Sie sind auf Seite 1von 12

MICRO HELICPTERO ELTRICO R/C

(Recomendado para vos in-door)

Distribuidor autorizado para o Brasil: AEROMODELLI Ltda www.aeromodelli.com.br dvidas e informaes: suporte@aeromodelli.com.br

Leia as instrues atentamente antes de montar o seu helicptero, tendo o cuidade de seguir passo a passo as fases de montagem indicadas neste manual para que voc obtenha a mxima performance com o seu DRAGONFLY.

Passo 1
Fita adesiva dupla-face

Limpe as superfcies a serem coladas com lcool

Fig. 10 - Utilize o quarto furo do horn do centro para fora. Verifique a posio da alavanca do horn de tal forma a obter 90 (ou prximo) entre o link e o brao do horn. Corte os braos excedentes. Na fig. 12, observe que o chassis possui um batente superior para que o servo seja colocado na posio correta.

Passo 2

Nas fig. 16/17, observe a utilizao do quarto furo do centro para fora. Evite forar as alavancas dos servos em suas posies mximas para no forar o conjunto do swashplate (disco giratrio).

Passo 3
Fita adesiva dupla-face Aplique a fita duplaface no controlador de velocidade

Observe na fig. 31 que o plug da parte inferior refere-se ao motor principal, enquanto que o plug da parte superior refere-se ao motor traseiro.

Passo 4

Cortar

Receptor

Fita dupla-face

Veja pg. 9 para detalhes da sequncia de ligao dos fios no receptor.

Controlador de velocidade

Receptor

Servos NARO

Bateria

Giro

Passo 5
Mixer do controlador de velocidade Bateria GWS Motor da hlice da cauda Servo NARO Aileron

Servo NARO Profundor Motor da hlice principal Receptor FM R6N

Giro Pg03

Montagem do giro

Coloque no mximo

Fixe o giro na parte traseira do chassis prximo ao receptor.

Passo 6
Montagem da bateria
Carregue a bateria com uma corrente prxima a 500 mA. Se for percebido algum aquecimento na bateria durante a carga, baixe a corrente de carga ( normal a bateria ficar morna). Baterias ne nquel-metal hidreto no suportam aquecimentos excessivos durante a carga.

Ajustes - 1

Ajustes - 2
PARA FRENTE Este movimento controla a rotao das ps principais. (Stick da esquerda) Movendo o stick esquerdo para a frente, o helicptero sobe (fig 72); movendo-o para trs, o helicptero desce (fig. 76) Este movimento controla a inclinao do helicptero para a direita.

PARA ESQUERDA

PARA DIREITA PARA TRS Este movimento controla a inclinao do helicptero para a esquerda.

Estes movimentos faro com que o nariz do helicptero movimente-se para a esquerda (fig. 75) e para a direita (fig. 75A)

75A

PARA CIMA
Este movimento controla a inclinao do helicptero para a frente.

Este movimento controla a inclinao do helicptero para trs.

PARA BAIXO
Os comandos so muito sensveis, portanto procure executar o mnimo possvel de movimentos com os sticks. Lembre-se: helicptero gosta de comandos suaves e uniformes.

NOTA O DragonFly vem com um rdio transmissor e um receptor padro FUTABA. Contudo, voc poder usar qualquer transmissor FUTABA em modo FM para pilotar o seu helicptero, observando apenas que a frequncia do receptor deve ser a mesma do transmissor.

RDIOS COM O SISTEMA FUTABA


CH 1 - Aileron (Inclinao lateral) CH 2 - Profundor (Inclinao frente-trs) CH 3 - Motor (Controlador de velocidade) CH 4 - Leme (Giro PG-03)

Vista de cima do receptor R6 N

Vista lateral do receptor R6 N/H

Sinal - fio branco ou laranja Positivo - fio vermelho Negativo - fio preto ou marron

Sugestes
Barra estabilizadora do cabeote principal - um detalhe fcil de ser construdo, bastando aumentar o comprimento dos parafusos M2,5 (que fixam as ps principais) para a fixao de dois balls. Com dois ball links e um pequeno varo M2, regule o comprimento de tal forma que a barra se encaixe nos balls. Isto melhora em muito a estabilidade para o vo. Este item uma sugesto que deve ser preparada pelo prprio modelista.

Dissipador de calor - ajuda a resfriar a carcaa do motor, recomendvel quando se usa baterias de Litium. Acessrio disponvel sob encomenda. Cod. FD 044

Bateria de Polmeros de Litium (Li-po) 7,4V / 1320 mA COD. TTP TP1320-2SJ Baterias que aumentam o tempo de vo em at 18 minutos. So baterias leves e que ocupam um espao reduzido. No entanto, necessitam de cuidados dobrados em sua manuteno, pois somente devem ser carregadas com carregadores especficos. Vantagens:

! ! !

Maior tempo de vo Menor espao ocupado Peso muito reduzido

Sugesto de carregador: Great Planes mod. TRITON - COD. GPMM3150

AVISO IMPORTANTE
Em caso de acidente com o helicptero DragonFly, o stick do motor deve ser movido imediatamente para a posio inferior, ou seja, de parada do motor para evitar uma sobrecarga na placa de controle de velocidade e superaquecimento do motor. Durante o seu treinamento fundamental que voc faa isto vrias vezes para criar o hbito de cortar o motor no caso do modelo bater no solo ou outra superfcie. Nestas condies a placa de controle est com carga mxima e o motor parado, o que gera uma corrente excessiva e que causar danos irreversveis ao modelo se o stick do motor no for reduzido imediatamente aps um choque.

Para evitar riscos de interferncias faa a colocao da antena do receptor conforme o indicado na figura acima.

11

Das könnte Ihnen auch gefallen