Sie sind auf Seite 1von 8

DINMICAS CLIMTICAS

APESAR DE POUCO CONHECER AS NOES CIENTFICAS BSICAS SOBRE O CLIMA, A MAIORIA DAS PESSOAS CONTINUAMENTE FAZ REFERNCIAS A ELEMENTOS E FATORES CLIMTICOS. COMENTAR AS CONDIES DO TEMPO NO MOMENTO OU QUERER SABER COMO ELE ESTAR NO FUTURO PRXIMO HBITO COMUM. TODOS OS DIAS, INMERAS PESSOAS CONSULTAM A PREVISO DO TEMPO EM DIFERENTES MDIAS: TELEVISO, RDIO JORNAL, INTERNET.

MUDANAS DO TEMPO
ALGUMAS CARACTERSTICAS DO TEMPO ATMOSFRICO PODEM SER FOTOGRAFADAS. VEJA NAS IMAGENS ACIMA COMO, EM UM MESMO DIA, O TEMPO PODE APRESENTAR DIVERSOS ASPECTOS.

ANLISE DE GRFICO

Analise os climogramas de algumas cidades do mundo.

POR QUE O TEMPO MUDA


AS MUDANAS NAS CONDIES ATMOSFRICAS DOS LUGARES DEPENDEM, BASICAMENTE, DO DESLOCAMENTO DAS MASSAS DE AR. AS MASSAS DE AR SO GIGANTESCAS PORES DE AR QUE SE DESLOCAM PELA TROPOSFERA, INFLUNCIANDO O CLIMA E O TEMPO NOS DIVERSOS LUGARES DO PLANETA. AS MASSAS DE AR DISTINGUEM-SE UMAS DAS OUTRAS PRINCIPALMENTE PELA TEMPERATURA E PELA UMIDADE. A PREVISO DO TEMPO UMA DAS FUNES DA METEOROLOGIA, CINCIA QUE ESTUDA OS FENMENOS ATMOSFRICOS POR MEIO DO LEVANTAMENTO DE DADOS E DOS DIVERSOS REGISTROS SOBRE AS CONDIES DA ATMOSFERA.

ALTA TECNOLOGIA NAS PREVISES DO TEMPO


OBSERVANDO AS IMAGENS EMITIDAS POR UM SATLITE, POR EXEMPLO, OS METEOROLOGISTAS PODEM ACOMPANHAR COM DETALHES A MOVIMENTAO DAS MASSAS DE AR. PROCEDIMENTOS COMO ESSE, SOMADOS S DEMAIS INFORMAES OBTIDAS POR OUTROS INSTRUMENTOS, PERMITEM UM AUMENTO NA PRECISO DA PREVISO DO TEMPO PARA DETERMINADOS LUGARES DA TERRA.

NAS IMAGENS DO DIA 21 DE JULHO DE 2008, VEMOS UMA MASSA DE AR FRIO, DE ORIGEM POLAR SE DESLOCANDO RAPIDAMENTE DA ARGENTINA EM DIREO AO BRASIL O ACESSO S PREVISES METEOROLGICAS, NO ENTANTO DESIGUAL. NOS PASES DESENVOLVIDOS OS INVESTIMENTOS NO SETOR SO MACIOS. A INFRAESTRUTURA AVANADA POSSIBILITA A ESSES PASES AT MESMO PREVER AS SAFRAS AGRCOLAS DOS PASES SUBDESENVOLVIDOS, DETERMINANDO, DESSA FORMA, A COTAO DOS PREOS DAS MATRIASPRIMAS.

NO DIA 22 DE JULHO DE 2008, A MASSA POLAR ALCANA O TERRITRIO BRASILEIRO, AUMENTANDO AS REAS DE INSTABILIDADE E A OCORRNCIA DE CHUVAS NOS ESTADOS DA REGIO SUL. O MOVIMENTO DA MASSA DE AR PROSSEGUE E ELA SE AFASTA DO CONTINENTE EM DIREO AO OCEANO.

A IMPORTNCIA DA PREVISO DO TEMPO


A PREVISO DO TEMPO BENEFICIA A SOCIEDADE, SEJA NAS ATIVIDADES ECONMICAS, SEJA NO COTIDIANO DAS PESSOAS. VEJA DOIS EXEMPLOS.

AS PREVISES DO TEMPO AUXILIAM, AINDA, O TRANSPORTE AREO E MARTIMO, PERMITINDO QUE OS COMANDANTES DE AVIES E NAVIOS TRACEM ROTAS MAIS SEGURAS PARA A VIAGEM.

FATORES CLIMTICOS EFEITO DA LATITUDE


A TABELA E A IMAGEM ABAIXO INDICAM AS DIFERENAS TRMICAS DE ALGUNS CIDADES DO BRASIL E DE OUTROS PASES DA AMRICA DO SUL, DEMONSTRANDO A RELAO ENTRE A LATITUDE E OS CLIMAS.

FATORES CLIMTICOS EFEITO DA ALTITUDE

FATORES CLIMTICOS MARITIMIDADE E CONTINENTALIDADE

FATORES CLIMTICOS VEGETAO

AO HUMANA

CLASSIFICAO DAS MASSAS DE AR


A posio geogrfica do territrio brasileiro, situado, em sua quase totalidade, na zona tropical, caracteriza o pas com climas que, em geral, apresentam temperaturas mdias elevadas. Contudo, o comportamento das temperaturas e a variao das umidade das diferentes regies climticas durante o ano so fortemente influenciados pela atuao das massas de ar. No vero: mEc, mEa, mTa, mTc, mPa No inverno: mEc, mTa, mPa

CLIMAS DO BRASIL

Clima tropical tpico: controlado pelas massas de ar tropical continental, tropical martima e equatorial continental. A atuao dessas massas forma duas estaes bem definidas: uma mais chuvosa (de outubro a abril) e outra mais seca (de maio a setembro). As temperaturas permanecem elevadas durante o ano todo.

Clima equatorial: dominado pela massa de ar equatorial continental, que quente e muito mido por causa da presena da floresta Amaznica. As temperaturas so em geral elevadas e variam pouco durante o ano. As chuvas so abundantes praticamente o ano inteiro, porm em agosto e setembro geralmente chove menos do que nos outros meses. Clima semirido: controlado pelas massas de ar equatorial e tropical martimas e muito influenciado pelo relevo localizado na poro litornea nordestina. O relevo serve como uma barreira umidade trazida por essas massas de ar, que chegam ao interior (Serto nordestino) bastante secas. Por isso, nessa rea do Nordeste as chuvas so escassas, se comparadas s de outras reas do Brasil, e irregularmente distribudas durante o ano. As temperaturas so elevadas. Clima tropical mido: controlado pelas massas de ar equatorial e tropical martimas (quentes e midas); por isso, apresenta temperaturas elevadas e chuvas constantes. De maio a setembro, a massa de ar polar martima causa queda das temperaturas em determinadas partes da regio onde esse clima atua. Clima subtropical: dominado pelas massas de ar tropical martima, tropical continental e polar martima (fria e mida), que formam as frentes frias durante o inverno. As temperaturas apresentam uma sensvel variao entre as estaes do ano. No vero, h dias em que elas atingem mais de 30 C e, no inverno, em algumas reas, chegam a ser inferiores a 0 C. as chuvas so bem distribudas durante todos os meses do ano. CARACTERSTICAS DAS MASSAS DE AR

MASSAS DE AR QUE ATUAM NO BRASIL

Das könnte Ihnen auch gefallen