Sie sind auf Seite 1von 14

Eroso, transporte e deposio de sedimentos

Intemperismo Partculas slidas e ons so transportadas na superfcie da gua Deposio

Eroso

ons so transportados em Soluo no leno fretico

ons entram No oceano

Introduo
A eroso, o transporte e a deposio so processos fundamentais na Geologia Fsica, pois sem a atuao desses mecanismos o intemperismo cessaria, o relevo no se modificaria e a deposio nas margens continentais se interromperia. As taxas dessas transformaes so muito baixas, em relao ao lapso de tempo envolvido na vida humana, mas produzem efeitos significativos em escala geolgica de tempo.

Sistema terrestre superficial e o ciclo das rochas


rea em vermelho = s.t.s.
Soerguimento

Intemperismo e eroso

Deposio nos continentes e nos oceanos

Sedimentos Rochas gneas


Calor e presso
Soerguimento

Soterramento e litificao

Rochas Sedimentares
Calor e presso

Resfriamento

Magma

Rochas Metamrfica
fuso

Processos no Sistema terrestre superficial


Endogentico
Atividades gneas Movimentos vertical Movimentos Horizontais
Processos principalmente construcionais

Introduo
Alguns dos agentes envolvidos nesses processos geolgicos so os seguintes:
Rios e fluxos laminares; Ventos; Geleiras; Ondas; Correntes ocenicas; Correntes de turbidez; Rios subterrneos; guas subterrneas.

Exogentico
Intemperismo Eroso Transporte Deposio

Denudao

Principalmente levando a uma reduo do relevo

Introduo
Eles atuam de diferentes maneiras e com diversas velocidades, alguns sobre os continentes e outros nos oceanos e, alm disso, as geleiras, por exemplo, so restritas a climas muito especiais. Por outro lado, a competncia e a capacidade desses agentes geolgicos so muito variveis.

Introduo
A competncia esta relacionada aos fragmentos de sedimentos com maiores dimetros que podem ser transportados pelos agentes. A capacidade diz respeito s cargas sedimentares que podem ser carregadas pelos agentes em condies de equilbrio.

Variaes das velocidades de atuao dos agentes geolgicos mais comuns (Allen, 1975)

Eroso
A eroso ou gliptognese (dos termos gregos glypts = gravado + gnesis = gerao) um fenmeno natural, atravs do qual a superfcie terrestre desgastada por processos fsicos, qumicos e biolgicos de remoo, que modelam a paisagem,

Eroso
Segundo Strakhov (1967), os processos fsicos, qumicos e qumicos seriam pouco atuantes em regies frias e qumicas seriam pouco atuantes em regies frias e midas, com temperatura mdia anual inferior a + 10C, enquanto em regies quentes e midas com temperatura mdia anual superior a + 10C, seriam mais importantes.

Consideraes
O estabelecimento de qualquer processo erosivo requer:
Um agente (gua ou vento) O material (solo)

Principais Fatores Influentes


Chuva
Volume e velocidade da enxurrada Intensidade, durao, freqncia

Erosividade
Habilidade potencial do agente em causar eroso

Infiltrao
Quanto maior a velocidade de infiltrao, menor a intensidade da enxurrada

Erodibilidade
Facilidade com que as partculas do material so destacadas e transportadas

Topografia
Declividade e comprimento do declive

Principais Fatores Influentes


Cobertura Vegetal
Proteo direta contrao impacto das gotas de chuva/ao do sol/clima Disperso da gua, interceptando-a e evaporando-a antes que atinja o solo Decomposio das razes, formando canalculos no solo aumento da infiltrao Melhor estruturao do solo pela adio de matria orgnica maior capacidade de reteno de gua Diminuio da velocidade da enxurrada pelo atrito superficial

Principais Fatores Influentes


Propriedades do Solo
Estrutura
Determina a maior ou menor facilidade de trabalho dos solos, a sua permeabilidade, resistncia eroso e as condies ao desenvolvimento das razes das plantas

Textura Porosidade
Relao entre volume de vazios e volume total do solo

Permeabilidade
Influenciada pelo tamanho e arranjo das partculas. Seu ndice de vazios depende da viscosidade e temperatura da gua.

Valores de taxas de eroso fsica (mecnica) e qumica nos diversos continentes e as suas respectivas reas (Strakhov, 1967).
Continentes Superfcies (106 km2) 9,67 44,89 29,81 20,44 17,98 7,96 Materiais em suspenso (106 t) 420 7,445 1,395 1,503 1,676 257 Materiais em soluo (106 t) 305 1,916 757 809 993 88
Taxas de eroso (t/km2)

Tipos de eroso
A eroso provocada sem a interferncia antrpica atravs de vrios agentes erosivos, tais como as pluviais, fluviais e marinhas, alm dos ventos e geleiras denominada de eroso natural ou eroso geolgica.

Eroso fsica 43,0 166,0 47,0 73,0 93,0 32,1

Eroso qumica 32,0 42,2 25,2 40,0 55,0 11,3

Europeu Asitico Africano Amrica do Norte/Central Amrica do Sul Australiano

Processos
Movimentos de transporte de massa Agentes transportante (gua, gelo e ar)
Processos erosivos e de assoreamento eroso pluvial, fluvial, elica, glacial, costeira

Eroso Pluvial
executada pelas guas das chuvas, no somente pelo gotejamento sobre os solos, provocando a eroso por salpico (splash erosion), bem como pelo lenol de escoamento superficial (enxurrada) e pela gua de infiltrao que passa a atuar por processos fsicos e qumicos. Embora o efeito erosivo de um pingo de chuva parea insignificante sobre o solo, quando multiplicado por bilhes, constitui um dos principais problemas na conservao dos solos (Ellison, 1948)

Movimentos gravitacionais de massa sem agentes transportante

Escorregamento: frente livre de movimentao (encosta) Subsidncia, colapsos: movimentos verticais em frente livre de movimentao

inar lam
nto

a vin Ra

me

Vos

sor

oca

Eroso Fluvial
tambm denominada de eroso normal em geomorfologia ou de eroso geolgica em geologia, referindo-se ao trabalho de remodelamento do relevo exercido pelos rios nas vertentes e interflvios. A eroso fluvial fortemente controlada pela geologia (litologia e estrutura) e pelo clima.

Eroso fluvial por Abraso

marmita

Eroso remontante

Eroso elica
Deve ser atribuda ao vento, que atuaria principalmente em regies de climas secos (desertos), ou mais raramente em zonas litorneas. O fenmeno da deflao elica, que consiste na remoo de material particulado fino pela ao do vento, especialmente intenso em regies ridas e semi-ridas.

Circe Glacial

Eroso Glacial
Est relacionada modificao da configurao da superfcie terrestre por atividades de geleiras. Este processo de eroso desenvolve-se atravs dos detritos rochosos transportados pelas geleiras, no seu interior, originando-se pavimentos estriados, vales em U, circos glaciais e vertentes cncavas.

Abraso

Eroso Marinha
em geral provocada pelas ondas nas regies litorneas e as evidncias mais conspcuas deste fenmeno so as falsias marinhas ativas. O impacto direto das ondas pode alcanar at 10t/m2, porm o maior efeito de eroso por onda deve-se presso exercida pela penetrao forada das guas nas juntas das rochas.

Evoluo natural da linha de costa

Outras formas de eroso


Eroso diferencial ou seletiva Eroso laminar Eroso lateral Eroso vertical Eroso remontante

Transporte
Quando uma rocha sofre os efeitos do intemperismo, as partculas minerais residuais (inalteradas) so liberadas do arcabouo rochoso e passam a integrar o regolito ou manto de intemperismo, constitudo por produtos de alterao. As partculas soltas ficam sujeitas energia potencial devida a acelerao da gravidade, sendo mais cedo ou mais tarde transportadas declive abaixo.

Tipos de Transporte
Podem ser reconhecidos vrios tipos de transporte conforme os agentes envolvidos, que fundamentalmente so os mesmos que atuam na eroso. Dessa maneira, podem ser reconhecidos entre os principais, os transportes por guas pluviais, fluviais e correntes costeiras (ou litorneas), ventos, geleiras e movimentos de massa.

guas pluviais e fluviais


Constituem os agentes mais importantes que atuam sobre as reas continentais. As partculas sedimentares incorporadas a esses meios, atravs das atividades mecnicas e hidrulicas, podem ser transportadas por diferentes processos.

Correntes costeiras
Entre as correntes costeiras ou litorneas, muito ativas no transporte de sedimentos, merecem ser destacadas as correntes longitudinais (ou de deriva litornea), as correntes de retorno (rip current) ou sagitais, as correntes de mars e as correntes de ondas (de costa adentro ou de costa afora).

Transporte Longitudinal (Paralelo)

Corrente de retorno

Correntes de ondas
Perfil de inverno
transporte
Praias estreitas

Barras de tempestade

Perfil de vero

Praias largas

transporte

Vento
Ocasionam o deslocamento de material sedimentar, de barlavento para sotavento, tanto a favor como contra o declive do terreno. Esse tipo de transporte mais caracterstico de desertos ou plancies costeiras e mais raramente de plancies aluviais e de regies periglaciais.

Imagens do SeaWiFs mostrando transporte extensivo de poeira do deserto da Namibia para o oceano Atlntico

Geleiras
As geleiras promovem o deslocamento do material sedimentar declive abaixo atravs de um vale glacial. Em geral, o material de transporte glacial caracterizado pela grande heterogeneidade granulomtrica e composicional e, alm disso, os fragmentos so muito angulosos. Os dimetros variam entre argila e silte a areia at mataces de vrias toneladas.

Transporte pelo gelo

Movimentos de massa
DESLIZAMENTO/MOV. DE MASSA Movimento gravitacional (descendente e para fora da encosta) de material sem a ajuda da gua corrente como um agente de transporte (Crozier, 1986) FATORES CONDICIONANTES Complexas relaes entre fatores geolgicos, geomorfolgicos, climticos, antrpicos, etc.

Processos (foras) que modificam e modelam a superfcie da terra, movidos, principalmente, pela energia gravitacional; Tendncia de nivelamento da paisagem (terreno); Gravidade, radiao solar, chuvas, vento, rios, mars, gelo; Processos antrpicos; Ocorre deformao e modificao do meio quando a resistncia desse meio menor que as foras atuantes; As modificaes do meio variam com o tempo, espao e a velocidade.

10

Fatores que afetam os processos de declive


Materiais que compem o declive (regolito) ngulo do declive / relevo Clima Vegetao Atividade tectnica

Principais mecanismos de ruptura em solos


-

Aumento da Poro-Presso Positiva


(Relacionado saturao dos solos)

- Perda da Suco (coeso aparente)


(Relacionado ao aumento da umidade decorrente da entrada da frente de infiltrao)

Tipos de movimento de massa Solos no saturados

Solos saturados
Fonte: Summerfield, 1991, p.168

Tipos de movimento de massa

Rastejamento (creep)

Fonte: Selby, 1986, p.220

11

ESCORREGAMENTO ROTACIONAL

Fluxo de detritos

12

Correntes de Turbidez
As correntes de turbidez constituem importante mecanismo de transporte e deposio de sedimentos nos oceanos; so correntes de alta velocidade e densidade, que transportam sedimentos misturados que esto acumulados nos canions submarinos; estes sedimentos se encontram em constante desequilbrio no talude em virtude de seu declive acentuado, sofrendo constantes escorregamentos peridicos. A mistura destes sedimentos com a gua promove uma massa trbica de alta densidade que se move talude abaixo.

Correntes de Turbidez

Correntes de Turbidez
So mais ativos em margens continentais com plataformas estreitas; Mecanismos propulsores: terremotos, furaces ou grande descarga sedimentar fluvial; Turbiditos (gradacionais) so seus depsitos resultantes.

Processos exgenos de modelagem de margem continental passiva

13

Deposio
Queda de areia na parte inicial de um canin submarino A deposio corresponde fase de sedimentao e/ou acumulao de partculas essencialmente minerais, em meios subaquoso ou subareo mveis, sob condies fsicas e qumicas normais, isto , muito parecidas com as existentes na superfcie terrestre (temperaturas superficiais e presses atmosfricas).

Deposio
Considerando-se que a origem dos sedimentos esteja relacionada a trs fases principais (eroso, transporte e deposio, esta ltima representa a etapa final. Embora as duas primeiras sejam tambm importantes, a deposio a mais detalhadamente estudada, pois nesta fase so formados os registros dos eventos geolgicos sedimentares.

14

Das könnte Ihnen auch gefallen