logstica
Processo de planejar, controlar, operar

Fluxos Logsticos
Os fluxos associados logstica vo desde o fornecedor at o consumidor, passando pela indstria, distribuio e varejo. Alm do fluxo de materiais (insumos e produtos), h tambm o fluxo de dinheiro, no sentido oposto, bem como o fluxo de informao, nos dois sentidos.
FORNECEDOR MANUFATURA DISTRIBUIDOR VAREJISTA CONSUMIDOR FINAL

Fluxo e a Armazenagem do ponto de origem Matria prima Produtos em processo Produtos acabados Informaes Dinheiro ao ponto de destino

FLUXO DE INFORMAO

FLUXO DE MATERIAIS
de forma econmica, eficiente e efetiva satisfazendo as necessidades e preferncias dos clientes
9

Fonte: NOVAES, 2007, p. 36.

Fonte: NOVAES, 2007, p. 37.

FLUXO DE CAPITAL
10

Objetivo principal da Logstica


Todos esses elementos do processo logstico tm um objetivo principal: satisfazer as necessidades e preferncias dos consumidores finais. Desta forma, a moderna logstica procura incorporar: A Acertos de prazos e o cumprimento i d i integral d mesmos, ao l dos longo de toda a cadeia de suprimento; Integrao efetiva e sistmica entre todos os setores; Parcerias estreitas com fornecedores e clientes; Busca de otimizao global, envolvendo a racionalizao de processos e reduo de custos; Manuteno do nvel de servio preestabelecido e adequado. (NOVAES, 2007).
11

Cadeia de suprimentos
A cadeia de suprimentos integra os processos logsticos do fornecedor, do fabricante, do distribuidor e do cliente para reduzir tempo, esforos redundantes e custos de estoque. A cadeia de suprimentos uma rede de organizaes e processos de negcios para selecionar matrias-primas, transform-las em produtos intermedirios e acabados e distribuir os produtos acabados aos clientes. (LAUDON;
LAUDON, 2007).

12

20/05/2009

Do Fornecedor At o Consumidor final


Quando adquirimos algum produto, no imaginamos o longo processo necessrio para converter matria-prima, mo-de-obra e energia em algo til ou que possibilite o prazer. O processo inicia-se com os fornecedores de matria prima, fabricao, at o consumidor final.

Cadeia de Suprimentos Tpica


Fornecedores de matria prima Fabricantes de componentes

Indstria principal

Varejista

Atacadistas e distribuidores

Consumidor final

Fonte: NOVAES, 2007, p. 39.


13 14

Cadeia de Suprimentos Indstria de Lacticnios


Evoluo da Logstica SCM


Primeira fase: atuao segmentada Segunda fase: integrao rgida Terceira fase: integrao flexvel Quarta fase: integrao estratgica SCM :

Comea a preocupao da logstica verde: impacto da logstica no meio ambiente. Muito provavelmente, num futuro prximo, ser obrigatrio um selo verde para operaes logsticas.
15 16

Fonte:TURBAN, RAINER; POTTER, 2005, p. 292.

Quarta Fase
Distingue principalmente das outras pelo surgimento de uma nova concepo no tratamento dos problemas logsticos: SCM gerenciamento da cadeia de suprimentos. Nessa nova abordagem, a integrao entre os processos ao longo da cadeia de suprimentos continua sendo feita em termos de fluxo de materiais, de informao e de dinheiro. Entretanto, agora os agentes participantes atuam de forma estratgica, buscando os melhores resultados possveis em termos de reduo de custos, desperdcios e de agregao de valor para o consumidor final.
17

Tecnologia da Informao
Atua em larga escala, pois, ao mesmo tempo em que se busca a reduo de estoque e maior qualidade do servio logstico, passou a exigir custos reduzidos e prazos curtos no ciclo do pedido.

18

20/05/2009

SCM
O intercmbio de informaes intenso nesta fase, mas os pontos que a distingue das demais so: nfase absoluta na satisfao do consumidor final; Formao de parcerias ao longo da cadeia de suprimentos; parceiros, Abertura entre parceiros visando o acesso de todos s informaes operacionais e estratgicas; Aplicao de esforos para agregar o mximo de valor para o consumidor final e eliminar os desperdcios, reduzindo custos e aumentando a eficincia. Alguns autores preferem situar a logstica como uma parte do SCM.
19

Softwares de SCM
So softwares projetados para apoiar segmentos especficos da cadeia de fornecimento, tais como produo, controle de estoque, programao e transporte. Estes softwares se dedicam em melhorar os processos de tomada de deciso, otimizao e anlise. (TURBAN; RAINER; POTTER, 2005).

20

Cadeia de Suprimentos Eletrnica


Se a cadeia de fornecimento gerenciada eletronicamente, normalmente com software via Web, ela denominada cadeia de fornecimento eletrnica. As A melhorias nas cadeias d f lh i d i de fornecimento envolvem as i t l tentativas de converter uma cadeia de fornecimento tradicional em uma cadeia de fornecimento eletrnica, para automatizar o fluxo de informao na cadeia. (TURBAN; RAINER; POTTER, 2005).

Parte 2

Business Intelligence
Data Warehouse Data Mining
21 22

Desafios da TI

Cenrios anteriores
Sistemas legados; Banco de dados cheios e que no agregavam valor;

Ambiente Interativo

Ferramentas de Interatividade

Sem suporte deciso; Sistemas particionados (ilhas de informao);

Acesso aos Dados

WEB

Dados da Organizao

Dados Externos

Vale a pena acumular dados sem analis-los?


23 24

20/05/2009

Onde Situamos

GERNCIA DE RELACIONAMENTO EMPRESARIAL


ALTA GERNCIA

Gesto Estratgica Conhecimento


CLIENTE

BUSINESS INTELLIGENCE

FORNECEDOR/ PARCEIROS

Tecnologia da Informao

INTEGRAO(EAI)

Informao
INTERNET

CRM

PRM

B2C

B2B

Gesto Operacional

Dados
25 RELACIONAMENTO COM CLIENTE Fonte: BARBIERI, C.

ERP

OUTROS SISTEMAS

RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES E PARCEIROS 26

O Ambiente de BI
Fontes de dados operacionais

Ferramentas e Tcnicas de BI
Data Mart

Dados por Assunto

Servios de transformao de dados

Base de dados Gerencial

Aplicativos Operacionais Softwares de Automao de Escritrios Dados Externos Equipamentos de Automao

Fontes d dados F t de d d operacionais

E T L

Data Mining

Informaes

FONTES DE DADOS

EXTRAO, TRANSFORMAO E CARREGAMENTO

DATA WAREHOUSE

EXPLORAO/ MINERAO

Tomada de Deciso

Anlise
27 28

Business Intelligence
Conjunto de ferramentas e tcnicas que objetivam dar suporte tomada de decises; BI extrai grandes quantidades de dados; Analisa de forma eficiente, para que os dados sejam transformados em informaes; Para serem compartilhados de forma clara e transparente, auxiliando as tomadas de decises e melhorando o desempenho gerencial.
29

Aplicativos Operacionais x BI
Aplicativos Operacionais Viso do atual e do real Soluo para requisitos conhecidos Abrangncia restrita Ab i t it Informao produzida por profissionais de informtica Business Intelligence Viso histrica e de tendncia Permitir a identificao de fatos desconhecidos Abrangncia ampla Ab i l Informao produzida pelo prprio usurio

Custo e tempo para obteno Informao obtida com baixo da informao altos custo e em tempo real Informao disponvel a poucos usurios Informao democratizada
30

20/05/2009

Um Comparativo

OLAP
On-line Analytical Processing Processamento analtico on-line
Abordagem de fornecimento de respostas rpidas para consultas analticas de natureza multidimensional.
FAST - o sistema deve ser capaz de responder rapidamente; ANALYSIS - significa que o sistema deve tratar a lgica do negcio e as anlises estatsticas que so relevantes para a aplicao.

CONSULTAS PADRES
listar todos os clientes que tiveram um decrscimo de consumo de 20% ou + na conta de energia

ANLISES MULTIDIMENSIONAIS
listar todos os cs do tipo residencial que tiveram consumo entre 400 e 500 kwh na regio sul, durante o perodo de maio a julho de 2000

DATA MINING
listar quais clientes tem maior probabilidade de responder a campanha de reduo
31

MULTIDIMENSIONAL o requisito chave. O sistema deve permitir uma viso conceitual multidimensional dos dados.

32

DATA WAREHOUSE
DW - Banco de dados para anlise e tomada de decises, baseada em informaes preparadas, consolidadas e sumariadas.
ERP
LEGADOS

BI
DEPTO
EXTERNOS

ETC

EXTRAO TRANSFORMAO CARGA

DM

DW

MINING

DM

Data Mart Pequeno DW depsitos que atendem a certas reas especficas custo mais baixo veculo de testes tempo menor de implantao .

CS

FN

VD

MK

FI

E-B

DM
APLICAES INFERENCIAIS

APLICAES OLAP-ANALTICAS

? ? ?
USURIO - GERNCIA

Fonte: BARBIERI, C.
33

34

BI e DATA WAREHOUSE O que no


No resolve todos os problemas organizacionais; 50% dos projetos de DW falham por falta clara de objetivos e gigantismo de escopo; N um i projeto - so vrios; No nico j i No se implementa num nico release - so produtos gradativamente disponibilizados; No um BD comum de dados operacionais - nova forma de organizar os dados (informacionais);

MODELO RELACIONAL TRANSACIONAL

DATA

TEMPO

QTD-VENDIDA REAIS-VENDIDOS

COD-PROMOO

ITENS

NOTA FISCAL

DATA INCIO

PROMOO

DATA FIM

COD-PRODUTO CUSTO-PRODUTO

PRODUTO

ESTOQUE

LOJA
COD-LOJA

ATENDEN TE
COD-ATENDENTE

MARCA

Sistemas atuais Dados espalhados em vrias tabelas SAP tem mais de 14.000 tabelas Estruturao transacional
36

35

20/05/2009

MODELO DIMENSIONAL
DIMENSES DIMENSES

CUBOS

Localizao
ITEM NF
VENDAS
ATENDENTE

Betim Ipatinga Uberlndia Vendas Vendas

Antarctica Bavaria Brahma

Produto

LOJA

QTD-VENDIDA REAIS-VENDIDOS

PRODUTO

Kaiser Skol

DIA

FATO

MTRICAS Medidas numricas associadas a eventos do negcio. - Valores da anlise dimensional.


37

T1

T2

T3

T4
Fonte: Rogrio Morais
38

Perodo

CUBOS
Os relatrios provenientes de OLAP possuem estruturas dinmicas chamadas CUBOS; Podem ter vrias dimenses: tempo, regio, produto, etc; sub conjunto Estruturas de dados que forma um sub-conjunto de um banco de dados grande;

PROJETO DE DW Fases
Planejamento/levantamento de necessidades Modelagem dimensional Projeto fsico DW/DM Projeto das aplicaes OLAP/Mining ETC Extrao - Transformao - Carga Construo Teste Implementao Acompanhamento

Podem ser manipulados e visualizados por inmeros ngulos e diferentes nveis de agregao, onde possvel atravs de suas dimenses (faces) analisar uma determinada situao.

39

40

DATA MINING
Descoberta de padres e tendncias em grandes volumes de dados Viabilizado por: < custo armazenamento < custo de processadores > competitividade negocial Difere de OLAP onde certas influncias so colocadas na pesquisa OLAP Mining - anlise de todas as interrelaes de influncia
41

DATA MINING
Chamada de KD (knowledge discovery) Usa modelos - criados a partir dos padres dos dados Algortmos estatsticos: mecanismos para criao de modelos rvore de deciso associao anlise de regresso algoritmos genticos redes neurais artificiais
42

20/05/2009

ANALISAR O PROBLEMA BUSCAR OBJETIVO BEM DEFINIDO LEVANTAR FONTES DE DADOS

Tcnicas
DADOS

rvores de deciso
Ex.: Classificao de um indivduo com risco de ter ou no crdito Renda > R$ 4.000,00
ETC TRATAMENTO
EXTRAO TRANSFORMAO CARGA

DADOS

RETREINAR MODELO

2
5
APLICAR MODELOS
CLUSTERING ANALYSYS

REALIZAR ETCDADOS

SIM

NO

DATA MINING 4

3
DEFINIR E TREINAR O MODELO

Predicado objetivo: Crdito ou No

DADOS SELECIONA DOS

Dvida < 10% da renda ?


MODELO

Dvida = 0%
NO SIM

SIM

NO

ARVORE DE DECISO
BOM-MDIO-RUIM

Risco de ter crdito Risco de no ter crdito Risco de ter crdito

AGREGAO

CLASSIFICAO

ASSOCIAO
43 44

Fonte: BARBIERI, C.

Tcnicas
Redes Neurais
uma abordagem computacional que envolve desenvolvimento de estruturas matemticas com a habilidade de aprender - modelo do sistema nervoso para aprender. Estruturalmente, uma rede neural consiste em um nmero de elementos interconectados (chamados neurnios/ns), que possuem entrada, sada e processamento. S organizados em camadas que aprendem pela So i d d d l modificao da conexo. Arquitetura:

Tcnicas
Redes Neurais
Para construir um modelo neural, ns primeiramente "adestramos" a rede em um Dataset de treinamento e ento usamos a rede j treinada para fazer predies. Problemas:
Complicao para treinar em uma grande base de dados Entrada no pode ser dados alfa-numricos (mapear para numrico) Nenhuma explanao dos dados fornecida (caixa preta)

45

46

Tcnicas
Redes Neurais
Exemplo prtico: risco de cncer

Tcnicas
Redes Neurais
RENDA

2o Exemplo
IDADE FORMA DE PAGAMENTO

DBITO

Nvel de entrada

Nvel intermedirio

Data mining - Clementine User Guide 47

Risco de Risco Nvel no ter de ter de crdito crdito sada As redes neurais usam seus dados de entrada; Atribui pesos nas coneces entre os atributos (neurnios); Obtm um resultado (risco de ter ou no crdito) no nvel de sada.
48

20/05/2009

DATA MINING Estratgias

Exemplo 1 - Fraldas X cervejas


O que as cervejas tem a ver com as fraldas ?

Duas estratgias: Mining direto: uso de atributos conhecidos para direcionar modelos que produzam sadas preditivas Mining indireto: usa os atributos somente para descobrir padres e tendncias que no diretamente se associam com aes preditivas; Os modelos devem ser testados;

homens casados, entre 25 e 30 anos; compravam fraldas e/ou cervejas s sextas-feiras tarde no caminho do trabalho para casa; Wal-Mart otimizou s gndolas nos pontos de vendas, colocando as fraldas ao lado das cervejas; Resultado: o consumo cresceu 30% .

Os dados que foram usados na sua construo devem ser analisados com relao a sua relevncia na expresso daquela verdade.
49 50

Exemplo 2 - Lojas de Departamento

Exemplo 3 Banco

Aplicou 1 milho de dlares em tcnicas de Data Mining Reduziu de 51.000 produtos para 14.000 produtos oferecidos em suas lojas. Exemplo de anomalias detectadas: Roupas de inverno e guarda chuvas encalhadas no nordeste Batedeiras 110v a venda em SC onde a corrente 220v

Selecionou entre seus 36 milhes de clientes: Aqueles com menor risco de dar calotes Tinham filhos co idades e e 18 e 21 a os a os com dades entre 8 anos Resultado: em trs anos o banco lucrou 30 milhes de dlares com a carteira de emprstimos.

51

52

Para o Futuro (ou Presente)?


Data Webhouse
Trazer Web para dentro dos warehouses; Foco central as operaes de um negcio voltado para a web; Disponibilizao de todos os servios do data warehouse na web Um exemplo: investigar o perfil dos usurios que navegam na Web;

Para o Futuro (ou Presente)?

BI Business Intelligence

KW Knowledge Warehouse

Gesto do Conhecimento Data Warehouse Inteligncia Competitiva Data Mining, ...


53 54

20/05/2009

BI BUSINESS INTELLIGENCE

Resumo do Currculo
- Mestre pela Universidade FUMEC. Linha de estudos: Sistemas de Informao - Gesto do Conhecimento Administrao Estratgica. - Doutorando (disciplina isolada) Cincia da Informao UFMG. - Bacharel em Cincia da Computao pela Universidade FUMEC. - Gestor e desenvolvedor de Sistemas Web pelo UNI-BH. - Analista de Sistemas e Programador de Computadores pela UFMG. - E Experincia profissional d 25 anos i l i cargos d di t d i i fi i l de inclui de diretor de empresas de fbrica de software, administrador de TI, analista / desenvolvedor de sistemas e arquiteto de dados. -Consultor organizacional e de TI em diversas empresas.

BI
CARLOS BARBIERI
Alguns slides desta apresentao foram retirados de materiais deste autor.
55

- Professor de graduao da Faculdade INED. - Professor e Coordenador ps-graduao da Faculdade Pitgoras. - Palestrante. - Autor de artigos.
56

Perguntas ?!? Obrigado, Prof. Zaidan


Blog: www.fernandozaidan.com.br fernandozaidan@fernandozaidan.com.br

"Onde h uma empresa de sucesso, algum tomou alguma vez uma deciso valente. Peter Drucker
57 58

10

Das könnte Ihnen auch gefallen