Sie sind auf Seite 1von 2

Sabo

Introduo: No se sabe ao certo sua origem, mas provvel que tenha sido acidentalmente descoberto quando, ao ferverem gordura animal possivelmente contaminada com cinzas, nossos ancestrais perceberam uma espcie de coalho branco flutuando sobre a mistura. No princpio do sculo XIX ainda se pensava que o sabo era uma mistura mecnica de gordura e lcali, at que o qumico francs Michel-Eugne Chevreul mostrou que na verdade sua formao era na verdade uma reao qumica. A produo de sabo uma das mais antigas reaes qumicas conhecidas. Formados por steres, as gorduras animais e os leos vegetais possuem como caracterstica a insolubilidade em gua. Reagem com solues alcalinas, de hidrxido de sdio ou potssio, produzindo o sabo. Essa reao, chamada de saponificao, um dos mais antigos processos orgnicos conhecidos pelo homem. A frmula geral de um sabo R-CO-O-Na, sendo R uma cadeia carbnica contendo de 12 a 18 tomos de carbono. A principal caracterstica estrutural de um sabo que uma das extremidades carregada (que atrada pela gua) e a outra no se solubiliza na gua.

Quando um sabo sofre agitao com gua, formado um sistema coloidal contendo agregados chamados de micelas. Em uma micela, as cadeias de carbono (lipoflicas) ficam voltadas para o centro e as partes carregadas (hidroflicas) ficam em contato com a gua (os ons positivos Na+ ficam na gua).

Resultados e Discusses: O sabo produzido atravs de uma reao qumica chamada reao de saponificao, que transforma um ster de um cido graxo em um sal de um cido carboxlico e um lcool. No caso especfico dos lipdios constituintes de leos e gorduras, a reao representada pela seguinte equao qumica:

Bibliografia:

http://qnesc.sbq.org.br

Das könnte Ihnen auch gefallen