Sie sind auf Seite 1von 2

Escola: _____________________ Disciplina: Geografia Professor: Luiz Eduardo Santos Aluno: ______________________________ Turma: ______ Movimentos Populacionais no Brasil

Os movimentos populacionais na histria recente do Brasil, grosso modo, podem ser divididos em algumas fases: 1940 a 1970: migrao de longa distncia xodo rural - entre o Nordeste e o norte de Minas Gerais e as grandes metrpoles do Sudeste (Rio, So Paulo). Tambm houve sada de pessoas do serto nordestino para as principais capitais nordestinas (Salvador, Recife etc)

contexto: estagnao econmica do Nordeste, crescimento acelerado do eixo Rio x So Paulo conseqncias: inchao das metrpoles que receberam os migrantes, formulao de polticas de desenvolvimento para as regies mais pobres do Brasil (Norte e Nordeste)

xodo rural: sada dos habitantes do campo para as cidades. Estima-se que 50 milhes de pessoas (7 vezes a populao do municpio do Rio) tenham sado para as cidades entre 1950 e 2000. Para explicar tal fenmeno de grande impacto sobre as metrpoles brasileiras, deve-se considerar alguns pontos:

as mudanas agrrias, que modernizaram gradualmente a agricultura mas

expulsaram considervel quantidade de pessoas;


o crescimento econmico do Sul-maravilha (Rio e So Paulo), especialmente nas

dcadas de 1960 e 1970 o milagre brasileiro.

1970 e 1980: exploso da migrao definida como fronteira agrcola. Os migrantes eram, em sua maioria, dos estados do Sul, e se dirigiram aos estados do Norte (Amazonas, Rondnia, posteriormente o Tocantins), Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e, em menor quantidade, Gois) e Nordeste (partes da Bahia, Maranho, Piau). Em muitos casos, a ocupao foi feita com incentivos do governo. Formaram novas cidades e estimularam as economias das respectivas regies, mas entraram em conflito com os nativos das reas que ocupavam.

contexto: necessidade de ocupao de reas distantes do territrio brasileiro

(integrar para no entregar), crescimento do Movimento dos Sem-Terra no Sul


conseqncias: integrao efetiva de pores do territrio (especialmente a regio

Norte) rede econmica nacional, acirramento de conflitos fundirios no campo (posse de terras). 1990 e 2000/2010: migrao de retorno (Sudeste -> Nordeste), aumento populacional nas cidades mdias do interior, especialmente em So Paulo (So Jos dos Campos, Piracicaba, Ribeiro Preto, Rio Claro etc). A partir dos anos 2000, o surgimento de benefcios como o Bolsa Famlia atraiu

muitas famlias para suas cidades natais.

contexto: crescimento das atividades econmicas, da qualidade de vida (menores

ndices de violncia e custos de vida) e das ofertas de emprego nas cidades do interior, desconcentrao relativa da populao e das atividades econmicas das metrpoles, crescimento econmico do Nordeste.
conseqncias: adensamento da rede urbana brasileira, maior equilbrio no perfil

populacional do pas.

Vale ressaltar dois pontos:

os tipos de migrao podem coexistir. Por exemplo, ainda h pessoas que saem do Nordeste para o Sudeste ou do Sul para o Norte. Por outro lado, eventos especficos (a construo de Braslia, nos anos 50) podem atrair fluxos populacionais. em todos estes perodos h movimentos populacionais de curta distncia. Exemplos:

So Paulo x Sul de Minas (Poos de Caldas, Caxambu etc) Ribeiro Preto x Tringulo Mineiro (Uberaba, Uberlndia etc) Rio de Janeiro x Zona da Mata mineira (Juiz de Fora, Leopoldina, Muria etc) Presidente Prudente/SP x Norte do Paran (Londrina, Maring etc).

Das könnte Ihnen auch gefallen